Вы находитесь на странице: 1из 3

CONCEITOS BSICOS PARA A COMPREENSO DA VIDA SOCIAL Prsio Santos de Oliveira

SOCIABILIDADE E SOCIALIZAO: reflita sobre este pensamento de Aristteles (384-322 a.C): O homem por natureza um animal social. O que isso quer dizer? A vida em grupo uma exigncia da natureza humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espcie e tambm para se realizar plenamente como pessoa.

A sociabilidade capacidade natural da espcie humana para viver em sociedade desenvolve-se pelo processo de socializao. Pela socializao o individuo se integra ao grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hbitos e costumes caractersticos daquele grupo. Participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, seus valores e costumes, o indivduo est se socializando. Quanto mais adequada a socializao do indivduo, mais socivel ele poder se tornar.

CONTATOS SOCIAIS: ao dar uma aula, o professor entra em contato com seus alunos. O cliente e o vendedor de uma loja estabelecem contato na hora da venda de uma mercadoria. Duas pessoas conversando tambm estabelecem um contato social. A convivncia humana pressupe uma verdadeira de formas de contatos sociais. Voc mesmo pode relacionar diversas formas, a comear pela maneira como adquiriu este livro ou pelas relaes ou contatos sociais que manteve para chegar at esta etapa de sua educao formal.

O contato social base da vida social. o primeiro passo para que ocorra qualquer associao humana. -TIPOS DE CONTATOS SOCIAIS: podemos considerar que existem dois tipos de contatos sociais: primrios e secundrios. Contatos Sociais Primrios. So os contatos pessoais, diretos e que tm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experincias individuais. So exemplos caractersticos de contatos sociais primrios: os familiares( que ocorrem entre pais e filhos, entre irmos, entre marido e mulher); os de vizinhana ( entre amigos, grupos de brincadeira e lazer); as relaes sociais na escola, no clube, etc. Assim, as primeiras experincias do indivduo se fazem com base em contatos sociais primrios. Contatos sociais secundrios. So os contatos impessoais, calculados, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim. Dois exemplos: o contato do passageiro com o cobrador do nibus, apenas para pagar a passagem; o contato do cliente com o caixa do banco, para descontar um cheque. So tambm considerados contatos secundrios os contatos mantidos atravs de carta, telefone, telegrama, e-mail,etc. PRIMRIOS E SECUNDRIOS: importante destacar que as pessoas que tm uma vida baseada mais em contatos primrios desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que tm uma vida com predominncia de contatos secundrios. Um lavrador, por exemplo, apresenta uma personalidade bastante diversa da de um executivo.

Com a industrializao e a conseqente urbanizao diminuram os grupos de contatos primrios, pois a cidade a rea em que h mais grupos nos quais predominam os contatos secundrios. As relaes humanas nas grandes cidades podem ser mais fragmentadas e impessoais, caracterizando uma tendncia aos contatos sociais secundrios e ao individualismo, pois aproximadamente fsica no significa necessariamente proximidade afetiva. A vida nas metrpoles, por exemplo, facilita os conflitos. Um exemplo de individualismo cultivado nas grandes cidades so as brigas no transito, cada vez mais freqentes, muitas com desfecho violento.

Convvio social, isolamento e atitudes: a Histria demonstra que o convvio social foi e continua a ser decisivo para o desenvolvimento da humanidade. As descobertas feitas por um grupo, quando comunicadas s outras pessoas, tornam-se estimulo e ponto de partida para aperfeioamentos e novas descobertas. Transmitidas de gerao a gerao, esses conhecimentos compartilhados no perdem com a morte de seus descobridores. No convvio social, o compartilhamento entre indivduos se d pelos contatos sociais.

A ausncia de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforam o isolamento social. Entre eles esto as atitudes de ordem social e as atitudes de ordem individual. As atitudes de ordem social envolvem os vrios tipos de preconceitos (de cor, de religio, de sexo, etc.). Um exemplo histrico de preconceito o anti-semitismo, voltado contra os judeus. Tal atitude foi especialmente violenta durante a Idade Mdia e tambm entre os anos de 1933 e 1945, nos pases dominados pela ideologia nazista. A frica do Sul outro exemplo de pas onde por vrias dcadas imperou uma legislao que afastava do convvio social com os brancos a maior parte da populao: era o apartheid, que minoria branca impunha maioria negra, relegando seus membros condio de cidados inferiores. Uma atitude de ordem individual que refora o isolamento social a timidez. O socilogo Karl Mannheim considera que a timidez, o preconceito e a desconfiana podem levar o indivduo a um isolamento parcial semelhante ao ocasionado de modo geral pelas deficincias fsicas, quando os portadores so segregados dentro de seu prprio grupo primrio.

Quebrando as regras: O ser humano se guia pela inteligncia. Sobre a necessidade de vida gregria (em grupo), edificamos o convvio social.

As formas de convvio social so diversificadas, pois cada cultura, cada povo, tem suas regras particulares de convivncia humana. As condies de convivncia podem se modificar de acordo com certas transformaes que ocorrem nas sociedades. Por exemplo, a situao da mulher de maneira geral foi se modificando rapidamente ao longo das ltimas dcadas do sculo XX. Quem imaginaria, nos anos de 1920, a mulher brasileira votando. Pois as brasileiras obtiveram direito de voto apenas em 1933. Difcil tambm imaginar, h cinqenta anos, mulheres ocupando cargos executivos em grandes empresas ou trabalhando em fbricas de montagem lado a lado com os homens, ou dirigindo a economia e a poltica de uma

grande nao, como foi o caso de Margareth Thatcher, na Inglaterra, nos anos de 1979 a 1990. No Brasil, temos inmeros exemplos de destaques femininos, tanto na poltica como em outras diversas atividades sociais. cada vez mais comum mulheres ocupando cargos executivos ou dirigindo a economia e a poltica.

Вам также может понравиться