Вы находитесь на странице: 1из 10

PRTICA DE ENSINO

Anlise do livro didtico de Geografia do Ensino Mdio

Regina Alves P. Mendona Ricardo Baratella Slvia Bonomi Goulart

Etapa: VI

Carga horria: 60 horas

Introduo

Caro (a) aluno (a),

Dando continuidade sua atividade de Prtica de Ensino, voc far, nesta etapa, a anlise de livro didtico de Geografia para o Ensino Mdio. Voc selecionar um volume de qualquer uma das sries do Ensino Mdio (1 a 3 sries), se possvel escolha um livro didtico usado pelas turmas nas quais voc faz estgio, e faa a anlise qualitativa do livro, com base nos critrios utilizados pelo MEC para incluir ou no as colees no PNLEM Programa Nacional do Livro para o Ensino Mdio.

Na etapa IV, quando voc fez sua atividade de Prtica de Ensino, o roteiro j contemplou os objetivos desse programa, e como so feitas, de maneira criteriosa, as escolhas, visando sempre a presena nas escolas de livros de melhor qualidade. Para fazer a anlise do livro didtico do Ensino Mdio, retome esse roteiro e leia, novamente, os objetivos.

Para ser compatvel com os objetivos do ensino de Geografia no Ensino Mdio, um livro didtico deve abranger, de maneira ampla, os grandes ramos da Geografia. A Geografia apresentada como uma cincia de sntese, mas ressaltando-se ao mesmo tempo em que as ideias mais gerais surgiram de observaes especficas e da experimentao. Em outras palavras, para quem se inicia no estudo em Geografia, aprender como se produziram

os conhecimentos to ou mais importante do que possuir a informao sobre os mesmos.

Objetivos

* Relacionar a realidade do livro didtico de Geografia para o Ensino Mdio. * Estruturar critrios para anlise, escolha e adoo do livro didtico de Geografia. * Justificar avaliao de um volume de um livro didtico de Geografia.

1. Anlise do livro didtico

Itens a serem avaliados no livro didtico de Geografia.

1.1 Contedo terico

1.1.1 adequao ao nvel de ensino; 1.1.2 clareza do texto (conceitos, termos, gramtica, etc.); 1.1.3 nvel de atualizao do texto; 1.1.4 grau de coerncia entre as informaes apresentadas.

1.2. Recursos visuais

1.2.1 qualidade das ilustraes (nitidez, cor, etc); 1.2.2 grau de relao com as informaes contidas no texto; 1.2.3 insero ao longo do texto (diagramao); 1.2.4 a contextualizao imagem-texto.

1.3. Atividades propostas;

1.4. Recursos adicionais

1.4.1 glossrio; 1.4.2 atlas; 1.4.3 caderno de exerccios; 1.4.4 guia do professor; 1.4.5 fontes complementares de informao; 1.4.6 utilizao de novas tecnologias.

2. Atividade 1

Selecione um livro didtico da 1, 2 ou 3 sries do Ensino Mdio, de uma coleo sua escolha, e faa a anlise de sua qualidade, com base nesses critrios, preenchendo a ficha de avaliao que se segue:

Ficha de anlise do livro didtico de Geografia para o Ensino Mdio

A ASPECTOS TERICO - METODOLGICOS

Para cada item a seguir, indique SIM, parcialmente, ou NO, e justifique

sua resposta.

A.1 A apresentao dos contedos clara, sem imprecises conceituais? Resposta: Sim. De forma que os contedos expostos no livro so de fcil compreenso.

A.2 A apresentao dos contedos articula adequadamente os diversos assuntos abordados? Resposta: Sim. Pois, os contedos so apresentados adequadamente e com clareza os diversos assuntos abordados no livro didtico.

A.3 Os contedos acham-se distribudos de forma adequada sua aprendizagem e sistematizao?

Resposta: Sim. Os contedos deste livro encontram-se distribudos de forma adequada e clara para a minha aprendizagem, pois so bem claros e de fcil compreenso e tambm com algumas ilustraes que facilita a compreenso do contedo.

A.4 Assuntos novos so articulados com conhecimentos prvios, de modo a facilitar a aprendizagem? Resposta: Sim. Assuntos novos como, por exemplo o esgotamento do petrleo e o futuro energtico mundial articulado com conhecimento prvio de forma que vem a facilitar a aprendizagem , pois, a linguagem clara e de fcil compreenso.

A.5 Os conceitos propostos articulam-se harmoniosamente com procedimentos, problemas e exemplos em que so aplicados? Resposta: Sim.

A.6 As idias e conceitos so representados de forma diversificada, com uso apropriado da lngua materna e dos diversos recursos simblicos (linguagem simblica, desenhos, grficos, tabelas, diagramas, cones etc.)? Resposta: Sim. As idias e conceitos so representados de forma bem diversificada, pois, utiliza-se da lngua

materna, da linguagem simblica, dos desenhos, das tabelas, dos diagramas e de cones.

A.7 Temas ligados histria da Geografia so tratados contextualizando o processo do conhecimento cientfico e destacando o papel das principais personalidades? Resposta: No. Pois neste volume que escolhi no trata-se de assuntos cientficos e que destaca o papel de personalidades. Neste volume que escolhi no se trata de nenhuma personalidade como, por exemplo: Nelson Mandela que lutou contra o apartheid e chegou presidncia da frica do Sul; Martin Luther King e Malcolm X, ou outras personalidades.

A.8 O LD relaciona a Geografia com outras reas do conhecimento? Resposta: Sim. Relaciona com as reas de conhecimento como a rea das cincias naturais, reas cientificas, astronomias, e tambm de histrias.

B FORMAO DE CONCEITOS, HABILIDADES E ATITUDES

B.1 O LD contribui para a compreenso dos conceitos e procedimentos cientficos, favorecendo a atribuio de significados aos contedos?

Resposta: Sim; pois com o livro didtico bem fcil para os alunos compreenderem o que o professor est falando sobre determinado assunto, pois de certa forma o livro serve prova do que o professor esta falando e explicando aos alunos.

B.2 O LD apresenta situaes em que so explicitados os procedimentos pelos quais o conhecimento cientfico descoberto ou inferido: induo (validao emprica), deduo, induo finita, intuio etc.? Resposta: Sim, parcialmente; pois nem em todos os assuntos cientficos so explicados suas

teorias e suas origens, ou seja, como os autores chegaram a essa concluso cientifica.

B.3 O LD valoriza o papel do aluno na construo do conhecimento cientfico, levando em conta, inclusive, seus conhecimentos prvios e extra-escolares? Resposta: Sim, parcialmente;

B.4 O LD apresenta exerccios e situaes-problemas que ilustram os conceitos e resultados estudados de forma adequada? Resposta: Sim. O livro didtico neste aspecto timo, pois apresenta muitos exerccios sobre todos os assuntos estudados e todos de fcil compreenso e sem muitas complicaes, alem de apresenta uma grande variedade de exerccios propostos que j foram utilizados em vestibulares por muitas entidades reconhecidas.

B.5 O LD mescla exerccios de fixao dos contedos com problemas que desafiam os alunos? Resposta: Sim. Os exerccios de fixao fazem com que os alunos raciocinem e busquem informaes que iro contribuir para a formao de sua aprendizagem.

B.6 O LD favorece o desenvolvimento de competncias complexas explorar, estabelecer relaes e generalizar, conjecturar, argumentar, provar, tomar decises, criticar, utilizar a imaginao e a criatividade, expressar e registrar idias e procedimentos? Resposta:

B.7 O LD apresenta sugestes de leituras complementares para o aluno? Resposta: Sim, apresenta uma grande variedade sugestes de leitura complementar (livros) no final de cada unidade. Alem de apresentar sugestes de filmes para ver e tambm bastante sites para pesquisas.

C LINGUAGEM C.1 O LD escrito

em portugus gramaticalmente correto, sem vcios de linguagem ou solicitemos (erros de sintaxe)? Resposta: Sim, pelo ao menos eu particularmente no encontrei erros de gramtica, vcios de linguagem ou erros de sntese.

C.2 O vocabulrio do LD adequado aos alunos? Resposta: Sim, pois afinal os alunos esto no ensino mdio e bom irem se acostumando com algumas palavras que eles acham difcil. Do meu ponto de vista o vocbulo do livro didtico est totalmente adequado aos alunos.

D CONSTRUO DA CIDADANIA D.1 O LD estimula o convvio social e a tolerncia, abordando a diversidade das experincias humanas com respeito e interesse? Resposta:

E ESTRUTURA EDITORIAL E.1 No LD, os diversos captulos e sees esto adequadamente hierarquizados por ttulos e subttulos e evidenciados por meio de recursos grficos? Resposta: Sim; neste ponto o livro que escolhi est totalmente correto.

E.2 Os textos e ilustraes so distribudos de forma adequada e harmnica? Resposta: Sim. Os textos e ilustraes so distribudos de forma bem harmnica, de fcil entendimento, ex.: tratando-se o texto dos planaltos, plancies e depresses brasileiras, a ilustrao esta de fcil acesso e percepo, logo abaixo do texto.

E.3 As ilustraes do LD esto isentas de erros, contribuindo efetivamente para a assimilao e fixao dos contedos? Resposta: Sim; as ilustraes so bem elaboradas, no contendo erros, com uma tima colorao e contribuem efetivamente para a assimilao e fixao dos contedos estudados no livro

didtico (LD).

F LIVRO DO PROFESSOR (LP) F.1 Os pressupostos terico-metodolgicos explicitados no LP embasam efetivamente a metodologia adotada no LD? Resposta: Sim. Embasam a metodologia adotada no livro didtico.

F.2 O LP descreve a estrutura geral da obra, explicitando a articulao pretendida entre suas partes e/ou unidades e os objetivos de cada uma delas? Resposta: Sim, de forma bem clara descreve toda a estrutura da obra, e explicando a articulao pretendida entre suas unidades e os objetivos de cada unidade da obra.

F.3 A linguagem empregada no LP clara? Resposta: Sim, a linguagem empregada no LP clara e de fcil compreenso para o professor.

F.4 O LP traz subsdios para a atuao do professor em sala de aula: (a) apresentando orientaes metodolgicas para o trabalho com o LD? Resposta: Sim, tem sugestes para o desenvolvimento do trabalho em classe e desenvolver o trabalho com o LD.

(b) sugerindo atividades diversificadas (projetos, pesquisas, jogos etc.) alm das contidas no LD? Resposta: Sim parcialmente, oferece atividades de pesquisas individuais e tambm pesquisas interdisciplinares ex.: pesquisas com ajuda dos professores de qumica e fsica ( pesquisa sobre os mtodos de datao do carbono 14 e da termoluminescncia).

(c) apresentando resolues das atividades propostas aos alunos? Resposta: Sim, apresenta resolues das atividades propostas aos alunos e comentrios em algumas delas. Isso no final do livro (manual do professor).

(d) com contribuies para a avaliao

dos alunos? Resposta: Sim, contribuem para a avaliao dos alunos em um todo, pois na maioria das vezes utilizamos o LD, neles os alunos podem estudar para as avaliaes e para as atividades avaliativas.

F.5 O LD favorece a formao e atualizao do professor: (a) sugerindo leituras complementares? Resposta: Sim, sugere leituras complementares de autores renomeados como o livro de Aziz Ab saber intitulado _ Os Domnios de Natureza no Brasil _ potenci8alidades paisagsticas, como tambm Biomassa: a eterna energia do futuro, de Gilberto Vasconcellos; e entre outros.

(b) apresentando a bibliografia utilizada pelo autor? Resposta: Sim. Apresenta a bibliografia apresentada pelo autor na ultima pagina do livro do professor e do livro didtico, uma bibliografia clara e de fcil entendimento.

(c) indicando fontes de informao adicionais? Resposta: Sim. Apresenta fontes de informaes adicionais como, por exemplo: o texto de apoio _ Guerra e Geopoltica no declnio da era do petrleo. Obtido em WWW.clubemundo.com.br/ acessado em: 15/03/2010; e tambm informaes de dados do IBGE.

Essa atividade corresponde a 30 horas da carga horria da Prtica de Ensino, da etapa VI.

Importante!

3. Atividade 2

3.1 Introduo

Na introduo, apresente o livro escolhido. O livro que escolhi Geografia Espao e Vivencia _ As paisagens e as dinmicas da natureza e da sociedade. Autores Levan Boligian e Andressa Alves. Volume da obra.

4.2 Justificativa da escolha Por ser um livro de fcil compreenso com

um timo vocbulo, um livro muito bem organizado em suas unidades, captulos e temas.

4.3 Anlise da obra Este volume I da obra de Levam e Andressa foram analisados, com todos os critrios metodolgicos exigidos em cada um dos enunciados propostos neste trabalho.

3.4 Concluso

Na concluso, apresente os pontos positivos e/ou os pontos que precisam ser revistos. Finalize-a, manifestando o seu ponto de vista em relao adoo, ou no, do livro analisado e exponha os seus motivos.

Parecer final da obra:

( X ) Recomendada (

) No recomendada

Antes de entreg-lo, mostre o texto ao (a) seu (sua) professor (a), pois ele poder orient-lo, caso falte algum aspecto importante na sua anlise.

Essa atividade corresponde a 30 horas da carga horria da Prtica de Ensino, da etapa VI.

Importante!

Referncias

BRASIL. MEC. SEF. Catlogo do programa nacional do livro para o ensino mdio: PNLEM/2009. Disponvel em:

<ftp://ftp.fnde.gov.br/web/livro_didatico/catalogo_biologia_pnlem2009.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2010.

______. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, MEC/SEF, Geografia: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, 1997.

______. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, MEC/SEF, Geografia: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, 1998.

______. Guia de livros didticos: 5 a 8 sries. Braslia, MEC/SEF, 2005, 2008. BRASIL. MEC. SEMTEC (1999). Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Cincias da Natureza e Matemtica. Braslia, MEC/SEMEC. Vol. 3.

Вам также может понравиться