Вы находитесь на странице: 1из 35

ROTEIRO DE ESTUDOS

1.DIREITO CONSTITUCIONAL 2.DIREITO ADMINISTRATIVO 3.DIREITO DE EMPRESA 4.PORTUGUS 5.DIREITO PROCESSUAL CIVIL 6.PARA QUALQUER MATRIA

1.DIREITO CONSTITUCIONAL: 1.Leia (de ponta a ponta) o livro Direito constitucional, de Alexandre de Moraes (Ed. Atlas). Trata-se de livro de fcil compreenso. 2.Em seguida (opcional), leia o livro Curso de direito constitucional positivo, de Jos Afonso da Silva (Ed. Malheiros). 3.Leia semanalmente (fundamental!) o informativo de jurisprudncia do STF: cadastre-se no sitema PUSH no www.stf.gov.br. 4.Para concursos mais difceis (ex. Procurador da Repblica, Consultor do Senado etc), leia o Curso de direito constitucional, de Paulo Bonavides (Ed. Malheiros) ou Direito constitucional e teoria da constituio, de J. J. Gomes Canotilho (Ed. Almedina). Eu acho esses livros muito chatos, mas conheo gente que adora... 5.Faa uma reviso com um dos livros mencionados nos itens 1 e 2.

2.DIREITO ADMINISTRATIVO: 1.Leia um resumo de direito administrativo dirigido para concursos pblicos. Isso lhe dar uma viso global da matria, indispensvel para vos mais altos. Sugesto: no menu esquerda (www.concursos.brunosilva.adv.br), clique em "direito administrativo para concursos", para ver o livro que, lanado e esgotado em 2005 (Ed. Fortium), foi relaado em agosto de 2008, em verso revisada e atualizada pea Ed. Del Rey, com assertivas de questes de concurso ao longo e como parte do texto! 2.Aps isso, leia DOIS dos seguintes livros (h divergncias entre os autores!): - Direito administrativo brasileiro, de Hely Lopes Meirelles (Ed. Malheiros); - Curso de direito administrativo, de Celso Antnio Bandeira de Mello (Ed. Malheiros); - Manual de direito administrativo, de Jos dos Santos Carvalho Filho (Ed. Lumen Juris); - Direito administrativo, de Maria Sylvia Zanella di Pietro (Ed. Atlas). 3.Leia novamente o resumo de direito administrativo dirigido para concursos pblicos mencionado no item 1 (pode ser outro resumo: o objetivo fazer uma reviso da matria).

3.DIREITO DE EMPRESA A sugesto um livro que traz ao longo de seu texto inmeras assertivas que foram questes de concurso (nova tcnica de estudo). Quer saber que pontos de direito de empresa costumam cair nas provas?

Compre o livro e veja quais so os tpicos que tm essas assertivas de questes de concurso: os tpicos que no tm as assertivas de questes de concurso porque no foram objeto de questes de concurso. Fcil, no ? A vc. se concentra no estudo dos tpicos que tm as tais assertivas, porque so esses os tpicos com maior probalidade de ser objeto de prova. Depois vc. faz a prova e acerta muitas questes com relativamente pouco estudo. Fcil, fcil, extremamente fcil (ou quase...) Qual o nome do livro e do autor? DIREITO DE EMPRESA - Teoria da Empresa e Direito Societrio Bruno Mattos e Silva Editora Atlas Mais informaes? Clique aqui.

4.PORTUGUS: Com exerccios, a dica a leitura da Gramtica da ligua portuguesa para concursos, vestibulares, enem, colgios tcnicos e militares..., de autoria de Nlson Teixeira de Almeida, Editora Saraiva.

5.DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 1.Leia (de ponta a ponta) o Teoria Geral do Processo, de Antnio C. de Arajo Cintra, Ada Pellegrini Grinover e Cndido R. Dinamarco (Ed. Malheiros). No se iluda: obra terica indispensvel para que vc. entenda o que um processo judicial. Em um pas de forte tradio contenciosa, muitos pensam que conhecem processo civil, mas poucos realmente conhecem... 2.Leia (opcional) os trs volumes do Direito processual civil brasileiro, de Vicente Greco Filho (Ed. Saraiva). Trata-se de livro de fcil e rpida leitura. Isso lhe dar base para estudo mais aprofundado. 3.Leia um dos seguintes livros: - Curso de direito processual civil, de Humberto Theodoro Jnior (Ed. Forense); - Lies de direito processual civil, de Alexandre Freitas Cmara (Ed. Lumen Juris); 4.Estude a jurisprudncia do STJ: h posies doutrinrias, antes acolhidas pelo STF, que no mais se sustentam (ex. irrelevncia da boa-f do adquirente na fraude execuo). Algumas das posies do STJ que discrepam da doutrina e jurisprudncia tradicional esto sumuladas (ex. Smula n 84 do STJ, que prevalece em face da Smula n 621 do STF). DECORE todas as smulas do STJ em matria de direito processual civil. 5.Faa uma reviso com algum dos livros apontados nos itens 2 e 3.

OBSERVAO: Infelizmente no posso dar dicas para DIREITO PENAL e DIREITO PROCESSUAL PENAL. No entendo nada dessas matrias. Com relao a DIREITO CIVIL, em breve disponibilizarei dicas.

6.PARA QUALQUER MATRIA: 1.Faa exerccios. Veja as provas de concursos anteriores e tente responder s questes. 2.Leia os informativos do STF e STJ. 3.Tenha o hbito de ler artigos jurdicos diversos (mas cuidado para no se dispersar!), especialmente no tocante a novidades legislativas ou jurisprudenciais. 4.Esteja atento s novidades. 5.Preste os concursos que versem sobre as matrias que vc. est estudando. Encare isso como um exerccio e no como uma avaliao da sua inteligncia. Lembre-se que o burro esforado passa em concursos (ele decora a matria e acerta as questes), mas o inteligente vagabundo no passa (para aprender, tem que estudar). Ignore as pessoas que torcem para que vc. no passe. Concurso no competio para vem quem mais bacana: uma forma de avaliao de conhecimento acumulado

OBSERVAO: Infelizmente no posso dar dicas para DIREITO PENAL e DIREITO PROCESSUAL PENAL. No entendo nada dessas matrias.

1.1.Identifique, inicialmente, qual o tipo de concurso voc vai querer prestar: concurso exclusivo para as carreiras jurdicas (juiz, promotor, procurador federal, advogado da Unio, procurador do Estado etc) ou concursos que no so privativos de portadores de diploma de bacharel em direito (fiscal, auditor, analista do TCU etc). Observe que os programas de um e de outro grupo variam consideravelmente, razo pela qual voc deve decidir previamente se vai investir em matrias no-jurdicas. Por exemplo, se voc quer ser juiz, no estude matemtica ou contabilidade (deixe para depois de passar no concurso). 1.2.Feita a escolha acima, ser preciso afunilar um pouco mais. Isso no significa que voc vai escolher um nico concurso para prestar, ainda que seu sonho dourado seja ser, por exemplo, Promotor de Justia em Santa Catarina. Pode ser (por qualquer razo) que voc, por mais que tente, no venha a passar na prova escrita ou oral e a vai se frustar. Mas preciso concentar em um grupo especfico de matrias. Por exemplo, se voc quer ser Procurador da Repblica, no deve se concentrar nas matrias de direito privado, mas sim nas de direito pblico. Se voc quer ser Juiz de Direito, dever estudar direito civil de forma aprofundada, mas no dever estudar direito previdencirio. Se voc quer ser Juiz Federal ou procurador federal, dever estudar direito previdencirio etc. 1.3.Duas matrias so necessrias para qualquer concurso: DIREITO CONSTITUCIONAL e DIREITO ADMINISTRATIVO. Se voc est em dvidas sobre qual concurso prestar, comece estudando por elas! (veja o ROTEIRO DE ESTUDO que est no www.concursos.brunosilva.adv.br/, no menu esquerda). 1.3.1.Estude portugus (ainda que vc. pense que saiba e que no precisa). 1.4.Escolha um concurso que voc acha que REALMENTE tem chance. Se voc no acreditar que tem reais de chances de estudar e passar na prova, pare por aqui: v fazer outra coisa. fundamental estar ABSOLUTAMENTE convencido de que voc tem chances de estudar e passar. Se voc for um sujeito inteligente, mas no estudar, certamente no ir passar; se voc for medianamente burro e estudar arduamente, vai passar (no demagogia: converse com algumas pessoas que j passaram e veja por si s). Agora, se voc burro demais, a tambm no tem jeito (mas se voc est lendo este texto, porque tem um grau de esperteza suficiente: portanto, v em frente!). 1.5.Identificado qual o concurso voc quer (ex. Juiz Federal), estude primeiro o programa dos concursos

anteriores. Veja quais so as matrias e pontos constantes dos programas dos concursos anteriores. H alguma matria que voc simplesmente pssimo? Muito bem, uma possvel estratgia comear estudando por essa matria: a vc. aprende e passa a confiar mais na sua capacidade de aprendizado. Voc no precisa ser expert em todas as matrias, mas preciso saber ao menos o bsico em todas elas. 1.5.1.Alm disso, a idia que vc. acerte ao menos as questes FCEIS nas matrias em que pior. Todo concurso tem questes FCEIS, MDIAS e DIFCEIS. Para acertar questes FCEIS preciso uma quantidade pequena de estudo (esforo). J para acertar questes DIFCEIS, a quantidade de esforo proporcionalmente muita maior. E assim no porque as questes so, em si, mais difceis, mas sobretudo porque quanto mais se aprofunda em uma matria ou em um ponto da matria, mais contedo h para ser estudado. 1.5.2.Portanto, a probabilidade de se cair algo bsico e fcil de aprender em cada matria muito grande; j aquele ponto difcil, que vc. s achar em um livro de um autor estrangeiro, proporcionalmente menor. 1.6.Agora que voc j identificou o cargo que quer, j sabe quais so as matrias que deve estudar, o primeiro passo verificar E FAZER as provas desses concursos anteriores. Veja o que caiu mais, o que vc. est acertando, o que est errando, o que precisa melhorar etc. Pode ser at que vc. conclua que est muito "verde" para esse concurso e decida, com uma dose de sensata humildade (grande e rara virtude) fazer um outro concurso. 1.7.E no se esquea de ir fazendo as revises. Imagine que o concurso tem, por exemplo, nove matrias. Divida essas matrias em, por exemplo, trs grupos de trs matrias cada. Comece assim (EXEMPLO): Dia 1: primeiro ponto da primeira matria do primeiro grupo Dia 2: primeiro ponto da segunda matria do primeiro grupo Dia 3: primeiro ponto da terceira matria do primeiro grupo Dia 4: reviso dos trs pontos estudados Dia 5: segundo ponto da primeira matria do primeiro grupo Dia 6: segundo ponto da segunda matria do primeiro grupo Dia 7: segundo ponto da terceira matria do primeiro grupo Dia 8: reviso dos seis (!) pontos estudados Dia 9: terceiro ponto da primeira matria do primeiro grupo E assim por diante... Evidentemente, voc pode (e deve) alterar esse esquema, de acordo com suas necessidades, seu tempo, grau de dificuldade de cada matria etc. O que importa o princpio da coisa: ESTUDAR e REVISAR.

1.8.Pessoa mais velha, com filhos, trabalhando, consegue passar em concurso?

Tenho recebido muitos e-mails com essa pergunta. A resposta honesta que possvel (conheo vrias pessoas que na faixa de 50 ou 60 anos passaram em concursos difceis), mas com as seguintes ressalvas, que vale para qualquer pessoa:

- para passar preciso tempo de estudo e dedicao. Se voc no tem tempo ou no quer priorizar o tempo que tem para os estudos, no v fazer concurso;

- disciplina e mtodo so fundamentais; - os concursos hoje esto mais concorridos do que no passado: preciso estudar mais (infelizmente);

1.9.Alguns fatores que ajudam e alguns que atrapalham o estudo e a aprovao em um concurso:

1.9.1.Ajudam:

- gostar de estudar e ser disciplinado; - um bom mtodo de estudo; - fazer um bom cursinho e revisar a matria (para algumas pessoas); - almejar o exerccio do cargo e no apenas as benesses do cargo; - ter tempo livre e vontade de dedicar esse tempo para estudar (gostando ou no de estudar), pois tempo uma questo de prioridade; - necessidade de passar no concurso; - ambio (no bom sentido); - autoconfiana na dose correta.

1.9.2.Atrapalham:

- no gostar de estudar, ser disperso ou indisciplinado; - no ter um mtodo; - precisar de um cursinho, mas no ter dinheiro para pagar, nem conseguir algum que lhe proporcione um cursinho grtis; - querer apenas as beneses do cargo; - ter um trabalho cansativo, que suga todas as suas energias; - papaizinho bancando sua vida, resolvendo seus problemas, inclusive financeiros; - depresso (no sentido clnico) no tratada; - falta de ambio; - falta ou excesso de autoconfiana

1.9.3. IMPORTANTE: voc pode ter na sua vida fatores que atrapalham o estudo, mas isso no significa que voc no ir passar: apenas dever trabalhar os fatores que ajudam e aumentar a dose de esforo.

1.10. preciso sofrer para passar no cargo que quer?

No! Se vc. tem tendncia masoquista, acha que o sofrimento leva salvao, pare de ler este texto agora. V para uma dessas igrejas com um cdigo de conduta bem rgido, que no permite nada, exceto pagar o dzimo para o padre ou pastor, quero dizer, "para Jesus"... Porm, se o que vc. quer passar no concurso, no preciso nem pode existir sofrimento: necessrio ESFORO e RESULTADO.

1.10.1.Esforo e sofrimento no so, necessariamente, expresses sinnimas. Tem gente que adora estudar (no o meu caso, infelizmente): para essas pessoas, estudar um prazer. Normalmente so essas pessoas que, quando inteligentes e ambiciosas, obtm os primeiros lugares nos concursos. Ou seja, quem passa nos primeiros lugares no so, necessariamente, os mais inteligentes, mas aqueles que, com grau razovel de inteligncia, gostam de estudar. Isso no significa que pessoas como eu e voc, que s estudam porque precisam, no iro passar no concurso: vo sofrer um pouco, mas s o necessrio para passar no concurso! 1.10.2.Identifique a forma que voc rende mais: se grifando o texto, se fazendo resumos etc. No se esquea de estar SEMPRE fazendo revises. Se voc passar uns dez dias sem revisar o que estudou, vai esquecer. No perca muito tempo em cada ponto, no aprofunde demasiadamente. Com o tempo, voc saber o quanto deve gastar com cada ponto e o quanto de tempo deve usar em revises. 1.10.3.Vai fazer a monografia de fim de curso? Escolha um tema amplo, que servir como base para os concursos que deseja. Se vc. pegar um tema muito especfico ou, pior, que no cai em concurso, estar gastando energia com algo que no ir lhe beneficiar muito (ou nada) nos concursos. Escolha um orientador que oriente (sei que difcil...), optando pelo que dar menos nfase nas "normas" da ABNT e mais nfase no contedo (concursvel!) da sua monografia. Normalmente, um professor com perfil mais "acadmico", sem outra atividade profissional, dar mais nfase nas normas da ABNT e em outras "regras" formais na elaborao da sua monografia; j um professor que tem outras atividades alm de ser professor, provavelmente dar mais nfase no contudo. Desculpem-me, mas at hoje no saquei o que "Marco Terico" (ser que o primo do Marco Polo?) e meu "projeto de pesquisa" se limita anlise do que o Mercado quer que eu publique. Se necessrio gastar tempo com o primo do Marco Polo para que a banca aprove sua monografia, que seja com o menor gasto de tempo e energia possvel. Enfim, decida se vc. quer gastar seu tempo com estudo para concurso ou com estudo para outras coisas que no so concursveis. Voc tem de saber o que quer da vida: estudar para concurso ou fazer carreira acadmica em universidade pblica? 1.10.4.Ou seja, tenha sempre em mente que vc. precisa direcionar seus esforos para um fim prdeterminado. E mais: voc quer UM MXIMO DE RESULTADO com UM MNIMO DE ESFORO.

1.10.5.O cara mais inteligente consegue mais resultado com menos esforo. Mas se ele no estudar muito, o resultado ser pequeno em valor absoluto. J o burro consegue pouco resultado com muito esforo. Mas se ele estudar muito, mas muito mesmo, seu resultado ser grande em valor absoluto. 1.10.6.Se vc. no um dos mais inteligentes, nem um dos mais estudiosos, precisa ser um dos mais espertos: precisa saber onde ir canalizar suas energias, para obter o melhor resultado. Isso significa escolher bem qual o concurso ir fazer e o que ir estudar. Ler este texto j um bom comeo, mas se vc. no aplicar o que leu no adianta nada. 1.11. Caso vc. veja que est indo bem no estudo do concurso que escolheu, vem a pergunta: devo fazer outros concursos? Sim, desde que o contedo das provas seja similar. Por exemplo, se voc quer ser Juiz de Direito, no se inscreva para Procurador da Repblica. Se voc quer ser Juiz Federal no Rio de Janeiro, poder prestar o concurso em So Paulo ou mesmo fazer o concurso de procurador federal. 1.11.1. Ou seja, vantagem fazer um concurso "trampolim"? Imaginemos que voc quer ser Juiz Federal, deve fazer o concurso de procurador federal? Depende. Se voc est trabalhando em uma rea cujo contedo est fora do programa do concurso de Juiz Federal, evidente que vantagem ser procurador federal, pois provavelmente ir trabalhar com matrias que lhe ajudaro no concurso. (Uma vez eu fui na posse de um amigo que passou no concurso de Juiz Federal e uns 40% dos aprovados eram ou tinham sido procuradores do INSS: depois de ficar craque em previdencirio, tributrio e processo civil no falta mais muita coisa...) 1.11.2. Mas se voc est em casa s estudando em um ritmo legal, ir correr atrs de processo no frum

no , evidentemente, uma boa idia, salvo, claro, se voc precisar do dinheiro para se sustentar. Fazer a prova sempre um excelente exerccio, mas tomar posse em um determinado cargo que no o desejado exige alguma meditao. 1.12.Passou e assumiu em um cargo que no o do sonhos? Continue estudando e no tenha a pretenso de ser um timo funcionrio no cargo em que estiver. Tenho visto muitas pessoas que so pssimas no trabalho sendo aprovadas para cargos melhores. Ser que so ruins e "fraudam" os concursos? No, esto apenas canalizando seus melhores esforos para seus estudos e no para o trabalho. Isso pode at no ser moralmente legitimo, mas tambm no chega a ser desonesto e a regra do jogo: quem quer passar tem que estudar. Mas tambm no precisa ser vagabundo no trabalho, dose corretamente a necessidade do seu estudo com a necessidade do seu trabalho. No seja ingnuo ou otrio, mas tenha carter. Lembre-se que o povo brasileiro quem paga o seu salrio e precisa do seu trabalho. 1.13.Leve uma vida normal: v para as baladas, encha a cara, tenha namorada(o) (se voc tiver um noivo, no deixe de casar!!! Isso est mais difcil do que concurso!!!), faa viagens, tenha hobby etc. A jornada pode ser mais longa do que voc pensa!

1.13.1.Mas tenha sempre em mente que existem dois tipos de seres humanos: os que ESTO ESTUDANDO PARA CONCURSO e os que NO ESTO ESTUDANDO PARA CONCURSOS. Se voc pensar que pode ser um meio termo, desista agora, v curtir a vida que tem hoje. No incompatvel ter uma vida normal e estudar para concurso: apenas saiba que sua prioridade so os estudos. Finalmente, no desista no meio do caminho: a volta ser mais rdua. Os concursos esto cada vez mais difcieis, as pessoas esto estudando cada vez mais (isso tem me impressionado muito). 1.14.Ainda que vc. no acredite, siga a seguinte SIMPATIA para passar em concurso: reze um pai-nosso e estude a matria toda treze vezes! infalvel! 1.15.No leve srio as pessoas que dizem que concurso pblico 100% mutretado (quem diz isso gente que no passou). Que h trambique, h. Mas isso no lhe impedir de passar e assumir um cargo pblico. Tambm no leve a srio gente que passou e depois diz que fcil passar, que estudou pouco etc. Meu amigo, contar vantagem muito fcil e eu lhe digo: ningum ganha de mim em matria de contar vantagem (frase por si s incontestvel). Agora, para passar em concurso tem que estudar - e muito. E digo mais: est cada vez mais difcil, embora os salrios estejam menores que na dcada de 90... 1.15.1.S existe um concurso que normalmente 100% mutretado. Eu no vou dizer qual (!), nem divulgarei nesta pgina quando abrir! Voc descobrir que concurso esse, porque inclusive saber quem ser o aprovado na poca em que esse concurso abrir. Isto , caso saiba que o concurso vai abrir... A cara de pau e a certeza da impunidade s vezes to grande que eles no divulgam antes e chegam ao extremo de colocar apenas um ou dois dias de prazo para inscrio... Quando vc. tem a notcia, o prazo j se foi (sorte sua, porque no embarcou na canoa furada). Histria fictcia (ou que talvez no seja fictcia...): "H pouco tempo abriu um desses, mas eu no me inscrevi, pois sabia quem seria a pessoa aprovada. Um amigo, com grau de preparo superior ao meu, fez a inscrio. Ou seja, se eu estivesse errado e o concurso fosse srio, meu amigo obteria colocao melhor do que a minha; se eu estivesse certo, a tal pessoa seria aprovada. Meu amigo no foi aprovado. A tal pessoa "passou" e hoje ocupa o cargo. " (Lembro que esta histria fictcia!.. No leve a srio essa piada...) 1.15.2.Ou seja, tirando esses concursos picaretas, sem a devida divulgao e com "prazo" de inscrio de um ou dois dias, assim como certos "processos de seleo" de determinados organismos internacionais, OS CONCURSOS NO SO 100% MUTRETADOS, o que significa que uma pessoa como voc, que no filho de ningum importante, poder passar e obter um bom cargo pblico.

1.15.3.E isto eu digo com gosto: para o TERROR DAS OLIGARQUIAS ATRASADAS, os filhos da classe mdia (e s vezes at da classe baixa) podem ocupar bons cargos pblicos. (Claro que a aristocracia esperta continua mandando, mas a oligarquia burra tem que engolir o Prof. Concursos e o Sapo Barbudo... J alguma coisa...)

1.16.No gaste tempo com leituras que no sejam "concursveis". claro que vc. pode ler jornal ou livros, mas muito moderadamente: a capacidade de utilizao do olho limitada (muita leitura em determinado espao de tempo deixa o rgo cansado e pode at dar dor de cabea). Alm disso, a capacidade de guardar informaes tambm limitada: selecione bem suas leituras. Portanto, no acesse o Blog do Bruno, ainda que vc. goste de artigos polticos com uma viso jurdica ou de artigos jurdicos com uma viso mais crtica ou poltica. 1.17.Vale a pena fazer um concurso e assumir um cargo com salrio baixo? Depende. Os concursos relativos aos cargos com maior remunerao so mais concorridos, portanto, mais difceis de passar e de ser convocado. Demandam, portanto, maior estudo. J para ser aprovado em concursos com salrios mais baixos, embora tambm seja necessrio estudar para passar, o nvel de esforo proporcionalmente menor. Parece bvio, no ? O que nem sempre as pessoas percebem que o valor real das remuneraes dos cargos pblicos (assim como preo de commodities, imveis, aes etc) tambm varia ao longo do tempo. Essa variao no linear nem voltil. Mas se voc observar o valor real do salrios de alguns cargos durante um perodo maior de tempo, perceber significativa variao. Quer um exemplo? O cargo de procurador federal/advogado da Unio/procurador da Fazenda Nacional. Hoje o salrio est muito bom, no ? Est em alta. Mas na poca do Governo FHC as remuneraes eram ruins e metade dos nomeados ficavam menos de dois anos no cargo e depos migravam para outras carreiras em razo da aprovao em outros concursos. Para ter uma idia disso, veja o relato que est no http://www.blog.brunosilva.adv.br/?p=26 e tire suas concluses. Hoje diferente. O Governo Lula optou por privilegiar essas carreiras (assim como outras carreiras estratgicas para o Estado) e aumentou de forma significativa as remuneraes. Esse concurso, portanto, est em alta: se voc quiser passar e obter o cargo de procurador federal/advogado da Unio/procurador da Fazenda Nacional vai ter que estudar muito mais do que precisaria h alguns anos. 1.17.1.Portanto, uma boa estratgia para quem no tem condies de estudar muito apostar (sim, aposta) em um cargo que hoje no est com um salrio to bom, mas um cargo estratgico. Sabe como : um dia esse cargo poder ser valorizado e receber a remunerao que merece. Quem tiver feito o concurso quando o salrio estava ruim, vai ter "comprado na baixa". como na bolsa de valores! 1.17.2.Mas ressalto: como quase tudo na vida para quem no fidalgo, trata-se uma aposta, que voc pode ganhar ou perder (ou empatar). Pense, reflita e tome a deciso. No seja imediatista, mas saiba que, "a longo prazo, todos estaremos mortos". Pondere e decida para qual tipo de concurso voc ir concentrar suas energias. 1.18.Alis, pondere tudo que eu escrevi, porque no h verdade absoluta nas cincias humanas. Tire suas concluses e veja o que melhor para voc.

2.QUANDO ESTIVER INSCRITO NO CONCURSO.

2.1.Se voc se inscreveu s para testar, pode continuar saindo com os amigos e enchendo a cara. Se voc estiver fazendo o concurso a srio, a no pode viajar e no pode tomar lcool nos trs dias anteriores prova. Quando voc faz a inscrio no concurso, deve considerar-se na reta final. No precisa brigar com o noivo, mas a prioridade passa a ser, de forma radical, os estudos. Se no for assim, suas chances reduzem consideravelmente. claro que chega uma hora que voc est to bom que pode se dar ao luxo de levar uma vida normal antes da prova... Mas difcil saber esse ponto. Alis, difcil saber o nvel em que se est antes de ter feito o mesmo concurso em anos anteriores. Eu achei que no tinha muitas chances no concurso de Consultor do Senado e nos quinze dias anteriores prova estava em Barbados tomando sol e mergulhando: fiquei em quarto lugar no concurso e s fui chamado no penltimo dia de validade do concurso (eu poderia ter rodado!)... Os caras que ficaram depois de mim no foram chamados. Portanto, leve este conselho a srio! 2.2.Estude de forma detalhada o edital do concurso. Leia e releia o edital. Estude, antes de mais nada, o programa do concurso. Trace a sua estratgia de estudo. 2.3.No dia em que o estudo no estiver rendendo, v caminhar no parque. Mantenha sua rotina de exerccios fsicos mesmo na reta final do concurso, embora naturalmente voc ir reduzi-los (especialmente se voc for como eu e no gostar de ir para a academia). Durma normalmente, no tome remdios para ficar acordado. Uma boa noite de sono fundamental para a memorizao. 2.4.Se a prova for sem consulta legislao, considere o estudo da lei seca. Provavelmente muitas questes sero a mais pura decoreba. De qualquer modo, estude sempre a boa doutrina (ex. para juiz de direito ou registrador/notrio, uma boa sugesto o Compra de imveis, de Bruno Mattos e Silva, ed. Atlas - veja qual a ltima edio, pois esse livro vende muito e sempre tem uma nova edio no mercado). 2.5.SE VOC J EST EM NVEL AVANADO DE ESTUDO E DISCIPLINADO (ao contrrio de mim, que sou disperso, indisciplinado, alcolatra, comunista e vagabundo...), A RECEITA INFALVEL para passar no concurso a seguinte: - Leia o programa do concurso. Divida o programa em tpicos e faa a programao do que vc. vai estudar a cada dia, de modo estudar todo os tpicos em 75% do tempo que falta para a prova. preciso, a cada dia, estudar os pontos que vc. planejou previamente. No se iluda achando que no dia seguinte vc. vai "compensar" o estudo do dia anterior! Por isso disse que o cara tem que ser disciplinado para isso dar certo! Os 25% dos dias restantes para revisar o que tiver estudado (ou seja, todo o programa). 2.5.1.PERA!!! Se o Prof. Concursos vagabundo, comunista, alcolatra, indisciplinado etc como que ele passou nas provas? Ora, esse no o nico mtodo: infalvel para quem disciplinado, mas os porra-louca tambm tm seu lugar ao sol... Tudo uma questo de ver qual o mtodo adequado para voc!

2.6.No dia da prova, leia as instrues da prova. Voc no gastar mais de cinco minutos. No entre em pnico. Leia TOTALMENTE o enunciado de cada uma das questes antes de respond-las. Parece bvio, mas muita gente perde pontos de forma tola por no ler atentamente o enunciado. Acha que fcil, faz rpido e erra... 2.7.Quanto a questes dissertativas, leia primeiro cada uma delas e medite por um ou dois minutos. No responda nada: v para as questes objetivas (se existirem), faa um rascunho ou anote parte os pontos que vc. abordar, para ter certeza de que no vai esquecer durante a elaborao da resposta (e, claro, siga o seu roteiro). Calcule o tempo que vc. gastar. Depois de responder as questes objetivas, faa as subjetivas (o seu subconciente trabalhou durante o tempo que vc. fez as questes objetivas). Depois revise as objetivas (se tiver tempo) e passe a limpo as questes subjetivas (se vc. fez rascunho). 2.8.Toda dissertao deve ser composta de INTRODUO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSO. Isso,

inclusive, avaliado como forma de se obter a nota do candidato. Normalmente, vc. usar um ou dois pargrafos para a introduo; quatro a oito para o desenvolvimento e um ou dois para a concluso. Evidentemente, isso depender do tamanho da dissertao. Vc. pode usar esse modelo tambm para questes subjetivas, dependendo do caso. 2.9.Como so avaliadas as questes subjetivas ou dissertaes? importante saber isso, para saber como voc dever responder a questo ou elaborar sua dissertao. 2.9.1.Das vezes em que fui examinador de concurso (o trabalho hercleo mas a grana boa), meus critrios de correo foram objetivos. Acho que por isso minhas correes SEMPRE tiveram um nmero de recursos muito baixo (ainda bem, porque responder recurso um saco e quando ele no tem fundamento moleza). Em linhas gerais, o seguinte: - Se para responder a questo for preciso abordar os aspectos X, Y e Z: no abordou nenhum deles, nota zero. Falou de W, mas W no foi objeto da questo: parabns por saber W, mas leva zero do mesmo jeito. Aprenda a ler o enunciado e no tente me enrolar porque no sou trouxa. - Falou 50% de X, 50% de Y e 50% de Z. Leva metade dos pontos atribudos a contedo. - Falou s de X, com resposta completa. Leva 1/3 dos pontos atribudos a contedo. - Falou corretamente de X, mas fez uma afirmao errada: leva os pontos correspondentes a X, com o desconto proporcional ao erro cometido. E assim por diante... -A resposta est estruturada com introduo, desenvolvimento e concluso; o raciocnio linear e claro; a linguagem adequada (putz, este texto no receberia boa nota nesse aspecto!..): leva toda a pontuao referente a forma. s vezes as regras do edital estabelecem critrios diferentes - a eu sigo esses critrios, mas sempre buscando padres objetivos para corrigir as provas, procurando criar o menor nmero de injustias possvel. Acredite: corrigir prova subjetiva uma arte! 2.9.2.Portanto, veja se o edital diz algo a respeito e no dia da prova tenha em mente essas regras - MUITO IMPORTANTE. No queira ser o bacana, no queira mostrar que sabe direito em geral: apenas escreva o que est sendo pedido, da forma mais clara e mais completa possvel. 2.9.3.Se voc no souber NADA do que a questo pede, a escreva qualquer coisa que vc. achar que tem alguma pertinncia: se eu no for o examinador, pode ser que vc. ganhe alguma coisa. NO DEIXE NENHUMA QUESTO EM BRANCO. 2.10.Na prova oral, comporte-se adequadamente. Use um terno azul escuro, cinza ou preto; se voc for mulher, vista-se adequadamente para uma ocasio solene (prova oral no para ir com vestido de festa). No discuta com o examidor (ainda que ele saiba menos que voc). Deixe o examidor pensar que voc o admira. No ache estranho se o examinador lhe fizer uma pergunta pessoal (ex. por que vc. quer fazer concurso aqui? Voc casado? Por que vc. no usa aliana?), pode ser que ele queira apenas quebrar o gelo. H examidores que querem e examinadores que no querem te prejudicar. Se o examinador tentar te humilhar, no d uma resposta grosseira, mas demonstre que vc. no se sentiu rebaixado. Quando lhe perguntarem algo que voc sabe, aproveite, deite e role, d respostas MUITO completas. No d uma resposta curta. Voc pode tentar deixar algo propositalmente sem responder, para ver se eles perguntam exatamente isso em seguida... Pode dar certo. Use o seu sexto sentido. Se lhe perguntarem algo que voc no sabe, d a resposta genrica e exemplifique com algo que voc sabe, mas sem ser completo. O examinador possivelmente ir perguntar em seguida sobre o exemplo: voc responde e ter se sado bem em uma pergunta que no sabia a resposta! Assista s provas dos outros para ver como age a banca. Leia os livros e textos dos componentes da banca. 2.11.Estude sempre e ajude as pessoas: fazendo isso vc. estar contribuindo para um mundo melhor (no breguice), um pas melhor e para o fim de toda a opresso que existe no mundo (sim, o

conhecimento liberta! Algum dia a Idade Mdia s existir nos livros). E, claro, receber o prmio por seu esforo: um cargo legal, com um salrio justo.

3.DEPOIS QUE VOC PASSAR NO CONCURSO. Regra nica: se no for o concursos dos sonhos, continue estudando. Se for, no fique babaca, no fique se achando uma pessoa melhor s porque assumiu um cargo bacana. Voc pode (e deve) sentir-se muito orgulhoso por ter passado na prova, mas no (s) isso que lhe faz ser uma boa pessoa. Continue sendo gente. No sofra mais do que precisa no exerccio do cargo, mas tambm lembre-se que o povo brasileiro quem paga o seu salrio. Cumpra a sua funo, faa a sua parte. No seja canalha. No seja corrupto. No se iluda. No humilhe as pessoas. Se achar que sabe muito, ajude os outros. (E no se esquea de me enviar um e-mail dizendo "Bruno, no concordei com quase nada do que vc. disse, mas passei no concurso tal e estou muito feliz!")

Escrito por: Luiz Flvio Gomes Como citar este artigo: GOMES, Luiz Flvio. Dez dicas para concursandos (ou estudantes) de sucesso. Disponvel em: 18 dez. 2006. DEZ DICAS PARA CONCURSANDOS (OU ESTUDANTES) DE SUCESSO 1. SONHE PRIMEIRO. Ningum consegue nenhum sucesso sem antes sonhar com ele. Descontando tudo quanto fazemos necessariamente na vida (dormir, trabalhar, comer etc.), ainda sobra um tero do nosso tempo para sonhar. No perca nunca sua capacidade de sonhar com novos horizontes, novos conhecimentos e novos resultados. O concursando (ou estudante) de sucesso s alcana o que ele visualiza antes. No seja, entretanto, na sua vida, s um sonhador. Transforme suas fantasias em realidade. Como? Lendo, lendo, lendo! Em outras palavras, colocando a "&%$" no banco! O grande segredo do atleta treinar, treinar, treinar. Do concursando (ou estudante de sucesso) ler, ler e ler. Porm, o qu? como? quando? Vejamos: 2. ESTABELEA META CERTA. "Se uma embarcao no sabe aonde quer chegar, nenhum vento poder lhe ser favorvel" (Sneca). Tenha uma meta certa na vida (diga: eu vou ser tal coisa. Idealize o seu objetivo). Serei mdico, jornalista, juiz, promotor, advogado, professor, defensor, delegado, procurador etc. Estabelea sua meta e fixe prazo, meios e condies. Faa planejamento do seu futuro, de qualquer modo, saiba que todo sucesso tem medida certa e tempo certo. A improvisao no boa companheira para se alcanar bom resultado! Isso significa assumir uma parcela de stress como parte do sucesso? Sim. O stress controlado faz parte de todo empreendimento bem sucedido. 3. COMPROMETA-SE COM SUA META. Quem quer vencer em dezembro a corrida de So Silvestre deve, desde janeiro, comear a correr. No existe sonho nem meta que se concretize sem empenho, disciplina e muita dedicao. Na rea dos concursos (das provas e dos exames) recorde que no se compra conhecimento em supermercados. Conhecimento se conquista, com muita luta e esforo. Mas vale a pena. Sua vida ser outra! Engajamento (envolvimento) com sua meta absolutamente imprescindvel (tengas ganas de vencer!). No tardar o dia do seu yes! O caf da manh dos americanos composto de ovos, mel e bacon. Diferentemente da galinha e da abelha, o nico comprometido com ele o porco. Por qu? Porque parte dele que est em jogo. A galinha e a abelha contribuem, mas no se comprometem. O porco distinto, porque ele d um pedao de si.

4. BUSQUE A INFORMAO. "No espere que te tragam flores; plante seu jardim" (Shakespeare). Na era da agricultura mandava quem tinha terra. Na era da indstria mandava quem tinha dinheiro ou capital. Na era da informao sobressai quem busca e obtm a informao. Busque-a incansavelmente nos livros, nas aulas, na internet etc. Anote adequadamente tudo (mais vale uma caneta na mo que mil "gigas" de memria humana). Documente o que voc alcanou em termos de conhecimento. E nunca perca sua curiosidade por aprender mais coisas. Mas tenha sempre senso crtico. H muita informao intil que no pode tomar seu tempo (que sagrado). No se deixe levar pelo comodismo: "Sempre buscamos o conforto e, por causa disso, acabamos deixando para amanh o que deve ser feito hoje, o que nos leva a protelar e nos acomodar no eternamente preguioso "depois" (GARCIA, Luiz Fernando, Pessoas de resultado, So Paulo: Editora Gente, 2003, p. 31). S cresce na vida quem se distancia do comodismo. O desprazer tambm faz parte da caminhada para o sucesso. Seja seletivo na busca da informao: no se perca no emaranhado de informaes que o mundo lhe oferece. Seja seletivo! V ao ponto certo! No sculo XVIII se uma pessoa dedicasse oito horas por dia, cinco vezes por semana, em um ano saberia tudo sobre uma determinada matria. Qualquer pessoa hoje, com a mesma dedicao de quarenta horas por semana, s consegue saber cerca de 6% do que se produz anualmente em sua rea de conhecimento. V, portanto, aos 6% que mais interessa! Se voc tem dificuldade de selecionar esses 6%, busque a ajuda de algum que possa fazer isso por voc. 5. FOCO E DETERMINAO. "Vim, vi e venci" (Jlio Csar). Tenha determinao e conquiste disciplina nos seus horrios de estudo, de aulas etc. Dormir importante, mas no se pode exagerar. O Direito no socorre os que dormem! A disciplina e a determinao te trazem organizao. No seja protelatrio, dispersivo, evasivo, ou seja, no perca o foco. No fique culpando o mundo inteiro pelo seu insucesso. Quem assim procede se transforma num fracasso. O foco deve estar voltado para a soluo (para o sucesso), no para o problema que te impede de alcan-lo. Compute, entretanto, que tudo pode dar errado! O medo deve sempre fazer parte do sucesso. em razo do medo da derrota (da humilhao) que no perdemos a ateno, o foco nem a determinao. Encare todas as provas (os concursos e os exames) como um desafio a ser vencido. De qualquer maneira, perder uma batalha no significa perder a guerra! Vencido um desafio, passa-se para o seguinte. Mate um leo a cada dia! Quem no aceita desafios no chega nunca conquista! Determinao e coragem: Tarik ibn Zeyad, o famoso guerreiro rabe que invadiu a Pennsula ibrica, em 711, no momento em que alcanou o sul da Espanha (Estreito de Gibraltar, que vem de Jebel-Tarik, ou seja, Montanha de Tarik), mandou queimar todos os navios da sua armada para que no houvesse possibilidade de recuo, fuga, derrota, vacilaes ou retrocessos. Isso significa determinao! Dominaram a Pennsula durante 700 anos e l deixaram marcas indelveis da sua cultura (Palcio de Alambra, em Granada, v.g.). 6. SEJA PERSEVERANTE. "Caminante no hay camino, el camino se hace al andar" (Antonio Machado). No se estuda nem se faz um curso para passar, sim, at passar. Todo vencedor sabe que a perseverana fundamental. Thomaz Edison disse: "Qualquer homem pode alcanar o xito se dirigir os pensamentos numa direo e insistir neles at que faa alguma coisa". Ele no teria nunca chegado lmpada se no tivesse tentado mil vezes alcanar seu objetivo. No fique no meio do caminho. Quem joga a toalha perde o jogo. Quem sai do gramado nunca marca gol. Ao contrrio, vai para a arquibancada. De l voc s consegue aplaudir, nunca vencer. Pedras no caminho? Construa com elas o seu castelo. Vencem os que chegam no final dele! Os que no conseguem superar os obstculos (que configuram verdadeiros desafios) vo sendo derrotados. Os derrotados, de plano, so insucessos; s vezes chegam a constituir verdadeiros fracassos.

Perseverana e motivao: a perseverana pressupe motivao, que inerente ao concursando (ou estudante) empreendedor de sucesso. O que est detrs da motivao? A motivao deriva de mil razes (conquistar um ideal, ganhar bom salrio, mudar de vida, superar obstculo etc.). Uma delas consiste em evidenciar sua competncia para exercer determinada funo. Muitos concursandos ou estudantes empreendedores alcanam enorme sucesso logo depois de questionados (desafiados) em sua capacidade intelectual, fsica, profissional etc. De qualquer maneira, o que no se deve nunca perder a expectativa, o propsito, a motivao. A perseverana a melhor estratgia para conseguir o seu sonhado yes! 7. "AGE QUOD AGIS". "O sucesso composto de 1% de inspirao e 99% de transpirao" (Thomaz Edison). Em razo disso, aplica-te completamente ao que ests fazendo. Mergulhe profundamente no que voc est fazendo. No se distraia com outra coisa: aplica toda sua ateno ao seu objetivo. Todo foco tem que ter alvo certo. Muitas vezes a questo no ter fora, sim, jeito: o artilheiro sabe bem disso. Mesmo fatigado, faa sempre o mximo que for possvel. Mesmo errando, continue. Quando queremos, tambm aprendemos muito com nossos erros. "No importa quantas vezes nos levantamos. O que conta que seja sempre uma vez a mais do que aquelas em que camos" (GARCIA, Luiz Fernando, Pessoas de resultado, So Paulo: Editora Gente, 2003, p. 109). 8. REPETIO E REVISO PERMANENTES. Repetitio est mater studiorum. Nosso crebro no computador, embora seja o nico que pode constru-lo. Ningum consegue assimilar todo conhecimento no primeiro contato com um determinado tema. Revisar permanentemente o que se aprendeu fundamental. A frmula, portanto, a seguinte: A = E + M + SE, ou seja, aprender = entender + memorizar + saber expressar. Nunca deixe de estudar uma determinada disciplina por mais de quinze dias. Uma ou duas disciplinas todos os dias otimiza seus estudos. Em fase de concursos ou de provas, no baixe sua biblioteca inteira para estudar uma nica disciplina. Apontamentos da aula e um ou dois livros em cada uma delas bastam. Deixe para fazer depois teses de mestrado ou de doutoramento. 9. SAIBA SE COMUNICAR. A = E + M + SE (aprender = entender + memorizar + saber expressar). Vivemos no s a era da informao seno tambm a da comunicao. Ter a informao e no saber comunic-la (express-la) praticamente a mesma coisa que no t-la. Comunicao verbal e por escrito. Conquiste essas habilidades, treinando o quanto for necessrio. Construa sempre frases objetivas. Seja claro e objetivo nas suas exposies. Sujeito, verbo e complemento, sem rodeios e tergiversaes cansativas e prolixas. 10. "CARPE DIEM". Aproveite o dia (da melhor maneira possvel). Distribua suas tarefas dirias. Priorize o seu sucesso, dedique-se a ele, mas no se esquea que voc precisa tambm comer saudavelmente, exercitar-se regularmente etc. Mens sana in corpore sano! Angstias e ansiedades integram naturalmente o dia-a-dia do concursando e do estudante. Tambm por essa razo que voc deve desfrutar profundamente dos momentos de prazer.

Veja os conselhos de quem passou em primeiro lugar em concursos Motivao Todo projeto de longo prazo ter momentos de nimo e vontade de desistir. Procure se preparar para os dias de baixa: eles viro e voc vai precisar aprender a lidar com eles. A motivao deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias voc pode e deve lembrar os motivos que o esto fazendo estudar, ter planos, persistir. Lazer e o estudo Com organizao, disciplina e fora de vontade, possvel conciliar um estudo eficiente com

uma vida onde haja espao para lazer. A qualidade de vida associada s tcnicas de estudo so muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia. Administrao do tempo Faa um quadro horrio, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas, o que vai levlo a estabelecer prioridades. Tambm recomendvel que voc separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exerccio fsico e dar ateno famlia ou relacionamento. Humildade No queira parecer mais inteligente que o examinador ou critic-lo. Preste ateno mesmo s questes fceis ou aparentemente simples. Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo no ser o primeiro colocado, e sim acertar as questes, tentar fazer o mximo de pontos, mas ficar feliz se acertar o mnimo para passar. Provas Em provas objetivas, seja metdico ao responder. Nas dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. O incio e o final das dissertativas devem ser breves; o desenvolvimento (miolo) serve para demonstrar seus conhecimentos sobre o tema. Nessa parte, anote tudo o que voc se recordar sobre o assunto e estabelea relaes. Se no tiver certeza a respeito de um comentrio, adendo ou exemplo, elimine-o. Simulados Para os simulados, resolva questes e provas da matria que estudou, como forma de fixar o contedo. Periodicamente, faa um concurso simulado, observando o tempo real da prova e o uso apenas do material permitido pelo processo seletivo. Outra dica boa fazer os simulados oferecidos pelos cursos preparatrios. Mudana de paradigma Se voc est acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a v-la com os olhos do examinador. Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e troc-las para correo. Corrija-as como se fosse o prprio examinador. Voc aprender a ver a prova com outros olhos e isto facilitar seu desempenho quando reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a postura e respostas do colega como se voc fosse da banca. Cores O uso de mais de uma cor nas anotaes estimula mais a ateno e o lado direito do crebro. Pode-se correlacionar cores com assuntos ou com referncias. Por exemplo, o que est em vermelho so os assuntos mais quentes para cair, o que est em azul so as excees, os princpios podem ficar na cor verde, e assim por diante. Leitura Na primeira leitura, procure apenas a idia principal, contedos importantes que sejam rapidamente captados. Essa primeira leitura rpida, descompromissada, sem a preocupao com a compreenso total. Na segunda leitura faa uma anlise melhor, comece a tirar concluses pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar. Na terceira leitura, voc j pode sintetizar, resumir. Ao final dela voc j dever sentir-se apto a fazer um texto sobre o tema. Escrita Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horrios especficos apenas para isso. Experimente comear a escrever um dirio, poesias, contos, fazer descries de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertaes sobre assuntos em geral e assuntos da matria da prova, resumos de livros e filmes. Fonte: William Douglas, autor do livro "Como passar em provas e concursos", da Campus/Elsevier

KAFKA. o seguinte. no sei se vc trabalha, s estuda, se advoga e em que rea. tudo isso importante e influncia o estudo. por exemplo. no gostei das aulas de processo penal do cursinho. quem d o Hidejalma Muci. horrvel. mas como eu gosto da matria e advogo, inclusive na rea criminal, isso no me prejudicou, pois estudo sozinho. olha. as aulas de civil, processo civil, penal, constitucional e administrativo so boas e so sim atualizadas. a Flvio Monteiro tem a coleo completa de civil. as aulas dele so boas a parte de obrig e contratos quem d o flvio tartuce que super atualizado a parte de penal geral do flvio monteiro melhor que o livro do Rogrio Greco. e olha que o greco bom. acho sinceramente que algumas matrias d para estudar sozinho. no meu caso CPP. mas outras ter uma ajuda faz toda a diferena. o cursinho vende as matrias isoladas se vc quiser. por exemplo. pode comprar s civil, etc. vc pode comprar um mdulo e desistir se no gostar. mas IMPORTANTE, realmente tem que anotar tudo da aula. uma aula de 40 min. eu levo uns 90 min para assistir. anoto at exemplo. faz toda a diferena. afirmo sem medo de errar. com as anotaes de aula e a lei seca. s com elas. vc comea a passar das primeiras fases. veja meu caso. fiquei por 04 pontos na defensoria e estou na segunda fase da magistratura. estudei caderno e lei seca. na prova de penal errei uma questo besta que cobrava a revogao da contraveno de mendicncia. a questo que derrubou muita gente sobre resp penal objetiva no caso de embriagus e rixa qualificada estava no meu caderno. resumo da pera. nos dois concursos que fiz, nas matrias que assisti aula e apliquei o mtodo de estudo sugerido pelo FMB tive aproveitamento superior a 70%. fui mal nas matrias que ainda no estudei. na defensoria cai em direitos humanos. na magistratura fui mal em consumidor, eca, tributrio e comercial. const. e penal, por exemplo,a acertei 8 em 9, estudando da forma acima sugerida. compre algumas aulas e tente assistir, anotando. creio que vc vai gostar. bons estudos

Galera, em minha opinio, no existe "receita de bolo" para se passar em concursos pra magistratura, nem pra qq outro concurso. Cada um tem q primeiramente se conhecer: saber quais so seus pontos fortes e quais so

os seus pontos fracos e - com base nesse conhecimento - condicionar-se para tentar explorar bem estes pontos fortes e suprimir os indesejveis pontos fracos. Acabar com esse dogma de qto mais horas estudadas melhor para o concursando... Besteira, cada um tem q saber o seu limite... Tem gente q consegue estudar umas 8 horas por dia e outras conseguem estudar apenas 2, 4 horas por dia. Estude de acordo com as suas possibilidades... Eu, por exemplo, qdo ultrapassava determinadas horas de estudos (o meu limite mental) no conseguia mais auferir nenhum conhecimento, nenhuma informao...minha mente simplesmente no aguentava mais. Um erro q vejo frequentemente o concursando mensurar seus estudos de forma bem genrica, sem contextualizar a dificuldade maior ou menor q cada livro/matria necessita. Por exemplo: "tenho q ler todo o dia 100 pginas do livro q esteja lendo...". Pera a, vc acha q ler 100 pginas de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo demandar a mesma carga mental q se precisa para ler 100 pginas de Marinoni? Obviamente q no...cada livro cada livro, cada matria cada matria. Quem tem como meta ler 100 pginas de Marinoni por dia, se estiver na parte das tutelas, p. ex., se ficar com essa necessidade de ler as 100 pginas, acaba passando a vista no assunto ao invs de l-lo/entend-lo. Devemos LER os livros e no passar a vista... Ler os livros implica dizer q o q est passando pelo nossos olhos est entrando na nossa mente. O q entendemos fica na mente, o q passamos a vista/decoramos esquecemos na semana seguinte. Leu algo q no entendeu? Volta... no entendeu de novo? Volta novamente...nada ainda? Volta de novo, at entender... Eu, por exemplo, qdo achava um assunto mto difcil ou qdo esse assunto era mto cobrado em concursos pblicos, tinha como meta exatamente saber tudo o q se discutia sobre aquele assunto...qdo lia o assunto na doutrina, ia depois ler a legislao seca sobre o assunto e tb fazia uma pesquisa jurisprudncial (STJ e STF) sobre esse assunto q havia acabado de ler a doutrina e a legislao. Resultado: acaba sabendo tudo sobre o assunto e qdo ia treinar nas questes tinha um desempenho mto bom... sem contar q este assunto ficava em minha cabea por um bom tempo: anos e anos...

isso, guerreiros concursandos, esse meu "post" no pra dizer q o melhor mtodo de estudos o meu, pois o q deu certo para mim pode no dar certo para vc e o q no deu certo para mim pode dar certo pra vc... Esse meu "post" mais pra tentar mostrar q cada cabea um mundo e q no existe receita de bolo genrica pra se passar em concursos, existe sim necessidades individuais q podem ou no ser similares entre os concursandos. Pra mim s h 3 segredos: i) se conhea (saiba suas virtudes e fraquezas em matria de estudo), ii) leia e no passe a vista (conceitos distintos conforme o "post" acima) e iii) seja persistente (persistncia a alma dos concurseiros). isso, galera, espero de alguma forma ter ajudado...

Conforme j dito acima no existe receita de bolo pra passar. alguns conseguem esgotar uma matria. eu estudo priorizando as anotaes de aula. a partir delas que eu consulto doutrina. pra primeira fase tem que saber lei seca e importante acompanhar a jurisprudncia dos tribunais superiores. intercalar acho melhor. mas veja. melhor um passo reto do que uma corrida torta. assim, o fundamental a reviso. funciona assim. por exemplo. uma das primeiras aulas do tartuce em contratos (no livro tbm esta no comeo) ele fala da escada ponteana (plano de existncia, validade e eficcia dos atos jurdicos). Um dia fui Caminhar e fiquei repassando a escada ponteana. ento se vc estuda hoje regime de bens do casamento. amanh tem que tentar repassar o que estudou. o que vc esqueceu volta e reve. e assim vai. importante fazer provas. ajuda fixar.

Colegas, eu estou nessa luta tb. J postei esse email em outro tpico (tjmg). Essa a experincia de um juiz que passou aqui h pouco tempo. Talvez possa ajudar... _________ Como eu te falei pessoalmente eu no proponho mtodo, frmula mgica, esquema motivacional, pirmide, como emagrecer comendo, mestre em kung-fu em 10 dias, essas coisas, muito pelo contrrio, apenas a nica experincia que sei sobre concursos, qual seja, a minha. Isso mesmo, s uma experincia e a forma como eu passei, nada mais. Quando eu estava na luta, emails assim sempre me fizeram bem. No sei explicar, mas parece que davam um norte.. Ou s vezes eram to absurdos que me mostravam o que no fazer Variava um bocado. De qualquer forma, no custa nada sentar um pouco, aproveitar que estou de frias e escrever sobre como foi. A minha faculdade de direito foi ruim (ufsc). No que o curso tenha sido, eu no aproveitei em razo de trabalho. Na poca pouco se falava em concurso na minha sala, ningum demonstrava que queria, de verdade, fazer magistratura ou Ministrio Pblico, talvez por vergonha, no sei, s posso dizer que no estudei nada na faculdade. A partir do 8 perodo eu pouco ia aula, nunca me importei com notas, fiz monografia final sobre a palestina e

israel!! Quando me formei acabei trabalhando em um local que j trabalhava como estagirio. Era iniciativa privada de verdade, assim, muito trabalho e pouca diverso. No final de 2003 resolvi que queria mesmo era carreira pblica. Como eu no me achava na menor condio de estudar para juiz ou promotor, acabei optando por um sonho de infncia e fui para a marinha do brasil. O concurso l tem umas peculiaridades, mas no to difcil como virar juiz ou promotor de justia. Sentei, estudei e acabei passando. Entrei na marinha e vi que apesar do amor que tinha pela casa e principalmente pelos amigos que fiz no dava para mim. Em 2005 decidi que teria que tentar magistratura. Nunca pensei nisso, de verdade. Na faculdade era algo to distante que eu nunca sequer imaginava que um dia poderia estar de toga.. mas ento No ano-novo de 2005 para 2006 eu fiz uma promessa para mim mesmo que iria estudar. Para no ficar muito chato e principalmente para ler aos poucos, vou imitar o Sean Penn aqui e usar os captulos do Into The Wild para explicar o que fiz para passar. INFNCIA Na infncia vc se descobre como pessoa. Nasce a sua identidade, a forma como vc v o mundo, como ele o v, como vc se expressa etc. Tudo de forma pouco articulada, considerando que o domnio da linguagem e a sua capacidade de transformar a abastrao que o mundo em um discurso coerente ainda bem limitada. Em janeiro de 2006 eu no sabia bem o que fazer. Queria virar juiz, mas no sabia como. No estudei na faculdade, para a marinha foi um estudo bem direcionado, s estudei para a prova da Marinha do Brasil, Quadro Tcnico mesmo, nada mais Ainda, desde outubro de 2004 (quando foi a prova oral da marinha) eu no estudei mais nada. No tinha bibliografia, com exceo de uma sinopse da saraiva de penal de 2002, vigiar e punir, o 3 volume do ovdio (tutelas de urgncia) e alguns livros de penal militar. O estudo para a marinha foi por apostilas, resumos impressos e lei seca. Janeiro foi assim, s pensando como seria o futuro. No via uma luz, nada nada Cheguei a pegar uma sinopse para no consegui ler. Foi quando decidi entrar em um curso preparatrio. O nico disponvel poca era para juiz federal, ento eu fui na festa. Eu trabalhava todos os dias, dava servio vrias sextas-feiras e ia para a aula no sbado. No adiantou muito no. O curso se arrastou. Confesso que algumas matrias eu at gostei, mas eu nunca fui de aula, sempre preferi aprender sozinho, salvo um professor muito bom, muito mesmo. Acabei abandonando o curso por cansao e desmotivao mesmo. O que eu aprendi foi convivendo com pessoas que j estavam na luta h anos, anos mesmo. Tinha gente com 5 ou at 7 anos de carreira de concurso. E o povo no desistia, ficava l indo para a aula, gastando o pouco que tinha, para tentar chegar l. Com eles eu aprendi mais do que com o curso em si. Com alguns eu confesso que no aprendi muito no. Tem concurseiro que gosta de te jogar para baixo, te humilhar... Tente no dar ouvidos para essas pessoas drepressivas no... Em meados de fevereiro saiu um edital para a AGU. Eu fui l e me inscrevi, mesmo estando bem atrs de tudo e de todos. Mas essa foi uma caracterstica que eu levei sempre comigo: nunca tive medo de prova. Fazia mesmo. Gastava o que tinha para fazer, ia de nibus para outros estados, dividia quarto com outros concurseiros, economizava o que podia mas no deixava de fazer provas. O papo de que se sei que no vou passar para qu fazer nunca colou comigo. Isso medo de no passar, algo muito perigoso para quem faz concurso.. Ou o pior de tudo: vergonha dos demais, vergonha de dizer que queria muito algo e no

conseguiu. preciso trabalhar bem isso dentro de cada um. Eu pensava tb que meu nome no sairia e que fulano e ciclano sabiam que eu estava fazendo a prova.. E da!!?? Geralmente eles no passavam tb E mesmo se passassem vc compete com vc mesmo e pronto. mas se a questo realmente for um oramento muito reduzido, escolha algumas para fazer em locais de fcil acesso, com SP e BSB, que d para ir de excurso, nibus etc. A AGU no foi o desastre como estava escrito nas estrelas. Fiz uma boa prova. Entenda que boa prova para mim no gabaritar no, ter um desempenho razovel para o pouco tempo de estudo disponvel. Ao invs de deprimir por no ter passado foi o que me fez crescer e determinar ainda mais. ADOLESCNCIA O gabarito da AGU saiu numa tera-feira pela manh. Quando eu vi o resultado pude observar que com quase nenhum estudo, mas com muita determinao Quase deu certo Naquele mesmo dia 7/3/2006, pela manh, comprei os seguintes livros, sem pensar, simplesmente comprei Di Pietro, coleo completa de direito civil do Carlos Roberto Gonalves (no sinopse, a coleo), os 3 volumes do Alexandre Cmara, Alexandre de Moraes, Paulo Rangel de CPP, coleo completa do Rogrio Greco e mais outros livros. gastei uma fortuna, divido tudo em algumas prestaes e no quis nem saber.. Os livros chegaram no meio do expediente e ningum entendeu nada. naquela noite eu comecei, de verdade, a minha jornada. Descolei um papelo gigante e montei um calendrio, que ia daquele dia 7/3/2006 at 15/12/2007 (no foi adiante por falta de espao). Foi o start. O incio, o nascimento, o comeo de tudo mesmo. Foi ali que me descobri enquanto pessoa naquela fase de vida, mesmo j tendo os meus bem vividos 30 anos. Vc na verdade est sempre se descobrindo Basta permitir. Essa primeira tentativa eu segui um caminho que acabei abandonando meses depois. Eu comecei a resumir todos os livros que falei acima. Dedicava uma semana para cada um e ia resumindo Primeiro lia umas pgs por dia e depois digitava o resumo. Fiz isso todos os dias, com exceo de sbado a tarde e domingos. Esse esquema logo cansou e vi que no dava certo. Perto da copa eu imprimi tudo e passei a ler os resumos. Senti que estava crescendo pouco, o aprendizado era difcil.. Nem sempre o resumo realmente extrai tudo o que vc precisa saber. Ainda, tem o problema da atualizao, que na nossa rea bem comprometedor. Eu detesto futebol. Sempre detestei. Assim, no tive problema de estudar perfeitamente durante a copa. No aconselho ningum, ningum a deixar de assistir 90 de entretenimento de um evento que ocorre a cada 4 anos para estudar. Eu fiz porque no gosto, s por isso. Tenho outras formas de diverso. Passando a copa eu vi que lendo resumos no iria adiante no. Foi quando No sei como (de verdade), adotei o mtodo que acabei levando at o fim. Eu olhei para um dos livros todo sublinhado e questionei: porque no estudar direto da fonte!!?? Porque perder tempo resumindo se posso somente sublinhar o que importante, colorir todo o livro, grampear ementas, pequenos resumos de captulos etc? era um universo de possibilidades que se abria para mim. Depois descobri que muita gente faz isso, eu s descobri naquela ocasio. Assim, acabei tendo que adotar um livro de cada matria para ser o meu livro base, aquele que seria a compilao de tudo relacionado com a matria. Como escolher o livro um assunto delicado. Tem muita gente que impe certa bibliografia, dizendo que se no for por

ele vc no passa etc. Temo no concordar com essa postura. Livro bom livro no lido, mas entendido. No adiante desfilar no cursinho com a literatura mais especializada se ela no est servindo para vc. Ningum aprende dormindo com livro no, preciso ler e principalmente, ENTENDER e conseguir, numa prova, demonstrar que vc sabe o que leu. Por isso, no aconselho bibliografia, s digo o que eu usei, com base no que disse anteriormente. Muitos vo achar que ela ridcula (j me disseram), mas foi o que deu certo para mim. Administrativo: jos dos santos carvalho filho. Simples, fcil de entender e direcionado para concurso. Mas pouco profundo em vrias matrias. Eu sempre estudei com o site do STJ aberto, bem como com o bom e velho guerreiro google. Assim, fui complementando o livro e no final ele ficou bom. Tinha a di Pietro e o Celso Antnio tb, mas no usava, s para consulta sobre posicionamento. Penal: ele mesmo. Isso, o capez. Para muitos um livro de estudante de 1 fase de direito.. Eu nunca soube penal. Em 2006 eu no diferenciava concurso material de formal. Srio, eu nunca admiti penal na minha cabea, achava intil porque eu no trabalhava com isso e no pensava em concurso Bem, a hora da verdade chegou e eu precisava aprender. Eu comprei o Capez vol 1 e vol 4 para leis especiais. A parte especial do Cdigo Penal li no NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Comentadas. 3. ed. So Paulo: RT, 2008, p. comentado. Foi suficiente para mim, considerando que ele aborda grande parte das questes controvertidas da parte especial. Ainda, li muito sobre as teorias de direito do inimigo, imputabilidade objetiva etc, em livretos ou no google mesmo. O suficiente para no ficar calado numa eventual oral ou escrever algo em 2 fase. Processo Penal: o rangel foi bom. Introduziu bem uma matria completamente estranha para mim. Nunca tinha assistido uma audincia penal. Nunca tinha manipulado autos de uma ao penal. No sabia o que era alegao final, mal sabia o que seria uma denncia formalmente. Bem, o rangel ajudou muito, mas eu queria ir alm.. Fui no PACELLI e gostei demais da conta. Comecei a us-lo juntamente com o Cdigo de Processo Penal do NUCCI comentado, sempre complementando com juris. O PACELLI mais aprofundado, vai um pouco alm, te faz pensar traz uma viso constitucionalista da matria. Valeu a pena. De um tabu passou a ser uma das matrias mais fceis e consequentemente uma das preferidas (tudo que fcil melhor). Constitucional: terrvel matria para se escolher bibliografia. Talvez a pior de todas. O Alexandre de Moraes no vinga para concurso, letra da CF explicada de outra forma. Fui no Lenza e no melhorou muito. Mais voltado para concurso, mais esquematizado, mas tb fraco em vrios aspectos. Acabei ficando com ele pensando numa objetiva. Mas depois resolvi comprar tudo que o barroso escreveu e da a coisa foi aprofundando mais. Aconselho a perder um pouco de tempo nessa matria, leia bem e entenda controle de constitucionalidade, interpretao constitucional e direitos fundamentais. Isso quase sempre cai. Se no cair diretamente, cai indiretamente. Tributrio: no caa no TJMG, mas como eu estudava para tudo, li pelo Luciano Amaro e pelo Hugo de Brito, este um pouco fraquinho Depois acabei mesmo estudando pelo Amaro e pelo Marcelo Alexandrino, aquele especfico para concursos. Essa matria no complexa em se tratando do nvel de um concurso estadual.. MAs precisa estudar sim. Processo civil: aqui me permita dar o nico conselho: o didier seria uma boa opo. Ele no esgota no, mas traz quase tudo, explica bem e principalmente, direciona para provas. Como muitos compraram muitos acabaram falando dele, que seria plgio etc. Mas se vc est

no concurso o que faz diferena um plgio para vc? O importante que o livro bom mesmo. Eu tinha o bom e velho HTJ ao lado para complementao e a minha grande paixo: ovdio batista. Mas em resumo, estudava com o didier e com o marinoni (manual do processo de conhecimento) como livros base. Civil: O maior programa de todos. Aqui complica pela extenso da matria. Eu no consegui estudar nesse esquema pelo carlos roberto gonalves (coleo). Descobri o tartuce e nele fiquei, com exceo de sucesses que peguei o venosa ( poca o tartuce no tinha lanado ainda). O tartuce no doutrina, pode tb ser fraco em alguns aspectos. Mas como o programa gigante, vc no vai conseguir estudar tudo muito bem no. Empresarial: o ulha foi quase que opo obrigatria para mim, era um dos nicos que eu conhecia mesmo. Mas ele fraco, no esgota o tema e acaba por deixar a desejar em muita coisa. Eu estudei ttulos de crdito pelo Luiz Emidyo (algo assim, esqueci), um livro gigante s sobre ttulo, mas vale a pena ler pelo menos a parte geral dele. Depois foi o ulha mesmo, o prpria na lei de falncias comentada e umas apostilas de aulas transcritas de um professor do rio (cludio calo). o curso desse cara excepcional e as aulas excelentes, acho que ainda tenho e vou te mandar por email. Aps a escolha da bibliografia foi hora de comear com esse novo mtodo. Ele bem simples na verdade, basicamente vc faz uma primeira leitura de todo o livro, sublinhando, grifando mesmo, marcando da forma que vc quiser e que venha a te ajudar melhor no futuro. Lembre-se que memria grfica um conceito importante para ns concurseiros e uma cor pode fazer alguma diferena, mesmo que sutil. Eu tb marcava as pginas com julgados quando achava interessante, quando o tema era de grande divergncia (alimentos aps o divrcio, arrombamento de vidro para furta um rdio qualifica o furto? e assim por diante). Imprimia de uma forma bem entendvel e ao final ainda fazia um mnimo resumo sobre o tema. Fiz isso centenas de vezes. Ainda, quando via uma questo de concurso sobre o tema, marcava tb, imprimia em um pequeno frame do word e grampeava no livro. os livros foram ficando bons e totalmente voltados para concurso. Como eu tinha muita bibliografia, eu tb anotava o posicionamento de outros autores sobre o tema, quando possvel. Veja bem que esse mtodo no fcil. Demora para caramba bea um bocado demais da conta. A primeira leitura difcil e vc ter que perder algum tempo com isso. depois de alguns meses vc vai ver que valer a pena. Material quase tudo nos estudos. O negcio no s estudar, mas estudar de forma correta e direcionada. Isso estudo direcionado, focado. Vc tb pode complementar esses livros com apostilas de transcrio de aulas. Eu vou te mandar algumas, mas podem estar desatualizadas. So dicas de concursos, uma aula um pouco mais relaxada, tranquila, muito legal, um momento mais relax, sem muito compromisso. AMADURECIMENTO A partir dessas leituras eu vi que estava caminhando para o que poderia chamar de rota segura. Comecei a ver que a compreenso da matria j no era algo to distante da minha realidade. Como o foco era ser juiz e penal seria o meu calcanhar de aquiles, acabei me inscrevendo num curso rpido de dosimetria. Esse curso foi fantstico, foram 2 meses, toda segunda-feira, ele passou prescrio e dosimetria, eu amei de verdade, levei muito a srio, no faltei uma aula sequer, fazia todos os exerccios. Na primeira aula eu no conseguia dosar a pena de um homicdio, depois j fazia qualquer coisa, 3, 4 agentes com 2 ou 3 crimes cada, sem problemas.

Ento comecei a rodar o brasil pelas provas, fazia prova de todo o tipo o tempo inteiro. Usava o meu salrio de tenente da marinha para pagar as despesas. Muitos, mas muitos mesmos falavam para no fazer, que eu estava despreparado etc. Mas eu no dava bola. Um dia um maluco me falou na 2 fase de tocantins: quando vc passar um ou no mximo dois salrios pagam tudo que vc gastou verdade, pagam mesmo. No pense em economizar em vc. Sonho no tem preo. Se o que vc quer v atrs e lute por isso, no se preocupe com mais nada, vc com vc mesmo. A primeira prova foi horrvel. Juiz federal do trf1, nem perto de passar.. A segunda foi procurador federal. Na primeira fase fui muito bem, mas fiquei por dcimos na segunda. A minha rotina era estudo dirio. Nunca me importei com tempo de estudo mas com qualidade de estudo. 2 horas podem significar muito mais do que 4 ou 5 horas mal estudadas. Quando estava cansado eu dormia. Quando estava de saco cheio dava uma parada. Eu nunca estudava full time o tempo inteiro, isso simplesmente no saudvel, no bom para vc ou para ningum. Comeava e depois de 40 ou 50 minutos parava. Sempre foi assim, mesmo quando eu via que ainda dava para ir adiante Eu parava por alguns minutos. Depois reiniciava os estudos com a mente tranquila. Eu dividia as matrias em grupos, tipo A era penal e processo penal, B civil e processo civil e assim por diante. Uma semana para cada grupo. Dividia os dias para cada matria dentro dos grupos. Fazia isso em razo do tempo reduzido que eu tinha para estudar e principalmente dos meus trs princpios de estudo: 1) LER A MESMA COISA VRIAS VEZES 2) REDUZIR O INTERVALO ENTRE A LEITURA DE UM PONTO E A SUA RELEITURA 3) LER O MXIMO POSSVEL ANTES DA PROVA O aprendizado passa por fases. No incio vc entende, um estudo de compreenso e introduo. Depois vc passa a tentar realmente fixar o que aprendeu. para isso imprescindvel que vc estude a mesma coisa mais de uma vez. Esquea a lenda de que lendo uma vez j suficiente, Isso no verdade. Vc precisa ler e reler a mesma coisa para poder entender realmente o que est acontecendo. S depois de algumas leituras que vc ir solidificar o suficiente para reproduzir o que sabe com perfeio perante uma banca de concurso.

Eu segui o meu cronograma (o quadro que falei anteriormente) por meses Sempre o segui na verdade. Mas quando chegava uma prova objetiva eu parava tudo. 2 semanas antes eu lia lei seca, informativos de jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia/Supremo Tribunal Federal, smulas e fazia provas. S isso e nada mais. Parava com o cronograma mesmo, colocava GT 1 fase TJMG", gt era uma linguagem da marinha (Grupo tarefa). Eu tinha uma relao das principais leis que caem em concurso e s lia isso, sem parar. Repetia o CC 2x, o Cdigo Penal 2x, CPC e assim por diante. o mais importante que eu lia as leis de empresarial, O que cai nessas provas basicamente lei seca e lendo isso vc j mata grande parte do problema. Nos cdigos voltados para a prova objetiva eu fazia o mesmo: estudava sublinhando, riscando, colorindo o coitado do livro. Fazia esquemas e grampeava no cdigo (eu lembro que o quorum de votao da ltda eu s decorei assim). Eu tb imprimi todas as

provas possveis de juiz estadual e fazia todas elas. COm isso comecei a me dar bem em primeira fase. No tem mistrio, porque as provas so feitas para evitar recursos e a nica forma de possibilitar isso fazendo provas com a letra da lei. No existe forma mais estpida. Mas eu concordo com eles.. Se no fosse assim nenhum concurso encerraria, seriam milhares de MS questionando tudo e todos.

Acho que j est bom agora. Mas foi isso. Depois veio a segunda fase do TJMG, que eu mantive o esquema de estudo por grupos, mas fui intensificando Veio a 2 fase do TJTO, que eu tb fiz isso. Mas nessa poca me pegaram na marinha, um comandante l no gostou do meu avano e tentou me quebrar. Comecei a estudar nas madrugadas e no desanimei nem um pouco. Para a 2 fase do tjto, que era sentena, eu fiz cerca de 47 sentena a mo!!!! Usando o mesmo modelo de prova da CESPE, mesmo papel pautado, tudo igual, reproduzindo o dia da prova. Fiquei muito bem colocado para a oral. Mas ento o tjmg ficou doido e resolveu me passar

o estudo para uma oral no muda. a mesma coisa, s que o seu nvel de estresse aumenta exponencialmente. Vc fica meio taquicrdico o tempo inteiro, no dorme muito bem, pensa nisso o dia todo, fica fazendo contas de que alguns no vo passar e que isso pode acontecer com vc. Pense assim: vc chegou l. eram 5.000 ou mais e vc chegou Vc sabe a matria, agora s manter a calma, comprar uma roupa adequada, investir um pouco na oratria e pronto. Eu falei com alguns colegas que tinham passado sobre a roupa. Para homem no tem mistrio, s evitar a gravata do mickey, rosa etc. Terno preto, camisa branca, gravata sem muita cor e pronto. Mulher seria um pouco mais delicado. Em SP elas brincam que tem meio que um uniforme, brinco bem pequeno tipo prola, terninho escuro, cabelo preso, algo assim. Cuidado ao abrir a boca, fale com calma, mas firme. Evite o eu acho, talvez, hummmm Vc ser juiz. Vai ter que decidir em audincia um bocado de coisa importante, tem que julgar procedente ou improcedente a pretenso. Vc at pode julgar parcialmente, mas vai ter que decidir. Na oral mostre que vc sabe o que decidir, julgar, se posicionar. No TJMG tem a entrevista, algo importantssimo. Ns assinamos a posse numa mesa com mais de 200 anos de idade. MG no um estado qualquer, MG. tradio, cultura, as pessoas aqui ainda tm valores bem conservadores, tome cuidado com o que vc fala para eles na entrevista. No para mentir, mas se vc acha que casar joo com pedro no tem problema Guarde para vc Vitalicie e ento homolgue o pedido deles Mas no fale isso na entrevista! Infelizmente vc tem que se manter um pouco dentro do padro para passar. Tb no v defender a pena de morte para ateus, esquea os extremos.

Famlia. converse com eles. O papel deles ser fundamental nessa sua jornada. Eu tenho poucos familiares, mas tinha uma namorada, que virou noiva e agora esposa. Ela esteve ao meu lado a cada momento, a cada minuto. Segurou a barra, deixou de sair a noite, deixou de ir para a praia, para sempre estar ao meu lado e para ela que eu dedico toda a minha aprovao, somente para ela e mais ningum. A famlia dela esteve sempre comigo tb, me ajudaram o tempo inteiro. Tente passar para eles que o seu momento de vida mudou. Que aquele almoo de domingo das 11 s 16h no ser mais possvel. Que infelizmente vc no poder visitar a sua tia no sbado, que hj noite vc ir estudar e no assistir novela com a sua me. o seu namorado, noivo, marido tb precisa entender que vc ir mudar. Podese dizer que uma TPM quase constante para mulher, vc fica nervosa, tensa. O homem fica irritado, chateado, descrente mas depois vc passa e a sua vida muda da gua para o vinho. Quando vc assina uma primeira sentena de verdade vc v que agora vc tem um emprego,

que vc faz a diferena, que tem uma posio social muito importante. Semana passada eu almocei na casa de um velhinho que vive na porta do frum. Para ele foi uma honra, mas para mim foi uma honra ainda maior. As pessoas te reconhecem pelo cargo e vc precisa levar isso em considerao. No interior assim, o Brasil de dentro diferente da c apital, os valores so outros, vc pode deixar a sua carteira aberta com dinheiro na mesa da padaria que vo lhe devolver depois. No ria no que vo sim, o povo bom, trabalhador, tem *&%$ tb, mas exceo. Acredite em vc. Acredite que ser possvel, que vc conseguir e no importe o tempo. lembra que eu falei do meu quadro? Bem, ele terminava em 15/12/2007. Eu montei esse quadro em 2006, poca eu nem pensava em fazer tjmg quanto menos passar.. Bem, o resultado do concurso saiu em 15/12/2007. parece que o quadro montado h mais de um ano j estava preparado para terminar ali mesmo. Foi muito emocionante quando eu realizei isso. Fiquei olhando para o quadro e fiquei pensando sobre tudo que aconteceu. No esquea da sua qualidade de vida. Tenha tempo para vc, principalmente as mulheres tendem a ficar muito depressivas se param de se cuidar etc. Eu corria quase todos os dias, era uma forma de manter a sanidade fsica e mental. Eu costumava gravar a minha prpria voz para ouvir em .mp3, isso me ajudou muito nos engarrafamentos do rj e nas corridas. Bem, essa a histria. Vc tem o meu email e por favor, escreva sempre, sempre que vc quiser. Qualquer dvida, questo, qualquer coisa pode me ligar, mandar email que eu sempre responderei.

Bons estudos!!

DEPOIMENTO ESCRITO NO CORREIOWEB, DEPOIS DA APROVAO NO TRF DA 1 REGIO (abril/2007): Pessoal, Estou escrevendo no CorreioWeb talvez pela ltima vez. Por isso, a extenso desse depoimento gigantesco mesmo! Na verdade, depois de mais de um ano ligado em concursos, preciso desligar um pouco. E uma das maneiras de fazer isso diminuir a quantidade de acessos a esse vcio que todos ns concurseiros temos, o CorreioWeb. Por isso, um desabafo final sobre essa longa jornada. Gostaria de transmitir o que eu vivi e senti desde que resolvi estudar para valer, l por fevereiro ou maro do ano passado. Em 2003, eu fui aprovado para a PFN, mas confesso que foi muito mais por conta do excelente conhecimento que eu tinha das matrias de Direito Pblico, especialmente Tributrio, do que qualquer outra coisa. Alis, fiquei por um ponto na primeira fase e s avancei no concurso porque anularam algumas questes. Foi um perodo complicado, um concurso difcil, porque eu acabei indo para a segunda fase, tive as provas abertas corrigidas e passei, mas ainda no tinha me formado. A, foi uma batalha para conseguir a abreviao de curso (para quem no sabe, h uma previso legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educao), mas consegui e tomei posse. Foi tanta luta que s Deus mesmo para me dar fora. Passar no concurso foi o menos complicado, confesso, perto do esforo para me formar e para superar o indeferimento da inscrio. Tudo deu certo e o meu mandado de

segurana, graas a Deus, j transitou em julgado, se bem que agora isso no importa muito. Em 2004, comecei a estudar para o MPF. Foram cinco meses de esforo, algo como umas trs horas por dia. No passei nem na primeira fase. Fiz o mnimo nos grupos, mas fiquei na mdia. Para ser bem honesto, hoje eu agradeo por no ter passado. Primeiro, porque tambm tive que ajuizar um mandado de segurana e s fiz a prova com uma liminar. No agentaria passar novamente por toda a angstia que vivi na PFN. Alm disso, eu aprendi ao longo dos anos que todos ns temos um perfil. Naquele ano mesmo de 2004, percebi que o meu perfil no era para o Ministrio Pblico. uma carreira muito bonita, mas seria quase como me colocar para trabalhar em um pronto socorro. Por mais que o trabalho seja abenoado ali, no a minha rea. E a gente no d o melhor de si quando est fora do prprio contexto. Mas, a lio mais importante daquele concurso foi ver que eu tinha estudado errado. Fiquei lendo grandes livros de doutrina, tentando captar o pensamento dos mestres e dos renomados escritores. Quando chegou na hora da prova, muita coisa eu no tinha visto. Parei de estudar, porque veio a questo dos trs anos e eu tinha prometido para mim mesmo que nunca mais faria um concurso com base em uma liminar. Alm disso, percebi que de vez em quando a gente precisa dar um passo atrs para seguir em diante com o perdo da frase batida. Concentrei-me mais no trabalho, no casamento e esqueci os livros. No final de 2005, eu j sabia que o meu destino era novamente encarar os estudos, porque eu tinha uma meta a atingir. Estranho que, quando eu era pequeno, repudiava a possibilidade de ser funcionrio pblico. Mas, sempre dizia que se um dia eu fosse um, seria um juiz. S fui me lembrar disso muitos anos depois... Bem, mas eu virei um funcionrio pblico com 19 anos, nunca trabalhei na iniciativa privada e ainda no tinha conseguido chegar aonde eu previra quando adolescente. Entrei em 2006 decidido a estudar. Deixei minhas aulas no cursinho, meu xod que eram as aulas na especializao, racionalizei meu trabalho, deixei de auxiliar em um setor na PFN que era uma maravilha de local para trabalhar e fiquei apenas com as minhas comarcas e varas federais. Minha esposa entendeu que era hora e me deu muito apoio, o que foi fundamental. No final de fevereiro do ano passado, comecei a estudar, mas s engrenei mesmo em meados de maro de 2006. Eu sempre gosto de tirar lio das coisas. E a lio que eu tirei do concurso de 2004 do MPF foi que eu tinha estudado errado. Minha maneira de aprender no era lendo aqueles livres. Lembrei-me do vestibular na USP, como eu tinha me preparado: comeando pelo bsico de cada uma das matrias, concentrando-me nas aulas desde o primeiro dia e, principalmente, fazendo muitos exerccios. Mais do que isso, lembrei-me do Robson, professor do IBET que um dia falou uma obviedade nunca antes por mim percebida. possvel ser mdico sem analisar diretamente um corpo humano? Aprende-se medicina sem dissecar diretamente o objeto de estudo da rea, ou seja, o corpo humano? No! Ento, como aprender direito sem tomar contato direto com as leis? Ler livros e mais livros doutrinrios sem nunca ter lido completamente o Cdigo Civil? Aprender pelo que os outros dizem das leis, sem raciocinar diretamente sobre elas? Enfim, formulei um sistema inicial de estudo baseado na leitura da legislao seca. Chato, cansativo, mas a gente se acostuma. E vai percebendo que pode formular idias prprias sobre Direito Civil, Constitucional, etc. No precisa ficar s nessa de tal autor disse isso, aquele disse aquilo... No, se voc l a lei, aprende a analis-la diretamente. Tambm comecei a fazer exerccios fechados, provas objetivas. Ora, se eu no tinha passado nem na primeira fase do MPF, era porque eu no sabia lidar direito com aquelas provas. Li toda a legislao seca. Fiz muitas e muitas questes fechadas. Pegava as provas nos sites da OAB, que so uma excelente fonte. Todo ano, h trs exames da OAB. E h OAB em todos os Estados, quase todas fazendo provas diferentes. Assim, eu tinha um sem nmero

de provas atualizadssimas para fazer. Procurei tambm em sites de concursos, fiz provas fechadas do MP, da PFN, AGU e muitas da magistratura, especialmente da federal. Percebi que as questes se repetem. H assuntos que esto mais na moda e acabam caindo na maioria das provas. No esperei estar bom de matria para fazer as questes. Fazia uma prova hoje, no sabia tudo, mas aquela questo que eu tinha errado piscava na memria quando eu lia a lei seca sobre o assunto, ou ento resumos. Isso, resumos. Tem gente que torce o nariz para eles. Mas so importantes, porque do uma idia geral sobre a matria, do noo de conjunto. Quem pode conhecer tudo sobre os dedos da mo se no tem idia de que o corpo humano feito de cabea, tronco, dois braos e duas pernas? Tem gente que sabe detalhes sobre cada um dos ossos da mo, mas no sabe que na cabea tem cabelo. Enfim, resumo muito importante para dar uma idia geral. Assim, terceiro ponto do estudo: resumos. Quais? De colegas que chegaram s provas orais, sinopses, etc. H resumos para todos os tipos e gostos. Quarto ponto: eu tinha sentido uma tremenda falta de conhecer a jurisprudncia, isso na prova do MPF. Mas no era aquele julgamento recente do STF que s quem l diariamente as notcias de l sabe. Falo de smulas mesmo. 50% da jurisprudncia cobrada em provas sai das smulas do STJ e do STF. Ento, eu li as smulas do STJ e do STF. Li uma vez. Li duas. Li trs. Por fim, estava quase decorando. E aqui vai outra dica, dada pelo meu professor Aguinaldo Allemar, de Direito Internacional: se voc for ler uma lei ou algo similar para concurso, leia sempre na mesma fonte. Se estiver lendo as smulas do STJ, leia sempre do mesmo livro ou impresso, porque a memria da gente funciona de forma fotogrfica. s vezes, o contedo no est to claro, mas voc resgata a imagem daquele escrito e o contedo aparece. At agora, nada de doutrina. Mas, eu sentia falta de algumas coisas muito tericas. Por isso, rendi-me e peguei um livro de doutrina: Direito Penal Parte Geral. Autor: Fernando Capez. Ah, mas esse livro no presta, tem tal autor muito melhor, tem aquele outro... muita gente poderia dizer. Mas, para concurso melhor voc pegar um autor que d uma boa repassada no geral, com linguagem fcil, que expe as idias dos outros autores, do que um doutrinador puro, que traz idias novas. Estes so essenciais para o Direito, so eles que renovam essa cincia to bonita, mas no so to eficientes para concurso. Li Capez mesmo, s a parte geral. Uma vez, duas vezes. Algumas partes, trs vezes, at eu entender que *&%$ era aquela de teoria do crime, o que era uma concausa superveniente relativamente independente. Enfim, esses entes da vida que no entram na cabea da gente. Li tambm o livro do Alexandre Moraes, de Constitucional. Dane-se se outros autores so melhores, eu queria ler aquele e pronto. Livro no s o melhor que a gente tem que ler, mas o que tem a linguagem mais digervel para cada um. Processo Penal? No lembro de ter lido nenhum doutrinador. Fiquei com o livro do Pacelli na minha mo e no consegui abri-lo at agora. Depois da maratona de concursos, talvez eu o abra para o exerccio da minha profisso. Mas no dava tempo. Direito Civil? Sim, eu fui doutrina, apesar de sempre entender que Direito Civil se aprende lendo o cdigo. Li Fiza, aquele resumo. Sim, todo o Direito Civil em menos de 1000 pginas! Fazer o qu? No d para ler Caio Mrio, o tempo curto. Pensei: no dia em que eu precisar no meu trabalho, vou aos grandes nomes da doutrina, para consultar assuntos especficos. Mas agora no tenho tempo. Processo Civil? Li o Curso Didtico de Processo Civil, do Elpdio Donizetti. Todo o Processo Civil em menos de 1000 pginas. O Elpdio um craque dos concursos e o livro dele no traz nada de doutrinador, mas tem cada esquema grfico! Tem cada sntese! A maioria o jogaria no lixo, de forma preconceituosa, mas eu li o livro dele. E gostei. Consegui ter uma noo geral do que o Processo Civil.

Ambiental? No li nenhum livro, s resumos. Previdencirio? Depois de algum tempo, fui ler o livro do Marcelo Leonardo Tavares, porque eu era muito fraco na parte de benefcios. Como ele juiz federal, escreve o que vive na prtica. Ideal para a prova de sentena. Mas s li depois da primeira fase. Tributrio? No li nada. Depois de oito anos da Receita Federal, trs na PFN, aulas em cursinhos, aulas na ps-graduao, especializao na matria, em ao menos uma eu tinha que me dar o luxo de no estudar. Mas li o CTN seco, s por garantia. Administrativo: s resumos. Eu li algumas partes do livro do Celso Antnio Bandeira de Mello, mas pequenas. Ele fantstico, um autor maravilhoso. Mas, sinceramente, eu tambm no tinha tempo para uma obra de tal porte. Tinha no armrio tambm o Carvalho Filho, talvez a melhor para concursos, mas novamente a falta de tempo no me permitiu. A vida assim mesmo. Eu tinha que trabalhar na PFN, levar o servio com responsabilidade e tambm tinha um lar para dar ateno. Ento, tive que fazer uma escolha. E a minha escolha foi deixar a leitura de grandes obras de lado, exceto o que eu falei acima. No comeo do ano passado, quando tinha iniciado os estudos, apareceu o concurso para a magistratura do Estado de Gois. Resolvi fazer, porque a gente s se sente estimulado para os estudos se tiver uma meta em vista. Pensei: se o concurso andar muito rpido e eu tiver a felicidade de avanar, talvez no tenha os trs anos na inscrio definitiva. Mas, e da? Eu terei pegado o ritmo das provas objetivas, das abertas e das sentenas. Fiz a inscrio. Levei o estudo com lei seca, smulas, alguns informativos de jurisprudncia, alguns resumos e um zilho de questes fechadas at fazer a primeira fase em Gois, no comeo de junho. Trs meses de estudo intensivo, adotando esse novo mtodo. Ao sair da prova, percebi que meu estudo tinha funcionado. Muita coisa era lei seca, smulas. Na semana seguinte prova em Gois, mudei a forma de estudar. Eu j tinha lido toda a legislao e estava cansado das smulas. Quanto aos resumos, estava levando bem. Ento, pensei: o que eu vou fazer na segunda fase? Responder questes abertas. Ora, faamos questes abertas! Foi a minha salvao. Tudo o que eu no tinha visto na doutrina, consegui assimilar fazendo as questes abertas. Bem, tudo no. Mas quase tudo. Quais os princpios contratuais do novo Cdigo Civil e qual a mudana de paradigma em relao ao Cdigo de 1916? Isso no estava nos cdigos e nas leis secas. Tambm no estava nas smulas. Talvez estivesse no livro do Fiza, mas no memorizei. Ento, eu olhava uma questo como essa, abria um livro de doutrina e lia rapidamente sobre o tema. Ou simplesmente digitava alguns termos no Google e ia direto para um artigo doutrinrio sobre aquilo. Onde eu pegava as questes? Principalmente nos sites de tribunais. E, como a minha meta era a magistratura federal, decidi resolver tudo quanto era questo de prova aberta dos concursos para juiz federal. Assim fiz. Mais do que isso, concentrei-me na doutrina do tribunal para o qual eu queria prestar definitivamente: o TRF da 1 Regio. O juiz pode dar uma liminar para uma empresa de nibus continuar atuando, at que seja feita a licitao? perguntava o TRF da 4 Regio em algum concurso. Deixa eu ver o que o TRF da 1 Regio pensa sobre isso eu pensava. Fiz isso em junho e at meados de julho. No final desse ms, eu teria a primeira fase do TRF da 5 Regio e precisava voltar aos estudos para a 1 fase. Retornei ento e reli algumas partes mais importantes da lei seca, reli as smulas e fiz mais uma batelada de questes fechadas. O interessante que a prova do TRF da 5 Regio, na primeira fase, cobrou muita lei seca e jurisprudncia, vrias sumuladas. Eu sabia exatamente onde estava cada coisa na legislao e, diante da possibilidade de consulta, no perdia tempo: ia diretamente ao ponto. Senti um pouco de dificuldade porque no tinha lido todos os informativos do STF e do STJ e isso me causou algum prejuzo. Mas nada para me tirar dos aprovados para a segunda fase. , mas nesse meio tinha justamente a segunda fase de Gois, em meados de setembro, se a

minha memria no falha. Outra coisa: logo que eu acabasse a prova no TRF da 5 Regio, no final de julho, iria viajar com um amigo para os Andes, mas a Varig quebrou uma semana antes e a viagem foi cancelada... Ah, se eu soubesse que aquele cancelamento de viagem seria crucial para a minha aprovao no TRF 5, por me dar mais alguns dias de estudo... Coisas de Deus, que a gente s percebe com o tempo. Ele age de determinada forma que s vezes condenamos, at entendermos que tudo tem suas razes. Enfim, comecei agosto sem viajar. E, com duas segundas fases em vista: Gois e TRF 5. Este ltimo, com sentenas e questes abertas. Em Gois, s questes abertas. Pois bem, eu j tinha feito muitos exerccios, mas poucas sentenas. Alis, quase nenhuma. Comprei ento dois livros: 1) Sentena Criminal, de Adauto Dias Tristo; 2) Redigindo a Sentena, do mineiro Elpdio Donizetti (eu tinha que prestigiar o conterrneo do meu pai, triangulino como eu). Livros de sentena so importantes para voc perceber detalhes. Condenao em custas, estrutura da sentena, relatrio, etc. Quem analista ou juiz no precisa disso. Mas, para quem nunca redigiu uma sentena, fundamental. Gostei dos dois livros. Quem ensina a fazer sentena a prtica, mas eles do um caminho. Pois bem, se a prtica, ento vamos s sentenas! Passei agosto fazendo sentenas de concursos para juiz federal, especialmente da 1, 4 e 5 regies. Fiz quase todas desses concursos que encontrei. Sempre me baseando na jurisprudncia do TRF 1, STJ e STF. Em agosto, tambm fiz mais umas questes abertas. Nesse meio tempo, vi novamente que Deus faz as coisas de um gente muito especial. Em julho, eu estava atolado de trabalho, na chefia da Seccional da PFN da minha cidade, mas uma colega entrou na minha sala desesperada com a quantidade de processos que ela tinha. Ela estava maluca mesmo! Disse que daria o aumento que teramos na PFN para quem a ajudasse. Eu sorri, pensando comigo mesmo: caramba, era s o que me faltava! Atolado de trabalho, estudando para concurso e ainda tendo que ajudar... A eu pensei que eu estava errado. Ajud-la ia me custar muito pouco tempo, porque eram processos de execuo fiscal que eu conhecia bem. E ela era muito bacana, uma pessoa nota dez... Peguei uma pilha de processos e a ajudei. Duas semanas depois, ela me chamou sala dela. Queria me pagar pela ajuda, queria me dar o aumento dela. Aquilo me assustou de um tanto que ningum imagina! Nunca mais duvidaria de nada que ela falasse... Mas, no poderia aceitar o pagamento. Eu tinha ajudado porque quis ajudar. S isso. Para ser sincero, nem tinha imaginado que ela estava falando srio quando disse que daria seu aumento para quem ajudasse... Recusei, educadamente. Uma semana antes da segunda fase do TRF da 5 Regio, cheguei ao trabalho e encontrei um livro sobre a minha mesa. Tinha um recado da minha amiga, algo como para no dizer que no te agradeci de alguma forma, um livro para voc. Era um livro sobre as recentes alteraes do Processo Civil, do Carreira Alvim (sim, dele!). Bem, acho que no demais aceitar esse livro como agradecimento pensei. Pena que o concurso estava to perto... Peguei o nibus para Braslia, j que o avio para Recife sairia de l. Na viagem, resolvi ler o livro ganhado. Li muitas pginas, mas no todas. Parei logo depois de um tema interessante, sobre julgamentos colegiados. Eu j tinha atuado junto ao Conselho de Contribuintes, mas nunca tinha pensando em como se resolveria um caso quando os julgadores divergissem, indo cada um para um lado. E o livro trazia os mtodos e tcnicas de desempate em julgamentos colegiados, reproduzindo lio de Barbosa Moreira. Cheguei a Braslia e comentei com o meu pai sobre aquilo, perguntando se no trabalho dele aplicavam algum dos mtodos. Fui para Recife. Primeira prova: uma dissertao valendo 60% e quatro questes valendo os outros 40% da prova. Tema da dissertao: voto mdio e tcnicas e mtodos de desempate

em julgamentos colegiados. Deus colocou aquele livro na minha mo. Deus me fez parar a leitura apenas quando cheguei parte que falava sobre o tema. Mais do que isso, algo que eu s descobri mais tarde: eu tinha parado de ler os informativos do STF em uma edio no to recente. E a penltima deciso do ltimo informativo do STF que eu li falava justamente do tema cobrado em uma das questes abertas. Em resumo, Deus pegou na minha mo e disse: meu filho, faz essa prova a direito que eu estou do seu lado! No dia seguinte, no TRF 5, prova de sentena. Uma de previdencirio (como cai) e outra de penal. Na de previdencirio, adotei uma linha diferente de praticamente todo mundo. Se no fosse a estrutura boa, alm de todo o resto, teria danado. Alis, tirei uma nota baixa, mas suficiente para, juntando com a nota da sentena de penal, chegar s provas orais. A, percebi algo de provas de sentena. Alis, algumas coisas: 1) o treinamento de sentenas funciona; 2) saiba jurisprudncia federal, se quiser fazer para juiz federal; 3) seja conciso, claro, sem enrolao; 4) acima de tudo, seja rpido e termine a sentena. Rascunho no d para fazer. Bem, setembro chegou e tinha a primeira fase do TRF da 1 Regio, meu to sonhado concurso. Antes, fiz as provas abertas de Gois. Foram quatro dias. Na manh de cada uma, relia as questes abertas que eu tinha respondido. Das 20 questes cobradas nos quatro dias, acho que 40% eu reli em cada manh. Estavam nos meus impressos, nas questes abertas que eu mesmo respondera, e aquilo ajudou muito na hora da resoluo. Primeira fase do TRF 1... Lio vital para concursos: durma bem na vspera. Dvida cruel da minha vida: qual a razo dos pernilongos existirem nesse mundo? No polinizam nada, no servem para nada. E ainda atrapalham a gente a dormir na vspera do concurso. Mas, eu estava preparado... Abri a prova e tomei um susto. Nessa hora, senti falta da doutrina, porque a prova foi absurdamente doutrinria em algumas matrias. Resultado: no fiz o mnimo. Pior de tudo: fiquei por uma questo. Tragdia maior: a questo que faltou foi uma que eu errei ao marcar o gabarito, talvez a mais fcil da prova. Enfim, por errar a marcao do gabarito em um questo, eu tinha danado. Deixei de lado o TRF 1 Regio. Nem o livro do Desembargador Joo Batista, que eu tinha comprado em julho, li. Nem para a primeira fase e muito menos agora, que eu tinha danado. Nesse meio tempo, fui aprovado na segunda fase em Gois e fiz as provas de sentena. Concurso bom, honesto, sem pegadinhas. Sentenas boas, casos prticos, completas, mas sem surpresas. Falando em surpresa, pouco antes da data marcada para a segunda fase do TRF da 1 Regio, divulgam o resultado dos recursos. Anularam questes e eu tinha ido para a segunda fase... Eu tinha uma semana para fazer duas coisas: preparar-me para as orais de Gois, que seriam no dia seguinte ao TRF da 1 Regio, ou me preparar para a segunda fase do TRF 1 Regio. Como o meu sonho era este ltimo, resolvi arriscar. Mas, eu tinha apenas uma semana... Dediquei-me ento naqueles dias a analisar as decises dos trs desembargadores da banca relativas aos ltimos 12 meses. Fiz um dossi sobre o pensamento de cada um. Vi um caso complicado que o Desemb. Tourinho tinha decidido, um acrdo de mais de 80 pginas que me chamou a ateno. Dediquei-me ao Desemb. Tolentino tambm. Eu tinha feito uma anlise de todos os concursos do TRF da 1 Regio, do que tinham cobrado nas sentenas cveis de cada um. Eu sabia que a chance era muito grande da sentena no ser de Administrativo, pois j tinham cado muitas sentenas dessa matria. Ento sobrava o Desemb. Tolentino. Ele decidia basicamente questes de tributrio e previdencirio. Mas tributrio j tinha cado. Faltava custeio previdencirio. Apostei cegamente que cairia custeio, vi decises do examinador nessa matria.

Segunda fase do TRF 1, sentena cvel. Tema: custeio previdencirio. Fiz a prova com tranqilidade. Segunda fase do TRF 2: sentena penal. Tema: crimes federais, em um longo e extenso caso parecido com... o acrdo de mais de 80 pginas que o Desemb. Tourinho tinha redigido e eu tinha lido com ateno. Uma sentena extensa, muito bem criada, com temas novos e interessantes. No foi porque eu tinha lido sobre o assunto, mas confesso que foi realmente uma proposio de sentena digna de um concurso para juiz federal. Criativa, completa, atual. S as questes que me pegaram pelo p. Eu no tinha lido o livro do Desemb. Joo Batista, apesar de estar com ele desde julho! Mas, eu sabia as linhas gerais das idias do Desembargador. No que ele tenha exigido o pensamento dele, porque em uma questo eu dissenti quase que totalmente e no sa mal. Resumindo: no porque eu passei, mas a banca, na minha opinio, foi muito honesta e correta. Incio de novembro. Sa correndo (literalmente) do TRF 1 e fui fazer as orais em Gois. Nunca tinha feito uma prova dessas. Respirei fundo e pensei: o maior inimigo meu aqui sou eu mesmo e meu descontrole. Ento, s manter a calma. Mantive. Passei. Graas a Deus! Da para frente, foi s estudo para as provas orais, porque eu fiz TRF 5 e TRF 1. Aprendi que prova oral depende do seu conhecimento, mas o essencial manter a calma. Sem ela, voc impede a sua memria de funcionar. E, acredite em mim, a memria no te deixa s nessas horas. O que voc estudou vem mente, s ter calma. Meu estudo para a prova oral se resumiu basicamente leitura dos resumos que as turmas (tambm ajudei) prepararam para as orais. Tais resumos so como ouro. L-los consome um tempo, mas d uma base boa para as orais. Em algumas matrias, especialmente na vspera, dei uma olhada tambm na lei seca. Civil e Comercial costumam cobrar muito lei seca. Constitucional, dependendo da parte que for sorteada no ponto, tambm cai. Estressei-me muito com o estudo para as orais. No TRF 5, eu estava no meu limite. Graas a Deus, consegui seguir adiante e fazer uma prova com calma. Alis, dois pontos importantes. Pensando em como estudar para as provas orais, vi que tinha que praticar. Mas como? Como eu faria isso? Minha esposa no era formada na rea, no teria como. Pensei ento em aproveitar a tecnologia disponvel. Sim, o Skype! Convidei colegas e montamos um grupo de sabatinas semanais, trs vezes, um sabatinando o outro, ao vivo, pelo Skype. O Marcos Garapa, anjo de todos os que fizeram a oral do TRF 1 Regio, foi um dos colegas. Ajudou-me bastante, com sua experincia em provas orais. Vrios outros participaram, pessoas com quem fiz bons contatos e amizades. Treinar pelo Skype foi uma sada muito produtiva. ltimo ponto: para o TRF 1, finalmente li o livro do Desemb. Joo Batista. Ao contrrio do que alguns disseram, um livro muito bom, inovador. Gostei, sem puxa-saquismo. bom ver idias novas. Fiz as provas do TRF 5 e TRF 1 e passei. Foi isso. Todo mundo me pergunta como que eu fiz para passar em um concurso para juiz estadual e dois para juiz federal, em um ano de estudo. A resposta est a acima. Escrever tudo isso foi at um desabafo, a ltima cena do ltimo ato dessa pea chamada concurso. Resumindo meu estudo, ele se baseou na resoluo de questes fechadas, abertas e sentenas. No fiz cursinho, no li grandes obras de doutrinadores famosos. No foi por desprezo. Foi por falta de tempo, foi porque no consigo absorver muito lendo um livro. Agora, vou recorrer aos grandes nomes para lidar com os casos prticos da magistratura federal. Esse mtodo de estudo funcionou muito bem para mim. Tenho colegas, porm, como o Eduardo Nunes, que se concentraram na leitura de obras doutrinrias e foram at melhor do que eu.

O que eu quero dizer, por fim, que cada um tem que achar o seu prprio mtodo de estudo. Se de um jeito no est dando certo, como ocorreu comigo em 2004, tente outro mtodo. Mas no desista. Siga em frente. H um certo momento na vida de cada concurseiro que diz se ele vai passar ou no. aquele momento em que d vontade de largar tudo, de queimar os livros, de chutar o balde. Quem atravessa esse momento, est destinado a passar, mais dia, menos dia. Nossa mente cansa antes do corpo li isso uma vez. Se voc dominar a mente, seu corpo consegue ir alm nos estudos. isso. Um abrao a todos. Depois desse relato, que talvez seja o maior j escrito aqui no CorreioWeb, encerro a minha participao. Peo desculpas pelos eventuais erros de portugus, que escrevi de uma vez, um desabafo, sem corrigir. Para quem quiser trocar alguma idia, mantenho meu e-mail: alexandre.henry.alves@gmail.com. E tambm mantenho o meu caderno de questes abertas na internet: http://www.dedodeprosa.com Um abrao a todos e muito obrigado por esse tempo de convivncia. Fiz muitos amigos nessa jornada de estudos, amigos que no esquecerei jamais. Triangulino (sim, porque eu sou do Tringulo Mineiro) Fonte: Texto da despedida

Oi colegas! Pensei muito sobre escrever ou no. Na verdade quando li o tpico, pensei: uma boa dica no esquecer de colocar que julga antecipadamente a lide! vocs no devem ter entendido nada, mas eu explico! apesar de algumas pessoas pensarem que "como" livros, comecei, mesmo, estudando em 2006. no fundo meu sonho era a magistratura estadual, mas nem ousava dizer! ento fui fazendo trf's, tre's da vida... sempre me dava mal em matrias no jurdicas. ento no incio de 2007 teve um concurso pra magistratura estadual num estado vizinho ao meu, minha santa me me pediu pra fazer, e eu c comigo pensei: no passo nem pra analista (entendam que no estou desmerecendo nenhuma profisso, Deus sabe como eu queria ter sido chamada em algum deles!). Continuando... diante da insistncia de minha famlia e j no ltimo dia, fiz a dita inscrio. passei na 1 fase com a 5 maior nota. reprovei na 2 pois no soube controlar meu nervosismo, nem administrar o tempo que tinha (algo como 5h para 25 questes). parei por quase um ano at que pensei: mas poxa, eu posso! voltei com tudo em 2008. comecei a ser aprovada nas provas mais difceis da rea estadual, provas do CESPE que nem o nmero mnimo de vagas pra outra fase preenchia! foi quando cheguei na ltima fase de um concurso. este concurso ficou parado por muito tempo, e s veio terminar agora. fiz a ltima prova (cespe), de sentena. passei na penal e na cvel reprovei mesmo porque no coloquei "Verifico que o feito no demanda maior produo de provas, comportando julgamento imediato, conforme artigo 330, I, CPC". Ao invs disso, aps o relatrio coloquei: "tudo visto e ponderado, passo a decidir". Essa pequena frase me faria estar no curso de formao! me desestabilizei totalmente. minha famlia tambm. sinto que vou recomear tudo! e ainda sinto que no sei se consigo de novo!

ento, ao ver vcs postando, pensei que pelo menos esse meu fato poderia um dia salvar algum! eu achava que era bvio que tava julgando antecipado! no sabia que poderia custar os 1,25 que me reprovaram! no quero desanimar ningum, no mesmo! por mim todos os vocacionados conseguiriam seus objetivos, e acho que Deus prover nesse sentido. S queria dizer o que comecei dizendo, num eufemismo! bem, desculpem o relatrio. espero que persistam e sejam logo juzes, se for para o bem de cada um. Aprendi a repetir "Jesus, eu confio em ti". e agora aguardo o resultado de um recomeo. ao colega que t na 2 fase, no sei qual a banca, mas trabalhe bem o tempo com as questes! e normalmente assuntos polmicos caem mais! voc conseguir! no d ouvidos a quem diz o contrrio! aprendi que s a rvore que produz frutos se v apedrejada! colega que perguntou como ler jurisprudncia eu diria que, simplesmente, leia! no incio a pessoa no entende nada mesmo! alis, eu hoje no entendo algumas partes que no me interessam, como previdencirio! at pulo! ento leia, leia e v lendo. se cadastre no STJ e no STF pra receber os informativos toda semana, vc se acostuma. logo entender, e qualquer coisa, v marcando porque a vc revisa depois no todo, e como o colega falou, ter uma noo da matria ajuda! Ufa! to esgotada. no gosto de falar sobre isso, mas senti que aqui deveria. espero que para algum, em algum lugar, eu tenha sido til! se tivesse lido em algum espelho que vc deve dizer que t julgando antecipado! ento pelo menos agora vocs sabem! no vim me lamentar! e saibam tambm que de tudo eu aprendi que a gente t exatamente onde deveria. por alguma razo isso me ocorreu! abs, e fiquem com Deus, sempre.

William Douglas William Douglas juiz federal com mestrado em Direito e ps-graduao em Polticas Pblicas e Governo. Atua tambm como professor em cursos de extenso em Direito e preparatrios para concursos. autor de vrios livros com dicas para passar em concursos pblicos. GUIA OU GALINHA. QUE TIPO DE CONCURSEIRO VOC? Prezado amigos, com grande alegria que trago boas novas: Na quarta-feira, dia 12/03/2008, foi aprovado o Oramento Geral da Unio para o ano de 2008. Com isto, a Unio est autorizada a contratar, ao longo deste ano, at 56.348 funcionrios. So 40.032 vagas no Poder Executivo, 12.604 no Judicirio, 2.295 no Ministrio Pblico e 1.417 no Legislativo. Certamente, este era o pontap inicial que faltava para que novos concursos em mbito nacional comeassem a surgir, o que, efetivamente, j aconteceu no dia seguinte aprovao. Sem dvida, o ano de 2008 promete ser muito promissor, por isto, vale a dica: comece a se preparar a partir de j! Dois grandes telogos escreveram livros com o tema a guia e a galinha, cada qual com lies distintas e muito interessantes: Frei Leonardo Boff (Ed. Vozes) e o pastor Jorge MLinhares (Ed. Getsmani). Vou me valer de textos do segundo (LINHARES, Jorge. guia ou Galinha? 27 Ed. Belo Horizonte: Editora Getsmani, Ltda. 2005. pp. 38-52), e em seguida comparar suas lies com o concurso pblico, convidando o leitor a descobrir-se "guia" ou "galinha"...

"Galinha caa. guia caadora." Voc olha a matria, os livros, as provas como algum que vai lhe destruir... ou como algo que voc vai caar e vencer? "Galinha tem olhos laterais. A guia, no. Seus olhos so frontais." Animais que caam (ao invs de serem caados) olham para frente, para focar o que desejam. Concursandos que ficam olhando demais para os lados, para os prazeres excessivos, para os problemas... no focam. guias e ocomiserao no combina bem com a guia." E voc, amigo, est esperando piedade alheia ou prefere reunir suas forar para ir em busca do sonho? "Galinha se alimenta de milho e restos. A guia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela." Aqui vale o cuidado com a qualidade dos cursos que faz e dos livros ou apostilas que l. No se "alimente" de coisa ruim, pois faz mal! Isto tambm vale para suas conversas e companhias, para os programas de TV que assiste e tudo o mais que influencie sua mente e sua preparao. O lazer essencial, mas um bom lazer. Se voc se negar a ter uma viso e um comportamento limitados como os de uma galinha, pode ter certeza que ter o melhor desta terra. Mas ainda h mais: "O ninho de galinha feito de pena e capim. Da guia tambm. Mas sob o capim e as penas, retiradas do prprio peito, a guia coloca uma camada de espinhos." s vezes preciso ter, ou ao menos se lembrar, dos "espinhos" para que no nos acomodemos e para que levantemos vo. So os espinhos da vida, as necessidades, as contas, que algumas vezes nos impulsionam para a vitria. No raro ver pessoas com tudo a favor no passarem... talvez por falta de espinhos no ninho, e pessoas com "espinhos" conseguirem passar nos concursos. No sei se os espinhos so as contas, doena, separao ou o que for, mas espinhos no so limitadores para as guias. A galinha aceita ficar presa, a guia no. Algumas pessoas aceitam uma situao de "priso", limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. A galinha faz seu ninho ao nvel do cho, sem pensar alto, coisa que uma guia no imagina. Ela voa, pensa e aninhase no alto, que para onde se dirige sempre. Enquanto h vrias espcies de galinha, temos na guia uma espcie rara. Concursandos organizados, estudiosos e que fazem o que o certo, so raros... e so os que passam, mais cedo ou mais tarde. A diferena no o que acontece com a guia ou com a galinha, mas como essas duas aves reagem ao que acontece com elas, como elas encaram sua existncia e como lidam com ninhos, espinhos, alimentao, desafios etc. Por isso elas so to diferentes. O livro de Obadias, na Bblia, diz "Se te remontares como a guia, e puseres o teu ninho entre as estrelas..." (Captulo 1, verso 4.). Este o desafio: no importa como voc foi at hoje, mas sim que se "remonte" como guia, que o que voc j ou pode vir a ser. Para ser um concurseiro-guia, basta pensar e agir como um, pois "somos o que pensamos e fazemos". Ponha seu "ninho" entre as estrelas: voc merece. tambm prefiro o Damsio mil vezes. Conheo um juiz que passou fazendo o anual do Damsio, por duas vezes seguidas. Conheo uma promotora que passou com o cursinho do LFG, a principal ferramenta dela eram os cadernos, vrios cadernos, anotava tudo. Mas conheo uma outra promotora que passou pelo cursinho do Damsio. Ento vai de gosto. Os dois so bons. Eu j assisti aula nos dois. Acho o LFG pouco profissional, bagunado, professores suando dando aula. Os professores do Damsio adoro, do aula de terno, so mais srios. Fazem quase

nenhuma piadinha. Falam mesmo da matria. Eu gosto da postura mais sria. E no Damsio tem curso especfico para magistratura estadual, no LFG no tem, s tem o geral. E aqui na minha cidade Damsio mais barato que LFG. Mas LFG est na moda, as salas esto superlotadas em todas as franquias. No suporto o prof. Luiz Flvio Gomes, acho-o muito metido. E sem muita didtica. J o prof. Damsio admiro. Ento vai de cada um. Gosto. Assista uma semana de aula grtis em cada, e veja o que te agrada mais!

Vou te contar apenas experincias pessoais. Eu comprei o curso por DVD do Flvio Monteiro em 2008. em 2008 eu estava empolgado pra estudar mas no tinha pegado muito o jeito. Assisti poucas aulas, minha mulher ficou 03 meses fora fazendo um curso e eu fiquei com minha filha. Enfim, no deu pra estudar direito. Mas eu assisti algumas aulas e entrei 2009 com vontade de passar. Em janeiro nasceu meu segundo filho. Foi ento que aconteceu algo que me animou muito. Peguei 02 provas Ministrio Pblico/AC e MAG/SP. Tinha acabado de estudar as alteraes que ocorreram no CPP. Peguei a prova do Ministrio Pblico/AC e....surpresa. praticamente gabaritei a prova de processo penal. A prova de proc civil da MAG de SP caiu o que eu gostava e certamente teria me dado bem em processo. Foi ento que eu percebi que fazer provas no o fim do mundo. Desandei a assistir aulas pois j tinha pago os DVDS. No assisti todas as aulas. Assisti praticamente metade das aulas todas do cursinho. At agora assisti as seguintes aulas. Constitucional, penal geral, civil (assisti contratos, obrigaes, responsab. Civil, famlia, sucesses assisti 04 aulas, idem para civil geral. Direito das coisas fui assistir depois de ter passado pra segunda fase). O curso no tem consumidor, ambiental e eleitoral, eca eu assisti 04 aulas e vou desistir do resto porque mudou muito. No assistirei proc penal pois o professor horrvel. Assisti a parte geral de processo civil, no assisti execuo e cautelar. Tributrio e comercial eu assisti 04 aulas de cada mdulo. No ms de junho de 2009 eu mudei de cidade e fiz um planejamento de at dezembro ver todas as aulas, mas.........., saiu edital da defensoria, delegado e magistratura de MT. Estou a 200 km de Cuiab. Falei to dentro. Vou fazer os trs e vamos ver o que acontece. Mas lgico que eu queria e quero passar. Ento vi que precisava parar de assistir aula e estudar o que j tinha, pelo menos. Apliquei quase na integra o ensinamento do Flvio monteiro. Lia o caderno. Depois lia lei seca. As vezes fico repassando o caderno. Agente lembra. Prova de defensoria. Considerando os problemas fui bem. Fiz 67. a nota de corte foi 71. fui eliminado em direitos humanos, portugus. As matrias de direito fui bem. Entre a defensoria e magistratura tinha 30 dias e eu precisava estudar ambiental, eleitoral, consumidor, eca, tributrio, comercial. No deu pra chegar em todas. Mas ao final fiz 65 e a nota de corte foi 62. foi maravilhoso. No estou escrevendo isso para me vangloriar. Longe disso. O que quero te mostrar que para a primeira fase no precisa de conhecimento profundo. Com caderno e lei seca passa sim senhora. Outra coisa. Tem que fazer prova antes. Vai fazer concurso da FCC faa umas 10 provas deles antes. Isso ajuda. Vai pegar o estilo. Descobre que eles gostam de letra da lei etc. No desespere. Estuda com mtodo. Com reflexo. Leia 5 pginas do caderno e tenta lembrar. Se no lembra volta e por ai vai. No de ouvidos aos urubus. Vc vive a sua vida e no a dos outros. Um abrao e bons estudos.

Вам также может понравиться