Вы находитесь на странице: 1из 5

FICHA DE AVALIAO DE PORTUGUS 8 ANO 3 PERODO

Grupo I L, com ateno, o texto A. TEXTO A

Nesse tempo
Certa manh acordei sozinho em casa. Acordei a chorar. me, me - Mas a me no vinha. No havia me. Havia s a porta fechada. me, me - E a casa deserta. Pelas frinchas largas da porta via a manh l fora. Era uma manh de sol quente, talvez de julho, talvez de agosto. Devia haver medas de palha na eira em frente. Mas os meus olhos mal viam, estavam rasos de gua e de angstia. me, me - E de repente, na manh clara, comearam a cair estrelas pequeninas, estrelas verdes, vermelhas, estrelas de oiro. As lgrimas caam-me pela cara. me, me O nariz esmagado contra a porta, os olhos muito abertos, vendo atravs das frinchas as estrelas caindo, umas atrs das outras. me, me E ningum me abriu a porta para apanhar as estrelas. Nem mesmo tu, me, que a essas horas andavas a ganhar o po para a boca daquele que hoje te oferece estes versos.
Eugnio de Andrade, Os Amantes sem dinheiro

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas. 1. As palavras apresentadas de (A) a (F) referem um espao e um tempo de memria revelados ao longo do texto. Organiza-as comeando pelas referncias temporais. (A) Sol (B) Casa (C) Manh (D) Frinchas (E) Porta (F) Vero 2. Seleciona para responderes a cada item (2.1. a 2.3.) a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. 2.1. A casa aparece aqui conotada com um sentimento de (A) Saudade (B) Dor (C) Euforia (D) Doena 2.2. Esse sentimento est associado (A) A um pesadelo que o fez acordar. (B) Ao calor de um belo dia de vero. (C) solido motivada pela ausncia da me. (D) Ao desejo de ir brincar para a eira. 2.3. As estrelas pequeninas, estrelas verdes, vermelhas, estrelas de oiro que o sujeito potico v a cair so (A) Estrelas da madrugada. (B) Fantasia de criana.

(C) As suas prprias lgrimas. (D) Vises provocadas pelo medo. 3. Seleciona a opo que corresponde nica afirmao falsa, de acordo com o sentido do texto. (A) Este episdio passou-se quando o sujeito potico era pequeno. (B) O sujeito potico uma criana angustiada pela solido. (C) O sujeito potico algum que recorda um episdio de criana. (D) O sujeito potico recorda a sua ligao afetiva com a me.

L o texto B. TEXTO B

Regresso ao lar
Ai, h quantos anos que eu parti chorando Deste meu saudoso, carinhoso lar!... Foi h vinte?... h trinta?... Nem eu sei j quando!... Minha velha ama, que me ests fitando, Canta-me cantigas para eu me lembrar!... Dei a volta ao mundo, dei a volta Vida S achei enganos, decees, pesar. Oh! a ingnua alma to desiludida!... Minha velha ama, que me ests fitando, Canta-me cantigas de me abandonar!... Trago damargura o corao desfeito V que fundas mgoas no embaciado olhar! Nunca eu sara do meu ninho estreito!... Minha velha ama, que me deste o peito, Canta-me cantigas para me embalar!... Ps-me Deus outrora no frouxel do ninho Pedrarias dastros, gemas de luar Tudo me roubaram, v, pelo caminho!... Minha velha ama, sou um pobrezinho Canta-me cantigas de fazer chorar!... Como antigamente, no regao amado, (Venho morto, morto!...) deixa-me deitar! Ai, o teu menino como est mudado! Minha velha ama, como est mudado! Canta-lhe cantigas de dormir, sonhar!... Canta-me cantigas, manso, muito manso Tristes, muito tristes, como noite o mar Canta-me cantigas para ver se alcano Que a minhalma durma, tenha paz, descanso, Quando a Morte, em breve, ma vier buscar!
Guerra Junqueiro, Os Simples

4. Regresso ao lar o ttulo do poema de Guerra Junqueiro. Indica quem regressa e quem encontra nesse regresso. 5. Foi h vinte?... h trinta? Nem eu j sei quando!... O que revelam estas interrogaes sem resposta? 6. O tempo de ausncia foi de procura e desiluso.

Quais as expresses do poema que melhor o revelam? 7. A desiluso marcou o sujeito potico. Que sentimento e estado de esprito o dominam no regresso? 8. O sujeito potico diz canta-me cantigas (). Para qu? 9. Retira do texto o exemplo de uma metfora e de uma personificao. 10. Faz a anlise formal do poema (n de estrofes e de versos, rima e mtrica). Grupo II Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas. 1. Minha velha ama, que me ests fitando, 1.1. Que funo sinttica desempenha na orao o grupo nominal sublinhado? 1.2. Faz a anlise sinttica da frase seguinte ningum me abriu a porta 2. Canta-me cantigas para ver se alcano Que a minhalma durma, tenha paz, descanso, Quando a Morte, em breve, ma vier buscar! 2.1. Reescreve a orao subordinada temporal desta frase. 3. Sublinha a conjuno ou locuo conjuncional subordinativa presente em cada uma das frases. Em seguida, divide e classifica as oraes. 3.1. A poesia muito difcil de definir, mas podemos tentar. 3.2. A poesia l-se e sente-se. 3.3. Chegou quando terminvamos os preparativos para a reunio. 3.4. Se quisesses serias o melhor aluno da turma. 3.5. No estudou porque s pensava no novo namorado. 3.6. Este livro mais interessante, que o livro anterior. 3.7. Fala menos para que todos possam participar. Grupo III Escolhe um dos dois temas apresentados e elabora um texto de acordo com as orientaes dadas. O teu texto deve ter o mnimo de 180 palavras e o mximo de 240. A. O poema da parte B sugere uma histria de vida. Uma histria que nos fala de uma partida, uma ausncia, um regresso. Procura, cuidadosamente, no poema todos os elementos que deem sugestes dessa histria. Elabora com esses dados um texto narrativo que o narrador seja a ama. B. E ningum me abriu a porta para apanhar as estrelas. Nem mesmo tu, me, que a essas horas andavas a ganhar o po para a boca daquele que hoje te oferece estes versos. Para o sujeito potico, o texto que leste na parte A (Nesse tempo) so versos. De facto estamos perante um texto em prosa potica.

Para que o texto corresponda noo que comumente atribumos a versos vais reescrev-los dando-lhe a forma grfica de um poema. Comea com Certa manh acordei sozinho em casa. E termina com E ningum me abriu a porta para apanhar as estrelas.. Organiza o poema em 4 estrofes com um nmero irregular de versos, mas seguindo critrio lgico de mudana de estrofe. Os versos devem apresentar mtrica irregular.

Вам также может понравиться