Вы находитесь на странице: 1из 4

E S C O L A ATIVIDADE NOME:

M U N I C I P A L

P A D R E

M A R Z A N O
NOTA:

M A T I A S

Professora: Marta Alves Torres

DATA:__/___/__ VALOR: TURMA:

DISCIPLINA:Cincias

Astronomia : fundamentos Universo


Por Fernando Sirugi Podemos definir o Universo, como o conjunto de toda matria e energia existente no espao. Por mais conhecimento que o homem tenha, ainda muito difcil afirmar precisamente como e quando se deu o surgimento do Universo. O que se consegue produzir so apenas teorias, algumas com hipteses muito bem fundamentadas. Com base nos conhecimentos at agora estudados, podemos afirmar que ele composto de matria e energia, com essa afirmao pode-se dizer tambm que o Universo constitudo quase somente de tomos, predominando a ocorrncia de dois elementos: o hidrognio, com uma participao em torno de 60%; e o hlio, que contribui com quase 36%, ficando a ocorrncia de todos os outros elementos em cerca de 4%. Toda essa matria, em decorrncia da ao gravitacional (fora da gravidade), est sempre em intensa movimentao, formando diversas aglomeraes com acumulaes diferenciadas de massa. Dependendo da quantidade de massa acumulada, podem surgir os mais diferentes corpos celestes, como uma estrela ( que concentra muita massa) ou como planetas e meteoritos ( que apresenta uma pequena quantidade de massa acumulada). As estrelas tendem a formar grandes aglomerados, as chamadas galxias, onde se aglutinam em quantidades da ordem dos bilhes. Dos bilhes de galxias que se pode observar hoje, uma a mais interessante de todas j presenciadas: a Via Lctea. Ela o conjunto formado pela associao de alguns bilhes de estrelas, planetas, corpos celestes diversificados, gases dos mais diferentes tipos e poeiras produzidas pelos contnuos choques materiais em constante movimentao no seu interior.

Via Lctea
Por Ana Lucia Santana A Via-Lctea uma galxia que por sua vez um amplo conjunto de estrelas, incluindo uma grande variedade de gases e poeiras astrais na qual est situado o Sistema Solar, do qual nosso Planeta um dos astros integrantes. Este corpo de formato espiral engloba pelo menos duzentos bilhes de estrelas, embora alguns acreditem que o nmero destas esferas pode chegar a quatrocentos bilhes. Sua massa atinge aproximadamente um trilho e 750 bilhes de massas solares. Os gregos da era clssica foram os responsveis pela criao da expresso Via Lctea, pois eles concebiam esta estrutura como um Caminho de Leite que atravessava o Cosmos. Entre outros povos ela recebeu as mais diversas denominaes. Os primitivos que ocupam o Sul do Par, os Tembs, por exemplo, a batizaram de Caminho da Anta. Esta via tem hoje uma idade avaliada entre treze e treze bilhes e 800 milhes de anos, embora este clculo seja um tanto controvertido.

Sistema solar
Por Caroline Faria O sistema solar um aglomerado de planetas, meteorides, cometas, e vrios outros corpos celestes em torno de uma estrela: o Sol. Com cerca de cinco bilhes de anos, o sol o centro de nosso sistema solar. Apenas um minsculo pedao de uma Galxia chamada Via Lctea que contm outros bilhes de estrelas to ou at mais brilhantes que o nosso astro rei (so mais de 200 bilhes de estrelas, sendo que a mais prxima do sol, a Prxima Centauri, est a 4,3 anos luz dele). O nosso sistema solar oficialmente formado por oito planetas: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Netuno. At 2006, Pluto era considerado o nono planeta do sistema solar. Entretanto a descoberta do Cinturo de Kuiper, uma regio logo depois de Pluto, fez com que a Unio Astronmica Internacional criasse uma definio para planeta que exclu Pluto, classificando-o de acordo com a nova definio, como um planeta-ano. Assim como Pluto, outros dois corpos celestes, Ceres e ris, que antes eram considerados asterides, passaram a ser considerados planetas-anes. Os planetas oficiais do sistema solar costumam ser divididos em dois grupos: o dos planetas telricos, ou terrestres, e o dos planetas jovianos, ou gasosos. Os planetas telricos, ou terrestres, so os quatro primeiros do sistema solar (mercrio, vnus, terra e marte), e so assim chamados por terem uma superfcie slida. Eles esto a uma distncia relativamente pequena do sol e so compostos por materiais pesados e densos embora sua massa seja bem menor que a dos planetas jovianos. J os planetas jovianos, ou gasosos, so os quatro ltimos planetas (jpiter, saturno, urano e netuno), e so chamados assim por serem quase completamente gasosos (algumas teorias defendem que o interior deles slido, porm de tamanho nfimo se comparado ao seu dimetro). Eles esto a uma distncia muito grande do sol se comparado aos quatro primeiros (jpiter, por exemplo, est pouco menos que cinco vezes mais distante do sol do que marte, seu antecessor), tem uma massa muito grande e uma densidade pequena, diversos satlites os rodeia e todos eles tm anis. Da nebulosa que deu origem ao nosso sistema solar, cerca de 99,9% da massa original formou o sol, os 0,1% restantes formou todos os outros planetas e corpos deste sistema, sendo que s Jpiter tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas do sistema solar juntos.

Curiosidades A Terra roda em torno de um eixo imaginrio (movimento de rotao)que passa pelo o Plo Norte e pelo Plo Sul, e ao fim de 24 horas d uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 horas em 24 horas h um dia (12 horas) e uma noite (12 horas). Translao um dos movimentos que a Terra realiza. Ocorre quando o nosso planeta executa um deslocamento em torno do Sol de forma elptica. Ao desenvolver o movimento de translao, o planeta Terra locomove-se a uma velocidade de cerca de 108 mil km/h. O afastamento existente entre Terra e Sol oscila ao longo do ano. ATIVIDADES DE FIXAO 1) De acordo com essas informaes, leia as afirmativas e coloque ( V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas. ( ) O nome da galxia onde est localizado o nosso planeta Via-Lctea. ( ) A Terra fica parada no espao. ( ) Com base nos conhecimentos at agora estudados, podemos afirmar que a Via-lctea composta de matria e energia. ( ) Os planetas e os satlites giram em torno do Sol. ( ) O Sol a estrela mais prxima da Terra. ( ) As estrelas tendem a formar grandes aglomerados, as chamadas nebulosas. ( ) Galxia o conjunto formado pela associao de alguns bilhes de estrelas, planetas, corpos celestes diversificados, gases dos mais diferentes tipos e poeiras produzidas pelos contnuos choques materiais em constante movimentao no seu interior. ( ) O universo um aglomerado de planetas, meteorides, cometas, e vrios outros corpos celestes em torno de uma estrela: o Sol. ( ) At 2006, Vnus era considerado o nono planeta do sistema solar. Entretanto a descoberta do Cinturo de Kuiper, uma regio logo depois de Vnus, fez com que a Unio Astronmica Internacional criasse uma definio para planeta que exclu Vnus, classificando-o de acordo com a nova definio, como um planeta-ano. ( ) Os planetas telricos, ou terrestres, so os quatro primeiros do sistema solar, e so assim chamados por terem uma superfcie slida. ( ) os planetas jovianos, ou gasosos, so os quatro ltimos planetas (jpiter, saturno, urano e netuno), e so chamados assim por serem quase completamente slidos.

2) Assinale a alternativa que apresenta os planetas que fazem parte do nosso Sistema Solar de acordo com a proximidade do Sol. a) Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Esmeralda, Saturno, Netuno e Jpiter. b) Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Safira e Urano. c) Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Netuno. d) Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano, Netuno e Pluto. 3) Caa palavras:

Вам также может понравиться