Вы находитесь на странице: 1из 20

Instrues de instalao

Mdulo de medida dinmica padro XM-124


Cdigo de catlogo 1440-SDM02-01RA
Tpico Informaes importantes para o usurio Aprovao Norte-Americana para Uso em reas Classificadas Especificaes da fiao Instale o Mdulo Recursos adicionais Pgina 2 3 4 4 19

2 Mdulo de medida dinmica padro XM-124

Informaes importantes para o usurio


Equipamentos de estado slido tm caractersticas operacionais diferentes dos equipamentos eletromecnicos. As orientaes de segurana para aplicao, instalao e manuteno de controles de estado slido (publicao SGI-1.1, disponveis no escritrio de vendas local da Rockwell Automation ou on-line em http://www.rockwellautomation.com/literature/), descrevem algumas diferenas importantes entre o equipamento de estado slido e os dispositivos eletromecnicos impressos no circuito. Devido a essa diferena e tambm porque h vrios usos para equipamentos de estado slido, os responsveis por aplicar este equipamento devem ter certeza de que todas as aplicaes pretendidas sejam aceitveis. Em nenhuma hiptese, a Rockwell Automation ser responsvel por danos indiretos ou indiretos resultantes do uso ou da aplicao deste equipamento. Os exemplos e diagramas apresentados neste manual so apenas para fins ilustrativos. Devido s diversas especificaes e variveis associadas a cada instalao especfica, a Rockwell Automation, Inc. no pode assumir a responsabilidade pelo uso com base nos exemplos e diagramas. A Rockwell Automation, Inc. no assume responsabilidade de patente quanto ao uso de informaes, circuitos, equipamentos ou softwares descritos neste manual. proibida a reproduo, parcial ou total, deste manual sem a permisso por escrito da Rockwell Automation, Inc. Quando necessrio, so usadas observaes no manual para inform-lo sobre consideraes de segurana. ADVERTNCIA: Identifica as informaes sobre prticas ou circunstncias que possam causar exploso em um ambiente perigoso, resultando em ferimentos pessoais ou morte, prejuzos a propriedades ou perdas econmicas. ATENO: Identifica as informaes sobre prticas ou circunstncias que podem causar ferimentos pessoais ou morte, prejuzos a propriedades ou perdas econmicas. Ateno ajuda a identificar e evitar um perigo e reconhecer as consequncias. PERIGO DE CHOQUE: Pode haver etiquetas no equipamento ou dentro dele, por exemplo, no inversor ou no motor, alertando sobre a presena de tenso perigosa. PERIGO DE QUEIMADURA: Pode haver etiquetas no equipamento ou dentro dele, por exemplo, no inversor ou no motor, alertando que as superfcies podem atingir temperaturas perigosas. IMPORTANTE Identifica informaes importantes para a aplicao e compreenso corretas do produto.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 3

Aprovao Norte-Americana para Uso em reas Classificadas


The following information applies when operating this equipment in hazardous locations. Products marked "CL I, DIV 2, GP A, B, C, D" are suitable for use in Class I Division 2 Groups A, B, C, D, Hazardous Locations and nonhazardous locations only. Each product is supplied with markings on the rating nameplate indicating the hazardous location temperature code. When combining products within a system, the most adverse temperature code (lowest "T" number) may be used to help determine the overall temperature code of the system. Combinations of equipment in your system are subject to investigation by the local Authority Having Jurisdiction at the time of installation. WARNING: Explosion Hazard Do not disconnect equipment unless power has been removed or the area is known to be nonhazardous. Do not disconnect connections to this equipment unless power has been removed or the area is known to be nonhazardous. Secure any external connections that mate to this equipment by using screws, sliding latches, threaded connectors, or other means provided with this product. Substitution of components may impair suitability for Class I, Division 2. If this product contains batteries, they must only be changed in an area known to be nonhazardous. As informaes a seguir aplicam-se aos casos em que a operao deste equipamento ocorre em reas classificadas: Produtos identificados como CL I, DIV 2, GP A, B, C, D so adequados para o uso na Classe I, Diviso 2, Grupos A, B, C, D, reas Classificadas e no classificadas. Cada produto fornecido com uma placa de identificao indicando o cdigo de temperatura da rea classificada. Quando so combinados produtos dentro de um sistema, o cdigo de temperatura mais extrema (o nmero T mais baixo) pode ser utilizado para determinar o cdigo de temperatura para o sistema como um todo. As combinaes do equipamento no seu sistema esto sujeitas fiscalizao pelas autoridades locais competentes no momento da instalao. ADVERTNCIA: Risco de exploso No desconecte os equipamentos, a menos que a alimentao esteja desligada ou a rea no seja classificada. No desconecte os componentes, a menos que a alimentao esteja desligada ou a rea no seja classificada. Proteja todas as conexes externas deste equipamento com a utilizao de parafusos, travas deslizantes, conectores com rosca ou outros meios fornecidos com este produto. A substituio de componentes pode prejudicar a adequao Classe I, Diviso 2. Se o produto contiver baterias, elas s devero ser trocadas em uma rea reconhecidamente no classificada.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

4 Mdulo de medida dinmica padro XM-124

Especificaes da fiao
Use cabos slidos ou tranados. A fiao deve cumprir com as especificaes a seguir: 14 condutores de cobre de 22 AWG sem tratamento prvio; 8 AWG necessrios para o aterramento do trilho DIN para fins de interferncia eletromagntica (EMI) Extenso recomendada da tira 8 mm (0,31 pol.) Taxa de isolamento mnima de 300 V proibido soldar o condutor possvel usar ferros com os condutores flexveis torcidos; recomenda-se ferros de cobre

Instale o Mdulo
Para instalar o Mdulo de medida dinmica padro XM-124, siga as instrues a seguir: 1. Monte a unidade de base terminal. 2. Fie o mdulo. 3. Monte o mdulo. 4. Conecte a fonte de alimentao. 5. Conecte as sadas de canal. 6. Estabelea uma conexo de porta serial. 7. Estabelea uma conexo com o DeviceNet. ATENO: O uso do Mdulo de medida dinmica padro XM-124 certificado e aprovado somente na unidade de base terminal 1440-TB-A/C No instale o mdulo XM-124 em nenhuma outra unidade de base terminal.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 5

Monte a unidade de base terminal


A famlia XM inclui vrias unidades de base terminal para atender a todos os mdulos XM. A unidade de base terminal 1440-TB-A/C a nica unidade de base terminal usada com o Mdulo de medida dinmica padro (cdigo de catlogo 1440-SDM02-01RA). A unidade de base terminal pode ser montada no trilho DIN ou no painel. ADVERTNCIA: Pode ocorrer um arco eltrico na insero ou remoo de um mdulo se o backplane estiver ligado. Isso pode causar uma exploso em instalaes de reas classificadas.

ADVERTNCIA: Antes de continuar, certifique-se de que a alimentao foi removida ou a rea no classificada.

ATENO: No remova nem substitua uma unidade de base terminal enquanto houver alimentao. A interrupo do backplane pode resultar no funcionamento ou no movimento no intencional da mquina.

Montagem em trilho DIN


Siga as instrues a seguir para montar a unidade de base terminal em um trilho DIN (cdigo de catlogo Allen-Bradley 199-DR1 ou 199-DR4).

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

6 Mdulo de medida dinmica padro XM-124 1. Posicione a unidade de base terminal no trilho DIN de 35 x 7,5 mm (A).

31887-M

2. Deslize a unidade de base terminal sobre o trilho, deixando espao para o conector lateral (B). 3. Gire a unidade de base terminal em direo ao trilho DIN, com a parte superior do trilho enganchada sob a borda da parte traseira da unidade de base terminal.

31883-M

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 7 4. Pressione a unidade de base terminal para trav-la no trilho DIN. Se a unidade de base terminal no ficar travada no lugar, use uma chave de fenda ou dispositivo similar para abrir a guia de travamento, pressione a unidade de base terminal at que ela esteja rente ao trilho DIN e solte a guia de travamento para travar a base no lugar.

Fie o mdulo
A fiao do mdulo feita por meio da unidade de base terminal em que o mdulo montado. O mdulo XM-124 compatvel somente com a unidade de base terminal XM-940, cdigo de catlogo 1440-TB-A. Unidade de base terminal XM-940

XM-940 (cdigo de catlogo 1440-TB-A)

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

8 Mdulo de medida dinmica padro XM-124

Atribuies de bornes
As atribuies de bornes do Mdulo de medida dinmica padro XM-124 so explicadas nesta seo. O nmero de reviso do mdulo XM est na etiqueta do produto, na parte frontal do mdulo XM, como mostramos abaixo.

DICA

Nmero de reviso do mdulo XM

ADVERTNCIA: RISCO DE EXPLOSO. No desconecte os componentes, a menos que a alimentao esteja desligada ou a rea no seja classificada. Proteja todas as conexes externas deste equipamento com a utilizao de parafusos, travas deslizantes, conectores com rosca ou outros meios fornecidos com este produto.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 9 Atribuies de bornes


No. 0 1 2 3 4 5 Nome Xducer 1 (+) Xducer 2 (+) Buffer 1 (+) Buffer 2 (+) Tacmetro/Entrada de sinal (+) Energia do Buffer 1 IN Descrio Transdutor de vibrao 1 conexo Transdutor de vibrao 2 conexes Sinal de vibrao 1 sada separada Sinal de vibrao 2 sada separada Transdutor de tacmetro/entrada de sinal, lado positivo Entrada de energia do buffer do canal 1 Conecte ao terminal 6 para transdutores de polarizao positiva ou ao terminal 21 para transdutores de polarizao negativa Fornece conformidade de tenso positiva (-5...24 V) para sadas separadas Conecte aos terminais 5 (CH1) e 22 (CH2) para transdutores de polarizao positiva Porta serial de microcomputador, transmitir dados Porta serial de microcomputador, receber dados Retorno de circuito para TxD e RxD Conexo a mola de aterramento do trilho DIN ou furo de montagem do painel sada de 4...20 mA carga mxima de 300 Conexo a mola de aterramento do trilho DIN ou furo de montagem do painel Conexo a mola de aterramento do trilho DIN ou furo de montagem do painel Conexo a mola de aterramento do trilho DIN ou furo de montagem do painel Transdutor de vibrao 1 conexo Transdutor de vibrao 2 conexes Retorno de sada de vibrao separada Transdutor de tacmetro/sada de sinal Transdutor de tacmetro/retorno de sinal, retorno de buffer de tacmetro
1

Polarizao positiva do buffer TxD RxD XRTN1 Rack 4-20 mA 1 (+) 4-20 mA 1 (-) Rack Rack Rack Xducer 1 (-)1 Xducer 2 (-) Lado comum dos sinais1 Buffer de tacmetro Tacmetro (-)

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

10 Mdulo de medida dinmica padro XM-124 Atribuies de bornes


No. 21 Nome Buffer/Xducer Pwr (-) Descrio Fornece conformidade de tenso negativa (-24...9 V) para sadas separadas Conecte aos terminais 5 (CH1) e 22 (CH2) para transdutores de polarizao negativa Sada da fonte de alimentao do transdutor, lado negativo; usada para alimentar o sensor externo (carga mxima de 40 mA) Entrada de energia do buffer do canal 2 Conecte ao terminal 6 para transdutores de polarizao positiva ou ao terminal 21 para transdutores de polarizao negativa Conexo de barramento do DeviceNet, alto diferencial (cabo branco) Conexo de barramento do DeviceNet, baixo diferencial (cabo azul) Conectado internamente a entrada de 24 V (terminal 44) Usado para o encadeamento de energia se os mdulos XM no estiverem conectados uns aos outros Se no houver energia no terminal 44, no h energia neste terminal Entrada de energia do barramento DeviceNet, lado positivo (cabo vermelho) Entrada de energia do barramento DeviceNet, lado negativo (cabo preto)
1

22

Energia do Buffer 2 IN

23 24 25

CAN_High CAN_Low Sada de +24 V

26 27 28

DNet V (+) DNet V (-) Lado comum de 24 V

Conectado internamente ao lado comum de 24 V (terminais 43 e 45) Usado para o encadeamento de energia se os mdulos XM no estiverem conectados uns aos outros sada de 4...20 mA carga mxima de 300 Conexo a mola de aterramento do trilho DIN ou furo de montagem do painel

29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39

4-20 mA 2 (+) 4-20 mA 2 (-) Rack Rack Rack Rack Rack Rack Rack Rack SetPtMult

Chave de entrada para ativar a Multiplicao de valores de referncia (ativo fechado)

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 11 Atribuies de bornes


No. 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51
1

Nome Chave RTN Redefinir Rel Reservado Lado comum de 24 V1 Entrada de +24 V Lado comum de 24 V1 Reservado Lado comum do rel N.A. do rel Reservado Reservado Reservado

Descrio Chave de retorno, compartilhada entre SetPtMult e Redefinir Rel Chave de entrada para redefinir o rel interno (ativo fechado) Internamente acoplado por CC ao circuito de aterramento Conexo a fonte de alimentao principal externa de +24 V, lado positivo Conexo a fonte de alimentao externa de +24 V, lado negativo (acoplado por CC internamente ao circuito de aterramento) Contado do lado comum do rel Contato Normalmente Aberto do rel

Os terminais so conectados internamente e isolados dos terminais do rack.

Monte o mdulo
O Mdulo de medida dinmica padro XM-124 (cdigo de catlogo 1440-SDM02-01RA) usado somente na unidade de base terminal 1440-TB-A/C. ADVERTNCIA: Pode ocorrer um arco eltrico na insero ou remoo de um mdulo se o backplane estiver ligado. Isso pode causar uma exploso em instalaes de reas classificadas. Antes de continuar, certifique-se de que a alimentao foi removida ou a rea no classificada. ADVERTNCIA: Pode ocorrer um arco eltrico na conexo ou desconexo de um mdulo se a energia do lado do campo estiver ligada. Isso pode causar uma exploso em instalaes de reas classificadas. Antes de continuar, certifique-se de que a alimentao foi removida ou a rea no classificada.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

12 Mdulo de medida dinmica padro XM-124

IMPORTANTE

Instale a etiqueta do dispositivo corredio de sobreposio para proteger o conector serial e os eletrnicos quando a porta serial no estiver em uso.

1. Certifique-se de que a chave seletora (D) da unidade de base terminal (E) esteja na posio 1 conforme necessrio para o mdulo.

2. Certifique-se de que o conector lateral (B) esteja completamente esquerda. No possvel instalar o mdulo a menos que o conector esteja completamente estendido. 3. Certifique-se de que os pinos embaixo do mdulo estejam retos, para que se alinhem de maneira adequada ao conector da unidade de base terminal. 4. Posicione o mdulo (A) com sua barra de alinhamento (G) para que fique alinhado ranhura (F) da unidade de base terminal. 5. Pressione de maneira firme e equilibrada para acomodar o mdulo na unidade de base terminal. O mdulo estar acomodado quando o mecanismo de travamento (C) estiver travado no mdulo. 6. Repita as etapas acima para instalar o prximo mdulo em sua unidade de base terminal.
Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 13

Conecte a fonte de alimentao


A energia fornecida ao mdulo deve ser de 24 Vcc nominal (10%) e deve ser de uma fonte de classe 2. Conecte a fonte de alimentao de entrada CC unidade de base terminal como mostramos abaixo. Conexo da fonte de alimentao de entrada CC

IMPORTANTE

Um circuito de classe 2 pode ser fornecido usando uma fonte de alimentao NEC classe 2 ou uma fonte de alimentao nominal SELV ou PELV, com corrente de 5 A limitando o fusvel instalado antes do mdulo XM.

IMPORTANTE

A CC de 24 V deve estar conectada ao terminal 44 (entrada de +24 V) para fornecer energia ao dispositivo e a outros mdulos XM vinculados unidade de base terminal por meio do conector lateral.

ATENO: As conexes de energia variam para os diferentes mdulos XM. Consulte as instrues de instalao do mdulo XM especfico para obter informaes completas sobre a fiao.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

14 Mdulo de medida dinmica padro XM-124

Conexo da porta serial


O mdulo XM-124 inclui uma conexo de porta serial, que permite que voc conecte um microcomputador e configure os parmetros do mdulo por meio do utilitrio de software de Configurao Serial. H dois mtodos para conectar um dispositivo externo porta serial do mdulo: Unidade de base terminal - H trs terminais na unidade de base terminal que podem ser usados para a conexo de portas seriais. Eles so o TxD, o RxD e o RTN (terminais 7, 8 e 9, respectivamente). Se esses trs terminais estiverem conectados a um conector do tipo fmea DB-9, um cabo serial RS-232 padro com 9 pinos (DB-9) pode ser usado para conectar o mdulo a um microcomputador (no necessrio um modem nulo). O conector DB-9 deve estar conectado ao borne como descrito a seguir.
Nome do produto/ttulo Unidade de base terminal (cdigo de catlogo 1440-TB-A) Terminal TX (terminal 7) ---------------------Terminal RX (terminal 8) ---------------------Terminal RTN (terminal 9) ---------------------Conector do tipo fmea DB-9 Pino 2 (RD - receber dados) Pino 3 (TD - transmitir dados) Pino 5 (SG - aterramento de sinal)

Miniconector - O miniconector est na parte superior do mdulo, como mostrado abaixo. Miniconector

Miniconector

Um cabo especial (cdigo de catlogo 1440-SCDB9FXM2) necessrio para essa conexo.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 15 O conector inserido no microcomputador um conector do tipo fmea DB-9, e o conector inserido no mdulo um conector macho USB mini-B. A taxa de comunicao padro de 19,2 Kbps. ADVERTNCIA: Se voc conectar ou desconectar o cabo serial enquanto o mdulo ou o dispositivo serial na outra extremidade do cabo estiverem sendo alimentados, poder ocorrer um arco eltrico. Isso pode causar uma exploso em instalaes de reas classificadas. Antes de continuar, certifique-se de que a alimentao foi removida ou a rea no classificada.

IMPORTANTE Se o lado comum de 24 V no fizer referncia ao aterramento, recomendamos que voc use um isolador RS-232, como Phoenix PSM-ME-RS232/RS232-P (cdigo de catlogo 1440-ISO-232-24), para proteger o mdulo XM e o computador.

Conexo do DeviceNet
O mdulo XM-124 inclui uma conexo com o DeviceNet que permite que os mdulos se comuniquem com um Controlador Lgico Programvel (CLP), com sistemas digitais de controle distribudo (DCS) ou com outro mdulo XM. A rede do DeviceNet uma rede de comunicao aberta e global padro do setor desenvolvida para oferecer uma interface por meio de um nico cabo, a partir de um controlador programvel at um dispositivo inteligente, como o mdulo XM-124. Com a interconexo de vrios mdulos XM, a rede do DeviceNet tambm serve como barramento e protocolo de comunicao que transfere os dados entre os mdulos XM de maneira eficiente. Conecte o cabo do DeviceNet unidade de base terminal da seguinte forma.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

16 Mdulo de medida dinmica padro XM-124 Conexes do cabo do DeviceNet


Conecte Cabo vermelho Cabo branco Cabo no isolado Cabo azul Cabo preto ao DNet V+ CAN alto Blindagem (rack) CAN baixo DNet Vterminal 26 (opcional) 23 10 24 27

IMPORTANTE A interconexo do circuito de alimentao do DeviceNet por meio do mdulo XM, nominal em somente 300 mA, no foi desenvolvida para alimentar cargas do DeviceNet. Isso poderia danificar o mdulo ou a unidade de base terminal.

IMPORTANTE Se o mdulo estiver configurado para funcionar no modo Normal (conformidade total com ODVA), o DNet V+ deve estar conectado. Consulte a seo "Definir a minisseletora do mdulo" do "Manual do usurio do XM-124", publicao 1440-UM001.

ATENO: A blindagem do DeviceNet deve ser aterrada somente em um local. Conectar a blindagem do DeviceNet ao terminal 10 aterra a blindagem do DeviceNet no mdulo XM. Se voc quiser conectar a terminao da blindagem em outro local, no conecte a blindagem ao terminal 10. ATENO: A rede do DeviceNet tambm deve fazer referncia ao aterramento em apenas um local. Conecte o DNet V- ao aterramento ou ao rack em um dos mdulos XM.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 17 ATENO: Os terminais DNet V+ e DNet V- so entradas do mdulo XM. No tente passar a energia do DeviceNet por meio da unidade de base terminal XM para outro equipamento no XM atravs da conexo a esses terminais. Se isso no for cumprido, pode haver danos na unidade de base terminal XM e/ou outros equipamentos.

IMPORTANTE Desligue a rede do DeviceNet e obedea s especificaes e instrues do Manual de planejamento e instalao da ODVA - Sistema de cabos DeviceNet, disponvel no site da ODVA http://www.odva.org.

Modo DeviceNet, taxa de comunicao e endereo


No dispositivo corredio da parte superior do mdulo, h uma minisseletora de 10 posies usada para configurar o comportamento do DeviceNet, o endereo dos ns e a taxa de comunicao dos mdulos. As chaves so numeradas da esquerda para a direita e so aplicadas como mostra a ilustrao e a tabela abaixo. Minisseletora mltipla

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

18 Mdulo de medida dinmica padro XM-124 Funes e padres da minisseletora


Chave Finalidade Funo Valor padro de fbrica Chaves ativadas Configurao de fbrica das chaves Desligado

Desativar minisseletora

Determina se as minisseletoras de 3 a 10 so ativadas. Quando essa chave est na posio desligada, as minisseletoras de 3 a 10 definem o endereo de n e a taxa de comunicao do mdulo. Quando a chave est ativada, o dispositivo ignora as minisseletoras de 3 a 10 e usa o endereo de rede e a taxa de comunicao programados no armazenamento no voltil. Define o comportamento do DeviceNet do mdulo no modo Normal (conformidade com a ODVA) ou no modo Legacy, consistente com verses anteriores do mdulo XM. Quando a chave 1 est desligada (0), a taxa de comunicao do DeviceNet definida. Quando a chave 1 est desligada (0), o endereo do n do DeviceNet definido.

Modo de rede

Normal (conformidade total)

Ligado

3, 4

Taxa de dados

125 Kbps

Ambos desligados Todos ligados

5...10

Endereo do n

63

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Mdulo de medida dinmica padro XM-124 19

Recursos adicionais
Os documentos a seguir contm informaes adicionais sobre produtos relacionados da Rockwell Automation.
Recurso XM-124 Dynamic Measurement Module User Manual, publication 1400-UM001 Industrial Automation Wiring and Grounding Guidelines, publication 1770-4.1 Website de certificaes do produto, http://www.ab.com Descrio Fornece detalhes adicionais sobre a instalao do XM-124, alm da configurao, operao e especificaes tcnicas do mdulo. Fornece as orientaes gerais para a instalao do sistema industrial Rockwell Automation. Fornece declaraes de conformidade, certificados e outros detalhes de certificao.

Voc pode visualizar ou fazer o download das publicaes no site http://www.rockwellautomation.com/literature/. Para pedir cpias em papel da documentao tcnica, contate o distribuidor local da Allen-Bradley ou o representante de vendas da Rockwell Automation.

Rockwell Automation Publicao 1440-IN001A-PT-P - janeiro de 2013

Suporte Rockwell Automation


A Rockwell Automation fornece informaes tcnicas na web para ajud-lo a usar nossos produtos. No site http://www.rockwellautomation.com/support, voc encontra manuais tcnicos, notas tcnicas e de aplicao, cdigos de exemplo e links para service packs de software e o recurso MySupport, que voc pode personalizar para fazer melhor uso dessas ferramentas. Voc tambm pode visitar a KnowledgeBase no site http://www.rockwellautomation.com/knowledgebase para obter perguntas frequentes, informaes tcnicas, bate-papo e fruns de suporte, atualizaes de software e para inscrever-se para receber avisos de atualizaes de produtos. Para obter um nvel adicional de suporte tcnico telefnico para instalao, configurao e localizao de falhas, oferecemos os programas TechConnect Support sm. Para obter mais informaes, entre em contato com seu distribuidor ou representante Rockwell Automation local ou visite o site http://www.rockwellautomation.com/support/.

Assistncia instalao
Caso tenha algum problema nas primeiras 24 horas de instalao, consulte as informaes contidas neste manual. Voc tambm pode entrar em contato com um nmero especial de suporte ao cliente para obter ajuda inicial na preparao e operao do seu produto. Estados Unidos ou Canad Fora dos Estados Unidos ou Canad 1.440.646.3434 Use o Localizador Mundial no site http://www.rockwellautomation.com/support/americas/phone_en.html ou entre em contato com o representante local da Rockwell Automation.

Devoluo de produto novo


A Rockwell Automation testa todos os seus produtos para garantir que eles estejam operando perfeitamente ao sair das instalaes industriais. Porm, se o produto no estiver funcionando e precisar ser devolvido, siga estes procedimentos. Estados Unidos Fora dos Estados Unidos Entre em contato com seu distribuidor. Voc deve fornecer um nmero de ocorrncia de suporte ao cliente (ligue para os nmeros de telefone acima para obter um) para que seu distribuidor conclua o processo de devoluo. Entre em contato com seu representante Rockwell Automation para saber qual o procedimento de devoluo.

Comentrios sobre a documentao


Seus comentrios nos ajudaro a melhor atender s suas necessidades de documentao. Caso tenha alguma sugesto para aprimorar este documento, preencha o formulrio de publicao RA-DU002, disponvel no site http://www.rockwellautomation.com/literature/.
Allen-Bradley, Rockwell Software, Rockwell Automation e TechConnect so marcas registradas da Rockwell Automation, Inc. As marcas comerciais no pertencentes Rockwell Automation so propriedade de suas respectivas empresas.

Publicao 1440-IN001A-PT-P - Janeiro de 2013


2012 Rockwell Automation, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso nos E.U.A.

Вам также может понравиться