Вы находитесь на странице: 1из 10

"A RELIGIO DE JESUS, O JUDEU" por Geza Vermes

Em sntese: O livro de Geza Vermes tenta provar que Jesus no fundou o Cristianismo: ter sido um judeu fiel Lei de Moiss, que esperava para breve a irrupo do Reino de Deus. Os escritos de So Joo e So Paulo,, que apresentam elevada Cristologia, no seriam dignos de crdito; mais fidedignos seriam os trs Evangelhos Sinticos, embora interpolados por sentenas do Cristianismo.

A propsito vo registrados os critrios que defendem a credibilidade tanto dos Evangelhos como das cartas paulinas. De modo especial So Joo se distingue como o mais preciso dos evangelistas em matria de topografia e cronologia, apesar de suas profundas reflexes cristolgicas. Quanto a So Paulo e aos demais judeus, deve-se notar que no estavam predispostos a admitir Deus feito homem, e homem pregado Cruz para salvar a humanidade; o prprio Paulo afirma que tal proposio escandalosa para um judeu, e desvairada para um grego (cf. 1Cor 1,23); se, apesar de tudo, So Paulo e os cristos oriundos do judasmo passaram a professar tais artigos de f, s o fizeram movidos pela evidncia dos fatos e argumentos respectivos. Quanto aos Sinticos, no deixam de apresentar passagens que professam a Divindade de Jesus e que, corroboradas pelos sinais ou milagres do Senhor, constituram a base da f crist em Jesus Deus e Homem. Em suma, o livro de Geza Vermes arbitrrio; parte de uma tese predefinida, a partir da qual o autor rel os Evangelhos de maneira unilateral. ***

O Prof. Geza Vermes pertence ao corpo docente da Universidade de Oxford (Inglaterra), onde leciona Estudos Judaicos; tambm membro da Academia Britnica. Na qualidade de judeu, apresenta Jesus como um judeu fiel Lei de Moiss, embora tivesse suas concepes escatolgicas (relativas irrupo do Reino de Deus) pessoais. O Cristianismo seria algo alheio s intenes de Jesus, devido obra de So Joo e So Paulo. o que o autor procura demonstrar no seu livro "A Religio de Jesus, o Judeu", Ed. Imago, Rio de Janeiro 1995. A seguir, examinaremos mais atentamente a tese do autor e lhe teceremos alguns comentrios.

1. A TESE DO AUTOR

1. Geza Vermes sintetiza seu pensamento em mais de uma passagem do seu livro, como se pode perceber: "Esta , pois, da maneira mais resumida, a religio de Jesus, o judeu:

Um poderoso 'mdico' de doentes fsicos e mentais, amigo dos pecadores, ele era um pregador de grande magnetismo sobre o que se esconde no corao da Tor, incondicionalmente engajado na salvao, no de comunidades mas de pessoas necessitadas.

Ele tambm tinha conscincia da aproximao do fim dos tempos e, em momento conhecido apenas por Deus, da iminente interveno do Pai nosso que est no cu e que logo deveria ser revelado o temvel e justo Juiz, Senhor dos Mundos" (pp.188).

"A religio de Jesus autenticamente judaica. Mas mesmo assim, sua prpria espcie de judasmo demonstra traos especficos parcialmente atribuveis ao esprito escatolgico-apocalptico que permeava a idade na qual ele viveu e, em parte, no nvel subjetivo, sua prpria maneira de pensar" (p.169).

"Se Jesus realmente acreditava que o Reino de Deus estava prximo - e toda a evidncia disponvel aponta que ele assumiu todos os riscos a este respeito - sua convico de que restava muito pouco tempo para que as pessoas alterassem seu rumo e se dedicassem sem reservas a 'buscar o Reino', permeava todos os seus atos e defina a natureza especfica da devoo que procurava inculcar. Diferentemente da viso religiosa que considera o futuro garantido e a vida num contexto grupal solidamente estabelecido, o ardor escatolgico exige uma completa ruptura com o passado, concentrando-se exclusivamente no momento presente e agindo no em perspectiva comunitria, mas pessoal" (p.175).

2. Firmes estes princpios, Geza Vermes procura mostrar, no decorrer do seu livro, que Jesus foi fiel Lei e s tradies judaicas, sem pretender opor-se a elas, ao contrrio do Jesus dos Evangelhos Sinticos (Mt, Mc e Lc); embora os julgue deteriorados pelo Cristianismo(1), acredita que contm episdios fidedignos em maior escala do que o Evangelho de Joo e as cartas paulinas (cf. p.83, nota 9):

"A representao geral de Jesus que emerge dos Evangelhos Sinticos a de um judeu que observa as principais prticas religiosas de sua nao... Importante a

impresso geral transmitida pelos narradores, principalmente porque confuta com a antipatia da igreja paulina por todas as formas de judaizao'" (p.21).

(1) O autor se mostra muito ctico em relao dos prprios Sinticos ao aceitar (a quanto parece) a posio de Bultmann, segundo a qual so "muito poucos" os casos em que se pode atribuir a Jesus alguma sentena com alguma medida de certeza" (p. 83, nota 9).

Como se v, o autor contrape os Sinticos e Paulo; este ter apresentado um Jesus antijudaico, ao contrrio dos Sinticos, tidos como mais fiis realidade histrica.

Em particular, notem-se os seguintes tpicos:

- em Mt 5, 21-48, onde se lem seis antteses: "Ouvistes o que foi dito aos antigos... Eu, porm, vos digo...", o autor julga que "de modo nenhum podem ser identificados como um ataque frontal de Jesus Lei de Moiss ou ao judasmo tradicional" (p.42); - Jesus no foi contrrio ao divrcio (cf. Mt 19,3), l-se p. 39; - Jesus no declarou puros todos os alimentos; cf. p. 31 e Mc 7,19;

- "a suposta meno de Jesus, na ltima ceia, de no tornar a beber vinho at sua chegada 'ao Reino de Deus' (Mc 14, 25; Lc 22,16) provoca ... a sensao de uma 'lenda de culto' sem base histrica" (p. 131); - s pp. 131 s G. Vermes fala do "costumeiro exagero de Jesus em retratar seu prprio sucesso".

3. O que Jesus tinha de prprio, era a expectativa da irrupo do Reino de Deus para breve. Compartilhava assim as teses escatolgicas de muitos contemporneos seus. Por isto a pregao de Jesus era incisiva e calorosa. Todavia Jesus se enganou:

"O Reino de Deus que Jesus firmemente acreditava 'estar prximo', no se concretizou em seu curto espao de vida. Ele no se encontrava frente de seus adeptos para prestar homenagens ao Rei dos Reis e ser acolhido por ele. Morreu, ao invs, numa cruz romana, em agonia, trado por todos os seus discpulos pusilnimes, desassistdo a

no ser - como relatado - por algumas poucas mulheres e escarnecido por circunstantes cruis e estpidos...

Sem presumir saber o que se passava na mente agonizante de Jesus, no pode ser muito errado imaginar que, mesmo a caminho do Glgota, mesmo na cruz, sua emun (fidelidade) permaneceu firme at o terrvel momento em que percebeu que Deus o tinha abandonado e gemeu: 'Eloi, Eloi, lama sabachtani'?, o que significa: 'Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?' (Mc 15, 34). - Com este grito de desespero, vindo do corao partido de um homem de f, ele 'exalou o ltimo suspiro' (Mc 15. 37)" (p.189).

Todavia a imagem de Jesus no morreu na mente dos discpulos. Estes o ressuscitaram no corporalmente, mas em sua pregao, fazendo de Jesus o Cristo, ou seja, do judeu fiel a Moiss o Cristo (Messias), fundador de uma religio impregnada de helenismo, que, segundo So Paulo, rompeu seu vnculo com a Lei de Moiss:

"Apesar do pesado golpe nos seus seguidores por sua execuo, os discpulos logo se convenceram de que Jesus no tinha morrido, mas continuava a viver, j que, em seu nome, conseguiam sucesso como operadores de curas, exorcistas e pregadores. Esperando seu iminente retorno na glria, pois sua mensagem escatolgica permanecia viva, e assistidos, antes de serem encobertos pelo gnio estrangeiro de Paulo de Tarso, eles continuaram entusiasticamente o que acreditavam ser a prpria misso de Jesus, pregando o Evangelho como se fosse o de Jesus e fundando a religio que veio a ser conhecida como o cristianismo" (p. 189).

Ou ainda:

"Incapazes de considerar Jesus em nenhum outro contexto a no ser no do esperado Messias, a primeira gerao dos cristos reinterpretou a noo do redentor de Israel, o Ungido de Deus, luz da vida de Jesus, um Cristo crucificado e ressurrecto que, aps uma curta e esotrica existncia de ps-ressurreio sobre a terra, ascendeu a seu trono celestial" (p.193). 4. Em conseqncia, os ensinamentos do judeu Jesus tero sido reinterpretados para atender aos horizontes novos que se descortinavam aos olhos dos cristos: a) a pregao de que estava iminente a irrupo do Reino de Deus neste mundo foi-se tornando sempre mais vaga, de modo que hoje ainda ocorre, mas sem previso de data: os cristos esperam "a nova vinda de Cristo na glria" (p.194);

b) "A religio puramente teocntrica de Jesus tornou-se uma f cristocntrica, na qual o Pai Celeste no tem mais, praticamente, nenhum papel" (p.194). A morte redentora de Cristo instncia mediadora obrigatria para que os homens cheguem ao Pai, libertos do pecado que resultou da queda do primeiro homem no den (p.194); c) A Tor judaica foi posta de lado como "instrumento de morte", principalmente por efeito da pregao de So Paulo: ser exagerado sugerir que oceanos separam o Evangelho Cristo de Paulo da religio de Jesus, o judeu?" (p.194s); d) Conseqentemente, foi surgindo, entre os cristos, um sentimento de rejeio ao judasmo. So Paulo ainda ter sido moderado neste sentido, pois, "apesar de duros comentrios polmicos contra o judasmo," esperava a converso dos judeus a Cristo (cf. Rm 11,26). So Joo, porm, ter sido muito mais radical, julgando os judeus "filhos do demnio" (Jo 8,44); da ter tido origem o anti-semitismo "tanto moderno quanto medieval, que direta ou indiretamente conduz ao holocausto" (p.195).

Em conseqncia afirma Geza Vermes:

"Embora no totalmente desconectados, a religio de Jesus e o cristianismo so to basicamente diferentes em forma, propsito e orientao que seria historicamente pouco seguro fazer derivar o ltimo diretamente do primeiro e atribuir as mudanas a uma evoluo doutrinal direta" (p.196).

Para G. Vermes, o problema hoje se coloca nestes termos: o cristianismo paulinojoanstico precisa de se defrontar no tanto com o atesmo ou o materialismo, mas, sim, muito mais, com as trs antigas testemunhas Mateus, Marcos e Lucas, atravs dos quais fala o principal desafiante, Jesus, o judeu" (p.197). Pergunta-se agora:

2. QUE DIZER? Vm a propsito quatro criteriologia do autor observaes: 2.1. A

Quem percorre a obra de Geza Vermes, verifica que o autor conhece profundamente os escritos rabnicos, que ele cita frequentemente para recolocar Jesus em seu contexto histrico. Sob este aspecto, a leitura do livro de G. Vermes assaz interessante e instrutiva. No se pode negar, porm, que o autor movido por forte preconceito; ele tem uma tese predefinida (Jesus no fundou o Cristianismo), em funo da qual ele l os Evangelhos. Isto o leva a negar a autenticidade dos escritos de So Joo e So Paulo, como vimos; quanto aos Sinticos, Vermes os cr mais fidedignos, embora

tambm interpolados por glosas crists numa ou noutra passagem. Estas afirmaes so arbitrrias, como se depreender do que vai exposto a seguir.

2.2. A historicidade do Quarto Evangelho

O quarto Evangelho , de todos, o mais teolgico ou o que mais pe em relevo a dignidade nica ou a Divindade de Jesus Cristo; os sermes de Jesus, nesse Evangelho, recorrem a um vocabulrio diferente do dos Sinticos; da conclurem alguns estudiosos que quem est falando no Jesus, mas o autor mesmo do Quarto Evangelho, tido como filsofo helenista e no como o Apstolo So Joo. Ora a propsito da historicidade e credibilidade do quarto Evangelho podem ser feitas as seguintes ponderaes, que evidenciam a gratuidade da recusa da autoria joania; 1) Em Jo 21, 24 se l: "Este (aquele que Jesus amava) o discpulo que d testemunho de tais fatos e os escreveu e sabemos que o seu testemunho verdico". Desde os sculos II e III a tradio se manifestou com firmeza sobre a identidade do discpulo que Jesus amava: S. Ireneu, Polcrates de feso, Clemente de Alexandria, o Cnon de Muratori atribuem o quarto Evangelho ao apstolo So Joo, tido como o discpulo que Jesus amava. Raros foram os contraditores desta tese, podendo-se citar, entre os poucos, o presbtero Caio (incio do sculo III), que julgava haver contradio entre o quarto Evangelho e os Sinticos. 2) O quarto Evangelho data do fim do sculo I, como geralmente se reconhece. Ora desde 70 Jerusalm se encontrava destruda, em poder dos romanos; os judeus haviam sido expulsos da sua terra; a vida do povo de Israel, com seus costumes, seus personagens tpicos, seus partidos polticos e religiosos havia cessado... No obstante, verifica-se que o quarto Evangelho muito preciso - muito mais preciso do que os Sinticos - quando se trata de topografia (itinerrios e cidades, com seus nomes exatos) e cronologia (indicao de dias, horas e festas) ([1]). Tais indicaes foram comprovadas como autnticas pelas escavaes arqueolgicas feitas nos dois ltimos sculos. O autor do quarto Evangelho no ter inventado tais elementos historiogrficos, mas exprime uma tradio anterior, que retrocede at os prprios fatos ou o prprio Jesus mediante uma testemunha direta. De resto, os vocbulos testemunho e testemunha (martyrion e martyro) so muito freqentes no quarto Evangelho ([2]), dando a entender que os relatos se reduzem, em ltima anlise, a algum que viu e ouviu e guardou viva a lembrana dos fatos ocorridos em ambiente palestinense. 3) Observa-se, alis, que o autor do quarto Evangelho, em mais de uma ocasio, faz questo de dizer enfaticamente que ele viu o que narra e o transmite com fidelidade . o que se depreende logo no prlogo da obra, onde se l: "O Verbo se fez carne... E vimos a sua glria" (Jo 1,14). No final, ao narrar a transfixo do lado de Jesus crucificado, afirma com muito empenho: "Aquele que viu, d testemunho e o seu testemunho verdadeiro, e ele sabe que diz a verdade, para que tambm vs creais, pois isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura..." (Jo 19,35s).

Afirmaes paralelas se encontram no prlogo da primeira carta de Joo, que se pode considerar como obra do autor mesmo do quarto Evangelho: "O que era desde o princpio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mos apalparam do Verbo da Vida - porque a Vida se manifestou; ns a vimos e lhe damos testemunho, e vos anunciamos esta Vida eterna, que estava voltada para o Pai e nos apareceu - o que vimos e ouvimos, ns vo-lo anunciamos" (Jo 1,1-3). 4) de notar outrossim que o quarto Evangelho, embora cite os nomes dos Apstolos, mais freqentemente do que os Sinticos, jamais se refere a Joo, filho de Zebedeu e irmo de Tiago. Este silncio se torna misterioso e incompreensvel, caso no se identifique "o discpulo que Jesus amava" com o Apstolo Joo. No se exclui, de resto, que os discpulos do evangelista tenham posto o remate ao relato do Mestre; o que se depreende da clusula final do livro em Jo 21,24: "Este o discpulo que d testemunho". 5) Os discursos atribudos a Jesus no quarto Evangelho tm causado embarao aos estudiosos, pois se tem a impresso de que o autor do Evangelho coloca nos lbios de Jesus o seu modo de falar pessoal. -Este fato no obriga a dizer que se trata de discursos fictcios, construdos pelo autor do Evangelho. Com efeito; considere-se que h dois tipos de memria: a memria mecnica, que a do gravador (muito exata, mas muito fria e objetiva) e a memria vivencial. Esta ltima a recordao do passado por parte de quem tomou parte nesse passado e se sente interpelado por ele. guisa de exemplo, podemos citar o seguinte fato: um noticirio de rdio anuncia que N.N. faleceu em desastre de aviao; quem ouve a notcia, pode ficar-lhe indiferente, por no conhecer o falecido; mas pode tambm ir procurar o seu irmo para dizer-lhe: "Nosso grande amigo faleceu em desastre de aviao"; N.N. (designao fria) substitudo por "nosso grande amigo" (designao vivencial e calorosa). No primeiro caso, tem-se a memria mecnica, impessoal, objetiva. No segundo caso, a mesma notcia formulada com outra roupagem, ou seja, em termos vivenciais, da parte de quem est intimamente interessado no acontecimento. As palavras mudam para dar tonalidade mais viva notcia, mas esta fica sendo a mesma em ambos os casos.

Estes dados permitem afirmar a historicidade e a credibilidade do quarto Evangelho. de redao mais tardia que os Sinticos. Supe uma reflexo aprofundada sobre a mensagem de Jesus; a vivncia de alguns decnios ter proporcionado a Joo e sua escola uma experincia ntima do ser cristo. Da o cunho teolgico do quarto Evangelho, que paradoxalmente tambm o Evangelho mais voltado para as mincias topogrficas e cronolgicas; este fato bem mostra que, nas suas meditaes teolgicas, o evangelista no se distanciou da realidade histrica, mas, ao contrrio, quis guardar contato constante com as fontes do Cristianismo ou com Jesus e os feitos de sua vida pblica. Em conseqncia, no h por que no tomar o quarto Evangelho como documento fidedigno, que vem ilustrar as origens do Cristianismo.

2.3. A Fidelidade de So Paulo a Cristo

As epstolas de So Paulo chamam a ateno pela elevada teologia que elas desenvolvem, apresentando Jesus como Cabea da Igreja (cf. 1Cor 12, 12-27) ou Aquele que pelo sangue da sua Cruz reconcilia com o Pai e entre si todas as criaturas da terra e dos cus (cf. Cl 1, 20).

Surpresos por to profundas reflexes teolgicas, h autores, como G. Vermes, que supem tenha So Paulo recorrido a conceitos do pensamento grego, alheios a Jesus, para escrever suas epstolas. - Respondemos: So Paulo comeou a redigir em 51/52 e terminou em 67; por conseguinte, o seu epistolario est muito prximo dos anos de vida pblica de Jesus (27-30 provavelmente); em to breve intervalo no se tero infiltrado no pensamento paulino, formado nas escolas do judasmo, noes pags, avessas genuna f de Israel. So Paulo quis guardar fidelidade ao seu povo, consciente de que no estava traindo as suas tradies religiosas e nacionais, mas, ao contrrio, as levava plenitude; cf. Rm 9, 1-5.

Ademais pode-se dizer: So Paulo, como alis todos os judeus, devia nutrir uma averso natural concepo de um Deus feito homem..., e, como homem, pregado Cruz para salvar a humanidade. Com efeito; o judasmo, nos ltimos sculos antes de Cristo, professava enfaticamente a transcendncia de Deus; nem sequer pronunciava o santo nome Jav por receio de o profanar; em conseqncia no passava pela mente de um israelita a idia de um Deus feito homem e morto na Cruz...; So Paulo mesmo observa que tal concepo escandalosa para os judeus, como louca para os gregos (cf. 1Cor 1, 23). Donde se conclui que o Apstolo s a pde professar porque se lhe imps com evidncia, no porque a tenha ido procurar, por iniciativa prpria, em fontes helenistas. De resto, notria a resistncia dos prprios Apstolos a crer na Ressurreio de Jesus; a priso e a morte do Mestre os desconsertaram, de modo que fugiram e dificilmente se renderam evidncia da Ressurreio; tenha-se em vista especialmente o caso de Tom em Jo 20, 19-29.

2.4. A Tradio Sintica (Mt, Mc, Lc) Os Evangelhos Sinticos so menos dados reflexo teolgica do que So Joo e So Paulo. Por isto Vermes os aceita com mais facilidade, embora os julgue tambm interpolados por tradies crists. - No h dvida, os Sinticos so mais sbrios em teologia. Mas pode-se afirmar que so perpassados pela conscincia da Divindade de Jesus. Assim em Mt 11, 27; Lc 10, 22s Jesus afirma: "Tudo me foi entregue por meu Pai, e ningum conhece o Filho seno o Pai, e ningum conhece o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar". Este texto afirma a paridade de Jesus com Deus Pai; Ele to santo e perfeito que somente o Pai o conhece adequadamente e vice-versa; - em Mt 16,16 Pedro confessa: "Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo", confisso de f que Jesus confirma como tendo sido inspirada pelo prprio Pai Celeste;

- em Mt 14, 33 algo de semelhante ocorre: "Os Apstolos que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente tu s o Filho de Deus!'"; - em Mt 22, 41-46; Mc 12, 35-37; Lc 20, 41- 44 Jesus mostra ser o Senhor de Davi, e no apenas o Filho de Davi: Senhor como Deus, Filho como homem; - em Mt 26, 63s o Sumo Sacerdote conjurou Jesus a responder pergunta: "s o Cristo, o Filho de Deus?". Ao que Jesus respondeu afirmativamente: "Tu o disseste. Alis, eu vos digo que, de ora em diante, vereis o Filho do Homem sentado direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do cu". A afirmao de Jesus foi entendida como blasfmia ou como usurpao de um ttulo divino e como causa de morte para o Senhor; - em Mc 2, 28 Jesus se diz "Senhor do sbado", ou seja, "Senhor do dia do Senhor (Jav)". Assim Ele o prprio Senhor a quem se consagra um dia por semana; - em Mc 1,1 l-se: "Princpio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". Certos manuscritos antigos omitem Filho de Deus; todavia a maioria deles abona esta declarao de f do Evangelista. Em suma, h continuidade entre o Jesus do quarto Evangelho e o Jesus dos Sinticos. A elaborao teolgica que naquele se encontra, est na linha do testemunho dos Sinticos. Geza Vermes refere-se aos textos de Mateus aqui citados, procurando reduzi-los a expresses usuais no Antigo Testamento; tenta assim esvazi-los do seu contedo teolgico em prol da Divindade de Jesus. Observamos, porm, que os dizeres de Jesus no teriam produzido o efeito que produziram se no tivessem tido a capacidade de impressionar os discpulos de maneira nova ou indita; alm do qu foram corroborados por sinais ou milagres, cuja realidade histrica reconhecida pela crtica objetiva e serena. Ver E. Bettencourt, "Os Milagres de Jesus: Histria ou Mito?", Ed. Escola "Mater Ecclesiae", Caixa postal 1362, 20001-970 Rio (RJ). Alis, os crticos cristos estipularam critrios para se reconhecer a autenticidade de sentenas e feitos atribudos a Jesus nos Evangelhos, critrios de cuja aplicao resulta um balano positivo em favor da autenticidade historiogrfica desses livros sagrados. - A origem e a credibilidade dos Evangelhos tm sido frequentemente estudadas em PR; Ver: PR 376/1993, pp. 406-420 (comentrio do livro de John P. Meier: Um Judeu Marginal. Repensando o Jesus Histrico, Ed. Imago, Rio de Janeiro 1992). PR 318/1988, pp. 489-501; PR 281/1985, pp. 284-299. Ver outrossim F. Lambiasi, Autenticidade Histrica dos Evangelhos. Ed. Paulinas.

1 Somente o quarto Evangelho nos fala de trs Pscoas ocorrentes na vida pblica de Jesus (cl Jo 2,13; 6, 4; 12,1) - o que sugere cerca de trs anos de pregao do Senhor. Somente o quarto Evangelho nos apresenta Jesus a viajar de Norte a Sul e de Sul a Norte durante toda a sua vida pblica, ao passo que os Sinticos propem todo o ministrio pblico do Senhor na Galileia (Jesus vai a Jerusalm uma vez s, para celebrar a Pscoa final de sua vida). [2] O vocbulo martyro (testemunhar) ocorre 33 vezes no quarto Evangelho, ao passo que em Mateus uma s vez, e jamais em Marcos e Lucas. A estatstica eloqente.

Вам также может понравиться