Вы находитесь на странице: 1из 15

PGRS

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS RESDUOS SLIDOS

Goinia 2008

Nome do (a) indicado (a) ao Prmio: Construtora Surya LTDA Nome do Projeto indicado: Programa de Gerenciamento de Resduos Slidos Responsvel (is) pelo Projeto: Francisco Carlos Soares de Sousa Endereo: Rua 9E, Qd 72, Lt 02 Garavelo Residencial Park Ap. de GoiniaGO. CEP 74.932-270. Ttulo Profissional: Gestor Ambiental Karla Rodrigues de Oliveira Almeida Endereo: Rua 14 A n35 apt 1003, St. Aeroporto. Goinia-GO. CEP 74.070110 Ttulo Profissional: Coordenadora de Segurana, Meio Ambiente e Sade Responsvel (is) pela Execuo: Francisco Carlos Soares de Sousa. Endereo: Rua 9E, Qd 72, LT 02 Garavelo Residencial Park. Ap. de GoiniaGO. CEP 74.932-270. Ttulo Profissional: Gestor Ambiental Karla Rodrigues de Oliveira Almeida Endereo: Rua 14 A n35 apt 1003, St. Aeroporto. Goinia-GO. CEP 74.070110. Ttulo Profissional: Coordenadora de Segurana, Meio Ambiente e Sade DADOS DA EMPRESA; Razo Social: Construtora Surya LTDA CNPJ: 07.432.765/0003-01 Inscrio Municipal: 246.913-8 Endereo: Avenida 136, N 960, QD F-47, LT 19/20/23, 15 andar, Ed. Executivo Tower, Setor Marista em Goinia-GO, CEP 74.180-040. rea de atuao: Construo Civil Obs.: Empresa no Associada Cmara Brasileira da Industria da Construo.

Introduo; A construo civil que tem vivido uma solidez, com a expanso e o aquecimento de seu mercado, valorizao da mo de obra e de profissionais j uma realidade. Entretanto, este setor com grande potencial de crescimento, que contribui muito para o desenvolvimento do pas, deve estar atento as demandas da sociedade como um todo. E necessariamente a varivel ambiental tem ganhado um espao de destaque cada vez maior, tanto nos pases desenvolvidos ou no, passando a sustentabilidade, a ser o norteador de varias tomadas de decises. Seja pelo o consumo de recursos naturais e tipicamente pela a gerao de resduos, tornando-se um dos centros de discusses da construo civil. Diante deste cenrio, que a Construtora Surya LTDA se faz presente, atuando de forma planejada, responsvel e eficaz em todas em seus empreendimentos. Contribuindo para despertar e formar novos valores sociais e ambientais, atravs de sua poltica ambiental interna, o que inclui o Programa de Gerenciamento dos Resduos Slidos, uma necessidade constante da empresa para com a sociedade, meio ambiente e futuras geraes. Justificativa; situao da gerao dos Resduos Slidos no Brasil, popularmente conhecidos como, Resduos Slidos da Construo Civil (RSCC), est ligada ao alto nvel de desperdcio em empreendimentos da construo civil. Gerados, durante varias etapas e tipos de construes (edificao, reformas, reparos e demolio), por intermdios de pequenos, mdios e grandes agentes construtores. Resduos esses, volumosos, e composto por materiais como, tijolos, areia, gesso, argamassa, pedras, concretos e outros. Aquecido, o setor da construo civil tem um grande desafio: conciliar as exigncias crescentes de um mercado em expanso, com aumento cada vez maior de competitividade, busca de habitao com qualidade, coletividade e condies que conduzam a um desenvolvimento efetivamente sustentvel. Neste cenrio generalizado, a integrao entre a sociedade civil, o empresariado e a gesto pblica extremamente relevante para a minimizao dos RSCC e problemas relativos ao meio ambiente. Devido grande extenso territorial da rea urbana de Goinia, a situao com relao aos RSCC, faz que boa parte desses resduos sejam dispostos irregularmente por toda a cidade e se estenda s reas conurbadas e limtrofes com outros municpios. Gerando conseqncias e comprometendo a qualidade de vida urbana, em aspectos como transportes, enchentes, poluio visual e proliferao de vetores de doenas, por uma inexistncia de um plano de gerenciamento. Os RSCC, que compem a percepo ambiental da sociedade, continuamente demandam novas reas de descarte clandestino, principalmente aqueles gerados pela atividade informal. Fato esse, que onera a administrao municipal, onde os passivos acabam por compor um ciclo vicioso, no qual o

municpio destina recursos financeiros e humanos para medidas em curto prazo com aes corretivas. Diante de tantas leis, tanto na esfera municipal, estadual e federal, como a Resoluo CONAMA 307/02, que classifica os resduos slidos, segundo seus riscos potenciais a meio ambiente, sade pblica e disciplina aes necessrias para gesto e minimizao desses resduos. O desafio seria a implantao e a solidificao de uma usina de processamento, beneficiamento e manufatura de subprodutos agregados desses materiais. Que atravs de ferramentas de gesto terceiro setor, facilitasse a execuo de um Plano Integrado de Gerenciamento de Resduos de Construo e Civil (PIGRSCC). Estabelecendo a diviso e a co-responsabilidade socioambiental entre os principais atores uma ferramenta importante no aumento da sustentabilidade da construo civil, na diminuio e extrao de recursos naturais e na cadeia de impactos de seus referidos resduos, como lhe tpico. Pensando nisso que a Construtora Surya LTDA desenvolve aes scioambientais com o seu Programa de Gerenciamento de Resduos Slidos (PGRS). Contribuindo com o fortalecimento da legislao j existente, com a preservao do meio ambiente e com a responsabilidade social de seus empreendimentos. OBJETIVOS; Objetivo Geral Colaborar com a disponibilizao adequada dos resduos gerados pela indstria da construo civil no municpio de Goinia possibilitando a preservao ambiental local e o fortalecimento das leis que regem o setor. Objetivos Especficos: Atender o Programa Municipal de Gerenciamento de Resduos Slidos na Construo Civil quando existente; Buscar fornecedores legalmente licenciados para o transporte do entulho; Responsabilizar os geradores e transportadores pelo ps-consumo e o direcionamento do produto final; Reincidir dos resduos reutilizveis ou reciclveis para benefcios de terceiros e/ou dos prprios colaboradores envolvidos no programa; Possibilitar aes educativas visando reduzir a gerao de resduos e possibilitar sua segregao e, quando possvel, sua posterior reciclagem; Gerar benefcios sociais e econmicos junto empresa e comunidade em que est inserida.

MAPEAMENTOS DOS RESDUOS;


MAPEAMENTO DE RESDUOS RESDUOS Resduos (classe) CLASSES A B
Execuo de forma, alumnio, ao, ferro, fio de cobre com PVC, latas, madeira, embalagens de cimento, cal, argamassa pr-fabricada, cermica, vidro, plsticos embalagens, plsticos PVC tubo de ferro galvanizado e outros. Equipamentos: elevador de materiais, gericas e manual (saco plstico quando for em pouca quantidade como o caso de copos dos pavimentos e refeitrios. Aqui no ser considerado o condutor por ser uma prtica inapropriada de descarte destes resduos. Eles devero ser transportados de forma segregada pelo elevador de materiais e/ou gericas. Mo de obra: serventes para o transporte e equipe responsvel pela tarefa (pedreiros, encanadores, eletricistas) para a limpeza e para o adequado armazenamento para o transporte.

Orgnicos e Rejeitos

Focos

Levantamento de alvenaria, reboco, cermica, concretagem, contrapiso, peneiramento de areia, escavao de solo e outros.

Forro de gesso em placas e em p, e outros.

Embalagens de materiais de limpeza, solventes, tintas, materiais contaminados de demolio e outros.

Sobras de alimentos, papel higinico e etc.

Equipamentos: elevador de materiais, condutor de entulho e gericas. Mo de obra: serventes para o transporte e equipe responsvel pela tarefa (pedreiros) para a limpeza e para o adequado armazenamento para o transporte.

Equipamentos: elevador de materiais, sacos de rfia. Mo de obra: serventes para o transporte e equipe responsvel pela tarefa (gesseiros) para a limpeza e para o adequado armazenamento para o transporte. Equipamentos: elevador de materiais, gericas. Mo de obra: serventes e equipe responsvel pela tarefa como, por exemplo, de pintores.

Equipamentos: Cesto (orgnicos e rejeitos) sacos de lixo. Mo de obra: servente.

Fluxos no canteiro

Responsvel pela disponibilizao em canteiro.

Equipe administrativa da obra.

Equipe administrativa da obra

Equipe administrativa da obra

Equipe administrativa da obra

Equipe administrativa da obra

Container, recipiente (tambores com sacos de rfia), baias ou reas de descarte de acordo com a fase da obra e o seu volume de resduos desta categoria gerado e ainda de acordo com a disponibilizao do canteiro. Nas reas de vivncia (refeitrio, almoxarifado, sala do engenheiro e mestre e stand de vendas) devero conter lixeiras de coleta seletiva e no caso das salas de engenheiro e mestre e de almoxarifado dever conter alm das lixeiras caixa para rascunhos onde devero ser armazenados papis possveis de reaproveitamento. Prximo aos bebedouros dever constar um recipiente para descarte de copos para que os sejam devidamente destinados para reciclagem. O armazenamento deste resduo poder ser feito em caambas caso a cidade onde a obra se encontra tenha uma rea apropriada para o descarte destes resduos. Podero tambm ser armazenado em sacos de rfia (prprio saco do gesso pode ser reaproveitado para este armazenamento) para que seja enviado para a reciclagem quando possvel.

Armazenamento

Container (caamba) e carroceria de caminho no caso de solo escavado.

rea de descarte de acordo com a disponibilizao do canteiro. Tratam-se de resduos pouco gerados na obra onde recomendado que o seu excedente seja enviado para a Central de Suprimentos da empresa.

Sacos de lixo em lixeiras apropriadas (rejeitos e orgnicos) e aps encaminhados para Lixeira de Orgnicos e Rejeitos localizadas no exterior da obra.

Coleta/Destinao Final

Empresa responsvel pela retirada do container e destinao do entulho.

Instituio Responsvel pela Reciclagem e/ou Empresa de Caambeiros caso venha encaminhar para local que recicle ou reutilize o resduo.

Instituio Responsvel pela Reciclagem e/ou Empresa de Caambeiros caso venha encaminhar para local que recicle o resduo e ou que se responsabilize pela destinao apropriada deste.

Empresa de Caambeiros caso venha encaminhar para local que recicle o resduo e ou que se responsabilize pela destinao apropriada deste.

rgo responsvel pela coleta de lixo municipal na cidade.

Toda a equipe (gesseiro, pintor, carpinteiro, ferreiro, eletricista, pedreiro e etc) dever ser responsvel pelo gerenciamento de seu resduo gerado junto a sua frente de servio sendo a equipe sujeita a penalidades administrativas caso esta ao no seja devidamente realizada. Fica a critrio da obra a venda ou doao de resduos reciclveis (papel, plstico, madeira e ferro). No caso da venda destes resduos ressalta-se que o valor obtido dever ser destinado para o bem-estar dos colaboradores ou em algum projeto social que venha benefici-los. No caso da doao dever sempre ser feita uma consulta junto a Comisso de Responsabilidade Social da empresa uma vez que a mesma est apta para a indicao da instituio de caridade quem deve receber o material.

PROCESSOS NO CANTEIRO;
PROCESSOS NO CANTEIRO

FASE DA OBRA

RESDUOS GERADOS

ITENS A SEREM EXECUTADOS / PGRS

Entulho da demolio: tijolos, concreto, telhas, placas de revestimento, argamassa, solo escavado e etc. Resduos Classe A.

Retirar o acmulo dos materiais demolidos; Retirar entulho atravs de carrinho de mo e gericas para posterior depsito na caamba; Realizar medio para controle da gerao de resduos a partir do CTR Controle de Transporte de Resduos e caso resduos reciclveis sejam vendidos dever ser preenchida CIR Controle de Investimento de Resduo; Disponibilizar a caamba para a coleta da mesma por rgo licenciado; Enviar resduos para local destinado e devidamente apropriado; Elaborar projeto para definio do layout da rea de armazenamento dos resduos da fase seguinte (fases 2.1 e 2.2) de acordo com a disponibilizao de canteiro de obra em suas diferentes fases. Depositar resduo ps-consumo em rea de descarte especfica;

1. Demolio, Escavao e Fundao.


Resduos contaminados oriundos de demolio. Resduos Classe D.

Sobras de serragem.

Frma:

madeira

Segregar material para reutilizao e disponibilizar o restante para terceiros; Realizar medio para controle da gerao de resduos a partir do CTR Controle de Transporte de Resduos e caso resduos reciclveis sejam vendidos dever ser preenchida CIR Controle de Investimento de Resduo; Disponibilizar resduos para coleta de entidade selecionada. Depositar resduo ps-consumo em rea de descarte especfica;

2.1. Carpintaria.

Resduos Classe B

Ferragens

Segregar material para reutilizao e disponibilizar o restante para terceiros; Realizar medio para controle da gerao de resduos a partir do CTR Controle de Transporte de Resduos; Disponibilizar resduos para coleta do mesmo por rgo licenciado. Depositar resduos em rea destinada aps a separao; Concluir limpeza das reas de trabalho e retirar os resduos utilizando o elevador de transporte de materiais e condutor de entulho; Armazenar materiais no reutilizveis ou no reciclveis como o isopor em local especfico material no-reciclvel; Realizar medio para controle da gerao de resduos a partir do CTR Controle de Transporte de Resduos e caso resduos reciclveis sejam vendidos dever ser preenchida CIR Controle de Investimento de Resduo; Disponibilizar resduos reciclveis para terceiros e disponibilizar os noutlizveis ou no-reciclveis para coleta do mesmo por rgo licenciado.

2.2. Armao de Ao.

Resduos Classe A

3. Estrutura e Concreto.

Embalagens de cimento e argamassa, concreto, tubos, isopor, fios, madeira, papel, vidro, e etc Resduos Classe A e B

Blocos, tijolos, concreto, argamassa, papelo, isopor, mangueiras PVC, cermica, madeiras, vidro, latas etc.

Concluir limpeza das reas de trabalho e retirar os resduos utilizando o elevador de transporte de materiais; Segregar os resduos gerados; Depositar em locais destinados aps a separao; Armazenar materiais no reutilizveis ou no em local especfico; Realizar medio para controle da gerao de resduos a partir do CTR Controle de Transporte de Resduos e caso resduos reciclveis sejam vendidos dever ser preenchida CIR Controle de Investimento de Resduo;

4. Alvenaria, Revestimento Acabamento.

Resduos Classe A e B.

Tintas, solventes, leos. Resduos Classe D.

Disponibilizar resduos reciclveis para terceiros e disponibilizar os noutlizveis ou no-reciclveis para coleta do mesmo por rgo licenciado; Quando existente os resduos de Classe D devero ser enviados para a Central de Suprimentos para que outra obra venha a utiliz-lo.

Depositar em locais destinados aps a separao; Mangueiras, fio de cobre, alvenaria, papel, metal, etc. Realizar medio para controle da gerao de resduos a partir do CTR Controle de Transporte de Resduos e caso resduos reciclveis sejam vendidos dever ser preenchida CIR Controle de Investimento de Resduo; Disponibilizar resduos reciclveis para terceiros e disponibilizar os noutlizveis ou no-reciclveis para coleta do mesmo por rgo licenciado; Elaborar projeto para definio do layout da rea de armazenamento dos resduos da fase seguinte.

5. Instalaes Eltricas.

Resduos classe A e B.

6. Limpeza Final e Entrega da Obra.

Depositar em recipiente especifico; Recipientes de material de limpeza. Disponibilizar resduos para coleta do mesmo por rgos licenciado ou para terceiros quando possveis de reciclagem.

O lixo orgnico e rejeitos (resto de alimentos, papel higinico, papel-toalha e etc), presente em todas as fases da obra, sero diariamente recolhidos pelo rgo responsvel pela coleta de lixo do municpio. Copos descartveis e garrafas plsticas sero armazenados em recipiente especfico para a destinao reciclagem.

CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES
O QUE
COMO QUEM QUANDO

1. Reunies.

Sero realizadas reunies na obra para a implantao e manuteno do programa junto s reunies de 5S devendo constar no Livro de Ata. Em todo o treinamento admissional ser apresentado o programa.

Administrao da Obra e Equipe de SMS (Segurana, Meio Ambiente e Sade)

Quinzenalmente junto reunio de 5S.

2. Projeto de Layout.

Definir a rea onde sero depositados os recipientes e caambas para coleta.

Implantao do projeto. Administrao da obra.

3. Auditoria Ambiental.

Realizar inspeo das prticas apropriadas diante do gerenciamento de resduos nos canteiros e possibilitar aes para a melhoria do programa.

Equipe SMS

Mensalmente.

4. Medio de Resduos.

Ser preenchida planilha para Controle de Transporte de do Resduo (CTR) e Controle de Investimento de Resduo. Consiste numa forma de medio de resduos, sendo que a ltima vem medir todo o resduo possvel de reciclagem e ainda vem indicar qual projeto social foi investido a verba advinda desta venda.

Sempre que o resduo sair do canteiro para a destinao final. Administrao da obra.

5. Semana da Qualidade e Meio Ambiente.

Sero realizadas palestras, oficinas, atividades culturais e confraternizao envolvendo a temtica ambiental.

Equipe SMS e colaboradores.

Anualmente (Semana da Qualidade e Meio Ambiente).

6. Campanha de Valorizao do Planeta gua.

Anualmente ser realizada sensibilizao ambiental envolvendo a temtica de uso racional da gua e consumo de energia Durante essa sensibilizao sero lanados grficos de quanto a obra vem gastando de gua e energia eltrica e sua projeo para o uso deste recurso at a concluso da obra.

Equipe de SMS

Anualmente (Campanha de Valorizao do Planeta gua).

7. Concurso.

Desenvolver oficina de reciclagem com produtos utilizados na obra com posterior premiao.

Equipe 5S e colaboradores

Anualmente junto Semana da Qualidade e Meio Ambiente. Anual junto a Conveno Coletiva.

8. Premiao SMS.

Premiar na Conveno Coletiva a Obra em Excelncia Ambiental.

Equipe SMS

IMPLANTAO
1 Planejamento do canteiro de obras: Primeiramente ser definido, pela equipe administrativa da obra mediante a aprovao do Departamento de Segurana Meio Ambiente e Sade (SMS), o layout para a disposio das reas de armazenamento dos resduos (containeres, baias, reas de descarte, lates de lixo e etc). 2 Preparao dos colaboradores: sempre realizada a primeira reunio de apresentao do PGRS (Programa de Gerenciamento de Resduos Slidos) com a produo da obra pelo Departamento de Segurana Meio Ambiente e Sade. Aps, as reunies so realizadas pela administrao da obra semanalmente (integrada reunio de Segurana e 5S), para o fortalecimento e manuteno do programa de modo em que as atividades envolvidas tornemse corriqueiras e estejam devidamente assimiladas por todos os funcionrios da obra, principalmente por aqueles envolvidos diretamente nas atividades.
3 Procedimentos da Segregao;

a) Responsabilidades: A responsabilidade de implantao do projeto da obra como um todo, principalmente dos membros que constituem a administrao, que alm da tarefa de participar das atividades envolvidas a obra tambm tem o papel de orientar seus colaboradores. Assim sendo, toda a equipe de administrao de obra (engenheiro, mestre de obra, encarregado administrativo, estagirios e tcnicos de segurana do trabalho) participa ativamente do programa, para que este atinja seus objetivos e que possa sempre ser melhorado a partir da gesto coletiva do programa (SMS+Administrao da Obra). b) Segregao: Esta atividade consiste na separao dos resduos slidos entre as classes j definidas, para que possam ser transportados at o local de armazenamento para a coleta. Nesta etapa os resduos acumulados nas reas de trabalho so separados pelas equipes responsveis pela tarefa (pintor, carpinteiro, ferreiro, pintor, encanador, eletricista, gesseiro e etc.) e transportados para o recipiente adequado pelo(s) colaborador(es) responsvel(eis) pela limpeza do canteiro. Para isso faz se necessria ao projeto de fluxo de resduos no canteiro a ser definido para cada fase de execuo da obra. c) Identificao e Controle: Os recipientes devero so identificados com cores diferentes de acordo com a classe do resduo e modelos padres de identificaes do PGRS, disponibilizado em Anexo D. O controle ser feito de acordo com o nmero de recipientes retirados da obra e quando possvel atravs do controle de peso. Estas informaes devero ser anotadas para o planejamento das aes em Controle de Transporte de Resduos (vide Anexo B) e quando foi realizada a venda de resduos reciclvel dever ser registrado o Controle de Vendas de Resduos (vide Anexo C). d) Armazenamento Temporrio: Os resduos depositados nas reas de trabalho so encaminhados diariamente para as baias, container e/ ou lixeiras ao final

do expediente de trabalho onde previamente so armazenados antes da destinao final. e) Transporte Interno: Este procedimento conta com o transporte atravs do condutor de entulho quando existente, do elevador de carga e de gericas. f) Armazenamento para a Coleta: Este procedimento se da atravs de containeres, baias, lixeiras e reas adequadamente identificados, devidamente localizados e sinalizados dentro do canteiro de obras, vide Anexo D modelos padres de identificaes do PGRS. Transporte: O transporte externo de entulhos executado por uma empresa coletora de entulho da cidade e devidamente licenciada por rgo ambiental Agncia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e Sistema Municipal de Transito (SMT).
GUARNIO ENVOLVIDA

Para a eficincia do PGRS faz-se necessrio o comprometimento da seguinte guarnio: - 1 gestor ambiental para o gerenciamento do programa; - 1 estagirio para o suporte no gerenciamento; - 1 funcionrio de limpeza para a fase de fundao e trs funcionrios para as demais. Estes funcionrios colaboraro com a manuteno do programa. Todos os colaboradores devero estar envolvidos a fim de evitar que a segregao fique por parte somente dos responsveis pela limpeza da obra. Ressaltando que os responsveis pelo transporte externo (caambeiros e responsveis pela coleta de resduos reciclveis) para a destinao final dos resduos devero apresentar equipe para o carregamento dos resduos. Para o transporte interno ser obedecido o seguinte artigo constante na CLT (Consolidao de Leis Trabalhistas) que orienta o peso mximo de permitido para ensacados:
Art. 198. de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso mximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposies relativas ao trabalho de menor e da mulher; 1 No transporte manual de sacos, compreendendo tambm o levantamento e a deposio, realizado por um s trabalhador, o peso mximo admitido ser de 30 kg (trinta quilogramas). Pargrafo nico No est compreendida a proibio deste artigo a remoo de material feita por impulso ou trao de vagonetes sobre trilhos, carros de mo ou quaisquer outros aparelhos mecnicos, podendo o Ministrio do Trabalho, em tais casos, fixar limites diversos, que evitem sejam exigidos do emprego de servios superiores s suas foras.

- 1 membro responsvel de cada equipe empreitada para a limpeza de servios prestados: fundao e escavao, alvenaria, instalaes eltricas e hidrulicas, carpintaria, armao, impermeabilizao, conteno, pintura, assentamento de cermica, azulejo e granito, jardinagem, manuseio de gesso, limpeza de obra (para entrega de produto); - 1 auditor de qualidade para as auditorias diante aes de minimizao de resduos. Ressalta-se que se faz necessrio o envolvimento dos colaboradores da obra como engenheiro civil, mestre de obras, encarregado administrativo, tcnico de

segurana do trabalho e estagirio de engenharia civil. Para isso dispe-se de um organograma para a gesto do programa:
COLETA EXTERNA E DESTINAO FINAL DOS RESDUOS
FUNDAO RESDUO Solo Escavado Orgnicos e Rejeitos Entulho DESTINO - Terceiros - Aterro Sanitrio - Pavimentao DERMU-COMPAV (em GYN) - ATT (em SP e BA) - Reaproveitamento de Aterro Sanitrio Metal Nesta fase no ser transportado, pois gerado em pequena quantidade. Este resduo dever ser armazenado na obra Madeira Nesta fase no ser transportado, pois gerado em pequena quantidade. Este resduo dever ser armazenado na obra para a reutilizao nas prximas fases de execuo da obra. Madeira sem utilizao Caminho Ba - Padarias - Lavanderias - Catadores da Material Reciclvel Papel Caminho Ba - Catadores da Material Reciclvel Plstico Caminho Ba - Catadores da Material Reciclvel ESTRUTURA, FECHAMENTO DE ALVENARIA E INSTALAES PREDIAIS Orgnicos e Rejeitos Caminho Limpeza Urbana - Aterro Sanitrio de Goinia Entulho Caminho para Caamba - Pavimentao DERMU-COMPAV (em GYN) - ATT (em SP e BA) - Reaproveitamento de Aterro Sanitrio Metal Caminho Carroceria - Reciclagem Ferro Velho Madeira Caminho Carroceria - Reaproveitamento em outra obra Madeira sem utilizao Caminho Carroceria - Padarias - Lavanderias - Catadores da Material Reciclvel Serragem Caminho Carroceria - Estao de Tratamento de Esgoto - COMING Papel Caminho Ba - Venda - Reciclagem Plstico Caminho Ba - Venda - Reciclagem INSTALAES PREDIAIS, REVESTIMENTO E ACABAMENTO Orgnicos e Rejeitos Entulho Caminho Limpeza Urbana Caminho para Caamba - Aterro Sanitrio de Goinia - Pavimentao DERMU-COMPAV (em GYN) - ATT (em SP e BA) - Reaproveitamento de Aterro Sanitrio - Venda Reciclagem - Venda Reciclagem - Reaproveitamento - Produo de blocos - Padarias - Lavanderias - Catadores da Material Reciclvel - Reciclagem Ferro Velho - Venda - Reutilizao em outra obra - Reaproveitamento pela equipe de pintura - Reutilizao em outra obra TRANSPORTE Caminho Retroescavadeira Caminho Limpeza Urbana Caminho para Caamba

Papel Plstico Gesso Madeira

Caminho Carroceria Caminho Carroceria Caminho para Caamba Caminho Carroceria

Metal Fiao Eltrica Latas de materiais de acabamento Tintas e materiais de pintura

Caminho Carroceria Caminho Carroceria Carro Caminho Carroceria

Antes que os resduos sejam enviados para sua destinao final aqui relacionada dever ser preenchida pelo apontado da obra o Controle de Transporte de Resduos onde trs vias devero ser preenchidas e assinadas sendo que uma via dever ficar com a obra, outra com a empresa transportadora e outra com a empresa que recebe o resduo. Os nmeros destes controles devero ser informados pelo SMS.

MEDIDAS DE MINIMIZAO DE RESDUOS

Cabe a equipe de administrao da obra bem como do departamento de planejamento da empresa, antes da tomada de qualquer medida diante da reciclagem e ou reaproveitamento de resduos, considerem medidas de minimizao de resduos como as principais relacionadas neste item: - Elaborao de projetos com medidas que evitem o desperdcio de insumos como tijolos, cermicas, granitos e etc. - Aquisio de materiais que minimizem a gerao de resduos; - Aquisio de materiais sustentveis de acordo com sugestes da certificao LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design) elaborada pelo USGBC (United States Green Building Council); - Promoo do controle de aplicao de argamassa; - Definio de um profissional que desempenhe a funo de auditor de qualidade onde dever acompanhar minuciosamente parmetros de qualidade da construo de um empreendimento sendo que estes parmetros contemplem itens como desperdcio em obra; - O controle de materiais junto ao almoxarifado da obra deve ser minucioso e eficaz a fim de evitar o desperdcio destes. O projeto de layout padro de almoxarifados e programas informatizados de controle de estoques colaboram com a eficincia deste controle. AUDITORIAS AMBIENTAIS Durante os trs primeiros meses da implantao do PGRS foram realizadas visitas semanais onde so coletados dados referentes ao andamento do programa. Mensalmente ser realizada auditoria que avalia o programa juntamente com itens de segurana, sade e 5S. Passados os trs meses so realizadas visitas quinzenais ao invs de visitas semanais, porm caso durante essas visitas sejam diagnosticadas noconformidades de acordo com este programa, poder ser readaptado o procedimento de visitas semanais. CONCLUSO O Programa de gerenciamento e disposio final de resduos slidos, desenvolvido e praticado pela a Construtora Surya LTDA, tem como o principal objetivo; planejar, gerenciar e executar aes de minimizao dos resduos

slidos, gerados durante todas as etapas de uma construo. Resduos esses que so considerados volumosos e comprometem a qualidade de vida urbana, em aspectos como transportes, enchentes, poluio visual e proliferao de vetores. Essa proposta vai de encontro gesto do meio ambiente, aliada com a preservao ambiental, a responsabilidade social e o compromisso em atender as leis que regem o setor. Que permitira a caracterizao e classificao dos resduos, no prprio canteiro de obras, seguindo roteiros especficos e seguros, para toda logstica; (coleta, acomodao e destinao final), considerando o potencial de reaproveitamento e reciclagem de cada resduo na prpria obra. A adeso e a responsabilidade compartilhada de todos os colaboradores, prestadores e parceiros no sistema, tem sido a garantia de sucesso do programa. Que por meios de investimentos prioritrios na gesto dos resduos, possibilita aquisio de materiais de origem e produo responsvel e o uso de tecnologias que torna possvel o racionamento dos insumos e o manejo adequado dos resduos. Outro fator de sucesso do Programa de Gerenciamento de Resduos Slidos so os treinamentos realizados constantemente nas prprias obras. Que permite o debate e a reflexo ligada segurana, meio ambiente e sade ocupacional, despertando a formao de uma conscincia ecolgica a todos. Hoje todos os resduos gerados nos empreendimentos e na administrao da construtora e so passiveis de reaproveitamento e reciclagem e possuem interesse econmico. So doados parte para o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reciclveis da regio de Gois e outra parte comercializada e transformada em benefcios para os prprios colaboradores envolvidos no Programa de Gerenciamento de Resduos. A Construtora Surya LTDA Espera-se, que essas iniciativas venham integrar e fortalecer o empresariado Goiano, a gesto pblica e a sociedade civil, despertando necessidade de formao de valores e aes de coresponsabilidade dos problemas relativos aos resduos slidos e ao meio ambiente. Visto que cada vez mais o interesse de toda a sociedade, por empreendimentos, empresas e servios que condizem com a sustentabilidade, respeitando os ambientes onde esto inseridos, garantindo as presentes e futuras geraes, ambientes preservados, equilibrados e saudveis.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. SINDICATO DA INSSTRIA DA CONSTRUO NO ESTADO DE GOIS; COMISSO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE; PROGRAMA DE INCENTIVO A SUSTENTABILIDADE NA INSDSTRIA DA CONSTRUO; Manual da Construo Sustentvel. Goinia, 2007. 2. AGPYAN, V. . ... [et al.]. Diagnsitico e Combate Gerao de Resduos na Produo de Obras da Construo de Edifcios: uma abordagem progressiva. So Paulo: Universidade de So Paulo. Escola Politcnica. Departamento de Engenharia de Construo Civil, 2004. 3. NGULO, S. C. . ... [et al.]. Caracterizao de Agregados de Resduos de Construo e Demolio Separados por Lquidos Densos. So Paulo: Universidade de So Paulo. Escola Politcnica. Departamento de Engenharia de Construo Civil, 2004. 4. NGULO, S. C. ... [et al.]. Desenvolvimento Sustentvel e a Reciclagem de Resduos na Construo. So Paulo: Universidade de So Paulo. Escola Politcnica. Departamento de Engenharia de Construo Civil, s. d. 5. NGULO, S. C. ... [et al.]. Metodologa de Caracterizao de Residuos da Construo e Demolio. So Paulo: Universidade de So Paulo. Escola Politcnica. Departamento de Engenharia de Construo Civil, 2003. 6. AGPYAN, V. . ... [et al.]. Sobre a Necessidade de Metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento para a Reciclagem. So Paulo: Universidade de So Paulo. Escola Politcnica. Departamento de Engenharia de Construo Civil, s. d. 7. ASSOCIAO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PBLICA E RESDUOS ESPECIAIS. Panorama dos Resduos Slidos no Brasil. So Paulo, 2004. 8. ABNTa ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10004: Resduos slidos Classificao. Rio de Janeiro, 2004. 9. ______ b NBR 15112: Resduos da construo civil e resduos volumosos reas de transbordo e triagem Diretrizes para projeto, implantao e operao. Rio de Janeiro, 2004. 10. ______ c NBR 15116: Agregados reciclados de resduos slidos da construo civil Utilizao em pavimentao e preparo de concreto sem funo estrutural Requisitos. Rio de Janeiro, 2004. 11. ______ d In: MONTEIRO, J. H. P. ... [et al.]. Manual de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. p 25. 12. ______ e NBR 10004 In: MONTEIRO, J. H. P. ... [et al.]. Manual de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. p 26. 13. BIDONE, F. R. A. (coordenador). Reaproveitamento de Materiais Provenientes de Coletas Especiais. So Carlos: RiMa, 2001. 14. BRASIL. Lei n 10.257: Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. Braslia, 2001.

Вам также может понравиться