Вы находитесь на странице: 1из 8

Fontes do Direito Conceito de Fonte Senso comum fonte a nascente de gua; a bica donde verte gua potvel para

ara uso humano. Fonte designa a origem, a procedncia de alguma coisa. Assim, fonte do Direito o local de origem do Direito; , na verdade, j o prprio Direito, mas sado do oculto e revelado ao mundo. As fontes do direito so os fatos jurdicos de que resultam normas. As fontes do direito no so objetivamente a origem da norma, mas o canal onde ele se torna relevante. Classificaes Sobre as fontes do direito no h unanimidade, as definies e relevncia variam conforme a doutrina. Fontes materiais (fato social). Representam os elementos centrais da elaborao jurdica, a prpria matria-prima a partir da qual se produzem as normas. Correspondem ao fato social e ao valor, que so conjugados para a construo de uma lei. O fato social equivale a todo acontecimento de extrema importncia para a vida coletiva, a ponto de comprometer as relaes sociais se no for disciplinado pelo direito, quando menos importante, o fato permanece apenas social e eventualmente tratado por outras esferas reguladoras da conduta humana (moral, religio, moda, etc.). O valor representa o modo como a sociedade interpreta e reage ao fato, condenando-o, tolerando-o ou exigindo-o; logo, o valor define o tratamento que a lei deve dar ao fato social, segundo parmetros ticos da sociedade. Fontes formais (estatais e no-estatais) So os elementos que atribuem forma a conjugao entre fato e valor, exteriorizando o tratamento dado a eles pela sociedade por um instrumento normativo. Isso significa que toda a fonte formal tem por caracterstica constante expressar-se enquanto regra jurdica. Tais fontes dividem-se em estatais e no-estatais; as primeiras so produzidas pelo poder pblico e correspondem lei e a jurisprudncia; as no-estatais decorrem diretamente da sociedade ou de seus grupos e segmentos, sendo representadas pelo costume,

pela doutrina, pelo poder negocial e pelo poder normativo dos grupos sociais. Fontes estatais Lei Legislao o conjunto das normas jurdicas emanadas do Estado, atravs de seus vrios rgos, dentre os quais reala-se, com relevo, nesse tema, o Poder Legislativo. Lei- tem vrios significados, podendo expressar leis divinas, leis cientficas, mas tambm tanto norma constitucional, quanto uma lei ordinria ou at uma clusula contratual, que se diz ser lei entre as partes. Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se l") uma norma ou conjunto de normas jurdicas criadas atravs dos processos prprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes. A lei, no seu processo de formulao, passa por vrias etapas, estabelecidas na Constituio. Neste processo temos a iniciativa da lei, discusso, votao, aprovao, sano, promulgao, publicao e vigncia da lei. A iniciativa da lei normalmente compete ao rgo executivo ou ao legislativo, mas h casos em que a prpria Constituio determina que a iniciativa caiba ao judicirio. Proposta a lei, segue-se a sua discusso no Congresso Nacional, se federal, ou nas Assembleias Legislativas, se estadual; em seguida, vem a sua votao, que a manifestao da opinio dos deputados parlamentares, favorvel ou contrria, ao projeto de lei. Se for favorvel ao projeto, ou seja, se conseguir a maioria dos votos, a lei estar aprovada pelo rgo legislativo. Ento, a lei encaminhada ao Presidente da Repblica (lei federal) ou ao Governador de Estado (lei estadual), que poder sancion-la ou vet-la. Vetada, total ou parcialmente, o veto submetido ao Congresso ou Assembleia, que podero derrub-lo. Rejeitado, o rgo executivo tem que acatar a deciso do rgo legislativo. Nesse caso, bem como nos casos em que o poder de veto nao exercido no prazo legal (quando diz-se haver sano tcita), o Presidente da Repblica deve acatar a lei promulgada pelo poder legislativo. Sancionada e promulgada (ato pelo qual o rgo executivo determina a sua execuo), a lei publicada no Dirio Oficial. A sua vigncia d-se aps o prazo de 45 dias, desde a data da sua publicao, ou no prazo estabelecido expressamente no diploma

legal. Este perodo entre a publicao e a entrada em vigor da lei conhecido pela expresso latina "vacatio legis". Uma lei deve ser aplicada at que seja revogada ou modificada por outra (no Brasil, este princpio est positivado no art. 2 da LICC). A revogao pode ser total (ab-rogao: a lei anterior totalmente revogada pela nova, que no substitui seu contedo; sub-rogao: a lei anterior totalmente revogada pela nova, substituindo o seu contedo), ou parcial (derrogao: a lei anterior parcialmente revogada por uma nova, sem substituio do contedo revogado; modificao: a lei anterior parcialmente revogada por uma nova, substituindo seu contedo). A repristinao ocorre quando uma lei revogada volta a ter vigncia e um assunto extremamente controverso. No Brasil, proibida. Em princpio, as leis comeam a vigorar para legislar sobre casos futuros, e no passados. Assim, a aplicao das leis deve observar trs limites: a) ato jurdico perfeito; b) direito adquirido; c) coisa julgada. Esses limites tm como objetivo aumentar a segurana jurdica da sociedade. Ou seja, se hoje voc realiza um ato legal pelas normas vigentes atualmente, voc tem a garantia de no ser punido mesmo se o seu ato passe a ser ilegal devido a uma lei que seja promulgada no futuro.

Lei em sentido formal: representa todo o ato normativo emanado de um rgo com competncia legislativa, quer contenha ou no uma verdadeira regra jurdica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competncia. Lei em sentido material: corresponde a todo o ato normativo, emanado por um rgo do Estado, mesmo que no incumbido da funo legislativa, desde que contenha uma verdadeira regra jurdica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competncia.

Distinga-se ainda:

Lei no sentido amplo, que abrange qualquer norma jurdica; e Lei no sentido restrito, que compreende apenas os diplomas emanados pela Assembleia da Repblica.

Hierarquia das leis Em todos os Estados, as leis apresentam uma hierarquia (uma ordem de importncia), na qual as de menor grau devem obedecer s de maior grau. A hierarquia trata-se portanto de uma escala de valor, semelhana de um tringulo (piramide de Hans Kelsen).

Admite-se, contudo, a seguinte classificao, inobstante eventuais divergncias doutrinrias: Constituio Federal Emenda Constitucional Tratados internacionais sobre Direitos Humanos aprovados pelo Poder Legislativo nos mesmos moldes das Emendas Constitucionais (3/5 dos votos, em 2 turnos de votao em ambas as casas legislativas) o Demais tratados internacionais De acordo com o entendimento emanado do Supremo Tribunal Federal, estas normas, das quais o Estado Brasileiro seja signatrio, possuem natureza "supralegal", ou seja, esto em patamar intermedirio entre a Constituio da Repblica e as demais leis, e seu trmite para aprovao e consequente integrao do ordenamento jurdico brasileiro o mesmo das leis ordinrias. Lei complementar Lei ordinria Medida provisria Lei delegada Decreto legislativo Resoluo Decreto Portaria

Jurisprudncia (do Latim: iuris prudentia) um termo jurdico que significa conjunto das decises e interpretaes das leis. A jurisprudncia consiste na deciso irrecorrvel de um tribunal, ou um conjunto de decises dos tribunais ou a orientao que resulta de um conjunto de decises judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matria e proveniente de tribunais da mesma instncia ou de uma instncia superior como o STJ ou TST. A aplicao real destes estatutos para fatos deixada para Juzes, que consideram no s o estatuto mas tambm outras regras legais relevantes para se chegar a uma deciso judicial: por isso, a "cincia". Assim, "jurisprudncia" pode-se referir a "lei baseada em casos", ou s decises legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicao de leis em situaes de fato. A obedincia jurisprudncia tradio dos pases que seguem a tradio Anglo saxnica do Direito, que so exemplo os sistemas jurdicos ingls e americano e menos frequente nos pases que

seguem a Tradio Romana, caso de Portugal, Brasil, Espanha dentro de outros. Vale lembrar que ainda que se tenha um precedente em caso isolado, firmado e solidificado por decises uniformes, bom que se consigne que em nosso sistema os juzes inferiores no esto vinculados s decises dos Tribunais superiores.

Smula vinculante

Em tese, h ampla liberdade de deciso por parte dos juzes, que devem decidir de acordo com as circinstncias do caso e com sua conscincia, o que no impede que o inconformismo de uma das partes, ou de ambas, ocasione o recurso para instncia superior. Dessa forma, o Poder Judicirio ganha importncia vital no estabelecimento da segurana jurdica, que um dos pilares do edifcio jurdico do Estado do Direito.

Fontes no estatais Costume jurdico Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prtica reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convico de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura especfica. O Costume possui dois elementos para que se verifique:

Corpus (Material): Repetio constante e uniforme de uma prtica social. (uso). Animus (Psicolgico): a convico de que prtica social reiterada, constante e uniforme necessria e obrigatria.

A obedincia a uma conduta por parte de uma coletividade configura um uso. A reiterao desse uso forma o costume, que, vem a ser a regra de conduta criada espontaneamente pela conscincia comum do povo, que a observa por modo constante e uniforme, e sob a convico de corresponder a uma necessidade jurdica. O emprego de uma determinada regra para regular determinada situao, desde que se repita reiteradamente, quando igual situao se apresente de novo, constitui uma prtica, um uso, cuja generalizao atravs do tempo leva a todos os espritos a convico de que se trata de uma regra de Direito. Esse hbito que adquirem os

homens de empregar a mesma regra sempre que se repete a mesma situao, e de segui-la como legtima e obrigatria, que constitui o costume. Desta feita, para que um costume seja reconhecido como tal preciso: a) que seja contnuo; fatos espordicos, que se verificam vez por outra no so considerados costumes; b) que seja constante, vale dizer: a repetio dos fatos deve ser diuturna, sem dvidas, sem alterao; c) que seja moral; quer dizer: o costume no pode contrariar a moral ou os bons hbitos, no pode ser imoral; d) que seja obrigatrio, isto , que no seja facultativo, sujeito a vontade das partes interessadas. Os costumes so a maneira cultural de uma sociedade manifestar-se. A partir da repetio, constituem regras que, embora no escritas como as leis, tornam-se observveis pela prpria constituio de fato da vida social. Costumes no abrangidos pela lei, mas que completam o sistema legislativo(Praeter Legem), na falta de um dispositivo legal aplicvel, o juiz dever decidir de acordo com o Direito costumeiro(art. 4. da lei de Introduo ao Cdigo Civil a lei se revoga, no todo ou em parte, de forma expressa ou tcita por lei posterior e por fora obrigatria do costume ou do desuso geral, confirmado pela jurisprudncia assente.). Costumes contemplados na lei (Secundum Legem); o preceito, no contido na norma, reconhecido e admitido com eficcia obrigatria; Costumes opostos lei (Contra legem), onde as normas costumeiras contrariam as normas de Direito escrito. Classicamente, o costume contra legem tambm pode ser denominado costume ab-rogatrio, por estar implicitamente revogando disposies legais, ou desuetudo, por resultar na no aplicao da lei em virtude do desuso. Embora, primeira vista, os costumes no possam revogar leis, certo que, por serem estas, produto da valorao social acerca de circunstncias fticas, e os costumes constiturem, na sua informalidade inicial, a prpria dinmica social, acabam apontando o anacronismo das leis escritas, as quais, muitas vezes, deixam de ser observadas, por perderem o sentido na nova situao social. Detecta-se o imenso descompasso que h entre os avanos sociais e a dinmica legislativa. Hodiernamente, normas legais, inseridas em cdigos ou leis extravagantes, so desconsideradas e inaplicadas, diante de uma interpretao realista do direito ou em vista de novos princpios jurdicos.

certo que o costume emprega trs funes ao direito: a de inspirar o legislador a normatizar condutas, a de suprir as lacunas da lei e a servir de parmetro para a interpretao da lei. Em suma, o costume apresenta trs faces: como fonte da norma a ser legislada, como fonte suplementar da lei e como fonte de interpretao. Da ter acolhido nosso ordenamento jurdico, a possibilidade da sociedade criar o direito, pois, ao contrariar uma norma escrita, a vontade popular no s diz que essa norma no lhe serve como tambm inspira o legislador a elaborar outras normas. Fica demonstrada, ento, a ntida importncia do costume no legalismo jurdico, bem como o vital papel da sociedade em criar o direito. Nessa esteira, segue-se a posio de adotar o sistema diretivo diante das lacunas da lei, acolhendo primeiramente os costumes, e somente na ausncia deste, serem acolhidos outras fontes suplementares do direito. Enquanto o costume espontneo e se expressa oralmente, a Lei demanda de um rgo do Estado (o Legislativo), atravs de um processo prprio de elaborao, e se expressa por frmula escrita. Ao contrrio da lei que imposta de cima para baixo, do Estado para a sociedade, expressa de forma geral e abstrata, para poder atingir todas as pessoas e todos os setores da sociedade o costume surge na coletividade. Ressalte-se que o Judicirio reconhece o costume, mas no o estabelece, isto , o costume j existia, precedia a deciso. O Judicirio no o cria, apenas o acata expressamente. Doutrina Podemos dizer que Doutrina o resultado que pensadores juristas e filsofos do Direito fazem a respeito do Direito. A doutrina tem fundamental importncia tanto na elaborao da norma jurdica quanto em sua interpretao e aplicao pelos tribunais. A doutrina assume papel extremamente relevante para o Direito e essencial para aclarar pontos, estabelecer novos parmetros, descobrir caminhos ainda no pesquisados, apresentar solues justas,enfim interpretar as normas, pesquisar os fatos e propor alternativas, com vistas a auxiliar a construo sempre necessria e constante do Estado de Direito, com o aperfeioamento do sistema jurdico.

Nas palavras de Paulo de Barros Carvalho, professor da Faculdade de Direito do Largo de So Francisco, chama-se doutrina ao domnio das lies, ensinamentos e descries explicativas do direito posto, elaboradas pelos mestres e pelos juristas especializados. A questo da Doutrina como fonte do Direito no pacfica. H aqueles que entendem que ela no pode ser fonte, porque apenas descreve a autntica fonte do direito, que so as normas jurdicas, ou porque, forma esquemas e modelos que explicam o ordenamento jurdico por construes tericas; ou ainda, porque, quando muito, ela inspira o legislador para e na produo das normas jurdicas. Porm, apesar das objees, no h dvida doutrina fonte de direito e o argumento surge que unanimemente se d para a doutrina: investigaes cientficas e dos ensinamentos pensadores do Direito. em afirmar que a da prpria definio o conjunto das dos juristas dos

Ora, o pensamento jurdico dogmtico nada mais do que o conjunto de suas doutrinas, e corresponde ao locus, onde o estudioso e pesquisador do Direito vai aprend-lo e procurar respostas aos problemas encontrados. As fontes formais do Direito podem ser principais ou acessrias. A fonte principal do Direito a lei, ao passo que o costume, a analogia e os princpios gerais do direito so fontes formais acessrias. Por outro lado, so fontes no-formais, para a maioria dos juristas, a doutrina e a jurisprudncia. Fontes do direito segundo o doutrinador brasileiro Miguel Reale reorganizou as fontes do direito com base na sua Teoria Tridimensional do Direito da seguinte forma:

Lei Jurisprudncia Costumes Negcio Juridico

Para Reale a doutrina no uma fonte do direito, e sim, um instrumento adicional que junto com os Modelos Jurdicos complementam as fontes Direito.

Вам также может понравиться