Вы находитесь на странице: 1из 6

Empreendedorismo

CINCIA DA COMPUTAO

PROFESSOR: FERNANDO ANDRE ALUNO: JOS AUGUSTO CGOLA CASTRO - MAT.0823800183

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE


Empreendedorismo

Dissertao

O Brasil registrou em 2010 a mais alta taxa de empreendedorismo entre os pases do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada hoje pelo Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O pas tambm aparece na frente entre as naes emergentes que compes o chamado BRIC (grupo formado por Brasil, Rssia, ndia e China). O que levou o brasileiro a ser um dos maiores empreendedores neste grupo conforme a pesquisa?

O Empreendedorismo no Brasil Em 2002, o Brasil caia no ranking internacional do empreendedorismo. Na poca a principal motivao a abrir um negcio era a necessidade e no a oportunidade. A dificuldade de encontrar trabalho era a motivao de 55,4% dos empreendedores. O Brasil era o pas com a maior taxa de atividade por necessidade (7,5%) dos pases pesquisados na poca, que havia iniciado em 1999 pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), instituio criada pela London Business School e pelo Babson College de Boston (EUA). O Brasil participou desde 2000, via Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paran (IBQP). Na primeira vez em que foi avaliado, junto com 21 pases, o Brasil foi classificado como a primeira nao em iniciativa empreendedora. No ano seguinte, j com 28 pases participando da pesquisa, ficou em quinto lugar. Esse estudo serviu de alerta, pois o empreendedorismo por necessidade tende a ser maior entre os pases em desenvolvimento, "onde as dificuldades de insero no mercado de trabalho levam as pessoas a buscar alternativas de ocupao". Foi percebido que era preciso mudar rapidamente,principalmente nas polticas de apoio s micro e pequenas empresas. De acordo com o levantamento do GEM, os grandes entraves para as micro e pequenas empresas estavam no acesso e no custo do capital necessrio; na elevada carga de tributos e exigncias fiscais e legais; na capacitao para a gesto do negcio e no fato de que polticas e programas dedicados ao setor no eram adequados realidade do empreendedor. Cenrio do Brasil em 2002: Brasil: 34 posio entre os 37 pases pesquisados Total de 14.4 milhes de empreendedores, onde: 27% entre 25 a 34 anos 42% mulheres empreendendo
Fonte: UOL Folha Online 14/11/2002

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae Nacional, principal promotor da pesquisa; o Sesi/PR, o Senai/PR e a Universidade Positivo, como parceria tcnica promovem a pesquisa GEM, a qual revela detalhes no comportamento empreendedor brasileiro. A presente pesquisa tem nove anos de edio completados no ano de 2008 com atuao em 60 pases a presente pesquisa informa que o Brasil ocupou 13 posio no ranking mundial de empreendedorismo com a Taxa de Empreendedores em Estgio Inicial (TEA) brasileira foi de 12,02 o que significa que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora at o momento da pesquisa. Outro ponto encontrado na pesquisa que o aumento da participao do jovem (18-24 anos) e a reduo da participao do adulto de meia idade (55-64 anos) na atividade empreendedora. Ao longo do perodo de 2001-2008, a participao do adulto de meia-idade (55-64 anos) no empreendedorismo por necessidade vem reduzindo, representando apenas 6% dos empreendedores. Um dos fatores que incide nesse quadro a tendncia de universalizao da previdncia; os aposentados conseguem manter sua subsistncia, e/ou deixando de fazer outras atividades e/ou procurando alternativas de complementao de renda no mercado como assalariado formal ou informal. Os indivduos nessa faixa etria possuem de um a quatro anos de estudo e suas atividades so orientadas para os consumidores. Por exemplo, o idoso que se aposenta e continua a exercer sua profisso, de marceneiro, eletricista, encanador etc. O empreendedor adulto (55-64 anos) por oportunidade vem reduzindo, igualmente, sua participao, no perodo considerado. Representam 2% dos empreendedores, e 40% deles possuem at 11 anos de educao, estando alocados em atividades transformao (44%) e servios especializados (49%). Com isso, percebe-se a evoluo do empreendedor brasileiro cada vez mais ousado em enfrentar a concorrncia e investir em novos empreendimentos capaz de assumir riscos financeiros. possvel visualizar nesta pesquisa tambm o aumento de empreendedores jovens numa faixa etria entre 18 a 24 anos e melhor ainda ver que esses jovens empreendedores o qual o presente texto se refere que seus empreendimento esto sendo lucrativos. Fonte: Administradores.com Em 2010, as economias impulsionadas por fatores apresentam maiores taxas TEA, em mdia, seguidas pelas economias impulsionadas por eficincia. As menores taxas mdias so encontradas no grupo de pases impulsionados pela inovao. No Brasil, a TEA de 2010 foi de 17,5%, a maior desde que a pesquisa GEM realizada no pas, demonstrando a tendncia de crescimento da atividade empreendedora. Considerando a populao adulta brasileira de 120 milhes de pessoas, isto representa que 21,1 milhes de brasileiros estavam frente de atividades empreendedoras no ano. Em nmeros absolutos, apenas a China possui mais empreendedores que o Brasil, a TEA chinesa de 14,4% representa 131,7 milhes de adultos frente de atividades empreendedoras no pas.

Empreendedores iniciais segundo necessidade, oportunidade e razo entre oportunidade e necessidade Grupo de pases 2010 - Taxas (%)

ATITUDES EMPREENDEDORAS A atitude empreendedora avaliada pelo GEM por meio dos seguintes indicadores:

Percepo de oportunidades e capacidades. Em que medida as pessoas acreditam que existem boas oportunidades para iniciar negcios e sua capacidade para realizlos. Medo do fracasso. O nvel do risco que as pessoas esto dispostas a assumir para iniciar um novo negcio. Percepes sobre a atividade empreendedora e o empreendedor. Como o empreendedor visto em termos de status na sociedade, opo de carreira e como a mdia trata do assunto empreendedorismo. Intenes empreendedoras. As intenes dos indivduos de optarem pela carreira empreendedora.

A constatao geral da pesquisa de que as propores de populaes que percebem oportunidades de negcios na regio em que vivem e que acreditam possuir o conhecimento, a habilidade e a experincia necessrios, so mais altas em pases de menor desenvolvimento econmico. Empreender considerado uma boa opo de carreira para mais de 70% da populao dos pases impulsionados por fatores e pela eficincia, enquanto a mdia entre os pases impulsionados pela inovao de 59,5%. Fatores limitantes Analisando a viso dos especialistas nas questes abertas no perodo em tela, o maior nmero de citaes concentrou-se em aspectos relacionados aos fatores: polticas governamentais, apoio financeiro e educao/capacitao. Fatores limitantes ao empreendedorismo mais citados pelos especialistas 2002 a 2010 perguntas abertas

Esses fatos tambm contribuem para explicar outra caracterstica apresentada pela pesquisa de 2010: a Taxa de Empreendedores por Oportunidade aumentou em todas as faixas de nveis de escolaridade. J a taxa de Empreendedores por Necessidade diminuiu ou se manteve estvel nos

nveis de escolaridade mais elevados (acima de 5 anos de estudo) e aumentou nos nveis mais baixos. Esse comportamento compatvel com um mercado de trabalho que expande as oportunidades de ocupaes e tende a restringir o empreendedorismo por necessidade s pessoas cujas condies de empregabilidade so mais vulnerveis. Outro aspecto relevante que caracteriza o dinamismo atual da economia brasileira e tende a favorecer a expanso da Taxa de Empreendedores, particularmente em pequenos negcios, refere-se a uma especificidade adicional relacionada expanso do mercado interno no Brasil, qual seja, o fato dessa expanso ser centrada, em parte, na incluso de segmentos da populao que vivia sua margem.

Fonte: SEBRAE (Relatrio executivo)

Вам также может понравиться