Вы находитесь на странице: 1из 11

O CONGRESSO DA VIRADA DE 1979 E O PROJETO ETICO POLITICO PROFISSIONAL

Mariana Molina GODOY1 Eduardo Luis Couto2 RESUMO: O presente artigo aborda o to significativo congresso da virada e todas as transformaes que o mesmo acarretou para o Servio Social ao longo dos anos. Este artigo em si prope uma ponderao do congresso da virada de 1979 e uma rpida reflexo dos anos conseguintes a ele que proporcionaram subsdios para que o Servio Social enquanto categoria fosse o que hoje, construindo de forma histrica o to objetivado Projeto tico Poltico Profissional. PALAVRAS-CHAVE: Congresso da Virada de 1979. Servio Social. Projeto tico Poltico Profissional.

INTRODUO

O presente artigo tem como objetivo pontuar o congresso da virada como sendo de suma importncia para o Servio Social e tambm um item de grande valor para o Projeto tico Poltico Profissional que construdo e aprimorado ano aps ano se comprometendo sempre com seus valores e princpios para que haja autonomia e emancipao, visando sempre comprometimento com o cdigo de tica que uma ferramenta de suma importncia para o exerccio profissional, sendo uma das ferramentas mais usadas para se exercer a profisso de forma integra. O exposto artigo tem como veemncia visualizar as contribuies e as aes dos Assistentes Sociais e tambm o projeto tico poltico que atualmente vige,

Aluna do curso de Servio Social das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo, Presidente Prudente/SP. Contato: marianasemler@hotmail.com. 2 Orientador, professor de Fundamentos Histricos e Tericos Metodolgicos do Servio Social do Curso de Servio Social das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. Contato: eduardocouto@unitoledo.br

2 considerando que o projeto tem vivido grandes transformaes e construes ao longo dos anos que o tornaram to amplo e com supremo valor. imprescindvel destacar que o artigo tem um rpido histrico da conjuntura do Brasil, desde a dcada de 70, onde estava ocorrendo o Congresso da Virada de 1979, e as dcadas conseguintes.

O CONGRESSO DA VIRADA DE 1979

O Congresso da Virada chamado assim, pois no ano de 1979 ocorreu o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais realizado nos dias 23 a 28 de setembro, promovido pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais CFAS, conhecido hoje como CFESS (Conselho Federal de Servio Social) em So Paulo. A postura dos Assistentes Sociais mediante a esse congresso foi o que deu suporte para construir esse marco na historia do Servio Social, sendo assim o objetivo primordial do congresso no era muito favorvel ao que os profissionais que ali estavam propuseram. Pois o objetivo do Congresso era que fosse discutida apenas a Poltica Social aos olhos do Servio Social de ento e no que nesse mesmo congresso os Assistentes Sociais se rebelassem, o que demarcou a sua importncia, contra suas prprias organizaes, cuja mesma era conservadora e atendia apenas aos interesses das classes dominantes. Conforme Jos Paulo Netto, pg. 141: Este perodo marca um momento importante no desenvolvimento do Servio Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denuncia do conservadorismo profissional.. Foi esse congresso, que chamamos hoje de congresso da virada, que marcou profundamente a categoria profissional como um momento de grandes mudanas para a profisso, abrindo novos horizontes onde a luta fosse por um estado democrtico ao lado da classe trabalhadora e no mais sob o domnio conservador, constituindo se uma nova forma de atuao, cuja direo era para as lutas sociais ao lado da classe trabalhadora, lutando pela defesa dos direitos humanos, da democracia, constituindo, uma nova frente, articulada diretamente com

3 os movimentos sociais, reativando com isso alguns dos sindicatos, associaes e inclusive, novas associaes que logo mais sero citadas com maior exatido. Este congresso proporcionou embasamento para que houvesse uma nova viso da profisso como anteriormente o projeto profissional de ruptura props, olhando por outro ngulo o projeto tico poltico e suas novas propostas posteriores ao projeto de ruptura ocasionando, contudo uma viso direcionada a classe trabalhadora, delineando estrategicamente seus rumos. A partir desse congresso, marcado por grandes transformaes e mudanas no que lhe foi proposto anteriormente pelos prprios profissionais de Servio Social, no que diz respeito atuao do assistente social e a um novo projeto tico poltico da profisso, que vem sendo construdo historicamente com determinao e conhecimento, demarcando sua direo ao lado da classe trabalhadora e no mais atendendo apenas ao conservadorismo. Mediante a isso, o Assistente Social se posiciona de forma critica, podendo fazer seus questionamentos para que haja um rebatimento mais amplo de sua idia ao lado da classe trabalhadora, compartilhando seus conhecimentos e como conseqncia adquirindo-os. Para que haja uma compreenso dos fatos que ocorreram preciso que se faa um resumo, em grosso modo, do que estava acontecendo e do que acontecia durante o importante congresso da virada, para chegarmos ao que damos significativo valor para a categoria profissional e que considerado indispensvel para o exerccio da profisso, que o projeto tico poltico profissional. Destacamos, contudo o visvel tentar do Congresso em avanar na direo de um vis conservador no ano de 1979, realizando o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, portanto imprescindvel destacar que ao mesmo tempo em que isto estava acontecendo, estava ocorrendo oposio dos regimes militares por movimentos populares, aos quais devemos dar grande importncia, e levar em conta que a conjuntura do pas estava em um processo de ebulio democrtica, e de fato com positivos avanos democrticos para as classes populares. Entretanto o ano de 1979 acarretou diversas modificaes conhecidas nacionalmente. Ozanira destaca muito bem essas intrnsecas modificaes para a categoria, e segundo ela a iniciativa de mudana se fortaleceu:

4
... e registrou esforo de articulao do movimento sindical dos assistentes sociais, com reativao de alguns sindicatos, algumas associaes e criao de novas associaes profissionais, que, posteriormente, se transformaram em sindicatos estaduais, permitindo, em 1983, a criao da Associao Nacional de Assistentes Sociais (ANAS). Maria Ozanira, pg. 40, 2007.

Diante disso, sem que possamos esquecer que conforme o assistente social prope a mudana, tanto na formao como tambm na pratica cotidiana, ele amplamente acaba tendo grande participao nas suas propostas e nas lutas consequentemente. Sendo assim, podemos dizer que alguns assistentes sociais, no generalizando, ao longo desse perodo vm se aprimorando e se apoderando de conhecimentos indispensveis para o exerccio profissional, avanando cada vez mais academicamente e em sua organizao poltica como so atualmente exemplos a ABEPSS, o conjunto CFESS-CRESS e a ENESSO. Fica constatado ento que o desenvolvimento do Servio Social, segundo Maria Ozanira :
... um processo marcado por confrontos com as foras conservadoras e reacionrias existentes no interior do quadro profissional e da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, pelas divergncias e contradies entre as prprias foras que se colocam na perspectiva dos interesses dos setores populares. Maria Ozanira, pg. 43.

Por conseguinte, no momento histrico da ps-Ruptura e j dentro do contexto da denominada Nova Repblica, por volta dos anos 1986/1990, a categoria encampa de forma mais ampla as mudanas que esto acontecendo na sociedade como um todo e que demandaram um esforo renovado em contemplar essas recentes vicissitudes profissionais:
Esse esforo ocorre articulado com um amplo processo organizativo da sociedade, expresso por um movimento que vem se impondo como reao s profundas desigualdades sociais, opresso e explorao da grande maioria da populao pelas oligarquias, latifundirios e burguesia nacional, aliadas ao capital estrangeiro, e que produto de uma longa historia de dominao no Brasil.... Maria Ozanira, pg. 44.

Prontamente na segunda metade dos anos 80 comea ocorrer uma minimizao do Estado, apesar do esforo democrtico anterior ocorrido no pas e at em resposta a uma orientao mundial, com a implementao pelos pases centrais da cartilha neoliberal e conseqente globalizao, seguindo-se, contudo para os anos 90, onde a minimizao do Estado Social ocorre e se radicaliza de 4

5 forma evidente, dando forma a uma constante e intermitente crise econmicopolitico-social, vide a atual Crise Mundial. Sendo assim nessa determinada conjuntura onde o Servio Social e sua proposta modernizadora ficam em evidncia, pois neste mesmo momento vrios profissionais fazem criticas para que haja novos caminhos e alternativas para a prtica, entretanto esses mesmos setores que reivindicam acabam sendo afetados e no decurso das dcadas seguintes vo sendo expropriados de condies mais diversas: trabalhistas, previdencirias, sociais, educacionais para trabalhar. Diante disso, evidente destacar que nesse mesmo perodo ocorreu uma profunda desigualdade social e sabemos que diante das crises no sistema capitalista quem, na maioria das vezes, ou sempre sair perdendo, ser a classe trabalhadora e diante dessas condies os profissionais se defrontaram com vrios desafios, tanto para buscar alternativas viveis como tambm para garantir a legitimao da profisso nessa transio para democracia. Nesse mesmo perodo o Estado passa a inserir as lutas dentro dos espaos institucionais, sendo assim:
Criam-se espaos institucionais, convocando a participao de representantes dos trabalhadores em setores da poltica estatal; constituem-se interlocutores oficiais para negociar com as organizaes dos trabalhadores, reconhecendo a legitimidade das organizaes populares, convocando-as para negociar as propostas do governo e propondo, reiteradamente, um pacto social que termina sem ressonncia e sem credibilidade no seio da sociedade. Maria Ozanira, pg. 47.

Percebe-se ento que o objetivo do Estado criando essas instituies legais, onde as reivindicaes dos trabalhadores fossem de forma formal era de que as lutas sociais se evacuassem e se abatessem. Diante dessa conjuntura marcada por grandes viragens da sociedade que citada a possibilidade de um Estado de Bem Estar Social no Brasil, atendendo as causas emergncias. importantssimo destacar que nesse perodo foi promulgada a Constituio de 1988, marcada por grandes e significativos avanos para a sociedade e como conseqncia para o Servio Social, garantindo universalmente direitos iguais a todos acarretando, consequentemente vrios outros benefcios. Adentrando a dcada de 90, comeando a se estruturar um Estado por novos alicerces, novos padres e avanos internacionais, tendo, contudo ... poder 5

6 para distribuir penalidades e privilgios e, ao mesmo tempo, no interventor. Segundo Maria Ozanira, pg. 53. Com isso, o Estado no exercendo seu comando e entrando em falncia, no sentido de interveno passa a assumir varias dividas tanto externa como interna, se endividando com freqncia. Adotando com isso ... o modelo neoliberal que preconiza um Estado mnimo, alterando profundamente, portanto, a relao Estado - Sociedade, com imposio da primazia do mercado. Maria Ozanira, pg. 54. Em 1989 quem assume a presidncia Fernando Collor de Melo, assumindo escancaradamente o neoliberalismo. ... atribuindo interveno estatal apenas a responsabilidade de corrigir as distores e crises na vida econmica e social. Maria Ozanira, pg. 54. Com Collor no poder, o impedimento de estreitar-se no que diz respeito Estado e Sociedade cresce de forma muito rpida, criando um Estado autoritarista.
Nesse contexto, as relaes do Estado com a sociedade civil organizada se pautam por um esforo de despolitizao, com apelo aos descamisados e s maiorias silenciosas, ignorando as entidades representativas e suas demandas. Maria Ozanira, pg. 55

Portanto, com a vinda da Constituio de 1988, como impedimento para que o Estado pudesse exercer suas foras como desejassem, passando por cima de tudo e de todos para que fossem feitas suas vontades, a Constituio vem viabilizar os direitos universais. Mas no deixando de mencionar, que em meio a isso, a Constituio como Ozanira, pg. 55 coloca torna-se letra-morta, e com isso um clima favorvel para o clientelismo, favorecendo a corrupo. E nesse momento em que o Servio Social sai machucado, pois com esse clima desfavorvel para a profisso, acontece uma desvalorizao no que diz respeito prtica profissional, passando a considerar que o Servio Social fosse apenas uma forma de clientelismo para a classe trabalhadora por parte da classe dominante. Mais adiante, onde Fernando Henrique Cardoso, j na dcada de 90 se adentra ao seio presidencial de modo que quando est l permanece muito tempo, pois teve dois mandatos consecutivos.

7
Volta-se a falar em desenvolvimento sem recesso, e as questes sociais passam a ser priorizadas na agenda publica, sem que, concretamente, nenhuma medida relevante seja adotada. Maria Ozanira, pg. 56. Combate inflao, mas sem recesso, e prioridade a programas sociais passam a ser os grandes eixos que orientam o discurso do governo de Itamar Franco que, todavia, demora para apresentar um programa claro para a Nao e se v bastante limitado em face da crise vivenciada pelo Estado. Maria Ozanira, pg. 57

Contudo, podemos pontuar que o governo FHC implementou o Plano Real que consiste na estabilizao da economia para que assim pudessem receber algum retorno.
... no resta duvida de que o plano Real, devido estabilizao da economia, constitui um momento favorvel para o Brasil buscar uma participao mais ativa no contexto internacional, fazendo com que essa integrao seja a grande meta do governo FHC, cujos discursos vm contribuindo para que outros pases passem a se interessar em investir no Brasil. Maria Ozanira, pg. 59.

Tem se na dcada de 90 a grandes mudanas para a globalizao, tanto de forma positiva como tambm de forma negativa.
O quadro econmico, poltico e social configurado na dcada de 90 traz importantes repercusses para a atuao do assistente social na sociedade e para o Servio Social enquanto profisso. Uma conseqncia j foi apontada: a possibilidade de estreitamento do mercado de trabalho em face da reduo dos programas sociais. Maria Ozanira, pg. 63

Conforme Ozanira pontua na citao acima, os programas sociais foram reduzidos, pois sempre que h uma crise, o setor social o que sempre sai ou sair perdendo de alguma forma, e na dcada de 90 no foi diferente; com a crise era preciso que o Estado fosse reduzido, e sem pensar duas vezes o setor social saiu prejudicado.

PROJETO TICO POLITICO PROFISSIONAL

O Projeto tico Poltico Profissional que atualmente vige aconteceu como conseqncia direta dos acontecimentos do congresso da virada de 1979 que 7

8 foi citado logo acima como sendo de suma importncia a categoria profissional. O congresso da virada, cujo nome se d por ter se colocado como um marco de viragem para o servio social, foi o que deu suporte para que o Projeto tico Poltico Profissional pudesse se desenvolver e direcionar sua luta e ao mesmo tempo sua atuao para com a classe trabalhadora, fazendo que os profissionais, enquanto classe trabalhadora aprofundassem a sua conscincia de classe social, buscando a superao do capitalismo e lutando por seus interesses. E foi nesse perodo que alguns assistentes sociais conseguiram de alguma forma abranger o que sua profisso e o que os levam a prtica, no se esquecendo que essa hegemonia vem sendo construda historicamente, aonde o assistente social vai se apoderando de seus projetos, princpios e objetivos, mas isso no significa que o projeto tico poltico conseguiu alcanar totalidade e que os assistentes sociais amplamente conseguissem interpret-lo e posteriormente coloclo em prtica, pois existem diversos profissionais que atualmente no se apoderaram e/ou entenderam o projeto tico poltico profissional do Servio Social. Podemos com certeza dizer que o Projeto tico Poltico e sempre ser uma construo histrica podendo sempre ser aperfeioado de forma qualificada, pois construdo mediante os fatos e objetivos que se pe prova todo momento. O projeto tico poltico, pode-se dizer, um projeto que vem lutando e propondo o bem estar de todos, no levando em conta situao financeira, raa, etnia e outras discriminaes que imperam no mundo atual. importante demarcar com firmeza que no so todos os assistentes sociais que contribuem para que o projeto tico poltico se enriquea, pois muitos apenas o ignoram, ou o seguem sem o menor interesse em aprimor-lo. O projeto tico poltico tem como ideao e objetivo alcanar entre todos igualdade, socializao de riquezas, pondo em prtica os direitos legalmente conquistados, buscando cada vez mais um mundo melhor,no caso, sem misria, sem violncia, sem discriminao e sem desigualdade social. Diz-se que o Servio Social vive de utopias e projetos, mas que tipo de categoria em si que no busca sempre algo mais, ou apenas algo? Algumas profisses at podem no viver de projetos, idealizaes e objetivos, mas tambm no sentem e no vivem quando algum objetivo que parecia ser inalcanvel ser finalmente alcanado de forma suada e buscada por quem acredita em um projeto enquanto categoria, ou apenas 8

9 em um projeto humano, apenas no, porque parte da a fora que o Servio Social possui, do Humano. Podemos pontuar com exatido que o Projeto tico Poltico pode at parecer irrealizvel para alguns, s que no para os Assistentes Sociais, os quais se propem a lutar para que o mesmo seja colocado em prtica cotidianamente. Muitos desconhecem o que um projeto tico poltico, qual o seu propsito ou objetivo e desse desconhecer que parte a Afirmao de Jos Paulo Netto:
O projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profisso, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funes, formulam os requisitos (tericos, prticos e institucionais) para o seu exerccio, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relaes com os usurios de seus servios, com as outras profisses e com as organizaes e instituies sociais privadas e pblicas (inclusive o Estado, a quem cabe o reconhecimento jurdico dos estatutos profissionais). Jos Paulo Netto, pg. 144.

O Projeto tico Poltico a base da profisso, seria como dizer que um manual de auxilio para que a profisso seja exercida de forma correta e coerente, seguindo sempre seus princpios propostos pelo cdigo de tica, que hoje vige e foi atualizado em 1993, e que trs consigo princpios fundamentais de estima relevante para o profissional, como liberdade como valor tico central, autonomia, emancipao e expanso dos direitos sociais, defesa intransigente dos direitos humanos, recusa do arbtrio e do autoritarismo, ampliao e consolidao da cidadania, defesa e aprofundamento da democracia, posicionamento em favor da equidade e justia social, empenho na eliminao de toda forma de preconceito, garantia do pluralismo, opo por um projeto vinculado a um processo de construo de uma nova ordem societria, articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios do cdigo, compromisso com a qualidade dos servios prestado, exerccio do Servio Social sem discriminar e ser discriminado. Sendo assim considervel que esses princpios que atualmente vigem so muito mais amplos que os de antigamente e proporcionam um leque de instrumentos para o Assistente Social exercer sua profisso. Atualmente a agenda nacional da categoria tem se expandido muito no sentido de avanar contra o neo-conservador, mas apesar disso a categoria continua buscando a radicalizao dos direitos e a socializao das riquezas, 9

10 colocando a categoria em uma posio poltica e ideolgica diametralmente oposta aos preceitos estatais que vigoram na atualidade.

CONSIDERAES FINAIS

Consideramos com artigo exposto que o Servio Social cresceu de maneira substancial diante dos fatos e principalmente do Congresso de 1979, sendo considerado um congresso de virada para a profisso, mas no foi somente o Servio Social que se desenvolveu com o congresso, importante e imprescindvel destacar que a classe trabalhadora tambm ganhou muito com isso, podendo ser reconhecida como classe social e tendo a categoria profissional lutando ao seu lado por melhores condies de vida. Diante disso de extremo valor deixar claro que na construo histrica o governo Lula no adentrou ao artigo, pois as propostas implementadas durante os seus dois governos do clara continuidade ao iderio neoliberal, cartilha do FMI (consenso, ou dissenso de Washington), o que, ao nosso ver, vem cronificando a desigualdade social no pas, e apresenta claro continusmo das propostas dos governos anterior. sabido que o projeto tico poltico construdo mediante os fatos e com a ajuda dos Assistentes Sociais, que conforme contribuem para o crescimento do projeto tambm se apoderam dele, construindo seus conhecimentos e objetivos. O Congresso da Virada e o conseqente cdigo de tica de 1993, dentro do projeto tico poltico, um grande marco histrico, poltico, tico, terico e metodolgico para o Servio Social brasileiro e latino-americano. Consideramos, contudo que o presente artigo teve como inteno demarcar o to significativo congresso da virada de 1979 e as viragens que o mesmo acarretou para o servio social e consequentemente para o projeto tico poltico profissional. Defendendo, assim a to suada luta dos Assistentes Socias para radicalizar riquezas e direitos, mesmo com o avano neo-conservador, o que os coloca diametralmente contra os preceitos do Estado neo liberal.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
10

11

OZANIRA, Maria. O SERVIO SOCIAL E O POPULAR: resgate tericometodolgico do projeto profissional de ruptura. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2007. MOTA, Elizabete Ana... [et al.]. SERVIO SOCIAL E SADE: formao e trabalho profissional. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2008. SERVIO SOCIAL & SOCIEDADE. 1979. Servio Social & Sociedade. N 79. Ano XXV. So Paulo: Cortez, 2004. REVISTA INSCRITA. Revista Inscrita. N X. Ano VII Rio de Janeiro: Conselho Federal de Servio Social, 2007. REVISTA INSCRITA. Revista Inscrita. N I. Ano I. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Servio Social, 1997.

11

Вам также может понравиться