Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS

Trabalho de Introduo s Relaes Internacionais


Viso Perifrica

Stephane Fioravante de A. G. de Abreu

Rio de Janeiro Dezembro de 2011

Atualmente, o Brasil ocupa uma posio na estrutura internacional com perspectivas cada vez mais otimistas de crescimento e elevao de sua influncia no aspecto global. Cabe ressaltar neste aspecto o atual momento de plena expanso econmica do pas que, alis, tem transformado a viso dos outros pases a respeito desta nao. Por outro lado, importante pontuar que apesar de seu recente desenvolvimento e crescimento no que tange o ambiente internacional, o Brasil ainda enfrenta srios problemas internos, os quais, conforme ser explicitado posteriormente, se relacionam intimamente com a questo da vulnerabilidade externa. Baseando-se na obra de Samuel Pinheiro Guimares, Desafios Brasileiros na era dos Gigantes, onde o autor afirma que as disparidades, subdesenvolvimento e vulnerabilidades internos do Brasil esto intimamente relacionados ao plano externo, este trabalho tem como objetivo explicitar quais seriam essas questes, bem como discutir as estratgias das vises Neoliberal e Realista para proporcionar a insero de pases perifricos, em especial o Brasil, no plano das Relaes Internacionais. Ao analisarmos as caractersticas internas do pas em evidncia, podemos constatar que o mesmo ainda enfrenta grandes desafios a serem superados. Entre esses desafios podemos pontuar as vulnerabilidades e disparidades de carter econmico, social, poltico e cultural, as quais se entrelaam em uma relao de causa e cumulatividade, de forma a se agravarem mutuamente no decorrer do tempo. Segundo Guimares (2005, p.26), a origem das desigualdades econmicas existentes no Brasil de hoje pode ser visualizada na poca da colonizao:
As origens remotas das desigualdades econmicas de hoje se encontram no sistema de explorao que a metrpole portuguesa imps colnia brasileira, fundado na escravido, no latifndio, no monoplio comercial parasitrio de trnsito e na proibio s atividades manufatureiras mesmo as mais simples, todos mecanismos de concentrao de riqueza, tanto em favor da Metrpole como das classes proprietrias, dos homens livres e dos comerciantes reinis na colnia.

Podemos observar ento um problema de ordem estrutural, cuja maior causa de disparidades se d em um contexto histrico distante, de forma que as origens da realidade observada hoje se encontram enraizadas nas estruturas de formao do prprio pas, o sistema colonial.

Dentre os problemas j citados, cabe a realizao de uma breve anlise de carter elucidativo sobre quais seriam as reais implicaes de cada um. Nos aspectos econmico e social, possvel pontuar as questes das amplas desigualdades de ordem distributiva de renda e riqueza encontradas no pas, com nfase no que tange s marcantes divergncias entre as distintas classes sociais. Quando tratamos da questo poltica, podemos lig-la tambm aos carteres social e econmico, pois de acordo com as desigualdades que estes impem criada uma restrio efetiva participao poltica. Apenas aqueles que tm acesso a melhores condies financeiras, e consequentemente educacionais, tm a possibilidade de se projetar politicamente. O poder econmico acaba por influenciar e controlar a esfera do poder poltico. J em relao ao carter cultural das disparidades, a reflexo se d em torno da grande abertura s influncias da cultura mundial, em especial aos centros dinmicos de sua elaborao e difuso, o que representa uma desvalorizao da cultura local. Alm desta questo, o mbito cultural tambm implica na desigual oportunidade de acesso educao, onde mais uma vez o poder econmico que dita quais so os privilegiados. Intimamente vinculada a essa realidade interna, esto as vulnerabilidades externas, que segundo Guimares (2005, p.23):
(...)decorrem da forma de criao e de expanso da economia capitalista brasileira e de sua insero na economia mundial; do modo como se estruturou atravs dos tempos o sistema poltico brasileiro; de sua insero no sistema mundial de poder; e do processo de formao da cultura brasileira e de seus vnculos com a cultura mundial, em especial com os centros dinmicos de sua elaborao e difuso.

Na anlise das vulnerabilidades externas importante a anlise daquelas de qualidade econmica, militar, ideolgica, poltica e cultural. Em relao vulnerabilidade externa econmica, primeiro trataremos da parte comercial, que aborda a dependncia do comrcio exterior (por ser um modo do pas se tornar refm da demanda internacional), a composio das exportaes (onde o Brasil ainda se apresenta como forte exportador de bens primrios) e por fim da dependncia da importao de bens de capital, ainda que isso implique na transferncia tecnolgica, mas que representa o atraso do pas em relao aos demais.

Quando tratamos da questo financeira, podemos nos voltar primeiramente ao problema do endividamento externo, como o faz Guimares (2005, p.23):
Na esfera financeira, o crnico endividamento externo (hoje vinculado dvida interna) cujo servio e amortizao contribuem para crises peridicas de pagamentos, moratrias e para a submisso das polticas econmicas internas aos ditames de governos estrangeiros e de agncias internacionais, permanentemente estimulado por aquelas agncias e por setores internos como forma de disciplinar as polticas domsticas.

E o mesmo conclui (2005, p.346):


Essa vulnerabilidade externa, de forma geral, se resume pela necessidade de levantar no mercado internacional cerca de 40 bilhes de dlares por ano para saldar os compromissos anuais com juros, lucros, fretes, royalties e com as amortizaes de emprstimos e assim poder fechar as contas externas.

Em referncia s questes militares, podemos apontar o no domnio da fabricao blica, no s em armas estratgicas de destruio em massa, mas tambm das armas convencionais. Para o Brasil esta questo especialmente importante por se tratar de uma nao com extensa fronteira e territrio a serem protegidos. A questo ideolgica se relaciona estreitamente militar, afinal, os pases que exercem maior influncia no mbito global so aqueles com maior capacidade militar. Juntamente com o carter de vulnerabilidade ideolgica colocamos a poltica, uma vez que aqueles pases com menor capacidade de influncia ideolgica possuem tambm menor capacidade de influncia poltica. Por fim tratamos do aspecto cultural da vulnerabilidade, que na verdade se conjuga a definio da vulnerabilidade cultural interna, por valorizar a cultura cosmopolita em detrimento da nacional. Aps termos visualizado tamanhos problemas ainda presentes na realidade brasileira comum o questionamento sobre qual a verdadeira posio e capacidade do pas no plano internacional. A partir desta viso perifrica, passaremos a analisar as estratgias Neoliberais e Realistas para proporcionar a insero de pases perifricos, como o Brasil, no plano das Relaes Internacionais, como colocado anteriormente.

Comearemos pelas estratgias Neoliberais, e para tal, a anlise da estratgia norte-americana para a Amrica do Sul (para o Brasil em particular) de preliminar relevncia. Isto ocorre porque as aes norte-americanas neste sentido caracterizam efetivamente o pensamento neoliberal. As aes norte-americanas e, portanto, as propostas neoliberais, se orientam basicamente pelos princpios de abertura da economia, o que implica na adoo de medidas contra o protecionismo econmico, mnima participao estatal nos rumos da economia, livre circulao de capitais internacionais e nfase na globalizao. Como justificativa para tais propostas argumenta-se que este sistema capaz de proporcionar o desenvolvimento econmico e social, alm de tornar a economia mais competitiva, proporcionar o desenvolvimento tecnolgico e, atravs da livre concorrncia, causar a queda dos preos e da inflao. No que se refere questo militar, a proposta de certa desmilitarizao, baseada no argumento da necessidade de cooperao com os esforos de paz mundial, alm da promessa de que a reduo das despesas militares liberaria recursos para o desenvolvimento e a implantao de novas polticas liberais. Embora, na teoria, sejam visados os melhores resultados, quando aplicadas estas polticas nos pases perifricos, os sul-americanos neste caso, o que se configurou foi o impedimento da articulao entre eles, alm da manuteno e at mesmo o agravamento de suas condies de subdesenvolvimento e dependncia. Em relao parte militar, ocorreu a aderncia a tratados militares e acordos de no proliferao de carter assimtrico, que desencadeou um aumento da vulnerabilidade militar dos perifricos em relao aos centrais. Em contraponto s propostas neoliberais e aos seus resultados, podemos colocar as propostas dos Realistas. Dentre elas nos deteremos a uma em especial, que v a poltica de acmulo de poder como a melhor para os Estados. Neste sentido, partindo do princpio que a ideia de poder no cenrio internacional relativa e no absoluta, os pequenos Estados, por no terem como competir com as Grandes Potncias, seriam apenas pesos a mais na Balana de Poder destas. Segundo a teoria Realista, para que a questo do vazio de poder dos pequenos Estados se resolva necessrio que eles formem alianas, caso contrrio seriam eles apenas vcuos de poder, cujo vazio ocupado pelos grandes Estados:

evidente que a poltica de equilbrio de poder, em primeiro lugar, uma poltica para uso das grandes potncias. Os pequenos Estados, a menos que unam entre si, no podem ser mais do que pesos da balana usada pelos outros. O pequeno Estado um vazio na rea de alta presso poltica (SPYKMAN, 1944). possvel interpretarmos este argumento como o grande conselho dado Amrica Latina, sendo esta a nica forma destes pases alcanarem uma posio de maior relevncia no plano internacional. Para que tais unies tenham carter positivo de forma efetiva, importante, porm, que as naes envolvidas se comprometam primeiramente em resolver suas disparidades e vulnerabilidades, de forma a valorizarem e realizarem seu verdadeiro potencial nacional. Claramente no este o caminho mais fcil a ser trilhado, todavia, se descartada esta possibilidade, o que se configura uma opo pela submisso, como prope Guimares (2005, p.364): Para a Amrica do Sul, mas muito em especial para o Brasil, o momento atual decisivo, mas o dilema sempre o mesmo: enfrentar o desafio de realizar o potencial da sociedade brasileira, superando suas extraordinrias disparidades e vulnerabilidades atravs da execuo rdua e persistente de um projeto nacional consciente, em um contexto de formao de um plo sul-americano no hegemnico, em estreita aliana com a Argentina, ou se incorporar de forma subordinada ao sistema econmico e poltico americano, confiando em que o livre jogo das foras de mercado com ou sem a ALCA venha a ser capaz de superar os desafios e realizar o potencial da sociedade brasileira e sulamericana. O primeiro caminho extraordinariamente rduo, mas apresenta a perspectiva de construir um Brasil e uma Amrica do Sul dignos de seus povos. O segundo o caminho da submisso poltica, do atraso econmico e do caos social.

BIBLIOGRAFIA:
GUIMARES, SAMUEL PINHEIRO (2005). Desafios brasileiros na era dos gigantes. Rio de Janeiro; Contraponto. JACKSON, R., SORENSEN, G. (2003). Introduo s Relaes Internacionais. Rio de Janeiro; Jorge Zahar. SPYKMAN, NICHOLAS J. (1944), The Geography of the Peace. New York; Harcourt, Brace and Company. SILVA, GUILHERME A. & GONALVES, WILLIAMS. (2005) Dicionrio de Relaes Internacionais. Monole. NOGUEIRA, J.P. & MESSARI, N. Teoria das Relaes Internacionais. Rio de Janeiro; Elsevier.

Вам также может понравиться