Вы находитесь на странице: 1из 2

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1.

Conceito Probabilidade e moralidade administrativas so princpios constitucionais que se identificam, tendo em vista que ambos se relacionam com a idia de honestidade na Administrao Pblica. Todavia, luz do direito positivo, a violao ao princpio da improbidade mais ampla e compreende a violao ao princpio da moralidade. Na Lei n 8.429, de 02 de julho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa), a violao moralidade administrativa apenas umas das inmeras hipteses de atos de improbidade ali previstos. Segundo esse diploma legal, ato de improbidade administrativa todo aquele que, custa da Administrao Pblica e do interesse pblico, importa em enriquecimento ilcito (art. 9); que causa prejuzo ao errio (art. 10) e que atenta contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11)

2. Sujeito passivo do ato de improbidade Podem ser sujeito passivo a Unio, os Estados-membros, o Distrito Federal, os Municpios, os Territrios Federais, as Autarquias, as Fundaes Pblicas e Privadas, as Empresas Pblicas e as Sociedades de Economia Mista, alm de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimnio ou da receita anual. 3. Sujeito ativo do ato de improbidade Pela Lei 8.429/92, podem ser sujeito ativo da improbidade administrativa os agentes pblicos (considerado todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades consideradas sujeito passivo) e os terceiros que, mesmo no sendo agentes pblicos, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. 4. Os atos de improbidade A improbidade administrativa compreende os seguintes atos: a) Os que importam enriquecimento ilcito; b) Os que causam prejuzo ao errio; c) Os que atentam contra os princpios da Administrao Pblica. O ato de improbidade pode corresponder a um ato administrativo, a uma omisso ou a uma conduta, dolosa ou culposa.

5. Sanes aplicveis ao ato de improbidade Segundo o 4 do art. 37 da Constituio Federal, os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. A Lei 8.429/92 prev outras sanes aplicveis pela prtica de ato de improbidade, estabelecendo uma ordem decrescente de gravidade: em primeiro lugar, como mais grave, os atos que importam enriquecimento ilcito; em segundo lugar, os atos que causam prejuzo ao errio e, em terceiro lugar, os atos que atentam contra os princpios de Administrao Pblica. 6. A ao judicial por ato de improbidade A ao judicial por ato de improbidade tem a natureza de ao civil pblica, sendo-lhe cabvel, subsidiariamente, a Lei 7.347/95 (Lei de Ao Civil Pblica). A ao judicial, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada. A ao por ato de improbidade prescreve em cinco anos aps o trmino do exerccio de cargo efetivo ou emprego, a prescrio ocorre dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico. 7. Competncia Em face da inconstitucionalidade do 2 do art. 84 do CPP (acrescentado pela Lei 10.628/2002), declarada pelo STF na sesso de julgamento do dia 15 de setembro de 2005, a ao civil por ato de improbidade compete o juzo de primeiro grau, da Justia Federal ou Estadual.

Вам также может понравиться