Вы находитесь на странице: 1из 5

RH - Recursos Humanos PMBOK

Gesto de pessoas baseado no PMBOK 4 Gerenciamento de Recursos Humanos: Envolve a identificao, documentao e designao dos papis, as responsabilidades e as relaes entre pessoas e/ou organizaes envolvidas no projeto.

Resumo A chave para um bom desempenho da equipe de projetos a maestria das pessoas utilizando tcnicas e ferramentas apresentadas no livro de melhores prticas do gerenciamento de projetos PMBoK e expostas de forma esclarecida neste trabalho. O gerente de projetos cabal nesta maestria, pois, o responsvel pela eficcia do projeto atuando durante as negociaes dos ativos, no alinhamento das pessoas de indivduo para grupo proporcionando o sucesso de um projeto. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reviso bibliogrfica nas melhores prticas do gerenciamento de projetos PMBoK no que tange rea de conhecimento recursos humanos

Observaes Diversos estudos j analisaram o fato de que o tempo despendido pelo Gerente de Projetos com assuntos relacionados aos recursos humanos, aos comportamentais e relacionamentos interpessoais representa mais de 60% de todas as suas atividades. O capitulo 9 do PMBOK apresenta uma metodologia para conduo dos assuntos relacionados ao Gerenciamento de Recursos Humanos em Projetos que, se bem aplicada, facilitar em muito as atividades do Gerente de Projetos. Boas prticas em recursos humanos e melhoria de seus soft skills diferenciam os gestores que estejam envolvidos em projetos.

Pblico Alvo A todos aqueles que estejam interessados em montar, conduzir, liderar e atuar em Equipes de Projeto de qualquer natureza. No curso dado destaque a cases de Equipes de Gesto de Projetos Aps o trmino deste treinamento, os participantes estaro aptos a: Montar equipes de projeto de alto desempenho Conduzir e liderar equipes Administrar conflitos Obter o mximo de equipes de trabalho Conhecer e compreender o aspecto humano em equipes de alta tecnologia.

Objetivo Este trabalho ter como objetivo investigar a gesto de pessoas em projetos utilizando as melhores prticas do PMBoK e realizar uma reviso literria utilizada no PMBoK no que tange gesto de recursos humanos em projetos. Justificativa Entende-se que uma das contribuies deste estudo situa-se na reflexo crtica das contribuies do livro organizado pela Project Management Institute, PMBoK, que rene as melhores prticas do gerenciamento de projeto quanto rea de conhecimento recursos humanos.Espera-se ainda que os resultados desta pesquisa possam contribuir para que os profissionais de recursos humanos e/ou gerentes de projetos possam perceber com mais clareza as processos e procedimentos apresentados

Consideraes O sucesso de um projeto no esta atrelado a seguir de forma rigorosa as melhores prticas do PMBoK. Planejar e executar um projeto sempre estaro ligados a um empreendimento humano, ou seja, implica na administrao de pessoas e na gesto de seus interesses e conflitos. Segundo Faria Filho (1996) administrar a capacidade que um grupo de pessoas, orientadas por um resultado pretendido, deve ter a fim de buscar o compromisso de todos com o objetivo principal que alcanar da melhor forma possvel resultado pretendido. Desta forma, o sucesso ou fracasso de um projeto est diretamente amarrado a capacidade de gerir pessoas atravs de um maestro o gerente de projetos e na aplicao do PMBoK. Planejamento de recursos humanos Na fase inicial do projeto devem ser esclarecidos pontos visando prover solues para eventuais conflitos e/ou incertezas. Os principais pontos que devem estar presentes no plano de gerenciamento de pessoal so: funes, responsabilidades, hierarquia, diretrio do time, posicionamento sobre novos recursos, realocaes e substituies, necessidades de treinamento, avaliao de desempenho, bonificaes, alocao financeira para gerenciamento de recursos humanos, bem como toda informao referente administrao de pessoal durante a conduo do projeto. As entradas, ferramentas, tcnicas e sadas do planejamento de recursos humanos podem ser observadas na tabela abaixo:

Planejamento de Recursos Humanos Fonte: PMBoK (2004,p 203) Planejamento de recursos humanos: entradas

A compreenso do envolvimento das pessoas e das organizaes permite que as funes e responsabilidades sejam estipuladas. Os fatores que devem ser considerados no planejamento so: Organizacional: Refere-se quanto ao tipo de relacionamento, formal ou informal, e quanto ao fator organizacional (quem est envolvido).Tcnico: Refere-se competncia ou especialidade necessria para o desenvolvimento das atividades.Interpessoal: Talvez um dos fatores mais complexos, pois, envolve o entendimento das relaes humanas. Neste fator verificam-se os possveis componentes e suas relaes hierrquicas, ainda so consideradas as diferenas culturais e barreiras do idioma. Logstico: Refere-se ao planejamento da necessidade das pessoas quanto ao deslocamento, fuso horrio, etc.

Вам также может понравиться