Вы находитесь на странице: 1из 5

Texto elaborado por: Jorge Luiz Lima da Silva

I) IMPORTNCIA: O funcionamento dos sistemas orgnicos mais importantes para a manuteno da vida expresso por determinados sinais: temperatura, respirao, pulso, presso arterial. A mensurao destes sinais vitais e identificao de tendncias, diferenas e desvios revelam ao observador as alteraes fsicas e funcionais que esto se processando naqueles sistemas. A) Respirao: Consiste na sucesso rtmica de movimentos de expanso e de retrao pulmonar com a finalidade de efetuar as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente promovendo absoro de O2 e eliminao de CO2.

- Caractersticas:
*Tipo: abdominal ou diafragmtica torcica *Ritmo: irregular regular OBS: nos prematuros e lactentes pequenos, o ritmo irregular, os movimentos so mutantes, em geral superficiais. *Freqncia: -normal ou eupineica -bradipneica -taquipneica OBS: varia de acordo com esforo, excitao, digesto, idade. No lactente, e sobretudo no recm-nascido prematuro os movimentos respiratrios podem ser irregulares, arrtmicos, intermitentes e ainda com alternncia da profundidade. Devido a este fato deve-se contar os movimentos por 1 minuto para que haja preciso. Ateno! Verificar a respirao durante 1 minuto nos lactentes e pr escolares, 30 segundo nos escolares. Verificar a respirao antes dos outros S.V. em decorrncia das alteraes provocadas pelo choro. Observar dificuldade respiratria, presena de secreo. Efetuar o registro das condies respiratrias, anotando as condies da criana durante a verificao.

B) Pulso: a expanso e a retrao de uma artria, produzida pela onda de sangue, forada atravs da mesma pela contrao cardaca.

*Freqncia: nmero de batimentos por minuto OBS: a freqncia varia de acordo com sexo, esforo, biotipo, emoes, choro, sono. * Ritmo: -normal -arrtmico *Fora da batida: -cheia e forte - fracas Mtodos para verificao do pulso -Por palpao: -artria femoral; -artria temporal ; -artria pediosa. -Nas crianas maiores: -artria braquial; -artria radial ; -artria femoral; -artria cartida; -artria temporal; -artria pediosa. OBS: Ausculta do pulso apical: mtodo utilizado freqentemente com lactentes, onde normalmente difcil a verificao de pulso por palpao. O estetoscpio deve ser colocado entre o mamilo esquerdo e o externo, e a freqncia verificada durante 60 segundos. Observar se o aparelho esta frio, para que a criana no se assuste estimulando o choro e alternando os dados. C)Temperatura: Indica o calor do organismo e expressa o equilbrio entre o calor produzido e eliminado. - Material: termmetro de mercrio. Deve ser lavado com gua e sabo a cada uso, secado e colocado em soluo anti-sptica. Cada criana hospitalizada deve possuir o seu prprio termmetro, guardado em recipiente individual. Antes da tomada de temperatura a coluna de mercrio deve ser baixada at o nvel mnimo. - Preparo do paciente: a) Sempre que possvel obter a temperatura com a criana calma, em repouso pelo menos meia hora antes. b) O local da verificao da temperatura deve estar seco e o termmetro livre de soluo desinfetante. c) Desde que a criana compreenda, explicar o procedimento e faz-la conhecer o equipamento. d) Os locais onde se verifica a temperatura no devem estar expostos ao do calor ou frio. e) Nunca deixar o lactente e pr escolar sozinhos ao tomar a temperatura. - Registro: Registrar o local e o mtodo utilizado para verificao da temperatura.

Locais para verificao:


LOCAL VANTAGENS DESVANTAGENS

Axila Acesso fcil e seguro. Influenciado facilmente por Pouco risco de traumatismo temperatura psicolgico. ambiente e fluxo de ar. Perodo de tempo grande para obteno do resultado exato. Reto No diretamente influenciado Contra indicado em pacientes com pela diarria, Ingesto de lquidos quentes ou doenas do reto e submetidos a frios, temperatura ambiente, etc. cirurgias retais. Fidedignidade dos resultados. Risco de traumatismo psicolgico. Menos tempo de verificao que os Risco de danos mucosa retal. outros mtodos. Difcil colocao. Estimula a evacuao. Boca Fcil acesso. No pode ser usado em crianas Fcil colocao. pequenas pelo risco de morder e Leitura em menor tempo que quebrar a o termmetro. temperatura. Contra indicado em afeces ou axilar. cirurgias orais. Sofre interferncia de vrios fatores, como Ingesto de lquidos quentes e frios, oxigenoterapia, etc.

D) Presso arterial : a presso exercida pelo sangue contra a parede das artrias, quando este impulsionado pela sstole cardaca. A presso sistlica o ponto mais alto da presso arterial e acontece no momento da sstole cardaca. A presso diastlica o ponto mais baixo da presso arterial, acontecendo no momento da distole cardaca. Tipos:
Casual: pode ser verificada a qualquer hora do dia, sem que exija um preparo prvio do paciente.

Basal aquela que verificada com repouso absoluto prvio de no mnimo 12h . O paciente deve estar preparado fsica e psicologicamente. Material: -Esfignomanmetro. -Estetoscpio.

A presso arterial tambm pode ser medida utilizando-se dispositivos eletrnicos que empregam tcnicas oscilomtricas ou Doppler. Ateno durante a verificao A presso arterial deve ser tomada quando a criana estiver descansando e em uma posio confortvel. Deve ser tranqilizada. O processo deve ser antes explicado criana.

Se necessrio repetir a mensurao: aliviar totalmente a presso, desinsulflando o aparelho. Aguardar 3 minutos para nova verificao, j que as alteraes circulatria locais alteram os resultados. Mtodos de verificao da presso arterial Mtodo auscultatrio. Mtodo palpatrio. Mtodo ausculto-palpatrio. Locais para medio da P.A em pediatria artria braquial. artria radial. artria popltea. artria tibial posterior.

FREQNCIA RESPIRATRIA: IDADE VALORES


PREMATUROS LACTENTES 1ANO PR- ESCOLAR 10 ANOS

50 IRP/M 30-40IRP/M 25-30IRP/M 20-25IRP/M +20IRP/M

FREQNCIA CARDACA NORMAL: IDADE PULSAO RECM- NATO 11 MESES 2 ANOS 4 ANOS 6 ANOS 8 ANOS 10 ANOS ADOLESCENTES TEMPERATURA: 70-170 80-160 80-130 80-120 75-115 70-110 70-110 60-110

MDIA NORMAL

120 120 110 100 100 90 90 +70-65

-ORAL: 35,80C-37,20C - RETAL: 36,20C-380CF


-AXILAR:35,90C-36,70C MDIA DOS VALORES DA PRESSO ARTERIAL: IDADE MDIA VALORES- SSTOLE/DISTOLE 0-3 MESES 3 MESES-6 MESES 6 MESES-9 MESES 75/50MMHG 85/65 MMHG 85/65 MMHG

9 MESES-12 MESES 1 ANOS-3 ANOS 3 ANOS-5 ANOS 5 ANOS-7 ANOS 7 ANOS- 9 ANOS 9 ANOS- 11 ANOS 11 ANOS- 13 ANOS 13 ANOS- 14 ANOS

90/70 MMHG 90/65 MMHG 95/60 MMHG 95/60 MMHG 95/60 MMHG 100/60 MMHG 105/65 MMHG 110/70 MMHG

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: SCHMITZ, Maria Edilza e cols. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura . So Paulo: Atheneu,1995. WONG, Dona L. Enfermagem Peditrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

Вам также может понравиться