Вы находитесь на странице: 1из 19

A Contribuio do Bandes para a Economia Capixaba

Aline Liquer CORRA1 Mayara Lyra BERTOLANI2


Universidade Federal do Esprito Santo (UFES)

RESUMO
O Bandes foi criado em 1967 como resposta do Governo Estadual crise da economia capixaba agravada pelo programa de erradicao dos cafezais. Inicialmente como Companhia de Desenvolvimento Econmico do Esprito Santo (CODES), teve como objetivo atuar como principal instrumento de revitalizao da economia. Em 1969, transformada em Bandes, passou a ter atribuies e responsabilidades tracejadas pelo Banco Central do Brasil. O caf, nesse perodo, era a principal atividade econmica que movimentava o modelo primrio agroexportador, alimentando o comrcio, o porto de Vitria, gerando uma parcela significativa da renda e emprego no Estado. O Governo Estadual poca criou vrias instituies e alguns mecanismos importantes, dentre eles o Banco de Desenvolvimento, trabalhando para que o Governo Federal institusse um sistema especifico de incentivos fiscais para o Estado: Geres/Funres e o Fundap. Alm disso, atuou atraindo e financiando novos investimentos, sendo tambm fundamental para o desenvolvimento dos Grandes Projetos.

PALAVRAS-CHAVE: Bandes, Grandes Projetos, Economia Capixaba.

CLASSIFICAO JEL: R11, O38, O18

1. INTRODUO At a primeira metade do sculo XX, a economia capixaba apresentava-se estagnada, tendo seus ndices de crescimento menor do que a mdia nacional. A partir dos anos 70, na direo da poltica econmica nacional, o Estado tomou um rumo distinto daquele existente at ento. Nesse contexto, teve inicio a formulao do que veio a ser os Grandes Projetos Industriais, dando forma concreta modernizao econmica do Esprito Santo. Desestrutura-se, portanto, um modelo primrio exportador, em funo de um novo padro de acumulao o urbano-industrial. Com uma infraestrutura bem montada (transportes, comunicao, energia e portos), o Esprito Santo passou a viabilizar sua maior integrao ao capitalismo nacional e internacional com a implantao desses Grandes Projetos. Este fato marca as grandes mudanas na economia com ampla diversificao em sua base produtiva, que de predomnio agroexportadora, passou a ser identificado a partir de um modelo econmico centrado em commodities industriais de produo em larga escala. O Bandes, em todos esses anos de existncia, desempenhou papis que foram cruciais para o desenvolvimento, avano da industrializao e consolidao de uma economia diversificada
1

Graduanda em Economia UFES. Email: liquer_aline@ig.com.br. Graduanda em Economia UFES. Email: mayarabertolani@yahoo.com.br.

Pgina | 1

no Esprito Santo. Foi o grande pensador do desenvolvimento capixaba; assumiu a funo de rgo mximo de estudos e de planejamento do Estado, e financiou investimentos de pequenas/mdias empresas e agricultura no territrio capixaba. No final dos anos 70, o Bandes comeou a perder sua importncia no que se relaciona analisar os diversos setores da economia capixaba, principalmente por consequncia dos desajustes da economia brasileira. O banco retomou seu valor a partir do incio da dcada de 2000, e essa revitalizao se deu com seu direcionamento para o microcrdito. O presente artigo tem como principal objetivo analisar a contribuio do Bandes para a economia capixaba, bem como seu papel na formatao dos Grandes Projetos, sua retomada de importncia ps dcada perdida e por fim, os novos desafios para o Esprito Santo. Para tanto, o artigo foi dividido em cinco tpicos, alm desta introduo. O primeiro pretende-se descrever, entre outras coisas, o processo de criao do Bandes, primeiramente chamado Codes, evidenciando seu papel naquela poca. O segundo item estar voltado para a atuao do banco no que diz respeito aos investimentos para o territrio capixaba, tangenciando principalmente o Governo de Christiano Dias Lopes. No terceiro tpico aborda-se a participao do Bandes na formatao dos Grandes Projetos de Impacto, destacando a situao econmica do Esprito Santo, e enfatizando que no Governo de Arthur Carlos Gerhardt Santos estabeleceu-se a importncia de se instalar projetos industriais no Estado. Em seguida, no quarto item, destaca-se a atuao do Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo no perodo de 1980 a 2012. Aborda-se a crise da esfera nacional no perodo dos anos 80, bem como a ao do Bandes relacionada questo econmica do territrio Capixaba, no deixando, desta forma, que o Estado fosse afetado drasticamente com o cenrio nacional. No quinto item, faz-se um anlise dos desafios para o Bandes ps trmino do Fundap. Pondera-se a respeito da perspectiva do Governo do Estado em relao ao Bandes, e sobre os possveis passos da Instituio. E por fim, so evidenciados alguns comentrios em termos de consideraes finais, seguidas das referncias bibliogrficas.

2. A CRIAO DA CODES E TRANSFORMAO EM BANDES Ainda na dcada de 50, com o incio da crise do caf, houve um rompimento do equilbrio e da dinmica tradicional da cafeicultura capixaba, abrindo-se novas frentes de diversificao econmica. Na dcada de 60 o Esprito Santo apresentava um quadro econmico desalentador. A agricultura correspondia metade da produo global da economia e, em termos de finanas pblicas, o caf respondia por 35%, quase 2/3 da arrecadao estadual (PELISSARI, 2001). Essa crise afetou drasticamente o desempenho da economia estadual devido grande importncia da cafeicultura, alm de uma profunda crise social, com um alto ndice de desemprego, pois aproximadamente 70% da populao viviam na rea rural, basicamente atrelada lavoura cafeeira. A economia capixaba j apresentava sinais de esgotamento e de gestao de uma crise no interior de seu modelo desenvolvimentista (VILLASCHI et al., 2011a). Buffon (1992) afirma que os sinais de falncia do modelo de desenvolvimento instalado no Estado j eram evidenciados na dcada de 40, devido ao saldo migratrio negativo. O Esprito Santo, nessa poca, deixou de atuar como uma regio absorvedora de populao, tornando-se expresso
Pgina | 2

de uma economia agrria estagnada e destituda de maiores perspectivas ( VILLASCHI et al., 2011a). Esses sinais se intensificaram quando o Governo Federal praticou uma poltica de erradicao dos cafezais de baixa produtividade e qualidade em meados do sculo XX. Essa poltica lanou o Estado na pior crise econmica de sua histria. Para se recuperar foi necessrio iniciar um processo de transio de uma economia agrrio-exportadora, centrada na cafeicultura, para uma economia urbano-industrial. Rocha e Morandi (1991) indicam que houve dois momentos da indstria no estado. O primeiro, dentro do contexto da segunda metade do sculo XX, que representou o crescimento fomentado por capital local de pequeno porte, estruturado por medidas provenientes do Governo do Estado. Esta fase identificada por baixa diversificao econmica, com manuteno das formas polticas tradicionais, No segundo momento, os autores identificam a diversificao econmica baseada em atividades no tradicionais, comandada, em sua maioria, por grandes capitais privados (nacionais e internacionais). A segunda fase, a partir de 1974, diferencia-se da anterior pela subordinao da dinmica de acumulao realizada no estado s determinaes do poder centralizado do Governo Federal, retratando o momento em que determinadas relaes capitalistas hegemonizam o territrio nacional. perodo em que os grandes parques industriais da CST, ARACRUZ CELULOSE, SAMARCO e as pelotizaes da CVRD, instalam-se definitivamente e consolidam a produo e exportao de matrias primas, e ao mesmo tempo, auxiliam na integrao do Esprito Santo ao mercado nacional por meio de seus polos industriais. Assim, dentre outras medidas importantes, em 1967 foi criada a Companhia de Desenvolvimento Econmico do Esprito Santo (CODES) com intuito de conduzir a industrializao do Estado, como forma de desenvolvimento de revitalizao da economia capixaba, abalada com a erradicao dos seus cafezais. (PELISSARI, 2001).
Em 1 de fevereiro de 1967, Dias Lopes3 sanciona a lei 2.279, criando a CODES, uma empresa de economia mista, que estaria voltada para o planejamento, estudos necessrios implementao e coordenao de uma poltica de desenvolvimento, alm do financiamento a atividades produtivas, com base nos recursos de fundos pblicos que administrava ou captava junto a outros organismos da esfera federal. Em outubro de 1967, foi criada a CODES-CRED - Crdito, Financiamento e Investimentos S/A, uma subsidiria da CODES com a misso de funcionar como brao financeiro da primeira na captao de recursos junto ao pblico e nas operaes de crdito normatizadas pelo Banco Central. (PEREIRA, 1997, p. 181).

Entre 1967 a 1969, os recursos da CODES se somaram aos da indenizao da erradicao dos cafezais j injetados na economia capixaba pelo IBC-GERCA, possibilitando a formao de um montante de capital capaz de viabilizar importantes investimentos industriais em pequenas e mdias empresas (ROCHA E MORANDI, 1991). Contudo, logo nos estudos de implantao da empresa, ficou claro que ela no atingiria seus objetivos limitando-se a aplicao de recursos provenientes do IBC. Essa nica fonte seria algo bloqueador, ainda mais porque se sabia que empresas do mesmo setor em outros Estados

Christiano Dias Lopes foi o primeiro governador eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa, durante o Golpe Militar, e governou o Esprito Santo no perodo compreendido entre 1967 a 1971.

Pgina | 3

da Federao agiam independentemente, captando recursos com rgos federais e internacionais (MEDEIROS, 1977).
importante ressaltar que a atividade financiadora da CODES desenvolveu-se de forma peculiar. Como o empresrio capixaba desconhecia este tipo de ao fomentadora, desde o incio os tcnicos da companhia tiveram que efetuar uma espcie de peregrinao catequizadora, procurando os empreendedores para oferecer-lhes dinheiro, porque se no houvesse aplicaes, o numerrio retornava para o IBC/GERCA. E a esta caracterstica pode-se atribuir uma parcela de culpa pelo fato de se ter verificado muitos financiamentos feitos s pressas e que resultaram em falncias, com detalhes que comprometeram a CODES. Alis, os problemas de falncias e de projetos mal analisados deveram-se, tambm, inexperincia dos tcnicos e diretores da companhia, que trabalharam inicialmente como era de se esperar dentro de um limite estreito de competncia tcnica e poltica, competncia essa que eles foram desenvolvendo com o tempo sem, entretanto, chegar a uma racional idade definida para a aprovao dos projetos o que s aconteceria depois da transformao em Banco de Desenvolvimento (MEDEIROS, 1977, p. 81).

Nos trs anos de existncia da Companhia de Desenvolvimento do Esprito Santo - CODES (1967/69), foram intermediados recursos de vrias fontes, dentre as quais se destacaram o IBC-GERCA com 72% do total, o Governo Estadual com 13,4%, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDE(S), com 8,11%. A CODES financiou 37 projetos industriais, sendo 26 projetos de ampliao de fbricas j existentes, e 11 instalaes de novas plantas industriais (ROCHA E MORANDI, 1991). Os gneros industriais mais beneficiados com tais financiamentos foram os de produtos alimentares (indstria de carne, de caf e de acar) com 59,8% e os referentes madeireira e imobilirio com 11,1%. A tabela a seguir mostra os detalhes da alocao dos recursos por setor industrial. Tabela 1 Aplicao dos recursos do IBC-GERCA do programa de diversificao econmica das regies cafeeiras do Esprito Santo 1967/70
FINALIDADES Projetos Agroindustriais Indstria de Leite Indstria de Carne Indstria de Mandioca Indstria de Rao Indstria de Madeira Indstria de Acar Indstria de Sizal Indstria de Algodo Indstria de Mveis Indstria de Vesturio Indstria de Latas Indstria Avcola Reflorestamento Indstria de Caf Total % 0,85% 23,93% 1,71% 1,71% 5,98% 16,24% 1,71% 3,42% 5,12% 0,85% 5,12% 1,71% 12,82% 17,09% 100,00%

Fonte: Guarnieri (1979) apud Rocha e Morandi (1991).

Pgina | 4

No dia 20 de junho de 1969, atravs da Lei Estadual 2413, a CODES foi transformada em Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo (BANDES), tendo atribuies e responsabilidades tracejadas pelo Banco Central do Brasil (D ARAUJO, 2010). Isso ocorreu, pois o Governo Federal, na poca, incentivava a transformao das companhias de desenvolvimento estaduais em bancos de desenvolvimento, sob o controle e fiscalizao do Banco Central (PELISSARI, 2001).
Na constituio da CODES-CRED, estava prevista sua transformao em banco de desenvolvimento. Entretanto, posteriormente, optou-se pela sua manuteno e procedeu-se transformao da CODES em Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo S/A (BANDES). De fato, esta opo ficou praticamente definida pela Resoluo 93 do Banco Central de 26/08/68, que j estava preocupado com a proliferao de companhias de desenvolvimento por vrios estados fora de sua rea de fiscalizao, j que no se enquadravam nas definies existentes de instituies financeiras. Por esta resoluo, define Banco de Investimento, suas operaes tpicas e toma a expresso "Banco de Desenvolvimento" privativa do banco pblico de investimento. A lei estadual n. o 2.413, de 20/06/69, autorizou a transformao e o aumento necessrio de capital da CODES, bem como as demais providncias para o enquadramento nas novas exigncias do Banco Central. Em 11/12/69, foi emitida a carta patente 1-333, autorizando o incio de funcionamento do BANDES como sucessor da CODES. As funes do BANDES, assim, foram definidas por esses documentos, e especificadas em seu estatuto social como compreendendo emprstimos para capital fixo e de movimento, para elaborao de projetos industriais ou rurais que visem ao aumento da produtividade; participao no capital social de outras empresas; prestao de garantias em emprstimos contrados no pas e no exterior. Tais operaes deveriam ter por finalidade: a) Aquisio de rea destinada edificao de unidade industrial, despesa de organizao, construo, aquisio e montagem de instalaes, mquinas, equipamentos e veculos; b) Ampliao, reorganizao, racionalizao de produo; c) implantao, melhoria ou modernizao de tcnicas de produo ou administrao e de formao ou aperfeioamento de pessoal; d) Operaes imobilirias relativas a distritos industriais; e) Aplicaes na infraestrutura econmica e nos setores industriais de base...; f) Incremento da produo rural, excetuada a parte referente a comercializao; g) Incremento das atividades pesqueiras, inclusive, e preferentemente, projetos integrados atinentes captura, industrializao e distribuio de pescado; h) incremento das atividades tursticas; i) Incremento das atividades de reflorestamento (BACEN, Res.93).

Quase com os mesmos objetivos da CODES, expandidos devido a maior disponibilidade de recursos, o BANDES assumiu a funo de rgo mximo de estudos e de planejamento do territrio capixaba (MEDEIROS, 1977). O surgimento do banco estava diretamente relacionado com os problemas econmicos regionais existentes e com a demanda por crdito de mdio e longo prazo, que se intensificou com o processo de industrializao. De acordo com a prtica desenvolvimentista do Bandes, a industrializao era a sada para a grave crise econmica pela qual passava o Esprito Santo. Alm disso, incentivava o ressurgimento de uma indstria tradicional4 e o beneficiamento local dos poucos produtos primrios que o Estado produzia, em especial caf e derivados de carne. Para alcanar as taxas de crescimento econmico almejadas, o Bandes buscou atrair empresrios de fora do Estado. Nunes (1997) ressalta a importncia da industrializao afirmando ser a soluo para as incertezas surgidas devido s mudanas da poca.
4

Produtos alimentares, minerais no metlicos, vesturio, etc.

Pgina | 5

Pensemos na industrializao. Ela cria novas oportunidades para coalizes polticas assim como novos tipos de conflitos, oferece novas bases para a composio poltica, mina o poder das elites fundirias e torna impossvel para elas governar de forma oligrquica. Alm disso, promove a emergncia de novos atores coletivos. Isso significa que, ao mesmo tempo, a industrializao cria novas oportunidades e evita a ocorrncia de vrias outras alternativas (NUNES, 1997, p. 26 apud PELISSARI, 2001, p. 75).

Como banco de desenvolvimento, o Bandes teve como misso viabilizar investimentos que gerassem empregos, renda e competitividade da economia tendo como meta prioritria incentivar a instalao daquelas indstrias que utilizassem, principalmente, matria-prima existente no Estado. Segundo Pelissari (2001), com o objetivo de alcanar sua misso, o banco financiava e viabilizava projetos voltados para o desenvolvimento econmico e social do Estado, identificando novas oportunidades de negcios, de maneira a auxiliar no cumprimento dos planos e objetivos do Governo.

3. A ARTICULAO DO BANDES NOS DIVERSIFICAO DA ECONOMIA CAPIXABA

INVESTIMENTOS

PARA

A relao do Grupo Executivo de Racionalizao da Cafeicultura (GERCA) com o Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo (Bandes) teve incio com a fundao do banco, em 1967. A articulao com o Fundo de Recuperao Econmica do Esprito Santo (FUNRES) com o Bandes se iniciou na dcada de 1970. Aps diversas tentativas de convencer o Governo Federal de que o Esprito Santo necessitava de recursos para diversificar a sua economia, em 1966, o IBC-GERCA reconheceu a necessidade premente de uma forma de apoio mais consistente economia capixaba e ao governo do Esprito Santo. Nessa lgica, foi realizado um estudo sobre a situao econmica do Estado, que resultou na deciso em que os recursos financeiros do grupo executivo seriam alocados para as terras Capixabas. Em mais um de seus apelos ao Governo Federal, o governador Christiano Dias Lopes, impetrou para o Esprito Santo, como Rocha e Morandi (1991) definem, uma poltica especfica de desenvolvimento regional, consubstanciado no Decreto Lei 880, de 18 de setembro de 1969, que conferiu ao contribuinte do imposto sobre a renda, pessoa fsica ou jurdica, domiciliada no Esprito Santo, o direito de aplicar as dedues do imposto relativas ao Decreto-lei 221 (pesca), Decreto-lei 55 (turismo) e Decreto-lei 157 (compra de aes) em outros empreendimentos agrcolas e industriais localizados em territrios capixaba. Neste mesmo Decreto Lei foi criado o Fundo de Recuperao Econmica do Esprito Santo (FUNRES), constitudo pelos recursos advindos dos incentivos fiscais, com o objetivo de prestar assistncia financeira aos empreendimentos industriais e agropecurios que estivessem localizados no Estado. O crescimento urbano acelerado fomentava a expanso das atividades industriais tpicas do territrio do Esprito Santo, consolidando um mercado interno crucial para concentrar significativa parcela do poder de compra capixaba (VILLASCHI et al., 2011b).
Pgina | 6

A partir de 1970 at 1974, o FUNRES e o Bandes, financiaram 40 projetos industriais, sendo 10 de ampliao e 30 de implantao, concentrados principalmente nos gneros de produtos alimentares, minerais no metlicos, metalurgia e txtil, cujas participaes relativas no total aplicado, at 1973, foram respectivamente, de 37,8%; 20,7%; 7,5% e 7,4%. (ROCHA E MORANDI, 1991, p. 84). A industria que, na dcada de 1950 crescera negativamente devido, em sua grande parte, situao de crise da economia cafeeira, teve sua taxa de crescimento extremamente oposta em apenas uma dcada e meia depois. A participao do Bandes com GERCA/FUNRES foi de grande relevncia para o desenvolvimento econmico capixaba. Caracterizada pelo pequeno investimento e utilizando benefcios fiscais de incentivo ao setor, a economia cresceu passos largos de 1960 1975 (ROCHA E MORANDI, 1991). Foi uma dcada e meia de diversificao de produo e modificao na estrutura, que antes era dominada por um nico produto e passa a ser melhor distribuda em gneros alimentares, minerais no metlicos, metalurgia e txtil.

4. A PARTICIPAO DO BANDES NA FORMATAO DOS GRANDES PROJETOS Arthur Carlos Gerhardt Santos5 assumiu o governo consciente das necessidades e possibilidades do Estado, pois esteve trs anos frente da Companhia de Desenvolvimento do Esprito Santo (CODES), instituio essa que vinha pensando nos problemas que estava ocorrendo no territrio capixaba (MEDEIROS, 1977). Essa preocupao surgiu devido erradicao dos cafezais, pois cerca de 180 milhes de ps de caf considerados antieconmicos no Esprito Santo foram erradicados, desencadeando a perda de 60 mil empregos diretos. Segundo Villaschi et al., (2011b), firmava-se a convico de que a superao da dependncia histrica do caf, na viso do Governo, deveria ser construda a partir de premissas bem mais ousadas sobre a insero do Esprito Santo no processo de desenvolvimento econmico nacional e mundial. Segundo Medeiros (1977), para Arthur Gerhardt, o plano de desenvolvimento do Esprito Santo baseava-se em montar uma infraestrutura de acordo com suas vantagens locacionais, apoiada pelo Governo Federal. Tornaria possvel, assim, a atrao de grandes capitais nacionais e estrangeiros, utilizando o Porto de Vitria com o objetivo de despertar os grandes investidores para as possibilidades territoriais. Ainda, segundo o autor,
[...] com uma infraestrutura que passou a constituir-se numa das melhores do pas, ao lado de suas tradicionais vantagens locacionais, o Esprito Santo iniciou a dcada dos anos 1970 em condies de receber os empreendimentos mobilizados pelo governador Arthur Carlos. Orientados basicamente para mercados externos, eles foram denominados Grandes Projetos de Impacto e acarretaro, por suas caractersticas de escala e tecnologia, nova dimenso economia estadual (MEDEIROS, 1977, p. 96).

Governador do Esprito Santo no perodo compreendido entre 1971 e 1974, tcnico nomeado pela Revoluo de 1964.

Pgina | 7

De acordo com o Plano de Ao 1975/1979 - que visava o desenvolvimento de projetos na infraestrutura e na siderurgia e a diversificao agrcola no territrio capixaba - o crescimento das atividades de exportao de minrio de ferro e de produtos siderrgicos pelo Complexo Porturio de Vitria / Tubaro ensejou a construo de moderna infraestrutura econmica em torno da Grande Vitria (modernizao porturia, telecomunicao e interligao energtica com FURNAS), o que, aliado aos investimentos em transportes (duplicao ferrovia VitriaMinas, construo BR 262 e BR 101), por parte do governo federal nos ltimos anos, tem permitido ao Estado fazer valer suas excelentes condies locacionais, sobretudo para os projetos que se voltam para o mercado externo. (MEDEIROS, 1977). A conjugao de esforos dos Governos Federal e Estadual viabilizou uma mudana radical na economia do Esprito Santo, obrigando-o a deixar sua dependncia da monocultura cafeeira secular para ligar-se ao grande capital internacional, em menos de uma dcada. De acordo com Nader,
Os chamados Grandes Projetos de Impacto, ou Grandes Projetos Industriais, ligados a esses investimentos passaram a definir a dinmica de quase todo o desenvolvimento estadual, caracterizando a importncia econmica do Esprito Santo em todo o territrio nacional e, qui, no mundo. Alm disso, as indstrias que se abriam atraram para a cidade a populao rural capixaba que ficou desempregada depois da erradicao dos cafezais improdutivos (NADER, 2007, p. 5).

A partir de 1966, Llio Rodrigues foi o grande formulador de polticas para o Governo Estadual, que fazia parte da Secretaria do Planejamento do Estado. Na gesto 71/75 a sua participao se fez presente especialmente nos estudos, nas anlises e nas projees relativas implantao dos Grandes Projetos (SILVA, 1993). Assim, foi no governo de Arthur Carlos Gerhardt que se estabeleceu a importncia de se constituir projetos industriais para o territrio capixaba. Nesse perodo, portanto, foram implantados os Grandes Projetos, e nessa composio o Bandes foi o guardio da poltica de desenvolvimento a partir do capita local. Buffon (2012) corrobora sobre a atuao do banco no perodo que corresponde formulao dos Grandes Projetos.
O prprio Bandes assumiu este papel de formulador e executor das polticas de desenvolvimento do Estado. Durante muito tempo ele foi o protagonista deste processo. Assim, os estudos que o banco fez ligados aos setores produtivos, micro e pequena empresa, aos encadeamentos industriais dos Grandes Projetos foram importantes para gerar e at mesmo redesenhar toda uma estratgia do Estado centrado nesses projetos.

Santos (2012) aborda a questo dos Grandes Projetos, esclarecendo os motivos pelos quais o mesmo no teve seu desempenho afetado pela crise da poca.
Esses empreendimentos tinham uma escala internacional, que dependiam de capitais estrangeiros e de um acordo do Governo federal, atravs do BNDE(S). muito importante frisar que o Bandes participou nesse perodo apoiando projetos de mdio e pequeno porte, e os mesmos faziam parte da cadeia produtiva dos Grandes Projetos. importante ressaltar que esses Grandes Projetos foram afetados pelas crises internacional e nacional, comprometendo, assim, a economia do Esprito Santo, porm de uma forma indireta, afetando somente as atividades econmicas locais, e no o banco como um todo.

Pgina | 8

Devido a esse rpido crescimento da economia capixaba, em 1973 foi concludo o Plano de Desenvolvimento Integrado da Microrregio de Vitria (PDI), que sugeria promover a coeso dos vrios projetos setoriais em andamento, tais como a ampliao do complexo porturio, a instalao de um distrito industrial, o abastecimento de gua e saneamento, a urbanizao de reas conquistadas ao mar e outros que propiciassem um instrumental de planejamento e ordenao indispensveis a um desenvolvimento harmonioso. Alm disso, eram previstas a participao do Bandes e do Frum Intermunicipal de Debates, o primeiro como Agente Financeiro e o segundo com a funo principal de agir na intercomunicao entre os nveis municipais para a elaborao e implantao do PDI. Segundo Rodrigues (1973), a implantao dos Grandes Projetos trouxe para o Bandes uma srie de implicaes, tais como: multiplicao do nvel de aplicaes, elevando, assim, o seu capital; mudanas no esquema de trabalho, apoiado em programas que objetivou a correo de desequilbrios setoriais/regionais e efetivou as oportunidades que surgiram na poca; tornaram possvel uma maior grau de especializao em sua funo de financiadora, reduzindo os nus dos pr-investimentos. Com isso, o Bandes exerceu, dentro das condies possveis, as atividades do planejamento setorial mais imediatas e pragmticas, e isso s foi possvel porque tal instituio passou por uma reestruturao administrativa. Pode-se se considerar que o Bandes foi o grande pensador do desenvolvimento capixaba at o final da dcada de 70, principalmente com a crise cafeeira. Nessa fase, foi fundamental para a implantao e consolidao daquelas atividades econmicas voltadas gerao de renda que a cafeicultura no proporcionava mais. Segundo Santos (2012), era uma instituio que estudava a ambincia econmica local, tornando-a capaz de atrair investimentos novos para Estado. Alm disso, os financiava, bem como atuava no fomento no seu sentido pleno, desde estudos at o apoio aos grandes projetos. Segundo Rodrigues (1973), o aparelho estatal no estava preparado para enfrentar as tarefas e responsabilidades emergentes da implantao dos grandes projetos de impacto.
Em 1971, [...] estavam j consolidados os mecanismos de captao e aplicao dos incentivos fiscais, fruto do esforo do governo anterior. Tambm, o sistema financeiro estadual j estava articulado e funcionando: o BANESTES estava reorganizado e estavam tambm estruturadas a Distribuidora de Ttulos e a Companhia Seguradora. Embora esses fossem pontos importantes, o prprio diagnstico da CODES/BANDES apontava que os incentivos fiscais autorizados pelo Decreto 880/69, os incentivos industrializao e os recursos provenientes do FUNDAP no eram capazes de propiciar grandes saltos econmicos na estrutura da economia capixaba (VILLASCHI et al., 2011b, p.89).

Na tabela 2, tm-se detalhadamente os Grandes Projetos.

Pgina | 9

Tabela 2 Projetos de maiores impactos

Fonte: Medeiros (1977)

Pgina | 10

Tabela 3 Previso de investimentos e nmeros de empregos diretos dos Grandes Projetos

Fonte: Medeiros (1977) Esses projetos eram considerados Grandes Projetos porque continham escala efetiva ou potencial superior s maiores operaes e estrapolava a capacidade do GERES e do BANDES, seja em termos de investimento ou de emprego, conforme tabela 3; estrutura empresarial individualizada, incluindo-se os programas setoriais, somatrios de diversos projetos; prazo de execuo provvel compreendido entre 1974 e 1983; probabilidade de efetivao estimada acima de 50% de chances de ocorrer; disponibilidade de dados a nvel, pelo menos, de previsibilidade ou estudo preliminar (RODRIGUES, 1973). Os Grandes Projetos alm de explorarem os recursos naturais e a posio geogrfica do Esprito Santo, provocaram uma elevao na populao, que consequentemente, elevou a demanda por servios de toda ordem, principalmente aqueles ligados s demandas urbanas. A indstria de construo civil provocou um aumento da demanda pela indstria de materiais de construo, que, por sua vez, demandaria a indstria extrativa mineral; o aumento da populao ensejaria demanda para a indstria alimentcia e de bens de consumo, em linha direta com a silvicultura, agricultura e pecuria; a montante e a jusante dos Grandes Projetos floresceriam toda uma gama de indstria dos ramos metalrgico, mecnica, qumica, material eltrico, material de transporte (SILVA, 1993). Assim, pode-se dizer que durante o Governo Arthur Santos, foi realizada uma das principais transformaes pelas quais passaria o Esprito Santo, mudando radicalmente e definitivamente a natureza do espao econmico capixaba. At o incio da dcada de 70, o Estado foi o locus da acumulao capitalista concentrada nas atividades tradicionais, liderados pelo capital local, sem nenhum rompimento profundo com a atividade cafeeira (monocultura de exportao). A partir da, passou a ser o locus da ampliao, sendo que a reproduo seria a do grande capital, boa parte internacional, com lgica prpria e distinta do processo experimentado anteriormente (VILLASCHI et.al 2011b). A participao do Bandes nessa fase da economia capixaba contribuiria decisivamente para lanar o Esprito Santo entre
Pgina | 11

os estados industrializados e integrado lgica nacional e internacional. Como resultado, a economia do Estado nos anos 80 seria caracterizada pelos investimentos das grandes empresas e pelas PMEs (pequenas e mdias empresas) que obtiveram um grande crescimento ao longo do processo de industrializao.

5. BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPRITO SANTO: ANLISE DE SUA ATUAO NO PERODO 1980-2012 No final dos anos 70, finalizados os elementos principais da instalao dos Grandes Projetos, o Bandes comeou a perder sua importncia em termos de pensar o Esprito Santo, ou seja, no que se relaciona a estudar a estrutura capixaba e analisar os diversos setores da economia. Isso era consequncia dos desajustes da economia brasileira, na dcada de 80, que passou a enfrentar problemas econmicos graves. No aspecto econmico, a crise no Brasil direcionou a economia a uma espiral inflacionria, provocando uma queda nos nveis de poupana do setor pblico, e criou um ambiente de incertezas que dificultou a retomada dos investimentos. Esse fato coincidiu com o movimento que ocorreu no Brasil em que se contestou a lgica de manter um banco de desenvolvimento nos Estados, refletindo, assim, em impasses para a continuidade do Bandes. O Bandes foi criado numa poca em que os estados eram destitudos de instituies que pudessem regulamentar, pensar e implementar as polticas de desenvolvimento. A criao de instituies no territrio capixaba ocorreu no governo de Dias Lopes constituindo uma secretaria de planejamento e o Banco de Desenvolvimento, que eram voltados ao fomento e ao apoio do desenvolvimento do Estado. Para Lima (2012), os anos 80 foram um perodo de inflao muito alta, no havia planejamento que resistisse. Em pocas assim, difcil planejar e aplicar polticas pblicas adequadamente. Dessa forma, ele destaca que o mtodo utilizado para manter os recursos para a capitalizao do banco se deu por meio de aplicaes financeiras, aproveitando-se do cenrio da poca. Nesse perodo, na esfera nacional, observou-se um aprofundamento da dvida externa, um descontrole das contas pblicas e uma distenso poltica que se agravou devido transio do regime militar para o democrtico (VILLASCHI et al., 2011c). Tais elementos foram responsveis pela inibio do crescimento brasileiro, que girou em torno de 2% ao ano durante a dcada de 80. De acordo com Santos (2012), durante meados desta dcada, quando o pas estava passando por tais crises principalmente devido a uma falta de planejamento na economia capixaba e no Brasil, o banco continuou a financiar empreendimentos que visavam fortalecer e incentivar a diversificao das cooperativas agrcolas do Estado do Esprito Santo.
[...] do ponto de vista da diversificao, da interiorizao do desenvolvimento e da democratizao do acesso ao crdito, ns tivemos um movimento muito ativo por parte do Estado e do Bandes. Eu acho que no houve uma regresso do Bandes (SANTOS, 2012).

Apesar desses impedimentos, o Esprito Santo apresentou, na dcada perdida, um crescimento maior do que a mdia nacional, consolidando os investimentos derivados dos Grandes
Pgina | 12

Projetos. Ainda neste perodo observou-se o aumento da importncia da diversificao e modernizao agrcola capixaba, estimuladas por novas formas de financiamento da agricultura, realizado pelo Bandes. A revitalizao da agricultura do caf foi estimulada, e em 1988 havia 740 milhes de cafeeiros plantados, trs vezes mais do que em 1970 (VILLASCHI et al., 2011c). Na dcada de 90, surgiram presses do Governo Federal para transformar os Bancos de desenvolvimento estatais em agncias de fomento atravs da Medida Provisria (MP) 1.514 de 19966. De acordo com essa Medida Provisria, as agncias de fomento teriam a finalidade de financiar projetos; no poderiam ter acesso s operaes de redesconto do Banco Central, sendo vetada a captao de depsitos junto ao pblico. As principais fontes de recursos eram: o capital prprio, recursos oramentrios, fundos constitucionais e de organizaes de desenvolvimento nacionais ou internacionais. Mesmo com essa medida provisria, o Bandes no deixou de ser um banco de desenvolvimento para se tornar uma agncia de fomento, pois contou com alguns mecanismos favorveis continuidade de suas atividades. Nesse sentido, Lima (2012) comenta sobre os aspectos cruciais para a no ocorrncia daquele fato:
o fundamental para no se transformar em agncia foi a forma de operar o incentivo Fundap. Uma parte dos recursos que as empresas fundapianas pagam de ICMS volta para elas na forma de financiamento. Uma parte dele, atualmente 9%, fica guardada no Bandes aplicado em CDB. Agencia de Fomento no faz CDB, ento foi por esse motivo que o Bandes no se tornou agencia de fomento. As prprias fundapianas foram convidadas, praticamente foradas dentro do arranjo institucional, a aportar recursos no Bandes de forma que o banco no quebrasse. Ns tambm contamos com recursos do Funres, que em parte pequena virou oramento do Bandes.

A partir da dcada de 2000, a instituio bancria retomou sua importncia, basicamente com a criao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Pronaf, pelo Governo Federal. De acordo com Lima (2012), o Pronaf foi criado em 1997 e foi a linha que permitiu ao banco fazer muitas operaes, dando suporte para seu reposicionamento, colocando a agricultura familiar como seu carro chefe. Como o banco estava sofrendo com problema de recursos herana dos anos 80 o Pronaf foi fundamental na retomada do papel do Bandes. A sua opo pelo microcrdito familiar veio no sentindo de controlar o risco financeiro do sistema bancrio, pois consequentemente diminuindo esse risco, tambm diminui os seus prejuzos. Logo, o microcrdito foi uma opo de democratizao do acesso s empresas que l buscavam financiamentos, mas tambm foi uma alternativa pra aumentar os nmeros de operaes do banco. A partir de 2003, no Governo de Paulo Hartung7, as instituies do Estado Esprito Santo foram redesenhadas, afirmando-se que era necessrio moderniz-las, atribuindo, portanto, um
6

Medida Provisria 1.514 de 7 de agosto de 1996, que cria o PROES - Programa de Incentivos Reduo da presena do Estado na Atividade Bancria. O objetivo deste programa era o funcionamento, por parte da Unio, dos custos dos ajustes necessrios aos bancos estaduais, exceto no caso de simples saneamento. Neste ultimo caso a Unio arcaria com 50% dos custos e o governo estadual faria o aporte da outra metade. 7 Paulo Csar Hartung Gomes foi Governador do Estado do Esprito Santo de 1 de janeiro de 2003 at 31 de dezembro de 2010.

Pgina | 13

dever de casa ao Bandes de interiorizar o crdito no s para o interior, mas de forma massificada, atendendo a agricultura familiar, os pequenos empreendimentos e o microcrdito. O Bandes percebeu que era preciso repensar o seu papel em relao ao desenvolvimento capixaba, de acordo com a diretriz do ento governo. Logo, foi definido que a agricultura familiar era um nicho fundamental de atuao do banco, e a partir disso, foi criada uma estrutura bancria para atender a linha Pronaf e o crdito foi massificado e interiorizado. Sobre este programa, Lima (2012) afirma que tem taxa de juros, atualmente, de 1% ou 2% ao ano, portanto, no uma linha rentvel, e o banco recebe de spread 3% de cada operao. Esse montante no seria suficiente para manter seu custeio, como por exemplo, da rea de planejamento e inovao.
comum que um banco de desenvolvimento trabalhe com linhas de crdito que tenha taxas de juros muito baixas e subsidiadas; sendo baixas e subsidiadas, o banco de desenvolvimento como agencia de fomento no vai conseguir ter sustentabilidade financeiramente somente com o financiamento. Outros bancos fecharam porque no tinham outras fontes de receitas, e porque dependiam, exclusivamente, do repasse do Tesouro Estadual (LIMA, 2012).

Para Buffon (2012), ao contrrio do Pronaf, o Fundap uma das principais fontes da receita do banco, no sendo linha de crdito. Esse programa uma linha de crdito, um incentivo financeiro, pois a empresa paga o imposto e depois recebe de volta sobre a forma de financiamento. No o Bandes quem concede o incentivo, mas sim a Secretaria de Fazenda, a instituio financeira operacionaliza o incentivo e aufere renda, ou seja, receita. A receita desse fundo propicia ao banco realizar o microcrdito (Nossocrdito) e agricultura familiar (Pronaf). Nas palavras de Santos (2012), o mecanismo do Fundap:
foi [...] concebido tambm nos final dos anos 60, voltado para atividades porturias, com o objetivo a ativar nossas ativar nossas atividades no Porto de Vitria com importaes e exportaes no tradicionais. Foi um movimento interessante, que permitiu a nossa pauta de importao se tornar muito mais ampla e diversificada, e fortaleceu o nosso papel de corredor de comrcio exterior. [...] Isso movimentava uma massa de recurso que era administrada pelo Bandes, que tambm apoiava empreendimentos industriais e que ajudou a formar toda essa infraestrutura de armazenagem, logstica no estado, em funo do maior volume de importao que passou a ter devido ao Fundap. Ento, este mecanismo teve esse papel de prover fundos para financiar o aparecimento de projetos industriais, agrcola, hotelaria.

Atualmente, o Bandes considerado um banco de fomento para o microcrdito via recursos do Fundapsocial8, uma forma encontrada pelo Governo (Paulo Hartung), para aumentar o nvel de operaes do Bando de Desenvolvimento no meio urbano, utilizando o microcrdito, e no meio rural, por meio do repasse de recursos do BNDES para financiar o Pronaf, uma maneira de manter a instituio ativa no mercado de crdito, e ao mesmo tempo se ajustando ao rigor do Banco Central naquilo que se diz respeito ao risco.
8

Fundapsocial um fundo pblico de natureza financeira, sem personalidade jurdica, cujos recursos sero geridos pelo Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo S.A. (Bandes), registrados em conta prpria e utilizados em financiamento a micro e pequenas empresas industriais, comerciais e de servios, a microempreendedores, incluindo do setor informal, e a projetos sociais e culturais, numa estrutura de financiamento reembolsvel.

Pgina | 14

Segundo Santos (2012), o Governo do Estado incentivava o apoio agricultura familiar, pois ela tem uma expresso importante sendo responsvel pelo crescimento de alguns segmentos, tais como: pequenos produtores, meeiros, gado leiteiro. Assim, a agricultura familiar constitui um segmento importante que tem uma capacidade de formao de mo de obra, adaptando-se aos rigores da nova regulamentao do Banco Central.
O Bandes no financiou os Grandes projetos diretamente, mas sim atravs de mobilizao do recurso do Funres para apoiar a Aracruz. Dado o nosso tamanho, no tnhamos recurso para que pudssemos pensar em apoiar a CST, a Samarco, Vale e outros projetos. O Bandes teve participao nas pequenas e mdias empresas que faziam parte da cadeia produtiva dos Grandes Projetos (SANTOS, 2012).

Segundo Lima (2012), o Fundapsocial um mecanismo criado para ampliar a oferta de crdito para micro e pequenas empresas ou empreendedores, por meio do Nossocrdito e do Creditar. O Fundap, ao lado do Fundapsocial, responsvel por 25% da Receita Bruta do Bandes, aproximadamente R$ 15 milhes. Ainda de acordo com o autor, a Resoluo 13/2012 do Senado uniformizou a alquota de 4% do ICMS, e a partir de janeiro de 2013 o Fundap dever sofrer um baque, que chamam de extino do Fundap. Na realidade o Fundap continua existindo, mas no ser atraente como antes, pois deixar de movimentar a soma de recursos que mobiliza atualmente.
Com essa mudana no Fundap, o banco corre algum risco. Porm, o Governo do Estado vem indicando que o Bandes um importante instrumento de poltica pblica e que poder nos socorrer de alguma forma, com aportes de recursos, ou com a criao de algum fundo milionrio, robusto para o banco gerir. Assim, ns receberamos recurso para gerir de tal forma que este fundo diminuiria os impactos dessa drstica reduo do volume que o Fundap movimenta (Lima, 2012).

Lima (2012) afirma que as perspectivas do Bandes so muito boas. Sempre que a economia est em crise, a funo de um banco de desenvolvimento realada. No caso do Esprito Santo, o PIB pode diminuir consideravelmente com a reduo das operaes de importao. O Bandes visto pelo Governo do Estado e por alguns formadores de opinio como um mecanismo necessrio para controlar esses impactos.

6. OS NOVOS DESAFIOS PARA O BANDES O fim do Fundap tem originado vrias indagaes quanto ao futuro do Estado, principalmente, no que se refere ao Bandes. O banco, que responsvel por operar o Fundap, poder enfrentar novos desafios e por isso h um temor quanto s perspectivas futuras desta instituio. De acordo com Lima (2012), o Estado tem desenhado novas perspectivas para o banco e desde quando efetivamente foi decretado o fim do Fundap, passou a creditar ao Bandes elementos para a sua continuidade e sinalizou que sua estrutura ser fortalecida. A perspectiva que tenha novos aportes de recursos, aumentando o seu patrimnio lquido e, consequentemente, tendo acesso maior aos recursos do BNDES.
Os mecanismos alternativos, que no existem em outros Estados - Funres e Fundap foram fundamentais para dar suporte financeiro ao Bandes. [...] O Fundap "deixando de existir" e o Bandes, portanto, no aplicando em CDB, o banco poderia virar uma agencia de fomento. Se isso ocorresse, ns estaramos na contramo da historia. O

Pgina | 15

sonho de toda agencia de fomento, no mdio e longo prazo, tornar-se Banco de Desenvolvimento. Cada vez mais elas assumem responsabilidades e mais controles do Banco Central, no qual essa tendncia vai se confirmando. Ento no teria o porqu o Bandes deixar de ser Banco de Desenvolvimento para se tornar agncia de fomento (LIMA, 2012).

Santos (2012) adverte que com o fim do Fundap o comrcio exterior - setor importantssimo da economia capixaba - ser atingido. Esse recurso poder ser reduzido e, consequentemente, as atividades nesse segmento vo diminuir drasticamente. Assim, o Esprito Santo ter que encontrar sadas, pois muitas regies do Estado tm sua capacidade de desenvolvimento custeada pelo Fundap. Dessa forma, o grande questionamento como enfrentar essa situao. Uma possvel resposta seria dinamizando a economia, buscando sadas para manter o fluxo de importao, reforando e melhorando a infraestrutura e logstica que d acesso aos portos e estradas.
Ativando e diversificando a economia de diversas regies do Estado preciso de uma estrutura de fomento forte, criativa e gio no sentido de ser um instrumento do Governo para formular programas e apoiar projetos que venham buscar a dinamizao de segmentos e regies do Esprito Santo. Que estrutura poderia ser essa? No poderia ser o Bandes? Ele no poderia voltar a cumprir o papel que ele cumpriu no final dos anos 60 e inicio dos anos 70, de ser o formulador e dentro de sua escala de atuao, ele servir como um brao do Governo para cumprir seu papel? Mas, para isso o banco tem que aumentar sua escala e no pode continuar como banco pequeno. A sada do Bandes uma sada pra cima e ns temos que ter outra escala, triplicando o capital e aproveitando este momento em que novamente colocado para liderana do Estado esse grande desafio. necessrio que sejamos criativos para gerar outros recursos, e o Governo j est formulando a criao de um chamado Fundo de Desenvolvimento do Estado do Esprito Santo, que ter um aporte de R$ 200 mil iniciais. (Santos, 2012).

Para Santos (2012), o Bandes ter que se preocupar mais em diversificar as regies capixabas, e ser o grande banco de desenvolvimento regional do Esprito Santo. Alm disso, deve ajudar a criar opes e aproveitar a potencialidade que existe nessas regies do Estado. Todas essas alternativas, provavelmente, no vo alcanar o mesmo volume que o Fundap gerava antes. Assim, o banco ter que passar por uma reestruturao para conviver com uma receita menor. No primeiro momento, necessrio passar por um ajuste de custos, mas em um segundo momento, deve-se operar com solues alternativas ao Fundap, que iro, dessa forma, equilibrar as contas da instituio (receitas e despesas). O cenrio realmente difcil, mas todas as articulaes polticas colocam do Bandes em um bom cenrio para 2013.

7. CONSIDERAES FINAIS O Esprito Santo passou por uma grande mudana no final dos anos 60 e inicio dos anos 70, em que sua economia deixa de ser agrrio-exportador e inicia-se um processo de economia urbano-industrial. Os dois governos Christiano Dias Lopes (1967-71) e Arthur Carlos Gerhardt Santos (1971-74) tiveram uma grande importncia para que isso pudesse acontecer. O primeiro porque foi o responsvel pela criao da instituio que tinha o papel de formular e executar polticas de desenvolvimento para o Estado atravs de estudos elaborados: o Bandes. O segundo pelo fato de viabilizar a implantao dos Grandes projetos de Impacto, que ligados aos investimentos em transportes e infraestrutura, passou a definir a dinmica do territrio capixaba.
Pgina | 16

O Bandes foi um dos grandes responsveis pelo desenvolvimento do Esprito Santo, formulando ideias para que houvesse a implantao dos Grandes Projetos, porm ao final dos anos 70 perdeu a sua importncia no que se refere estudar a estrutura capixaba. Contudo, continuou a financiar empreendimentos (microcrdito) que pudessem fortalecer e incentivar a diversificao no Estado, e consequentemente, controlar os riscos inerentes a um Banco de Desenvolvimento. A instituio, que faz esses financiamentos via a recursos do Fundapsocial por meio do repasse do Fundap, ter um grande desafio pela frente, pois com o fim desse mecanismo poder passar por problemas em sua estrutura. O que se pode concluir do que aqui se discutiu que o Bandes teve um papel primordial na construo e no desenvolvimento da economia capixaba, apoiando fortemente os primeiros passos do processo de industrializao, impulsionando e trabalhando na construo e formatao dos Grandes Projetos, tornando, desta forma, o Esprito Santo um estado industrializado, como j foi descrito nesse artigo. Hoje o banco considerado uma instituio de fomento para o microcrdito, direcionado para a agricultura familiar e os pequenos empreendimentos. Entretanto, com o fim do Fundap, surge um debate voltado para qual ser o posicionamento/papel do Bandes em meio a esses acontecimentos, por conseguinte sabe-se que este um momento de arquitetar alternativas visando preservar a economia capixaba para o futuro.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, Eduardo A. V. de. Agncias de Fomento Brasileiras: Evoluo e Estgio da Arte Atual. Monografia (Graduao em Administrao) UFRS, Porto Alegre/RS, 2006. BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPRITO SANTO Bandes. Plano de Ao 1975/1979. Vitria, 1975. BRASIL. Banco Central. Resoluo n 93, de 26 de junho de 1968. Disponvel em <www.bcb.gov.br>. Acesso em: 01 abr. 2012. BUFFON, Jos Antnio Bof. A trajetria do Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo 1980-2012. Entrevista concedida a Aline Liquer Correa e Mayara Lyra Bertolani. Vitria, 2012. CAADOR, Svio B.; GRASSI, Robson A. A Evoluo Recente da Economia do Esprito Santo: Um Estado Desenvolvido e Perifrico? Vitria/ES, 2009. DARAUJO, Luana S. F. A Atuao dos Agentes Financeiros de Desenvolvimento a Luz da Teoria da Ao Comunicativa de Jrgen Habermas. Dissertao (Mestrado Executivo em Gesto Empresarial) FGV, Rio de Janeiro/RJ, 2010. LIMA, Marcos Roberto. A trajetria do Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo 1980-2012. Entrevista concedida a Aline Liquer Correa e Mayara Lyra Bertolani. Vitria, 2012.

Pgina | 17

MEDEIROS, Antnio Carlos. Esprito Santo: A Industrializao como Fator de Desautonomia Relativa. Dissertao (Mestrado em Administrao Pblica) - Programa de Ps-Graduao em Administrao Pblica. Escalo Brasileira de Administrao Pblica (Ebap) / Fundao Getlio Vargas (FGV). Rio de Janeiro, 1977. MOTA, Fernando Cezar de M. Integrao e Dinmica Regional: O Caso Capixaba (19602000). Tese de Doutoramento apresentado a Universidade de Campinas. So Paulo, Unicamp: 2002. NADER, Maria Beatriz. Industrializao, Aumento Populacional e Diversificao do Mercado de Trabalho: Vitria em Dados 1970-2000. Associao Nacional de Histria, So Paulo. Disponvel em <www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=95>. Acesso em 01 abr. 2012. NUNES, E. A gramtica poltica do Brasil e clientelismo e insulamento burocrtico ; prefcio Luiz Carlos Bresser Pereira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, Braslia, DF, ENAP, 1997. PELISSARI, Sandra S. A. A Importncia da Reavaliao do Papel dos Bancos de Desenvolvimento e o caso do BANDES. Dissertao (Mestrado em Administrao Empresarial e Pblica) FGV, Vitria/ES, 2001. ROCHA, Haroldo Corra; MORANDI, ngela Maria. Cafeicultura e Grande Indstria: a transio no Esprito Santo 1955-1985. Vitria: Fundao Ceciliano Abel de Almeida, 1991. RODRIGUES, Llio. Perspectivas de Desenvolvimento Integrado no Esprito Santo, no prximo decnio, a partir do crescimento assegurado pelos Grandes Projetos. BANDES, dezembro, 1973. s.n.t. Servio Social da Indstria. Departamento Nacional. O desafio de elaborar e viabilizar projetos culturais sob as diretrizes da tecnologia SESI cultura. Braslia: SESI-DN, 2007. Disponvel em < http://www.cultura.gov.br/site/wpcontent/uploads/2007/11/sesivol_02.pdf >. Acesso em 06 jun. 2012. SANTOS, Ricardo. A trajetria do Banco de Desenvolvimento do Esprito Santo 19802012. Entrevista concedida a Aline Liquer Correa e Mayara Lyra Bertolani. Vitria, 2012. SILVA, Justo C. Esprito Santo: O Processo de Industrializao e a Formao da Estrutura do Poder Executivos 1967 / 1983. Dissertao (Mestrado em Administrao) UFMG, Belo Horizonte/MG, 1993. VILLASCHI FILHO, Arlindo; FELIPE, Ednilson Silva; OLIVEIRA, Ueber Jos. Da crise econmica ao consenso de necessidades: o Governo Christiano Dias Lopes (1967-1971). In: VILLASCHI, A. (org.) Elementos da economia capixaba e trajetrias do seu desenvolvimento. Vitria, Flor&Cultura: 2011. VILLASCHI FILHO, Arlindo; FELIPE, Ednilson Silva; OLIVEIRA, Ueber Jos . O Governo Arthur Carlos Gerhardt Santos (1971-1975) e a Segunda Muleta. In: VILLASCHI, A.
Pgina | 18

(org.) Elementos da economia capixaba e trajetrias do seu desenvolvimento. Vitria, Flor&Cultura: 2011. VILLASCHI FILHO, Arlindo; FELIPE, Ednilson Silva; OLIVEIRA, Ueber Jos . O mercado funcionou! O aprofundamento da desautonomia do Estado e a diversificao da economia capixaba nos anos 1980 2000. In: VILLASCHI, A. (org.) Elementos da economia capixaba e trajetrias do seu desenvolvimento. Vitria, Flor&Cultura: 2011.

Pgina | 19

Вам также может понравиться