Вы находитесь на странице: 1из 140

d t

Captulo 5

Aplicao de Leitos para Secagem de Lodo Gerado em Estaes de Tratamento de Esgotos


Eduardo da Cunha Lima Pedroza, Eudes Alves Moreira, Paula F. F. Cavalcanti, Pedro Alm Sobrinho, Cleverson V. Andreoli, Adrianus van Haandel

Introduo
Para reduzir o teor de gua em lodos se distinguem basicamente duas alternativas: (1) desaguamento mecnico ou (2) secagem natural. Na prtica, importante que se reduza ao mximo o teor de gua no lodo, porque a massa de gua dificulta o manuseio, aumenta o custo de transporte e de disposio final, alm de favorecer o desenvolvimento de organismos patognicos. Sob condies favorveis, possvel reduzir a umidade do lodo a nveis inferiores a 10%, inviabilizando a sobrevivncia de organismos patognicos. No desaguamento mecnico so usados processos fsicos como filtrao ou centrifugao. Esse desaguamento ser somente parcial, obtendo-se um produto final com teor de slidos na faixa de 15 a 35%, dependendo das caractersticas do lodo e das condies operacionais. O produto final uma torta, cuja disposio final ainda problemtica, no somente por sua constituio semi-slida, mas, tambm, por causa da presena de patgenos. Uma desvantagem adicional o elevado custo operacional. Alm da energia eltrica necessria (da ordem de 1 kWh/kg de lodo seco) na aplicao de desaguamento mecnico, normalmente necessrio adicionar polieletrlitos, o que aumenta o custo operacional (pessoal e material). Se o lugar da disposio final fica afastado da estao de tratamento (o que geralmente o caso), o custo de transporte tambm ser elevado.

110 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

Na secagem natural se usam normalmente leitos de secagem, que na sua essncia funcionam como filtros granulares de bateladas de lodo, estas normalmente descarregadas sem nenhuma adio de coagulantes ou polieletrlitos. A remoo de gua se d atravs de dois mecanismos distintos: percolao e evaporao. Normalmente a maior parte da gua removida por percolao, um processo que cessa quando o lodo atinge uma umidade de 80% aproximadamente. Para atingir uma umidade menor necessrio que a gua evapore. Para melhorar a eficincia dos leitos de secagem, pode-se eliminar a influncia negativa de chuvas e aproveitar a energia solar, cobrindo o leito, por exemplo, com material transparente. Nesse caso, h diferentes possibilidades de operao: (1) sem renovao do ar contido entre o lodo e a cobertura, efetivamente transformando a unidade em um destilador solar, (2) com renovao ilimitada do ar mediante paredes laterais vazadas e (3) com renovao de ar limitada. Neste captulo, comparam-se essas trs opes com a alternativa de leito de secagem exposto s intempries (sol / chuva). Os leitos de secagem tm importantes vantagens quando comparados com mtodos mecanizados de separao das fases slida e lquida: alm de ser um mtodo muito simples, o custo de instalao e de operao geralmente muito inferior e existe a possibilidade de se obter uma umidade final do lodo muito mais baixa do que nos mtodos mecanizados. A maior desvantagem de leitos de secagem a demanda de rea, superior rea destinada para os reatores biolgicos de sistemas de tratamento, mesmo quando as condies naturais para secagem so favorveis. A rea depende da velocidade dos processos de percolao e evaporao que, por sua vez, dependem de vrios fatores. A percolao influenciada pela filtrabilidade do lodo e a carga de slidos aplicada. A taxa de evaporao depende das condies meteorolgicas (notadamente temperatura, vento e umidade do ar), da taxa de aplicao de slidos utilizada e da umidade final desejada para o lodo. Tendo-se em vista a complexidade dos processos e o grande nmero de variveis que interferem no processo de secagem, no possvel desenvolver um modelo simples para o dimensionamento e a otimizao de leitos. Normalmente, utilizam-se mtodos empricos para projetar racionalmente tais leitos. Neste captulo apresenta-se um desses mtodos.

Cap. 5 Aplicao de leitos para secagem de lodo gerado em estaes de tratamento de esgotos

111

Um aspecto importante diz respeito possibilidade de se usar a energia solar para aumentar a temperatura do lodo e, dessa maneira, melhorar sua qualidade sanitria, proporcionando a sua aplicao como insumo agrcola. Uma anlise feita neste captulo mostrar que esta possibilidade s existe quando h vrios fatores favorveis: (1) alta intensidade da radiao solar, (2) baixa umidade do lodo e (3) pequena taxa de aplicao de slidos. Sem um desses fatores no possvel aumentar a temperatura suficientemente para provocar a higienizao trmica. Nesse caso, a higienizao ainda possvel pela ao dos raios solares ou por um tempo longo de secagem, reduzindo o valor da umidade para menos que 10%. A principal razo para a taxa de evaporao ser relativamente baixa porque a energia solar incidente usada principalmente para o aquecimento superficial da camada de lodo, que seca rapidamente formando torres. A camada seca do lodo se apresenta como um material que no conduz bem o calor e a formao de torres na superfcie prejudica o processo de difuso, responsvel pelo transporte da massa de gua das camadas mais baixas do lodo para a superfcie. Como resultado, a gua nas camadas inferiores evapora a baixa taxa, mantendo-se inclusive os organismos patognicos, j que a umidade e a temperatura mantm-se favorveis para sua sobrevivncia. Por outro lado, a dificuldade de transferncia da energia solar para as camadas inferiores do lodo leva a uma acumulao dessa energia na camada superior, elevando a sua temperatura significativamente durante o dia. Nessas condies, o lodo comea a irradiar calor para a atmosfera, inviabilizando seu uso para a evaporao de gua. Mostra-se neste captulo que, por causa da estratificao trmica, a taxa de evaporao de gua em lodo disposto em leitos somente 15 a 30% da taxa de evaporao quando h somente gua sob condies semelhantes, sendo que esta frao depende da umidade final do lodo que se deseja e da taxa de aplicao de slidos. possvel otimizar e reduzir a rea necessria dos leitos de secagem mediante a aplicao de energia de fonte externa para quebrar a estratificao e acelerar a evaporao de gua. Uma fonte de energia interessante a energia solar. No Nordeste, a energia solar produz uma potncia mdia diria de, no mnimo, 200 W/m2 (mdia de 24 h/dia), mas

112 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

no vero este valor pode ser maior. Em sistemas de tratamento com digesto anaerbia existe a possibilidade de se aproveitar o calor de combusto do biogs para gerar energia. Uma anlise simples mostra que o potencial de gerao de energia com o biogs gerado em sistemas de tratamento anaerbio mais que suficiente para fornecer o calor necessrio para evaporao da gua de lodo que j tenha perdido parte da gua por percolao (com, aproximadamente, 80% de umidade). Tambm possvel utilizar sistemas de revolvimento, quebrando a estratificao ao expor as camadas inferiores. Com o uso de fonte externa de energia possvel operar torres de secagem com uma profundidade considervel, passando-se ar quente pelo lodo em sentido ascensional. Essas unidades podem ser implementadas em reas pequenas. No caso de se ter uma fonte de energia externa possvel ainda que se aplique o desaguamento misto, fazendo primeiramente um desaguamento mecnico, para depois lanar a torta resultante em um leito ou torre de secagem. Nesse caso, no h necessidade de se usar um meio filtrante no leito de secagem, porque aps a remoo mecnica de gua, no haver mais percolao. Assim, pode-se lanar a torta sobre um leito impermevel, o que facilitar muito a coleta depois de seco. Seqencialmente, pode-se efetuar a higienizao trmica, usando-se a energia solar e/ou energia qumica da combusto de biogs para elevar a temperatura, desde que se aplique leito coberto. Um aspecto operacional importante da secagem de lodo a quantidade de lodo que se descarrega de um sistema de tratamento. No caso de se usar desaguamento mecnico, a descarga de lodo ser semicontnua: quanto maior o tempo de descarga de lodo, menor ser a vazo de descarga e, portanto, menor ser a capacidade de processamento necessria da unidade mecnica, que por sua vez determinante para o custo do investimento. No caso de leitos de secagem, as descargas de lodo so peridicas, enchendo-se no mnimo um leito em uma descarga. Nunca se deve aplicar uma nova descarga de lodo sobre uma batelada j descarregada anteriormente.

Cap. 5 Aplicao de leitos para secagem de lodo gerado em estaes de tratamento de esgotos

113

Secagem natural de lodo


Elementos construtivos de leitos de secagem.
Os leitos de secagem foram as primeiras unidades a serem empregadas para produzir lodo seco. Fisicamente, no diferem substancialmente dos tradicionais filtros de areia em uma rea confinada com paredes laterais e fundo de alvenaria. A Figura 5.1 mostra um exemplo de uma planta baixa de um conjunto de leitos de secagem. Do fundo para cima distinguem-se as seguintes camadas em um leito (vide Figura 5.2): (1) Um sistema de drenagem, com tubos perfurados em um leito de brita 4 que se apia sobre um fundo de concreto ou alvenaria, com uma ligeira inclinao para facilitar a coleta da gua percolada. (2) Camadas de brita de granulometria decrescente para servir de apio para a camada de areia mdia, que a camada filtrante propriamente dita.

Figura 5.1 Leiaute tpico de um sistema de leitos de secagem.

114 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

Figura 5.2 Composio tpica da camada drenante de um leito de secagem.

Figura 5.3 Leito de secagem convencional construdo em Ponta Grossa (SANEPAR)

Figura 5.4 Leito de secagem em operao da ETE Cambu (SANEPAR)

(3) Na parte superior da camada de areia se colocam tijolos sem serem rejuntados, para facilitar a retirada do lodo depois de seco. A distncia entre tijolos de aproximadamente 2 cm. Nas fendas h areia, que tende a se perder ao descarregar o lodo seco e periodicamente pode ser substituda por areia nova. (Figura 5.3)

Cap. 5 Aplicao de leitos para secagem de lodo gerado em estaes de tratamento de esgotos

115

(4) Sobre a camada de areia e tijolos descarregado o lodo que se deseja secar. (Figura 5.4). Para evitar que a descarga de lodo cause dano camada de areia, geralmente h uma placa de concreto que serve para absorver o impacto e garantir a distribuio uniforme do lodo. A camada de lodo que se coloca determina a taxa de aplicao de slidos (kgSTS/m2) que ser identificada como a varivel operacional mais importante no dimensionamento e otimizao dos leitos de secagem. (5) H leitos de secagem que so cobertos por plstico transparente ou vidro. Nas regies de clima frio, esta cobertura aplicada principalmente para evitar o congelamento do lodo, que interrompe completamente a secagem. No Brasil, a cobertura protege o lodo contra a gua de chuva que, de outra maneira, pode re-hidratar o lodo, aumentando o tempo de secagem. Por outro lado, a cobertura limita a penetrao da luz solar dentro do leito e, conseqentemente, diminui a absoro de energia solar que a fora motriz da evaporao da gua. Outra razo da aplicao de cobertura que, com o leito coberto, existe a possibilidade de remoo de organismos patognicos atravs do aumento da temperatura, resultado da acumulao de energia solar (efeito estufa). Todavia, apresentam-se dados experimentais que mostram que a higienizao trmica s possvel quando h um conjunto de fatores favorveis: (1) alta taxa de radiao de energia solar (2) lodo j de baixa umidade e (3) baixa taxa de aplicao de slidos (i.e. a camada de lodo pequena).

Leitos de secagem ao ar livre


Nos leitos de secagem se desenvolvem dois processos que levam remoo da gua do lodo: (1) percolao e (2) evaporao. No processo de percolao o leito funciona basicamente como um filtro e a remoo de gua se d pela separao do lquido (o percolado) e o slido (a torta de lodo percolado). A gua de percolao que normalmente volta para o sistema de tratamento tem uma composio parecida com a do efluente do digestor de lodo. A percolao para quando o lodo percolado se torna uma suspenso grossa, o que ocorre quando a umidade est na faixa de 80%. Na evaporao, a remoo da gua se d pelo desprendimento de vapor

116 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

d'gua, tendo-se a energia solar como fonte de calor (o calor latente de evaporao de gua 2600 kJ/kg de gua). Para dimensionar racionalmente leitos de secagem necessrio que se conhea a produtividade do leito, isto , a massa de slidos que pode ser processada por unidade de rea e por unidade de tempo para produzir um lodo com uma determinada umidade residual. A produtividade definida como a razo entre a carga de slidos aplicada e o tempo necessrio para um ciclo total de secagem (Equao 1). Ps = Cs/Tc Onde : Ps = produtividade do leito (kgSTS/m2/dia); Cs = carga de slidos aplicada (kgSTS/m2); Tc = tempo de um ciclo de secagem (dia).
(1)

A varivel operacional fundamental de leitos de secagem a taxa de aplicao de slidos, que a massa da batelada de lodo (slidos secos) aplicada por unidade de rea de leito. O tempo total de secagem, Tc, ou ciclo de secagem, se compe de quatro perodos diferentes: T1 = perodo de preparao do leito e descarga de lodo; T2 = perodo de percolao ; T3 = perodo de evaporao e T4 = perodo de coleta do lodo seco e limpeza do leito. Tc = T1 + T2 + T3 + T4
(2)

Os perodos T1 e T4 dependero principalmente de fatores relacionados com a disponibilidade de equipamentos e mo de obra para operar os leitos. Em contraste, os perodos T2 e T3 dependem principalmente de fatores sobre os quais no se tem muito controle: a natureza do lodo a ser secado e o clima (radiao, umidade do ar, temperatura, vento). O valor numrico de T1 + T4 normalmente muito menor que o de T2 + T3. Em princpio, pode-se considerar que os tempos T1 a T4 so seqenciais, embora a evaporao ocorra enquanto h percolao. Todavia, a taxa de percolao muito maior que a de evaporao, de modo que pequeno o erro em se considerar os processos como seqenciais.

Cap. 5 Aplicao de leitos para secagem de lodo gerado em estaes de tratamento de esgotos

117

Tendo-se em vista que h vrios fatores envolvidos no processo de secagem do lodo em leitos e que em muitas circunstncias so variveis desconhecidas ou imprevisveis, no possvel derivar uma equao geral para dimensionar e otimizar um leito de secagem. Pode-se encontrar uma soluo emprica mediante uma investigao experimental que permita determinar a influncia da taxa de aplicao de slidos sobre o tempo necessrio de percolao e de evaporao, at alcanar uma determinada umidade residual desejada. Nessa investigao, que pode se realizar em escala de laboratrio, determina-se o tempo necessrio para percolao e evaporao em funo da taxa de aplicao de slidos para um determinado lodo e um conjunto de condies climticas. A seguir descreve-se o procedimento experimental.

Determinao do tempo para percolao


Quando o lodo lanado no leito, iniciam-se imediatamente os processos de percolao (filtrao) e de evaporao da gua do lodo. A gua percolada coletada pelo dreno e deve ser enviada para o sistema de tratamento. A taxa de percolao depende da natureza do lodo (se bem estabilizado ou no) e da taxa de aplicao de slidos. Quanto mais estabilizado, maiores e mais densos os flocos do lodo, favorecendo a separao das fases. Quanto maior a perda de carga sobre o leito, maior ser a taxa de percolao. A granulometria do meio de filtrao no tem influncia, o que est de acordo com a teoria de filtrao de suspenses, que mostra que a perda de carga durante a filtrao se deve camada de torta filtrada (lodo) que se forma sobre o leito e no resistncia do leito filtrante. Em suspenses finas como na filtrao de gua de abastecimento, a perda de carga se acumula no prprio meio filtrante e no se forma uma torta sobre o meio. Pela mesma razo, o meio filtrante no leito de secagem no colmata, isto , a perda de carga sobre o meio filtrante no aumenta com o tempo e pode ser usado muitas vezes. Geralmente, em leitos de secagem a areia no substituda. Entretanto, haver necessidade de reposio, pois sempre se perde um pouco de areia ao remover uma batelada de lodo. A percolao continua at que a frao de slidos no lodo alcance um valor de aproximadamente 20%. A partir deste ponto, a nica maneira de se remover a gua atravs da evaporao. A evaporao procede a uma taxa bem mais lenta do que a percolao e, por esta razo, o processo que

118 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

em grande parte determina o tempo mnimo e conseqentemente a rea mnima necessria do leito para uma determinada produo de lodo. Isso apesar do fato da quantidade de gua percolada ser bem maior que a de gua evaporada. O tempo de percolao em funo da taxa de aplicao de slidos pode ser avaliado com auxlio de equipamentos simples. Por exemplo, um tubo transparente que funciona como um leito de secagem piloto, tendo-se uma camada de brita e de areia sobre o qual se aplica o lodo. Determina-se o tempo e o volume da gua percolada em funo do tempo at que no haja mais percolao. A Figura 5.5 mostra um esquema do equipamento. Na execuo desses testes, deve-se ter o cuidado de que a areia fique coberta de gua antes de se colocar o lodo, para que o ar presente nos vazios do meio filtrante se desprenda (de outra maneira este ar iria prejudicar a percolao). Ao usar tubos de vrios dimetros (de 50 a 250 mm), demonstrou-se experimentalmente que o dimetro do tubo no tem influncia sobre a taxa de percolao. Em outras palavras, no necessrio se preocupar com o efeito da parede que poderia facilitar o escoamento de gua. Quando se colocam tijolos como suporte para o lodo, as fendas entre eles devem estar cheias de areia. A rea disponvel para escoamento atravs do meio filtrante, nas fendas, bem menor que na torta de lodo sobre o leito. No entanto, observou-se experimentalmente que a colocao de tijolos no influi sobre a taxa de percolao. Isto se deve ao fato que a perda de carga (que determina a taxa de percolao) se d predominantemente na camada da torta percolada e no no meio filtrante. Desta maneira, a distncia deixada entre tijolos ou blocos no afeta a taxa de percolao.

Cap. 5 Aplicao de leitos para secagem de lodo gerado em estaes de tratamento de esgotos

119

Figura 5.5 Equipamento para determinar a taxa de percolao de lodo.

Figura 5.6 Foto de unidade de percolao de lodo com 6 provas.

Os dados experimentais indicam que o tempo de percolao aumenta quadraticamente com a taxa de aplicao de slidos, mas independe da concentrao inicial do lodo. Levando-se em considerao uma grande quantidade de dados experimentais, sugere-se a seguinte equao emprica para correlacionar os dois parmetros: T2 = (Cs2/K1) + K2 (3) Cs = Taxa de aplicao de slidos (kg STS.m-2) (15<Cs<50); T2 em dias Estabeleceu-se experimentalmente que os valores numricos das constantes K1 e K2 podem variar significativamente, dependendo do processo de tratamento do esgoto (aerbio ou anaerbio), do tipo e do grau de estabilizao do lodo. Em caso de lodo aerbio, das condies operacionais durante a gerao de lodo, da natureza e pr- tratamento da gua residuria. Em diferentes testes se encontraram valores de K1 na faixa de 120 a 250. Isto significa que o tempo de percolao est na faixa de alguns dias para taxas de aplicao de slidos baixas (10 a 20 kgSTS/m2) a algumas semanas para taxas elevadas (40 a 60 kgSTS/m2).

120 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

Tempo de evaporao O dimensionamento racional da rea de um leito de secagem depende fundamentalmente da taxa de evaporao da gua do lodo, uma vez que este processo lento, influenciando, portanto, significativamente o tempo de um ciclo completo de secagem. Aps completar a percolao, a taxa de evaporao pode ser determinada pela perda de massa de um modelo de um leito contendo uma batelada de lodo ao longo do tempo. O volume (= massa, uma vez que 1 ml = 1 g) de gua evaporada dividido pela rea do leito a taxa de evaporao. Numa tentativa de separar a influncia de fatores ligados ao clima de fatores ligados ao lodo, convm correlacionar a taxa de evaporao de uma batelada de lodo com a taxa de evaporao de um volume de gua disposta livremente em um modelo de leito (que ter fundo negro para absoro mxima da energia solar). A taxa relativa de evaporao a razo entre a taxa de evaporao da gua no lodo e a taxa de evaporao do modelo com gua. O modelo do leito de secagem deve representar to confiavelmente quanto possvel as taxas de evaporao, mas o tamanho deste deve ser limitado de modo que se possa medir com facilidade as perdas dirias de massa devido exposio s condies ambientais especficas. Isto possvel quando se usa um leito pequeno, por exemplo, 25*30 cm2, com fundo e lados isolados termicamente. Sabe-se que, quando o lodo seca, o seu volume diminui, de modo que um leito inicialmente cheio depois de algum tempo de evaporao ter a superfcie de lodo bem abaixo da altura da parede lateral, o que prejudica a evaporao devido a efeitos de sombreamento. Para eliminar este efeito, constri-se a parede lateral em segmentos. Cada segmento pode ser removido quando nele no h mais lodo. A Figura 5.7 uma representao do modelo de leito para pesquisas. Um exemplo numrico do roteiro de clculo para encontrar a taxa relativa de evaporao se encontra na Tabela 5.1. Nesta tabela encontramse os dados bsicos para calcular a taxa de evaporao de gua em um modelo de leito no coberto com rea de 0,25*0,16 = 0,04 m2. Operaram-se dois modelos de leito, sendo que no primeiro foi colocada uma batelada de lodo e no segundo uma quantidade de gua. A batelada de lodo percolado (peso mido) tinha uma massa de 5.08 kg e uma umidade inicial de 76% e,

Cap. 5 Aplicao de leitos para secagem de lodo gerado em estaes de tratamento de esgotos

121

portanto, um peso de slidos secos de 1,21 kgSTS. Calcula-se, portanto, que a taxa de slidos aplicada foi de 1,21/0,04 = 30 kgSTS/m2.

Figura 5.7 Modelo de leito de secagem construdo em madeira naval revestida com impermeabilizante preto e borracha de silicone.

Tendo-se os valores da massa de lodo durante o experimento e supondo-se que a massa de slidos no varia durante a evaporao, possvel determinar a umidade do lodo em funo do tempo. Para tanto, divide-se a massa momentnea de gua nas amostras de lodo pelo peso total: U = Pa/(Ps+Pa) = (Pt-Ps)/Pt Onde:
(4)

122 Alternativas do Uso de Resduos do Saneamento

U = umidade mdia da amostra em evaporao; Pt= Massa total da amostra (kg); Pa = Massa da gua na amostra (kg); Ps = Massa dos slidos na amostra (kg) (= 1,21 kgSTS no exemplo). A partir da variao da massa da batelada de lodo e conhecendo-se a massa de slidos aplicados (no exemplo 1,21 kgSTS), calculou-se a variao da umidade (coluna 3) e a evaporao acumulativa de gua no leito com o lodo (coluna 4). Tambm foi determinada experimentalmente a evaporao em um leito apenas com gua (coluna 5). Finalmente, calculouse a taxa relativa de evaporao (coluna 6) como a razo entre os dados de coluna 4 e coluna 5. Com os dados da Tabela 5.1, pode-se relacionar a taxa de aplicao de slidos taxa relativa de evaporao (coluna 6) e umidade residual (coluna 3). Nos dados de Tabela 5.1, a taxa de evaporao determinada foi a taxa bruta, incluindo o efeito de chuva. No caso, a precipitao (73 mm no perodo) foi muito menor que a evaporao bruta (384 mm). Essa a situao usual no interior do Nordeste do Brasil. Os dados da Tabela 5.1 so suficientes para se estimar o tempo de evaporao para qualquer valor de umidade final desejada, desde que se conhea a taxa de evaporao de gua na regio de implantao do leito de secagem. Normalmente, conhece-se a taxa de evaporao de gua como dado um meteorolgico da regio. Por exemplo, quando se deseja uma umidade final de 30%, pode-se estimar, atravs da Figura 5.8, que a taxa relativa de evaporao em torno de 28%. Se na regio h uma taxa mdia de evaporao de gua de 5mm/dia, ento no leito a taxa mdia de evaporao ser 0,28*5 = 1,4 mm/dia. Por outro lado, para uma taxa de aplicao de slidos de 30 kgSTS/m2 e uma umidade inicial de 76%, a camada inicial de gua (depois da percolao) 0,76*30/(1-0,76) = 95 L/m2 ou 95 mm. Para a umidade final de 30%, resta uma camada de 0,30*30/(10,30) = 13 mm, havendo, pois, necessidade de evaporao de 95-13 = 82 mm. Para a taxa mdia estimada de 1,4 mm/dia, isto dever levar 84/1,4 = 59 dias. Pelo exemplo apresentado, tem-se a seguinte expresso genrica para o tempo de evaporao: T3 = [UiCs/(1-Ui) UeCs/(1-Ue)]/(Rrel*Rg)
(5)

Вам также может понравиться