Вы находитесь на странице: 1из 21

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO

O II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ-AM)

Meu nome RICARDO GOMES, sou Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), formado no ano de 2007. Dei o primeiro passo na caminhada pelos concursos pblicos no mesmo ano, quando fui aprovado exatamente no concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). nos anos de 2006/2007. Aps isso, fui aprovado nos concursos do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios (TJDFT), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e da Controladoria-Geral da Unio (CGU), no ano de 2008. Assim, tambm sou concurseiro igual a vocs! Atire a primeira pedra quem no ou no foi! Rsrs. Trabalhei por mais de 1 ano no TSE. Posteriormente, trabalhei no TJDFT e, desde 2008, atuo como Analista de Finanas e Controle da
Prof. Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

Para apresentao:

quem

PD

com muito prazer que inicio o Curso de Teoria e Exerccios de LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM!

ainda

at

er

Prezado(as) Concurseiros(as), alunos(as) novos e antigos,

no

ar

me

R
conhece,

1. Breve Apresentao

em
segue

ov

er
a

D em o

minha

breve

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES Controladoria-Geral da Unio (CGU).

2. Concurso TJ/AM (TRIBUNAL DE JUSTIA DO AMAZONAS)

1. A Banca Organizadora ser a FGV Fundao Getlio Vargas. 2. Inscries: at dia 22 de ABRIL;

Registro que nos Cursos de Legislao Especfica de concursos pretritos (TJDFT, CNJ, STJ, TST, TSE, MP/RJ, MP/PI, TREs, TRTs e TJs Estaduais) ns abarcamos, em todos eles, 100% das questes cobradas na prova! A nossa inteno repetir a mesma experincia nesse concurso do TJ/AM-2013! Portanto, aos estudos! Com o estudo desse material, voc, Aluno, no preocupar-se com a aquisio de outros materiais adicionais ou LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM. A dica estudar Tericas, fazer os Exerccios Comentados, ler a lei seca e repetir os com gabarito.

PD

3. Metodologia e Contedo do Curso

at

er

ar

4. A matria LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM ser exigida de TODOS os CARGOS: ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II.

em

3. Provas: 05/06/2013;

ov

er

D em o

Informaes do Edital do TJ/AM-2013 e dos Cursos que sero ministrados:

precisar Livros de as Aulas exerccios

Aconselho a ler o material pelo menos 3 VEZES, deixando 1 delas (1 ltima leitura de todas as aulas) para a ltima semana antes da prova.
Prof. Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES Uma das grandes vantagens dos Cursos do Ponto dos Concursos elaborados para determinados concursos (ex: TJ/AM) a abordagem especfica de CADA PONTO DO EDITAL, fechando todas as lacunas possveis de matrias e questes a serem cobradas pelo examinador. Os livros (doutrina), a despeito de trazerem uma maior vastido de assuntos, so muito pouco especficos, objetivos e direcionados para a sua prova. Por outro lado, os Cursos do Ponto, de uma maneira geral, tentam levar ao aluno os principais tpicos a serem cobrados na prova, com base em cada item do edital, com comentrios tericos e por meio de exerccios de fixao dos assuntos especificamente estudados nas aulas. Nessa linha, disponibilizarei os seguintes Cursos para esse concurso do TJ/AM, alm das outras matrias ministradas no Ponto dos Concursos: 1. LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS - ISOLADO

Alm do conhecimento e embasamento terico que o aluno tem que dominar, fundamental na preparao para concursos que o aluno faa e refaa quantos exerccios puder das matrias a ser estudadas, para que os conhecimentos apreendidos sejam verdadeiramente solidificados, aperfeioados e lapidados. Prova disso que, mesmo aps ser realizada uma leitura atenta e debruada sobre determinado material, quando vamos responder s questes ficamos com um monto de dvidas. Parece at que no aprendemos direito, e ai dizemos: mas eu estudei isto? como no sei responder questo? Nestes casos, o aluno aprende, mas s vezes a sua viso e entendimento no foi pontual, no memorizou os pontos mais relevantes, correndo o risco de errar questes relativamente fceis pela ausncia de prtica e por no ter visto o assunto com outros olhos, outro vis.
Prof. Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br

PD

Seguindo a linha de nossos Cursos ministrados no Ponto dos Concursos, este Curso para ter um CARTER PRTICO, voltado para o que, efetivamente, vem sendo cobrado nas ltimas provas de concursos.

at

er

2. CURSO EM PACOTE COM OUTRAS MATRIAS;

ar

em

ov

er

D em o

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES Desse modo, os exerccios propiciam exatamente isto aos alunos: lapidarem seus conhecimentos tericos para atentarem facetas no percebidas ao longo do estudo terico, alm tambm de revisarem e rememorarem a teoria. A maioria dos exerccios sero por mim elaborados ou adaptados das bancas mais relevantes, sendo realizados na forma de ITENS Certos ou Errados. Desse modo, teremos uma parte terica, com destaques e dicas dos pontos altos, e uma lista de vrias questes comentadas! Predisponho-me a ser um orientador dos estudos de cada um de vocs, e no um Professor que passa o conhecimento eminentemente tcnico. Ao final de cada aula, farei um RESUMO do assunto abordado, destacando os pontos mais relevantes. Creio que, com a exaustiva resoluo de questes e com uma metodologia mais prtica e didtica, conseguiremos fechar a matria de LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM! At porque comentaremos exaustivamente todos os pontos do Edital listados abaixo, sem qualquer lacuna.

Contedo do Curso:
LEGISLAO INSTITUCIONAL: Organizao Judiciria do Estado do Amazonas. Diviso Judiciria. rgos do Poder Judicirio. Composio do Tribunal de Justia, funcionamento e atribuies. Corregedoria Geral da Justia: composio, funcionamento e atribuies. Dos Servios Auxiliares da Justia. Dos Direitos e Deveres dos Serventurios. Incompatibilidades e Suspeies. Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Amazonas. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judicirio do Estado do Amazonas (Lei Estadual n. 3.226/08, e alteraes posteriores).

PD

Gente, assunto pra caramba!! Portanto, aos estudos!

at

er

ar

em

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

4. Cronograma do Curso

Este Curso de LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM, como veremos no cronograma abaixo, ser ministrado em apenas 8 AULAS + Aula Demonstrativa, que se inicia linhas abaixo.

TJ/AM AULA DEMONSTRATIVA Introduo.

Aula 1 08/04 Organizao Judiciria do Estado do Amazonas. Diviso Judiciria. rgos do Poder Judicirio.

Aula 3 19/04 Dos Servios Auxiliares da Justia. Dos Direitos e Deveres dos Serventurios. Incompatibilidades e Suspeies. Aula 4 26/04 Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Amazonas Parte 1. Aula 5 03/05 Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Amazonas Parte 2. Aula 6 10/05 Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Amazonas Parte 3. Aula 7 17/05 Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Amazonas Parte 4. Aula 8 24/05 Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judicirio do Estado do Amazonas (Lei Estadual n. 3.226/08, e alteraes posteriores).
1

Obs: o cronograma das Aulas poder ser alterado a qualquer tempo mediante prvio aviso aos Alunos na parte aberta do curso, no Campo AVISOS.

PD

at

er

Aula 2 12/04 Corregedoria Geral da Justia: composio, funcionamento e atribuies.

ar

Composio do Tribunal de Justia, funcionamento e atribuies.

em

ov

er

D em o

A programao das aulas ser nos seguintes termos1:

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

Obs: Sempre aconselho aos alunos a acompanharem a parte aberta do Curso, no Campo AVISOS, espao onde postamos eventuais recados e informes durante a vigncia do Curso, inclusive de possveis alteraes nas datas das aulas.

PD

at

er

ar

em

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

AULA DEMONSTRATIVA

Prezados Alunos, esta uma pequena Aula Demonstrativa de nosso Curso, apenas para iniciarmos o estudo da matria. Ressalto que nosso Curso est ATUALIZADO at a Lei Complementar n 101/2012 de 13/03/2012, que por ltimo alterou a Lei Complementar n 17/1997 (Lei de Organizao Judiciria do AM). Pessoa, cuidado com a LC n 17/97 desatualizada que consta do site do TJ/AM e do site da Assembleia Legislativa do AM!!! Em nosso j passei com todas as atualizaes...

Edifcio do TJ/AM! Estudem, pois em breve sero servidores efetivos do TJ/AM! Mentalizem isso todos os dias...

PD

at

er

ar

em

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

1. LEI COMPLEMENTAR N 17/97 Lei de Organizao Judiciria do AM (atualizada at a Lei Complementar n 101/2012 de 13/03/2012).

A Lei de Organizao Judiciria de um Estado tem por finalidade definir todos os parmetros jurdicos e o funcionamento da Justia Comum Estadual, bem como os servios auxiliares da Justia (servios notariais e de registro. Ex: cartrios de notas), bem como a diviso e a organizao judiciria do Estado do Amazonas, o regime jurdico da Magistratura. Assim, a Lei de Organizao Judiciria delimita o Poder Judicirio do Estado, prevendo sua organizao, competncias e atribuies dos rgos que o compe, dispondo tambm acerca dos direitos e deveres dos Juzes de 1 e 2 Instncia. Ressalto que a Lei de Organizao Judiciria define as regras gerais acerca do TJ/AM, mas o Regimento Interno do Tribunal reproduz e especifica ainda mais outras regras peculiares ao Tribunal. Com isso, a Lei de Organizao Judiciria prev determinadas normas que tambm esto dispostas hoje no Regimento Interno do Tribunal. A administrao da Justia do Estado compete ao Poder Judicirio, pelos seus rgos (Juzes, Varas, etc), com a colaborao dos servios auxiliares judiciais.

PD

at

er

ar

em

ov

a. Organizao Judiciria do Estado do Amazonas. rgos do Poder Judicirio.

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES O Poder Judicirio do AMAZONAS composto pelos seguintes rgos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Tribunal de Justia; Tribunais do JRI; Juzes de Direito (TITULARES) Juzes Substitutos de Carreira; Conselhos de Justia e Auditoria Militar; Juizados Especiais Cveis e Criminais;

Os rgos judicirios do TJ/AM podem requisitar o auxlio da fora pblica, devendo a autoridade a quem for dirigido o pedido prest-lo, sem inquirir do fundamento da requisio, sob pena de responder por crime de desobedincia. Essa requisio de auxlio serve para assegurar o cumprimento e a execuo dos seus atos e decises.

Edio por meio de Resoluo.

No importar aumento de despesa;

PD

Se for necessrio adequada prestao jurisdicional;

A Lei de Organizao expressamente autorizou o Plenrio do TJ/AM a fixar a distribuio de competncia dos rgos do Tribunal, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. Para tanto, deve-se preencher os seguintes requisitos:

at

er

ar

Admite-se a criao de outros rgos do TJ/AM por meio e LEI.

em

Juizados de Paz.

ov

er

Juizado da Infncia e da Adolescncia;

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

b. Diviso Judiciria.

Disposies Gerais. Qualquer Estado brasileiro divido, para fins de delimitao da competncia jurisdicional dos respectivos Tribunais (TJs Estaduais e Tribunais Federais e Justias Especializadas) em regies previamente demarcadas para distribuio dos Juzos onde sero exercidas as jurisdies. Na esfera estadual, especialmente o territrio do Estado do AMAZONAS, dividido em:

Os dados referentes s Comarcas, Termos e Distritos devem ser mantidos em registro pela Secretaria Geral do TJ/AM, com a indicao das seguintes informaes: extenso territorial, N de habitantes, N de eleitores, distncia em relao Capital e cidades vizinhas, vias de comunicao, receita tributria, nmeros e espcie de feitos distribudos e julgados em cada ano.

A diviso judiciria nada mais do que a criao, alterao e a extino de unidades judicirias, bem como a sua classificao e agrupamento.

PD

at

er

3. DISTRITOS;

ar

2. TERMOS JUDICIRIOS;

1. COMARCAS;

em

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

10

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

EXERCCIOS COMENTADOS

COMENTRIOS:

Assim, a Lei de Organizao Judiciria delimita o Poder Judicirio do Estado, prevendo sua organizao, competncias e atribuies dos rgos que o compe, dispondo tambm acerca dos direitos e deveres dos Juzes de 1 e 2 Instncia. Ressalto que a Lei de Organizao Judiciria define as regras gerais acerca do TJ/AM, mas o Regimento Interno do Tribunal reproduz e especifica ainda mais outras regras peculiares ao Tribunal. Com isso, a Lei de Organizao Judiciria prev determinadas normas que tambm esto dispostas hoje no Regimento Interno do Tribunal. A administrao da Justia do Estado compete ao Poder Judicirio, pelos seus rgos (Juzes, Varas, etc), com a colaborao dos servios auxiliares judiciais.

PD

A Lei de Organizao Judiciria de um Estado tem por finalidade definir todos os parmetros jurdicos e o funcionamento da Justia Comum Estadual, bem como os servios auxiliares da Justia (servios notariais e de registro. Ex: cartrios de notas), bem como a diviso e a organizao judiciria do Estado do Amazonas, o regime jurdico da Magistratura.

at

er

ar

em

ov

A Lei de Organizao Judiciria do AM define a organizao e o regime jurdico da Magistratura do Estado, sendo que compete ao Poder Judicirio, mediante seus rgos, a administrao da Justia Estadual.

er

D em o

QUESTO 1: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

11

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

RESPOSTA CERTA: C

QUESTO 2: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O Poder Judicirio do Amazonas compreendido pelo Tribunal de Justia, pelos Tribunais do Jri, pelos Juzes de Direito e Substitutos de Carreira, pelos Juizados Especiais, entre outros. De todo modo, uma Lei Estadual poder criar outros rgos especficos.

3. 4. 5. 6. 7. 8.

Juzes de Direito (TITULARES)

Admite-se a criao de outros rgos do TJ/AM por meio e LEI.

RESPOSTA CERTA: C

QUESTO 3: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes.

PD

Juzes Substitutos de Carreira; Conselhos de Justia e Auditoria Militar; Juizados Especiais Cveis e Criminais; Juizado da Infncia e da Adolescncia; Juizados de Paz.

at

2.

Tribunais do JRI;

er

1.

Tribunal de Justia;

ar

rgos:

O Poder Judicirio do AMAZONAS composto pelos seguintes

em

COMENTRIOS:

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

12

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES correto afirmar que o Plenrio do Tribunal poder distribuir as competncias do TJ com redenominao e redistribuio dos feitos, desde que seja necessrio adequada prestao jurisdicional, importe em baixo aumento de despesa, e seja feito por Resoluo da Corte.

COMENTRIOS: A Lei de Organizao expressamente autorizou o Plenrio do TJ/AM a fixar a distribuio de competncia dos rgos do Tribunal, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. Para tanto, deve-se preencher os seguintes requisitos: Se for necessrio adequada prestao jurisdicional; No importar aumento de despesa;

COMENTRIOS: Os rgos judicirios do TJ/AM podem requisitar o auxlio da fora pblica, devendo a autoridade a quem for dirigido o pedido prest-lo, sem inquirir do fundamento da requisio, sob pena de responder por crime de desobedincia. Essa requisio de auxlio serve para assegurar o cumprimento e a execuo dos seus atos e decises. RESPOSTA CERTA: C

QUESTO 5: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos

Um Juiz pode requisitar fora policial para assegurar a execuo de uma deciso sua.

PD

QUESTO 4: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes.

at

er

RESPOSTA CERTA: E

ar

Edio por meio de Resoluo.

em

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

13

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES Ricardo Gomes. O territrio do AM dividido em comarcas, termos judicirios e distritos, sendo os dados de cada uma delas devidamente custodiados pela Secretaria Geral da Corte, entre eles, o nmero de habitantes, nmero de eleitores distncia em relao Capital e cidades vizinhas, extenso territorial, etc.

COMENTRIOS:

RESPOSTA CERTA: C

Os dados referentes s Comarcas, Termos e Distritos devem ser mantidos em registro pela Secretaria Geral do TJ/AM, com a indicao das seguintes informaes:

PD

extenso territorial, N de habitantes, N de eleitores, distncia em relao Capital e cidades vizinhas, vias de comunicao, receita tributria, nmeros e espcie de feitos distribudos e julgados em cada ano.

A diviso judiciria nada mais do que a criao, alterao e a extino de unidades judicirias, bem como a sua classificao e agrupamento.

at

er

ar

3. DISTRITOS;

2. TERMOS JUDICIRIOS;

em

1. COMARCAS;

ov

er

Na esfera estadual, especialmente o territrio do Estado do AMAZONAS, dividido em:

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

14

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

EXERCCIOS com GABARITO

QUESTO 1: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. A Lei de Organizao Judiciria do AM define a organizao e o regime jurdico da Magistratura do Estado, sendo que compete ao Poder Judicirio, mediante seus rgos, a administrao da Justia Estadual.

correto afirmar que o Plenrio do Tribunal poder distribuir as competncias do TJ com redenominao e redistribuio dos feitos, desde que seja necessrio adequada prestao jurisdicional, importe em baixo aumento de despesa, e seja feito por Resoluo da Corte. QUESTO 4: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. Um Juiz pode requisitar fora policial para assegurar a execuo de uma deciso sua. QUESTO 5: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes. O territrio do AM dividido em comarcas, termos judicirios e distritos, sendo os dados de cada uma delas devidamente custodiados pela Secretaria Geral da Corte, entre eles, o nmero de habitantes, nmero de

PD

QUESTO 3: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes.

at

er

O Poder Judicirio do Amazonas compreendido pelo Tribunal de Justia, pelos Tribunais do Jri, pelos Juzes de Direito e Substitutos de Carreira, pelos Juizados Especiais, entre outros. De todo modo, uma Lei Estadual poder criar outros rgos especficos.

ar

em

QUESTO 2: Legislao Institucional do TJ/AM Ponto dos Concursos Ricardo Gomes.

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

15

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES eleitores distncia em relao Capital e cidades vizinhas, extenso territorial, etc.

PD

at

er

ar

1 C

2 C

3 E

em
4 C 5 C

ov

GABARITOS OFICIAIS

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

16

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

RESUMO DA AULA

O Poder Judicirio do AMAZONAS composto pelos seguintes rgos:

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Tribunais do JRI;

Juzes de Direito (TITULARES) Juzes Substitutos de Carreira;

A Lei de Organizao expressamente autorizou o Plenrio do TJ/AM a fixar a distribuio de competncia dos rgos do Tribunal, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. Para tanto, deve-se preencher os seguintes requisitos: Se for necessrio adequada prestao jurisdicional; No importar aumento de despesa; Edio por meio de Resoluo. Na esfera estadual, especialmente o territrio do Estado do AMAZONAS, dividido em:

Admite-se a criao de outros rgos do TJ/AM por meio e LEI.

PD

Juizado da Infncia e da Adolescncia; Juizados de Paz.

Juizados Especiais Cveis e Criminais;

at

er

Conselhos de Justia e Auditoria Militar;

ar

em

ov

1.

Tribunal de Justia;

er

D em o

A administrao da Justia do Estado compete ao Poder Judicirio, pelos seus rgos (Juzes, Varas, etc), com a colaborao dos servios auxiliares judiciais.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

17

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES 1. COMARCAS; 2. TERMOS JUDICIRIOS; 3. DISTRITOS;

extenso territorial, N de habitantes, N de eleitores,

vias de comunicao, receita tributria, nmeros e espcie de feitos distribudos e julgados em cada ano.

Espero a todos na AULA 1! Fraterno Abrao e at a prxima! Ricardo Gomes Por sua aprovao!

PD

at

er

distncia em relao Capital e cidades vizinhas,

ar

em

ov

Os dados referentes s Comarcas, Termos e Distritos devem ser mantidos em registro pela Secretaria Geral do TJ/AM, com a indicao das seguintes informaes:

er

D em o

A diviso judiciria nada mais do que a criao, alterao e a extino de unidades judicirias, bem como a sua classificao e agrupamento.

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

18

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES

LEGISLAO DO TJ/AM

TTULO I

DOS RGOS DO PODER JUDICIRIO Art. 2 - A administrao da Justia compete ao Poder Judicirio, pelos seus rgos, com a colaborao dos servios auxiliares judiciais. Art. 3 - So rgos do Poder Judicirio:

II - Tribunais do Jri; III - Juzes de Direito; IV - Juzes Substitutos de Carreira; V - Conselhos de Justia e Auditoria Militar; VI - Juizados Especiais Cveis e Criminais; VII - Juizado da Infncia e da Adolescncia; VIII - Juizados de Paz. 1 - Mediante disposio legal, podero ser criados outros rgos na estrutura do Poder Judicirio.

I - Tribunal de Justia;

PD

at

er

CAPTULO I

ar

DA ORGANIZAO DA JUSTIA

em

ov

Art. 1 - Este Cdigo dispe sobre a diviso e a organizao judiciria do Estado do Amazonas, bem como sobre o regime jurdico da Magistratura e a organizao dos servios auxiliares da Justia, observados os princpios constitucionais que as regem.

er

D em o

LEI COMPLEMENTAR N 17/97

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

19

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES 2 - Sempre que necessrio adequada prestao jurisdicional e sem importar aumento de despesa, o Plenrio do Tribunal de Justia, mediante Resoluo, fixar a distribuio de competncia dos rgos previstos neste artigo, podendo promover a sua redenominao e a redistribuio dos feitos em curso nas Comarcas, Juzos e Juizados. Art. 4 - Para assegurar o cumprimento e a execuo dos seus atos e decises, podero os rgos judicirios requisitar o auxlio da fora pblica, devendo a autoridade a quem for dirigido o pedido prest-lo, sem inquirir do fundamento da requisio, sob pena de responder por crime de desobedincia. CAPTULO II

SEO I Das Disposies Gerais

Art. 7o - A Secretaria Geral do Tribunal de Justia manter registro de todas as Comarcas, Termos e Distritos com a indicao da extenso territorial, nmero de habitantes, nmero de eleitores, distncia em relao Capital e cidades vizinhas, vias de comunicao, receita tributria, nmeros e espcie de feitos distribudos e julgados em cada ano. SEO II Das Comarcas SUBSEO I Da Classificao Art. 8o - As Comarcas classificam-se em duas entrncias, a saber: I - Primeira Entrncia - interior do Estado 20

Prof. Ricardo Gomes

PD

Art. 6o - Para fins de administrao do Poder Judicirio, o territrio do Estado do Amazonas tem como unidades judicirias as Comarcas, os Termos Judicirios e os Distritos constantes do Quadro anexo e os que forem criados na forma desta Lei.

www.pontodosconcursos.com.br

at

er

Art. 5o - A diviso judiciria compreende a criao, alterao e a extino de unidades judicirias, sua classificao e agrupamento.

ar

em

ov

Da Composio da Diviso Judiciria

er

D em o

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJ/AM) LEGISLAO INSTITUCIONAL DO TJ/AM TODOS OS CARGOS (ANALISTA, ASSISTENTE JUDICIRIO E AUXILIAR JUDICIRIO II) TEORIA E EXERCCIOS AULA 0 - DEMONSTRATIVA PROF: RICARDO GOMES II - Segunda Entrncia - Capital do Estado2. 2 Hoje entrncias inicial e final. Art. 6 - As Comarcas Judicirias do Estado do Amazonas so classificadas em duas entrncias denominadas de entrncia inicial e entrncia final. Art. 7 - Fica classificada em entrncia final a Comarca de Manaus. (Lei Complementar n 68, de 03 de novembro de 2009).

PD

at

er

ar

em

ov

er

D em o

Prof. Ricardo Gomes

www.pontodosconcursos.com.br

21

Вам также может понравиться