Вы находитесь на странице: 1из 31

MONOGRAFIA:

NORMAS No Brasil, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), fundada em 1940, o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas. uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como nico Frum Nacional de Normalizao. Existem atualmente na ABNT, 47 Comits Brasileiros os quais so compostos por Comisses de Estudo ou Grupos de Trabalho, onde se acham representados produtores, comerciantes, consumidores, rgos tcnicos e profissionais e entidades oficiais que tratam da matria. Na rea dos plsticos, cabe ao Comit Brasileiro de Qumica (CB-10), organizar os trabalhos de normalizao, e tem preparado uma srie de normas (mtodos de ensaio, especificao, etc.) que atendem indstria de plsticos. Contudo no existe uma imposio legal forte para o uso de normas brasileiras para ensaios de materiais plsticos e, portanto, a ASTM continua sendo amplamente usada, por ser esta mundialmente aceita e com larga tradio na rea de plsticos. A seguir esto listadas algumas das principais normas para ensaios: ABNT NBR 10437:1988 Termofixos Determinao da resistncia ao impacto pelo mtodo da queda de esfera Mtodo de ensaio; ABNT NBR 9622:1986 Plsticos - Determinao das propriedades mecnicas trao - Mtodo de ensaio; ABNT NBR 9624:1986 Plsticos - Determinao da dureza por penetrao da esfera - Mtodo de ensaio; ABNT NBR 9630:1986 Plsticos - Determinao da dureza rockwell - Mtodo de ensaio; ABNT NBR 9564:1986 Plsticos rgidos - Determinao da resistncia ao impacto Charpy - Mtodo de ensaio; ABNT NBR 9023:1985 Termoplsticos - determinao do ndice de fluidez - Mtodo de ensaio; ABNT NBR 7456:1982 Plstico - Determinao da dureza shore; ASTM E1131 - 08 Standard Test Method for Compositional Analysis by Thermogravimetry. Ensaios Alguns dos ensaios possveis de serem realizados em polmeros so: trao, compresso, dureza, abraso, impacto, flexo, ndice de fluidez, termogravimetria,

densidade, etc. Porm sero detalhados a seguir os ensaios mais usuais e os realizados nos laboratrios da FEI. Ensaio de Trao: O ensaio de trao consiste em aplicar uma fora uniaxial no material, tendendo a along-lo at o momento de sua fratura. Os corpos de prova de polmeros so retangulares em formato de gravata, diferente dos corpos de prova de ao. O corpo de prova (sempre padronizado pela norma ABNT NBR 9622:1986) fixado pelas suas extremidades nas garras de fixao da mquina de trao. O corpo de prova ento submetido a um esforo, aplicando uma carga gradativa e registrando cada valor de fora correspondente a um diferente tipo de alongamento do material (alongamento este medido por um extensmetro). O ensaio termina quando o material se rompe.

Corpo de prova Seo retangular. Fonte: http://www.cimm.com.br

Mquina universal de ensaio de trao. Fonte: http://www.universaltestingmachines.net Os resultados obtidos atravs do ensaio de trao so plotados (fornecidos pela prpria mquina de ensaio) em um grfico chamado de tenso x deformao ( x ).

Grfico tenso x deformao. Fonte: http://www.infoescola.com Com os resultados possvel ser calculada a resistncia trao dada por: = F / Ao Onde:

F = Fora aplicada Ao = rea da seo transversal do corpo (antes da aplicao da carga)

Ensaio de dureza Shore: O ensaio bastante simples. O material submetido a uma presso definida aplicada atravs de uma mola calibrada que atua sobre o endentador, que pode ser esfrico ou cnico. Um dispositivo de indicao fornece a profundidade de endentao. O valor da dureza dado pela profundidade da penetrao no material sob teste. Por causa da resilincia de algumas borrachas e plsticos, a leitura da dureza pode mudar ao longo do tempo, por isso o tempo de endentao s vezes acompanha o valor medido da dureza. As diferentes escalas Shore A,B,C,D,DO,M,O,OO,OOO,OOO-S e R foram criadas utilizando 7 formas diferentes de endentadores, 5 diferentes molas, 2 diferentes extenses do endentador e duas diferentes especificaes dos suportes.

Escalas Shore. Fonte: http://www.cimm.com.br

Shore Shore A

Shore D

Shore B Shore C Shore DO

Shore O

Shore AO

Aplicao Borrachas macias, elastmeros, produtos de borracha natural, PVC Borrachas rgidas, termoplsticos rgidos, matrias de plstico rgido, resopal. Para materiais mais rgidos do que os de Shore A. Borracha meio rgida, elastmeros e plstico. Plstico e materiais de borracha de meio rgido a rgido. Elastmeros macios, materiais elsticos macios, txteis mdio rpidos. Espumas, volantes e forro interno de motores de veculos < 20 Shore A

Exemplos Rolos de impresso, luvas de borracha, pneus de borracha. Vidro acrlico, polystyrol, etc.

Rolos de mquina de escrever. Bolas de golfe. Cmbio de automveis, txteis, peas de automvel revestidas.

Tabela de escalas Shore. Fonte: http://www.cimm.com.br

Durmetro Shore. Fonte: http://www.tecnoferramentas.com.br

Ensaio de impacto Charpy

O ensaio realizado em pndulo de impacto. O corpo de prova fixado num suporte, na base da mquina. O martelo do pndulo - com uma borda de ao endurecido de raio especfico - liberado de uma altura pr-definida, causando a ruptura do corpo de prova pelo efeito da carga instantnea. A altura de elevao do martelo aps o impacto d a medida da energia absorvida pelo corpo de prova atravs da frmula: E = mgh Onde: E = energia absorvida pelo corpo de prova. m = massa. g = acelerao da gravidade. h = altura.

O teste pode ser conduzido em temperatura ambiente ou em temperaturas mais baixas para testar a fragilizao do material por efeito de baixa temperatura. No ensaio Charpy o corpo de prova bi-apoiado como uma viga simples, com um entalhe central. O corpo de prova posicionado de forma que o entalhe fique na face oposta face de impacto. O posicionamento do entalhe tal que o impacto ocorre na regio de maior tenso - a seo transversal mdia do corpo de prova. O entalhe tem o objetivo de concentrar as tenses e romper naquele ponto, pois um corpo de prova sem entalhe no vai romper s vai ser lanado para longe.

Esquema do ensaio Charpy. Fonte: http://www.mspc.eng.br

Corpo de prova. Fonte: www.scielo.br

Pndulo de Impacto. Fonte: www.panantec.com.br

PRINCIPAIS APLICAES DOS POLMEROS NA CONSTRUO CIVIL Atualmente, o polmero tem ganhado fora na rea da construo civil devido as suas caractersticas eficientes e competitivas com os materiais considerados mais nobres como a madeira, o ao, o barro e o concreto. No setor de matria prima polmera, tem-se que na construo civil o polmero do tipo plstico movimenta como o segundo maior do mercado, ficando atrs apenas das embalagens.

Suas aplicaes em cada componente da construo civil: Instalaes hidrulicas prediais

O construtor e o usurio procuram qualidade/durabilidade, baixo custo, facilidade de execuo/manuteno na instalao para que o projeto ao todo da edificao tenha qualidade. Ento se utiliza dos componentes e sistemas polimricos na composio das instalaes para captao e/ou conduo de gua, esgoto sanitrio e guas pluviais. Na instalao hidrulica predial de gua o PVC (poli cloreto de vinila) utilizado para conduo e manuseio de gua em temperatura ambiente, para temperaturas mais elevadas como no caso de sistemas de gua quente utilizado o CPVC (poli cloreto de vinila clorado). So indicadas tubulaes de PVC e CPVC para instalaes residenciais, comerciais e industriais porque se comparadas com sistemas tradicionais (cermica/ferro galvanizado) possuem as seguintes caractersticas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Juntas estanques (soldadas ou rosqueadas) Menor custo de material e mo de obra Resistente corroso Lisura das paredes internas (maior velocidade do fluxo e menor formao de depsito) No condutores de eletricidade Coeficiente de expanso trmica elevada Imunes ataques de bactrias e fungos Densidade menor

Figura 1: Conexes Fonte: portuguese.alibaba.com

Figura 2: Conexes Fonte: www.rededeartigos.com.br

Figura 3: Conexes e tubulaes Fonte: www.eletrosantarita.com.br

Figura 4: Conexes Fonte: www.eletrosantarita.com.br Instalaes eltricas

Para as instalaes eltricas os polmeros entram na formao de componentes eltricos: caixas, espelhos, tomadas, interruptores e eletrodutos, duto e subdutos, por terem um bom isolamento eltrico permitindo ndices menores de curtos circuitos por fios descascados.

PVC (poli cloreto de vinila) todos componentes eltricos PS (poliestireno) cabos eltricos PE (polietileno) e PP (polipropileno) Isolamento de cabos eltricos PPO (polixifenileno) rels e interruptores PCTFE (politrifluorcloroetileno) diversos componentes para equipamentos eltricos Utilizam-se desses materiais alm das instalaes eltricas como as telefnicas, antenas de televiso e FM, em edificaes residenciais, comerciais e industriais alm de subestaes transformadoras por possurem caractersticas como: 1. Auto extinguveis (no havendo chama externa o fogo se apaga naturalmente.) 2. Resistente luz solar e compresso 3. Anticorrosivo 4. Baixa densidade 5. Bom isolante eltrico 6. Flexibilidade (Rgido ou flexvel).

Figura 5: Caixa de controle eltrico Fonte: portuguese.alibaba.com

Figura 6: Cabos eltricos Fonte: www.tecnologiadoglobo.com

Figura 7: Rels Fonte: www.ferreiraleiroz.com.br

Figura 8: Interruptores e tomadas Fonte: depositomarinas.com.br Fechamento de fachadas Esquadrias e portas

As esquadrias de PVC tem origem na Alemanha entre 1955 e 1960 e o Brasil importavam. partir de 1979 a produo brasileira comea a produzir em maior escala com a tecnologia alem e austraca. No mercado de esquadrias o PVC atualmente domina 50% na Europa, 30% nos EUA e somente 5% no Brasil que permanece estagnado a produo durante a histria, isso porque existe um tradicionalismo e desconhecimento da reduo de energia eltrica na produo. So empregados os polmeros do tipo PVC para esquadrias, portas, persianas, venezianas, como meios que dividem ambientes, muitas vezes responsveis pela filtragem das condies externas para interna, tem um valor importante arquitetonicamente. Se comparado com as tradicionais (Alumnio/ madeira) devem atender alguns parmetros bsicos como: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Desempenho Durabilidade Segurana Habitabilidade Qualidade Custo (Material e instalao)

Alm disso, podem ser empregadas em circunstncias que as tradicionais no poderiam com tanta facilidade como a instalao em paredes que j receberam acabamento. As portas sanfonadas ganharam destaque pela facilidade de limpeza. Outros materiais podem compor o conjunto, como o alumnio e o vidro.

Figura 9: Esquadrias de PVC Fonte: ketamy.com.br Fechamento de coberturas Telhas

No Brasil so fabricadas telhas de PVC rgido, de policarbonato, fibra de vidro e polipropileno, telhas plsticas so combinadas com outros tipos de telhas em suas aplicaes. Indicadas para serem usadas em locais que se deseja a passagem de luz natural, podendo ser utilizadas em edificaes residenciais, comerciais e industriais. As telhas conferem algumas caractersticas: PVC rgido 1. Translcido ou opaco 2. Resistncia qumica 3. Absoro acstica e trmica

Figura 10: Telhas de PVC rgido Fonte: www.precon.com.br Fibra de vidro (Fiberglass/vitrofibra/GRP/RP)

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Baixo peso Alta resistncia mecnica Boa resistncia qumica Menor custo de acabamento Boa resistncia a fortes intempries Dispensa manuteno Fcil reparo Translucido cobertura, diviso, decorao ou

Utilizadas como iluminao zenital, fechamento de ambientes.

Figura 11: Telha de fibra de vidro Fonte: www.leroymerlin.com.br Polipropileno (PP) 1. 2. 3. 4. 5. 6. Excelente transparncia (transmite 90% da luz incidente) Boa resistncia a intempries No estilhaa Brilhante Coeficiente de dilatao elevado Combustibilidade

uma tecnologia recente por agrupamento de at 6 telhas PP formando um sistema de mdulos com encaixes. Ex.: Expo Mundial do Canad e Estao Rodoviria de So Paulo.

Figura 12: Telha de Polipropileno Fonte: www.tamile.com.br Policarbonato (PC) 1. 2. 3. 4. 5. tima resistncia mecnica (Fluncia e impacto) Boa resistncia deformao (at 140C) Bom isolamento eltrico No propaga chama Boa resistncia qumica

Figura 13: Telha de Policarbonato Fonte: www.joaovogel.com.br Pisos, Revestimentos e Forros

Piso vinlico, apresentado em placas, pisos semiflexiveis ou mantas, composto de resina de PVC ou de copolmeros de cloreto de vinila ou ambos, plastificantes, estabilizantes, aditivos, cargas inertes e pigmentos. No caso da manta flexvel associado tambm a manta de fibra de vidro para aumentar sua estabilidade dimensional. J nos pisos semiflexveis h ladrilhos que tem em sua composio fibra de amianto. Algumas caractersticas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Facilidade (na aplicao) Economia Rapidez (na aplicao) Versteis (diferentes ambientes) Resistncia (Dureza e impacto) Boa resistncia a agentes qumicos (bases, sais e cidos)

Figura 14: Sala com piso vinlico Fonte: www.liraluzdecor.com.br Papel de Parede em PVC 1. Lavabilidade 2. Estabilidade de cor 3. Instalao fcil, rpida e econmica

Figura 15: Sala com papel de parede em PVC Fonte: pt.aliexpress.com Tela em Vinil, composta a base de tela de algodo com uma pelcula de PVC de 0,10 mm e gramatura de 175 g/m 1. Boa resistncia ao mecnica 2. Lavveis 3. Caractersticas imutveis ao logo do tempo Forro (gesso/ fibra vegetais /resinas sintticas (PVC e acrlico)/madeira /metal) A. B. C. D. Isolamento trmico Absoro sonora Delimitao espacial Ocultao de redes de instalao Resinas Sintticas (PVC e acrlico)

1. 2. 3. 4. 5.

Instalao mais limpa e eficiente Facilidade de limpeza Baixa densidade timo isolamento acstico e eltrico Bom desempenho trmico(devido s cavidades internas que formam vazios de ar)

Figura 16: Forro de PVC Fonte: www.megaartigos.com.br

Figura 17: Forro de acrlico Fonte: buskdor.webnode.com.br Tintas e vernizes

Antigamente, a tinta e o verniz eram utilizados apenas pelo seu aspecto esttico mais tarde em pases onde as condies climticas so severas foram estudadas as possibilidades de uma proteo desgaste corroso. Conferem proteo a paredes, pisos, tetos, muros, esquadrias, claraboias, contra intempries e ataques qumicos. Compostas em sua maioria por emulses acrlicas-estirenadas, acrlicas puras, as vinilacrlicas e os PVAs (poliacetato de vinila).Possuem caractersticas: 1. Acabamento bonito 2. Durvel 3. Baixo custo

4. Proteo corroso 5. Baixo mdulo de elasticidade 6. tima aderncia ao substrato

Figura 18: Tinta Latex PVA Fonte: www.tintasverginia.com.br

Figura 19: Aplicao de verniz Fonte: www.famastiltaurus.com.br Concreto Polimrico

1. Elevada aderncia nos pontos de ligamento entre um concreto pr-existente e um concreto novo, nos casos de recuperao estrutural; 2. Resistncia qumica e abraso (trfego de pedestres); 3. Resistncia flexo e trao; 4. Permeabilidade e mdulo de elasticidade reduzido; 5. Excelente propriedade dieltrica; 6. Baixa porosidade e absoro de gua; 7. Resistncia a gelo/degelo.

Figura 20: Estrutura em concreto polimrico Fonte: arquibox.wordpress.com

Referncia: - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo PCC 5726 Princpios da Cincia dos Materiais Aplicados aos Materiais de Construo Civil Prof. Dr. Antonio Domingues de Figueiredo e Prof. Dr. Vahan Agopyan Polmeros Propriedades, Aplicaes e Sustentabilidade na Construo Civil - http://www.cimentoitambe.com.br/concreto-modificado-com-polimero/

SUSTENTABILIDADE Com a evoluo das tecnologias e tambm com a degradao progressiva do meio ambiente, o tema sustentabilidade vem sendo cada vez mais usado e cobrado de empresas em seus produtos e servios. A sustentabilidade de um material envolve uma produo mais limpa, utilizao de matrias primas biodegradveis, possibilidade de reuso ou reciclagem, entre outras atitudes que visam um desenvolvimento evitando a degradao do meio ambiente e garantindo os principais recursos como matriaprima, gua e energia s geraes futuras. Os resduos plsticos correspondem em mdia 5 a 10% do total produzido no pas, dependendo da regio. Do consumo de plstico transformado, a construo civil fica em primeiro lugar, junto ao setor de alimentos e bebidas, com 16% do total produzido em 2009, seguido do setor de automveis e autopeas, com 15%, segundo a Tabela de Recursos e Usos 2009 do IBGE.

Figura 1: Setores consumidores de transformados plsticos 2009 Fonte: www.abiplast.org.br/site/estatisticas

Em geral, o polmero demora muito tempo para se degradar no ambiente (no biodegradvel), alm de produzir gases txicos quando queimado. Essas caractersticas somadas ao processo de extrao e refino do petrleo, alm da escassez deste, vm causando grande impacto ambiental. A fim de minimizar estes impactos, as indstrias do plstico vm buscando novas alternativas para fazer deste, um material mais sustentvel. Dentre estas alternativas podemos citar os biopolmeros, que so polmeros de fontes renovveis, ou seja, tm menor impacto ambiental por serem produzidos a partir de materiais com ciclos de vida menor que de materiais fsseis como o petrleo (principal matria-prima do plstico). Estas novas fontes naturais renovveis podem ser milho, cana-de-acar, celulose, quitina, soja amido, etc.

Avaliao de Desempenho e Certificao Ambiental


A ISO 14000 um grupo de normas que estabelece um padro de Sistemas de Gesto Ambiental que visa contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, diminuindo a poluio e integrando o setor produtivo na otimizao do uso de recursos ambientais. Esta srie de normas, de uso voluntrio, leva as empresas melhoria contnua sem fixar objetivos, para que cada empresa atinja suas prprias metas. Com a implantao da ISO, os riscos de acidentes ambientais so reduzidos, proporcionando benefcios: para a empresa, como a criao de uma imagem "verde", acesso a novos mercados, conservao de energia e maior economia; para os clientes, como a confiabilidade na sustentabilidade do produto, o acompanhamento da vida til e o incentivo reciclagem; para o meio ambiente, pela racionalizao do uso de matrias-primas, conservao de recursos naturais e pela diminuio e controle

dos poluentes; e para os funcionrios, pelas melhores condies de trabalho, pela conscientizao, segurana e comprometimento com o meio ambiente. A ISO dividida em cinco etapas: Etapa 1 - Poltica Ambiental: Declarao dos princpios em compromisso da empresa, contendo os objetivos e as metas assumidos em relao ao meio ambiente. Etapa 2 - Planejamento: Elabora-se um conjunto de procedimentos que sero importantes para a implantao e operao do sistema de gesto ambiental e que completam a sua poltica ambiental. Etapa 3 - Implantao e Operao: Desenvolvimento de mecanismos de apoio para a efetiva implantao, como o treinamento de pessoal, operao da comunicao, e os registros da documentao. Etapa 4 - Monitoramento e Aes Corretivas: Levantamento de indicadores para monitoramento e avaliao das medidas e , quando necessrio, criao de aes corretivas para melhoria, alm de aes preventivas. Etapa 5 - Reviso ou Anlise Crtica: Indispensvel uma anlise permanente para efetiva implantao do conceito de melhoria contnua.

Figura 2: Principais normas previstas pela ISO 14000 Fonte: http://www.universoambiental.com.br/Arquivos/Gestao/Gestao%20Ambiental/NormasISO.jpg

Polmero Verde

O termo polmero verde se refere a polmeros que durante sua sntese, processamento ou degradao produzem menor impacto ambiental que os polmeros convencionais. Temos como polmeros verdes os polmeros biodegradveis e os biopolmeros. Polmero Biodegradvel Polmeros biodegradveis so polmeros nos quais a degradao resulta da ao de micro-organismos de ocorrncia natural como bactrias, fungos e algas, podendo ser consumidos em semanas ou meses se em condies favorveis de biodegradao. Eles podem ser provenientes de fontes naturais renovveis (biopolmeros), sintetizados por bactrias, derivados de fonte animal ou obtidos de fontes fsseis, como o petrleo. A Figura 3 ilustra um fluxograma classificando alguns polmeros biodegradveis de acordo com sua fonte de obteno.

Figura 3: Classificao de alguns polmeros biodegradveis de acordo com sua fonte de obteno Fonte: http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204

Dentre os polmeros biodegradveis, os que tm atrado mais ateno so os obtidos a partir de fontes renovveis (biopolmeros), devido ao menor impacto ambiental causado com relao a sua origem, o balano positivo de dixido de carbono (CO2) aps compostagem, e a possibilidade de formao de um ciclo de vida fechado, como ilustrado na Figura 4.

Figura 4: Ciclo de vida ideal dos polmeros biodegradveis provenientes de fontes renovveis Fonte: http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204

Biopolmero Os biopolmeros so polmeros ou copolmeros produzidos a partir de matriasprimas de fontes renovveis, como: milho, cana-de-acar, celulose, quitina, e outras. So fontes renovveis aquelas que possuem um ciclo de vida mais curto comparado com fontes fsseis como o petrleo, que leva milhares de anos para se formar. A no biodegradabilidade e os impactos ambientais causados pelos processos de extrao e refino na produo de polmeros provenientes do petrleo, alm da escassez e aumento de preo do mesmo, foram os principais fatores que motivaram as pesquisas e o crescente interesse pelo biopolmero. Como exemplo de biopolmero, podemos citar o polietileno verde (PE verde) e o policloreto de vinila verde (PVC verde), que mantm as mesmas caractersticas dos obtidos polmeros obtidos de fontes fsseis. Nenhum deles biodegradvel, mas pelo fato de serem obtidos de fontes renovveis, eles so classificados como polmeros verdes. O polietileno verde uma tecnologia brasileira, desenvolvida pela Braskem. Produzido a partir do etanol da cana-de-acar, o produto foi certificado por um dos principais laboratrios internacionais, o Beta Analytic, como contendo 100% de matria-prima renovvel. aplicado na produo de garrafas, filmes, sacolas plsticas, caixas, artigos de higiene pessoal e domstica, e componentes automotivos. Assim como o polietileno verde, o policloreto de vinila verde tambm produzido a partir do etanol de cana-de-acar. No Brasil a empresa responsvel por sua produo a Solvay Indupa, multinacional belga. O PVC encontrado em aplicaes como produtos mdico-hospitalares, embalagens para alimentos, materiais usados na

construo civil e at em peas de alta tecnologia utilizadas em equipamentos espaciais. Em seu processo de obteno, o etanol desidratado na presena de catalisadores e os contaminantes gerados so removidos atravs de sistemas de purificao. Como subprodutos so gerados apenas gua e uma pequena quantidade de componentes oxigenados, facilmente tratados e reutilizados em diferentes etapas agrcolas ou do processo industrial. Tm como vantagens o alto desempenho no processo de desidratao, da possibilidade de aproveitamento de seus subprodutos e do uso de plantas e equipamentos de polimerizao j existentes. Outra vantagem que durante a produo, absorvido CO2 da atmosfera. Estima-se que para cada tonelada de polietileno verde produzido, uma mdia de 2,5 toneladas de dixido de carbono (CO2) removida da atmosfera, ao invs de 2,5 toneladas de CO2 liberadas por um polietileno produzido a partir de matria-prima fssil, como a nafta petroqumica. Aps o final de sua vida til, os produtos verdes podem ser reutilizados, reciclados ou enviados para sistemas de reciclagem energtica, com a principal vantagem de gerar emisso neutra de carbono porque o CO2 liberado veio originalmente da atmosfera e ser novamente capturado pela cana-de-acar na prxima safra. Mesmo apresentando diversas vantagens e grande potencial de substituio, os biopolmeros possuem algumas limitaes tcnicas que dificultam sua processabilidade e seu uso como produto final, como sua resistncia trmica, suas propriedades mecnicas, reolgicas, permeabilidade a gases e taxa de degradao, alm do alto custo e da baixa produtividade.

Pesquisas em Andamento Previsto para o final de 2013, a Braskem tambm colocar no mercado o seu PP Verde, produzido a partir do etanol da cana-de-acar. Em outubro de 2010, foi anunciada a concluso da etapa conceitual do projeto de construo da unidade industrial que dar origem ao produto, que tem as mesmas propriedades tcnicas de processabilidade e desempenho do polipropileno produzido a partir de rotas tradicionais. Um estudo preliminar de eco-eficincia do produto revelou-se bastante favorvel em razo das vantagens ambientais do eteno verde. Para cada tonelada de polipropileno verde produzida, em torno de 2,3 toneladas de CO2 devem ser capturadas e fixadas. O polipropileno o segundo plstico mais utilizado no mundo e possui caractersticas nicas entre todos os polmeros, como excelente balano de propriedades fsicas, possibilidade de alta transparncia e resistncia ao impacto em baixas temperaturas, baixa densidade - o que possibilita menor peso das peas - e grande versatilidade de aplicaes.

- Universidade Federal de Campina Grande Biopolmeros, Polmeros Biodegradveis e Polmeros Verdes - Brito, G. F.; Agrawal, P.; Arajo, E. M.; Melo, T. J. A. Disponvel em http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204, acesso em 15 de abril de 2013. - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo PCC 5726 Polmeros Propriedades, Aplicaes e Sustentabilidade na Construo Civil HADDAD, M.; SAMPAIO, R. A.. Disponvel em http://pcc5726.pcc.usp.br/Trabalhos%20dos%20alunos/Polimeros.pdf, acesso em 15 de abril de 2013. - Brasken Disponvel em http://www.braskem.com.br, acesso em 18 de abril de 2013. - LOPES, F. R. S. (Coord.). GESTO AMBIENTAL. So Paulo, 2009. 102 p. Apostila do Curso de Tcnico em Polmeros SENAI Mrio Amato. APLICAO DE POLMEROS RECICLADOS NA CONSTRUO CIVIL Com a grande quantidade de resduos gerados na produo e na utilizao dos plsticos, alm da preocupao com os impactos ambientais causados por estes, foi necessrio criar processos de reutilizao. Com esta necessidade, o mercado vem explorando diversas possibilidades de utilizao do plstico reciclado, substituindo os materiais tradicionais e gerando produtos com boas propriedades e baixo custo. Presente em diversos segmentos de mercado, o PET reciclado avana agora na fabricao de tintas, tubos, pisos e revestimentos. Ainda com uma carncia de resultados comparativos entre ele e os materiais tradicionais, algumas empresas j detm conhecimento e tcnicas para fabricao deste componente a partir de (PET) reciclado, e que atendam as exigncias encontradas na norma brasileira NBR 568899. Outras oportunidades de reciclagem vm sendo exploradas dentro da construo civil, como substituir a areia utilizada na construo civil pelo plstico triturado. Segundo DAbreu, professor da USP, as primeiras experincias nesse sentido so promissoras. O principal motivo para se adotar de vez a prtica da reciclagem, em sua opinio, a causa ecolgica. "O plstico, por exemplo, vem do petrleo e a areia que pretendemos substituir tirada dos leitos dos rios. Com isso, a natureza menos agredida", ensina. Existem ainda empresas que se preocupam com a reutilizao dos resduos gerados pelos seus produtos no mercado, como o caso da Tetra Pak, que recebeu o prmio Valor Social do ano de 2004 por um projeto chamado Embalagens longa vida viram telhas para construo civil. Madeira plstica (ou mais corretamente compsito de plstico-madeira) um material composto produto de reciclo de polmeros, em especial o polietileno de alta densidade adicionado de outros materiais, tais como serragem de madeira, carbonato de clcio, caulim, pigmentos e plastificante, alm de algum teor de polietileno de baixa densidade e, conforme novas tecnologias, poliestireno, dependendo das propriedades finais de resistncia a flexo, compresso, rigidez ou flexibilidade que sejam desejadas. J que os diferentes tipos de polmeros no se misturam, a juno feita

mecanicamente, forando os polmeros a se misturarem por mtodos de compresso. A madeira plstica um produto proveniente da preocupao com a responsabilidade ecolgica, que gerou aumento da reciclagem de materiais, visando substituir madeira em diversos fins (objetos externos, expostos s intempries, ou internos, sob umidade alta), como bancos de praa, instalaes para lixo, cobertura de pontes, escadas, corrimos, decks de piscinas, dormentes de trilhos de trens e pallets para transporte e armazenamento de mercadorias, ou mesmo o ferro fundido em aplicaes urbanas e sanitrias, como tampas de instalaes subterrneas, "bocas de lobo" de esgotos pluviais. Pode ainda ser usado para mveis escolares e construes diversas na indstria onde substitua adequadamente a madeira ou metal. O PVC, um dos polmeros mais utilizados dentro da construo civil, principalmente para a fabricao de tubos e conexes hidrulicos para instalaes prediais, tambm passvel de reciclagem, embora este polmero no gere volumes grandes de resduo. Os resduos de PVC representam em mdia 0,8% do peso total do lixo domiciliar. Isso ocorre porque o PVC mais utilizado em produtos de longa durao, como tubos e conexes, fios e cabos para a construo civil segundo o Instituto do PVC. O PVC reciclado tem diversas aplicaes. utilizado na camada central de tubos de esgoto, em reforos para calados, juntas de dilatao para concreto, perfis, cones de sinalizao, etc. Embora seja muito importante utilizarmos materiais reciclados dentro da construo civil, um estudo de sustentabilidade do material envolve mais do que isto. Precisamos estar preocupados com a durabilidade do material, os impactos causados pela sua extrao do meio ambiente, e sua industrializao. Podemos dizer que o ciclo de vida deste material muito importante quando pretendemos compara-lo a outros materiais. Em algumas aplicaes, a utilizao dos polmeros apresenta enormes vantagens a materiais mais tradicionais por sua durabilidade. Este o caso do PVC. Segundo o Instituto do PVC este polmero apresenta ciclos de vida til longos, que esto associados s suas aplicaes. Podem ser divididos da seguinte forma: 12% dos produtos tm vida til de at 2 anos, como as embalagens; 24% de 2 a 15 anos, como produtos utilizados na indstria automobilstica e 64% de 15 a 100 anos, como produtos da construo civil. Quando aplicado em tubos e conexes, apresenta uma vantagem em relao aos tubos de ao galvanizado, porque no so passveis de oxidao. Como se encontram normalmente protegidos pela estrutura dos imveis, esto livres das aes das intempries o que prolonga suas caractersticas por muitos anos. No podemos esquecer que o PVC, dentre todos os materiais usados na fabricao de esquadrias e portas o nico que no necessita de camada de proteo frente aos ambientes agressivos. O alumnio necessita de uma camada de anodizao, a madeira precisa ser envernizada e o ferro precisa de pintura. Os sistemas de pintura aplicados na madeira e no metal para garantir sua preservao e durabilidade so, em geral, base de solvente, e levam para a atmosfera materiais volteis, prejudiciais a natureza e a nossa sade, como o caso do xileno ou da guarraz encontrados em muitas formulaes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_pl%C3%A1stica

PATOLOGIAS Para a produo do PVC necessria a polimerizao do cloreto de vinila, o monmero do PVC, um gs altamente inflamvel e altamente txico. Para o processo de polimerizao, o cloreto de vinila pressurizado e misturado em uma soluo aquosa com aditivos. O PVC no solvel na soluo do seu monmero, ficando suspenso. O processo de fabricao tradicional do PVC pela suspenso do polmero; no tanque onde est a soluo do monmero, joga-se um catalisador que faz com que o monmero vire um radical livre e junte-se a outros monmeros, criando uma reao em cadeia, sendo que a nica maneira de para com esta reao pelo controle de temperatura. A reao de polimerizao altamente exotrmica, e devido aos critrios de segurana, necessrio quem o equipamento seja capaz de refrigerar o pico trmico de reao, mais uma margem de segurana. Ao final do processo, o polmero seco e processado, porm pode haver um excesso de catalisador, que prejudicial ao polmero, criando cadeias insaturadas, gerando cor no produto final, ento h um gasto com aditivos clareadores. Foi proposto outro mtodo de controle para a produo, sendo chamado CID (do ingls, Continuous Initiator Dosing), que consiste em controlar a reao de polimerizao pelo reagente catalisador, no mais pela temperatura. Por este mtodo, possvel ter uma produo mais segura e, dependendo do equipamento, uma produo maior. No CID utilizado um catalisador com uma meia vida extremamente curta, caso contrrio, a reao sairia do controle; se for necessrio que pare o processo, simplesmente corta-se a alimentao do catalisador. H um produto final mais puro, pois o reagente limitante deste processo o catalisador. Aps a produo do PVC h o processamento do polmero para o seu uso. No caso da extruso, processo onde o polmero colocado em um silo, que alimenta um parafuso que gira para uma regio mais quente da mquina, fazendo com que os grnulos de PVC derretam e so forados contra o perfil desejado.

Mquina extrusora

Cabeote da extrusora com perfil de fios.

No processo de extruso podem ocorrer problemas, criando problemas no produto. Caso os grnulos no sejam uniformes, ou o silo no foi alimentado corretamente, a falha na alimentao da maquina cria um perfil descontnuo e com falhas. A m calibrao do parafuso, caso seja muito rpida, pode fazer com que o substrato no derreta corretamente e o perfil no saia uniforme ou no seja contnuo; caso seja muito lenta, o subtrato pode vir a queimar dentro da mquina, acarretando em falhas no produto final e podendo estragar o maquinrio. Com a m calibrao do maquinrio, pode-se fazer com que o perfil final saia com espessuras diferentes. Estes cuidados devem ser observados, pois a implementao de material reciclado ao processo de extruso altera as propriedades do subtrato, comparado ao virgem; o material reciclado mais viscoso que o virgem, sendo assim, o parafuso deve rodar mais rapidamente para no estragar o produto. H uma quantidade correta de material reciclado que deve ser adicionada ao subtrato virgem, pois ele apresenta uma resistncia a impacto e presso inferiores ao material puro. A mistura em que se adiciona sem perder as resistncias requeridas de at 25% de material reciclado. Tambm h a perda de resistncia no material final devido ao seu indevido armazenamento. Caso, por exemplo, tubos de PVC sejam expostos a um perodo muito longo radiao solar, h o amarelamento do tubo e o plastificanete e aditivos sobem superfcie do material, causando, em longo prazo, problemas de resistncia, este processo acelerado pelas intempries. O devido armazenamento e cuidados com o materiais so imprescindveis para sua longevidade e desempenho.

RESUMO:

PRINCIPAIS APLICAES DOS POLMEROS NA CONSTRUO CIVIL

Atualmente, o polmero tem ganhado fora na rea da construo civil devido as suas caractersticas eficientes e competitivas com os outros materiais. Suas aplicaes em cada componente da construo civil: Instalaes hidrulicas prediais: Captao e/ou conduo de gua, esgoto sanitrio e guas pluviais. Tubulaes e conexes de PVC(gua fria) e CPVC(gua quente)

Figura 4: Conexes Fonte: www.eletrosantarita.com.br Instalaes eltricas: caixas, espelhos, tomadas, interruptores e eletrodutos, duto e subdutos.

a)

a) b) c) d)

Juntas estanques (soldadas ou rosqueadas) Menor custo de material e mo de obra Resistente corroso Lisura das paredes internas (maior velocidade do fluxo e menor formao de depsito) e) No condutores de eletricidade f) Coeficiente de expanso trmica elevada g) Imunes ataques de bactrias e fungos h) Densidade menor

Auto extinguveis (no havendo chama externa o fogo se apaga naturalmente.) b) Resistente luz solar e compresso c) Anticorrosivo d) Baixa densidade e) Bom isolante eltrico f) Flexibilidade (Rgido ou flexvel). PVC (poli cloreto de vinila) todos componentes eltricos PS (poliestireno) cabos eltricos PE (polietileno) e PP (polipropileno) Isolamento de cabos eltricos PPO (polixifenileno) rels e interruptores PCTFE (politrifluorcloroetileno) diversos componentes para equipamentos eltricos

Figura 1: Conexes Fonte: portuguese.alibaba.com Figura 5: Caixa de controle eltrico Fonte: portuguese.alibaba.com

Figura 2: Conexes Fonte: www.rededeartigos.com.br

Figura 6: Cabos eltricos Fonte: www.tecnologiadoglobo.com

Figura 3: Conexes e tubulaes Fonte: www.eletrosantarita.com.br

Figura 7: Rels Fonte: www.ferreiraleiroz.com.br

c) d) e) f) g) h) Figura 8: Interruptores e tomadas Fonte: depositomarinas.com.br

Boa resistncia qumica Menor custo de acabamento Boa resistncia a fortes intempries Dispensa manuteno Fcil reparo Translucido

Fechamento de fachadas: Esquadrias, portas, persianas, venezianas, como meios que dividem ambientes, muitas vezes responsveis pela filtragem das condies externas para interna. Durabilidade Segurana Habitabilidade Qualidade Custo (Material e instalao)

Figura 11: Telha de fibra de vidro Fonte: www.leroymerlin.com.br Polipropileno (PP) a) Excelente transparncia (transmite 90% da luz incidente) b) Boa resistncia a intempries c) No estilhaa d) Brilhante e) Coeficiente de dilatao elevado f) Combustibilidade

a) b) c) d) e)

Figura 9: Esquadrias de PVC Fonte: ketamy.com.br Fechamento de coberturas Telhas

Figura 12: Telha de Polipropileno Fonte: www.tamile.com.br Policarbonato (PC)

PVC rgido a) a) Translcido ou opaco b) Resistncia qumica c) Absoro acstica e trmica tima resistncia mecnica (Fluncia e impacto) b) Boa resistncia deformao (at 140C) c) Bom isolamento eltrico d) No propaga chama e) Boa resistncia qumica

Figura 10: Telhas de PVC rgido Fonte: www.precon.com.br Fibra de vidro (Fiberglass/vitrofibra/GRP/RP) a) Baixo peso b) Alta resistncia mecnica Figura 13: Telha de Policarbonato Fonte: www.joaovogel.com.br

Pisos, Revestimentos e Forros: Piso vinlico em placas, semiflexiveis(associado a fibra de amianto) ou mantas(associado a fibra de vidro), composto de resina de PVC ou de copolmeros de cloreto de vinila ou ambos, plastificantes, estabilizantes, aditivos, cargas inertes e pigmentos. Facilidade (na aplicao) Economia Rapidez (na aplicao) Versteis (diferentes ambientes) Resistncia (Dureza e impacto) Boa resistncia a agentes qumicos (bases, sais e cidos)

e)

Bom desempenho trmico(devido s cavidades internas que formam vazios de ar)

a) b) c) d) e) f)

Figura 16: Forro de PVC Fonte: www.megaartigos.com.br

Figura 17: Forro de acrlico Fonte: buskdor.webnode.com.br Figura 14: Sala com piso vinlico Fonte: www.liraluzdecor.com.br Papel de Parede em PVC a) Lavabilidade b) Estabilidade de cor c) Instalao fcil, rpida e econmica a) b) c) d) e) f) Tintas e vernizes: emulses acrlicasestirenadas, acrlicas puras, as vinilacrlicas e os PVAs (poliacetato de vinila) Acabamento bonito Durvel Baixo custo Proteo corroso Baixo mdulo de elasticidade tima aderncia ao substrato

Figura 15: Sala com papel de parede em PVC Fonte: pt.aliexpress.com Tela em Vinil - base de tela de algodo com uma pelcula de PVC a) Boa resistncia ao mecnica b) Lavveis c) Caractersticas imutveis ao logo do tempo Forro - Resinas Sintticas (PVC e acrlico) a) b) c) d) Instalao mais limpa e eficiente Facilidade de limpeza Baixa densidade timo isolamento acstico e eltrico a)

Figura 18: Tinta Latex PVA Fonte: www.tintasverginia.com.br

Figura 19: Aplicao de verniz Fonte: www.famastiltaurus.com.br Concreto Polimrico Elevada aderncia nos pontos de ligamento entre um concreto pr-existente e um

concreto novo, nos casos de recuperao estrutural; b) Resistncia qumica e abraso (trfego de pedestres); c) Resistncia flexo e trao; d) Permeabilidade e mdulo de elasticidade reduzido; e) Excelente propriedade dieltrica; f) Baixa porosidade e absoro de gua; g) Resistncia a gelo/degelo.

Figura 20: Estrutura em concreto polimrico Fonte: arquibox.wordpress.com Referncia: - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo PCC 5726 Princpios da Cincia dos Materiais Aplicados aos Materiais de Construo Civil Prof. Dr. Antonio Domingues de Figueiredo e Prof. Dr. Vahan Agopyan Polmeros Propriedades, Aplicaes e Sustentabilidade na Construo Civil - http://www.cimentoitambe.com.br/concretomodificado-com-polimero/

Вам также может понравиться