Вы находитесь на странице: 1из 61

Revisto histrico... Alvor-Silves & Odemaia Junho de 2011. Volume 2, n 6.

Sinais Vermelhos
Estrabo relata que j na poca Romana, todos os que se aventuravam para alm dos mares vermelhos sofriam vrios acidentes que os foravam a regressar!
(pgina 30)

Rocha Estromblica

(pgina 2)

Ssamo e Monte Citoro

Quando o Abre-te Ssamo vai parar a uma praa e a um obelisco em Roma


(pgina 15)

Plvora, Lanternas e Penhascos Vermelhos


Dos bales de S. Joo s invenes chineses e ausncia de contacto entre Romanos e Chineses
(pgina 41)

Companhia nas ndias

As Companhias que necessitavam de acompanhar os navegantes para cuidar das suas companhias ndigenas

Coimbra Torre dos Cinco Cantos de Hrcules


(pgina 51 e 60)

(pgina 18)

Alvor-Silves 2 ... Rocha Estromblica 6 ... Ossa Lucefecit 9 ... Nova Zimla 12 ... Campo Damasceno 15 ... Ssamo e Monte Citoro 18 ... Companhias nas Indias 24 ... Caucasianos Ibricos 27 ... Ibria estrbica 30 ... Sinais vermelhos 33 ... Prxima estao, vero! 37 ... Pontes, o Lethes do esquecimento 41 ... Plvora, Lanternas e Penhascos Vermelhos 45 ... Kafkania - uma pedra 48 ... Tarso

Odemaia 51 ... O culto do oculto 54 ... La Palisse, Roma e Pavia, verdadeira mente 58 ... Milho a milhas 60 ... Coimbra - Torre dos Cinco Cantos de Hrcules

alvor-silves.blogspot.com

odemaia.blogspot.com

Pgina 1

Rocha Estromblica
Estromblico (Strombolicchio) Trata-se de um pequeno rochedo em face da ilha vulcnica Estromboli (Stromboli, uma das Ilhas Elias), cuja forma suficientemente estromblica, especialmente na parte da formao que parece uma cabea rochosa. Em "Uma viagem de duas mil lguas" de Cludio Barbuda (e Filipe Xavier), 1848, anunciava-se o nascimento de novas ilhas perto dos Aores, Estromboli e Santorino. No h muitos vulces activos na Europa, e na zona da Siclia/Npoles encontramos alguns dos mais famosos, o Vesvio, o Etna e o Stromboli. Era nesta zona que eram colocados os deuses Vulcano, associado ao fogo, e Elos, aos ventos.

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

H uma quantidade de palavras cuja origem estranha e de alguma forma indeterminada, ainda que haja sempre alguma explicao mais ou menos original. Um desses casos a palavra "Estromblico"... que irei aqui associar Rocha da Mina, perto de Terena, assinalada num comentrio por Olinda Gil.

Rochedo Estromblico / Strombolicchio

Cludio Barbuda d conta da grande diferena entre vulces activos na Europa (1 continental, 12 nas ilhas), face Amrica (97 continentais, 19 nas ilhas), sia (8 continentais, 58 nas ilhas), e especialmente a ausncia de vulces na frica, exceptuando nas ilhas (?), ainda que o Kilimanjaro devesse ter sido considerado (mas no tinha sido escalado). Nesse relato de Barbuda, fala-se ainda da diferena nas erupes - "na Europa e sia tudo lava ou pedra, porm na Amrica lanam de si greda, escria de azouge e carvo, e algumas vezes gua e peixes fervidos". No sei a origem da palavra "estromblico", mas j era usada no Sc. XIX, e no disponho de nenhuma informao sobre algo estranho em erupes do Stromboli, nomeadamente algum relato de cuspir "peixes fervidos" para que constasse como associao bizarra. Ilha Sabrina O relato de Cludio Barbuda, no que respeita aos Aores, refere-se ilha de Sabrina - um episdio de 1811 j pouco conhecido no continente, mas que os aorianos relembram. Uma erupo formou uma ilha reclamada pelo navio ingls Sabrina, mas que no se consolidou e desapareceu pouco depois... evitando um problema de disputa territorial ao largo de S. Miguel. O mesmo problema territorial reportado numa erupo do vulco submarino Empedcles, que originou em 1701, 1831 e 1866, a ilha Julia ou Ferdinandea e cuja volatilidade da propriedade foi ironizada por Julio Verne. Seria este relato o referido por Barbuda, associado ao Estromboli?

A ilha Sabrina, ao largo de S. Miguel, relato do comando de Tillard.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/rocha-estrombolica.html

Pgina 2

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


O Stromboli est no norte da Sicilia e no no sul, onde apareceu esta ilha Julia... e por outro lado, relativamente Santorini confirmamos Nea Kameni na erupo de 1707. Rocha da Mina (Terena) Por simples comparao visual, a Rocha da Mina, associada ao culto do Endovlico, tem uma configurao tambm "estromblica" parecendo revelar uma cabea rochosa. J aqui afirmmos que o culto de Endovlico nos parece ter sido uma inveno romana, destinada a ocultar a religio original ibrica, que se centraria num culto no muito diferente do grecoromano, elevando acentuadamente a figura de Hrcules... ou o "homem da maa". Este parece ser o nico registo confirmado desse culto, que estaria ao mesmo tempo associado a Cupido, deus do amor... Na nossa opinio a origem dessa confuso tem um protagonista inicial, que poder ter deixado rasto no muito longe... em Juromenha! Juromenha Uma das fortalezas mais espectaculares que ainda restam a de Juromenha. A construo inicial de Juromenha est envolta nalgum mistrio, sendo claro que sofreu alteraes posteriores, nomeadamente na altura das Guerras da Restaurao e seguintes.

[cm-alandroal, alandroalandia]

Rocha da Mina, Alandroal

Encontramos o relato do Padre Antnio Carvalho da Costa, na Corografia Portuguesa de 1708, que diz o seguinte: No Bispado de Elvas, onze legoas de Aviz para o Nascente, trs de Borba para o Oriente, & trs de Elvas para o Ocidente, nas margens do rio Guadiana, em lugar iminente, forte por natureza, & arte tem seu assento a Villa de Jurumenha, cercada de fortes muros, que edificou Julio Cesar (segundo a tradio dos moradores) a quem os Latinos chamam Julii maenia, corrupto hoje em Jurumenha. Foi fundada pelos Galos Celtas muitos anos antes da vinda de Christo, & depois El Rey Dom Diniz a aumentou pelos anos de 1312.

Castelo de Juromenha

Ou seja, havia a tradio local de associar as muralhas de Juromenha a Jlio Csar, a que se acrescenta a derivao de Julii Maenia. mais uma associao famlia Julia de Jlio Csar, que tem outras derivaes conhecidas: Pax Julia (Beja), Liberalis Julia (Evora), Felicitas Julia (Lisboa)

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/rocha-estrombolica.html

Pgina 3

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


No difcil compreender que Jlio Csar teve sucesso (felicitas) na Lusitnia, sendo conhecido que passou a pagar em ouro puro s suas legies, muito provavelmente devido a uma combinao de paz (pax) com os povos locais, que admitia alguma liberdade (liberalis) nativa.

Essa paz ter tido algum compromisso com o culto, ou melhor cultura, lusitana, onde o Endovlico ter sido uma pea para a ocultao de cultos, ou culturas, anteriores. Em particular, torna-se evidente que a fortaleza de Juromenha seria implantada por cima de uma fortaleza celta... Esta tendncia foi ainda reafirmada por Octvio, depois imperador Augusto, de tal forma que a Era Hispanica foi marcada a partir da sua presena na Hispania, e subsistiu na marcao de anos at D. Joo I. Lucefece Como bem observou Olinda Gil, perto de Terena corre a Ribeira de Lucefecit (ou Lucefece), afluente do Guadiana, e indicamos um excelente artigo de Heitor Pato sobre este tema.
[http://www.celtiberia.net/articulo.asp?id=2989]

Outras origens do nome j tinham sido abordadas pelo Padre Antnio Carvalho da Costa em 1708:

No explicado qual o Capito... O efeito ter sido devastador pela quantidade de ossos dar origem ao nome da serra... e este "Lucem fecit" ou "faz-se luz" fica com um significado carregado, um pouco diferente do "Lucifer" enquanto estrela de alva. Encontramos ainda nas margens dessa ribeira, a Igreja da Boa Nova, de Terena, j ligada a uma relao posterior, filha de Afonso IV que convenceu o pai a apoiar o rei de Castela, seu marido, na Batalha do Salado. A imagem do Sc. XIX, que encontrmos na revista Panorama de 1847, prxima da actual_______ Vila do Cano, Sousel Acabamos na Vila do Cano este pequeno priplo naquela zona alentejana, que muito provavelmente em tempos antigos seria quase costeira pela proximidade do extenso mar interior... epteto da vila ser "a mais vetusta das vetustas"... mas desconhecemos de onde vem tal pretenso de to grande antiguidade. J tnhamos falado sobre esta vila, como exemplo alternativo aos Olhos de Fervena, pela referncia aos tais olhos de gua, sobre os quais o Padre Antnio Carvalho da Costa, em 1708, diz:

(...) corre por ele uma ribeira chamada Lucefece, que tomou o nome do que disse um Capito, o qual dando uma batalha na Serra d'Ossa assim chamada dos muitos ossos, que nela ficaram dos que na batalha morreram, indo-se recolhendo, & chegando a esta ribeira, vinha amanhecendo, disse para os seus Lucent fecit, & que desta palavra tomou o nome. H neste termo uma Parquia dedicada a N. Senhora do Rosrio com um Cura da Ordem de Aviz, & uma Ermida do Arcanjo S. Miguel perto da Vila de Terena , fundada nas runas daquele clebre, & antiqussimo templo dedicado a Cupido, chamado Endovelico na lingua dos antigos Lusitanos.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/rocha-estrombolica.html

Pgina 4

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Para o Nascente tem uns olheires de gua, que chamam a "fonte dos olhos", por estar neles fervendo tanta agua, donde sai um cano dela, com que moem azenhas, & pizo; Se a gua das azenhas se converte em pedra dentro na caldeira, de sorte que muitas vezes se tira dentro dela outra caldeira de pedra, que se fez da agua & por tradio antiga se conta que j estes olheires indo um homem com um carro ? sorveram com carro & boys, & no apareceu mais.

Fica assim uma outra referncia ao tal fenmeno popular de "desaparecimento" prximo de tais "olhos de gua", que invocam alguma nascente de origem vulcnica, pela descrio. lamo Regressamos assim ao "estramblico", no apenas pela descrio destes fenmenos, mas pela descrio de uma eventual nascente termal, que tinha um cano... A Vila do Cano, que j no tempo romano teria a designao Cannum, mantm no seu brazo um enigmtico cano... Carvalho da Costa fala dessa origem do nome, sugerindo os mltiplos canos, ou um cano de natureza singular. No muito longe vamos encontrar a Torre de Cames, ou Torre do lamo:
Torre do lamo, ou de Cames (concelho de Sousel)

A associao da Torre do lamo a Lus de Cames parece dever-se histria de que ali teria escrito grande parte dos Lusadas... ou talvez dito de outra forma, que grande parte da Histria dos Lusadas poderia ser encontrada por ali. No plural de lamo(*)... Los Alamos ficou depois clebre nos EUA pelo projecto atmico, e adequadamente finalizamos com uma associao "estramblica".

(*) Convm notar que lamo um tipo de madeira semelhante ao Choupo. Ao nvel da histria americana, o episdio do Forte lamo foi marcante na definio da independncia do Texas (que veio depois a ser integrado voluntariamente como estado dos EUA).

Habitualmente no consideramos invulgares fontes de guas sulfurosas, as ditas Caldas, em diversas povoaes ibricas, apesar de j no haver qualquer registo de actividade vulcnica h muito tempo! Essas fontes assumem uma origem interna, e um calor interno, que se manifesta nos vulces, cuja distribuio algo peculiar, conforme apontava Cludio Barbuda. Essa erupo resultante de uma presso e fonte interna de calor poderosa tem um problema temporal... se j no existe fonte de calor, a manifestao de actividade vulcnica tenderia a desaparecer rapidamente, pelo arrefecimento natural (equilbrio trmico). Porm, nada disso acontece... e o fenmeno das erupes do Stromboli, razoavelmente peridicas e contnuas, indicia ao contrrio uma permanncia de fonte interna de calor durvel. Qual? Alvor-Silves, publicado em 6 de Junho de 2011

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/rocha-estrombolica.html

Pgina 5

Ossa Lucefecit

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

A descrio da origem do nome da ribeira Lucefecit, no post anterior, e a associao Serra de Ossa, vai levar-nos a uma Estria complicada de contar, pois uma hiptese que mexe fundo com a nossa nacionalidade "lusitana". Recordamos o que dizia o Padre Antnio Carvalho da Costa em 1708:

(...) corre por ele uma ribeira chamada Lucefece, que tomou o nome do que disse um Capito, o qual dando uma batalha na Serra d'Ossa assim chamada dos muitos ossos, que nela ficaram dos que na batalha morreram, indo-se recolhendo, & chegando a esta ribeira, vinha amanhecendo, disse para os seus "Lucent fecit" que desta palavra tomou o nome. H neste termo uma Parquia dedicada a N. Senhora do Rosrio com um Cura da Ordem de Aviz, & uma Ermida do Arcanjo S. Miguel perto da Vila de Terena , fundada nas runas daquele clebre, & antiqussimo templo dedicado a Cupido, chamado Endovelico na lingua dos antigos Lusitanos.

Ribeira de Lucefecit (sitioseestados.blogspot.com)

Esta descrio avassaladora... uma batalha mpar, cujos ossos deram nome a uma Serra, e assim a explicao associada ribeira fica demasiado simplista, para uma frase cnica de um capito. Ao mesmo tempo, mistura-se o culto de Cupido, do Amor, com um nome composto, Endovlico, que para ns se deve ler Endo-blico, ou seja Guerra Interna. J o tnhamos suspeitado, mas sem outra razo... que agora acrescentamos! A Estria esta...
Lucefecit ser uma pequena corrupo de Lusii fecit, ou algo semelhante, revelando os "Lusos fizeram-no"!

Estamos em 142 a.C, e os Romanos comandados por Quinto Fbio Mximo Serviliano preparavam o assalto final Iberia. A Histria conta-nos sobre um heri Viriato, que se rebela, junta tribos e confronta o poderoso exrcito romano com tcnicas de guerrilha e basicamente calhaus. Viriato depois atraioado e a Lusitnia perde a independncia, tornandose provncia romana.

Muito bem... mas h alguns detalhes que ficaram sempre por explicar. No sudeste ibrico, havia uma zona atribuda aos Cnios, Turdetanos, ou Tartssios (podem ser variaes do nome consoante os designadores e o tempo de referncia), que seria a mais avanada em termos civilizacionais, devido sua importncia costeira e charneira na entrada do Mediterrneo. Alguns (poucos) registos arqueolgicos foram confirmando isso.

interessante analisar este mapa (wikipedia), que mostra as diferenas em termos de toponmia lingustica:

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/ossa-lucefecit.html

Pgina 6

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Se reparamos no mapa, confirmando alguma diferena civilizacional, os Lusitanos no chegavam parte sul, apesar de posteriormente esse territrio ter sido includo na Lusitnia. Essa parte sul seria Cnia, com forte influncia fencia, mas distinta.

Ora, aps a terraplanagem de Cartago, por Cipio Emiliano em 146 a.C. seria bem sabido o destino que os Romanos reservariam s civilizaes pnicas e similares. A ordem era destruir por completo... no tinha sido acidental a participao ibrica nas tropas de Anbal, e toda a Hispnia estava sob ameaa. Passam 4 anos, resta um pequeno reduto algarvio-alentejano e mais acima um povo Lusitano, provavelmente herdeiro dos Celtas, encerrado no seu reduto montanhoso. Tambm sabemos que os Romanos no tinham problemas em fazer e desfazer alianas,

Onde ficaram os Cnios, com uma civilizao martima, provvel herdeira fencia, nesta luta de Romanos e Lusitanos? No aparecem, no constam dos registos de batalhas... Poder assumir-se que estavam em colaborao com os Lusitanos, na defesa da parte ocidental, mas seria estranho subvalorizar a participao de um povo martimo claramente mais avanado face a um suposto heri "pastor das montanhas". colocando os fins frente dos meios... e aqui que entra a nossa Estria de traio pelo lado oposto! Perante a ameaa Romana, os Cnios devem ter convocado os restantes povos para uma resistncia, e por outro lado Serviliano deve ter explicado a Viriato que o problema que tinham no era nada com ele. Perante o resultado de Cartago, Viriato e os Lusitanos tero cedido presso romana. Por uma questo de sobrevivncia, devem ter simulado aceitar a aliana com os Cnios para os trair...

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/ossa-lucefecit.html

Pgina 7

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


A batalha determinante desenrolar-se-ia na Serra de Ossa, junto ribeira de Lucefecit. Os Cnios tero sido surpreendidos pela traio lusitana do seu lado do campo de batalha, ao mesmo tempo que eram exterminados pelo poderoso exrcito romano. Encurralados entre dois inimigos, natural a aniquilao total, de que resultou o nome Serra de Ossa... nem tiveram oportunidade de retirar, pois as sadas teriam sido cortadas do seu lado pelos lusitanos. Uma outra hiptese mais sinistra depreende-se da afirmao do capito ser proferida ao amanhecer! A batalha no se poderia ter dado de noite, pelo que se revela uma eventual aniquilao no acampamento das foras Cnias, seja pelos lusos, seja por revelao destes aos romanos. assim natural a expresso reveladora do Capito na ribeira "os Lusos fizeram-no", ou at talvez tivesse sido "faz-se luz", e o nome romano Lusitnia tenha derivado dessa ideia luminosa. ainda natural a posterior adorao no local ao Endovlico, que nada mais seria do que um eterno arrependimento a essa Guerra Interna, perdido num outrora Cupido de amor. Mais natural que s nessas condies Viriato tivesse sido reconhecido como rei, e a Lusitnia como estado independente, por acordo com Serviliano. Os Romanos no o fariam noutra circunstncia... e em breve voltariam para destituir Viriato. Deixavam um pastor na histria, e ocultavam uma civilizao avanada.

Conistorga, provavelmente seria arrasada e sobre ela seria erigida a paz, a Pax Julia... mas no imediatamente! A estria no acaba aqui... Muito provavelmente a parte alentejana foi conquistada e arrasada, resta saber se as montanhas algarvias teriam protegido uma parte significativa dos Cnios. Viriato ter sido depois trado, muito provavelmente resultado da sua traio aos Cnios, e por patrocnio destes.

Para a fase seguinte juntamos dois pormenores: a conquista de Lacobriga reportada apenas depois de 76 a.C. e de Sertrio, com um detalhe sinistro - o nome Ossonoba para Faro! Ossonoba, literalmente de "Osso-nova" derivar de nova zona de ossos... uma nova Serra de Ossa, ou seja uma nova batalha de aniquilao, posterior mas de data indeterminada. natural que os Cnios tenham conseguido resistir mais algumas dcadas, ainda que bastante fragilizados, a Lusitnia romanizada afinal resumir-se-ia parte no algarvia. Parte do sucesso de Sertrio pode ter resultado dessa fugaz colaborao com os Cnios. A incluso de Lacobriga na Lusitnia reportada apenas aps Sertrio, e por outro lado s com Jlio Csar, duas ou trs dcadas depois, que se consolida a Pax Julia sobre uma Conistorga desaparecida. Tambm destes exemplos podemos perceber como o Egipto de Clepatra sentia a terraplanagem de civilizaes passadas e evoludas... no era claro qual seria o destino que a nova ordem mundial romana lhes reservaria. Contamos apenas uma Estria, mas mais uma daquelas que rene vrias informaes, dando consistncia e alguma explicao s histrias enfabuladas que foram fazendo a nossa Histria.

Alvor-Silves, publicado em 8 de Junho de 2011

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/ossa-lucefecit.html

Pgina 8

Nova Zimla

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

J fizemos vrias vezes referncias a Antnio Carvalho da Costa, desde o seu Tratado de Astronomia mais conhecida Corografia Portugueza. No tnhamos ainda falado do seu Compendio de Geographia, de 1686, e vamos comear por faz-lo a propsito de Cames! H mais de um ano, quando falmos de Lampetusa, a propsito da Carta do Atlntico Norte, e mais recentemente sobre o Trpico Semicapro, invocmos as descries geogrficas constantes nos Lusadas, como pea no negligencivel de informao. Curiosamente, fomos agora encontrar essa mesma associao no Compndio de Geografia de Carvalho da Costa. O matemtico e cosmgrafo jesuta ter sido das ltimas pessoas a evidenciar um claro domnio de um conhecimento multidisciplinar em Portugal, sendo notrio que aps o Tratado de Methuen e a sujeio a um constante desequilbrio comercial, a nica produo que saiu destas praias foi essencialmente a literatura que expressava o atrofiamento cultural. A obra de Carvalho da Costa j s importante a nvel nacional, mostrando que Portugal no estava ainda fora do desenvolvimento europeu, e poderia ter recuperado... caso a Restaurao tivesse sido mesmo de verdadeira independncia, e no tivesse depois ficado toda a Ibria sujeita a ditames comerciais na nova ordem mundial de Vestflia, especialmente sujeita proteco inglesa ou venerao francfona... sendo as duas faces da mesma moeda. Para descrever a parte setentrional da Europa, Carvalho da Costa cita o Canto III (8) dos Lusadas, que comea assim (*): L onde mais debaixo est do Plo, Os montes Hiperbreos aparecem (...) Que a neve est contino pelos montes, Gelado o mar, geladas sempre as fontes.

(*) Fazemos apenas um parntesis para referir mais um caso de adulterao corrente... "contino pelos montes" transcrito "contido pelos montes" quando obviamente "contnuo pelos montes"! Os fonemas sobrepem-se sempre sua escritura posterior...

Em particular, nesse mapa, datado entre 1597 e 1612, aparece claramente o Rio Obi (Ob ou Obio) e o Rio Lena at ao Lago Baikal, coisa impossvel, se atendermos historiografia oficial que coloca este descobrimento do Lena em 1633 e a origem do nome por Elyu-Ene, na lngua local... (Porm, talvez haja uma estria mais simples, com um navegador leiriense a lembrar-se do seu rio Lena, e assim a explicar esse registo no muito anterior mapa de Lavanha).

Esta citao colocada exactamente depois de dizer "o qual vai tambm correndo pela parte do Norte para o Oriente direito Nova Zembla, da qual parte Boreal de Europa fala o nosso Poeta (...)" Ao descrever o Oceano Hiperbreo (hoje dito rtico) at Nova Zembla, parece pretender que o Mar de Barents j teria sido invocado nos Lusadas. Ora esse conhecimento e descobrimento atribudo depois a Barents... algo que contraditrio com a datao do mapa de Joo Lavanha, Theatrum Mundi, onde aparece Nova Zimla e toda a costa norte da Rssia.

Pilares do Rio Lena, Sibria Oriental

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/nova-zimla.html

Pgina 9

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


mais ou menos claro que h pormenores estranhos em toda esta histria, e havendo uma "Nova" Zembla seria de procurar a Zembla (em russo Zemlya Terra) original... coisa que parece ter motivado o escritor russo Nabokov na sua obra Pale Fire, identificando uma Zembla imaginria, uma Ultima Thule com um rei colocado na posio xadrezstica de Solus Rex (o rei solitrio pode no levar vitria, mas pode forar o empate por impasse ou abafamento).

No entanto, se seguirmos a designao Zimla, no mapa de Lavanha, vamos parar aos montes da Jordnia... Como bvio, Nova Zimla, Nova Zembla, ou Novaya Zemlya, j seria conhecida de pescadores russos.. no entanto estes no teriam a chancela da Cria ocidental para reclamar tal descobrimento, e assim toda a parte da costa norte russa, agora chamada Sibria, e antes chamada Tartria, era considerada desconhecida. Por aqui chegamos, mais uma vez ao Estreito de Anian, hoje dito de Bering. Diz Carvalho da Costa (pag. 80): Mar Tartrico que fica ao norte da Tartarea & confina com a Nova Zembla da parte de Leste, comunicando-se com o Oceano mais Ocidental da Amrica, & com o mar, que fica ao Norte do Japo pelo Estreito de Anian, se que h tal Estreito dividindo sia de Amrica, como se descreve nos mapas, o que os Chinas negam & o negava o nosso Joseph de Moura, que tinha feito grandes navegaes.

Quanto Tartria, a histria do Imprio Trtaro acabar definitivamente com Pedro, o Grande. Em 1686, quando o padre Carvalho da Costa escreve, pode ainda referir (pg.133):

Com alguma prudncia, Carvalho da Costa refere o Estreito, que ficaria reservado a Bering, vrias dcadas depois, porque o nome Anian estava envolto na proibio de que j falmos vrias vezes. curioso a referncia negao dos chineses (sobre Joseph de Moura, no se tratando certamente de Bastio de Moura, no encontrmos registo)... Essa negao chinesa talvez manifestasse o receio de exploraes sistemticas que ameaassem Fusang.

O Gr Co Trtaro estava colocado ao mesmo nvel do Gro Turco Octomano(*), enquanto Imperador, muito diferente do Reino da Prsia do qual dizia "hoje governa-se pelos Sbios". J aqui referimos que a configurao da Sibria, pela anterior ligao do Mar Cspio ao Oceano Antrtico, pela bacia do Rio Obi e Mar de Aral, teria significado uma evoluo bem diferente. Tal como Antnio Galvo, tambm Carvalho da Costa menciona a entrega de ndios ao romano Quinto Metelo pelo Rei da Sucia. H uma diferena, que no nos espanta... ele diz "Rei da Sucia" e no "Rei da Suvia", conforme j explicmos houve a confuso da Alemanha Escandinava.(**)
(**) Acrescentamos a meno na estrofe 10 (ainda do Canto III), que fala justamente na Escandinvia ilha!

pelo reino da Moscvia que todo o Imprio Trtaro cair... se os gregos chamavam Trtaro ao inferno, considerar que a conquista russa teve combates isolados com tribos nmadas, capaz de ser uma viso simplista... poder ter sido um inferno do qual no subsistem registos. Na altura, dizia ainda sobre a quinta parte da sia: "contm o mais vastssimo Imprio da China, sujeita agora ao Trtaro Oriental, (...)". Ou seja, a China em 1686 estava sujeita aos Mongis/Trtaros, pelo domnio da dinastia Qing, de etnia Manchu (Manchuria), que em 1644 substituram os Ming no controlo da China.

"A segunda parte da sia aquela que est sujeita ao Gr Co Imperador dos Trtaros, cujos fins pela parte do Sul so o mar Cspio, o rio Jaxartes, o monte Imaus [Himalaias]; pela parte do Oriente e Setentrional o mar Oceano; e pela parte do Ocidente o reino j dito da Moscvia."

(*) Escrevemos "Octomano" e no Otomano, pois assim escreve Carvalho da Costa, e aqui o simples "c" passa a dar um interessante significado geomtrico octogonal palavra.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/nova-zimla.html

Pgina 10

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Diz mais, citando Plnio, "que toda esta praia para o Nascente da India at ao Mar Cspio foi navegada pelas armadas dos Macednios, imperando Seleuco & Antoco". Tal navegao, da India ao Cspio, s compatvel com extenso mar, que depois recuou e deu lugar a estepes, a tundras e a desertos. dessa regio de navegao macednia, de Seleuco, que surgiro os turcos seleucidas, que alguns escrevem seljucidas.

A ligao ao Norte teria ocorrido por essa passagem, do Cspio ao norte do Oceano, em que o limite depois se confundiu num rio Tanais. Este rio provvel confluncia do Don com o Volga, formaria um mais alargado Mar de Azov, ento chamado Lagoa Meotis, e estava ladeado pelos Urais, ento chamados Montes Rifeus, assim descritos por Cames (Canto III7): Da parte donde o dia vem nascendo, Com sia se avizinha; mas o rio Que dos montes Rifeios vai correndo, Na alagoa Meotis, curvo o frio, As divide: e o mar que, fero e horrendo, Viu dos Gregos o irado senhorio, Onde agora de Tria triunfante, No v mais que a memria o navegante.

A primeira parte desta oitava citada por Carvalho da Costa, mas ainda interessante o recuo que Cames vai fazer sobre uma guerra entre Citas e Egpcios, que nos levar ao prximo texto. Alvor-Silves, publicado em 10 de Junho de 2011

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/nova-zimla.html

Pgina 11

Campo Damasceno

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

No texto anterior mencionmos as citaes de Carvalho da Costa a Cames, e na estrofe que se segue, ou seja, a 9 do Canto III, aparece uma referncia ao Campo Damasceno: Aqui dos Citas grande quantidade Vivem, que antigamente grande guerra Tiveram, sobre a humana antiguidade, Co'os que tinham ento a Egpcia terra; Mas quem to fora estava da verdade, (J que o juzo humano tanto erra) Para que do mais certo se informara, Ao campo Damasceno o perguntara.

O que temos de mais prximo para se ajustar a tal meno ser a Batalha de Kadesh entre Hititas e o Egpto de Ramss II. Atrevemos a sugerir isto porque a noo de "Hitita" razoavelmente recente... na realidade s comeou a fazer parte dos livros comuns de Histria no final do Sculo XX, apesar de hipteses j colocadas no Sc. XIX. Ou seja, Cames, ou qualquer outro escritor at ao Sc. XIX nunca falaria de Hititas... os Hititas apareceram do nada, sem referncias perceptveis em textos antigos. A situao de tal forma surpreendente que, apesar da ausncia de meno durante milnios, os Hititas renascem no Sc. XX como se sempre tivessem sido mencionados. So encontrados os documentos de relaes diplomticas com o Egipto e com os Gregos, o que vai levar rapidamente descodificao da sua linguagem! Ao contrrio do habitual, tudo corre sem grande polmica...

Comeamos com a referncia a uma grande guerra entre Citas e Egpcios... A noo de Citas est ainda mais mal definida do que a de Celtas, servindo esta palavra para resolver com uma nica designao um eventual grande grupo de tribos nmadas para alm da Prsia, e que se estenderia da Samrcia Tartria. No entanto isso no nos ajuda relativamente a esta "grande guerra" com os que tinham a terra egpcia... e a propsito do Campo Damasceno.

Batalha de Kadesh (Sria)

Para j no interessa dizer mais nada sobre o assunto, apenas que to estranho os hititas terem estado fora da inspeco cuidadosa dos investigadores anteriores, como estranho a sbita aceitao, mais uma vez na zona da Turquia - regio que um autntico depsito de vestgios antigos. A existncia de Hititas permitiu resolver uma lacuna de inexistncia civilizacional nessas paragens na altura do Antigo Egipto, e deu assim consistncia a muitos achados na sia Menor que no encaixavam nos perodos temporais posteriores. http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/campo-damasceno.html

Pgina 12

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Para o que interessa, podemos admitir que Cames se referia a esta guerra entre Hititas e Egpcios... ou melhor, com "quem tinha ento o Egipto", algo que j tinha sido tambm mencionado no sculo anterior (Sc. XV) por Marco Antnio Sablico. Em ambos os casos, o assunto era o Campo Damasceno, territrio na Terra Santa, que foi consagrado como primeiro local onde se povoou o mundo... ou seja, seria a o Jardim do den.

O nome Damasceno est associado a Damasco, na Sria, mas acabou por ficar mais ligado a Hebron e ao monumento rabe que celebra o Tmulo dos Patriarcas : Ado e Eva, Abrao e Sara, Isaac e Rebeca, Jac e Lea.

Portanto, a disputa sobre a aparecimento do Homem (que hoje colocada no Vale de Rift, frica), e do local do Jardim do den, teria entretido Citas e Egpcios em poderosas guerras... mas como dizia Cames, para certeza do local bastava visitar o Campo Damasceno.

Construo muulmana (em 1906 e actualmente)

O Tmulo dos Patriarcas, em Hbron.

Convm fazer um pequeno parentesis para dizer que no muito claro o que Cames pretende dizer... h quem pretenda que os restos encontrados seriam sim de gigantes, ou seja pode ler-se nalguns textos criacionistas que Ado e Eva para alm de lhe ser atribuda longevidade quase milenar, seriam ainda gigantes! J vimos em muitos filmes que era frequente no final do Sc. XIX, princpio do Sc. XX, aparecerem registos de monstruosidades ou anormalidades, que faziam atraco em feiras (no sendo reconhecidos oficialmente, no poderiam fazer sucesso em mais nenhum lugar). Um dos casos justamente o de um gigante petrificado encontrado na Irlanda (Revista Strand, em Dez. 1895): __________________________ Se houvesse j na altura de Cames alguma suspeita dessa dimenso gigantesca, pois faria sentido perguntar ao Campo Damasceno, onde estariam as ossadas... j que assim a resposta teria alguma evidncia auto-explicativa!

Imagem do gigante irlands (e relato no site shallroar.com )

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/campo-damasceno.html

Pgina 13

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Em 1817 o Frei Joo de Jesus Christo sensato ao dizer:

No tanto, por nenhum dilvio ou fenmeno natural, mas muito mais pela aco humana, se tal sepulcro existisse dificilmente se manteria, resistindo a toda a presso de encobrimento e destruio.

(...) a terra he roxa, o que a palavra Adam significa. Santo Arnulfo, antiquissimo peregrino da Terra Santa, afirma, que ali vira o sepulcro de nossos proloplastas Adam, e Eva. Alguns querem, que neste vale fosse o Paraiso, onde Deos colocou Adam. Porm apesar dos belos discursos, que se tem feito sobre estes objectos, eles sero sempre ignorados; e muito mais sabendo-se, que o Diluvio mudou a face da terra. O melhor confessar, que visto o alto silncio da Escritura, e tradio sobre isto, nada se sabe de certo.

Adam significaria "a terra roxa", o que especialmente curioso j que no Sc. XIX o escocs McAdam (filho de Adam) vai desenvolver estradas de macadame, que associamos a estradas de terra batida, de cor semelhante que vemos nos courts de tnis! E de forma no relacionada, um outro MacAdam australiano do Sc. XIX ir dar nome a uma planta, talvez do Jardim do Paraso, a que associamos a macadamia!

No sei se o nome Damasceno deriva de Adam, por deturpao de Adamasceno... mas de admitir essa ligao, e assim Damasco poderia ter essa referncia primeva importante. Pela parte dos gregos, era comum usar a palavra Adamas, de onde deriva Adamantino como nome para matria quase inquebrvel, dura como o diamante, ou para pessoas marcadas pela integridade. Essa matria adamantina fez parte do elmo herculano. Para alm de Hrcules, Perseu matou a Medusa com um punhal adamantino, e era dessa matria as correntes que prendiam Prometeu, ou a faca usada por Cronos para castrar o pai rano, entre outros exemplos. Alvor-Silves, publicado em 11 de Junho de 2011 Notas: (12/6/2011)

1) O recente texto Ager Damascenus [ http://digital.fides.org.pl/Content/460/Hilhorst.pdf ] de Anthony Hilhorst (Univ. Grningen, 2007) explora justamente a localizao do Campo Damasceno, entre Jerusalm, Hbron e Damasco, seguindo a evoluo na tradio milenar. 2) Cames usou a figura de Adamastor, tit quase no referenciado na mitologia greco-romana, e que poderia ter ligao etimolgica a Adamantino e a Adam, conforme dito em cima. 3) Por isso, quando h um ano ligmos Adamastor a um eventual anagrama com Madrasto, estvamos obviamente concentrados num nico enigma... e longe de suspeitar na altura a extenso e confuso de mltiplas ocultaes. Ou seja, se hoje abandonamos essa ligao ao anagrama, ainda no abandonamos uma propositada caracterizao da figura de D. Joo II atravs de Adamastor.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/campo-damasceno.html

Pgina 14

Ssamo e Monte Citoro

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

J mencionmos que Alexandre Dumas vai recuperar no seu Conde de Monte-Cristo, em 1844, as figuras de Sindbad e de Ali Bab, inseridas nas Mil e Uma Noites transcritas por Antoine Galland no incio do Sc. XVIII. Se j tnhamos referido Aladino e Lucerna, agora tempo de dedicar algumas linhas a Ali Bab, mais propriamente palavra "Ssamo"... j que os 40 ladres so de difcil identificao! A planta Ssamo diz-se Gergelim no Brasil, provindo da palavra rabe gilgilan, o que mostra que a designao vinda do rabe simsim ser alternativa. Estas sementes abrem quando maduras, e so as sementes de Simsim ou Ssamo que polvilham o po usado nos hambrgueres desde o antigo sucesso da McDonalds. Para alm desta conexo gastronmica, no h muito mais sobre Ssamo. Porm, vamos encontrar uma referncia a Ssamo to antiga quanto Homero, que no Canto II da Ilada diz: Plemeneu veloso os Paflagnios, De Enete move, atriz de agrestes mulas, Os que o Citoro e Ssamo possuem, As lindas vrzeas do Partnio rio, Comna e Egalo e os celsos Eritinos.

assim por Homero que juntamos Ssamo e Citoro, mais propriamente o Monte Citoro, locais que hoje fazem parte da bela cidade turca de Amasra (de Amastris, esposa do persa Xerxes), cidade no Mar Negro, na zona costeira do territrio atribudo aos Hititas...

Est iniciado o caminho, e daqui pelo poeta romano Catulo podemos chegar a Itlia... mas a viagem no vai exactamente para Sirmione no Lago Garda, faz aqui um desvio para o Monte Citorio, mais propriamente para o Palazzo Montecitorio, em Roma, onde h um notvel obelisco:

Monte Citoro e Ssamo, hoje Amasra.

Em 1696 a Cria Romana foi instalada na Praa de Montecitorio. Escrevendo uma dcada depois, quando Galland diz "Abre-te Ssamo", seguindo Homero poderia bem dizer "Abre-te Monte Citoro", referindo-se Cria Romana a instalada recentemente. Desconheo o nmero de elementos da Cria(*) poca e em vez de 24 poderiam ser mais, digamos mais 16? Afinal, era apenas uma estria... mas seria menos estria que a Cria Romana escondia tesouros fabulosos!

Obelisco egpcio em frente ao Palazzo Montecitorio.

(*) Quarantia, o Conselho dos Quarenta era um rgo consultivo muito importante na Repblica de Veneza, que inseria a componente aristocrtica funcionando como tribunal e rgo constitucional. O nmero aqui importante pela revelao de Alexandre Dumas... o sino de MonteCitorio tocava apenas no incio do Carnaval. claro que o nome Venezia ou Venetia tem aquele problema fontico da confuso entre V e F, que nos pode transportar rapidamente a Fenecia ou Fencia, o que no despropositado se entendermos que Veneza assumiu uma importncia martima ao nvel de se colocar como herdeira dos Fencios.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/sesamo-e-monte-citoro.html

Pgina 15

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


No Conde Monte-Cristo Alexandre Dumas lembra-se tambm do palcio Montecitorio, e diz que o sino apenas tocava no incio do Carnaval (ou quando o papa morria)... claro que o personagem Dantes beneficia do excelente tesouro revelado por Faria, mas tem o amor subtrado por Mondego... falando apenas da conexo dos nomes Dantes-Faria-Mondego, onde o pouco usual nome Mondego nos levaria s termas de Curia. Diz-se claro que Dumas foi motivado pela visita a Elba, onde acompanhou o sobrinho de Napoleo em 1842, e avistou a ilha de Montecristo, quase proibida e visitada pelos piratas Barbarrosa e Dragut, talvez na direco do seu Sindbad...

Com Dumas recente e est subjacente o exlio de Napoleo a Elba... que tal como MonteCristo, seria uma ilha formada pelos diademas de Vnus cados quando se banhou no Mar Tirreno. E claro que o declnio de Napoleo comeou perto do Mondego, no Bussaco, ou seja na zona da Curia.

A ilha de MonteCristo (prximo de Elba),


s foi aberta ao pblico em 2008 (artigo no The Telegraph)

Deixemos a Curia do Mondego, e voltemos Praa Montecitorio. O obelisco egpcio de Montecitorio estava em destroos, mas recolocado no seu lugar em 1789, exactamente no ano da Revoluo Francesa.

O obelisco Solarium Augusti antes da reconstruo (em 1738).

Roma a cidade com mais obeliscos, muitos dos quais vindos do Egipto, j que no comeou com Napoleo a ideia de levar obeliscos do Egipto para a Europa, os Romanos j o tinham feito! Este obelisco Solarium Augusti tinha uma particularidade notvel, pois Augusto fez dele um Relgio de Sol, no Campo de Marte, comemorando a sujeio do Egipto de Clepatra e Marco Antnio. No se tratava apenas de um gnomo apontando a hora do dia, servia ainda para identificar o dia do ano.

O problema que passadas poucas dcadas, o Solarium Augusti deixara de "funcionar", conforme j se queixava Plnio, apontando algumas hipteses estranhas... a mais oficialmente admissvel seria a sua hiptese de que todo o Campo da Marte, onde se sustinha o Obelisco, tinha sido deslocado por algum movimento subterrneo do leito do Tibre. Mas se esta estranha, a sua primeira hiptese digna de mais reflexo... ele considera que toda a orbe terrestre se teria deslocado no espao de algumas dcadas! Ou seja, a Terra teria sofrido uma mudana profunda na sua rbita entre a sua fundao por Augusto e a observao de Plnio, que nasce sob reinado do sucessor, Tibrio.

Inscries descobertas no Campo de Marte, do meridiano do Solarium Augustii

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/sesamo-e-monte-citoro.html

Pgina 16

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


The readings thus given have for about thirty years past failed to correspond to the calendar, either because the course of the sun itself is anomalous and has been altered by some change in the behavior of the heavens or because the whole earth has shifted slightly from its central position, a phenomenon which, I hear, has been detected also in other places. Or else earth-tremors in the city may have brought about a purely local displacement of the shaft or floods from the Tiber may have caused the mass to settle, even thought the foundations are said to have been sunk to a depth equal to the height of the load they have to carry.

Plnio, Histria Natural, cap. 36 (72)

Como este desvio reportado nos 30 anos anteriores data que escreve Plnio (ou seja, termina em 77 d. C.), coloca a deteco da perturbao csmica desde circa 37 a 47 d.C., ou seja no longe da morte de Jesus Cristo. Falamos de perturbao csmica, porque segundo Plnio o fenmeno tinha sido reportado noutros stios, e por isso a explicao localizada em Roma pretender ser secundria.

http://penelope.uchicago.edu/~grout/encyclopaedia_romana/romanurbs/horologium.html

O Obelisco original vinha da Helipolis egpcia (no confundir aqui com Baalbec), e comemoraria uma vitria de Psamtico II sobre os rivais nbios de Kush. Depois de servir o tempo no relgio de Augusto, foi recuperado dos destroos pelo papa Bento XIV e foi colocado em Montecitorio por Pio VI, em 1789, sendo que o Palcio Montecitorio a Cmara de Deputados desde o Risorgimento de 1870. Montecitorio manteve o seu carcter de rgo de poder, com o detalhe da estria de Galland requerer agora um pouco mais do que 40 ladres... Alvor-Silves, publicado em 12 de Junho de 2011

Augusto tomava em conta o calendrio juliano, e a menos de fortes sismos que seriam identificveis, no era de supor nenhuma alterao que justificasse tal perturbao. reportado alis o cuidado de uma alterao no ano seguinte construo em 9 a.C. que preconizava o ajustamento pelos anos bissextos, conforme o calendrio juliano, pelo que o meridiano foi assinalado do solo. Esse cuidado colocaria o relgio solar de Augusto como mecanismo de funcionamento quase intemporal, e porm estava fora de rigor poucas dcadas depois! O seu realinhamento ter sido feito por Domiciano, ainda no Sc. I, mas no claro se durou muito tempo... o Obelisco acabar por ser destrudo aps o Sc. VIII, talvez por um terramoto ou por motivo de um saque normando.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/sesamo-e-monte-citoro.html

Pgina 17

Companhias nas ndias

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Num mapa da Amrica do Sul no Atlas Universal de Joo Teixeira Albernaz, de 1643, podemos ler na regio da Patagnia "Terra de Gigantes".

Amrica do Sul no Atlas Universal, 1643, de Joo Teixeira Albernaz (Torre do Tombo)

Fomos encontrar estes mapas com alta definio um ano depois de ter aqui colocado um mapa de menor definio, do mesmo autor, curiosamente ilustrado com um "Santo Antnio e o menino". No h propriamente grande novidade neste mapa, primeira vista, mas nota-se perfeitamente que havia uma barreira entre as cidades coloniais espanholas, seja do Chile ou de Tucuman, que no passavam o paralelo do Rio da Prata. Alis o foco era colocado na explorao da prata, ilustrada no mapa pelo relevo dado cidade de Potossi. Nenhuma cidade estava estabelecida na chamada Terra de Gigantes ou Patagnia... e assim permaneceu at ao Sc XIX. Pode sempre invocar-se o clima mais frio, mas para europeus, estamos ainda em zonas temperadas, em latitudes europeias. S mesmo a ponta sul na Terra do Fogo exibiria um clima prximo da Escandinvia, e ainda assim habitvel. No insistimos no tema de gigantes, que j abordmos aqui e vrias vezes. O assunto mais relevante um Privilgio dado Companhia das Indias Holandesa em 1621.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/companhias-nas-indias.html

Pgina 18

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Colocmos aqui as duas primeiras pginas que encontrmos nos Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (1908, Vol.30).

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/companhias-nas-indias.html

Pgina 19

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Esta ltima descrio corresponde a uma efectiva proibio da navegao Austrlia. A Companhia das ndias queria restringir o contacto com "ms" companhias ndias... (*)

especialmente instrutivo ler-se sobre a absoluta proibio de navegao, a menos de consentimento expresso da Companhia, e ainda que esta restrio praticamente cobrisse todo o globo terrestre, h alguns locais que so mencionados em particular: o Cabo da Boa Esperana, a Terra Nova, os Estreitos de Magalhes e Le Maire at ao Estreito de Anian, bem como "as Terras Austrais (...) que atingem a Leste o Cabo da Boa Esperana e a Oeste a extremidade oriental da Nova Guin, inclusiv".

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/companhias-nas-indias.html

Pgina 20

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Se dvidas ainda houvesse, neste documento oficial de 1621 fica claro que as terras estavam identificadas e a navegao era proibida. Neste caso era proibida pela Companhia das ndias da Holanda, mas o texto revela um poder quase universal, talvez pretencioso, mas tambm talvez efectivo e que se manifestava num possvel acordo com as outras Companhias das ndias, ou no decurso favorvel da Guerra dos Trinta Anos. Na prtica estava estabelecido um cdigo de comrcio europeu global. As histrias de descobertas que ouvimos depois disto so meras fantasias de estrias de encantar, com heris seleccionados.

Em concreto, o Estreito de Anian (no texto escrito "Anjan"), que tantas vezes aparecia nos mapas, e que j aqui falmos vrias vezes, neste documento identificado oficialmente. No pode ningum invocar agora fantasia ou incerteza dos cartgrafos. A descoberta do mesmo estreito por Bering foi apenas uma mera formalidade, talvez honrando uma colaborao entre dinamarqueses e russos na aniquilao do Imprio Trtaro Siberiano e Anian do Alasca. Tambm Joo Teixeira Albernaz coloca o Estreito de Anian, entre a Tartria Oriental e o reino de Anian (a parte noroeste da Amrica Setentrional), ao mesmo tempo que identifica algumas ilhas acima do Japo, descobertas por D. Joo da Gama.

Podemos ainda ver neste mapa, a sequncia Cabo de Fortuna, Costa de los Tucayos, Cabo Bravo, V. Honda, Costa de Arboredos, V. baixo, V. de montanhas, etc... uma sequncia de nomes em que os dois ltimos esto rasurados, e quanto a Honda um nome que o Japo fez questo de recuperar pela sua indstria automvel.

Estreito de Anian, no Atlas de Joo Teixeira Albernaz de 1643

Tudo se passava num cenrio que foi completamente ocultado, sendo revelados e admitidas algumas chacinas, algumas guerras, em que os heris e viles eram seleccionadamente escolhidos para a glria ou repdio.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/companhias-nas-indias.html

Pgina 21

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Podemos encontrar ainda na mesma Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro uma relao de consultas do Conselho da Fazenda relativa ao Ano de 1634, onde se lem alguns aspectos caricatos das nossas exploraes. Seleccionamos a vermelho um pedido pagamento de Pedro de Ieter, de um soldo de 648 escudos... relativo descoberta do Estreito de Le Maire (dito Mayre) por ordem do Marqus de Alenquer:

O Estreito de Le Maire, aqui dito Mayre, um nome inventado pelo prprio holands Le Maire, em 1616, com a incumbncia oficial de provar que a Terra do Fogo no era um continente... A situao especialmente caricata porque seria j suposto que Drake tivesse ido pelo Cabo Horn, de onde viria o nome Passagem de Drake... http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/companhias-nas-indias.html

Pgina 22

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Porm, considerou-se depois que Drake seguiu o caminho de Magalhes, e afinal uma tormenta que o mandou para trs... nunca falta imaginao tormentosa!

Sobre Pedro de Ieter no encontrei nada... poder ter seguido na expedio de Garcia de Nodal, que partiu de Lisboa em 1619, ento sob regncia do Marqus de Alenquer, Diego de Silva y Mendonza, vice-rei de Filipe III. este vice-rei o filho dos notveis Prncipes de Eboli, Ruy Gomes da Silva e Ana Mendonza de La Cerda, de que j falmos, sendo neste perodo que se sentiu uma maior autonomia portuguesa sob domnio filipino. Esta expedio espanhola em resposta holandesa de Le Maire, torna claro como as descobertas eram respostas polticas, muito mais do que empreendimentos de navegao. Pela parte espanhola, foram descobertos territrios sul at s ilhas de Diego Ramirez, mas no se ousou declarar mais do que isso... o "novo estreito de Mayre" incumbido a Pedro Ieter ficou por se saber. A Espanha iria perder a Guerra dos Trinta Anos, e a sua capacidade de reclamar territrios ficaria definitivamente comprometida em Vestflia, 1648 (**).

Quanto aos territrios antrticos, apesar de quase contguos a toda essa regio, ficaram guardados at ao final do Sculo XIX, princpio do XX. Talvez se aceite isto de forma leve sabendo que os espanhis no gostam muito de frio... se existiu algum monumento na Antrtida, colocado por espanhis ou portugueses, ele foi certamente destrudo para sempre - por algum acidente natural, claro!

Alvor-Silves, publicado em 13 de Junho de 2011

(*) At que ponto o nome Companhia da ndias se relacionaria pela necessria "companhia" nos navios... digamos um autntico servio de acompanhantes, destinado a no desencaminhar os navios do seu rumo. Fora desse "escorting service", s funcionariam mesmo os navios piratas... (**) O texto escrito em 1621 fala no prazo de 24 anos... revelando um plano de longo curso, que se materializaria em 1645. Isto tem caractersticas de "protocolo do Sio" no sentido em que antev alguns desenvolvimentos que iro materializar o domnio holands. Vestflia assinada em 1648 e o erro seria apenas de 3 anos, caso fosse a previso para a vitria na Guerra dos Trinta Anos. Ao mesmo tempo, 1645 o ano em que as foras parlamentares de Cromwell ganham um controlo total de Inglaterra, levando o rei Carlos I a fugir para a Esccia, sendo depois executado em 1649. ainda dentro desse prazo de 24 anos, em 1640, que Portugal se liberta do jugo espanhol... aqui difcil perceber se a coordenao das rebelies ibricas foi um facto lateral ou se efectivamente vinha do objectivo de enfraquecer a unidade espanhola. Para alm do apoio surgido nas guerras da restaurao, h um facto que relaciona a Restaurao portuguesa e o lado vencedor da Guerra do Trinta Anos... essa guerra comeou com um episdio da defenestrao de Praga. Haver sempre um certo desejo de alguma assinatura, que passar por moda da poca!

Notas:

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/companhias-nas-indias.html

Pgina 23

Caucasianos Ibricos

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Recuperamos um mapa do Cucaso aqui colocado h uns meses:

Muito provavelmente essa Saga Albina, seria na Albania... do Cucaso, junto ao Mar Cspio. Falmos ento da confuso entre a Iberia e Albania enquanto provncias caucasianas, que foram ao mesmo tempo localizadas como regies europeias, muito maiores, pelos gregos. Em particular, a Iberia tanto pode referir-se caucasiana como hispnica. Faltar Colchis, transcrita Clquida... mas que na transcrio tambm se l colchis, como colcha. Talvez colcha venha do francs antigo, por via de culche, mas os franceses no usam a palavra, nem tm a tradio de muitas geraes, como temos em Arraiolos. apenas um detalhe...

Quando o fizemos, referimos o relato de Antnio Galvo sobre a vinda de Tbal, neto de No, do Cucaso para a pennsula Ibrica, onde constaria ter fundado Setbal. Essa descrio tem alguma consistncia pela primeira habitao da zona do Monte Ararat aps o dilvio, e constituio de Saga Albina, a primeira cidade.

J mencionmos vrias vezes que um nvel do mar superior alteraria profundamente a geografia... mas vejamos como, citando Estrabo:
As we pass from Europe to Asia in our geography, the northern division is the first of the two divisions to which we come; and therefore we must begin with this. Of this division the first portion is that in the region of the Tanas River, which I have taken as the boundary between Europe and Asia. This portion forms, in a way, a peninsula, for it is surrounded on the west by the Tanas River and Lake Maeotis as far as the Bosporus and that part of the coast of the Euxine Sea which terminates at Colchis; and then on the north by the Ocean as far as the mouth of the Caspian Sea; and then on the east by this same sea as far as the boundary between Albania and Armenia, where empty the rivers Cyrus and Araxes, the Araxes flowing through Armenia and the Cyrus through Iberia and Albania; and lastly, on the south by the tract of country which extends from the outlet of the Cyrus River to Colchis, which is about three thousand stadia from sea to sea, across the territory of the Albanians and the Iberians, and therefore is described as an isthmus. But those writers who have reduced the width of the isthmus as much as Cleitarchus has, who says that it is subject to inundation from either sea, should not be considered even worthy of mention. Poseidonius states that the isthmus is fifteen hundred stadia across, as wide as the isthmus from Pelusium to the Red Sea. "And in my opinion," he says, "the isthmus from Lake Maeotis to the Ocean does not differ much therefrom. Strabo, Geography (http://www.perseus.tufts.edu)

A citao grande, porque tem vrias informaes.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/caucasianos-ibericos.html

Pgina 24

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


A diviso entre a sia e a Europa era considerada compreendendo uma pennsula... e isso s pode ser compreendido atravs daquilo que seria o Rio Tanais, hoje identificado ao Rio Don. Se entendermos que o mundo manteve sempre o mesmo aspecto nos ltimos milhares de anos, e que as diferenas s ocorreram em termos de milhes de anos, o relato dos gegrafos antigos ser sempre fantasioso. Recuperamos um mapa anterior, a propsito da viagem de Jaso:

Este mapa apenas ilustrativo de um nvel martimo superior. Porm, desta forma haveria uma eventual ligao entre o Mar Negro e o Oceano Setentrional, feito atravs de uma estreita passagem... que seria ento denominada Rio Tanais. O progressivo assoreamento fez desaparecer essa passagem, haver talvez alguma associao entre registos arqueolgicos interiores e o curso dessa passagem. Por outro lado, a clebre Lagoa Meotis tanto se poderia referir inicialmente ao grande lago interno que deveria estar localizado nas plancies hngaras, como poderia depois ser identificado a um grande lago prximo do Mar de Azov (com que hoje identificado), formado pelo assoreamento e descida das guas. Estes detalhes so secundrios, face informao suplementar: - o territrio dos Albaneses e Iberos era descrito como um istmo! Este istmo tinha de um lado o Mar Negro e do outro o Mar Cspio... como o Mar Negro fechou primeiro do que o Cspio, isto ter parecido estranho. Alis Estrabo j duvidava das descries do tempo de Cleitarco (sc. IV a.C) que falavam de inundaes que colocavam os mares Negro e Cspio em contacto, e porm j vimos que isso seria possvel, em tempos anteriores aos romanos, pela subida de guas.

Por outro lado, encontra-se como origem do nome Mar Negro uma profunda mudana nas suas caractersticas... ou seja, de um mar vai passar quase a um lago, e esse "negro" foi associado a uma quebra de movimento das suas guas, que passaram a ser entendidas pelos moradores como quase mortas. Dito de outra forma, o fim do rio Tanais ter fechado o Mar Negro a norte, definitivamente... http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/caucasianos-ibericos.html

Pgina 25

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


A semelhana de situaes comea a acentuar-se, para alm dos nomes serem idnticos no que diz respeito Iberia hispnica e Iberia caucasiana, h um novo detalhe, o territrio era visto como uma pennsula, em que o Cucaso faria o papel de istmo, como os Pirinus. At que ponto possvel levar mais longe esta confuso toponmica? Estrabo tambm se interroga, conforme se transcreve: "unless they call them Iberians, by the same name as the western Iberians, from the gold mines in both countries".

Poderia ter resultado de um mimetismo de designaes, conforme sugere a tradio, pela migrao de Tbal da regio do Cucaso para a Ibria, mas tambm pode ter sido um propositado baralhar de designaes, de forma a ocultar o local de origem. Acrescente-se a meno a Cleitarco de Eretria, sendo que o nome Eritheia j foi aqui ligado mtica ilha na costa ibrica, e confunde-se com a cidade na ilha grega, ao mesmo tempo que tambm foi decidido colocar na mesma ilha grega uma cidade Calchis ou Clquida. Seria como definir que todas as referncias a bidos e Santarm portuguesas passassem para a bacia do Amazonas. As colonizaes tm destes processos mmicos, e isso justifica que qualquer conjectura seja risvel, j que haver semelhanas toponmicas que se explicam inventando uma histria noutras paragens, e consolidando essa histria com uma academia hierarquicamente colaborante. J que Possidnio citado por Estrabo na afirmao sobre o istmo caucasiano, podemos ser estoicamente possidnios, e avanar numa outra semelhana... entre montes Armnios e montes Hermnios. Curiosamente j falmos aqui de Armnio, tambm dito Ermnio (e depois Hermann), um lder teutnico romanizado, que depois venceu os Romanos. No ser problema ligar Armnio a Ermnio, j que no processo de alterao tem que ir parar a Hermann, mas j ser problema ligar Armnia a Hermnia. No entanto, dadas as diversas semelhanas apontadas, nada impede uma eventual derivao dos montes Hermnios a partir dos Armnios (ou vice-versa). As teorias tnicas e lingusticas do Sc. XIX foram parar a uma concluso de uma raiz ancestral, caucasiana, situada nessa pennsula entre os mares Negro e Cspio. Porm, h outros enquadramentos recentes, com base no DNA, que mostram uma distribuio de um haplogrupo R1b que colocar um foco populacional justamente na zona ibrica, ocidental. Parece haver alguma unanimidade na raiz cultural e gentica na zona da Ibria, resta saber se a Iberia do Cucaso, ou a Iberia da Hispnia... H ainda uma outra informao de Estrabo que torna as coisas complicadas:

Distribuio do haplogrupo R1b

... ou seja, os primeiros povoadores da Siclia teriam sido ibricos. Julgo que aqui no haver dvida sobre qual Iberia estamos a falar - basta alis notar a semelhana cultural que ainda se manifesta no povoamento das diversas ilhas mediterrnicas... autnticos ltimos redutos de tradies passadas.

The Greeks would permit none of them to lay hold of the seaboard, but were not strong enough to keep them altogether away from the interior; indeed, to this day the Siceli, the Sicani, the Morgetes, and certain others have continued to live in the island, among whom there used to be Iberians, who, according to Ephorus, were said to be the first barbarian settlers of Sicily.

Alvor-Silves, publicado em 18 de Junho de 2011

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/caucasianos-ibericos.html

Pgina 26

Ibrica estrbica

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

O relato de Estrabo sobre a Ibria d quase para um ms de textos... tal como no caso de Roma e Pavia, no pretendemos fazer isto num dia! Vamos por partes, e comeamos com a questo da orientao, com a rotao de 45 que j tnhamos observado em Plnio (note-se que Estrabo bastante anterior a Plnio, contemporneo de Augusto):

Iremos ver que a descrio de Estrabo (ou Estrabo, Strabo) tambm nos deixa estrbicos... o olho antigo aponta norte, enquanto o olho moderno aponta para noroeste. Os problemas de viso no comearam com os caolhos. Sobre os Pirinus dito: (...) particularly in the vicinity of the Pyrenees, which form the eastern side. This chain of mountains stretches without interruption from north to south and divides Keltica from Iberia.

Figura j colocada no post a linha que divide a terra, o mar e os cus

O tradutor v-se pois forado a comentar: "The Pyrenees, on the contrary, range from east to west, with a slight inclination towards the north. This error gives occasion to several of the mistakes made by Strabo respecting the course of certain of the rivers in France."

Quando os relatos no coincidem com o que queremos ver, fcil argumentar o erro alheio... o assunto fica arrumado, mesmo que estejam em causa logo dois da meia-dzia de gegrafos, usados como referncia na antiguidade. Ser natural errar norte-sul com oeste-leste num gegrafo de referncia? http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/iberica-estrabica.html

Pgina 27

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Com a rotao que fizemos no mapa em cima, percebemos do que fala Estrabo, e podemos ver as montanhas de norte a sul, dividindo a Cltica (Glia) da Ibria... Diz depois que a parte mais estreita est prxima dos Pirinus, enquadrada pelos Golfos Cltico e Galtico, que o tradutor associa (quanto a ns correctamente) ao Golfo da Gasconha/Biscaia e ao Golfo de Lyon. S que Estrabo adianta... ... ou seja, haveria na Glia Cltica uma parte mais estreita do que os Pirinus, o que tambm pode ser confirmado na figura que colocmos em cima! O tradutor vai buscar uma medio de preciso de Gosselin, mas a explicao ainda mais simples neste caso... e tem um nome - Aquitnia. Aquitnia significa literalmente "terra de gua", o que ilustraria que os terrenos da Aquitnia contguos aos Pirinus estavam basicamente inundados, ou sujeitos a inundaes... Por isso, a Aquitnia foi sendo formada progressivamente, e ainda hoje possvel ver que se trata de uma regio quase ao nvel do mar, no fora as diversas dunas. Estas dunas tero ajudado na consolidao da paisagem(*), e os campos inundados deram lugar Aquitnia.
(*) De forma semelhante, e seguindo a figura, podemos ver os montes alentejanos como o resultado de uma consolidao progressiva de dunas, em que a aco prolongada dos agentes biolgicos transformou areia em terra.

and they render the [Keltic] Isthmus narrower than that of Iberia.

Estrabo define ento o sul da Ibria como a parte que vai dos Pirinus s Colunas de Hrcules, e portanto no se trata de um erro ocasional, j que isso consistente com a figura em cima, rodada de 45. Sobre a parte ocidental e norte menos explcito que Plnio, mas diz que essa parte ocidental seria quase paralela aos Pirinus, coisa s compreensvel no mapa que colocamos em cima. Ao contrrio de Plnio no coloca o fim da parte ocidental no Promontrio Magno, mas sim no Nerium (que tal como Cltico, pretende ser outro nome para a Finisterra).

Sobre o Promontrio Sacrum (Cabo S. Vicente) diz ser no apenas a parte mais ocidental da Europa, mas de toda a terra habitvel... algo complicado de aceitar. Relativamente Europa de hoje, esse ponto seria claramente o Promontrio Magno (Cabo da Roca), mas se fizermos a rotao, a afirmao de Estrabo fica correcta, conforme se pode ver no mapa. O que mesmo complicado de aceitar, e que o mapa est mais longe de explicar a referncia a "toda a terra habitvel"... alis o mapa piora essa concepo se retirarmos o "habitvel", j que a frica muito mais ocidental. O tradutor faz referncia a isso mesmo, dizendo que Estrabo no conheceria essa parte, porm mais provvel que o termo "habitvel" esteja para ser levado a srio - as terras africanas aps as Colunas de Hrcules no eram habitveis... no tanto por razes naturais, mas mais provavelmente por restries "divinas"! Ele refere que essas partes ocidentais so habitadas pelos iberos na Europa, e pelos "maurusianos" na Lbia (entendida como frica, ou Norte de frica)... ou seja, pelos "mauros" ou "mouros" da Mauritnia, entendida com a zona de Marrocos prximo de Tanger. Sobre a regio do Promontrio Sacrum, diz chamar-se Cuneum por significar uma "cunha" (o tradutor aproveita por fazer referncia aos Cnios j mencionados por Herdoto como Cunsios ou Cunetes), e diz que o promotrio se projecta no mar como um barco, segundo relato de Artemidoro que dava conta de trs pequenas ilhas que lhe davam essa forma, e que ao contrrio do que afirmara foro no se encontrava a nenhum templo de Hrcules! Aquilo que parece poder-se concluir que o Templo de Hrcules existiu em Sagres, e ter sido destrudo entre a visita de foro de Cime (sc. IV a.C.) e a de Artemidoro de Efeso (sc. II a.C.).

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/iberica-estrabica.html

Pgina 28

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Ainda relativamente s orientaes geogrficas, ao falar sobre os rios, diz que o Tejo corre para oeste, e que o mesmo acontece inicialmente com o Guadiana, que depois vira a sul. Se estas designaes so demasiado genricas para percursos irregulares, que podem ter mudado, no permitem uma boa concluso. O mesmo no se pode dizer do Ebro, que tem o seu vale bem definido e onde Estrabo mais conclusivo - corre para Sul! The Ebro takes its source amongst the Cantabrians; it flows through an extended plain towards the south, running parallel with the Pyrenees. Tal afirmao s se pode entender com a rotao que se evidencia no mapa que apresentamos. Como dissemos, a descrio ibrica de Estrabo contm bastante matria para explorar. Para j interessava consolidar mais um testemunho para uma diferente orientao da Terra no passado, de que comemos a falar a propsito do alinhamento piramidal.

Alvor-Silves, publicado em 19 de Junho de 2011

Para quem conhece a medio de Eratstenes da circunferncia da Terra, poder argumentar-se que ele teria seguido o Nilo de Alexandria at Assuo(!), estava a percorrer o meridiano, colocando o Nilo na orientao sul-norte e no sudoeste-nordeste... Porm, o nome que constava era Syene e no Assuo, logo a identificao de cidades posterior, alis sendo Eratstenes originrio de Cyrene, seria mais fcil a deturpao do nome de Cyrene em Syene. A medio no tinha que ocorrer em locais mesma longitude, at porque esse clculo de longitude poderia ser feito pela observao de eclipses... era bastante mais importante ter uma medida correcta da distncia entre cidades.

Observao:

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/iberica-estrabica.html

Pgina 29

Sinais Vermelhos

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Quando h uns meses colocmos aqui um post com o ttulo Traffic Signs, no estvamos exactamente a pensar no que Estrabo (passmos a usar esta variante do nome, em vez de Estrabo) nos tinha para revelar (Livro 1): All those who have sailed along the coasts of Libya, whether starting from the Arabian Gulf, or the Pillars, after proceeding a certain distance, have been obliged to turn back again on account of a variety of accidents;

Se tivesse sabido desta passagem de Estrabo, teria sido usada nesse cartoon de Maro. Mas podemos hoje acrescentar algo mais... Estvamos concentrados na proibio em navegar para alm dos Pilares (Estreito de Gibraltar), ao longo da costa de frica, e faltou-nos o outro lado... que ele chama o Golfo Arbico, ou seja o Mar Vermelho. Ao ler a transcrio somos imediatamente confrontados com alguns problemas que se colocaram aos tradutores... digamos que se viram gregos (lngua do original, que desconheo largamente), e misturam termos recentes com termos antigos, nomeadamente sobre o Mar Eritreu (Erythraen Sea). A confuso ser j prpria de Estrabo, que invoca Eratstenes sobre uma antiga passagem entre o Mar Vermelho e o Mediterrneo, por inundao. Estrabo contesta a inundao argumentando que o nvel do mar seria uniforme, pelo contacto entre todos os mares. Com o nvel do mar elevado, podemos ver que essa ligao pode ter existido:

Porm a verdadeira questo outra... que o Mar Eritreu tambm foi designao aplicada ao golfo que se situava no exterior das Colunas de Hrcules, na altura em que a ilha Eriteia era situada a oeste dos Pilares, conforme j abordmos a propsito do Lago Tritonis. Ou seja, havia um Mar Vermelho a Ocidente e outro a Oriente. S para confuso? Em parte sim, mas creio que havia outra questo que Estrabo torna clara: - quem se arriscasse a navegar para alm destes pontos, arriscava os mais diversos acidentes! Acidentalmente, ou o acidental mente... porque os acidentes sistemticos deixam de ser acidentes. Se pensmos que o Acidental era Ocidental, Estrabo reporta que tambm se aplicava s navegaes africanas pelo lado oriental. http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/sinais-vermelhos.html

(o Mar Morto seria mesmo um mar, ou baa, e a frica ficava separada, como uma ilha)

Mdio-Oriente com o nvel do mar elevado

Pgina 30

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Onde estavam os Sinais? - Um Sinai estava junto ao Mar Vermelho, prximo do Egipto... - Creio que o outro Sinai estava do outro lado, na pennsula que definia a zona de Tingis, a antiga Tanger, na Mauritania Tingitana. Tratavam-se de Sinais Vermelhos... a proibio de navegar no poderia passar aqueles mares "vermelhos", em direco a frica.

Porqu? Pela razo que Aristteles invocava sobre Cartago... o medo de que os refractrios se instalassem nos territrios paradisacos. Se cidados instrudos formassem novas civilizaes fora da alada do controlo central, as colnias passariam a ser uma ameaa para os territrios originais. Dada a extenso africana... e americana, a proibio seria a primeira arma de controlo, caso contrrio poderia formar-se um reino suficientemente poderoso que ameaaria o poder instalado no Mediterrneo, e os seus segredos sobre as terras virgens ficariam ameaados. Esse problema teve que ser resolvido na Austrlia, antes da sua descoberta oficial por Cook. Digamos que a Amrica, os EUA, foram a primeira experincia autorizada para uma colnia independente dos velhos poderes europeus! Alis, se pensarmos bem, s uma poltica de ocultao justificaria a ausncia de contactos reportados entre romanos, indianos ou chineses. Ser ridculo pensar que a Repblica Romana no sentiu curiosidade de enviar os seus navios pelo mundo fora, pelo menos na rota de Alexandre Magno... que j o teria feito! H apenas o incidente relatado por Cornlio Nepote, de que j falmos, e processou-se no sentido inverso, com uma visita Europa.

A partir daqui fica ainda mais claro que a passagem do Mar Vermelho ou Eritreu, tanto se poderia dar pelo lado oriental ou ocidental, indo no mesmo sentido daquilo que j dissemos sobre o Mar Eritreu e sobre os Ebreus do Ebro. Aditamento (22/06/2011) Tornamos explcita a relao com o texto sobre o Mar Vermelho apontado nos mapas do Sc. XVI de Ortelius, Ghisolfi e Agnese: Alvor-Silves, publicado em 20 de Junho de 2011

O que estes autores pretenderiam colocar em evidncia que havia um novo Sinai Vermelho... a Califrnia! Esta pennsula seria o novo Sinai, onde se colocava um novo Mar Vermelho - as navegaes acima da Califrnia ficariam proibidas! http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/sinais-vermelhos.html

Os dois mares vermelhos, coloridos no mapa de Agnese, 1544.

Pgina 31

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


No admira pois que essa seja o foco de concentrao de muitos judeus, especialmente no Sc. XX, tratava-se de assinalar um novo Sinai... na Califrnia.

A estria ser esta... Moiss abriu caminho pelo Mar Vermelho, passando o Mar Proibido, sujeitando-se aos Mandamentos divinos, e assim atingiu a Terra Prometida. Conseguiu uma libertao temporria para o seu povo, mas esqueceram o problema de libertao universal... Digamos que os sacerdotes de Nabucodonosor fizeram lembrar aos judeus essa universalidade com o preo do cativeiro. Quando Ciro acaba por restituir alguma liberdade aos judeus, volta a estar implementada a restrio universal dos Sinais vermelhos! O que surpreendente, que esta restrio de tal forma poderosa que no podemos olh-la em termos europeus... nenhuma nao asitica entrou em contacto directo com a Europa, durante milnios. Primeiro o Infante D. Henrique, e depois Colombo acabam por ter assim papel fundamental na nova autorizao de levantar o cobrimento, ou seja, a autorizao de descobrimento, dos novos territrios... em certo sentido figurado poderia ser-lhes atribudo um papel messinico, ao nvel de Moiss.

Se colocamos demasiado o foco no papel da Hispnia, porque ele se vai revelando, mas no ignoramos o detalhe da migrao judaica para a zona da Etipia, tambm aqui marcando a transposio do outro Mar Vermelho. O Obelisco de Psamtico na praa de Montecitorio, de que falmos, usado como relgio de Sol por Augusto, afinal o ltimo marco de conquista egpcia nos territrios nbios a sul. Nesse sentido pode dizer-se que se a alguns judeus foi aberta a passagem para a Etipia, aos Egpcios ela esteve sempre fechada.
Para quem seguiu ainda o outro blog alvorsilves, saber que no ltimo dia de 2009 decidimos marcar a passagem para 2010 no fuso californiano, e desde ento usmos aqui a hora do Pacific Time. A estria vai batendo certo, e se isso algo surpreendente pela positiva, mais surpreendente pela negativa revelando a dimenso do controlo. Talvez quando houver autorizao para passar ao Planeta Vermelho, Marte, nos seja autorizado perceber toda a nossa Histria! At l, o novo Sinai Vermelho parece ser o planeta nomeado pelo deus da guerra... quanto a Vnus, planeta da deusa do amor, que tanto passou por Lucifer, portador da luz a nascente, como por Hesper, sinal de esperana a poente, Vnus continua proibido a observaes!

Porm, fica claro que houve uma nova proibio no Sc. XVI, que ilustrada neste mapa de Agnese, e que j identificmos vrias vezes... a Austrlia e o Noroeste Americano ficariam proibidos at Cook, que ser na mesma linha o prximo a ter autorizao para descobrir a parte restante.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/sinais-vermelhos.html

Pgina 32

Prxima estao, Vero!

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

De acordo com Hesodo, Persfone filha de Dmeter, teria sido raptada por Hades para o seu inferno e salva pela me. Porm, ao ter comido uma rom(*) oferecida por ele, houve um acordo de passar metade do tempo no submundo e outra metade fora das trevas.
(*) Rom, em portugus demasiado prximo de Roma para no ser notado. Especialmente se notarmos que em Espanha se denomina "granado", e esta raiz est presente em vrios pases. Lineu decidiu denomin-la punica granatum, juntando Cartago e Granada... dois reinos desaparecidos! Pode ainda juntar-se a isto, o relato dos espies de Moiss que lhe trouxeram este fruto como amostra da fertilidade da Terra Prometida... pois bem um fruto que junta Punica e Granada, e atendendo a Cartagena, difcil ser mais concordante com a Estria que aqui coloquei sobre os Ebreus do Ebro... O jardim e as suas frutas - laranjas portuguesas e roms granadinas/andaluzes.

Falamos hoje sobre as estaes do ano... em dia de solstcio e incio de Vero!

A alegoria de Persfone, tal como a me Dmeter ligada agricultura, explicaria duas estaes, uma mais fria (onde estaria com Hades), e outra mais quente. Esta diferena marcada pelo rapto de Hades... ou seja, pode ter acontecido que antes no fosse assim. Quando? Como muitas outras coisas, a diferena marcada pela transio entre a Idade do Bronze e do Ferro.

Persfone e a peneira (liknon) dos mistrios agrcolas.

Porm, ainda assim, o clima na antiguidade tem que ser considerado moderado, e dificilmente podemos falar no clima que presenciamos hoje em dia. A razo mais simples para esta afirmao resulta das numerosas representaes que nos chegaram. Usar uma simples toga parecia ser o mais comum, e os militares exibiam uniformes com as pernas descobertas... tudo indica um clima ameno, prprio de dias primaveris ou de vero! Exceptuando este registo de Persfone, no conhecemos obras literrias, anteriores ao Sc. II, que falem do clima frio durante o inverno.

Augusto, Stimo Severo, Justiniano -a mudana de trajo faz-se notar repare-se especialmente nas pernas dos soldados de Justiniano.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/proxima-estacao-verao.html

Pgina 33

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Num dos poucos registos que encontrmos sobre o clima (o principal ser Meteora de Aristteles), citamos Plnio (Livro 2, Cap. 39): For who can doubt that summer and winter, and the annual revolution of the seasons are caused by the motion of the stars? As therefore the nature of the sun is understood to influence the temperature of the year, so each of the other stars has its specific power, which produces its appropriate effects. Plnio fala apenas de duas estaes, e se associa a diferena de temperatura ao Sol, vai depois mais longe dizendo que os outros planetas tambm tm a sua quota parte! Explicita mesmo: Para Plnio, um trnsito(*) de Saturno provocaria chuva... esta afirmao s compreensvel se no fosse abundante no inverno. (...) this is particularly observable with respect to Saturn, which produces a great quantity of rain in its transits.

O que pretendemos afirmar que na transio para o final do Imprio Romano, e especialmente na Idade Mdia, o clima sofreu profundas alteraes. Mais concretamente, na antiguidade o Trpico de Cancer deveria estar situado no a 2344', mas bem mais abaixo, provavelmente na zona dos 10.

(*) O significado de "trnsito de Saturno" desconhecido, j que astrologicamente relativo aos signos (signos deve ler-se sinais) e astronomicamente s aplicvel a planetas interiores, na passagem pelo Sol... fenmeno difcil de observar.

A diferena de inclinao poderia justificar no apenas a questo do clima, mas tambm a da orientao... ou seja, se no houvesse inclinao, o sol nasceria exactamente a Leste, e iria por-se a Oeste. Porm, o efeito da inclinao provoca uma mudana significativa, e dependendo da poca do ano e da latitude, os erros podem justificar diferenas de 45 como aquelas que temos vindo a assinalar... isso seria tanto mais notrio, quanto maior fosse a latitude. No justifica erros para identificar o sul (seria sempre o meio-dia), mas poderia ser uma confuso para erros leste-oeste, dependendo at da nomenclatura.

Inclinao de 2344' da Terra face sua rbita solar, e seu efeito nas estaes do ano.

Uma mudana deste gnero tornaria a vida complicada para os gauleses e outros povos do norte da Europa! Ou seja, a presso climtica pressionaria de forma desesperada a uma invaso de territrios situados mais a sul. Portanto, as invases brbaras do Imprio Romano podem ter resultado dessa mudana climtica... progressivamente a situao afectaria as colheitas e tornar-se-ia insustentvel para os Godos, que procuraram estabelecer-se a Sul. Quem permaneceu nessas latitudes ficou confrontado com uma vida de servido medieval difcil... especialmente bem ilustrada no Livro de Horas do Duque de Berry: http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/proxima-estacao-verao.html

Pgina 34

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


De escravos em clima temperado sob gide do Imprio Romano, passavam a "homens livres" no novo estatuto de servido medieval, sob condies climticas agravadas. Assim, se antes os Romanos distinguiam essencialmente duas estaes "Ver" e "Hiems", com Isidoro de Sevilha, no Sc. VII j vamos encontrar uma bizarra diviso dos meses, numa clara preocupao com as Estaes... preocupao praticamente ausente na maioria dos gegrafos e escritores anteriores.

Uma curiosa rosa de meses, de Isidoro de Sevilla (Sc. VII)

Les Trs Riches Heures du Duc de Berry (Fevereiro)

J mais interessante a designao dada ao "Inverno"... se atendermos a que a usual confuso entre F e V leva directamente a "Inferno". Ao contrrio de Outono que no latim Autumnus, aqui no parece haver qualquer raiz latina, pois o termo Inverno bastante diferente de Hiems. O novo inverno medieval foi visto como um autntico inferno... Se isto parece estranho face concepo que se foi enraizando de um inferno enquanto "profundezas escaldantes", devemos relembrar que essa concepo no a do ltimo crculo de Dante - no seu Nono Anel, onde est o prprio Lucifer, o mundo infernal gelado. Essa seria a concepo medieval...

claro que a diviso em quatro estaes era sempre conhecida - havendo perilio e aflio tem que haver dois equincios. Os nomes Primavera e Vero so ambguos face ao latino "Ver", procurando talvez invocar uma primeira "Ver" (Prima Ver), e uma "Ver" propriamente dita (Vero)... sendo que em latim Ver corresponde Primavera e AEstas ao Vero (de onde vem o prefixo de estival).

H ainda uma outra questo complicada, esta inclinao de 23 da eclptica (que define o plano orbital, e est na nossa esfera armilar) est injustificadamente bastante inclinada... e apesar de se pretender que h um outro efeito de rotao, com perodo de 40 mil anos, estes valores dos astrofsicos actuais tm quase tanto significado como as previses da evoluo dos mercados... modelos de extrapolao bsica e pretensiosa, que alis vieram da mesma escola de fsica. bastante mais natural supor que, dadas as foras de gravidade envolvidas, a inclinao do eixo no tem que ser fixa.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/proxima-estacao-verao.html

Pgina 35

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Haveria mais a dizer, notamos apenas que se a nomenclatura dos meses foi propagada quase literalmente na maioria das lnguas europeias (tal como no caso dos dias da semana... a excepo catlica portuguesa), o mesmo no se passou no caso das estaes onde h diferenas assinalveis, exceptuando na designao do Outono. No nosso caso, ficou-nos a oposio entre uma Primavera, primeira verdade, e um Inverno infernal... como lembrana etimolgica. Alvor-Silves, publicado em 21 de Junho de 2011

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/proxima-estacao-verao.html

Pgina 36

Pontes, o Lethes do esquecimento

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

J aqui mencionmos, atravs do relato de Plnio, que o Rio Lima teria ficado associado ao esquecimento, ao mtico Lethes... mas de que esquecimento se fala?

Na Pousada de Santa Luzia, em Viana do Castelo, est uma tapearia de Almada Negreiros sobre o episdio lendrio da recusa da passagem do Rio Lima pelas tropas de Dcimo Jnio Bruto, dito Calaico ou Galaico... preciso especificar o Galaico, pois ter havido cinco Dcimo Jnio Bruto, sendo que a expresso "tambm tu Brutus" ganha um significado diferente ao saber-se que se tratava pelo menos do quinto com o mesmo nome... Aqui falamos do av, que se atreveu a no esquecer a passagem do Rio Lima.

A "lenda" est descrita na legenda da tapearia, sendo dispensvel repeti-la. No conhecia a tapearia, mas mostra que o episdio no seria desconhecido ao jovem Almada Negreiros. Se em 1916 ainda no havia o clebre Queijo Limiano, a lenda torna claro que ao tempo de Brutus no haveria a clebre Ponte de Lima... e Almada Negreiros vai dispor as pontas das lanas dos soldados sobre o rio, de forma curiosa.

Tapearia de Almada Negreiros (1916) - Passagem de Brutus Calaico no Rio Lima, do esquecimento

O que o quadro evidencia que a passagem do exrcito pressupunha um rio baixo, e a ausncia de qualquer ponte. Ponte de Lima ir ter uma ponte romana... - Mas, afinal no so todas as pontes antigas, romanas? - Nomeie-se uma ponte antiga no romana e teremos uma verdadeira novidade! Egpcios, assrios, babilnios, persas, celtas, fencios, e at os gregos (veja-se a excepo admitida sobre um ribeiro) ou macednios, no gostavam de fazer pontes. Por isso, ficou praticamente reservado aos romanos a ideia de atravessar rios com pontes. Pelo menos com pontes de pedra, sendo admitido que haveria pontes de madeira... por exemplo, chinesas. Pontes Romanas A regio portuguesa sendo sulcada por muitos rios, especialmente na zona "mesopotmica" de entreos-rios, exibe inmeras pontes antigas. http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/pontes-o-lethes-do-esquecimento.html

Pgina 37

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Muitas destas pontes ficavam fora das nomeadas estradas romanas (outro problema... encontrar caladas que no sejam romanas), mas no deixaram de merecer esse epteto, ou alternativamente o nome de ponte medieval.

Na maioria dos casos os autores e datas so dados completamente desconhecidos, mas isso no parece apoquentar ningum. Apesar de termos arquitecturas completamente diferentes entre as nomeadas pontes romanas, mesmo as atribudas ao mesmo imperador (por exemplo, a ponte de Trajano em Chaves e a de Alcntara, em Espanha), todos parecem ficar satisfeitos com a classificao simplificada - ou romana, ou medieval. De facto, poderamos dizer que os templos antigos seriam romanos, e as igrejas medievais... e apesar de no andar muito longe disso, h mesmo assim mais cuidado do que no caso das pontes.

Ser que poderia haver uma ponte no Rio Lima, e que o esquecimento necessrio seria ignorar que aquela ponte j l estava antes de Brutus chegar? Por uma questo pragmtica, sendo as estruturas teis que sentido faria mandar todas abaixo para reconstruir de novo? Deixamos aqui a actual ponte medieval do Lima, com alguns exemplos de diferentes pontes romanas... a maior dificuldade sempre perceber o critrio com que se distinguem ou so identificadas como tal.

A Ponte de Trajano de Chaves a mais curiosa, pois numa das colunas afirma-se que foram os locais que a construram, s suas expensas, j na outra honra-se Trajano e Vespasiano... http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/pontes-o-lethes-do-esquecimento.html

Ponte de Lima, dita romana mas com reconstruo medieval, e outras quatro pontes romanas (Alcantara, Chaves, Vila Formosa, das Taipas).

Pgina 38

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Enfim, o problema de ter uma memria danada... excluda da lembrana, sempre existiu e no parece querer deixar de existir. Conheciam-se os casos de pessoas, o que no admitido a danao da memria de povos inteiros. O Rio do Esquecimento, o Lethes do Lima ser simbolicamente recuperado numa identificao ao Queijo Limiano e ao "mito popular" de que o queijo provocaria falha de memria. Se a produo comea s em 1959, tambm s em 1960 que encontramos (Google Books) um comentrio sobre essa associao "popular", num excerto de livro sobre "Frases feitas", em que se procura desvalorizar essa associao nacional com outros exemplos europeus. Depois claro que a Unio trouxe um problema no virar de Milnio, que deu origem a uma greve de fome e ao episdio do Oramento Limiano, em que um deputado minhoto fazia a diferena! Se antes a regio era vista como um Jardim do den, proibido, os Romanos ao fazerem correr sobre estas terras o Rio Lethes, do esquecimento, trouxeram um pouco do Hades a estas paragens!

Paulus Orosius Estrabo descreve os rios at ao Minho, falando da navegabilidade do Douro (at ao cacho de S. Joo da Pesqueira), e afirmando o Minho como maior rio da Hespanha, sendo navegvel na mesma extenso. no Rio Minho que Estrabo diz que terminou a expedio de Brutus... ou seja, o apenso Galaico s lhe deve ter sido colocado por omisso! No entanto, depois encontramos em Paulo Orsio (Sc. V), na Historiae Adversum Paganos, algo completamente diferente...

In the meantime Brutus in Further Spain crushed sixty thousand Gallaeci who had come to the assistance of the Lusitani. He was victorious only after a desperate and difficult battle, despite the fact that he had surrounded them unawares. According to report, fifty thousand of them were slain in that battle, six thousand were captured, and only a small number escaped by flight.

Orsio, tido como natural de Braga, vai comparar a actuao dos Romanos com a actuao dos invasores brbaros, e no poupar os registos de crueldade romana. Aqui fala da actuao de Brutus, acusando a sua expedio da morte de 50 mil galegos que teriam ido socorrer os lusitanos em batalha. Ter sido isso que justificou o cognome "Galaico", mas contradiz um pouco o trmino da sua expedio no Rio Minho, assinalado por Plnio. A provncia Galaica estava dividida em 3 conventos, e esta incurso terminava na parte Bracarense, faltariam os conventos Lucense (Lugo) e Asturicense (Astorga). aqui que aqui o sufixo transmontano +Torga aparece ligado ao sudoeste cnio, na juno do noroeste em Astorga com o sudoeste em Conistorga. O que nos despertou a ateno foi o registo do cerco, em que teriam sido apanhados desprevenidos, e a ausncia de registo de baixas lusitanas... ou seja, este nmero elevado de mortes em batalha, pareceu-nos ajustado descrio que levaria o nome Serra de Ossa, conforme j aqui sugerimos. Orsio nomeia vrios povos ibricos, mas no fala de Cnios, por isso no de excluir que passados vrios sculos j estivesse sob influncia de uma verso de esquecimento ou confuso (os Cnios poderiam passar por Galaicos, ou serem efectivamente o mesmo povo em localizaes diferentes). H ainda um registo semelhante, passado um sculo, em 22 a.C. os povos Galaicos vo sofrer uma brutal derrota no Monte Medulio (serra de Arga), que levar a um suicdio colectivo, pois os habitantes preferiram morrer a ser tomados como escravos... a uma falha da Pax Julia, impunha-se a Pax Augusta.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/pontes-o-lethes-do-esquecimento.html

Pgina 39

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Galicia Talvez fosse altura de falar na confuso Galaica, ou Calaica... j que o nome (que parece alterao de Galo, ou Gauls) se espalhou por vrias partes. Por estranho que parea, para alm de outros locais, merece especial ateno o Reino da Galicia na actual zona da Ucrnia(*). Como ilustrao colocamos o braso desse Reino da Galicia na Ucrnia (e Polnia), e o braso do Reino de Leo, de Astorga, das Astrias:
(*) ucranianos que tomaram a deciso acidental de recentemente rumarem at aos confins da Europa e falar portugus como se sempre tivesse sido a sua lngua...

Quando Afonso VII decide proclamar-se imperador em 1135, juntando definitivamente o Reino de Leo com o de Castela, um problema complicado surge ao nvel do "esquecimento"... provavelmente temeuse que a conexo ancestral se fosse diluir no tempo com a juno! Por isso, a incurso de Afonso Henriques, indo direito ao corao alentejano de Ourique, em 1139, vai directamente aos registos antigos de Conistorga, e ao corao de Leo e Astorga. No ter adoptado o smbolo, pois havia outras questes pessoais, e quando falmos em "tctica da cunha", no estvamos propriamente a pensar na "cunha" que dava nome aos Cnios... mas tambm no h propriamente outra razo para essa designao! E que sentido faz novamente esta ligao ibrica a paragens junto ao Mar Negro? Ainda por cima, territrios interiores? S faz sentido pela ligao entre o Mar Negro e o Oceano, atravs de um "rio", o Tanais, que depois foi sendo fechada por assoreamento, deixando povoaes costeiras no interior da Europa! Nesta estria que vamos contando, os galaicos da ucranianos so tambm descendentes de uma civilizao ocenica europeia, que foi sepultada no Lethes do esquecimento pelos romanos e pelo tempo. Alvor-Silves, publicado em 24 de Junho de 2011

claro que o leo tornou-se um smbolo comum, mas para alm das cores, que tm significado, as semelhanas so ao nvel da identificao completa!

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/pontes-o-lethes-do-esquecimento.html

Pgina 40

Plvora, Lanternas e Penhascos Vermelhos

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

A cultura ocidental tem muito poucas referncias orientais, sendo normalmente mais conhecidas as ligadas mitologia e religiosidade. Aqueles que so seduzidos pelo misticismo oriental fazem um processo curioso, que teria um recproco engraado... analogamente poderamos ter gurus da religio greco-romana juntando grupos esotricos de empresrios ou artistas chineses ou indianos. As religies, ou mesmo as filosofias, tm um enquadramento histrico, e a histria chinesa ou indiana est longe de ser familiar maioria dos ocidentais que so adoptados e depois adeptos dessas tendncias ocidentais supostamente baseadas no misticismo oriental. Lanternas de Kongming A tradio do So Joo junta o salto fogueira, o fogo de artifcio e uns curiosos bales de ar quente, chamados bales de So Joo... estando atrasado uns dias, noto que o S. Pedro ainda no acabou! Retirando a parte do salto fogueira, o fogo de artifcio e os bales de ar quente podemos encontrlos como manifestao quase directa de tradies chinesas em territrio nacional. Afinal admitido que a plvora tem a sua origem na China, tal como o papel...

Os bales do So Joo no Porto e Zhuge Liang...

Durante muito tempo (at h poucas dcadas) foi contada a estria que os chineses no teriam desenvolvido os seus conhecimentos pirotcnicos para fins militares, e que estes se resumiriam a distraces cortess. No vamos aqui redescobrir a plvora, mas convm notar que esta reportada Dinastia Han, uma dinastia florescente do Sc II a. C. ao Sc. II d. C., quatrocentos anos de desenvolvimento. O fim da Dinastia Han tem um heri Han, denominado "Drago Adormecido" ou Kongming, de nome Zhuge Liang. A Zhuge Liang creditado a inveno dos bales de papel e ar quente, tambm ditos Lanternas de Kongming... e que so os bales de So Joo (alguns chamam bales venezianos)!

Segundo a "lenda", estando cercado, as Lanternas teriam sido usados por si para sinalizao ao seu exrcito. H outras invenes surpreendentes que lhe so creditadas. Batalha dos Penhascos Vermelhos O seu nome vai ficar mais ligado Batalha mtica da Histria chinesa: - a Batalha dos Penhascos Vermelhos, que antecede o fim da Dinastia Han.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/polvora-lanternas-e-penhascos-vermelhos.html

Pgina 41

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Trata-se de uma batalha com larga componente naval, mas que colocada no Rio Azul, o Yangtz, com o Sinal dos "Penhascos Vermelhos"... e que reporta j a diviso dos Trs Reinos, perodo de convulso na China que marca o final da Dinastia Han (em 220 d.C) at Dinastia Jin (em 280 d.C). As invenes chinesas As invenes chinesas Os ocidentais reconhecem quatro invenes importantes aos chineses: - papel, bssola, plvora... e imprensa (apesar de Guttenberg) ... havendo outras invenes em lista de espera, com a reconhecida oficial pacincia chinesa. Os argumentos para a Lanterna de Kongming so simples... oficialmente os chineses inventaram o papel, e saberiam produzir fogo. Porm, como j percebemos, as evidncias contam pouco para a academia ocidental e os mais reputados sinologistas remetem para o magister dixit considerando relatos inconvenientes como apcrifos. Nada de surpreendente, ligado ao ambiente religioso que afinal definiu as universidades no contexto medieval... Um excelente artigo de Annette Yoshiko (2009), da Univ. Pensilvnia, esclarece como foi difcil aos europeus admitir uma histria chinesa registada antes das civilizaes clssicas:

Sinal da Batalha dos Penhascos Vermelhos, o seu local incerto, mas marcado h muitos sculos em Chibi, no Rio Yangtz. Embarcao usada em batalha.

Hegel famously proclaimed that the Indians were a people without history, living apart from the evolving spirit of rationality that shaped "the West". To this Leopold Von Ranke soon protested. Nevertheless, von Ranke expressed a similar view of India, which he extended to China as well. These two "oriental" peoples had long chronologies, but their antiquity was, in his view, merely a "fable"; neither had any active role in shaping world history.
http://upenn.academia.edu/AnnetteYoshikoReed/Papers/182142/_Beyond_the_Land_of_Nod_Syriac_Images_of_Asia_and_the_Histor iography_of_the_West_

Os Sres desconhecidos seriam por isso os chineses... vai ainda mais longe, considerando o registo cristo dos Actos de Toms (S. Toms que foi ver para crer), que falam no Reino de Mazdai (afinal um veculo que de Mazda nos levaria ainda a Zaratrusta...), todo o artigo aconselhado e tem um registo que no nos deixa sozinhos no meio de uma academia de herana medieval.
http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/polvora-lanternas-e-penhascos-vermelhos.html

Estamos a falar do incio do Sc. XX, e a afirmao de Hegel poder tambm ser vista como uma irnica crtica prpria estria ocidental que passava por Histria... Yoshiko relaciona ainda os antigos relatos gregos no apenas dos indianos (Indo), mas tambm dos Sres, a que se ligava j o registo da Seda.

Pgina 42

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Severo, do lado Romano Ao mesmo tempo que se dava a Batalha dos Penhascos Vermelhos, Stimo Severo estendia o Imprio Romano para Oriente, atingindo os Prtos da Prsia, inserindo definitivamente a provncia de Osroena e indo mais longe, na recuperao das antigas fronteiras do reino Seleucida de Edessa. Para continuar um pouco da nossa Estria, vamos recuperar o mapa que colocaria ainda o Cspio como mar...

Contemporneo da queda da Dinastia Han o envio de uma delegao indiana em 220 d.C. ao imperador Heligabalo, acto oficial singular, que demonstra talvez a preocupao ou o reconhecimento global com o poder Romano no Oriente... Pelo menos era claro que quer Stimo Severo ou Caracala tinham tomado o assunto da guerra com o Partos, que tambm eram vizinhos da India. Sob um ou diferente nomes, a antiqussima civilizao Persa dos magos manteve-se com uma independncia quase constante, s interrompida brevemente por Alexandre Magno, j que a invaso otomana foi dada dentro de um contexto religioso e cultural comum. Noutra ocasio falaremos sobre as Colunas de Alexandre... No se passou exactamente o mesmo com a China... pois se a plvora foi inveno chinesa, certo que os ocidentais em breve copiaram os mecanismos de destruio ao longo da Idade Mdia, e quando Nobel "inventa" a dinamite, poucos anos depois uma enorme aliana ocidental esmaga a Revolta dos Boxer na passagem de 1900, arriscando a presena de grandes contigentes na Batalha de Pequim (que ter ainda servido para apagar as memrias de Fusang e da Tartria):

A expanso de Severo colidiria com algum reino chins? At que ponto faz sentido uma batalha naval que ocorre no contexto do Rio Yangtz? Ainda que seja um grande rio, as propores habituais de foras em batalhas chinesas (aqui fala-se em quase 1 milho do lado de Cao Cao) colocariam as embarcaes a cobrir o rio... At que ponto no estariam os Romanos envolvidos numa disputa de influncia sobre territrio chins, apoiando um dos lados da contenda? Como Yoshiko salienta no seu artigo, entre a China e os Romanos havia o Reino Parto-Persa, que funcionava como charneira, sendo reconhecidas influncias/contactos chineses directos com os partos.

A plvora russa na China

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/polvora-lanternas-e-penhascos-vermelhos.html

Pgina 43

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Os bales de So Joo As lanternas de Kongming aparecem como tradio festiva em Veneza e no Porto. No sabemos quando foram introduzidas no Carnaval ou em festas populares. A tradio junina semelhante no Brasil coloca-as longe no tempo... provavelmente bem anteriores s experincias dos irmos Montgolfier. Se os chineses j consideravam colocar uma embarcao balo enquanto passarola, capaz de transportar pessoas... pois uma hiptese que surge logo a partir do momento em que se v o modelo feito com papel. Talvez por isso a actuao de Stimo Severo e Caracala se tornasse to urgente nas paragens orientais em "polvorosa". Ser preciso saltar por cima do fogo que consumiu e apagou todos registos... mas complicado!

Alvor-Silves, publicado em 26 de Junho de 2011

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/polvora-lanternas-e-penhascos-vermelhos.html

Pgina 44

Kafkania uma pedra

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

O site espanhol Proel.org tem uma excelente pgina lingustica onde se estabelece uma rvore genealgica dos alfabetos antigos:

um exerccio interessante estabelecer ligaes desta forma, que no se prendam exactamente com o lugar atribudo e as convenes habituais... Por exemplo, sinalizamos que o indiano Brahmi ligado ao Fencio como desvio do Aramaico, com uma particularidade que os autores desse blog dizem no incio:

Origem do grfico: Proel.org

O que se passa para uma escrita subitamente mudar, deixando de se escrever segundo a sua influncia fencia original - de nascente para poente, passando a escrever-se de poente para nascente, copiando a influncia grega? Estando reportado ao Sc. III a.C. ocorre j depois da incurso de Alexandre Magno, e por isso est localizada uma forte possibilidade de influncia! J aqui apontmos essa diferena da direco de escrita, num texto anterior. http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/kafkania-uma-pedra.html

El brahmi es un sistema de escritura silbico con un lapso de uso que va desde el siglo V a. C. hasta el V d. C. El sentido de la escritura era al principio de derecha a izquierda, pero en el siglo III a. C. cambia en sentido contrario.

Pgina 45

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Espanca - Ourique A propsito dos Tartssios (a que se costuma ligar Tarsis, e os Cnios) e da sua lngua, nesse site so referenciadas diversas estelas em Espanca, Ourique, Bensafrim. A escrita tartssia considerada irm da hebraica, da pnica, da aramaica, ou do grego antigo, no sentido em que derivam directamente do fencio original. J aqui tnhamos mencionada a estela da Abbada com uma eventual ligao s siglas poveiras, mas fica agora claro que h todo um registo que liga a uma cultura tartssia do sudoeste ibrico. Citamos os referidos autores, de novo, a este propsito: Por ello y por su riqueza minera, Tartessos alcanz inmenso podero. El pas de los tartesios es citado con mucha frecuencia en la Biblia y siempre en trminos de un pueblo rico y rebosante de esplendor

Esta lngua, tal como a fencia, usava a direco nascente-poente... e como j aqui demos a entender, ter terminado os seus dias com aqueles que seguiram a direco poente-nascente, e tal como os pnicos de Cartago, a civilizao foi aniquilada pelos Romanos. O pormenor da escrita Brahmi inverter o seu sentido, aps a presena de Alexandre, revelador de que s havia uma direco a seguir. Os prprios gregos tinham invertido esse sentido, j que o grego antigo at ao Sc. VIII a.C. usava a direco fencia, tal como o Etrusco... outra civilizao que ir tombar. Os gregos mudam a sua direco e influenciam a direco romana, que tomar conta da Pax. Seguindo a linha do aramaico, apenas os judeus e os rabes vo manter a direco oposta. A influncia da escrita fencia, atravs do aramaico, colocada pelos autores para alm do Brahmi indiano, e chega ao Sibrio, ao Mongol e Manch... mas com direces j diferentes. Os autores ilustram as direces de influncia num esquema interessante.

(1 Reyes 10:22; 2 Crnicas 20:36-37; Ezequiel 27:12; 38:13).

Distinguiria dois perodos, que me parecem confundir-se quanto Fencia. Um primeiro perodo que no colocaria necessariamente no Lbano, j que a sua influncia se confunde com a prpria civilizao ocenica europeia, em interaco com os Celtas. Um outro perodo, colocado na habitual zona do Lbano/Sria, onde se teria cimentado o aramaico como desvio do fencio original. Disco de Phaitos Uma outra linha interessante, e que tem sido associada ao mito da Atlntida, est relacionada com a escrita encontrada em Creta. sobejamente conhecido o chamado Disco de Phaitos: ___ Estas escritas minicas foram depois genericamente classificadas como Linear A ou B, seguindo o sentido greco-romano. No o caso do Disco de Phaitos, que apesar de no estar decifrado, assume-se correr no sentido fencio... se que a distino faz muito sentido num alinhamento espiral. Quanto a tratar-se de algum legado da civilizao Atlntida, parece-me ser inconsistente com os relatos de grande avano civilizacional. http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/kafkania-uma-pedra.html

Pgina 46

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


A escrita longe de estar simplificada, est alinhada de forma rudimentar, de forma semelhante a muitos outros registos de civilizaes da Idade do Bronze. A Atlntida poder ter existido enquanto civilizao avanada anterior ou na Idade do Bronze, mas conforme j referi h algumas extrapolaes exarcebadas relativamente ao seu desenvolvimento. Parece bastante mais natural que uma Atlntida, situada na costa Atlntica, provavelmente africana ( a que encontramos persistentemente referenciados os Atlantes), tenha sido vtima de uma mudana climtica. De uma poca fria, em que os gelos concentravam a gua nos plos, poder ter havido uma mudana sbita, que originou uma inundao da sua capital. O clima temperado dar origem a uma mudana na relao de foras, admitindo que anteriormente os Atlantes subjugavam os povos mediterrnicos, de acordo com o relato de Plato. A civilizao martima fencia ou a minica podero ter sido suas herdeiras, directamente ou pelo resultado do contacto com essa civilizao perdida, mas no tero sido necessariamente casos nicos... Pedra de Kafkania Relativamente lngua minica, no deixa de ser interessante os autores colocarem uma origem anterior, vrios milnios antes de Cristo, na zona da Transilvnia... a que vo chamar lngua Tartria. Ainda revelador o mapa da civilizaes "paleobalcnicas" que apresentam: ___________ revelador, porque os autores datam estas civilizaes entre 6000 a.C. e 3000 a.C., e como podemos observar os focos (a verde) estariam longe de qualquer zona costeira actual, mas j no seria bem assim se admitirmos o nvel do mar mais elevado, conforme temos apresentado. Nesta sequncia, que leva aos minicos, e para alm do Disco de Phaitos, h uma pequena pedra que tem inscries similares, e que foi descoberta recentemente, prximo de Kafkania-Olimpo: __________________________________ Levantam-se algumas dvidas sobre a autenticidade do achado de 1995, por razes bizarras que podem ser lidas na wikipedia. interessante ter sido encontrada fora de Creta, em Kafkania.

Mapa em Proel.org

Atravs deste pequeno artefacto, fomos chegados neste processo a Kafkania, vila prxima do Olimpo. Mas tal como em O Processo, este nosso processo tambm parece ainda no ter fim vista! Alvor-Silves, publicado em 28 de Junho de 2011 http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/kafkania-uma-pedra.html

(de MinoaBlog)

Pgina 47

Tarso

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Tarso um conjunto de ossos do p, em que se inclui o calcanhar (calcneo), e em particular estaria a o Calcanhar de Aquiles, cujo nome ficou associado ao tendo.
Raio-X de fractura do calcneo no Tarso

Paulo de Tarso Tarso ainda a cidade da sia Menor na Clicia considerada como local de nascimento de So Paulo, tambm conhecido como Paulo de Tarso. bem conhecida a converso de Saulo em Paulo, e a influncia em tornar o cristianismo numa religio de gentios e no apenas de judeus. Os priplos de S. Paulo comeam numa viagem na regio da sia Menor: ___ onde podemos ver a confuso de estarem a nomeadas duas Antiquias no percurso.

Ldia, Targum e Tarsis No mapa vemos nomeada a Galcia, vizinha da Frgia, da Ldia, e da Lcia. Interessa-nos a Frgia, pois com uma crux ficaria Frsia, tal como a Lidia (ou Licia) ficaria Lisia, e se tal territrio no existe, existiu a Lysitania, ou Lusitania. Uma crux dbia, mas a informao de que os Ldios se denominam "sfards", transportar-nos designao dos sefarditas, ibricos. Sobre a Galcia, e a proximidade com Galcia, at dispensaria qualquer crux. A Ldia ficou mais conhecida pelo seu ltimo rei Creso, tal como a Frsia pelo rei Midas. Estas fortunas eram associadas ao ouro vindo do rio Pactolo, afluente do Hermo, e j aqui citmos Juvenal: The man for whose desires yesterday not all the gold which Tagus and the ruddy Pactolus rolls along would have sufficed (...)

H um ano colocmos aqui a questo crucial, no sentido de Crux, sobre como o aparecimento do cristianismo terminou com as revoltas de escravos simbolizadas nas dezenas de milhar de cruzes da revolta de Spartacus na Via pia, e como isso foi um erro de Crasso. Com a converso de Saulo a expanso crist no fica restrita ao ncleo judaico de Pedro (com quem tem algumas dissenses), e Roma continuar como centro, agora religioso, distante dos smbolos cristos de Jerusalm. Constantino, tambm dito Magno, torna o cristianismo religio imperial, e muda o centro do Imprio para Bizncio, mas no para a Terra Santa. A Igreja de Pedro e Paulo ficar em Roma, e o tempo ser juliano durante uma boa parte da Idade Mdia... a marcao a.C/d.C s iniciada com Carlos Magno e completada com D. Joo I, em Portugal ( ainda nessa altura que os infantes podem ento passar a prncipes).

que associava os rios Pactolo e Tagus, no mencionando o rio Hermo. Vrios autores romanos falaram do ouro existente nos rios da Lusitania, e mencionavam que o ouro do Pactolus e Hermo se deveria ter entretanto extinguido. Apesar da abundncia de ouro estar inicialmente associado ao Jardim das Hesprides, e procura que Hrcules vai fazer para alm das Colunas (na Lusitania), estes mitos posteriores parecem esquecer isso e colocam o mito aurfero na sia Menor! http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/tarso.html

Pgina 48

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Creso acabar derrotado pelo persa Ciro, o mesmo que ir reencaminhar os hebreus do cativeiro para Israel, e a surge um pormenor interessante. H uma diferena entre os judeus que falavam o aramaico e outros que falavam hebreu, ao ponto de surgirem os Targus (decidi colocar assim o plural de Targum, apesar de ser indicado targumim) - tradues para aramaico do original hebreu. Nota-se por isso que so dois povos separados, juntos na mesma regio, o que corre no sentido aqui vrias vezes mencionado sobre os Ebreus do Ebro. A ligao a Tarso, surge agora por via de Tarsis... cujo nome bblico Tarshish, e que pode ser associada a Tartesso. Conforme diz William Smith (no Concise dictionary of the Bible. pg. 921): "Tartessus being merely Tarshish in the Aramaic form"

... entre outras razes para associao entre a Tarsis bblica e Tartessos na Ibria, ao mesmo tempo que descarta a natural confuso de Tarso na sia Menor com Tarsis (todo o texto de William Smith merece ser lido). Uso ainda aqui uma citao breve, via wikipedia: De fato, o Rei Salomo tinha naves de Tarsis no mar junto com as naves de Hiro. As naves de Tarsis vinham uma vez a cada trs anos e traziam ouro, prata, marfim, bugios e paves. (I Reis 10: 22) Se h Tarso, em que de Paulo se sustentar o cristianismo, a Tarsis ibrica sustentava um comrcio com paragens distantes (provavelmente africanas e americanas, dada a carga...) a cada trs anos. E quando William Smith diz que, no Livro das Crnicas, Tarshish teria ligao ao Mar Vermelho, no precisamos de colocar a localizao longe da Hispania, pelas razes que j explicmos nos sinais vermelhos. Calcanhar de Aquiles Uma boa parte da nomenclatura anatmica pode ser encontrada em Galeno, mdico de Marco Aurlio, que vemos aqui representado com um barrete frgio: _______ Se a associao a Tarso foi casual, feita pela sustentao de Paulo, pela fragilidade na localizao de Tarsis, ou por outra razo, pois to dbio quanto uma crux, e podemos seguir vrias direces.

Ao mergulhar Aquiles no rio Estige do Hades, Ttis deixou vulnervel a sustentao do aqueu, o seu calcanhar, o Tarso...

Galeno (129-217 d.C)

talvez uma fragilidade de sustentao dos aqueus acerca do poderio de uma antiga Tarsis, que prolongou a guerra de Tria. Quem quebrar essas muralhas ser um ardil de Ulisses, atravs do cavalo de Tria... Ulisses que seguir depois um caminho atlntico, qual Tarsis.

Para dar um exemplo da utilidade das designaes anatmicas, lembramos o cbito, afinal um osso do antebrao (tambm chamado ulna), que nos daria uma ideia da antiga unidade de comprimento egpcia, tambm representada por um antebrao - mas que implicaria antebraos de meio metro... bastante maiores que os actuais, digamos quase de gigantes! Ficamos por aqui... j que no vamos falar do rdio, outro osso do antebrao, pois a conjuno "Rdio" com "Galeno" parece fortuita. No encontramos j um motivo no lingustico para o associar ao Rdio de Galena, ainda que essa forma primitiva de Rdio AM seja baseada no Galeno (sulfeto de chumbo), material que foi usado como cosmtico entre os egpcios.

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/tarso.html

Pgina 49

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Afinal, aprendemos que o desenvolvimento elctrico, que vai de Alessandro Volta (nomeado conde por Napoleo), at aos rdios de Marconi (ou anteriores), dura menos de 100 anos, e por isso aceitamos ser absolutamente ridculo pensar que os egpcios pudessem ter ideias elctricas, apesar dos vrios milhares de anos de civilizao. Digamos que devemos ter ficado mais espertos...

Radius, significa ainda raio, e pode ser explicado pela possibilidade de movimento circular no antebrao, pelo que seria to gratuito como fazer outras associaes lingusticas, seja ao elemento rdio, ou at ao facto de termos comeado o texto sobre ossos com uma radiografia! Isso seriam estrias completamente diferentes destas... Alis, do tarso no seguimos para o metatarso, pelos cuneiformes, sob pena de invocar ainda as falanges! Alvor-Silves, publicado em 30 de Junho de 2011
[este post estava previsto aparecer em 29 de Junho... porm s vezes as dificuldades no blogger surgem, e compreendemos!]

http://alvor-silves.blogspot.com/2011/06/tarso.html

Pgina 50

O culto do oculto

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

O propalado esprito reformador do Marqus de Pombal, que tanto foi propagandeado na nossa Histria, especialmente na fase republicana, tem um outro lado, mais difcil de ser percepcionado, mas que tende a mostrar o contrrio.

Um desses factos-mitos a suposta reforma e modernizao da Universidade de Coimbra, que incluiria a constituio do Observatrio Astronmico. Porm, vejamos o que se passou (artigo de C. M. Martins e F. Figueiredo, revista Rua Larga, n21): Em 1773 inicia-se a construo deste vasto equipamento, com a demolio do castelo medieval e a regularizao do terreno, e em 1775 estava realizado o essencial do piso trreo. A partir desta data pouco mais se avana. O elevado custo destes trabalhos, estando ainda por realizar parte significativa da obra, deve ter conduzido a Universidade a interromper to ambicioso projecto. Um possvel sintoma de divergncia entre a vontade rgia, de que a equipa de Guilherme Elsden era a executora, e as reais capacidades da Universidade.
http://www.uc.pt/rualarga/anteriores/RL21/21_19

Ou seja, aquilo que aconteceu foi uma efectiva obra de terraplanagem do Castelo Medieval de Coimbra. Chegmos aqui atravs de uma referncia Torre pentagonal do Castelo do Sabugal, de Antnio Carvalho da Costa, na Corografia Portuguesa de 1708:

Sendo da Coroa Portuguesa, El Rey D. Dinis a aumentou pelos anos de 1296 com forte Castelo & uma torre muito alta de cinco quinas, como a do Castelo de Coimbra, & no fecho da mais alta abbada dela se v o escudo das Armas Reais de Portugal com este letreiro: Esta fez El Rey D. Dinis, Que acabou tudo o que quiz; Que quem dinheiro tiver, Far quanto quizer.

Torre das Cinco Quinas - Castelo do Sabugal

A notcia de semelhante Torre Pentagonal no apenas no Sabugal, mas tambm no Castelo de Coimbra, acabou por estar quase perdida. Encontrei um excelente apontamento no respigo.blogspot onde h um link para lminas/imagens nicas, da viagem de Cosme de Mdicis pela Espanha e Portugal em 1668. Em particular, pode ainda ver-se o Castelo de Coimbra: http://odemaia.blogspot.com/2011/06/o-culto-do-oculto.html

Pgina 51

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Vista de Coimbra 1668-69 (Peir Maria Baldi)


http://purl.pt/12926/1/P65.html

Uma torre pentagonal, apesar de invulgar, no uma obra inslita, at adequada ao aspecto das cinco quinas, smbolo fundador da nacionalidade. Talvez por isso no nos estranhe(*) ser D. Sancho I que tem essa ideia original de construir uma torre pentagonal, ao lado da torre quadrada, apontada a nascente (Portas do Sol), que seu pai D. Afonso Henriques tinha mandado construir.

O que inslito que o que sobrou ao terramoto de Lisboa em 1755 teve muitas vezes um destino semelhante de destruio. Isso j no estranha, se encararmos o aspecto oculto que esteve presente no terramoto e na actuao bulldozer do Marqus. O renascer da intelectualidade portuguesa, se estava por um lado abafado pela presso inquisitria do Santo Ofcio, no foi minimamente levantado pelo Marqus. Ao contrrio, houve uma importao coordenada de conhecimento externo que poder parecer hoje pertinente e louvvel, mas que era quase risvel poca. At ao incio do Sc. XVIII, Portugal ainda teria pouco a aprender com a importao de saber europeu externo, com D. Joo V ainda havia manchas de saber nacional profundo (lembremos Bartolomeu de Gusmo)... foi a partir do terramoto e do "incndio" que levou destruio do esplio nacional, e da perseguio ao saber jesuta, que tudo decaiu rapidamente.
(*) mas deveria ter estranhado! - j que depois veremos ser atribuda a Hrcules.

http://odemaia.blogspot.com/2011/06/o-culto-do-oculto.html

Pgina 52

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


O Marqus enquanto maon, no ter domesticado o leo ingls, ter antes caminhado ao lado dele, num desgnio que iria lanar as bases de poder noutras paragens anglo-saxnicas. Estas faces degladiam-se ainda em guerras de alecrim e manjerona que passam ao lado da populao, onde o oculto reina como culto submerso. Segundo a lenda, teria sido no Sabugal, perto deste Castelo das Cinco Quinas de D. Dinis, que teria ocorrido o milagre das rosas da Rainha Santa Isabel, numa aparente reedio do milagre da sua tiaav Santa Isabel da Hungria. No difcil perceber que j a estavam representados dois lados, um que se ligou aos templrios de que resultou o misticismo maon/judaico, e um outro que ter tido uma sequncia pelo lado jesuta. No meio, enquanto pees distrados e usados, ficaria o povo... OdeMaia, publicado em 7 de Junho de 2011

http://odemaia.blogspot.com/2011/06/o-culto-do-oculto.html

Pgina 53

La Palisse, Roma e Pavia, verdadeira mente


Verdadeiramente, a mente mente... Vulcano e Poseidon H mais de um ano, em Abril de 2010, aquando da erupo de um vulco islands que decidiu irromper no momento da divulgao interna do Truth Report sobre a crise financeira, entrei num interessante dilogo no blog arrasto. A referida erupo surgia depois de um incio de 2010 especialmente conturbado, marcado pelo mais devastador resultado de um terramoto sem maremoto, em Port-au-Prince. H quem ache natural reportar-se a morte de mais de 200 mil pessoas no Haiti, por via de um sismo de amplitude 7.1 na escala de Richter. Devemos lembrar que o terramoto na Indonsia, em Aceh, teve amplitude 9, ou seja foi 100 vezes superior, e o nmero semelhante de vtimas deveu-se ao maremoto que se estendeu por uma larga rea no ndico, abrangendo vrios pases. Sobre o evento j falei no artigo sobre a derrota da Hispaniola, e de forma alegrica num post da altura... porque nem sempre fcil escrever explicitamente, quando a "situao explosiva", e o "mundo muda de 15 em 15 dias", usando as oficiais frases governamentais da poca. Os poucos que seguiram o blog alvorsilves, desde o incio, percebero melhor do que falo... Em 12 de Abril de 2010 era lanado na Islndia o Truth Report, conforme ainda fui encontrar nesta notcia do Telegraph, e a situao ficava mais explosiva para o primeiro-ministro islands (actualmente a ser julgado). Acumulando a essa situao explosiva, o vulco entra em erupo e em 14 de Abril passa a ser notcia a proibio de vos.

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Sob o ponto vista noticioso a actividade vulcnica do Eyjafjallajkull ocultou o Truth Report islands. Se mal se ouvia falar da Islndia, o Truth Report poderia ter provocado uma explosiva situao espalhando cinzas sobre a Europa, porm no espao de dois dias passou a ser o vulco a faz-lo. Dirse- que milhares de pessoas fizeram esta associao sobre o vulco financeiro, mas no... A situao ainda mais engraada, pois no dia da publicao do relatrio tinha terminado a erupo doutro vulco, conforme se pode ler no Iceland Review no dia seguinte (15/04/2010):

Protestos populares na residncia do Primeiro-Ministro Islands e primeiras imagens do vulco Eyjafjallajkull, de onde saa fumo branco, ou negro?

No seriam os velhos deuses, sobre esses temeu-se a exploso do Katla, durante dias... Mas, para a pequena intensidade do Eyjafjallajkull seriam mais os semideuses financeiros que elevavam essas cinzas at estratosfera para depois as deixarem cair sobre a Europa. Tal como a roupa do imperador, as cinzas eram invisveis... e as vozes de crianas a denunci-lo estavam abafadas.
http://odemaia.blogspot.com/2011/06/la-palisse-roma-e-pavia-verdadeira.html

Iceland is a strange place. When the truth report came out last Monday, the eruption on Fimmvrduhls stopped. To give the citizens some time and space to read it. Two days later, yesterday, another volcanic eruption started. Just a few kilometers away from the first one, at the top of Eyjafjallajkull glacier. A much more powerful eruption. Are the old gods angry?

Pgina 54

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


A mente mente, porque a aceitao de informao condicionada na educao. Ningum educado para ler notcias de forma alegrica... e por isso, s vezes, as notcias mais estromblicas tm informao invisvel para a esmagadora maioria do povo.
Foi nesse contexto de coliso de mentes, que fiz nesse blog o papel de criana que denuncia a nudez do imprio... s que nesta histria, a voz criana abafada na multido. excepo de um comentador (cafc), a boa educao dos restantes viu a denncia das imagens vulcnicas islandesas como uma alucinao isolada de um qualquer maluco.

Mente O assunto seguiu para uma observao peculiar, que deveria ser notada largamente, mas sobre a qual nada dito. Os advrbios que terminam em mente, de mentir! Ser caso nico? - No ! Nas diversas lnguas (interessa a fontica): Portugus, Espanhol, Italiano: Advrbio +mente, Verbo = mentir(e), mente (3 pessoa) Francs: Advrbio +ment, Verbo - mentir, ment (3 pessoa) Ingls: Advrbio +ly, Verbo - lie/ly Alemo: Advrbio +lich, Verbo - liegen, liegt (3 pessoa)

Isto acontece casualmente ou o casual mente? A origem no o Imprio Romano, pois a declinao "+mente" no se encontra no Latim, podendo ser at varivel do caso. Na altura em que coloquei o tema invoquei a sua aplicao nacional pela Lei Mental... a tal que o pai D. Joo I tinha na sua mente, mas apenas invocando a semelhana do nome, e pela estorieta de estar na "mente" do rei, contudo convm notar que nas obras transcritas de Ferno Lopes j aparece a declinao "+mente" nesses advrbios. Portanto, a origem desta declinao no mente de mentir parece ser anterior, medieval, mas foi aplicada de forma quase uniforme, ou uniformemente, em lnguas cuja raiz era diferente. Como se tivesse havido uma ordem emitida aplicada s vrias lnguas... ou como se as lnguas tivessem sido construdas deixando esse artifcio identificador. A hiptese de lnguas construdas na Idade Mdia no assim to estranha, j que houve certamente algum processo orientador a nvel gramatical. O mais estranho a declinao "+mente" j que associa duas slabas tornando esses advrbios as nossas mais longas palavras... nota-se que houve algo propositado, que d um significado diferente a verdadeiramente e verdadeira mente. Para alm disso, usamos "Mente" para nos referirmos ao nosso raciocnio, e os ingleses apesar de mais cautelosos usam "Mind" que pode ter um sentido de aviso ou de importncia. A mente acidentalmente revela-nos que o acidental mente.

Roma e Pavia O assunto deste post seria sobre Roma e Pavia, que "no se fizeram num dia"... Como claro, no se pretendia invocar nenhum processo construtivo feito com "pacincia de chins", mas apenas procurar a origem desta expresso, que j mencionada (pelo menos) no incio do Sc. XIX. claro, pode invocar-se o acidente fontico de "Pavia" rimar com "dia"... mas haveria outras possibilidades fonticas, sem que se pense que pode haver outra razo mais pertinente.

http://odemaia.blogspot.com/2011/06/la-palisse-roma-e-pavia-verdadeira.html

Pgina 55

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Na Storia delle Rivoluzioni d'Italia (vol. I) de Giuseppe Ferrari, relacionam-se as duas cidades com a interveno de Belisrio:

Forse a caso sarebbe il Pontefice atterrito e supplicherebbe l'imperatore di tutelare Roma, di proteggere la legge e la fede dei romani, di continuare la guerra di Belisario contro gli ariani di Pavia? Poteva forse darsi una tregua tra Roma e Pavia, tra le due Italie? La guerra doveva durare ed essere pi forte, pi vasta che l'Italia stessa perch il cattolicismo interessava la met del mondo alla causa di Roma, ed anche i Longobardi potevano trascinare nella lotta i loro federati.

Ou seja, fala-se da invaso bizantina que Justiniano levou a Itlia atravs do seu general Belisrio, e mais concretamente fica claro que foi no sentido de resolver o problema Ariano... e insistimos que o Arianismo nada tem aqui a ver com o conceito racial espalhado no Sc. XX, mas to somente com a teologia monofisista de Arius de Alexandria, que tinha sido adoptada pelos godos, neste caso os Longobardos. De um lado, uma Pisa ariana e do outro lado uma Roma catlica...

Belisario, representao no Palazzo Beneventano, Siracusa

Este problema foi ainda mais notrio na forma como Belisrio, chamado a Bizncio, resolveu o problema da Revolta de Nika, que pode ser interpretada num conflito de cores partidrias, e na prpria elevao de So Nicolau. Este conflito no teve apenas episdio... e passamos a uma verdade de La Palisse! La Palisse A expresso verdade de La Palisse tem um significado curioso, j que no remete ao general Jacques de La Palisse, mas sim deturpao de uma cano em sua homenagem. A deturpao reveladora! O verso em francs, cantado postumamente pelos seus soldados, dizia: S'il n'tait pas mort il ferait envie

bastando retirar o tracinho do f e separando "envie" em "en vie", tal como verdadeiramente pode ficar verdadeira mente.
http://odemaia.blogspot.com/2011/06/la-palisse-roma-e-pavia-verdadeira.html

Porm, quem ler textos antigos percebe rapidamente que havia uma grafia semelhante entre o S e o F... mais um foco para muitas confuses! A lenda sinaliza bem essa confuso... do verso "se no estivesse morto faria inveja" passamos para "se no estivesse morto estaria vivo": S'il n'tait pas mort il serait en vie

Pgina 56

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


A verdade de La Palisse mostra muito mais como uma minscula alterao de textos pode mudar por completo o seu significado original! Para alm desta relao, o que tem de especial La Palisse, para ainda relacionarmos com Roma e Pavia? Ora, justamente La Palisse, reconhecido pelas mltiplas vitrias, vai morrer em 1523 na Batalha de Pavia... que ops o exrcito francs de Francisco I contra o Sacro-Imprio Romano dos Habsburgos de Carlos V, algo que pode ser enquadrado numa reedio nas cores do velho confronto de Belisrio.

Batalha de Pavia em 1523 (tapetes de Pavia)

OdeMaia, publicado em 18 de Junho de 2011

http://odemaia.blogspot.com/2011/06/la-palisse-roma-e-pavia-verdadeira.html

Pgina 57

Milho a milhas

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Num post antigo do Portugalliae.blogspot, era apresentado um vdeo de Gunnar Thompson sobre a evidncia da existncia de milho entre os egpcios:

Se admitirmos que o milho originrio da Amrica, isso significaria uma prova da presena egpcia nas amricas... essa uma linha de raciocnio possvel, mas desconheo como se pode provar que s havia milho na Amrica, e que da chegou ao resto do mundo.

No esto aqui em causa os argumentos de Thompson, e seria bom que houvesse imagens em vez de desenhos, mas bvio que ele se baseou em imagens reais e tenha decidido no usar material sujeito a direitos de autor. Apesar de estar na internet desde 2009, este vdeo revelador teve menos de 500 visitas, o que mostra bem que no basta divulgar, preciso que a mquina de divulgao o autorize.

http://www.youtube.com/watch?v=4zcpUQqPWII

O nosso propsito aqui ligeiramente diferente... numa traduo do livro "Sobre as Faculdades Naturais" de Galeno, feita em 1916 por A. J. Brock, encontramos a seguinte pea:

Or shall we also furnish our argument with the illustration afforded by corn? For those who refuse to admit that anything is attracted by anything else, will, I imagine, be here proved more ignorant regarding Nature than the very peasants. When, for my own part, I first learned of what happens, I was surprised, and felt anxious to see it with my own eyes. Afterwards, when experience also had confirmed its truth, I sought long among the various sects for an explanation, and, with the exception of that which gave the first place to attraction, I could find none which even approached plausibility, all the others being ridiculous and obviously quite untenable.
http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus:text:1999.01.0256#note124

A palavra corn s tem uma traduo que milho... ou seja o tradutor aceitava que Galeno no Sc. II falava de milho, que segundo consta hoje s seria descoberto na Amrica! Mas a descrio mais elucidativa: What happens, then, is the following. When our peasants are bringing corn from the country into the city in wagons, and wish to filch some away without being detected, they fill earthen jars with water and stand them among the corn; the corn then draws the moisture into itself through the jar and acquires additional bulk and weight, but the fact is never detected by the onlookers unless someone who knew about the trick before makes a more careful inspection. Yet, if you care to set down the same vessel in the very hot sun, you will find the daily loss to be very little indeed. http://odemaia.blogspot.com/2011/06/milho-milhas.html

Pgina 58

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.


Thus corn has a greater power than extreme solar heat of drawing to itself the moisture in its neighbourhood. Thus the theory that the water is carried towards the rarefied part of the air surrounding us (particularly when that is distinctly warm) is utter nonsense; for although it is much more rarefied there than it is amongst the corn, yet it does not take up a tenth part of the moisture which the corn does.

Ou seja, fala-se no Sc. II, concretamente no transporte de milho em vages pelos camponeses e na propriedade do milho inchar... que observada em vrias coisas (em particular no processo das pipocas). No seria acidente o milho inchar, o propsito era aumentar o seu peso para que os camponeses pudessem ficar com algum para seu proveito, sem ser detectado entre pesagens, conforme Galeno explica. O objectivo de Galeno era apenas mostrar um princpio de atraco que ilustrava com a capacidade do milho inchar - "atraindo" o que o circundava. Este no o nico texto em que vemos referncias ao milho. Por exemplo, na parte sobre a Hispania, na traduo de 1903 de Estrabo diz-se o seguinte: Large quantities of corn and wine are exported from Turdetania, besides much oil, which is of the first quality;

Ou seja, possvel ler que o milho viria da Turdetania (e outras partes da Hispania e Aquitania).

Se o milho originrio das Amricas, pois nesse caso ficam mais claras as viagens ocenicas na Antiguidade, caso ainda fosse necessria essa prova adicional... Porm, o que deve ter acontecido que a cultura do milho na Europa durante a Idade Mdia, ou desapareceu pelas alteraes climticas, ou foi mesmo proibida (o que mais natural, talvez at pelo artifcio de enganar as pesagens relatado por Galeno). O milho ter sido ento reencontrado e autorizado no decurso das "descobertas", mas tanto pode ter tido a sua origem nas Amricas, como pode ter sido levado para a Amrica na Antiguidade. Mas a questo da "prioridade dos descobrimentos" o primeiro milho dado aos pardais, o que interessa a questo da proibio, quem a implementou e por que razes?...

Fica assim claro que no incio do Sc. XX no havia a noo de que fosse algo estranho admitir que havia cultura de milho na Antiguidade... as tradues fazem-no com alguma naturalidade. Por isso, de admitir que s no decurso do Sc. XX houve a fixao de que o milho seria exclusividade americana at aos descobrimentos!

OdeMaia, publicado em 22 de Junho de 2011

http://odemaia.blogspot.com/2011/06/milho-milhas.html

Pgina 59

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 6.

Coimbra - Torre dos Cinco Cantos de Hrcules


No texto anterior sobre o Culto do Oculto, faltou fazer referncia a uma informao que apenas encontrmos passados estes 20 dias, e que o ttulo torna auto-explicativa. Ao ler uma parte dos Dilogos da Vria Histria, de Pedro Mariz (1594), fomos confrontados com esta passagem (pag.14): Entre as quais povoaes no foi (segundo parece) a de menor estima esta nossa Coimbra, onde fabricou aquela torre de cinco cantos, que naquele alto vedes situada, a que ainda hoje chamam de Hrcules. E deixou o seu nome, no somente a esses campos, que ao longo do Mondego se estendem, a que os Autores antigos chamam Hrculeos; mas tambm a toda a mais terra, e mesma Cidade, que por eles chamada de Hrcules; sinal evidentissimo de ser por ele fundada; pois, como diz o outro, no de todo falso, o que em muito tempo divulgado por muitos, quando por outra mor certeza o contrrio no aparece. Pedro Mariz deixa um registo que coloca Hrcules como autor da Torre pentagonal de Coimbra, que j tinha sido motivo do nosso texto anterior, mas que vimos associada a D. Sancho I... mais acaba por definir que Coimbra teria sido fundada por Hrcules e teria levado o seu nome!

Arriscamos uma estria... Desde Afonso Henriques haveria ordens para destruir a torre dos 5 cantos... o nmero 5 das nossas quinas surge aqui como factor anterior nacionalidade afonsina. Talvez o fundador, querendo preservar o registo, manda simplesmente disfarar a situao fazendo uma outra torre quadrada, ao lado. A certa altura passa por ter sido o seu filho D. Sancho a fazer a outra ao lado (situao que j me tinha parecido invulgar...). D. Dinis continua o disfarce, mandando ele fazer uma torre pentagonal no Castelo do Sabugal, tornando assim a torre de Hrcules exemplar no nico! A situao, como sabemos, complicou-se bastante na regncia do Marqus... o que levou terraplanagem e destruio da torre, com a desculpa da construo do Observatrio Astronmico! falta de outra imagem... fica a outra Torre de Hrcules - o clebre farol de La Corua:

... e claro que temos que dar alguma voz a Gaspar Barreiros, que se queixava da atribuio a Hrcules de tudo o que era construo antiga na Hispnia. OdeMaia, publicado em 27 de Junho de 2011

http://odemaia.blogspot.com/2011/06/milho-milhas.html

Pgina 60

AlvoDeMaia (2011) Volume 2, n 3.

Joo de Lisboa, 1514

http://alvor-silves.blogspot.com/ http://odemaia.blogspot.com/

Volume 2 Nmero 6
Junho de 2011
Pgina 61

Вам также может понравиться