Вы находитесь на странице: 1из 19

http://www.yogaintegral.biz/hermogenes.html http://www.profhermogenes.com.br/posturas.

html

Respirao Completa ou Yogui


Sentado em uma posio confortvel, coluna ereta, expire esvaziando todo o pulmo, mantendo-o vazio por alguns segundos. Com conscincia completa na respirao ou no movimento do pulmo, inspire, levando o ar at sua base, projetando levemente o abdmen para a frente, cuidando para no desalinhar a coluna. Mantendo inspirao contnua, preencha agora a parte mdia, na altura das costelas, expandindo-as. Leve o ar ao pice do pulmo, projetando levemente o peito, sempre cuidando para no desalinhar a coluna. Expire soltando o ar de cima para baixo, esvaziando primeiro o pice do pulmo (peitorais), depois a parte mdia (intercostais) e, por ltimo, sua base (diafragma).
Os movimentos para esta respirao limitam-se ao pulmo e aos msculos que auxiliam o processo respiratrio e no da coluna, que dever permanecer reta e sem movimento durante o processo.

I. II. III.

Os msculos que iro auxiliar so:

Diafragma, localizado na altura do abdmen (parte baixa do pulmo) Intercostais - na altura das costelas (parte mdia dos pulmes) peitorais (parte alta, ou pice do pulmo), estes msculos abrem espao para a expanso dos pulmes e auxiliam na sua compresso para sada de ar e movimentao do ar residual.

Lembre-se: Tanto a inspirao como a expirao devem manter um movimento contnuo. Observando a respirao de um beb dormindo, poderemos ter uma idia de como a respirao deve se dar.

Meditao

Viver fcil; saber viver, no entanto, no para qualquer um. Ainda mais quando se chega aos 82 anos de idade com a sade perfeita, o corpo gil, a mente funcionando a pleno vapor e o corao repleto de amor e alegria. Exemplo vivo de que o corpo e mente so feitos para durar, e no para adoecer, professor Hermgenes, descobriu no yoga a fonte da juventude. Ou melhor: a fonte para prolongar a juventude e envelhecer bem. O dia de Hermgenes aps 5 horas de sono; inclui meditao, sempre em jejum antes dos sol raiar; caminhadas de uma hora e meia ao som de mantras e oraes; prticas de yoga (at durante o banho); alimentao vegetariana que inclui, no caf da manh, iogurte caseiro com granola, torradas e po integral com queijo sem gordura e ch. Muita fruta, verdura, legume, raiz, cereais integrais e as vezes peixe nas refeies; relaxamento profundo de no mximo 10 minutos, aps o almoo. Alm de muito entusiasmo para viver e vontade de continuar produzindo.

Meditao
Algumas das posturas da Hatha Yoga facilitam a prtica da meditao. So as sentadas, com a coluna alinhada de forma natural, pois contribuem para uma melhor canalizao da circulao energtica e proporcionam a estabilidade fsica e o conforto necessrios para uma harmonizao psquicoespiritual.
Eis algumas delas:

Sukhsana ou postura fcil:

Sente-se com as pernas unidas e esticadas. Utilizando as mos, flexione a perna esquerda e

leve o p desta para baixo da perna direita. Em seguida flexione a outra perna e leve o p direito para baixo da perna esquerda. Conserve o tronco na vertical.

Padmsana ou postura de ltus:

Sente-se com as pernas unidas e estendidas. Leve o peito do p direito a pousar sobre a coxa esquerda, de forma que a sola do p fique voltada para cima. Depois, faa o p esquerdo pousar sobre a coxa direita. Ambos os joelhos tocam o solo e apontam para frente. Os calcanhares pressionam o abdmen logo acima da regio pubiana.

Varjrsana ou pose do diamante:


Ajoelhe-se conservando os joelhos juntos e os ps esticados, de forma que a pernas se apiem no solo. Os dedos dos ps ficam apontados para dentro e quase se tocam. Sente-se sobre as pernas, mantendo a cabea alinhada e a coluna ereta, sem rigidez.

SILNCIO NATURAL E FECUNDO


No uma tarefa simples afirmar o que meditao. As pessoas "compram" a idia de que a meditao uma tcnica que as libertar de seus pesares e dores, executando uma entre tantas outras formas de meditao. Diro que o praticante dever sentar-se em uma posio fcil e confortvel e com a coluna ereta, relaxar o corpo, respirar em determinada freqncia, concentrar-se em um ponto, pensamento, imagem ou mantra e procurar, com esforo de sua vontade, criar um estado de ateno tal que a mente no fuja do objeto sob foco da ateno. Assim tantos fracassam, desanimando-se aps algumas tentativas. Abandonam, decepcionados, a grande via para a compreenso da realidade, acreditando-se incapazes para tal tarefa. Certamente que a meditao no isto que apregoam. A meditao um estado natural da mente, ao qual se chega sem esforo da vontade, mas trabalhando com ternura e seriedade por estgios preliminares onde se estabelecem as condies necessrias para a maturidade de uma percepo e ao retas. Devemos observar o verdadeiro problema que no a conquista da ateno a qualquer preo, mas simplesmente fazer desaparecer a desateno. Podemos estabelecer uma nova relao entre a periferia da mente, onde ocorrem as distraes e o centro focal da mente. A mente das pessoas comuns divaga pela periferia, saltando de um pensamento para outro, obedecendo s leis de associao, sempre perdendo rapidamente o objeto focal, distanciando-se do centro de seu interesse produzido por um estmulo externo ou interno. A mente de algumas pessoas bem treinadas na arte da concentrao, foca sobre um objeto qualquer e exclui todo o qualquer objeto da periferia, consumindo para tal prodgio grande quanto quantidade de energia; cria uma zona de grande conflito entre centro e periferia e, portanto, tenso. Ora, sempre que damos as costas margem, ao perifrico, para olharmos para o centro, acabamos por olhar o perifrico por outro ngulo; afinal o centro um ponto, uma singularidade. Criamos, em verdade, uma dualidade centro-periferia, mente superior-mente inferior, mantendo-nos no jogo eterno da mente, que fraciona a realidade.

O ESTADO MEDITATIVO
A nova relao um prestar ateno total s distraes da mente, perceber seu movimento do centro para a periferia e deste para o centro, sem conflitos, sem esforo, no h inteno nos movimentos. Neste estado h um total relaxamento da mente e a ateno acontece, d-se por si mesma. Quando no h resistncia mente e a seus contedos, estes se esgotam por si mesmos, no possvel esvaziar a mente, a mente esvazia-se a si mesma. Surge um silncio natural e fecundo. Neste estado a percepo acontece sem deformaes produzidas pelos contedos da mente, no h reaes nascidas dos condicionamentos adquiridos; pode-se agir retamente, pois a realidade percebida em sua inteireza. Cada olhar um novo olhar, nada velho,

tudo sempre novo para uma mente inocente. possvel que voc j tenha estado nesta condies, ainda que por uma frao de segundo.. talvez olhando uma flor orvalhada pela manh, ou ao ver uma criana sorrindo, um crepsculo, ou quem sabe o seu prprio rosto ao espelho; neste instante atemporal no havia feio ou belo, certo ou errado, espiritual ou material, passado ou futuro, havia apenas Vida... Vida em abundncia.
Prof. Hermgenes autor do livro Autoperfeio com Hatha Yoga

Professor Hermgenes
Fique em boa companhia !
Yoga exatamente a viagem dos que, intoxicados de divertimento, acordados pelas abenoadas pancadas das vicissitudes, saudosos da casa do Pai, j decisivamente convertidos, se tornaram aspirantes ao Eterno. Yoga o caminho e o caminhar que conduzem a Deus. Yoguin aquele que, tendo despertado visto a impermanncia e a falncia dos valores mundanos, seja crist, hindusta, budista, judeu, maometano..., est a caminho, pagando o preo dos desafios, das fadigas, das quedas, de todos os sacrifcios, mas sempre avanando sempre querendo chegar.

No pode a Lua aquecer e fertilizar feito o Sol. No tem o Sol a grcil maciez romntica da Lua. No pode a Lua germinar as sementes, amadurecer os frutos, nutrir os seres. Ao Sol negado fazer carcias nas estrelas. No pode ser um o que o outro . S ao homem possvel, em si mesmo, harmonizar opostos, sintetizar tese e anttese, conjugar o masculino do Sol e o feminino da Lua. O Yogi brilha como o Sol e inspira como a Lua.

Poema de um Amor Divinizante


Somos um, embora dois, assim como a flor e o perfume so, em essncia, eles mesmos, a mesma coisa. Numa nica essncia cristalina nos fundimos, e me sinto sem forma, indefinidamente vivendo o abstrato, que traz em si o substrato, do Imperecvel, do Imortal, do Eterno, do Absoluto. A divindade desse amor que nos une, tambm sem forma, tal como Deus. Assim, me sinto vivendo em Deus, sendo Deus, amando Deus. Deus em mim Deus em voc ! Somos Deuses !!!. Aleluia! Eu O encontrei em voc! Que delcia ! Eu encontrei voc!

Mais textos do Prof. Hermgenes

Madre Teresa de Calcut


Muitas vezes o povo egocntrico, ilgico e insensato. Perdoe-o assim mesmo. Se voc gentil, o povo pode acus-la de egosta, interesseira. Seja gentil assim mesmo. Se voc uma vencedora, ter alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vena assim mesmo. Se voc honesta e franca, o povo pode engan-la. Seja honesta e franca assim mesmo. O que voc levou anos para construir, algum pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo. Se voc tem paz e feliz, o povo pode sentir inveja. Seja feliz assim mesmo. O bem que voc faz hoje, o povo pode esquec-lo amanh. Faa o bem assim mesmo. D ao mundo o melhor de voc, mas isso pode nunca ser o bastante. D o melhor de voc assim mesmo. Veja voc que, no fim das contas, entre voc e Deus. Nunca foi entre voc e o povo.

Padre Zezinho
Yoga e F - Testemunho de um pregador catlico
Muitas pessoas me perguntam se um cristo pode praticar Yoga, o qual inadvertidamente identificam como uma religio ou uma filosofia estranha. No falta, inclusive, quem considere o yoga um caminho que, segundo elas, pode afastar algum da f. Deixarei aqui registrado meu depoimento como padre catlico. Aprendi com o Yoga durante o perodo em que precisei, de maneira especial, dessa disciplina para superar extrema tenso e cansao. As leituras dos livros do Professor Hermgenes, a que mais tarde conheci pessoalmente e a quem muito prezo, foram, sem sombra de dvida, um caminho que at hoje me devolvem o controle de mim mesmo em situaes difceis. Junto Bblia, tornou-se meu jeito de trabalhar sem permitir que as tenses se somatizem. Em nenhum momento ningum, nem livro algum me influenciou negativamente ou desviou minha f em Jesus e na minha Igreja. S cresci com essa disciplina. Hoje, quando me perguntam sobre o Yoga, respondo que um conceito de vida rico em sabedoria, no importa de onde ou de quem tenha vindo, porque sei que nele est o dedo de Deus. O verdadeiro mestre de Yoga como o verdadeiro pregador do cristianismo. Oferece um caminho e respeita os passos e a direo de quem o ouve. Se alguma vez o Yoga influenciou algum cristo, imagino que no tenha sido para o erro. A pessoa provavelmente j devia estar confusa. Yoga e cristianismo so duas disciplinas que s me fizeram bem. Continuo pregador sereno e tudo o que li e aprendi jamais me levou ao conflito. Fiz minhas escolhas como Paulo, que soube aprender e at elogiar outras culturas. Cristos serenos aprendem com a serenidade dos outros. Os menos serenos procuram com lente de aumento os defeitos dos outros e fazem de tudo para no aprender. Gostam muito de ensinar, mas negam-se a aprender. E isso no deixa de ser um tipo de fanatismo. Nunca tive dificuldade em assimilar

o que bom em todas as filosofias e prticas de outros povos. Nunca foi necessrio fazer concesso minha f em Jesus. Quando alguns catlicos me perguntam se podem praticar Yoga, eu lhes indago se alguma vez j jogaram futebol ou fizeram ginstica. Respondem que sim Assimilaram os outros esportes como futebol, vlei... e no deixaram de ser cristos Lembro que o Yoga tem conceitos vindos de outras culturas, mais estes podem ser tranqilamente adaptados ao nosso modo cristo de ver a vida. O cristianismo tem muito a ensinar, mas tem muito a aprender tambm com outras culturas. Ser evangelizado subentende isso: elogiar as flores dos outros e at plant-las no prprio jardim. O Yoga dessas riquezas que fazem bem, quando a cabea boa e o corao sereno. O mundo esta cheio de gente sbia. O professor Hermgenes e seus amigos sabem o quanto eu respeito sua sabedoria. O mundo teria mais sade fsica e mental se os ouvisse. Que Deus os ilumine!

Sai Baba

Estmulos e Reflexes

mais fcil vencer um exrcito de 100 homens do que a si prprio.

Posturas Livros Academia


Nos links acima: Posturas da Hatha Yoga, livros, textos e a pgina da academia.

Trechos do livro Autoperfeio com Hatha Yoga


VIVER PARA COMER OU COMER PARA VIVER
" Que a alimentao seja teu nico remdio" (Hipcrates)

Como sistema ideal e completo de sade e vida feliz, a Hatha Yoga liga muita importncia nutrio. Os textos tradicionais, obviamente, no falam de vitaminas e calorias e as referncias que fazem a alimentos indicados ou vedados no nos aproveitam, portanto, giram em torno dos usados na ndia milenar. Pesquisas, no somente da cincia oficial, como as que o prprio Yoga vem realizando, nos tem fornecido esclarecimentos valiosos que neste capitulo sero focalizados. Em nutrio, o homem tem cometido as maiores violaes contra a natureza. As conseqncias, em forma de enfermidades, velhice prematura, irritabilidade, fraqueza, obesidade, esto a mesmo para

comprovar. Mas o bicho-homem no de corrigir-se. Tende a persistir errando. Erra em comer escassamente. Erra por seu apetite devorador. Come errado por no escolher o mais adequado. Erra tambm na forma de preparar e consumir.

QUANTO DEVEMOS COMER


o problema inicial. Individualmente no temos como remediar o vergonhoso e confrangedor fenmeno da escassez de alimento que aniquila imensas multides. H de chegar porm um dia em que desaparea essa nefanda geografia da fome. anseio geral que a humanidade evolua e acabe com a injustia, a fome e a guerra, que, em ltima anlise, so filhas da ignorncia - avydia - a manter-nos idlatras do nosso pequenino eu - o ahamkara, este eu impostor que nos transforma em insensveis e gananciosos vorazes a acumular riquezas e direitos, em detrimento de muitos outros irmos que vivem mingua. Alm dos desnutridos por pauperismo, h os doentes, sem apetite. Entretanto, h tambm os desnutridos por excesso de alimentos inadequados. Para eles a vida no mais do que uma ansiosa aventura no pas dos cardpios, sem qualquer considerao com o valor nutritivo. Possivelmente haver poucas pessoas que no saibam que devorar grandes pores de alimentos uma forma de encurtar a vida. A estas lembraramos que a to conhecida expresso cavar a sepultura com os prprios dentes a est para mostrar que isto do consenso geral. Os Hindus ensinam que cada indivduo ao nascer, traz consignada em sua contabilidade vital, a quota de alimentos que dever consumir enquanto viver. Os mais espertos, comendo parcimoniosamente, um bocadinho de cada vez, prolongam seus dias. Outros, mais vidos, em poucos anos esgotam a verba e morrem cedo. Mesmo sabendo que esto praticando lento suicdio, muitos homens e mulheres devoram enormes quantidades em cada refeio: no tem como resistir gula obsessiva.

So estas as causas que fazem do homem um gluto:


Idolatria do paladar; Estmago dilatado; Necessidades do plano inconsciente.

O sinal com que a natureza reclama energias novas em substituio s gastas no trabalho a incmoda sensao de fome. A fome prolongada torna-se dor insuportvel. Se fome dor, comer prazer. O prazer natural, no entanto, quase j no existe. Tem sido depravado pelos requintes culinrios, pela artificialidade dos temperos, que incitam o apetite. No raro comer at ficar doente, pelo simples motivo de estar gostosa a comida. Na viceroptose, estmago e intestino a esmagarem-se mutuamente, prejudicam os movimentos um dos outros. Num estmago assim, lento por falta de movimentos, os alimentos precisam demorar mais tempo, para poderem ser digeridos. Quanto maior o tempo que l permanecerem, maior fermentao provocam. Desta desprendem-se gases que foram as paredes do rgo, dilatando-os. A est uma razo por que certos estmagos, de to grandes, impedem seus donos de ver seus prprios ps. Apenas um remdio interrompe o sistema: respirao completa e certas posturas da Hatha Yoga. Com a prtica o estmago e as vsceras so reduzidos ao volume e posio naturais. S assim vencida a viceroptose. queles que beliscam ou petiscam o dia todo, movidos por ansiedade ou vontade de comer, so os que sofrem de Bulimia. Praticando Hatha Yoga, qualquer um pode constatar que em curto prazo deixar de ser um escravo do apetite. Progressivamente se estabelece um estado em que o praticante, comendo muito menos, se sente confortado e farto. E por que o praticante diminui a quantidade de alimentos e ao mesmo tempo se sente mais forte? Primeiro, porque, com a respirao, yogue, grande parte da sua nutrio ele a retira do depsito da energia universal prna . Suas necessidades de comida diminuem, proporo que aperfeioa a tcnica do Pranayana. Segundo, j esclarecido, eufrico e tranqilo, liberto do apetite neurtico, deixa de ser um idlatra do paladar. Ao mesmo tempo, por desfrutar de equilbrio, de segurana, de amor, de satisfao subjetiva, vence as causas inconscientes da Bulimia. Terceiro, porque ter aprendido sobre o quanto deve comer e como faze-lo. Quarto, com as posturas e respirao completa, consegue diminuir a dilatao de seu estmago, que passar exigir menores pores.

O QUE ALIMENTO
Que se pode chamar de boa alimentao? Em primeiro lugar a alimentao adequada a que fornea as clulas de nosso corpo tanto a quantidade como a qualidade da nutrio necessrias. Em segundo lugar, a alimentao equilibrada a que fornea nossas clulas os alimentos nutritivos vitais, em suas devidas propores. Em terceiro lugar, ouso completar, que no exija muito trabalho para ser digerida, assimilada e eliminada. Quem possui um automvel, em hiptese alguma, concorda em abastece-lo com um combustvel de ltima categoria, energicamente pobre e capaz de danificar a mquina pela sobrecarga de resduos. No verdade? Pois bem, nosso corpo como um motor de automvel. Todo ele constitudo de protenas. Artrias, Glndulas, clon, tecidos conjuntivos, msculos, pele, ossos, cabelo, dentes, olhos - tudo contm protenas e a elas devemos nossa capacidade auto-renovao e conservao. As gorduras e os hidratos de carbono so o leo e a gasolina; juntos so queimados, para a produo de energia. As vitaminas e os minerais so as velas de ignio, essenciais utilizao e assimilao do alimento, na corrente nervosa. O automobilista, protegendo seu carro, procura conhecer as qualidades dos combustveis, para usar apenas os bons. Com o seu corpo, no entanto, via de regra, o mesmo automobilista paradoxalmente displicente. Chama-se alimento toda substncia que:

a. Nos fornea calor; b. Construa-nos os tecidos; c. Repare as perdas;


Os elementos essenciais que prestam esses servios so as protenas, as gorduras, os hidratos de carbono, os sais minerais e as vitaminas. As protenas so elementos constituintes de toda clula, alm de aturam no metabolismo. Cada clula uma admirvel mquina feita de protena e aquecida por hidratos de carbono. Como nosso corpo incapaz de fabricar protenas, temos que toma-las dos alimentos. Entre 50 e 60 gramas a dose de protenas de que diariamente necessitamos. Submetidas s operaes digestivas, elas se transformam em aminocidos, dos quais 22 so essenciais a vida. Nem todos os alimentos proteinados so portadores de todos aminocidos. Alguns alimentos produzem uns, outros produzem outros. Antigamente, julgava-se que somente a carne possua todos os aminocidos indispensveis, sendo considerada imprescindvel alimentao. Hoje j se sabe que a soja, uma leguminosa, neste particular to alimento quanto a carne. A castanha-do-par e o amendoim so outros elementos vegetais de alto valor protico, que dispensam perfeitamente o uso da carne. De todos os proteinados, o rei a farinha de soja, pois alm de protenas completas ainda encerra os principais minerais e praticamente todas as vitaminas j conhecidas. Em nossa alimentao diria, as protenas no podem faltar, pois, se faltarem, aquelas que compem nossos tecidos sero drenadas para s vsceras mais importantes que, como o corao, no podem parar. A conseqncia o emagrecimento rpido. O aspecto esqueltico e trgico das vtimas de campo de concentrao no tem outra explicao alm desta do consumo das protenas do prprio corpo, sem o necessrio suprimento pela alimentao. Donde se conclui que os vegetarianos, sob pena de enormes prejuzos, no se podem esquecer de incluir em seus cardpios alimentos proticos em substituio carne. As gorduras, eruditamente apelidada de lipdios, tm a funo principal de fornecer energia calorfica. Tambm servem veculos vitaminas, alm de constiturem um enchimento que d formas harmoniosa ao corpo. Como se v, so indispensveis, principalmente como combustvel. No devendo faltar, tambm no podem ser excessivas na dieta. Os excessos, no consumidos em trabalho muscular, so devidamente estocados, prejudicando a esttica e a sade. Quando aquecidas a altas temperaturas, se decompes em cidos irritantes da mucosa estomacal. Eis por que so txicas e indigestas as to apreciadas frituras. Os sais minerais, reguladores da nutrio celular e da constituio do arcabouo sseo, so responsveis pelo equilbrio osmtico e acido-base dos humores bem como pela excitabilidade neuroendcrina muscular. Dezesseis minerais entram na constituio e funcionamento do corpo, sendo os principais: o clcio, o fsforo, o iodo, o sdio, o ferro, o potssio, o magnsio...

O clcio, formando 2% de nosso peso, responde pelo crescimento dos ossos, pela fortaleza da dentadura e firmeza das artrias, vitaliza o organismo inteiro e contrabalana a acidez. Em carncia, as secrees internas perdem a energia, as clulas morrem e o corao perde o ritmo, chegando mesmo a parar. Uma dieta no pode deixar de ter uma dose de clcio, pois do contrrio o clcio dos ossos e dos dentes seria aproveitado pelo organismo. Em outras palavras, o corpo se desmineralizaria, com uma concomitante excitabilidade nervosa com prejuzos tremendos.(O acar e o lcool vm perpetrando esta nefasta desmineralizao. Acuso como ladres espoliando o organismo). Para no sofrer de piorria, cries, nervosismo, cibras, dores de cabea, unhas e ossos fracos, inclua em seu cardpio: leite em p, iogurte, queijo, figos em passa, feijo, gema de ovo, leite, azeitona, amndoas, lentilhas, nozes, aveia, passas de uva, couve, brcolis, castanha-do-par. O ferro, fundamental na elaborao da hemoglobina do sangue, assegura um rosto corado, quentura gostosa nas extremidades, memria ativa. Constituindo 0,004% de peso do corpo, sua falta acarreta palidez e desnimo. ele que transporta dos pulmes o oxignio de que todos os tecidos precisam. Os alimentos onde mais se encontra so: gema de ovo, abric, ervilha seca, pssego, aveia, trigo integral, amndoas, chicria, passas de uva, castanha-do-par, ameixa preta, acelga, agrio, feijo, melado e suco de uva. O fsforo, imprescindvel a uma sadia dentadura e ossos perfeitos, regularidade endcrina e ao equilbrio do tono vital, entra na construo dos mais nobres elementos da clula nervosa. Constituindo 15 de nosso corpo, beneficia o trabalho muscular, facilita o trabalho intelectual e exerce importante papel no vigor sexual. As principais fontes so: Queijo, leite em p, cacau, acelga, castanha-do-par, farinha de soja, gema, castanha de caju, amndoa, feijo, trigo integral, amendoim, ervilha seca, aveia e germe de trigo. O iodo outro mineral precioso que no pode faltar alimentao humana. Representa 0,009% do corpo, indispensvel ao bom funcionamento de uma das mais importantes glndulas do corpo a tiride. carncia de iodo, ela se enfarta, ocorrendo o bcio, endmico entre as populaes que vivem em lugares distantes do mar. Obesidade, lassido, fadiga, depresso, preguia mental compem o quadro da insuficincia tireoidiana. O iodo pode ser encontrado em cebola, feijo, uvas, abacaxis, laranja, repolho, cenoura, pepino e alface. As maiores fontes entretanto so as algas marinhas, que, embora abundantes mares brasileiros, ainda no fazem parte de nossa mesa. Para no ultrapassar os limites, no falaremos dos outros minerais que devem entrar em nossa dieta. Diremos somente que, se fizermos uso das principais hortalias, sementes, razes, legumes e frutas que do colorido aos tabuleiros de nossas feiras-livres, obteremos a necessria quota de magnsio, silcio, enxofre, mangans, flor, cobre... Os hidratos de carbono ou carboidratos, princpios energtico e calorficos, como as gorduras, deles o organismo precisa em maior quantidade do que os outros elementos restantes. Apresentam-se sob forma de amidos, fculas e aucares. O amido (elemento farinceo das sementes) e a fcula (elemento farinceo das razes), no tendo os inconvenientes das gorduras, constituem combustveis ideais para o corpo. Os acares naturais so de espcies vrias. Na uva, glicose; na cana e na beterraba, sacarose; no leite, a lactose (o nico no encontrado nos vegetais); nas frutas, levulose. O acar refinado imprprio sade, por suas condies de difcil aproveitamento. O acar mascavo e o melado, menos nocivos, deveriam ser as nicas fontes de sacarose de cana para que os no o pedem evitar totalmente. At mesmo para adoar as bebidas deveramos utilizar o melado. Vitaminas At aqui vimos que as protenas e os sais minerais so elementos plasmadores, constituindo matria-prima do corpo, e que os hidratos de carbono e as gorduras servem como combustvel, dando energia e calor. E as vitaminas, que fazem? Nem uma, nem outra coisa. Sem ales, no entanto, impossvel seria Ter sade e mesmo viver. Sem elas, no se processaria a delicada operao de fabricar, daquilo que comemos, os elementos vivos de nosso corpo. Mesmo diludas na proporo de um para cem milhes, elas so atuantes. Sua carncia gera as chamadas avitaminoses, que podem assumir a forma fsica de doenas ( beribri, raquitismo, escorbuto, pelagra) ou apenas a forma de incmodos ( anemia, dores de cabea, desnimo, dores nas costas, perturbaes drmicas e visuais...)

Das 20 vitaminas que a cincia conhece, 8 no podem faltar ao homem.


Vitamina A - Promove crescimento nas crianas, protege a pele, as mucosas e os olhos, uma grande aliada da sade, encontrados no leite, ovos, abbora, agrio, alface, batata-doce, bertalha, brcolos, tomate, cenoura, chicria, espinafre, pimento, repolho, salsa, tomate, vagem, abacate, abacaxi, manga, banana, melancia e laranja. Vitamina B - Sua falta pode causar priso de ventre como diarria. Tm ao importante sobre a glndula supra renal, encontrada em grande quantidade no levedo de cerveja, no germe de trigo, nas leguminosas ( feijo, lentilha, soja, fava, gro-de-bico ), em frutas dessecadas e nas oleaginosas ( nozes, castanha do Par, amendoim, gergelim ... Vitamina B2, ou riboflavina - Essencial para o crescimento, ativa o apetite e na pele, a vitamina da longa vida. Indispensvel aos olhos. Adulto deveria consumir diariamente 5 (cinco) miligramas, encontrados no lvedo de cerveja, leite, ovos, queijos, batatas, brcolos, ervilha, espinafre, vagem e a todas as frutas oleaginosas. Vitamina C ou cido ascrbico indispensvel sade, encontrados no Caju amarelo, acerola, pimento vermelho so os principais, tambm na couve, goiaba, morango, ervilha fresca, laranjas, alface, limo, nabo, batata, melancia... mais difundida na natureza, mas tambm a mais frgil, logo se alterando em contato com o ar e com as fervuras. Um limo ou uma laranja cortada, depois de 20 ou 30 minutos, j perdeu sua vitamina C. Preparar sucos ou refrescos e guardar na geladeira portanto uma prtica errada. Vitamina D Mesmo em pequena dose indispensvel formao, crescimento e conservao dos ossos, dentes e unhas, pois sem sua presena nem o clcio nem o fsforo dos alimentos seriam assimilados. a ao dos raios ultravioletas do sol sobre as gorduras naturais da pele que fabrica a vitamina D. Por isso que banhos de sol curam ou evitam o raquitismo. Os habitantes das grandes cidades, onde raios ultravioleta so detidos pelas impurezas do ar poludo, so os mais sujeitos ao raquitismo e tm de recorrer aos poucos alimentos onde se encontra esta vitamina : Manteiga, leite, queijos gordos, gema de ovo, castanha de caju e do Par. O uso excessivo de sabonetes, desfalcando a pele de suas gorduras naturais, outra causa de raquitismo. Seu excesso prejudica por acmulo de clcio nas artrias, no corao e nos rins. Excessiva radiao de ultravioleta pode causar a arteriosclerose. Cuidado, portanto com excessivos banhos de sol. Vitamina E Que atua na reproduo, combatendo a esterilidade em ambos os sexos encontrada no germe de trigo, Vitamina H Benemrita da pele. Vitamina K Facilita a coagulao do sangue...

SER O HOMEM UM CARNVORO?


Para o praticante de Yoga e para Qualquer pessoa, alimentao mais nutritiva e isenta de prejuzos a ovo-lacta-vegetariana. a cincia e a experincia que o afirmam. O homem, no estado evolutivo em que se acha, no um carnvoro. sim, a biologia o diz, um frutvoro. No obstante ser um frutvoro, tambm est aparelhado para fazer uso do leite e seus derivados, ovos, sementes e razes. Esse regime ideal tem, no entanto, sido desprezado, em virtude dos preconceitos que giram em torno da fraqueza dos que no comem carne e na experincia desta como alimento essencial. Em defesa da carne costumam referi-se presena de caninos na dentadura humana. Se no para que comamos carne, para que seriam tais caninos. Ora, gorilas e chipanzs tm caninos e bem mais afiados que os nossos, no entanto, no comem carne. Os intestinos do homem so longos para fazer face ao trabalho que lhes d a celulose, presente em produtos vegetais que devemos comer. Os carnvoros so bem mais curtos, pois os produtos txicos da carne no devem neles permanecer por muito tempo, sob pena de acarretar srios distrbios no organismo. Eis uma srie de razes por que devemos abster-nos de comer carne: As toxinas do prprio animal, que, no momento de sua morte, deixam de ser eliminadas, vo, a pouco

e pouco, envenenando o organismo que as ingere. A anlise qumica dos caldos de carne, que se costuma dar aos enfermos, tm revelado uma composio bem prxima da urina. Esta a opinio de Dieno Castanho. Os esquims, que praticamente s se alimentam de carne, aos 40 anos se acham encarquilhados e muito poucos atingem aos 50 anos. A triquina e a tnia (solitria), vermes causadores de enfermidades graves, usam a carne como passaporte para invadir-nos o corpo. A carne um alimento de rpida putrefao e as toxinas bacterianas, bem como outros produtos resultantes dessa putrefao, provocam srios acidentes. As chamadas intoxicaes alimentares, geralmente produzidas pelas toxinas das salmonelas, so causadas, na quase totalidade dos casos, pela ingesto de alimentos crneos em mau estado. Se os rins de um vegetariano, por qualquer motivo, entrarem em greve, ele ainda sobreviveria 48 horas. Se o mesmo acontecer a um carnvoro, em 24 horas estar liquidado. O grau de impureza no organismo deste explica o fato. O cido rico, que um brinde gratuitamente oferecido por qualquer aougueiro da cidade, pode provocar reumatismo, artrites, gota e uricemia. Os peixes e crustceos no tm carne menos venenosa. Os peixes so de putrefao mais rpida do que a carne dos animais terrestres e quanto aos crustceos bem conhecida sua alta toxicidade, devida, em grande parte, a serem animais que se alimentos de matria putrefata Quando a polcia martima anda procura do cadver de um afogado, muitas vezes o descobre pelo cardume de camares que se ajunta para comer-lhe as carnes em decomposio. Segundo o Dr. Ferreira de Mira, citado por Diego Castanho, 70% dos bovinos abatidos para o corte so tuberculosos. O cozimento no consegue destruir a toxina tuberculosa. Outros "brindes" so carbnculo, febre aftosa, peripneumonia bovina... Os animais fatigados e esfaimados parecem que se vingam da crueldade dos homens presenteando-os com toxinas capazes de produzir nuseas, vmitos, diarrias, ansiedades epigstricas, secura na garganta, dor de cabea, vertigem, clicas... As carnes em conserva so ainda insidiosas. Contm txicos como cadaverina, muscularina, nervina, putrescina, bacilos do botulismo. Querendo ser breve, conclumos por condenar a carne pelos inconvenientes seguintes: rica em colesterol e purinas causa eczemas, molstias hepticas e enfartes do miocrdio; alimento pobre em vitaminas; alimento antinatural, pois o homem no fabrica o amonaco, com que neutralizaria os cidos que ela produz; alimento acidificante, desmineralizante e esclerosante; demasiadamente excitante, perturba a vida psquica; produz ou acelera os processos de degenerao orgnica, responsvel portanto pelo envelhecimento precoce, desde que provoca apendicite, arteriosclerose, eczema, artrite, gastrite, reumatismo, lcera pptica, vegetaes adenides. Os carnfagos, que em ltima anlise, desculpem a referencia, so narcfagos, procuravam alinhavar uma argumentao que lhe justifique o comer carne. Dizem, por exemplo, que sem seu bifezinho no podem passar; que no se sentem alimentados depois de uma refeio isenta de carne. Chamam de vigor aquela sensao que sobrevm refeio com os mal passados. No sabem eles que aquela inegvel sensao de vigor representa um saque maior em suas prprias reservas energticas, provocado pela presena txica da carne. A mesma ilusria sensao anfetamnica, o lcool e os demais txicos tambm promovem. Repetimos: a carne no tem um princpio alimentar que os vegetais no tenham. Todos aminocidos encontrados na carne, na soja se encontram. Esta, no entanto, em outros elementos muito mais rica, e sem quais quer inconveniente, sem toxidez. Os venenos da carne so em parte neutralizados pelas propriedades antitxicas dos vegetais e das frutas que os comedores de carne tambm usam. A maior e melhor parte da nutrio dessas pessoas o resultado do uso que fazem de frutas e vegetais. So estes os alimentos que os salvam de morrer mais cedo e de adoecer mais freqentemente, intoxicados pela carne. Se algum, no entanto, tentasse

alimentar-se exclusivamente de carne por um perodo de tempo mais longo, no resistiria a essa dieta absurda. (Diego Castanho) As figuras maiores da humanidade, mticos, poetas, filsofos, lderes espirituais, como Gandhi, Ccero, Sneca, Plato, Pitgoras, Hhelena Blavastski, Annie Besant, S. Agostinho, S. Baslio, S. Francisco de Assis, Budha, Chrisna, Jesus de Nazar... Eram vegetarianos. Os campees da espiritualidade certamente levaram em conta a dor do animal abatido e, no s por motivos higinicos, mas tambm por compaixo, evitaram comer carne. Atualmente pugilistas como Eder Jofre, ex-campeo mundial de Box, so vegetarianos, o que vale como demonstrao de que no falta energia ao que se alimenta dos frutos, razes, sementes, ovos, legumes e dos produtos do leite. Se to longo arrazoado conseguiu convencer e se o leitor decidir torna-se vegetariano, deixe-me lembrar que a natureza no d saltos. Mude aos poucos. No abandone seu hbito subitamente. Diminua paulatinamente a poro de carne em suas refeies. Uma boa reduo na carne, a par de uma alimentao mais variada, comendo saladas verdes antes das carnes, j lhe dar proveitosos resultados. A carne no incompatibiliza com o Yoga. Atrapalha, apenas. Mas a prtica de Yoga acaba por atrapalhar os hbitos que forem antinaturais, que sero erradicados naturalmente. Enquanto o homem civilizado continua mendigando sade, seguir demonstrando que, em nutrio, sabe muitssimo menos do que os irracionais livres (Jos Castro) O homem no vive do que INGERE, mas do que ASSIMILA. somente na hora de ser assimilado que um alimento alimento. Se uma pessoa comesse uma tonelada de celulose, dela nada aproveitaria. totalmente inassimilvel. O valor nutritivo de um alimento cultivado no solo enriquecido com adubos orgnicos bem maior do que o daquele que cresceu custa de adubo qumico. Alguns destes so cancergenos. O fogo alto destri vitaminas. O simples contato com o ar, tambm. Uma laranja partida s contm vitaminas C por 20 ou 30 minutos. O vinagre destri vitaminas, use em seu lugar limo. Tem a mastigao papel importantssimo no metabolismo. No somente porque a digesto inicia, como tambm na boca se processa a assimilao prnica.

OS ALIMENTOS MAIS COMPLETOS


Lvedo de Cerveja Alimento prodigioso. 17 diferentes vitaminas, estando nele completa a famlia B; 16 aminocidos; 14 sais minerais. Praticamente sem gorduras, acar e amido, tm 46% de protenas. Puro insuportvel, deve-se toma-lo misturado com melado ou mel de abelhas, vendido em comprimidos, pode misturar nas vitaminas com leite. Leite desnatado em p aconselhvel saber a origem do leite, para evitar tom-lo de animais doentes. Contem, fsforos, rico em clcio, ferro, vitaminas A, B1, B2 e etc... Iogurte rico em B2, fsforo, carboidratos, clcio, protenas, um alimento excelente. Germe de trigo quer dizer embrio. a parte essencial do gro, onde ele armazena suas protenas. Rico em vitaminas E; toda famlia B; e ferro. Pode ser usado em bolos e pes etc. Substitui a farinha de mesa. Mel de Abelhas no acar, como o melado. glicose, isto , acar natural, assimilvel tal qual se encontra. o nico acar produzido pela natureza sem interferncia do homem. Rico em ferro, clcio, fsforo, vitaminas, A, B1 e C. Excelente para os msculos e crebro. o melhor remdio para asma, bronquite; verdadeira penicilina naturista; nada melhor para os atletas; o alimento ideal para os idosos, que no so diabticos. Germe de milho Tal como o de trigo altamente protico. Soja Na opinio de Afrnio do Amaral, no h outro produto natural que possua em uma molcula 5% de substncias minerais e nessa percentagem se encontram todos os sais necessrios ao equilbrio da sade: desde ferro at o cobre, do clcio ao fsforo e do potssio ao sdio. S no tem a soja a vitamina D, por ser de exclusividade animal, mas altssima sua quota de outras, ultrapassando neste aspecto a maioria dos alimentos. Soja um feijo, mas um feijo diferente. Por isso chamada de carne vegetal. Deve ser consumida por todo vegetariano, em suas diversas formas.

COMBINAO DE ALIMENTOS
Temos exemplos de boas e ms combinaes.

Boas:
Hortalias com cereais Hortalias com batatas Salada com cereais Batata com ovos Queijos com cereais ou batatas Cereais com frutas secas Ovos com todos os alimentos, salvo produtos lcteos Po d bem com outro qualquer alimento.

Ms:
Cereais ou batatas com limo Passas com verduras ou azeitonas Frutas cidas com mel, melado ou acar Leite ou produtos do leite com ovos Azeitona com frutas Leite com legumes leo com acar Batatas com cereais Frutas com legumes Mel ou acar com legumes

Deitado boca um alimento enquanto ainda persiste o sabor do anterior, pode Ter-se uma indicao razovel da convenincia ou inconvenincia da combinao.

MAUS HBITOS ALIMENTARES


O lcool, o Fumo os Refrigerantes populares (principalmente os escuros) e outros. O fumar, um hbito mais comum em todo mundo, no deveria participar do regime de um praticante de Yoga nem de ningum. Os malefcios do fumo j est estampado em sua prpria embalagem, Quem FUMA suicida-se aos poucos, e quem fuma em recinto fechados e em pblico cmplice na morte dos que no fumam por fumarem perto. Um dos mais nefandos hbitos dos homens o ALCOOLISMO, muito mais venenoso que o tabagismo, o uso do lcool uma praga. Destri vontade, sade fsica e mental, dignidade, famlia e a prpria vida. Entre os males que acarreta, podemos dizer os seguintes: Uma pequena dose de lcool diminui o rendimento do trabalho fsico de 8% a 20%; causa doenas mortais como a cirrose, tuberculose e outras infecciosas; determina diretamente a morte por delirium tremens (tremores nervosos); Pudesse afirmar que o lcool causa diretamente a loucura nos adultos numa proporo que oscila em torno de 17%; o alcoolismo uma das causas mais freqentes dos acidentes de trabalho, de transito, aumenta criminalidade pois o alcolatra torna-se perigoso; destri a famlia. Assim pudesse ver que o lcool um antialimento. Os refrigerantes To colorida e fascinantemente apregoados, certos refrigerantes, a despeito de sua inocuidade aparente, causam tremendos estragos em seus consumidores. Um deles, poderoso detergente, tem mostrado eficincia na limpeza de louas e ladrilhos. Este mesmo, um dos mais afamados, em poucas semanas, segundo Indra Devi, dissolve um dente humano nele mergulhado.

OUTRAS IMPRUDNCIAS CONTRA A SADE:


Os beneficiamentos industriais, que esvaziam os cereais de seus princpios nutritivos e curadores. Se puder e tanto quanto puder, evite o po e outros alimentos de farinha branca. As conservas, enlatados em geral e os corantes qumicos. Refeies regadas com lquidos, que diluem o suco gstrico e fazem a dilatao do estmago. Evite tambm o uso desmedido de chopes, cervejas, refrescos, refrigerantes e mesmo de gua, no intervalo das refeies. Os gelados criam obstculos digesto. O acar desmineralizante esclerosante. Comer pouco ou suprimir acar resguarda-se contra a obesidade e contra os acidentes das coronrias. Se as coisas que aqui lhe disse o convenceram e, conseqentemente, voc tomou a sbia deciso de mudar seus hbitos alimentares, muito bem. Faa-o, mas no abruptamente, H quantos anos seu organismo j est intoxicado pelo fumo e pelo lcool, acostumado carne, refrigerante, refeies pesadas...? Uma mudana brusca pode tumultuar seu estado de equilbrio precrio. V aos poucos, mas firme. Sem avanos demasiados, mas sem jamais recuar. Liberte-se de tantas dependncias, de tantos vcios, de tantas desnaturaes.

Prefcio do Livro O Presente


Mestre
Antes em nossa casa paraiso, na Tua presena, nada nos faltava e nos inebrivamos com Tua luz, com Tua paz, Teu poder, com Teu amor, e nos sentamos totalmente libertos. Desfrutvamos a doura da sade plena e da bem-aventurana. Depois, seduzidos pela magia do mundo, partimos para um aventureiro auto desterro e, com isso, fomos tomados pela penria espiritual, pelo vazio, pelo tdio, pela ignorncia, pela neurose, pelo pavor. Por conta prpria deixamos de ser Teus prncipes. Passado algum tempo, nos vimos passando fome e em pas distante, alimentando os porcos de um mau patro. Compadecido de nossa misria total, Te fizeste carne para, habitando entre ns, resgatar todos de ns que aceitssemos Teu convite e o brao misericordioso para retornar ao lar. Resgate muito caro por isso. Mas Teu exemplo, Teu lancinante sacrifcio, Tua paixo conseguiram convencer, comover e converter somente muito poucos. A maioria, ainda entregue s suas fantasias, continua iludida e iludindo, sem entender e sem atender Teus preceitos. Os embustes so muitos, e muitos deles engendrados para explorar Teu santo nome. Os vendilhes do templo, que Tua santa fria outrora enxotou, voltaram agora a instalar seus negcios. J no vendem animais e nem trocam moedas. Agora esto vendendo o Teu nome. Sinto tudo isto como uma re-paixo, um re-sofrimento Teu. Parece que Te escuto clamar: Pai perdoai-os. Eles continuam sem saber o que esto fazendo.

Mestre

No me considero um plenamente desiludido, nem puro, nem com possibilidade de me doar a Ti como presente de Natal, mas me compadeo dessa Tua inaceitvel re-paixo.

Senhor

absurdo que, neste ltimo Natal do milnio, ainda no Te deixem entrar na Tua festa.

http://www.profhermogenes.com.br/yoga1.htm Guillermo Ferrara, es escritor y maestro de Tantra Yoga, Masaje Holstico y Meditacin. Dirige el Spa Club de Tantra en Barcelona. Naci en Baha Blanca, Argentina. Desde los 8 aos comenz a practicar baloncesto, lo que aos ms tarde se transform en competicin profesional viajando por varias ciudades del pas sudamericano. Jug en varios equipos profesionales de la Liga Argentina. Se destac como jugador de ataque y goleador. A los 24 aos, mientras estaba todava activo en el baloncesto, encontr un libro de yoga del profesor brasilero Hermgenes. A partir de all, comenz su bsqueda y se produjo su despertar energtico y espiritual. En palabras de Guillermo: Si bien no saba qu buscaba exactamente, tena claro que el yoga poda ser un buen complemento a mi cuerpo y mi mente para rendir ms en el baloncesto. Lo que no me esperaba es que al practicarlo en solitario,

comenzara a sentir extraas sensaciones de xtasis y llanto. Un llanto de alegra, de fuerza, de un poder interno que comenzaba a despertar.
Luego realiz la formacin en yoga y masaje de la mano del ahora presidente mundial de la Federacin Internacional de Yoga, Swami Maitreyananda. Era el ao 1990. Cuando lo escuch hablar de los chakras, la energa y el alma, sent dentro mo que algo se despertaba y que eso era lo que yo quera aprender, algo que desafortunadamente en los colegios y escuelas no se ensea.

A partir de all, se dedic a viajar a congresos, leer y asistir a cursos de formacin. Una vez preparado comenz a impartir clases de yoga y a complementarlo en el baloncesto. Se dedico a la investigacin y aprendizaje completo de la ciencia del yoga. El mpetu por aprender y leer, lo hered de mi abuela Amalia, ella me inculc la lectura que siempre realizaba en el jardn luego de la comida. De ella me qued su risa, el buen humor y la sabidura. Ya que yo odiaba el colegio y (de hecho no termin esos estudios vacos) que incluan la memorizacin de fechas histricas, corchetes, parntesis, batallas y una gran cantidad de cosas intiles en la vida. La gente me deca siempre: Qu sers cuando seas grande si no sigues estudiando? Afortunadamente, el tiempo me dio la razn. Quera ser escritor. Y los libros que quera leer no tenan nada que ver con la enseanza tradicional. Autodidacta de temas de crecimiento personal, investigaba en autores como Hermann Hesse, Kalhil Gibran, Leo Buscaglia, Rabindranath Tagore, Idries Shar, Alice Bailey, entre otros. Al terminar su carrera deportiva, se dedic de lleno a la enseanza del yoga. Paralelamente abri dos panaderas que no tuvieron el xito esperado. Decidi escribir su primer libro en el ao 1997 llamado La bsqueda del destino, una novela inspirada en El Alquimista de Paulo Coelho. Cuando lo present a las editoriales argentinas ellos decan: -Tendremos una respuesta en unos 8 meses o un ao. Guillermo no quera esperar tanto tiempo ya que estaba impulsado por un creciente entusiasmo. Y cuenta: Sucedi algo extrao, mgico, un regalo del cielo. Durante el tiempo que me llev escribir la novela, se me presentaba siempre el nmero 9 o la suma que lo compona: 18, 27, 36, 45, 81, etc. Siempre que sacaba nmero al entrar en un negocio, la habitacin de un hotel, o lo que llevara nmero apareca el nueve mgicamente. Me sorprend. Investigu y supe que era un nmero mstico. Estar bien encaminado, pens, ser una buena seal. Entonces, visit a una imprenta. Financiara mi propia pequea edicin. Te costar 1.400 dlares por 1.000 ejemplares, me dijeron. Bueno, pens, ahorrar y lo pagar. Mientras tanto, un da vspera de Navidad, iba caminando por el centro de la ciudad, y una voz interior me dijo: Por qu no compras un billete de Lotera de Navidad con el nmero 9? Yo nunca jugaba pero decid rpidamente comprar uno. Me cost pero lo consegu. Lo guard en mi billetera y lo olvid. A la semana siguiente record que tena que ver el billete y fui a la agencia de lotera. -Casi tiene premio, me dijo la empleada. A ver..., espera..., espera. S! Tiene premio! dijo ella. Yo estaba sorprendido. S? le dije. Cunto? -1.400 dlares!, dijo. Yo pegu un salto de asombro. Era la cantidad justa para editar mi libro! Ni uno ms ni uno menos. Con ese regalo de los dioses, lo edit. Un ao y medio ms tarde una editorial tambin aceptaba editarlo.

Luego se mud a la ciudad de Mar del Plata, en Argentina, una ciudad turstica. Fund la revista Terapias Naturales, que edit y dirigi durante dos aos. Tambin organiz con xito seis congresos de terapias naturales. Trabaj mucho en Mar del Plata durante cinco aos.

En el ao 1998, viaj a la India a la multiuniversidad Osho. Maestro que haba descubierto aos antes y del que ha seguido sus enseanzas transformadoras hasta la actualidad. Fue nombrado como Tantra Yogacharya, maestro de tantra por la Federacin Internacional de Yoga, organismo que nuclea varias entidades de yoga a nivel mundial. En 1999, apareci la oportunidad de viajar a Ibiza, Espaa donde vivi durante cuatro y luego seis meses. All imparti varios cursos de Tantra Yoga y Masaje. Paralelamente escribo Manual de Masaje Holstico, (2000). Una vez terminado, lo envi a cinco editoriales espaolas y de una forma mgica a los tres das le respondieron de editorial Ocano diciendo que su libro tena alma, lo necesitaban en el plan editorial y queran editarlo. Viaj a Barcelona para firmar el primer contrato del que luego vendra el best seller El Arte del Tantra (2001), que ya va por la 10ma. edicin y que escribi en Ibiza en slo 20 das. Luego vinieron Yoga en Pareja (2002); Lecciones de sexo tntrico (2003) (2da edicin), Tantra, el sexo sentido con dvd y juego- (2005) (2da edicion) y El arte de la meditacin, (2006).

Recientemente acaba de firmar con editorial Planeta por dos obras que sern editadas en 2007. Inteligencia Sexual y El silencio del pescador. Tambin ha firmado con editorial Ocano un nuevo trabajo llamado Cocina para los dioses. En 2007 Guillermo lleva ya escritos 10 libros. Gracias al xito de El arte del Tantra, en el ao 2005, fue entrevistado en la seccin La Contra, del prestigioso diario cataln La Vanguardia y no ha dejado de difundir su visin tntrica en varios medios de prensa. Fue colaborador especializado de programas masivos de TV como Crnicas Marcianas, TNT, 7 das y 7 noches, entre otros. Escribe para revistas como Cabines, Ms All, CuerpoMente, CNR, Playboy, Psicologa Prctica, Espacio Humano, etc. Concurre asiduamente a radios y es invitado a simposios especializados como conferenciante en Cosmobelleza, Sitem y Expomasaje.

Viaja por Europa y Amrica dictando workshops y talleres sobre Tantra y Sexualidad, Masaje Holstico, Niveles mgicos del alma, Yoga en pareja y El Tao de la felicidad. Atiende consultas como Coach sobre sexualidad tntrica. Con la productora que dirige organiza eventos de crecimiento personal como ExpoYoga y Expo Terapias Naturales en Barcelona. Tiene entre sus planes coordinar una obra de teatro y una nueva novela prximamente. En 2005 fund y dirige actualmente el SPA CLUB de TANTRA, un centro de crecimiento personal en pleno corazn de Barcelona, ciudad donde vive.

Guillermo Manifiesto

Ferrara

El Camino del Tantra Ama, respira, vive. Observa cada amanecer de manera diferente. Genera paz y entusiasmo. Sonre. No niegues ni prohibas nada. S natural, no especules. Vive sin el reloj en la mente. No seas posesivo. S feliz sin depender. Aprecia un cuadro, pntate uno. Cambia el peinado. S un jardinero. Suea y realiza. Busca tu destino. Seduce. Confa. Brilla con luz propia. No te identifiques, eres solo un pasajero. Reza. Guarda los secretos. Vulvete nio. Cultiva el espritu. Cuida tu cuerpo. Conoce tus deseos. Goza. Siente la lluvia. Canta tu tema preferido. Vulvete creativo. Estte atento, s receptivo. Deja que la luna llena te hechice. Cambia de rumbo.No critiques, ni condenes. Danza de forma ertica. Siente el fuego.Confa en ti mismo. No te enfermes, purifcate. Imagina de manera positiva. Mata la rutina. Librate. No controles, fluye. Usa la magia. Vive sin miedos. No pongas trabas: s simple. Sbes quin eres? Busca el xtasis. No te apegues. Emocinate. No te preocupes. Usa el tacto. Perfmate. S flexible. Vence lo triste. No dividas. Sorprende. Vive el presente. Eleva tu energa. Despirtate! Usa la conciencia, no la moral. No creas en la tradicin, busca la causa. Adptate a los cambios. Salta fuera de la masa. No busques la seguridad. Disfruta tu trabajo. Revulcate en el pasto. Siente el silencio. Brinda un servicio. Enamrate. Celebra. Supera las pruebas. Confa en Dios. No hagas dao. No reprimas lo que sientes. Mira a los ojos. Respeta tu divinidad interior. Reljate y haz meditacin. Vence la pereza. Sigue tu vocacin. Amgate con tu soledad. Observa el cielo. Practica yoga. Conctate. No te dejes desacreditar, mantn tu postura. Exprsate. No guardes rencor. S agradecido. Ama a alguien. Abre la mente. No hables mal de los dems. S honesto y divertido. Concntrate en dar: as todos recibimos. Ordena tus cosas. Cierra los ojos, busca lo mstico. Goza tus orgasmos con el Tantra y el Kamasutra. Expndete. Comete errores: nunca dos veces el mismo. Llora. No estudies, aprende.Interpreta los sueos. Usa el poder. No marques el camino. Confa en la intuicin.Llama a tu ngel. Toma la energa del sol. Estrate, pega el salto.No acumules cosas innecesarias. Ten una cita. Escribe un poema. Respira profundo. Haz un regalo. No cargues el pasado. S prctico. Duerme 8 horas. Trabaja 8 horas. Goza 8 horas. Dile no a los extremos. Confa en el plan. Busca la evolucin.

No te dejes dominar.No generes demasiada expectativa. No te destaques. Cocina tu alimento.Toma un masaje. Vive en secreto. Entra en un bosque. No des todo por sentado.Descubre los mitos. Interpreta los smbolos. Escribe una carta.Cultiva la telepata. Ama a los animales. Prende una vela. Piensa con abundancia.Destierra la envidia. Siente el misterio. Observa al universo, no tiene un tope. No sufras por cosas que no existen. Usa tu libertad. No rindas cuentas. Usa la alquimia. Pide descuento. Sube una montaa. Abraza un rbol. S espiritual y material. No te apures. No te demores. Sigue tu ritmo. Entiende bien algunas cosas. No hables demasiado. No mires demasiados noticieros. Vulvete sabio. Mira para adentro. No eches culpas. Realiza un viaje. Juega la vida. Vulvete artista. Sultate. Siente tu alma: Ilumnate...

Extrado del libro Lecciones de Sexo Tntrico

La bsqueda del destino

La eternidad est en todo momento La perfeccin existe antes que el caos La magia es ms fuerte que la espada La evolucin es una Ley Suprema La mstica es ms verdadera que la lgica El amor profundo brota de la meditacin La pureza es ms noble que el egosmo El entusiasmo es el motor que realiza los sueos La intuicin es la voz del alma El sexo es fuente de liberacin y espiritualidad El arte es la ruta del espritu La muerte es el motor de la vida El destino es dirigido por la vocacin La crtica es escapar de uno mismo El miedo es el peor enemigo del hombre Las religiones son una utopa El ser humano es libre El control es represin El cambio es lo nico permanente La naturaleza no es moral, ni buena ni mala, sino justa

El deseo es la causa de la existencia La risa es el sello de la gente feliz La conciencia es el arma para el crecimiento espiritual El cielo es un estado interior La vivencia es ms valiosa que la experiencia El hombre que renuncia a sus sueos ya est muerto Y Dios es ms real que el escepticismo, porque est en el Alma de todo aquel que busque su verdadero destino.

Extrado del libro La bsqueda del destino

Las Nuevas Bienaventuranzas...tntricas Bienaventurados los que son positivos, porque conocern la cara sublime de la vida. Bienaventurados los que no critican, porque tendrn creatividad. Bienaventurados los enamorados, porque son los nicos que estn vivos. Bienaventurados los que explotan de alegra por respirar, porque tendrn vida en abundancia. Bienaventurados los que llegan al orgasmo, porque el Big Bang es Eso en todo momento. Bienaventurados los que practican meditacin, porque vencern a la muerte. Bienaventurados los que aman y cuidan su cuerpo, porque es el templo de lo divino. Bienaventurados los de mente abierta, porque se liberarn de la falsa moral y el pecado. Bienaventurados los msticos no dogmticos, porque conocern la libertad suprema. Bienaventurados los solitarios, porque podrn unirse con otros. Bienaventurados los que no se manejan por las creencias, porque aprendern por experiencia propia. Bienaventurados los de corazn sano, porque tendrn inocencia. Bienaventurados los que entienden lo que sienten, porque sern sabios. Bienaventurados los que actan sin inters, porque se les inflamar el alma de gozo. Bienaventurados los que son como nios, porque jugar ser la ley de su vida. Bienaventurados los que realizan su destino, porque vivirn en paz. Bienaventurados los que tocan, huelen, ven oyen y gustan, porque sentirn sin represin.

Bienaventurados los que no tienen miedo, porque estarn protegidos por el amor. Bienaventurados los que viven sin culpa, porque se les abrirn los caminos. Bienaventurados los que hacen de su da un regalo a la vida, porque la vida lo devolver doblemente. Bienaventurados los que son simples y celebran, los que aman y cantan, Los que danzan y crean, los que viven el presente, los buscadores conscientes, Los que no se apegan al pasado ni temen al futuro, Porque ellos vern a Dios riendo eternamente. Extrado del libro El arte del Tantra Copyrigth, Guillermo Ferrara

Вам также может понравиться