Вы находитесь на странице: 1из 6

FACULDADE DE NATAL FAL (ESTCIO) CURSO DE DIREITO TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA PROFESSORA MARITZA ARRUDA

A UTILIZAO E A IMPORTNCIA DO ARGUMENTO DE AUTORIDADE NO DIREITO

Discentes: Cludio Roberto, Daiane Pinto, Luana Silva, Marco Aurlio, Maxsuel Freitas e Priscila Cunha.

NATAL 2013

1.0 INTRODUO A aplicabilidade da argumentao elemento lingustico que objetiva a persuaso - no meio jurdico uma das ferramentas mais importantes para a defesa de determinada tese. Dessa forma, a argumentao uma das estratgias mais utilizados por advogados em um processo, devendo ser parcial e deve ter um ponto de vista explcito para o interlocutor. Para que uma tese esteja bem estruturada e defendida, a soma de diversos tipos de argumentos na hora de sua defesa essencial; por isso, h diversos tipos de argumentos que podem ser utilizados pelos advogados, e quanto maior for sua quantidade e a credibilidade, maior ser a garantia de alcanar o resultado esperado. No presente trabalho, trataremos, de forma breve e concisa, sobre o argumento de apelo a autoridade; dissertando sobre sua definio, as regras para seu uso devido e finalizando com alguns exemplos ilustrativos. 2.0 ARGUMENTO DE AUTORIDADE

2.1 Definio: Como j mencionado, os argumentos so ferramentas utilizadas pelos advogados para a defesa de uma tese em prol de seu cliente. Quando utilizado um argumento de apelo a uma autoridade, o advogado tem como objetivo provar a veracidade da tese elencada atravs de uma pessoa ou organizao reconhecida como autoridade, ou seja, dominador daquele assunto em questo. Em suma, esse tipo de argumento baseado na opinio de um especialista em determinada rea que seja relevante para a defesa da tese; serve, portanto, para avalizar o posicionamento defendido e, para sua perfeita validao, deve ser utilizado de forma lgica e no aleatria. Esse tipo de argumento tem seu alcance proporcional ao prestgio da autoridade na rea, ou seja, quanto mais importante autoridade, maior ser a probabilidade de sucesso na sua comprovao. Porm, o argumento de autoridade, para ser tido como vlido, deve seguir algumas especificaes, algumas regras, para seu uso, como ser mostrado no prximo item.

2.2 Regras e situaes para no utilizar o argumento de autoridade: Apesar da importncia e da eficcia em se usar o argumento de autoridade como prova para a comprovao de uma questo, nem sempre os advogados sabem utilizar corretamente esse tipo de argumento. Por isso, foram desenvolvidas algumas regras que podem ajudar de utilizar ou no o argumento de apelo autoridade. So elas: Para garantir a eficincia do uso do argumento, a escolha do profissional para tratar do assunto fundamental. O especialista ou a organizao escolhida para ser prova de autoridade deve ser, notadamente, reconhecido como especialista no assunto em discusso. Por exemplo, no correto usar um profissional do futebol para falar sobre pena de morte. Dentre os profissionais especialistas na rea debatida deve haver um consenso sobre a matria em questo. No faz sentido discutir um assunto onde h pouco conhecimento at mesmo pelos prprios especialistas. No deve haver, dentro do assunto em discusses, argumentos mais fortes que defendem a tese contrria quela de interesse o advogado. Por ltimo, os especialistas no podem ter interesses pessoais na afirmao que esto defendendo, para no perder a credibilidade do argumento.

Em complemento s regras supracitadas para o uso desse tipo de argumento, h a necessidade de considerar alguns requisitos fundamentais para a sua utilizao. Primeiramente, no h validade em um argumento no qual a autoridade tem interesses parciais no processo. Por exemplo: um mdico que queira utilizar seu conhecimento profissional da medicina para opinar acerca da ocorrncia de erro mdico cometido contra seu irmo. No possvel tambm considerar um argumento de apelo autoridade que tenha algum tipo de influncia externa no processo, como por exemplo, se utilizar seus conhecimentos como ferramenta de barganha ou moeda de troca. Por ltimo, deve haver a legitimidade da autoridade diante da sua profisso; a declarao de um mdico, por maior que seja sua experincia na

rea, no poder ser levado em considerao se no estiver cadastrado como tal pelo Ministrio do Trabalho.

2.3 Algumas estratgias para contestar o argumento de autoridade: Algumas estratgias podem ser utilizadas para a contestao do uso desse tipo de argumento. O advogado que deve contestar o poder de persuaso de um especialista em certo assunto poder lembrar que ele pode ter falhado. Tanto isso razovel que no fato incomum encontrar intelectuais reconsiderando suas opinies e suas teorias depois de as terem formulado num passado distante ou no. Alm do mais, deve-se colocar em debate de onde provm o crdito do especialista: originrio da academia ou apenas uma fama ocasionada pelos meios de comunicao de massa? Deve-se tambm questionar o prprio prestgio da pessoa invocada. Outra estratgia bastante utilizada combater o argumento de autoridade invocando outro especialista na rea com ideias contrrias, de maneira que, no final das contas, a palavra de um contra a palavra do outro, sem garantias de quem est certo ou no.

2.4 Exemplos:

a)

H vrias formas de se exemplificar o argumento de autoridade. Dentre elas demonstramos o uso desse argumento em algumas peties iniciais. Por exemplo, em uma petio inicial de AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS, o advogado, ao falar que dano moral pu ro deve ser reparado mediante indenizao defende sua tese utilizando -se do argumento de uma autoridade no assunto, qual seja, Caio Mrio da Silva Pereira, um dos mais notveis civilistas brasileiros. Vejamos o trecho da petio em que o advogado utiliza o tipo de argumento em questo: (...) Portanto, a reparao feita atravs de uma compensao, via indireta do dinheiro. como muito bem salientou o consagrado Caio Mrio da Silva Pereira: O problema de sua reparao deve ser posto em termos de

que a reparao do dano moral, a par do carter punitivo imposto ao agente, tem de assumir sentido compensatrio. (...) b) O seguinte exemplo foi retirado do livro Manual de Direito Penal II onde os autores, ao falarem de crime prprio - quando a conduta exige a prtica por pessoa revestida de certas qualidades -, utilizam-se do argumento de uma autoridade. No caso, Heleno Fragoso para falar sobre essas qualidades do sujeito ativo no crime. Observem o citado exemplo: Ressalta Fragoso que a qualidade do agente exigida pela lei deve ser presente no momento da ao e o agente deve ter conscincia da mesma, sendo essencial o erro a esse respeito.

c)

O terceiro e ltimo exemplo quando se d a definio de algo e buscase um especialista na rea para reforar o que se disse. Exemplo: homicdio passional o crime cometido por paixo. Segundo CAPEZ: Em tese, significa homicdio por amor, ou seja, a paixo amorosa induzindo o agente a eliminar a vida da pessoa amada..

REFERNCIAS FETZNER, Nli Luiza Cavalieri; VALVERDE, Argumentao Jurdica: da teoria prtica. Alda da. Lies da

CUBAL, Francisco. O discurso argumentativo: principais tipos de argumento e falcias informais. Disponvel em:http://armazemresumostk.webcindario.com/11ano/discursoargumentativotip odeargumentosfalaciasinformaisfranciscocubal.pdf. Acesso em 12, 13/05/13. MARGARIDA, Silvana Mendona A. Argumentao Jurdica. Disponvel em: http://www.komedi.com.br/escrita/leitura.asp?Texto_ID=12868. Acesso em 12, 13/05/13. MAGNANI, Joo Filipe. Argumentao. Disponvel http://www.santacruz.br/v4/download/janela-economica/2007/11argumentacao.pdf. Acesso 12, 13/05/13. em:

Вам также может понравиться