Вы находитесь на странице: 1из 13

1

INSTRUO CVM N 191, DE 15 DE JULHO DE 1992. Altera e consolida as Instrues CVM n 64, de 19/05/87, n 138, de 16/01/91, e n 146, de 13/06/91, institui a Unidade Monetria Contbil, dispe sobre os procedimentos para elaborao e divulgao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante, para o pleno atendimento aos Princpios Fundamentais de Contabilidade, e d outras providncias. O Presidente da Comisso de Valores Mobilirios - CVM torna pblico que o Colegiado, em sesso realizada nesta data, com fundamento nos artigos 133, pargrafo 3, 176, "caput" e seus pargrafos 1 e 4, 177, pargrafo 3, e 249, pargrafo nico, da LEI N 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e nos artigos 11, "caput" e incisos I a IV, e 22, pargrafo nico, incisos I, II, IV e VII, da LEI N 6.385, de 07 de dezembro de 1976, e tendo em vista, ainda, o disposto no pronunciamento anexo DELIBERAO CVM N 29, de 05 de fevereiro de 1986 e na INSTRUO CVM N 2, de 4 de maio de 1978, resolveu: DA UNIDADE MONETRIA CONTBIL Art. 1 - Fica instituda a Unidade Monetria Contbil - UMC -, como unidade de referncia a ser utilizada pelas companhias abertas para a elaborao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante. DO DEVER DE INFORMAR EM MOEDA DE CAPACIDADE AQUISITIVA CONSTANTE Art. 2 - As companhias abertas devero elaborar e divulgar demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante com o pleno atendimento aos Princpios Fundamentais de Contabilidade. 1 As demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante devero ser divulgadas com seus valores expressos em moeda nacional, utilizando-se, para tanto, a paridade existente entre a UMC e a moeda nacional do final do perodo. 2 Os valores relativos s demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante do perodo anterior devero ser apresentados, para fins de comparao, em moeda do final do perodo sendo encerrado. 3 O disposto neste artigo aplica-se s demonstraes contbeis consolidadas em moeda de capacidade aquisitiva constante. Art. 3 - As companhias abertas podero utilizar, para o atendimento ao disposto no artigo anterior, as seguintes alternativas: I. II. III. a variao diria do valor da UMC; a variao mdia mensal do valor da UMC; critrio misto das alternativas anteriores, sem prejuzo na qualidade da informao e com os ajustes requeridos para que sejam adequadamente refletidas as receitas e despesas representativas das operaes realizadas pelas companhias abertas.

Pargrafo nico. O Chefe do Departamento de Assuntos Contbeis e Auditoria da CVM poder, mediante Ato Declaratrio, autorizar o uso da variao mensal do valor da UMC ou limitar o uso das alternativas anteriores, de acordo com o nvel da taxa de inflao.

2
DO BALANO PATRIMONIAL EM MOEDA DE CAPACIDADE AQUISITIVA CONSTANTE Art. 4 - Para fins desta Instruo, consideram-se itens monetrios os elementos patrimoniais compostos pelas disponibilidades e pelos direitos e obrigaes realizveis ou exigveis em moeda, independentemente de estarem sujeitos a variaes ps-fixadas ou de inclurem juros ou correes pr-fixadas. Pargrafo nico. Sero tambm classificados como itens monetrios os depsitos para incentivos fiscais e os emprstimos compulsrios, enquanto na forma de crditos. Art. 5 - Os itens monetrios ativos e passivos, decorrentes de operaes pr-fixadas, devero ser traduzidos a valor presente, com base na taxa mdia nominal de juros divulgada diariamente pela Associao Nacional dos Bancos de Investimento - ANBID. 1 Na hiptese de operao financeira pr-fixada que envolver instituio financeira, o ajuste a valor presente poder ser realizado com base na taxa de juros efetivamente contratada, quando o efeito no resultado no apresentar diferena relevante em relao ao produzido pela aplicao da taxa de juros prevista no "caput" deste artigo, observada a conveno do conservadorismo. 2 A quantificao do ajuste a valor presente dever ser realizada em base exponencial " pro rata die" , a partir da origem de cada transao. 3 O clculo poder ser efetuado em base diversa da prevista no pargrafo anterior, quando a diferena verificada no for relevante. 4 O disposto neste artigo aplica-se a todas as operaes, inclusive quelas que no apresentarem saldo ativo ou passivo ao final de cada ms. Art. 6 - Para fins desta Instruo, consideram-se itens no-monetrios: I. II. III. IV. V. os os as os os elementos do ativo permanente e do patrimnio lquido; estoques e os almoxarifados; despesas antecipadas e os resultados de exerccios futuros; investimentos temporrios em ouro e aes; e demais direitos e obrigaes a serem saldados em bens e/ou servios.

Art. 7 - Os itens no-monetrios devero ser registrados pelo seu valor presente na data de sua aquisio ou formao, na forma prevista no "caput" e pargrafos do Art. 5. Art. 8 - Os itens no-monetrios, inclusive as provises ativas e passivas, devero ser controlados em quantidades de UMC, a partir da data de sua formao ou aquisio. DA DEMONSTRAO DO RESULTADO EM MOEDA DE CAPACIDADE AQUISITIVA CONSTANTE Art. 9 - Os ganhos e perdas gerados pelos itens monetrios e os ajustes a valor presente de crditos e obrigaes devero ser apropriados nas contas de resultado a que se vinculam. 1 Os ganhos e perdas vinculados aos itens monetrios que gerarem despesas ou receitas financeiras nominais, devero ser considerados como redutores das respectivas despesas ou receitas financeiras nominais, produzindo-se, como saldo lquido, despesas ou receitas financeiras reais. 2 Os ganhos e as perdas referidas no "caput" deste artigo devero ser considerados como outras despesas ou receitas operacionais, quando no identificveis s demais contas de resultado.

3
3 As reverses dos ajustes a valor presente de crditos e obrigaes, efetuados na forma dos Artigos 5 e 7, devero ser apropriadas como receitas ou despesas financeiras nominais, sendo-lhes aplicvel o disposto no pargrafo 1 deste artigo. Art. 10 - As receitas e despesas geradas por itens no-monetrios avaliados a preos de mercado devero ser ajustadas para representar as variaes reais das cotaes daqueles itens, com base na UMC. DA DEMONSTRAO DAS ORIGENS E APLICAES DOS RECURSOS E DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO EM MOEDA CAPACIDADE AQUISITIVA CONSTANTE DA DE

Art. 11 - A demonstrao das origens e aplicaes dos recursos e a demonstrao das mutaes do patrimnio lquido em moeda de capacidade aquisitiva constante devero ser elaboradas de maneira consistente com o contido nesta Instruo. DAS NOTAS EXPLICATIVAS E DO RELATRIO DA ADMINISTRAO Art. 12 - Os valores contidos nas notas explicativas das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante e no relatrio da administrao devero ser apresentados na forma desta Instruo. Art. 13 - As notas explicativas devero evidenciar: I. II. a alternativa adotada, consoante o disposto no Art. 3 e pargrafo 3 do Art. 5; e os ganhos e perdas relevantes, gerados por itens monetrios no vinculados a contas especficas de resultado.

DISPOSIES GERAIS Art. 14 - As companhias abertas podero divulgar apenas o conjunto das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante ou destac-las com maior nfase. Art. 15 - As demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante e respectivas notas explicativas sero objeto de parecer de auditores independentes. Art. 16 - As companhias abertas devero manter em boa ordem, pelo prazo de 03 (trs) anos, e por quaisquer meios adequados, a guarda dos papis de trabalho e memrias de clculo relativos elaborao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante de que trata esta Instruo. Pargrafo nico. O descumprimento do disposto no "caput" deste artigo ser considerado falta grave, ensejando a aplicao das penalidades previstas nos incisos I a IV do Art. 11 da LEI N 6.385, de 7 de dezembro de 1976. Art. 17 - O conjunto das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante dever ser divulgado em conformidade com o disposto no "caput" e no pargrafo 3 do Art. 133 da LEI N 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e na INSTRUO CVM N 2, de 4 de maio de 1978. DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS Art. 18 - A expresso monetria da Unidade Monetria Contbil - UMC, a partir de 1 de janeiro de 1992, ser igual expresso monetria da Unidade Fiscal de Referncia Diria UFIR Diria, ou ndice que venha a substitu-la. Art. 19 - Podero ser postergados para o exerccio social que se iniciar aps dezembro de 1992:

4
I. II. o clculo do ajuste a valor presente sobre todas as transaes, previsto no pargrafo 4 do Art. 5; e a apropriao das reverses dos ajustes a valor presente de crditos e obrigaes, na forma prevista no pargrafo 3 do Art. 9.

Pargrafo nico. A adoo das alternativas previstas neste artigo no implicar a reelaborao das demonstraes contbeis relativas ao exerccio social que incluir o ms de dezembro de 1992. Art. 20 - Quando da adoo inicial dos critrios previstos nos artigos 5, 7 e 8, as companhias abertas devero promover os ajustes necessrios em seus balanos patrimoniais de abertura, em moeda de capacidade aquisitiva constante, lquidos dos efeitos tributrios decorrentes, divulgando o fato e os valores envolvidos em nota explicativa s demonstraes contbeis. Pargrafo nico. O ajuste referido no "caput" deste artigo ser opcional para as companhias abertas que realizavam o ajuste a valor presente de crditos e obrigaes, baseado em taxa diversa da prevista no "caput" do Art. 5. Art. 21 - No estaro dispensadas da divulgao das demonstraes contbeis na forma societria, as companhias abertas cujo lucro lquido ou prejuzo do perodo, obtido nas demonstraes contbeis na forma societria e em moeda de capacidade aquisitiva constante, sejam diferentes. Pargrafo nico. Devero ser considerados, nas demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante, os efeitos dos encargos tributrios nas diferenas intertemporais, decorrentes de avaliaes patrimoniais diferenciadas, na forma de crdito por pagamento antecipado ou proviso para encargos tributrios diferidos. Art. 22 - Esta Instruo entra em vigor na data de sua publicao, aplicando-se s demonstraes contbeis relativas aos exerccios sociais que se encerrarem a partir de 1 de setembro de 1992, ficando revogadas as INSTRUES CVM N 64, de 19 de maio de 1987, N 138, de 16 de janeiro de 1991, e N 146, de 13 de junho de 1991, e demais disposies em contrrio. Pargrafo nico. Adaptam-se presente Instruo as normas que se referem matria nela tratada. Original assinado por ROBERTO FALDINI PRESIDENTE

5
NOTA EXPLICATIVA INSTRUO CVM N 191. Ref.: Instruo CVM n 191, de 15 de julho de 1992, que altera e consolida as Instrues CVM n 64, de 19 de maio de 1987, n 138, de 16 de janeiro de 1991, e n 146, de 13 de junho de 1991, institui a Unidade Monetria Contbil, dispe sobre os procedimentos para elaborao e divulgao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante, para o pleno atendimento aos Princpios Fundamentais de Contabilidade, e d outras providncias. INTRODUO Muito embora tenham sido considerveis os avanos decorrentes da Instruo CVM n 64, de 19 de maio de 1987, e suas alteraes posteriores (em especial as lnstrues CVM n 138, de 16 de janeiro de 1991, e n 146, de 13 de junho de 1991), a divulgao de informaes com maior qualidade e clareza por parte das companhias abertas, pela elaborao das demonstraes contbeis complementares, em moeda de capacidade aquisitiva constante, ainda no havia atingido o pleno atendimento aos Princpios Fundamentais de Contabilidade, consoante as definies constantes do Pronunciamento Tcnico do IBRACON, aprovado pela Deliberao CVM n 29, de 5 de fevereiro de 1986. Para tanto, buscou-se na Instruo ora comentada a eliminao das principais limitaes apresentadas pelas instrues supracitadas, derivadas das dificuldades operacionais de implantao e de entendimento de um sistema, a princpio, bastante complexo. Com o passar do tempo, aquelas dificuldades foram se dissipando, e hoje encontramos um ambiente mais propcio para implementar as alteraes que esto sendo introduzidas. A CRIACO DA UNIDADE MONETRIA CONTBIL Tem sido motivo de grande preocupao, tanto para esta Comisso quanto para as entidades representativas dos agentes do mercado de capitais brasileiro, a fixao do indexador a ser utilizado na elaborao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante. Historicamente, este indexador tem sido idntico ao fixado pela legislao fiscal e utilizado na atualizao monetria das demonstraes contbeis elaboradas na forma societria. A determinao destes ndices, no entanto, atendeu, em diversas oportunidades, nica e exclusivamente, s necessidades e exigncias da poltica fiscal e monetria. Como conseqncia, percebeu-se ser imprescindvel a criao de um padro monetrio exclusivo para a elaborao das demonstraes contbeis das companhias abertas, dadas as suas caractersticas peculiares de transparncia e publicidade. Desse modo, esta Comisso est instituindo, por meio da Instruo ora comentada, a unidade Monetria Contbil - U.M.C. - como unidade de referncia a ser utilizada pelas companhias abertas para elaborao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante, que representar uma garantia da qualidade da informao oferecida aos investidores. Ciente dos vultosos custos que seriam envolvidos na implantao imediata de registros duplicados um, para a elaborao das demonstraes contbeis na forma societria, e outro, para as demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante -, esta Comisso determinou a identificao da expresso monetria da UMC expresso monetria da Unidade Fiscal de Referncia Diria UFIR Diria -, depois de concluir sobre a sua representatividade em relao perda de poder de compra da moeda nacional.

6
A NOVA DENOMINACO: DEMONSTRACES CONTBEIS EM MOEDA DE CAPACIDADE AQUISITIVA CONSTANTE A antiga denominao: "demonstraes contbeis complementares, em moeda de capacidade aquisitiva constante" foi alterada para "demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante". Esta Autarquia procurou, com isso, ressaltar o fato de que estas demonstraes, por serem elaboradas em total conformidade com os Princpios Fundamentais de Contabilidade, e por serem apresentadas em um nico padro monetrio, proporcionam uma apresentao mais adequada da situao financeira e patrimonial da companhia, facilitando grandemente a avaliao dos resultados e patrimnios. Assim sendo, estas demonstraes devem ser tomadas pelos analistas do mercado de capitais como as principais demonstraes contbeis de uma companhia aberta. Vale dizer que as mesmas determinaes e recomendaes so aplicveis s demonstraes contbeis consolidadas em moeda de capacidade aquisitiva constante. POSSIBILIDADES DE UTILIZACO DA UMC Em vista das altas taxas de inflao verificadas no pas e da sua identificao com a expresso monetria da UFIR Diria, a expresso monetria da UMC dever ser modificada diariamente. Isto posto, esta Comisso entende que o registro de todas as transaes pelo valor da UMC no dia de sua ocorrncia o procedimento contbil que proporciona a apresentao do fluxo econmico-financeiro de maneira mais adequada nas demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante das companhias abertas. Entretanto, srios problemas operacionais, derivados principalmente dos sistemas computacionais atualmente disponveis, poderiam advir da utilizao da UMC diria para todas as transaes, o que seria extremamente prejudicial s companhias abertas. Assim, elas podero utilizar tambm critrio misto da UMC diria com a UMC mdia mensal. Cabe ressaltar que as companhias abertas que optarem pela utilizao deste critrio misto devero efetuar os ajustes necessrios para que sejam adequadamente apropriados os ganhos e perdas geradas por itens monetrios de valor relevante, especialmente quando estes sejam provenientes de aquisies realizadas em data distante do dia 15 (quinze) de cada ms, a fim de no prejudicar a qualidade da informao. Caso venha a acontecer alterao da periodicidade de variao do valor da UMC, passando a mesma a ser realizada mensalmente, em funo de uma diminuio consistente nos ndices inflacionrios, poderia ser possvel a esta Comisso aceitar que todas as transaes passassem a ser registrada pelo valor mdio mensal daquele ndice. A utilizao da variao mensal do valor da UMC somente seria recomendvel nos casos de ndices inflacionrios extremamente baixos. O AJUSTE A VALOR PRESENTE DE CRDITOS E OBRIGACES DEFINIO DE AJUSTE A VALOR PRESENTE A metodologia mais correta para se conhecer um valor de um determinado montante de recursos no tempo a sua capitalizao a uma determinada taxa de juros, para que ele se refira a uma data futura, ou o seu desconto, mesma taxa, para coloc-lo a valor presente. Assim sendo, para os valores pr-fixados, representados por pagamentos ou recebimentos a serem realizados em datas futuras, os respectivos valores presentes, nas datas de origem das transaes, devem ser calculados mediante a aplicao de uma taxa de juros.

7
As "operaes pr-fixadas" realizadas pelas companhias abertas, ou seja, as transaes geradoras de direitos e obrigaes pagveis ou recebveis em moeda, em data futura e em montantes previamente determinados, devero ser traduzidas a valor presente, a partir da origem da transao. Determina-se o ajuste a valor presente pela taxa mdia pr-fixada da ANBID vigente poca da transao, de modo a dar confiabilidade aos valores calculados para os ativos e passivos e alcanar a todas operaes e no apenas aquelas que apresentem saldo de balano na data do seu encerramento. Depreende-se, deste modo, que o fator determinante do ajuste a valor presente de crditos e obrigaes no a eliminao da presena de uma expectativa de rendimento ou encargo futuro embutidos nos ativos e passivos monetrios, mas sim, a necessidade de se obter os valores representativos da poca da operao. No se deve confundir o ajuste a valor presente com quaisquer outros ajustes realizados nos elementos patrimoniais para traduzi-los ao seu valor de realizao, porquanto no se busca com aquele mtodo conhecer o montante que seria necessrio para efetuar a liquidao da operao realizada numa determinada data, mas sim, eliminar os acrscimos de valor em funo de uma operao com valor pr-fixado para liquidao em data futura. No conceito de valor pr-fixado. para realizao do ajuste a valor presente, importante ressaltar, no se incluem os valores que, apesar de fixos e sujeitos liquidao em data futura, so reconhecidos como casos clssicos de itens monetrios puros, como os adiantamentos a empregados e dividendos a pagar, que sofrem corroso inflacionria no decorrer do tempo, e para cuja perda ou ganho no cabe antecipao, ou seja, desconto. A caracterstica principal dos itens referidos no pargrafo anterior que no so formados em contrapartida de receitas, despesas ou ativos no-monetrios e j esto registrados na moeda de poder aquisitivo da data da transao. No entanto, h excees, como os montantes que so determinados por negociaes diferentes daquelas usualmente realizadas para compra e venda de bens e servios, e que so normalmente aceitos como valores vista ou presentes e, portanto, tambm no se sujeitam a descontos. como os salrios a pagar. Cabe ressaltar que os crditos e obrigaes sujeitos a variaes ps-fixadas, por terem os respectivos valores periodicamente atualizados, estaro sempre registrados pelo valor da moeda na data da divulgao das demonstraes contbeis. Dado o estipulado pela conveno da relevncia, os ajustes a valor presente de crditos e obrigaes, inclusive os decorrentes da aquisio ou formao de itens no-monetrios, que resultarem em montante irrelevante, podero no ser realizados. A TAXA DE JUROS DO AJUSTE A VALOR PRESENTE Esta Comisso est determinando que a taxa de juros a ser utilizada para quantificao do ajuste a valor presente dos crditos e obrigaes, decorrente de operaes pr-fixadas, realizadas pelas companhias abertas, seja a taxa mdia nominal de juros pr-fixados divulgada diariamente pela Associao Nacional dos Bancos de Investimentos - ANBID. A utilizao desta taxa decorre do fato de os seus valores serem amplamente divulgados no mercado e da necessidade de homogeneizao dos procedimentos contbeis adotados pelas companhias abertas, possibilitando avaliaes econmico-financeiras setoriais mais consistentes. A utilizao da taxa de juros efetivamente praticada na transao somente ser cabvel para as operaes financeiras pr-fixadas que envolverem instituies financeiras, quando o efeito da aplicao da taxa efetivamente contratada, no resultado do perodo, no apresentar diferena

8
relevante em relao ao resultado obtido pela aplicao da taxa mdia pr-fixada da ANBID, observados os pressupostos da conveno do conservadorismo. A QUANTIFICAO DO AJUSTE A VALOR PRESENTE A taxa mdia pr-fixada da ANBID dever ser aplicada sobre os crditos e obrigaes decorrentes de operao pr-fixada, para a quantificao dos respectivos ajustes a valor presente, embase exponencial "pro rata die", a partir da data de origem de cada transao. Exemplificando, para quantificao do valor presente de uma obrigao ou crdito (VP), suponhamos: 1. Valor da obrigao assumida ou crdito concedido (VOC): $ 10.000.000,00; 2. Taxa ANBID vigente na data da transao (TXV): 1834,28% a.a., equivalente a 28,00% a.m.; e 3. Prazo de pagamento ou recebimento (PPR): 40 (quarenta) dias. Transformando a taxa TXV mensal para a taxa TXV diria, obteremos: TXVD= (1+ TXVM/100)1/30 = TXVD = 0,8263 a.d. Assim, sendo que VP = _______VOC______ , (1+ TXVD/100) VP =
PP

teremos:

$ 10.000.000,00 1,008263
40

VP = $ 7.195.264,92 Para fins de divulgao, o valor dos crditos e obrigaes dever ser apresentado lquido dos respectivos ajustes a valor presente, podendo ser utilizada uma conta retificadora do valor da obrigao assumida ou do crdito concedido. Entretanto, esta Comisso, dadas as dificuldades operacionais para a implantao desta sistemtica, est prevendo a possibilidade de o clculo do ajuste a valor presente poder ser realizado de maneira diferente, desde que seja aplicado a todas as operaes, inclusive quelas que no apresentarem saldo ativo ou passivo ao final de cada ms, e que a diferena em relao quela metodologia no seja relevante. Assim sendo, as companhias abertas podero adequar seus sistemas computadorizados de controle de faturamento e outros para que, ao final de cada ms, com base nos movimentos mdios semanais ou at mesmos quinzenais, sejam elaborados relatrios sintticos contendo as informaes necessrias correta apropriao dos ajustes a valor presente e respectivas reverses.

9
APROPRIAO DO AJUSTE A VALOR PRESENTE. Os ajustes a valor presente de crditos e obrigaes e as perdas e ganhos inflacionrios por estes gerados devero ser apropriados nas contas a que se vinculam, a fim de proporcionar a divulgao na demonstrao do resultado em moeda de capacidade aquisitiva constante, das reais receitas geradas e despesas incorridas. Por conseguinte, os ajustes a valor presente de crditos retificaro os valores das respectivas receitas geradas; os ajustes a valor presente de obrigaes retificaro os valores dos respectivos ativos e despesas incorridas. Um novo conceito, porm, est sendo introduzido: as reverses dos ajustes a valor presente passam a ser apropriadas como receitas ou despesas financeiras nominais, retificadas pelas perdas ou ganhos inflacionrios gerados pelos correspondentes crditos e obrigaes, para a sua apresentao em moeda de capacidade aquisitiva constante. Assim, acrescentando as seguintes informaes ao exemplo do tpico anterior: 1. Data da transao (DT): dia 10 (dez); e 2. Variao verificada no poder de compra da moeda nacional, no perodo compreendido entre a data da transao e o final do ms da transao (VPCM): 16%, Teremos: A. Na data da transao: PASSIVO CIRCULANTE............... CONTAS A PAGAR..................... (-)AJUSTE A VALOR PRESENTE.... B. No final do ms da transao: Dado que o Ganho ou Perda Inflacionrio com Obrigaes ou Crditos (GPOC) = VOC X (VPCM/100): GPOC = $ 7.195.264,92 X (16/100)= $ 1.151.242,39; e Dado que VP, ao final do ms, ser de: $ 7.195.264,92 $ 10.000.000,00 $ 2.804.735,08

VP =

$ 10.000.000,00 = 1,008263
20

VP = $ 8.482.490,75

10
Teremos:

PASSIVO CIRCULANTE ...................... CONTAS A PAGAR ............................ (-) AJUSTE A VALOR PRESENTE .......... DESPESAS FINANCEIRAS REAIS .......... DESP. FINANC. COMERCIAIS .............. (-) GANHO INFLAC. EM OBRIG ............

$ 8.482.490,75 $ 10.000.000,00 $ 1.517.509,25 $ 135.983,44 $ 1.287.225,83 $. 1.151.242,39

Observao: o valor apropriado como despesas financeiras comerciais foi obtido pela diferena entre os saldo da conta retificadora de contas a pagar (ajuste a valor presente) na data da transao e ao final do ms. As despesas ou receitas financeiras comerciais, registradas conforme o exemplo anterior, devero constar de item especfico de despesas ou receitas financeiras, em vista de sua natureza distinta das despesas e receitas financeiras tradicionais (encargos ou rendimentos decorrentes de operaes realizadas com instituies financeiras) e a sua evidenciao ser requerida na demonstrao do resultado, sempre que os seus valores forem relevantes. Dada a retificao das receitas ou despesas financeiras nominais pelas perdas ou ganhos inflacionrios vinculados aos itens monetrios que as geraram, na divulgao das demonstraes do resultado em moeda de capacidade aquisitiva constante, podero seus respectivos valores ser apresentados com saldos lquidos negativos. A aplicao destes procedimentos de apropriao de ajuste a valor presente implicar o reconhecimento de uma alquota de imposto efetivamente maior que a registrada no documento fiscal de comprovao da venda, uma vez que os impostos incidentes sobre as vendas de bens e servios devero ser confrontados com os respectivos montantes de receitas auferidas, lquidas dos ajustes a valor presente dos crditos originrios. PRAZO DE ADAPTACO Considerando a importncia de as companhias abertas terem um prazo de adaptao, foi criada a possibilidade de se iniciarem, somente a partir de janeiro de 1993, a quantificao do ajuste a valor presente sobre todas as transaes e a apropriaes das reverses deste ajuste na forma estipulada no tpico anterior, sem a necessidade de reelaborao das demonstraes contbeis relativas ao exerccio anterior. Desse modo, para as demonstraes contbeis relativas ao exerccio de 1992, o ajuste a valor presente poder ser calculado somente sobre o saldo dos crditos e obrigaes existentes ao final de cada ms, e as suas reverses podero ser apropriadas s contas com as quais se identificam. Por oportuno, cabe ressaltar que esta Comisso entende que a implantao imediata destas novas prticas contbeis, bem como a mensurao de seus efeitos nas demonstraes contbeis dos exerccios anteriores, por meio de sua reelaborao, proporcionar uma avaliao mais adequada da situao econmico-financeira das companhias abertas, sendo altamente recomendvel.

11
ITENS MANTIDOS EM UMC CONCEITO DE ITEM NO-MONETRIO Os itens no-monetrios representam aqueles elementos patrimoniais cujo objeto de avaliao se apresenta na forma de bens tangveis ou intangveis, de direitos e obrigaes representativos de propriedade e ou de recebimento ou entrega futura de bens ou servios; so os elementos que compem o capital no financeiro de uma companhia. Os valores representativos destes elementos no esto sujeitos corroso provocada pela inflao, no acarretando a sua manuteno no Patrimnio da sociedade qualquer perda ou ganho inflacionrio. De outra forma, muito embora no possam ser considerados itens no-monetrios, uma vez que podero ou devero ser saldados em moeda, certos elementos patrimoniais devem, por fora de determinao especfica da legislao fiscal ou em virtude de suas caractersticas peculiares, ser controlados como itens no-monetrios. So exemplos destes elementos os contratos mtuos firmados entre partes relacionadas, os adiantamentos para futuro aumento de capital e as provises ativas e passivas. O CONTROLE EM QUANTIDADES DE UMC. Pelo exposto, os itens no-monetrios, assim como os demais elementos patrimoniais que a eles se equiparam, devero ter seus valores determinados em quantidades de UMC, pela utilizao do valor deste padro monetrio na data de sua formao ou aquisio. Este procedimento visa manuteno do valor destes elementos frente variao do poder de compra da moeda, garantindo a sua adequada avaliao, alm de facilitar a elaborao elas demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante. Especialmente no que concerne s provises para impostos e contribuies incidentes sobre o lucro e s provises para os encargos trabalhistas (provises para frias, licenas-prmio, 13 salrio e seus encargos adicionais), haver uma distribuio equnime dos respectivos custos ao longo do exerccio social, no sobrecarregando o ms ou meses em que so negociados os reajustes salariais. A aplicao deste procedimento, no entanto, poder implicar, em determinadas circunstncias, a realizao de ajustes para que os valores representativos dos itens no-monetrios reflitam adequadamente a situao patrimonial da companhia. Assim, quando cabvel, ser necessria a efetivao da proviso para ajuste a valor de mercado, em sendo este inferior ao custo obtido em UMC, e a reverso das provises constitudas, quando estas se revelarem em valor superior ao que ser efetivamente realizado. Cabe ressaltar que, observada a conveno da relevncia, os itens no-monetrios de valor irrelevante podero receber tratamento diferenciado, no sendo obrigatria a manuteno dos seus valores em quantidades de UMC. Em decorrncia, a reduo real de valor destes itens ser reconhecida nas contas de resultado com as quais se identificam. ASPECTOS JURDICOS DA NO DIVULGAO DAS DEMONSTRACES CONTBEIS NA FORMA SOCIETRIA Em obedincia legislao societria e s determinaes da CVM, esto as companhias abertas obrigadas a, divulgar suas demonstraes contbeis, de acordo com as duas formas distintas de elaborao existentes, quais sejam na forma societria e em moeda de capacidade aquisitiva constante. Visando facilitar tal divulgao pelas referidas empresas, mantendo-se, ao mesmo tempo, a transparncia e a exatido das informaes por elas fornecidas, as quais sero primordiais para o investidor do mercado de capitais, quando das negociaes a serem por ele realizadas,

12
esta Comisso, por meio da Instruo ora comentada, autoriza que a mesma se d, to somente, em moeda de capacidade aquisitiva constante. Analisando a competncia desta Autarquia para tanto, em consonncia com a legislao pertinente, bem como com os princpios que regem a atividade administrativa, torna-se claro que a CVM deve sempre procurar na lei os limites de sua atuao, sendo-lhe vedado impor deveres e estabelecer proibies, extravasando os limites das normas que lhe conferem competncia para regular e fiscalizar o mercado de valores mobilirios, ou de outras que regem o ordenamento jurdico. Tendo estabelecido a lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a sistemtica e os objetivos da escriturao contbil a ser efetivada pelas pessoas jurdicas constitudas sob a forma de sociedades por aes, dispe o seu art. 185, que estas empresas, em suas demonstraes contbeis, devero considerar a perda do poder aquisitivo da moeda em razo do processo inflacionrio, o que ser feito atravs da atualizao monetria do seu patrimnio e dos resultados do exerccio. Constitui-se a correo monetria, assim, em procedimento contbil que visa eliminar das demonstraes contbeis as distores advindas dos efeitos inflacionrios, alcanando-se, por este modo, os objetivos da lei de conferir a estas a transparncia necessria para se visualizar, com a devida exatido, a real situao patrimonial e financeira das empresas. Denota-se, dessa forma, a importncia da apresentao dos elementos contbeis plenamente corrigidos, de modo a permitir uma anlise mais adequada das demonstraes contbeis divulgadas. A sistemtica de atualizao monetria adotada pela Lei n 6.404/76 constitui-se em um modelo contbil que atende s exigncias de conferir-se maior fidedignidade aos valores contabilizados to somente em circunstncias que apresentem baixas taxas de inflao; entretanto, em se tratando de nossa realidade, onde a evoluo inflacionria fato incontestvel, a sua adoo acarreta distores indelveis nas demonstraes contbeis, exatamente porque deixa de expressar em um mesmo padro monetrio as modificaes patrimoniais havidas num determinado perodo. A utilizao de um padro monetrio de capacidade aquisitiva constante para registro dos elementos do patrimnio, do resultado do exerccio obtido, bem como das demais demonstraes, a maneira mais adequada de eliminar tais distores na medida em que, considerando a real perda do poder aquisitivo da moeda em razo do processo inflacionrio sobre os elementos patrimoniais, faz com que sejam obtidas demonstraes contbeis que melhor refletem a situao das empresas, alcanando-se, por este modo, os objetivos legais. , portanto, a sistemtica mais apropriada para proceder-se anlise da posio econmica e financeira das companhias em situaes de elevada inflao. Em sendo assim, no restam dvidas de que a divulgao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante a forma pela qual confere-se maior credibilidade s informaes que sero prestadas ao pblico investidor, por serem mais corretas e seguras; ser atravs delas que podero ser extradas concluses importantes a respeito do patrimnio das empresas e de sua situao financeira, o que no seria possvel obter-se apenas com a divulgao dos dados exigidos pelas demonstraes na forma da legislao societria. O poder normativo, nsito ao exerccio da funo conferida por lei CVM, a quem compete a fiscalizao e regulamentao do mercado de valores mobilirios, visando o seu pleno desenvolvimento, foi-lhe outorgado, a fim de torn-la apta a expedir normas orientando e disciplinando a atuao daqueles que se encontram em seu mbito de competncia, como meio de atingir-se os objetivos legais. Estabelece a Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976, em seu art. 4, incisos IV e VI, que a CVM, no cumprimento de suas atribuies ter, dentre outros fins, o de "assegurar o acesso do pblico a informaes sobre os valores mobilirios negociados e as companhias que os tenham emitido".

13
Objetivando-se alcanar tais finalidades, a lei em questo conferiu-lhe, expressamente, competncia para fiscalizar "a veiculao de informaes relativas ao mercado, s pessoas que dele participem, e aos valores nele negociados", o que fez no inciso III de seu artigo 8. Na preocupao de se criar um instrumento hbil a proteger o investidor, foi o "full disclosure" adotado pela lei como verdadeiro princpio a reger as negociaes no mercado de capitais, vez que constitui o meio pelo qual so proporcionadas queles que nele investem todas as informaes que possam influenci-los na avaliao dos riscos e vantagens que se lhes apresentam, permitindo-lhes escolher entre as diversas opes de investimento. com ele que se mantm a confiana do investidor na plena revelao dos fatos; tem ele, portanto, influncia direta na negociao das aes, pois da adequada informao prestada depender a cotao delas no mercado. Na medida em que as demonstraes contbeis constituem-se na forma de comunicao utilizada para relatar os resultados obtidos pela empresa ao mercado como um todo, assim como a posio de seu patrimnio social e suas perspectivas futuras torna-se claro que o "full disclosure" passa a depender dos valores por elas veiculados, advindo da a necessidade inafastvel de sua efetiva adequao. Se assim , a elaborao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante o melhor meio de realizar o objetivo legal de divulgao de informaes necessrias tomada de deciso dos investidores na negociao de ttulos e valores mobilirios, em virtude de conferir maior transparncia situao econmico-financeira das empresas. A sua adoo, todavia, pode acarretar alterao do patrimnio lquido e do resultado do exerccio obtidos na forma da Lei n 6.404/76, especialmente para as empresas que no corrijam todos os seus elementos patrimoniais no monetrios. Esta Comisso, exercendo a sua competncia para normatizar sobre demonstraes contbeis, padres de contabilidade e informaes a serem divulgadas pelas companhias abertas, nos termos do pargrafo 3 do art. 177 da Lei n 6.404/76 e do art. 22, incisos I e IV, da Lei n 6.385/76, expede a Instruo ora comentada, autorizando-as a divulgar apenas as suas demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante. Atente-se, contudo, que tal autorizao restringe-se s companhias abertas cujo patrimnio lquido e resultado do exerccio sejam idnticos tanto na forma da legislao societria, quanto naquela relativa ao padro monetrio de capacidade aquisitiva constante; ao revs, em casos onde sejam apurados resultados que, em sua essncia, so diferentes, em razo da diversidade dos critrios contbeis aplicados, devero as mesmas continuar a proceder a divulgao em ambas as formas, dos valores obtidos. Cabe lembrar que, divulgando-se apenas as demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante, determinadas notas explicativas passam a ganhar maior importncia, como a que trata da base de clculo para distribuio de dividendos, tomando-se por base os valores obtidos das demonstraes contbeis elaboradas na forma societria. CONSIDERACES GERAIS Sempre que a companhia adotar a opo de divulgar somente o conjunto das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante, dever ser realizada a divulgao de contas ou valores, na forma da lei societria, quando assim exigido em legislao especfica ou por rgos governamentais de controle. A divulgao das demonstraes contbeis em moeda de capacidade aquisitiva constante no criar nem extinguir direitos ou obrigaes diversos ou adicionais aos previstos na legislao societria. Original assinado por ROBERTO FALDINI PRESIDENTE

Вам также может понравиться