Вы находитесь на странице: 1из 28

contatores

So dispositivos de operao no manual, destinados a estabelecer e interromper freqentemente um circuito. Ou seja, so equipamentos de comutao acionados eletromagneticamente e que possuem condies de suportar um grande nmero de operaes, nor malmente utilizados no comando de motores.

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:31

CONTATORES

contatores
Classificao dos contatores de MT (Mdia Tenso)
Podemos classificar os contatores de MT em funo do mecanismo de operao, tipo de execuo e em relao ao princpio de extino do arco eltrico.

Mecanismo de operao
Mecanismo com reteno mecnica
So aqueles dotados de uma bobina de fechamento que quando energizada, aciona um ncleo mvel diretamente ligado aos contatos, fechando-os. Aps este processo a bobina desernegizada permanecendo os contatos fechados e, assim mantido por uma trava do mecanismo de acionamento. A abertura dos contatos feita por outra bobina que, quando energizada, destrava o mecanismo de acionamento, provocando a abertura dos contatos.

CONTATORES

Contator 6SH 200 SDKL - Mitsubishi

Bobina de abertura Contatos auxiliares Bobinas de fechamento

68

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:32

contatores
Esta concepo de contator pouco utilizada, por no possuir outra alternativa de abertura em caso de danos na bobina.

Mecanismo sem reteno mecnica


So aqueles dotados de uma nica bobina de operao que, quando energizada, aciona um ncleo mvel diretamente ligado aos contatos, fechando-os. Nesta concepo a bobina permanece energizada para manter os contatos fechados. A abertura se d quando se desenergiza a bobina

Contator tipo C1 - Inebrasa


CONTATORES

Ncleo fixo Resistores de economia Bobina de operao Ncleo mvel Contatos auxiliares Microruptor do bloqueio Kirk Mola de abertura Bloqueio Kirk

Mola de abertura

Microruptor de indicao de fusvel queimado

Bandeirola de Indicao Ligado/Desligado

Tipo de execuo
Os contatores podem ser de execuo fixa ou extravel. Os contatores fixos tm os terminais de entrada e sada fixados com parafusos diretamente aos barramentos do painel. Os contatores extraveis so inseridos em celas ou gavetas, e estas so fixadas aos barramentos. A cela possui buchas de passagem para os contatos de conexo e o contator dotado de pinas (garras) que se acoplam aos contatos de conexo da cela quando inserido. A deciso sobre qual tipo de execuo o contator dever ter, levar em conta no apenas seu custo, mas, sua aplicabilidade, o tipo de programa de manuteno a ser adotado e sua periodicidade e, at mesmo, a seletividade do circuito.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

69

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:32

contatores
Princpios de extino do arco e detalhes construtivos
Contator a seco
A extino do arco eltrico durante a abertura rpida dos contatos , em geral, obtida atravs de lminas radiadoras montadas em cmaras de extino. Este sistema provoca o resfriamento do arco eltrico e sua conseqente extino que, por intermdio das referidas lminas, seccionam o percurso do mesmo em pequenos segmentos.
CONTATORES

Contator a sopro magntico


Neste tipo de contator, os contatos se abrem no ar, induzindo o arco voltaico para dentro das cmaras de extino, onde ocorre a interrupo, devido a um aumento na resistncia do arco. Este aumento na resistncia do arco conseguido atravs de: a) aumento no comprimento do arco; b) fragmentao do arco em vrios arcos menores, em srie, nas vrias fendas da cmara de extino; c) resfriamento do arco em contato com as mltiplas paredes da cmara. As foras que induzem o arco para dentro das fendas da cmara so produzidas pelo campo magntico da prpria corrente, passando por uma ou mais bobinas (da o nome sopro magntico) e, eventualmente, por um sopro pneumtico auxiliar, produzido pelo mecanismo de acionamento. Existem vrios tipos e formatos de cmaras de extino para contatores a sopro magntico. As placas que formam a cmara podem ser de material isolante e refratrio ou de ao, ou ainda de uma combinao dos dois. Em cada uma das alternativas, encontramos vrios tipos de configurao de cmara, especficos de cada fabricante.
Aletas de cermica Parede lateral em polister com fibra de vidro

Cmara de extino do contator tipo C1 - Inebrasa

70

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:32

contatores
Nesses contatores, normalmente encontrada a utilizao de apenas uma das foras de direcionamento do arco:

Por sopro pneumtico

Conjunto contato fixo Direcionador do sopro de ar Conjunto contato mvel

Fole

Contator tipo C1 - Inebrasa

Por campo magntico

Bobinas de campo montadas atrs dos contatos mveis

Bobinas de campo montadas atrs das cmaras de extino

Contator 6NCH-205K - Mitsubishi

Contator 6SH 200 SDKL - Mitsubishi

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

71

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:33

CONTATORES

contatores
Contator a gs hexafluoreto de enxofre - SF6
Nesta concepo de contator, o meio isolante utilizado o gs SF6, onde os contatos do contator Contator tipo Rollarc esto encapsulados e imersos neste gs. Schneider O arco posto em movimento entre os contatos de arco durante a interrupo, graas a um campo magntico que criado por si prprio na passagem por uma bobina.
CONTATORES

O movimento de rotao permite resfriar o arco por conveco forada. A velocidade de rotao do arco funo da corrente a interromper.

Contator a vcuo
Como nos disjuntores, as ampolas a vcuo so formadas por um tubo cilndrico de cermica ou de vidro de alta resistncia mecnica, fechado por placas circulares planas feitas de uma liga metlica constituda de ferro, nquel e cobalto. A uma das placas preso o contato fixo e, na oposta, h um fole de ao inoxidvel, de um lado selado placa e do outro ao contato mvel. Uma blindagem metlica interna, envolve o fole e, outra blindagem tambm metlica, envolve o conjunto de contatos. Elas tm por finalidade aparar as partculas metlicas que se desprendem dos contatos, devido ao arco eltrico, evitando que se depositem sobre as paredes do tubo de vidro ou cermica.

Ampolas a vcuo

Contator tipo SL 400 Cutler Hammer

72

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:33

contatores

Aplicaes - Benefcios - Comparativo


Os primeiros sistemas de contatores foram os do tipo a seco e os a sopro magntico. Como nesses sistemas o arco se queima no ar e, considerando-se o grande nmero de manobras que os contatores realizam, normal ocorrer em pouco tempo o desgaste dos contatos. Com o objetivo de reduzir o nmero de manutenes, novas tecnologias surgiram, permitindo uma vida til mais longa para os contatos. Hoje temos os contatores a gs SF6, no qual os contatos trabalham em cmaras hermticas imersos nesse gs e tambm, contatores a vcuo, onde os contatos trabalham encapsulados, minimizando os efeitos do arco eltrico nas manobras.

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

73

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:33

CONTATORES

contatores
Utilizando seu equipamento
Na operao e manuteno dos equipamentos eltricos existentes em uma subestao, de primordial importncia conhecer e cumprir as regras e procedimentos de segurana. Somente pessoal habilitado e autorizado, reconhecido pela empresa como possuidor de conhecimentos tcnicos inerentes s subestaes eltricas, deve ser responsvel pela operao, inspeo ou pela manuteno dos equipamentos.

CONTATORES

Exemplo de dispositivo de insero/extrao desenvolvido para manter distncia de segurana nas manobras.

Tendo em vista a grande variedade de modelos e fabricantes de contatores, h necessidade de o operador/inspetor conhecer muito bem o equipamento a ser manobrado, seguindo os procedimentos pr-estabelecidos. Os procedimentos devem ser criados, partindo-se da consulta ao manual de operao do equipamento, da experinia tcnica e da observao das normas existentes. A no observao dos procedimentos o principal fator de ocorrncia de danos nos contatores no momento de insero/extrao e, at mesmo, na sua operao. As operaes devero ser executadas respeitando-se parmetros bsicos de aplicao de fora, evitando-se a quebra, principalmente de alavancas e do mecanismo de insero/extrao. A segurana pessoal do operador/inspetor tambm no deve ser esquecida. Alm do perfeito conhecimento do equipamento, deve-se tambm observar a distncia mnima para operao, de acordo com a tenso nominal do painel. Podemos citar como exemplo o procedimento adotado pela Eletropaulo, que estipula para a classe de tenso 7.2KV a distncia mnima de operao com segurana em 1,25m do ponto energizado.

74

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:33

contatores
Inspees e Manutenes
inegvel que, atualmente, os processos produtivos vm sendo compelidos a atingir nveis crescentes de qualidade e eficincia, face aos grandes desafios de um mercado consumidor cada vez mais competitivo. Na esteira, e como fator de alavancagem do desenvolvimento, o Setor Eltrico, evidentemente estar subordinado a metas envolvendo qualidade e produtividade. Nesse cenrio, as Inspees e Manutenes adquirem dimenses significativamente importantes, como elos da cadeia de procedimentos que permitir ao Setor atingir padres adequados de desempenho exigidos pelos consumidores.

Inspeo - Conceito Exame visual peridico das caractersticas principais do contator em servio, sem qualquer espcie de desmontagem. Este exame geralmente feito, verificando-se a presso do gs SF6, estanqueidade e a poluio das partes isolantes. Abrange igualmente as operaes de lubrificao, limpeza, lavagem etc., que podem ser feitas com o contator em servio. As observaes feitas durante uma inspeo devero instruir relatrio tcnico e podem indicar a necessidade de manuteno preventiva e/ou corretiva. Manuteno - Conceito Conjunto de operaes previstas pelas inspees e revises programadas. A manuteno executada por tcnicos experientes, contemplando medies eltricas para avaliao funcional dos equipamentos, limpeza e lubrificao dos pontos recomendados; alm das correes requeridas no relatrio tcnico das inspees e/ou manutenes anteriores, sugerem a forma indicada para evitar ou diminuir a incidncia de paradas no programadas. As manutenes podem ser: preditiva, preventiva e corretiva Periodicidade dos intervalos de inspeo e manuteno - Conceito Os intervalos entre inspees e revises de contatores no devem ser to longos que coloquem em risco a sua confiabilidade e nem to curtos que redundem em despesas e trabalhos desnecessrios.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

75

Parte 3 - contatores - final.pmd

11/12/2006, 15:33

CONTATORES

contatores
Para se determinar os perodos das inspees e revises peridicas programadas deve se ter em vista as partes principais do contator: cmara de extino, ampolas de vcuo, contatos, isolao, bobinas e mecanismo de operao. Os perodos devem ser estabelecidos tendo-se em vista cada uma delas separadamente. Os perodos das inspees e revises comumente adotados so principalmente das seguintes espcies: por tempo definido e pelo nmero de operaes. Eles so estabelecidos conforme as instrues do fabricante e a experincia adquirida pelo usurio do contator. O perodo por tempo definido aquele em que o intervalo de tempo entre as inspees e revises dado em semanas, meses ou anos.
CONTATORES

Os intervalos entre as inspees e revises que dependem do nmero de operaes do contator podem ser variveis, uma vez que o nmero de operaes, em geral, depende de fatores muitas vezes aleatrios. Independentemente do critrio adotado, recomenda-se a interveno tcnica sempre que se verificar a ocorrncia de abertura do contator por curto-circuito.

Trabalhando com segurana


Antes de dar incio s rotinas de inspees e manutenes, recomenda-se a elaborao da Anlise Preliminar de Riscos com vistas a garantir a mxima segurana dos tcnicos executantes. Nesta anlise, devem ser observados ao menos, os seguintes procedimentos: 1 - Verificar todos os equipamentos de proteo individual - EPIs necessrios para garantir a integridade dos tcnicos executantes. 2 - Impedimento do contator. 3 - Remover o contator do interior de seu cubculo (quando extravel). No caso de contatores fixos, assegurar-se de que o mesmo esteja desenergizado e isolado do sistema. 4 - Assegurar-se de que a fonte de energia dos circuitos auxiliares de comando, esteja desligada. 5 - Certificar-se de que no haja nenhuma energia armazenada no mecanismo de operao, como por exemplo, alguma mola tensionada ou circuito pressurizado. 6 - No utilizar ferramentas inadequadas e no padronizadas. 7 - Instrumentos e utenslios devem ser inspecionados antes do incio dos trabalhos, verificando-se seu estado, qualidade e quantidade. 8 - Delimitar e sinalizar a rea de trabalho e/ou diferenciar os equipamentos energizados, dos equipamentos desenergizados.

76

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

10

11/12/2006, 15:33

contatores
Aps a concluso dos trabalhos, tambm so necessrios alguns procedimentos mnimos de segurana: 1 - Remover todos os utenslios utilizados, tais como materiais de limpeza e ferramentas. 2 - Limpeza do local, com a remoo de todos os detritos originados durante a execuo dos trabalhos. 3 - Inspeo final do equipamento e do respectivo painel. 4 - Desimpedimento do equipamento.

Identificando o contator
CONTATORES

Conhecer as informaes contidas na placa de identificao de fundamental importncia para a correta avaliao tcnica do contator. Seguem alguns exemplos:

Tipo do equipamento Nmero de srie Mxima tenso de operao Freqncia de trabalho Mxima corrente de operao (para trabalho ininterrupto) Corrente de operao (para 8 horas de trabalho) Presso do gs SF6 (para contatores com este princpio de extino) Tenso de operao da bobina de fechamento Tenso de operao da bobina de abertura (para mecanismo com reteno mecnica) Nmero do esquema eltrico empregado no contator

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

77

Parte 3 - contatores - final.pmd

11

11/12/2006, 15:33

contatores

78

CONTATORES

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

12

11/12/2006, 15:33

contatores
Inspeo
Uma vez respeitadas as normas de segurana, recomenda-se que sejam inspecionados os diversos itens, classificando-os da forma sugerida abaixo: A = Em ordem B = Com problemas, vide observao C = No tem D = No inspecionado NA = No aplicvel Itens a serem inspecionados: 1 - Indicao Placa de identificao Aberto Fechado 2 - Fusveis Circuito de fora Circuito de controle 3 - Acionamento eltrico Abertura Fechamento Fiao de comando/controle Resistores Contatores auxiliares Bobina de operao Micro-fusvel Micro-bloqueio Kirk Micro-resistor de economia
CONTATORES
DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

79

Parte 3 - contatores - final.pmd

13

11/12/2006, 15:34

contatores
4 - Intertravamento Eltrico Mecnico 5 - Aterramento Aterramento da carcaa 6 - Mecanismo de sopro
CONTATORES

Foles Direcionadores de sopro 7 - Isolao

Barreiras isolantes Isoladores 8 - Conservao Pintura Corroso Reaperto Limpeza Lubrificao 9 - Contatos Contatos fixos Contatos mveis Garrafas de vcuo Contatos auxiliares

80

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

14

11/12/2006, 15:36

contatores
10 - Cmara de extino de arco Integridade Limpeza 11 - Extrao Dispositivo de extrao Contatos de conexo Plug de comando

Registro das anormalidades encontradas


Aps a avaliao dos tpicos acima sugeridos, recomenda-se o registro das anormalidades encontradas e correes aplicveis. As anormalidades devem ser anotadas em livro de ocorrncias e/ou relatrio tcnico, com vistas programao de manuteno corretiva ou preventiva futura.

Manuteno
Equipamento alvo
Em uma subestao existem contatores com diferentes nveis de manobra. H uma tendncia natural das equipes tcnicas em identificar como alvo da manuteno os contatores freqentemente manobrados, pois, tendem a apresentar maior desgaste mecnico e dos contatos, deixando os contatores de menor atividade, relegados a segundo plano. Acontece, porm, que na experincia de campo, encontra-se comumente contatores que, durante um longo perodo de tempo em repouso (abertos ou fechados), apresentam falhas quando solicitados. Por estarem em repouso e sem manuteno durante um longo perodo, tambm esto sujeitos s seguintes situaes: A - Emperramento do mecanismo de operao devido a - Acmulo de poeira - Umidade (causando oxidao do mecanismo) - Fadiga das molas - Lubrificao ressecada - Rolamentos e mbolo de bobinas emperrados e outros.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

81

Parte 3 - contatores - final.pmd

15

11/12/2006, 15:37

CONTATORES

contatores
B - Oxidao dos contatos, ocasionando aumento em sua resistncia hmica. C - Baixa isolao provocada por acmulo de poeira e absoro de umidade. Conclui-se, assim, que devem ser alvo de manutenes programadas tanto os contatores freqentemente manobrados como os que repousam ligados ou no (e os reservas).

Falta de manuteno
A falta de manuteno pode acarretar desde pequenos problemas de acionamento at a perda total de uma subestao.
CONTATORES

A seguir relatamos alguns exemplos de fatos observados ao longo de experincias vivenciadas: Contator tipo HCA - Hyundai

Com o passar dos anos, aps inmeras operaes de insero/extrao, o mecanismo que trava o contator inserido no cubculo, passou a apresentar folga, que no foi devidamente corrigida. Numa operao de insero, o mecanismo travou dando a entender que estava completamente inserido, porm, as garras no se acoplaram (apenas se encostaram) devido folga existente. Ao ser dada a partida do motor com a energizao do contator, ocorreu um rpido e intenso aquecimento decorrente da m conexo, provocando um curto-circuito de grandes propores e a conseqente destruio do contator e do seu cubculo.

Contator tipo HCA - Hyundai

82

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

16

11/12/2006, 15:37

contatores
Contatos de conexo (garras) derretidos

Contator tipo HCA - Hyundai

Contator tipo CDM - Saet Padova Em um painel de Mdia Tenso, havia um contator instalado a vrios anos e que nunca sofreu manuteno. Por ser um equipamento freqentemente requisitado, com o passar do tempo os contatos foram se deteriorando e, com isso, aumentando a respectiva resistncia hmica. Com a realizao de uma inspeo termogrfica (manuteno preditiva) detectouse o aquecimento excessivo e o contator foi retirado de operao. Ao ser inspecionado, constatou-se que os contatos haviam perdido suas caractersticas construtivas, tendo que ser substitudos na execuo do recondicionamento em oficina (manuteno corretiva).

Contator tipo CDM - Saet Padova

Contato deteriorado

A falta de manuteno pode acarretar prejuzos materiais de grande importncia, no s devido perda dos equipamentos, como tambm, devido paralisao da produo, trazendo inclusive, riscos segurana pessoal dos operadores.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

83

Parte 3 - contatores - final.pmd

17

11/12/2006, 15:38

CONTATORES

contatores
Manuteno Preditiva
So tcnicas preditivas as atividades de inspeo, controle e ensaio, realizadas em um item, sem indisponibilidade operativa, com o objetivo de predizer/estimar o ponto timo para interveno da manuteno preventiva. A tcnica preditiva mais utilizada para contatores a inspeo termogrfica. Recomenda-se a inspeo termogrfica em intervalos de 4 a 6 meses, de acordo com as caractersticas do circuito e/ou do local onde os contatores esto instalados, tais como: indstrias qumicas, siderrgicas e reas litorneas (maresia).
CONTATORES

Manuteno Preventiva
Parte das operaes de inspeo e reviso, compreendendo a substituio de peas que tenham atingido ou ultrapassado os limites de desgaste estabelecidos, com exceo da substituio de peas devido a uma falha ou defeito; Esse tipo de manuteno visa manter o funcionamento satisfatrio do contator e prevenir contra possveis ocorrncias que acarretem a sua indisponibilidade. So itens bsicos a serem observados durante a manuteno preventiva: - Limpeza geral do equipamento - Lubrificao dos pontos de articulao - Reaperto das conexes eltricas - Ajuste e limpeza dos contatos principais e pinas, com nfase na verificao da qualidade das pastilhas - Lubrificao e regulagem do mecanismo de acionamento, com nfase na inspeo da mola de abertura - Inspeo e testes do circuito de acionamento (bobinas) - Inspeo e testes do circuito de sinalizao (contatos auxiliares) - Lubrificao e regulagem do mecanismo de insero/extrao

84

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

18

11/12/2006, 15:38

contatores
- Realizao dos ensaios eltricos Resistncia hmica dos contatos Resistncia hmica da isolao dos contatos principais Resistncia hmica da isolao do circuito de acionamento Testes operacionais

Manuteno Corretiva
Parte das operaes de inspeo e reviso compreendendo, unicamente, a substituio de peas por causa de um defeito ou de uma falha revelada ou em estado latente; Pode tambm ter como objetivo a operao de modificao de uma parte do aparelho ou de uma pea, aplicada sistematicamente a uma categoria de contatores, tendo em vista evitar que ocorra nesses contatores, uma possvel falha ou defeito. Em outras palavras, todo servio efetuado em contatores, com a finalidade de corrigir as causas e efeitos motivados por ocorrncias constatadas que acarretem, ou possam acarretar, sua indisponibilidade em condies quase sempre no programadas. A manuteno corretiva pode ser de emergncia ou programada.

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

85

Parte 3 - contatores - final.pmd

19

11/12/2006, 15:38

CONTATORES

contatores

CONTATORES

Contator Limitamp - GE

Manuteno corretiva de emergncia


todo servio de manuteno corretiva executado com a finalidade de se proceder de imediato o restabelecimento das condies normais do contator, sempre observando as regras de segurana total do equipamento e do tcnico executante.

Manuteno corretiva programada


todo servio de manuteno que tem por objetivo, corrigir defeitos de menor influncia no desempenho funcional do contator, e que possa ser postergado com o objetivo de ser inserido em programa de manuteno para restabelecimento das condies normais de operao. recomendado que se aproveite o tempo de parada do contator quando da realizao da manuteno corretiva para aplicao tambm do contedo descrito para manuteno preventiva, com o objetivo de se obter a mxima confiabilidade do equipamento.

86

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

20

11/12/2006, 15:38

contatores
Ensaios
So medies eltricas realizadas com o objetivo de efetuar avaliao funcional dos equipamentos.

Resistncia hmica dos contatos


Este ensaio destinado a constatar a real condio dos contatos principais do contator. Neste ensaio, verifica-se tambm: - Qualidade do tratamento de prateao dos contatos - Qualidade das molas de presso dos contatos - Desgaste das pastilhas de prata - Estado das conexes Por exemplo, para a realizao deste ensaio podemos utilizar um instrumento chamado Microohmmetro, que mede a resistncia de contato atravs da avaliao da corrente e da queda de potencial na resistncia.

A medio realizada a quatro fios, para se eliminar as resistncias de conexo e dos cabos de medio. Deve-se tomar por base como referncia, os resultados obtidos no ensaio realizado pelo fabricante quando do fornecimento do equipamento novo ou principalmente em experincias vivenciadas em manutenes. Nota: A presso das molas dos contatos inversamente proporcional resistncia dos mesmos.

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

87

Parte 3 - contatores - final.pmd

21

11/12/2006, 15:39

CONTATORES

contatores
Em caso de resistncias elevadas, ocorrer simultaneamente um aumento da temperatura que, em circuitos de baixa tenso pode ocasionar um derretimento dos contatos e, a partir de mdia tenso, pode propiciar condies favorveis a ocorrncia de exploses. extremamente importante que contatores com elevada resistncia hmica de contatos sejam retirados de operao para uma manuteno corretiva.

Resistncia hmica da isolao dos contatos


A medio da resistncia de isolamento de contatores de grande valor para detectar, diagnosticar e prevenir falhas de sua isolao.
CONTATORES

O ensaio realizado aplicando-se isolao uma tenso contnua e medindo-se a corrente eltrica que se escoa atravs ou por sua superfcie. um teste no destrutivo e por isso no uma medio da rigidez dieltrica da isolao. Os instrumentos utilizados neste tipo de medio so conhecidos pela denominao de Meghmetros, pois, a resistncia de isolamento costuma ser dada em mega-ohm ( ).

Registros peridicos so fundamentais para uma boa avaliao dos componentes isolantes empregados em um contator. Quando encontrados valores excessivamente baixos, estes geralmente so indicativos de acmulo de poeira, isolantes midos e/ou danificados.

Equipamentos instalados em ambientes com elevada umidade relativa do ar, requerem periodicidade mais freqente para este ensaio. Nota: Valores baixos de resistncia hmica da isolao dos contatos, propiciam condies favorveis para ocorrncia de curto-circuito, podendo acarretar at a perda do equipamento.

88

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

22

11/12/2006, 15:39

contatores
Resistncia hmica da isolao do circuito de acionamento
Destina-se a verificar a integridade dos isolantes das bobinas de acionamento, motor e fiao, com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento dos mesmos. Utiliza-se um Meghmetro com tenso de teste de 500V

Testes operacionais
Aqui so verificados desde o funcionamento do mecanismo de operao, at o comportamento das bobinas de acionamento. A princpio devem-se realizar cinco operaes de acionamento eltrico (liga/ desliga) do contator. Em seguida, procedem-se ento os testes nos componentes do circuito de acionamento: manter o contator ligado at que a temperatura dos resistores de economia estabilize. Verificar se a temperatura encontrada no oferece risco integridade dos componentes restantes do mecanismo de acionamento.
CONTATORES

Obs.: A bobina de acionamento deve operar com tenso de comando variando +/- 10% de sua tenso nominal , ou verificar no manual do fabricante o desequilbrio permitido.

Exemplo de Relatrio de Inspeo e Ensaios


A seguir, um exemplo de relatrio preenchido de acordo com as condies do contator de Mdia Tenso, tipo CDM - Saet Padova.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

89

Parte 3 - contatores - final.pmd

23

11/12/2006, 15:39

contatores

90

CONTATORES

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

24

11/12/2006, 15:40

contatores

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

91

Parte 3 - contatores - final.pmd

25

11/12/2006, 15:40

CONTATORES

contatores
Retrofit
Entende-se retrofit como uma modificao construtiva efetuada no contator, com o objetivo de modernizar suas caractersticas funcionais. O retrofit do contator, aplicvel normalmente na mdia tenso, pode ser efetuado de duas maneiras distintas, a saber: a) Construindo um novo contator compatvel com as caractersticas nominais e dimensionais do cbiculo do contator antigo;
CONTATORES

b) Aproveitando-se o carrinho e partes estruturais do contator antigo, descartando as peas do circuito de potncia e do mecanismo de operao, instalando em seu lugar um contator a vcuo ou SF 6 com as mesmas caractersticas nominais. A tomada de deciso sobre a aplicabilidade do retrofit, requer o estudo criterioso de seu custo-benefcio. Os contatores a vcuo e SF6 ainda tm preos elevados no mercado e a esses devem-se agregar os custos de adequao para intercambialidade com o cubculo onde ser utilizado. Assim, nos casos de substituio de um contator fora-de-linha sinistrado ou ainda de ampliao do painel, ou simplesmente para se obter um contator reserva, viabiliza-se, pois, ter-se- um contator aplicvel a qualquer cubculo do painel existente. Por outro lado, optar pelo retrofit somente para se obter equipamentos com concepo mais moderna certamente acarretar despesas excessivas, tornando mais vivel gerir adequadamente um bom programa de manuteno com o objetivo de obter a maior confiabilidade possvel dos contatores existentes.

Retrofit de contator tipo C1 - Inebrasa utilizando contator SL 400 a vcuo - Cutler Hammer

92

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

26

11/12/2006, 15:40

contatores
Transporte e armazenagem
de fundamental importncia acondicionar o contator para o transporte de forma a proteg-lo contra impactos que possam danific-lo. tambm importante que o contator seja cuidadosamente envolto em plstico antes de ser colocado no engradado, protegendo-o, assim, contra o acmulo de poeira e absoro de umidade, fatores que podem prejudicar seu funcionamento e suas caractersticas de isolao. O contator deve permanecer embalado, enquanto estocado.
CONTATORES

Nota: Jamais deve-se permitir o transporte de contatores na posio horizontal. Deit-los para transporte certamente provocar a quebra de partes isolantes.

Contator

Assim, sempre a embalagem dever conter a sinalizao de instrues para transporte.

IMPORTANTE! Todo equipamento eltrico, novo ou recondicionado, ao ser retirado do estoque, deve ser cuidadosamente inspecionado, limpo e ensaiado (comissionado) por equipe tcnica especializada, antes de ser colocado em operao.

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

93

Parte 3 - contatores - final.pmd

27

11/12/2006, 15:41

contatores

94

CONTATORES

DISPOSITIVOS DE MANOBRA - CONTATORES - PARTE 3

Parte 3 - contatores - final.pmd

28

11/12/2006, 15:41

Вам также может понравиться