Вы находитесь на странице: 1из 77

UNIVERSIDADE SO TOMAS DE MOCAMBIQUE ESCOLA DE DIREITO

CADEIRA DE DIREITO ECONMICO

Tpicos das lies proferidas ao 3 ano de Direito

Maio de 2013

Regente: Boaventura Gune Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane Mestrado em Cincias Jurdicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane Mestrado em Cincias Jurdico- empresariais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Doutorando em Direito, pelas Faculdades de Direito da Universidade Eduardo Mondlane e da Universidade de Liboa

0. Introduo 0.1- Acepes da expresso Direito Econmico


2

A expresso Direito Econmico polissmica, equvoca ou de contedo varivel, pois, comporta mais de um sentido. Em rigor, trata-se de uma expresso biunvoca, porque comporta exactamente dois sentidos e pode ser tomada ou usada com um deles, como se segue. a) Direito Econmico no sentido normativo, objectivo ou tcnico-jurdico neste sentido, a expresso Direito Econmico tem o significado de normas jurdicas ou leis relativas economia. Portanto, ela abarca toda a legislao de um Estado que reguladora do exerccio das actividades econmicas nesse mesmo Estado, ou ainda, o conjunto das normas jurdicas que regem o exerccio das actividades econmicas num certo espao econmico. Podemos, neste sentido, falar de Direito Econmico moambicano, de Direito Econmico angolano, de Direito Econmico francs, de Direito Econmico Portugus, de Direito Econmico Europeu, Direito Econmico da SADC, etc. b) Direito Econmico no sentido acadmico, escolar, cientfico ou epistemolgico neste sentido, a expresso Direito Econmico significa uma disciplina jus-cientfica que estuda as normas jurdicoeconmicas reguladoras da interveno do Estado na economia, que so exactamente as reportadas na alnea anterior. Neste sentido, a sua dimenso a de ramo da cincia jurdica ou seja uma cadeira em que se ministram as matrias relativas ao Direito Econmico enquanto subsistema normativo.
3

Desta dupla acepo da expresso decorre a ilao de que ela, em si mesma, no tem significado nenhum. O seu sentido exacto s pode ser deduzido a partir do contexto frasal em que estiver inserida. Assim, se dissermos que na Legislatura passada ocorreu uma reforma legislativa no campo do Direito Econmico, ou que o nosso Direito Econmico sofreu uma profunda reforma com a entrada em vigor da Constituio de 1990, ou da de 2004, ou ainda que impe-se a necessidade de uma profunda reforma do nosso Direito Econmico, est mais do que claro que a expresso Direito Econmico, nestes casos, tomada no sentido objectivo, tcnico-jurdico ou normativo, sentido de ramo de Direito, reportando-se, por conseguinte, ao acervo normativo regulador do exerccio das actividades econmicas no nosso pas. Mas se, pelo contrrio, dissermos que o Direito Econmico nas 2s Feiras as 8horas e nas 5s Feiras as 10horas, ou que o teste do Direito Econmico foi adiado para 6 Feira as 11horas , ou ainda que a percentagem de aprovados a Direito Econmico de 90%, tambm se entende que tomamos a expresso no no seu sentido de ramo de Direito mas no de cadeira, de disciplina, de ramo da cincia jurdica. , pois, o contexto frasal em que ela est inserida, que fixa o seu sentido exacto, em cada vez que se emprega.

02. Enquadramento sistemtico do Direito Econmico Como vimos, por Direito Econmico, podemos entender tanto um ramo de Direito como uma disciplina juscientfica, conforme o contexto frasal.
4

Deste duplo sentido decorre o seu duplo enquadramento. que existindo o Direito Econmico como sistema de normas jurdicas reguladoras das relaes entre o Estado e os agentes econmicos, isso significa que ele integra-se no sistema geral do Direito e, dentro deste, tendencialmente no hemisfrio do Direito Pblico1. Mas como disciplina juscientfica ou seja, como uma rea da cincia jurdica, como disciplina que se ocupa, portanto, do estudo daquelas normas reguladoras das relaes entre o Estado e os agentes econmicos, ele integra-se no sistema das cincias sociais2, porque estuda as leis relativas economia e estas, como todas as outras leis feitas pelo homem, so fenmenos sociais. Sabido que o Direito , - no seu todo -, um aspecto da cultura 3 humana, um aspecto da sociedade, a cincia que o estuda, que tambm designada por Direito ou por cincia jurdica, sem dvida uma cincia social. Em resumo, podemos dizer que o Direito Econmico: a) Enquadra-se no sistema geral do Direito ou seja parte deste, quando visto como conjunto de normas jurdicas, como um acervo normativo, como ramo de Direito. b) Enquadra-se no sistema geral das cincias ou seja parte destas, quando visto como disciplina, como cadeira, como ramo do saber.
1

Por Direito Pblico deve entender-se a rea do Direito que trata das situaes (relaes) jurdicas que ligam o Estado, - agindo este como autoridade, impondo-se, portanto, sobre a outra parte-, aos particulares, sejam estes indivduos ou instituies. 2 Dentre as vrias classificaes possveis das cincias, adoptamos a que distingue as cincias em naturais, sociais e tcnicas, por melhor se adequar ao nosso propsito. 3 Sobre o conceito de cultura, vide Polis, Enciclopdia Verbo da Sociedade e do Estado, p. 876 e ss

0.3. Posio do Direito Econmico nos sistemas em que se insere O problema do enquadramento sistemtico do Direito Econmico suscita o da clarificao da sua posio, isto , o do seu posicionamento dentro desses sistemas. Sabido que o Direito Econmico, como ramo de Direito, enquadra-se no sistema de Direito ou normativo e sabido ainda que este sistema compreende dois grandes hemisfrios, nomeadamente o Pblico e o Privado, h que procurar saber em qual destes hemisfrios o situamos e porqu. Por outras palavras, qual a posio do Direito Econmico na sistemtica geral do Direito. Ora, ponto assente na doutrina e na jurisprudncia de todos os pases, que o Direito Pblico rege todas aquelas relaes ou situaes jurdicas em que um dos intervenientes uma pessoa colectiva de Direito Pblico, - mormente o Estado - , e, no contexto dessas relaes, essa pessoa age investida da sua prerrogativa de autoridade, impondo-se sobre o outro interveniente. Neste sentido contrape-se ao Direito Privado, que luz tambm da doutrina e da jurisprudncia se apresenta como regulador daquelas relaes jurdicas em que todos os intervenientes agem como particulares, isto , actuam na base da coodenao, da igualdade ainda que uma das partes seja pessoa colectiva de Direito Pblico, pois, neste caso, ela actua despida da sua prerrogativa de autoridade. Enquanto ramo de Direito, o Direito Econmico regula ou disciplina as relaes que, no campo da economia, e do seu ius puniend.
6

se estabelecem entre o Estado e os agentes

econmicos, agindo o Estado como autoridade, porque investido do seu ius imperi

Assim entendido, ele apresenta-se indiscutivelmente como ramo do Direito Pblico, perfilando-se deste modo ao lado de outros ramos que tm essa dignidade, como sejam o Direito Constitucional, o Direito Administrativo, o Direito Financeiro, o Direito Penal, o Direito Processual, o Direito Fiscal e Aduaneiro, o Direito dos Registos e Notariado, o Direito Internacional Pblico e de tantos outros que tm a mesma natureza, embora no apontados aqui. No se pode, assim, em nenhuma circunstncia, afirmar que o Direito Econmico um ramo do Direito Privado, pois, ele por execelncia, um ramo do Direito Pblico, embora existam nele, mas em percentagem muitissimo pequena, algumas normas de natureza privada. Portanto, este o seu posicionamento no sistema do Direito, esta a sua natureza no quadro da nossa ordem jurdica e na de outros Estados. Resolvido o problema do posicionamento do Direito Econmico no sistema de Direito, h que resolver o do seu posiconamento no sistema das cincias. O Direito Econmico visto j como cadeira, como disciplina, como ramo do saber, como ramo da cincia jurdica, ele enquadra-se no sistema das cincias. Este sistema compreende, segundo uma certa classificao, trs hemisfrios, nomeadamente o das cincias sociais, o das cincias naturais e o das cincias tcnicas. Por outras palavras, no plano das cincias, distinguimos, segundo a classificao acima adoptada, as cincias sociais e as naturais das tcnicas. Em face disso, h que procurar saber em qual destes hemisfrios situamos o Direito Econmico e porqu.
7

Agrupamos na categoria das cincias sociais, todas aquelas cujo objecto de estudo um aspecto determinado da cultura, isto , um aspecto da sociedade. Fora deste quadro encontramos as cincias que estudam fenmenos naturais e aquelas que se ocupam de tcnicas de fabricao. Ora, a cincia de Direito Econmico estuda as leis que regulam a interveno do Estado na economia. Porque foram feitas pelo homem, estas leis fazem parte da cultura humana, portanto, so fenmenos sociais. Decorre da que todas as cincias jurdicas, dentre elas a do Direito Econmico, so cincias sociais. Este o posicionamento do Direito Econmico enquanto Disciplina juscientfica. 0.4 Ponto de partida para o estudo do Direito Econmico (captulo de reviso da Introduo ao Direito) Vimos j que entendido como sistema de normas, o Direito Econmico parte do sistema de Direito de cada Estado. Como parte do Direito, a compreenso da sua origem e da sua razo de ser pressupe o conhecimento da origem e justificao do Direito no seu todo. Sendo o Direito, por um lado parte e por outro produto da cultura humana, a compreenso da sua origem e justificao exige, inafastavelmente, o conhecimento da natureza do Homem.

Assim, o estudo do Direito Econmico comea com a abordagem da natureza 4 do Homem, porque a percepo desta problemtica que nos permitir compreender quando, como, porqu e para qu surgiu o Direito em geral e o Direito Econmico em particular. Por outro lado, sendo o Direito Econmico uma zona ou segmento de um mundo muito vasto designado Direito, o seu estudo deve ser antecedido de uma abordagem, ainda que sumria, dos conceitos gerais cuja compreenso condiciona o entendimento de cada uma destas zonas. Esta a razo desta parte introdutria do programa, dedicada s noes gerais do Direito. 0.5. Problemtica da natureza do homem5-6 A experincia pessoal de cada um de ns e mesmo a simples observao do dia-adia das outras pessoas, permite constatar que todos estamos em interaco uns com os outros, nos domnios da produo, da prestao de servios, da troca de bens e servios, do convvio e da reproduo da espcie. Em suma, cada ser humano vive em colaborao permanente com o seu semelhante, conjugando esforos com vista sua realizao material e espiritual. Todos os seres humanos sempre convivem, - no de forma ocasional e arbitrria mas de forma sistemtica e permanente -, dentro de um quadro institucional estabelecido, denominado sociedade.

A questo da natureza do homem no um problema jurdico mas sociolgico. A sua abordagem numa disciplina, como o Direito Econmico, suscitada e imposta pela necessidade que existe de compreender a gnese, a razo de ser e a funo social do Direito em geral e do Direito Econmico em particular 5 Embora empregue no singular, o termo homem refere-se a toda a espcie humana, em todo o texto. 6 Sobre esta matria, maiores desenvolvimentos em Jos Dias Marques Introduo ao Estudo do Direito, qualquer Edio

Para alm de conviver, eles interagem no processo de criao da riqueza, trocando bens, servios e experincias. Viver em interaco viver em sociedade, o que significa que o homem um animal social, isto , vive conjugando os esforos para resolver os seus problemas. A constatao de que o homem um ser social por excelncia suscita algumas indagaes ou interrogaes como: - uma das indagaes a de pretender saber se a sua sociabilidade tendncia7 natural e originria ou imposta pela evoluo, isto , se ele vive em sociedade porque essa a sua natureza ou vive em sociedade porque algo de estranho no seu ser o impele a viver assim, - outra indagao a de pretender saber qual foi a primeira espcie de sociedade a existir: se a horda, vivendo a os homens em promiscuidade, tendo a diviso em famlias surgido depois8 ou se a famlia, - fundada naturalmente na comunicao dos sexos e na necessidade de criao de filhos, tendo a conjugao das famlias dado origem a sociedades maiores como a tribo e o Estado. A observao do dia-a-dia de cada um e de todos mostra que todas as pessoas vivem em colaborao ou seja, em sociedade, porque cada uma delas, quer queira quer no, utiliza bens resultantes do trabalho de outras, portanto, necessita da colaborao dessas outras na satisfao das suas necessidades. Esta sociabilidade, como vimos, natural e no imposta pela evoluo, como algum j pensou. O homem vive em sociedade porque essa a sua natureza, o seu ser, a sua essncia. Dessa sua natureza social decorre tambm a sua natureza pluridimensional9.
7 8

Cfr. Joo Castro Mendes, Introduo ao Estudo do Direito, PF Lisboa, 1994, pp. 11 e 12 Ibidem, idem 9 Sobre a natureza social do homem, vide Oliveira Ascenso, o Direito: Introduo e Teoria Geral, Almedina, qualquer Edio, p. 13. A pluridimensionalidade social do homem a sua capacidade de viver em vrias sociedades

10

Desta posio decorre que, vivendo em sociedade, o homem tem de ter regras que vo harmonizar a sua vida, do que resulta o entendimento de que o Direito uma criao necessria daquele, pelo que dele no pode nunca prescindir: ele no pode viver sem as regras, sem as normas. A vida social, tem pois, um carcter objectivo e no voluntrio, o que vale dizer que a vida em sociedade no resulta do querer ou do gostar dos homens, a vontade e a conscincia humanas so irrelevantes para a sua determinao, ou seja so as leis da natureza que determinam a sociabilidade do homem e a sua vida social. H, assim, uma conexo entre o homem, as regras e a sociedade 10, na medida em que o homem um ser eminentemente social ou um ser social por execelncia e como tal, no pode realizar-se seno atravs do encontro, do convvio e da colaborao com o outro. Esse encontro, esse convvio e a colaborao que da resulta impem a necessidade de regras, as quais s valem no meio social, pois, a sociedade no pode existir sem os homens e sem as regras, da a mxima romana Ubi Homo, ibi Societas, ubi societas, ibi jus (ius)11, donde resulta que Ubi Homo, ibi jus (ius). Com esta frasem os romanos quiseram na altura clarificar a ideia de que onde est o homem h sociedade e onde h sociedade h normas, decorrendo da a ilao de que, onde est o homem esto as normas, est o Direito.

0.6. Tipos ou espcies de normas sociais


ao mesmo tempo. Na verdade, o Homem vive em sociedade como famlia, pois, Humanidade e outras, ao mesmo tempo e em qualquer destes exerce os seus direitos e cumpre com as sua obrigaes sem problema. 10 No pacfico o entendimento de que o homem, as regras e a sociedade constituem uma unidade dialctica de nascimento e de existncia. A doutrina religiosa defende que o homem existiu primeiro, portanto ele o criador da sociedade e do Direito. 11 Cfr. Joo de Castro Mendes, Introduo ao Estudo do Direito, 1994, p.11

11

Em qualquer sociedade, cada membro tem as suas necessidades, pensa e age da sua maneira Por isso, no contexto da vida social sempre existiram interesses 12 diferentes, sempre entraram em conflito entre si, pelo controlo dos bens com que satisfazer as necessidades. O que vem a ser conflito de interesse? O conflito de interesses a luta pela satisfao das necessidades. Essa luta traduz, muitas vezes, a divergncia de valores, de culturas ou de civilizaes, ou apenas a distribuio desigual da riqueza. O conflito de interesses pode, em termos de forma, apresentar-se como verbal, fsico e armado13, enquanto que, em termos de estgio, pode configurar-se como potencial, latente ou actual14. O conflito de interesses verbal quando se concretiza atravs do dilogo, da concersa, da troca de palavras. O conflito de interesses fsico quando consiste na agresso fsica recproca sem recurso a qualquer instrumento. O conflito armado realizado com recurso a instrumentos como sejam paus, garrafas, pedras ou armas propriamente ditas.

12

So interesses as relaes que se estabelecem entre pessoas que tm determinadas necessidades (sujeito de interesse) e os bens capazes de satisfazer essas necessidades (objecto de interesse). As necessidades so satisfeitas atravs dos bens, porque estes tm utilidade. Os bens classificam-se em livres e econmicos, espirituais e materiais, ajurdicos e jurdicos. Sobre estes conceitos, maiores desenvolvimentos em Jos Dias Marques, Introduo ao Estudo do Direito, qualquer Edio. No mesmo sentido......... 13 A combinao destas formas d origem a forma mista do conflito de interesses. 14 Cfr. Marcelo Rebelo de Sousa e Sofia Galvo Introduo ao Direito, qualquer Edio

12

O conflito de interesses ocorre entre indivduos, entre grupos de indivduos, entre instituies, entre pases, entre organizaes, entre Estados. Os conflitos de interesse que justificam a existncia das regras ou normas. Estas normas tm a funo de estabelecer o que cada um deve, o que no deve e o que pode fazer no seu prprio interesse e no interesse de outros membros da sociedade. Assim, as normas tm o propsito de limitar a aco de cada um, assegurar a interaco e a colaborao, por forma a reduzir esses conflitos de interesses, por forma a garantir a harmonia social. As normas so, assim, regras de comportamento que disciplinam a vida do homem em sociedade, indicando o que deve fazer(imposio), o que no deve fazer (proibio), e o que, querendo, pode fazer (permisso), no seu prprio interesse e no interesse de todos. - o que que as normas proibem? - o que que as normas impem? - o que que as normas permitem? A sociedade compreende vrias espcies de normas15, nomeadamente as costumeiras, as morais, as religiosas, as naturais, as de trato social e as jurdicas. Caraterizemos, de modo sumrio cada uma destas espcies Cada espcie destas normas forma um sistema normativo ou ordem normativa. Assim, existem os seguintes sistemas de normas ou ordens normativas.

15

Cfr Almerinda Dinis e outros - Introduo ao Direito, 12 Ano, Texto Editora, Lisboa, 1998, p. 8 e ss. Sobre o direito costumeiro, a religio, a moral, as normas de trato social e as normas jurdicas vide Almerinda Dinis e outros - Introduo ao Direito, 12 Ano, Texto Editora, Lisboa, 1998, p. 8 e ss e outra bilbiografia pertinente constante do Programa.

13

Em Moambique h vrios sistemas normativos costumeiros, vrios sistemas normativos morais, vrios sistemas normativos religiosos, vrios sistemas normativos de trato social, mas h um sistema normativo jurdico e um s sistema normativo natural. O comportamento de cada um de ns moldado por todas estas espcies de regras ou normas, numa influncia combinada ao longo da nossa vida, desde a nascena. No comportamento de cada um de ns est presente a influncia de todas as espcies de normas, ainda que no percebamos isso ou no queiramos. O conjunto das normas jurdicas toma a designao de Direito. Mas tambm existe o Direito costumeiro ou consuetudinrio (usos e costumes), o Direito Natural (princpios da naturza humana) e Direito Religioso (normas religiosas), o Direito Moral (normais morais) a forma de distinguir aquele destes acrescentar a palavra Positivo no Direito constitudo pelas normas jurdicas, chamando-o ento Direito Positivo ou Direito Estadual. 0.6. O Direito16: etimologia do termo e sentidos actuais: Dentre as vrias espcies de regras encontram-se as regras jurdicas ou normas jurdicas, que formam o Direito positivo ou estadual. Importa, pois, delimitar a noo de Direito, porque esta palavra teve a sua origem mas ao longo do tempo assumiu vrios significados. Para esse efeito, importante comear por abordar a sua etimologia e sentidos, antes de tratar da sua noo. 0.6.1 Etimologia
16

O termo teve uma evoluo semntica que o confere hoje uma pluralidade de sentidos.

14

A palavra Direito derivou do termo latino Directum, que significava o que se assemelhava rgua, traduzindo hoje, por conseguinte, a ideia de uma linha de orientao, de uma norma, de uma rgua. Com efeito, o termo direito uma metfora, pois, implica, em sentido figurado, a ideia do que est conforme a rgua.

0.6.2. Sentidos actuais Analisada a etimologia, partimos para a sua evoluo semntica. Aqui constatamos que sobre este termo no existe um s sentido mas vrios. Assim, tanto se pode entender por Direito uma posio, uma lei, uma faculdade ou uma cincia, como at uma receita fiscal. O termo admite, pois, os seguintes sentidos: O corrente - em que exprime a posio de uma coisa em relao a outra, como por exemplo: lado direito, ou 2 andar direito. O objectivo - em que exprime a ideia de regra, lei, ramo de Direito ou todo o sistema de leis, como por exemplo: Direito moambicano; Direito Civil, Direito Econmico moambicano, etc. O subjectivo - em que exprime a ideia de faculdade, permisso ou posio de vantagem em que a lei coloca uma pessoa em relao a outras, como por exemplo: direito ao salrio, direito de crdito, direito vida, direito privacidade.

15

O epistemolgico - em que exprime a ideia de cincia, ou de estabelecimento de ensino do Direito, como por exemplo: Faculdade de Direito, curso de Direito, Introduo ao Estudo do Direito; O fiscal em que significa receita ou imposto, como por exemplo: direitos alfandegrios, direitos aduaneiros, direitos de importao; O real17 em que traduz a ideia de poder de uma pessoa sobre um bem, como por exemplo, a propriedade, a posse, o usufruto; de norma(s) em vigor - caso em que o termo direito acompanhado do adjectivo qualificativo positivo, traduzindo a ideia de lei vigente, como por exemplo dizer que a Constituio de 2004 Direito Positivo; de norma (s) natural(is) - caso em que a palavra direito vem acompanhada do termo natural, para traduzir a ideia de normas de origem natural, tradutoras da natureza humana, como por exemplo, o respeito ao prximo, o reconhecimento da propriedade alheia, a apresentao de cumprimentos. Portanto, a palavra Direito de contedo varivel, equvoca ou polissmica, e s mediante o contexto frasal em que ela estiver inserida que podemos descortinar o sentido ai localizado.

17

Quando se fala de direitos reais pretende-se referir, em regra, a estes poderes que as pessoas tm sobre bens: o poder de, como dono do bem, fazer dele o que quiser, dentro dos limites da lei. Ex; o poder de t-la consigo, ou o poder de us-la, explor-la, usufrua-la. Mas a expresso designa tambm o subsistema de normas jurdicas que formam o Livro III do nosso Cdigo Civil, e que regulam a afectao das coisas s pessoas. Mas pode tambm ser usada para designar a disciplina que estuda tais normas.

16

Para os objectivos que temos em vista, a palavra Direito tomada no seu sentido objectivo, como significando o sistema de normas jurdicas que disciplina a vida do homem em sociedade. 0.7. O Direito: razes da diviso em ramos A vida social compreende uma pluralidade de esferas de actividade, cada uma com os seus problemas. Para regular todos os aspectos da vida, o Direito est organizado em ramos, correspondendo cada um a um sector de actividade. A isso chamamos sistematizao, ramificao ou diviso do Direito. A sistematizao do Direito no ocorre por capricho do homem, ela efectiva-se e justifica-se no s pela existncia de uma pluralidade de esferas de vida social, cada uma com os seus prprios problemas, reclamando por isso regras jurdicas prprias como tambm pela necessidade da existncia de legislao prpria de cada esfera, para resolver os problemas especficos dessa esfera, desse sector de actividade. A sistematizao do Direito ou diviso do mesmo em ramos tambm no arbitrria, ela assenta em determinados critrios18, nomeadamente: o da natureza dos interesses tutelados; o da posio dos sujeitos na situao jurdica em anlise; o da qualidade dos sujeitos na situao jurdica em anlise.

18

A diferena de critrios reflecte a divergncia de pontos de vista sobre a matria.

17

Estratificando o Direito com base em qualquer destes critrios, surgem-nos de imediato dois hemisfrios a que chamamos, Direito Pblico e Direito Privado, cabendo em cada um destes uma lista enorme de ramos. No Direito Pblico filiam-se os ramos que disciplinam as relaes entre o Estado, - investido da sua prerrogativa de autoridade, - e os particulares, que so, estes ltimos, os indivduos e as instituies privadas, como sejam as empresas, os partidos polticos, as igrejas, as associaes e quaisquer outras organizaes. No Direito Privado filiam-se os ramos que disciplinam as relaes em que ambos os intervenientes agem como particulares e nenhum dele est investido de poderes de autoridade nessa relao, ainda que esse interveniente seja o Estado. O conceito de Direito Pblico no pacfico luz destes trs critrios, como no o o de Direito Privado, tambm luz daqueles critrios. Alis, o surgimento de cada um dos ltimos dois critrios expresso da negao ou contestao do critrio anterior. O que se entende por Direito Pblico segundo o critrio da natureza dos intervenientes, difere do que se entende por Direito Pblico segundo o critrio da posio dos sujeitos e difere tambm do que se entende por Direito Pblico segundo o critrio da qualidade dos sujeitos. Sucede o mesmo com o conceito de Direito Privado. Significa isto que existem trs conceitos de Direito Pblico, sendo cada um perspectivado segundo certo critrio e trs conceitos de Direito Privado, igualmente concebidos. Porm, na falta de um critrio que suplante os trs acima indicados, e devido sua consagrao na doutrina, demonstrada pelo seu enraizamento, pacfico o recurso
18

a esta dicotomia, embora havendo divergncia em termos conceituais ou tericos do que Direito Pblico e do que Direito Privado. Do ponto de vista prtico, pacfica, - porque consensual-, a integrao, no hemisfrio pblico, dos seguintes ramos ou sub ramos de Direito19: - Direito Constitucional, - Direito Administrativo, - Direito Penal ou Criminal, - Direito Internacional Pblico, - Direito Processual Civil, - Direito Processual Penal; - Direito Fiscal e Aduaneiro; - Direito Financeiro; - Direito Econmico e - Direito Bancrio Institucional. Do mesmo modo, tambm pacfica, - porque consensual -, a integrao no hemisfrio privado, dos seguintes ramos: - Direito Civil; - Direito Comercial; - Direito Internacional Privado; - Direito Trabalho; - Direito Bancrio Material.

19

A delimitao conceitual destes ramos de Direito no exigvel ao nvel do curso de Economia. De qualquer modo, as noes rudimentares e elementares do que so estes ramos de Direito, para quem tiver interesse, podem ser encontradas em quaisquer obras de iniciao do estudo do Direito, como por exemplo as de Introduo ao Estudo do Direito.

19

H, no entanto, um conjunto de ramos que no se filiam total e pacificamente num ou noutro hemisfrio do Direito, porque contm algumas normas de natureza pblica e outras de natureza privada, justificando a sua filiao parcial em todos os hemisfrios. Estes so designados, em ateno a esse facto, de ramos de classificao duvidosa, mista ou hbrida20. So exemplos desta famlia o Direito Bancrio, o Direito da Informao, o Direito do Autor, o Direito da Segurana Social, o Direito do Consumidor, entre outros. Julgamos importante clarificar que os ramos de Direito aqui passados em desfile so os que a doutrina reputa de j consolidados e autonomizados, mas muitos outros esto na encubao21, porque o desenvolvimento da humanidade est ainda em curso e portanto, a proliferao de novas esferas de vida social chama pela emergncia de novos ramos de Direito. Em suma, a sistemtica do Direito um processo interminvel, como o o desenvolvimento da sociedade.

Esquematicamente, a seguinte a sistemtica geral do Direito Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Financeiro
20

Sobre toda a problemtica da diviso do Direito, vide Almerinda Dinis e outros - Introduo ao Direito, 12 Ano, Texto Editora, Lisboa, 1998. No mesmo sentido, Jos Dias Marques, Joo Castro Mendes, em manuais de Introduo ao Estudo do Direito. 21 Sobre a emergncia de novos ramos de Direito, vide Carvalho Fernandes e Mota Pinto, em manuais de Teoria Geral do Direito Civil. No mesmo sentido, Almerinda Dinis e outros - Introduo ao Direito, 12 Ano, Texto Editora, Lisboa, 1998.

20

Direito Pblico

Direito Penal Direito Processual Direito Econmico Direito Internacional Pblico ....................22

Direito

Direito Bancrio Ramos de classificao hbrida ou duvidosa Direito S. Social Direito Agrrio .......................23 Direito Civil Direito Privado Direito Comercial Direito do Trabalho Direito Internacional Privado

Esta diviso do Direito tem um objectivo prtico e outro cognoscitivo. Do ponto de vista prtico, a diviso do Direito em ramos visa facilitar a sua aplicao na resoluo de casos. Do ponto de vista cognoscitivo, a diviso do Direito visa facilitar o estudo do Direito nas Escolas que o ensinam24. Fim da parte introdutria

0.8. Posio do Direito Econmico na sistemtica geral do Direito

22 23

Significa que h mais ramos a integrar Significa que h mais ramos a integrar. 24 Cfr J. Pires Cardoso, - Compndio de Noes de Direito Comercial, qualquer edio.

21

Como se v, o Direito Econmico ramo do Direito Pblico porque regula um tipo de relaes em que o Estado intervm e age como autoridade: relaes econmicas entre esse mesmo Estado e os agentes econmicos. Como dissemos, esta sistematizao feita com o propsito de alcanar um objectivo prtico e outro cognoscitivo, nomeadamente, facilitar a sua aplicao na resoluo de casos concretos e facilitar o seu estudo/conhecimento nas Escolas de Direito25. O facto de o Direito Econmico situar-se no hemisfrio Pblico facilita a identificao dos casos a que se aplica e facilita tambm o seu estudo. Vejamos em seguida a histria do Direito Econmico, para depois compreender o seu papel. 9. Posio do Direito Econmico na enciclopdia jurdica Quando apreciado como disciplina juscientfica, o Direito Econmico tem uma posio prpria na sistemtica das cincias ou seja na enciclopdia jurdica. Neste domnio, e porque as cincias desdobram-se em sociais e naturais ou tcnicas, o Direito Econmico, porque se ocupa do estudo das leis que enquanto produto da actividade humana so parte da cultura, sem dvida uma cincia social.

10. Evoluo histrica do Direito Econmico26


25

No nosso caso, Faculdade de Direito da UEM, Universidade Politcnica, Universidade So Toms de Moambique, Universidade Tcnica de Moambique, Instituto Superior de Cincias e Tecnologia de Moambique, por exemplo. 26 Na concepo do Prof. ANTNIO DE SOUSA FRANCO , este ramo de Direito, que objecto do nosso estudo, bem como a respectiva disciplina cientfica, designam-se por Direito da Economia.

22

A formao do Direito Econmico27 deve ser vista em dois prismas designadamente, como ramo de Direito e como disciplina cientfica. Quer isto dizer que o Direito Econmico tem uma histria prpria enquanto ramo de Direito e tem uma outra enquanto disciplina cientfica, como adiante se demonstra. 10.1 Como ramo de Direito Embora a ordenao jurdica da economia seja antiga, o Direito Econmico s nasceu como ramo de Direito, no sculo XX e depois da Primeira Grande Guerra28.

Antes desta Guerra no podia existir o Direito Econmico, uma vez que a economia e o Direito29 andavam separados ou distanciados, dado o facto de o Estado liberal ento dominante no possuir ligao com a economia. Com o desencadeamento da Primeira Grande Guerra, surgiu a necessidade de racionalizao de recursos financeiros e materiais, tendo essa necessidade conduzido aproximao entre a economia e o Direito, com a interveno do Estado na economia. Essa aproximao e essa interveno consistiram no surgimento das primeiras normas jurdico-econmicas e no incio da aco dirigente e fiscalizadora do Estado sobre a economia.

27

Seguimos de perto o pensamento do Prof. CABRAL DE MONCADA, in Direito Econmico, Coimbra Editora, qualquer Edio. 28 Esta guerra foi determinante na aproximao entre o Direito e a Economia, em razo da necessidade de racionalizao de recursos materiais, e financeiros por ela imposta. 29 Direito e Economia so subsistemas do sistema social que se traduzem na existncia de relaes dominantes e funes sociais correlativas.

23

Portanto, a necessidade de racionalizaco de recursos durante a Primeira Guerra Mundial originou o incio da normao econmica, devido interveno do Estado na economia, o que se traduziu no declnio do liberalismo, em resultado do cruzamento entre o Direito e a Economia. Significa isto que o Direito Econmico, como ramo de Direito uma realidade actual e um fenmeno recente, pois, surgiu no sculo XX, no mbito de uma evoluo social e econmica que determinou a respectiva necessidade, configurou a sua funo especfica de regulador social e condicionou a sua estrutura concreta, em cada ordenamento jurdico e em cada sociedade30. Da em diante, o Direito Econmico evoluiu no mundo influenciado pelos seguintes factores: a) O papel activo do Estado na regulao da economia, que consistiu na progressiva criao de normas para disciplinar a actividade econmica, de modo directo ou indirecto. b) A passagem do capitalismo concorrencial para o organizado, o que, para alm de estimular a concentrao das empresas e a emergncia de poderes econmicos privados, levou o Estado a produzir muita legislao reguladora da economia, para proibir, tolerar ou incentivar certas formas de concentrao empresarial, para aliviar os seus efeitos negativos e para orientar a evoluo geral da economia. c) As crises econmicas e os efeitos das guerras mundiais, que contriburam para a purificao da tcnica de regulao pblica da economia.
30

Cfr Antnio Sousa Franco in Direito Econmico, Vol I, 1982-83. p.8

24

d) A presso sobre o Estado, feita por todos os que se sentiam prejudicados pelo funcionamento do mercado, nomeadamente as organizaes sociais, as organizaes polticas, as empresas nacionais face concorrncia estrangeira, as pequenas e mdias empresas face s grandes empresas, e os trabalhadores face aos empresrios. e) As teorias sociais e polticas dominantes na poca, que impulsionaram e legitimaram o processo de interveno, nomeadamente, as keinesianas, as neo-marxistas, as socialistas e as sociais-crists.

f) A alterao das formas de interveno pblica a partir dos finais da dcada de 70, o que deu nova dinmica evoluo do Direito Econmico. Tal alterao consistiu: na reduo da participao directa do Estado na produo, devido s crticas sociais decorrentes da sua ineficincia; no nascimento do movimento das privatizaes de empresas e de servios; no surgimento de novas formas de gesto dos servios pblicos; no incio da interveno casustica ou pontual do Estado. g) A integrao regional das economias, tem vindo a influenciar o desenvolvimento do Direito Econmico: Na Europa, foi a formao da CEE, hoje UE. Em frica, formaram-se organizaes como CEDEAO, Conveno de LOM, SADC e outras.
25

Na Asia, foi a formao da Associao de Naes da sia Sub-oriental ASEAN, da Cooperao Econmica sia-Pacfico APEC, Organizao para a Cooperao Econmica - ECO e outras Na Amrica, foi a formao da MERCOSUL e do NAFTA - Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte e outras. Ao nvel mundial, foi a formao do GATT, da ORGANIZAO MUNDIAL DE COMRCIO, do BANCO MUNDIAL e do FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL, etc. Podemos assim afirmar que como ramo de Direito, o Direito Econmico formouse no sculo XX e hoje continua a sua evoluo no contexto da integrao regional e da globalizao. Em concluso, o Direito Econmico , - como ramo de Direito -, de formao recente, fruto da interveno do Estado na economia, na medida em que foi imposto pela necessidade de racionalizao de recurso materiais e financeiros, face escassez dos mesmos, na sequncia da Primeira Grande Guerra. As primeiras normas que a consubstanciaram foram as da Constituio de Weimar, cidade alem em que foi aprovada aquela primeira Constituico, contendo normas do Direito Econmico. da

10. 2. Como disciplina juscientfica A primeira obra de Direito Econmico foi a de Hedemann, de 1922. Seguiu-se a esta, - em importncia no que se refere formao do Direito Econmico - , a obra do Huber, de 1932.

26

Assim, o Direito Econmico, como Disciplina, surgiu tambm na Alemanha. Por ter sido a primeira Constituio do Mundo a regular a vida econmica de forma especfica e desenvolvida, a Constituio de Weimar serviu de base para a se aprofundar a sistematizao doutrinal e cientfica do Direito Econmico. Em concluso, o Direito Econmico, enquanto disciplina cientfica, teve como seu bero a Alemanha. Depois do Nazismo, o interesse pelo Direito Econmico continuou a crescer e a Frana destacou-se como plo subsequente de desenvolvimento cientfico.

10.3 - Justificao da disciplina no curso Do plano curricular do curso de Economia, na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, consta a cadeira de Direito Econmico. A insero desta cadeira neste curso, justifica-se por determinadas razes materiais e didcticas. que, do ponto de vista material, existe no pas o sector empresarial da nossa economia, compreendendo empresas singulares, societrias e pblicas, cuja relao com o Estado disciplinada por um conjunto de leis a que, em ateno designao deste sector em que se aplicam, tomam conjuntamente o nome de Direito Econmico. Por outro lado, - e isto sob o ponto de vista estritamente didctico -, a necessidade de aprofundamento dos conhecimentos dos formandos em matria das polticas macro-econmicas impe tambm a correlacta necessidade de aprofundamento
27

dos conhecimentos jurdicos pertinentes, porque a actividade econmica tem tambm uma componente jurdica, que justifica a insero desta disciplina. No se pode, pois, ignorar o elemento jurdico na actividade econmica, porque existe uma diversidade de aspectos jurdicos no funcionamento das unidades econmicas. Portanto, a insero desta disciplina tem em vista fornecer aos formandos os conhecimentos jurdicos de base, em matrias econmicas, conhecimentos esses considerados indispensveis para um exerccio adequado das suas funes como economistas, uma vez ingressados no mercado de trabalho. 10.4 - Conceito de Direito Econmico Como ramo de Direito, o Direito Econmico tem um objecto de regulao. No h, no entanto, consenso sobre esta matria, pois existe uma pluralidade de concepes, como sejam: A concepo do Direito Econmico como Direito relativo economia; A concepo do Direito Econmico como Direito da direco da produo e da circulao da riqueza. A concepo do Direito Econmico como Direito da organizao e do desenvolvimento econmico. A concepo do Direito Econmico como Direito da concertao e colectivizao dos meios de produo e de organizao da economia pelos poderes pblicos e privados. A concepo Direito Econmico como o que visa o equilbrio dos agentes econmicos pblicos e privados e os interesses econmicos gerais.

28

A concepo do Direito Econmico como o Direito que disciplina a interveno do Estado na economia. Cumpre explicitar 10.4.1. A concepo do Direito Econmico como Direito relativo economia ou seja, como Direito da economia, teve como precursores os juristas de nome J. Hamel e G. Lagarde, franceses. A crtica que se faz a esta concepo a de que ela bastante vaga ou imprecisa, porque assenta num conceito indeterminado ou de fronteiras imprecisas, o conceito de economia. Esta concepo no consegue exprimir a especialidade do Direito Econmico, ela alarga demasiado o seu mbito, na medida em que integra no seu contedo o seguinte: Todo o ordenamento econmico privado, de natureza civil e comercial, que o Direito comum da actividade econmica, designadamente: - os direitos reais de gozo. - o direito de propriedade. - as garantias reais das obrigaes. - as obrigaes patrimoniais. - as transferncias de direitos sobre as coisas. Todo o ordenamento jurdico pblico de incidncia econmica como sejam: - as normas sobre obras pblicas - as normas das expropriaes - a disciplina jurdica do domnio pblico
29

Todo o ordenamento do direito social, como seja: - o Direito da Segurana social, concretizado nas prestaes do Estado em benefcio e proteco dos cidados - o regime jurdico do emprego - o regime da promoo social profissional. Esta noo criticada tambm por abranger, ainda que parcialmente, o Direito Financeiro, na medida em que arrasta para si o Direito das despesas pblicas, e dilui, assim, as fronteiras entre o Direito Econmico e o Direito Financeiro. Em concluso, esta concepo do Direito Econmico como Direito geral da actividade econmica, no defensvel por estas razes. 10.4.2. A concepo do Direito Econmico como Direito da direco da produo e da circulao da riqueza teve como precursor ou defensor o Jurista Savatier, francs. A crtica que se faz a esta concepo que uma orientao privatstica, que acaba reduzindo o Direito Econmico ao prolongamento do Direito Comercial, por o tratar como uma espcie de direito dos negcios. Como tal, uma viso utilitarista, que pretende responder s necessidades de reciclagem ou formao de empresrios, para correcto desempenho. Em concluso, esta corrente doutrinria no defensvel, porque confere ao Direito Econmico uma dimenso micro-economicista, quando por natureza e em ateno ao seu objecto ele macro-economicista.

30

10.4.3. A concepo do Direito Econmico como Direito da organizao e do desenvolvimento econmico, quer essa organizao e esse desenvolvimento dependam do Estado, quer da iniciativa privada ou combinada, desde que vise a actividade empresarial. Teve como precursor o Jurista Champound, francs. A crtica que feita a esta concepo que ela toma a empresa como plo essencial ou unidade-base da economia de mercado. Procura centrar o Direito Econmico no estudo da tcnica organizatria da empresa, ao considerar objecto do Direito Econmico: a estrutura e funcionamento da empresa; as relaes inter-empresariais; as relaes das empresas com o Estado; por outro lado, confere destaque concorrncia e cartelizao, desprezando as empresas pblicas, privadas, cooperativas e mistas. Em concluso, esta corrente no defensvel porque assenta na estrutura dos cartis e ignora a estrutura, o funcionamento e os fins de empresas de outros tipos. 10.4.4. A concepo do Direito Econmico como Direito da concertao e colectivizao dos meios de produo e de organizao da economia pelos poderes pblicos e privados teve como precursor o Jurista G.Farjat, francs. A crtica que feita que ela procura delimitar o Direito Econmico a partir da interpenetrabilidade das regras que regem a economia, pondo em relevo a ideia de organizao econmica. No consegue especificar ou individualizar o contedo do Direito Econmico.
31

Em concluso, esta corrente no defensvel, pela sua fragilidade e inconsistncia. 10.4.5. A concepo Direito Econmico como o que visa o equilbrio dos agentes econmicos pblicos e privados e os interesses econmicos gerais teve como precursor o Jurista SAVY, francs.

A crtica que feita que o critrio do interesse geral no , por s s, suficiente para expurgar o direito privado comum do mbito do Direito Econmico, pois, o interesse geral at pode ser melhor realizado e assegurado pelo direito privado. Em concluso, esta corrente no defensvel porque adopta uma orientao teleolgica ou finalista e bastante lata. 10.4.6. A concepo do Direito Econmico como o Direito que disciplina a interveno do Estado na economia, teve como precursor o Jurista Lus S.Cabral de Moncada, portugus. Relativamente a todas as outras, esta concepo apresenta vantagens: - especfica o campo; - delimita o corpo das regras; - individualiza o corpo do Direito Econmico. Como explica o Prof. Cabral de Moncada, que como Direito regulador da interveno, o Direito Econmico no Direito geral da economia, direito especial de interveno, direito pblico da economia.

32

Mas a sua aplicao no se faz em estado nico, faz-se em combinao com elementos do Direito Privado. Desta pluralidade de posies doutrinrias sobre a noo de Direito Econmico, entendemos que de perfilhar ou defender a do Professor Cabral de Moncada 31, pelas razes que acabmos de expender. Devemos assim, reter a noo de que como ramo de Direito, o Direito Econmico o conjunto de normas jurdicas que regulam a interveno do Estado na economia. 10.5- Estrutura do Direito Econmico H vrias reas do Direito que se ocupam da economia. O Direito Constitucional, por exemplo, traa o quadro de princpios a que a economia se deve subordinar, e tambm fixa a organizao econmica, os direitos e deveres das pessoas no mbito da actividade econmica. O Direito Administrativo, que regula as relaes entre o Estado e os

particulares no mbito da administrao pblica. O Direito Civil, que regula as relaes entre o Estado e os particulares no mbito da administrao pblica. O Direito Comercial que rege a actividade comercial. O Direito de Empresa, que disciplina a constituio e o funcionamento das empresas.
31

Sobre as difernas e semelhanas de pontos de vista sobre a material, vide obras de Direito Econmico, dos Professores Jorge Miranda, Sousa Franco, Menezes Cordeiro e Eduardo Paz Ferreira, todos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

33

Diferentemente de todos os outros ramos, que regulam aspectos parcelares da economia, o Direito Econmico abrange aspectos conexos com toda a economia, da que se desdobra em dois hemisfrios, nomeadamente o Direito Pblico Econmico e o Direito Privado Econmico. A expresso Direito Pblico Econmico reporta-se s normas jurdicoeconmicas que consagram os diversos actos administrativos do Estado, sem, no entanto, descorar o princpio da intensidade da regra e como tal, ele desdobra-se em sub-ramos como: O Direito Constitucional da Economia ou Direito Constitucional Econmico , que a constituio econmica, abrangendo a organizao econmica e os direitos e deveres econmicos a consagrados32. a) O Direito Administrativo da Economia ou Direito Administrativo Econmico, que o sub-sistema que regula a prtica dos actos administrativos pelo Estado, no mbito da actividade econmica. b) O Direito Penal da Economia ou Direito Penal Econmico, que o segmento do Direito Econmico que fixa os crimes econmicos e as sanes aplicveis aos respectivos infractores. c) O Direito Internacional da Economia ou Direito Internacional Econmico, que o conjunto de normas jurdico- econmicas que regulam as relaes econmicas entre agentes econmicos de diferentes pases.

32

Vide a Constituio de 2004, captulo referente economia.

34

d) O Direito Econmico do Ambiente, que um sub-sistema de normas jurdicas atravs de que o Estado define e controla as aces poluidoras e atentatrias ao ambiente e confere aos cidados, - individual ou colectivamente -, o direito de exigir a cessao dessas aces e de ser indemnizados em caso de prejuzos causados pela violao. Por sua vez, a expresso Direito Privado Econmico compreende as normas jurdico-econmicas que regulam a actividade econmica dos particulares o direito Privado Econmico projecta-se: Direito Civil, onde encontramos as normas jurdicas que regulam relaes jurdico-econmicas entre particulares, no mbito dos contratos para o efeito celebrados. No Direito Comercial, que compreende as normas jurdicas que regulam a actividade dos empresrios e os actos do comrcio, no mbito da actividade comercial. , pois, no Direito Comercial, formado pelo Cdigo Comercial de 2005 e a parte ainda vigente do Cdigo Comercial de 1888, (comrcio martimo e cooperativas) que encontramos as normas que regulam as obrigaes ou deveres dos agentes econmicos. e) Direito Comercial

10.6 - Autonomia do Direito Econmico

35

Discute-se na doutrina se o Direito Econmico um ramo autnomo ou no, isto , se o campo ou espao normativo designado Direito Econmico tem ou no a dignidade de ramo autnomo de Direito. Discute-se ainda se, em caso de ser ramo autnomo, tem natureza pblica ou privada. Para uns, o Direito Econmico no ramo autnomo, na medida em que nele no se encontram as manifestaes clssicas dos ramos autnomos de Direito como sejam. a codificao - ele no est codificado a autonomia processual- ele no dispe de processo prprio a magistratura especfica - ele no dispe de tribunais prprios para dirimir conflitos. Para outros, o Direito Econmico ramo autnomo porque, embora nele no existam estas manifestaes, h que atender a factores histrico culturais e ao convencionalismo que tambm influem na formao dos ramos de Direito.

Segundo estes, o Direito Econmico est a formar-se a partir de certos ncleos temticos que provm de outros ramos, como sejam: as relaes entre a economia e a constituio a interveno do Estado na economia a produo de bens e servios pelo Estado a regulao dos sistemas monetrio e financeiro
36

Tais pensadores defendem ainda que ele forma-se tambm a partir de novas realidades que no cabem nos outros ramos, como sejam: a empresa a concorrncia a concertao social Portanto: - uma concepo negatria da autonomia do Direito Econmico considera que os temas deste ramo integram-se nas disciplinas tradicionais do Direito Pblico. - Outra concepo negatria dessa autonomia considera o Direito Econmico como mtodo de aproximao interdisciplinar e no um ramo autnomo. Mas h uma corrente que o reconhece como ramo novo e autnomo. A posio por ns adoptada a de que o Direito Econmico um novo ramo de Direito. De acordo com a distino tradicional, o Direito divide-se em: Pblico que h manifestao do ius imprii; Privado em que h emanao do princpio da igualdade e liberdade. De acordo com este critrio, o Direito Econmico, predominantemente pblico, porque de origem constitucional, penal e administrativo. Porm, a privatizao da gesto dos servios pblicos faz nascer muitas normas e institutos do Direito Econmico com natureza privada, como sejam:
37

O de que o Direito Econmico fruto de um movimento duplo; A privatizao da esfera pblica; A publicao da esfera privada.

Por isso, ele contm normas de natureza privada. Esta situao reduz a importncia da clssica distino em pblico e privado no campo do Direito Econmico, mas no a elimina em absoluto Ainda que assim, o Direito Econmico no pode ser visto como ramo hbrido nem privado, sim, predominantemente um Direito Pblico.

Por outro lado, a existncia do Direito Econmico como disciplina cientifica, no aceite por todos: Para uns o Direito Econmico no uma disciplina autnoma, uma adaptao, uma justaposio ou reconfigurao de diversos sectores de outras disciplinas tradicionais, ditada por razes de convenincia pedaggica e prtica. Para outros, o Direito Econmico no uma nova disciplina, mas um novo paradigma de juridicidade e de metodologia que obriga a uma anlise substancial das fontes do direito, tendo em conta o poder econmico. Para a maioria, o Direito Econmico uma disciplina com identidade prpria e autnoma mas no h acordo quando sua differentia especfica. A posio que adoptamos a de que:
38

A designao e o contedo do Direito Econmico ainda esto em discusso, mas a sua utilidade prtica e didctica uma realidade incontestvel. No mbito das relaes entre o direito e a economia, o debate das novas tendncias cientficas e metodolgicas toma o Direito Econmico como foro privilegiado. O Direito Econmico tem autonomia substancial, legislativa e didctica.

1.7. Funes do Direito Econmico As funes do Direito Econmico como ramo do Direito so duas: a) Regular a organizao econmica do Estado. b) Regular a interveno do Estado na economia.

1.8. Caractersticas do Direito Econmico Enquanto ramo de Direito, o Direito Econmico apresenta as seguintes caractersticas a) Disperso; b) Mobilidade,; c) Carcter concreto; d) Declnio das fontes tradicionais; e) Declnio da coercibilidade;

2- Fontes do Direito Econmico 2.1- Sentidos da expresso


39

A expresso fontes do Direito Econmico, semelhana da expresso fontes de Direito, comporta uma pluralidade de sentidos, como sejam: O sentido filosfico; O sentido histrico; O sentido orgnico; O sentido instrumental; O sentido formal.

Dentre estes, o sentido relevante para o nosso objectivo o sentido dogmtico ou formal, em que ela segnifica os modos de formao e de revelao das normas jurdico- econmicas. 2.2- Enumerao das fontes do Direito Econmico Vamos agora passar em desfile ou enumerar as fontes do Direito Econmico, como sendo: - A Lei ( Constituio Econmica, leis ordinrias) - O Costume - A Jurisprudncia - A Doutrina - Os Princpios gerais do Direito - As fontes modernas. Cumpre explicitar

40

2.2.1. A Lei ao nvel do Direito Econmico, a lei como fonte concretiza-se na Constituio econmica e nas leis ordinrias. 2.2.1.1. Constituio Econmica A Constituio econmica o conjunto dos preceitos de contedo Constituio a Lei econmico constantes da Constituio. Sendo a Fundamental do Estado, consagra: Os princpios maiores sobre a organizao poltica e administrativa do pas. Os princpios gerais da poltica interna e externa do pas. Os direitos e deveres fundamentais dos cidados. Os preceitos econmicos que formam a Constituio Econmica, como sejam as normas conformadoras da ordem jurdica da economia, as que garantem um livre funcionamento do mercado pelo princpio da auto -regulao, conjugado com o de hetero - regulao, as que consagram os direitos dos trabalhadores, dos consumidores e dos produtores, bem como os direitos, as liberdades, os deveres e as responsabilidades no exerccio de actividade econmica.

A Constituio Econmica consagra uma certa organizao econmica. A organizao econmica do estado moambicano consta do Captulo 2 da Constituio e o modelo de economia nela subjacente a economia do mercado. So precisamente os artigos 101 a 111 do texto aprovado em 2004, que formam a Constituio Econmica de Moambique e consagram a organizao econmica do pas.

41

2.2.2.2. Leis ordinrias As Leis ordinrias podem ser as leis em sentido formal e em sentido material. Em sentido formal so as da autoria da A.R e os Dec.-Leis do Governo. So exemplos, entre outros, a Lei do Plano, a Lei Oramental, a Lei das

Privatizaes, a Lei das Empresas Estatais, a Lei das Empresas Pblicas, a Lei das Nacionalizaes e a Lei Orgnica do Banco de Moambique. As leis em sentido material so os Decretos contedo econmico. presidenciais, os Decretos do

Governo, os Avisos do Banco de Moambique e os Diplomas Ministeriais de

2.2.3. Costume, Jurisprudncia, Doutrina e Princpios gerais do Direito no so objecto de abordagem neste programa. 2.2.4. Fontes modernas Para alm das fontes tradicionais, que so comuns a todos ramos de Direito, existem fontes especficas do Direito Econmico, que so chamadas fontes modernas, como sejam os acordos internacionais de que Moambique parte, os contratos-programa, as Circulares, os Pareceres do Conselho Econmico e Social, os Regulamentos econmicos das Associaes Econmicas e Profissionais, os usos ou prticas negociais, os contratos-tipo e os contratos de adeso. 2.3. Classificao das fontes

As fontes tradicionais e modernas do Direito Econmico podem ser classificadas ou seja arrumadas por grupos ou famlias de acordo com vrios critrios. Dentre os critrios que podem ser usados, seleccionamos para o nosso estudo: O do momento da sua formao
42

O do seu mbito espacial O da sua natureza. Passemos ao desenvolvimento 2.3.1- Pelo critrio do momento de formao, as fontes do Direito Econmico podem ser tradicionais e modernas a) Tradicionais - qualificam-se como tais as que so comuns a todos os ramos do Direito, como o caso da Lei Constitucional, das leis ordinrias, das convenes ou acordo internacionais, do costume econmico, da Jurisprudncia, da Doutrina e dos princpios gerais do Direito. b) Modernas qualificam-se como tais todas as especficas do Direito Econmico, como o caso dos contratos-programa, dos Acordos e dos Pareceres de rgos de Concertao Social, dos Regulamentos das actividades econmicas feitos pelas Associaes Econmicas, das Convenes Colectivas de Trabalho, dos usos e costumes da prtica negocial nacionais e internacionais, dos contratos tipo, dos contratos de adeso e das deliberaes sociais. 2.3.2-Pelo critrio do mbito espacial, as fontes do Direito econmico podem ser internas e internacionais a) Internas todas as normas jurdico- econmicas criadas pelo poder poltico local e, para alm destas, o costume econmico e a doutrina econmica interna. o caso das normas constitucionais de contedo econmico, as leis da Assembleia da Repblica ( Lei Oramental, a Lei
43

do Plano, que uma lei-directriz), os Decretos-Lei 33 e os Decretos regulamentares do Governo, as Resolues do Conselho de Ministros, os Diplomas Ministeriais, as Portarias Municipais de contedo econmico e os Avisos do Banco Central, que o Banco de Moambique. b) Internacionais todas as normas jurdico-econmicas que tm origem externa. o caso dos Tratados ou Convenes de contedo econmico, sejam bilaterais, regionais ou universais, de que um pas parte. So exemplos as da SADC, do GATT, do FMI e as da OIT e outras. Tendo em conta a nossa localizao geogrfica, Particular interesse tm neste domnio os tratados da SADC em matria econmica,.

2.3.3- Pelo critrio da sua natureza, as fontes do Direito Econmico podem ser Pblicas e Privadas. a) Pblicas as que envolvem o Estado investido da sua prerrogativa de autoridade, como sejam os contratos - programa e os contratos - tipo. b) Privadas as que envolvem s particulares ou tambm o Estado mas na qualidade de particular, como sejam os Regulamentos das Associaes, os programas, as Convenes Colectivas de Trabalho, os usos e costumes econmicos - internos e internacionais -, os contratos de adeso e as deliberaes sociais.

33

Embora as leis e os Decretos-lei tenham o mesmo valor formal nos domnios em que a Assembleia da Repblica e o Governo tm competncia normativa, de salientar que so vrios os domnios em que a Assembleia da Repblica tem mais competncia econmica.

44

2.4 - Quadro resumo ou sinptico da classificao das fontes 1-Internacionais: Acordos interestaduais a
que Moambique est vinculado: SADC, GATT, Conveno de Lom, etc. 1 Constituio econmica Tradicionais 2- Lei do Plano 3 Lei Oramental 2-Nacionais 4- Decretos-lei de contedo econmico 5- Decretos regulamentares de contedo econmico 6- Resolues do Conselho de Ministros Fontes 7 Avisos do Banco de Moambique 1- contratos - programa 2- Circulares Origem pblica 3-Acordos ou Pareceres do Conselho Econmico e Social 4- Acordos ou Pareceres de rgos de Concertao Social. Modernas 1) Regulamento econmicos das associaes econmicas e profissionais Origem privada 2) usos ou prticas negociais 3) contratos-tipo 4) Contratos de adeso.

45

2.5. Hierarquia das fontes A pirmide normativa ou hierrquica das fontes do Direito Econmico, do topo para a base a seguinte: 1 - Princpios e normas internacionais econmicas. 2- Convenes Internacionais, de contedo econmico, sejam elas bilaterais ou multilaterais, desde que ratificadas pelo Estado moambicano. 3 - Regulamentos Comunitrios da S.A.D.C 4- Leis nacionais do Estado, na ordem hierrquica seguinte: Constituio; Leis da AR e Decretos - Leis do Governo; Decretos Presidenciais de contedo econmico; Decretos Regulamentares do Governo; Diplomas ministeriais de contedo econmico; Decises Municipais; A hierarquia das fontes do Direito Econmico assenta em dois princpios nomeadamente: O princpio da revogao, que opera do topo para a base da pirmide nacional das fontes. Deste princ pio resulta que cada lei revoga a que imediatamente inferior no quadro da hierarquia estabelecida na pirmide das fontes. . O princpio da subordinao, que opera da base para o topo da pirmide nacional das fontes. Deste princ pio resulta que cada lei subordina-se a que

46

imediatamente superior no quadro da hierarquia estabelecida na pirmide das fontes. 2. 6- A organizao econmica de Moambique 2.6.1. Noo A organizao econmica de Moambique compreende uma pluralidade de rgos estruturados a vrios nveis, que realizam e garantem o desenvolvimento da actividade econmica. 2.6.2. Classificao dos rgos A caracterizao dessa organizao depende do critrio que fr adaptado para o efeito, dentre os seguintes: o da territorialidade ou mbito espacial de jurisdio e o da funcionalidade ou seja, em ateno a funes que cada rgo exerce. a) De acordo com o critrio territorial, os rgos econmicos podem ser centrais e regionais, desdobrando-se os regionais em provinciais, distritais e locais.

Enquanto que os centrais so aqueles cuja funo consiste na coordenao geral da actividade econmica do pas, como o caso dos Institutos, das Secretarias de Estado (quando existem), dos Ministrios e das Comisses Nacionais, os regionais so os que se encarregam da coordenao da actividade econmica em partes ou regies do pas, designadamente provncias, distritos, postos administrativos e localidades. So provinciais os rgos cuja funo compreende a coordenao econmica ao nvel da provncia, distritais os que realizam a coordenao econmica ao nvel distrito e locais os que realizam a coordenao da actividade econmica ao nvel do Posto Administrativo e da Localidade. So exemplos as Direces de Agricultura, do Comrcio, da Industria, da Energia e dos Recursos Minerais, ao nvel de cada uma daquelas unidades administrativas.
47

b) De acordo com o critrio da funcionalidade, os rgos econmicos classificam-se em consultivos, de execuo e interveno, de estudo e fornecimento de dados e de coordenao econmica. Enquanto que os consultivos so os que prestam assessoria a outros rgos do Estado em matria econmica, como ocorre com o Conselho Tcnico do Plano, com os Conselhos Coordenadores e com os Conselhos Consultivos dos Ministrios econmicos, os de execuo e interveno tm funes atribudas especificamente por mandato dos rgos centrais, como caso do Instituto do Acar do Instituto de Investigao Agronmica e do Instituto de Investigao Pesqueira.

Diferentemente, os rgos de estudo e fornecimento de dados tm a funo de preparar a informao que permite a implementao do plano de actividade econmica do Estado e o suporte tcnico dos vrios agentes econmicos interessados nessa informao. o caso do Gabinete de Estudos e Planificao dos Ministrios econmicos, do Instituto de Investigao cientfica, do Instituto de Investigao Agronmica e do Instituto Nacional de Estatstica. Por ltimo, os rgos de coordenao econmica tm a funo de coordenar as polticas de execuo da actividade econmica, como o caso das Comisses de Relaes Econmicas Externas, que funciona ao nvel do Conselho de Ministros, dos Ministrios do Comrcio Indstria e Energia, bem como da Comisso Nacional do Plano e da Comisso Nacional de Salrios e Preos, alm de Conselhos Coordenadores.

48

2.6.3- Quadro resumo ou sinptico da classificao dos rgos econmicos


- Ministrios - Secretarias do Estado Centrais Critrio territorial (mbito) Regionais rgos econmicos - Institutos - Comisses Nacionais 1) Provinciais 2) Distritais 3) Postos Administrativos/ Localidades

- Consultivos - de execuo e interveno Critrio funcional (funes) - de estudos e fornecimento de dados - de coordenao econmica

Os rgos econmicos funcionam segundo os princpios da subordinao hierrquica e da articulao horizontal. Ao longo da histria de Moambique independente, a organizao econmica do Estado foi a seguinte: 1. Comisso Nacional do Plano (CNP); 2. Conselho Tcnico do Plano; 3. Centro de Promoo de Investimento (CPI); 4. Comisso das Relaes Econmicas Externas
49

5. Ministrio das Finanas. 6. Comisso Nacional de Salrios e Preos. 7. Ministrio do Comrcio. 8. Ministrio da Indstria e Energia, hje Ministrio da Indstria e Comrcio; 9. Ministrio da Agricultura; 10. Ministrio dos Transportes e Comunicaes; 11. Ministrio dos Recursos Minerais; 12. Ministrio da Construo e guas, hoje extinta. 13. Ministrio da Cooperao (hoje integrado no Ministrio dos Negcios Estrangeiros 14. Secretaria de Estado da Aeronutica Civil (hoje extinta) 15. Secretaria de Estado de Pescas (hoje Ministrio das Pescas) 16. Secretaria de Estado do Caj (hoje extinta) 17. Instituto Nacional do Aucar 18. Instituto de Produo Animal 19. Instituto de Desenvolvimento Rural 20. Instituto para a Promoo de Exportaes -IPEX 21. Instituto Nacional de Geologia 22. Instituto Nacional de Hidrografia e Navegao 23. Instituto Nacional de Planeamento Fsico 24. Instituto Nacional de Investigao e Veterinria 25. Instituto Nacional de Investigao Pesqueira 26. Zona de Desenvolvimento Agrrio planificado de Sbi Incomti 27. Unidade de Implementao do Projecto de Reabilitao de Infra-estruturas urbanas e de criao de posto de trabalho 28. Fundo de Fomento Agrrio e de Desenvolvimento Rural 29. Fundo de Desenvolvimento para a Habitao Prpria 30. Fundo de Fomento Mineiro 31. Fundo de Fomento Pequena Indstria
50

32. Fundo de Comercializao 33. Fundo de Fomento Pesqueiro 34. Banco de Moambique 35. Banco Popular de Desenvolvimento 36. Cmara de Comrcio de Moambique Ao longo do tempo alguns rgos extinguiram-se e outros novos formaram-se no quadro da construo do Estado Social de Direito.

3- Interveno do Estado na economia 3.1- Justificao e enquadramento O que leva o Estado a intervir na economia a sua pretenso de participar na actividade econmica na distribuio da riqueza, com vista a alcanar o bem estar social. A interveno do Estado na economia parte da poltica econmica e orientase no sentido de organizar melhor a economia e rendibilizar as empresas, para atingir a auto-suficincia nacional. 3.2- Poltica Econmica 3.2.1- Conceito de Poltica Econmica Poltica econmica o conjunto de medidas tomadas pelo Estado em ordem a influenciar a economia e orientar o seu desenvolvimento. Portanto, a poltica econmica consiste na definio de medidas salariais, oramentais, monetrias, de preos, medidas de emprego, ordenamento territorial, concorrenciais, fiscais e outras, em ordem a influenciar o comportamento dos agentes econmicos.

51

3.2.2- Modalidades e objectivos da Poltica Econmica A poltica econmica pode ser conjuntural ou estrutural. A conjuntural compreende medidas de curto prazo, como sejam as polticas oramental, de preos, de salrios, poltica monetria e a de relaes econmicas internacionais. O seu objectivo a estabilidade social. A poltica estrutural compreende medidas de mdio e longo prazo, como sejam as polticas de investimento, de emprego, de concorrncia, de rendimentos, a poltica fiscal e a de ordenamento do territrio. O seu objectivo o crescimento equilibrado de todos os sectores da economia nacional. 3.3 - Actos da interveno: caracterizao Como se disse, a interveno surge no quadro da poltica econmica e leva-se a cabo atravs de actos, os quais apresentam uma determinada natureza, forma e contedo. a) Enquanto que a natureza dos actos de interveno poltica, econmica e jurdica, a forma dos mesmos pode ser legislativa, administrativa e de direito comum. Os actos legislativos so o meio de mais elevada expresso e de mais fcil captao, como so os casos da Constituio econmica, da Lei do Plano, da Lei das Nacionalizaes e da Lei Oramental. Os actos administrativos revestem, quer de natureza regulamentar, quer de definio de situaes concretas. Existem em maior nmero e esto dispersos, o que dificulta o seu conhecimento.

52

Os actos de direito comum ou actos de direito privado so os praticados pelas empresas pblicas, privadas ou mistas. b) O contedo dos actos de interveno pode ser regulamentar ou de incitao. Os actos de regulamentao so os que determinam as condies gerais e especiais para o exerccio da actividade econmica, como o caso da proibio, da imposio, da autorizao, da concesso e da fiscalizao. Enquanto que a proibio consiste em interditar os sujeitos de agir, como, por exemplo no construir na zona de reserva natural e no acordar a diviso de mercado, a imposio consiste na fixao de clusulas contratuais como sejam os contratos - tipo, a obrigatoriedade de contratar (seguro obrigatrio) e a venda dirigida de produtos.

Por sua vez, enquanto que a autorizao o acto que condiciona a prtica duma actividade apreciao discricionria da Administrao, como o caso do licenciamento das obras ou da obteno do Alvar para funcionamento, a concesso o acto pelo qual se confere a algum o direito de explorao de um bem de domnio pblico, de servios pblicos, ou de obras pblicas. Por fim, a fiscalizao, que pode ser eventual ou continuada, serve para assegurar a conformidade das actividades com as leis, por forma a assegurar a qualidade da produo, a sade pblica e a justia na distribuio. Ela pode ocorrer na organizao das empresas, na produo, na distribuio e no consumo. A incitao ou fomento econmico visa estimular a prtica de actos isolados ou de uma actividade, como o que sucede quando as empresas recebem certas vantagens ou proteco especial em relao ao regime comum de que beneficia a
53

maioria das empresas, com o propsito de lev-las a implementar uma certa poltica econmica. As razes que justificam a incitao podem ser a natureza, a qualidade e a quantidade da produo, o grau de produtividade, a necessidade de contribuir no aumento do produto nacional bruto, a necessidade de aumentar as exportaes etc. A incitao pode ser na forma de proteco ou fomento ou ainda, na forma de desencorajamento ou contra - incitao. A incitao ou fomento econmico pode apresentar-se nas modalidades de crdito, benefcios e subsdios. Enquanto que o crdito pode consistir no emprstimo directo de dinheiro pelo Estado a uma empresa, ou no aval daquele a favor desta junto de instituies financeiras, os benefcios podem consistir na iseno ou reduo de impostos, ou ainda, na bonificao de juros. Diferentemente, os subsdios podem consistir nas subvenes ou entregas de dinheiro, na comparticipao em dinheiro ou equipamentos ou, ainda, em prmios, nos casos em que os objectivos planificados foram alcanados. Portanto, a incitao ou fomento econmico pode ser fiscal, financeiro, aduaneiro e material, designadamente iseno e reduo de impostos, subsdios, crditos e aval, iseno e reduo de direitos aduaneiros, facilidade de exportao e reexportao de capitais.

54

3.4. Quadro Resumo da caracterizao dos actos de interveno


Poltica Uma certa natureza Econmica Jurdica Legislativa Uma certa forma Actos de interveno Administrativa - actos legislativos Actos de direito comum - actos administrativos praticados pelas Empresas Pblicas, Empresas Estatais e Empresas Privadas Autorizao Concesso Regulamentar Proibio Imposio Autorizao

Um certo contedo

Incitacional

Crdito emprstimos, Aval Subsdios Benefcios Iseno e reduo Medidas proibitivas

Desincitao Sobrecargas fiscais

55

3.4- Tipologia da interveno do Estado A interveno do Estado na economia um fenmeno historicamente permanente, diferindo em quantidade e qualidade. tambm um fenmeno geral, que se manifesta em sistemas muito diversos. A sua primeira face foi o intervencionismo ou empirismo, qual sucedeu o dirigismo ou coordenao que, por sua vez, veio a ser sucedido pela Planificao. Dirigismo e coordenao tem a ver com reunio de instrumentos e meios necessrios realizao dos objectivos da economia definidos, por isso so conceitos de referncia tcnico-tecnolgica, conceitos micro-econmicos por excelncia, que se relacionam, portanto, com a organizao tcnica. Diferentemente, planificao um conceito de referncia poltico -econmica, um conceito macro-econmico por excelncia e relaciona-se, portanto, com a fixao de objectivos integrados numa poltica global, com a definio de estratgias e compatibilizao de vrios e diferentes planos sectoriais. A interveno do Estado na economia apresenta vrias modalidades, consoante o critrio que serve de base, dentre os trs seguintes: o da intencionalidade, o do processo escolhido e o do sujeito econmico.

3.4.1-Pelo critrio da intencionalidade, a interveno classifica-se em pontual, sectorial e global.


56

a) A interveno pontual ou avulsa, ocorre quando uma determinada empresa est em situao econmica difcil, carecendo de uma injeco. Ela relaciona-se, portanto, com uma empresa ou unidade econmica determinada e consiste em adoptar medidas de interveno nessa empresa, celebrando contratos de viabilizao ou contratos-programa. Equivale ao intervencionismo. b) A interveno sectorial ocorre quando h problemas de organizao e disciplina num sector determinado da economia. Ela relaciona-se, portanto, com cada sector da economia nacional e compreende medidas de organizao, de disciplina e de desenvolvimento de cada sector da referida economia. Equivale ao dirigismo. c) A interveno global relaciona-se com toda a economia e consiste em adoptar medidas gerais de fixao de margens de produo e de comercializao, bem como de encorajamento de investimentos. Equivale planificao. 3.4.2- Pelo critrio do processo escolhido ou usado , ou ainda pelo critrio do contedo, a interveno do Estado na economia classifica-se em mediata e imediata, cooperao e fomento econmico, unilateral e bilateral. a) H interveno mediata ou indirecta quando o Estado adopta medidas que no tm apenas fins econmicos mas tambm sociais ou outros, apesar de se repercutirem na poltica econmica. O Estado intervm sobre a economia de forma indirecta, adoptando, por exemplo, medidas de poltica fiscal, de bonificao de juros, de abertura de linhas de crdito e de fixao de rendas.
57

b) H interveno imediata ou directa quando o Estado intervm directamente na economia e prossegue objectivos econmicos, adoptando medidas econmicas de contedo econmico e com fins econmicos, como por exemplo a criao de empresas pblicas e o fomento econmico. c) H interveno unilateral quando o Estado adopta unilateralmente medidas proibitivas ou de autorizao de prtica de certas actividades, atravs de regulamentos. d) H interveno bilateral ou contratual, quando o exerccio da actividade assume a forma de conveno. O Estado concede aos parceiros certas vantagens fiscais, de crdito ou outras, em troca de aplicao, por estes, de uma certa poltica de investimento escolhida pelo prprio Estado. Neste mbito, parceiros. e) H interveno de tipo cooperao ou de fomento, quando h comparticipao para a constituio de empresas mistas e fomento quando h fornecimento de recursos para relanamento produtivo. Fomento Econmico pode consistir na concesso de crdito pelo Estado, de benefcios fiscais como iseno ou reduo, bonificao de juros, bem como de subsdios. Portanto, o fomento econmico pode ser: - fiscal(isenes); - redues de impostos; finanas (subsdios); - crdito; - aval;
58

so

celebrados

certos

contratos-programa,

contratos

de

desenvolvimento e acordos de saneamento econmico com os referidos

- aduaneiro (isenes) ou redues de direitos;


-

material (facilidade de exportao e reexportao).

3.4.3 - Pelo critrio do sujeito econmico a interveno pode ser directa ou indirecta. a) A interveno directa quando o prprio Estado que o sujeito econmico, assumindo o papel de agente produtivo ou econmico, pois, cria empresas estatais ou pblicas e/ ou actua atravs delas nos crculos de produo e de comercializao. Exerce ele prprio a actividade econmica de gesto directa das unidades empresariais. Neste caso o Estado assume a gesto directa como agente produtivo ou assue a gesto indirecta, determinado a conduta de um sujeito econmico distinto dele mas com personalidade jurdica. b) A interveno indirecta quando o Estado no ele prprio sujeito econmico mas condiciona a conduta das empresas pblicas, privadas e mistas mesmo atravs da fiscalizao. Ele assume-se, neste caso, como regulador da economia. A interveno indirecta efectua-se a 3 nveis, designadamente na poltica econmica, no fomento econmico e no investimento.

3.5 Formas de interveno do Estado na economia Nos Estados de Direito os meios de produo tendem a ser colectivizados atravs dos actos de interveno.

59

O termo colectivizao abrange a transferncia, forada ou voluntria, definitiva ou temporria, da propriedade ou da gesto de bens de uma pessoa privada estrangeira para uma pessoa pblica e pode assumir a seguinte tipologia: - Nacionalizao ou Estatizao; - Expropriao; - Interveno do Estado na gesto; - Socializao; - Requisio; 3.6. Nacionalizao/ Estatizao Trata-se de um acto poltico em forma de lei, que transfere a propriedade, a posse e/ ou a gesto dos bens econmicos de uma pessoa privada estrangeira para uma pessoa pblica nacional, a fim de assegurar a sua rentabilidade. O bem nacionalizado passa a pertencer ao Estado, confundindo-se ento a nacionalizao com a estatizao. A nacionalizao nunca recai apenas sobre a gesto, abrange tambm a propriedade. Do ponto de vista do seu mbito, ela incide sempre sobre uma universalidade de bens, como por exemplo uma empresa, um ramo de actividade ou uma quota, de estrangeiros A essncia da nacionalizao assenta em primeiro lugar em motivaes polticoideolgicas e posteriormente em motivaes econmicas, o que revela a subordinao do poder econmico ao poder poltico, como resulta demonstrado no acto legislativo em que ela se concretiza.

60

Do ponto de vista da sua natureza, a nacionalizao um acto materialmente poltico e formalmente legislativo, cujos fins reduzem-se no propsito de assegurar a sua potencialidade ou rentabilidade, gerir os bens no interesse pblico, alterando radicalmente a estrutura de propriedade, limitando o papel da propriedade privada e, portanto o regime jurdico dos direitos subjectivos. A finalidade econmica do bem nacionalizado no altera, porque o que interessa no o valor real desse bem mas o facto de ser unidade produtiva. A nacionalizao visa: - alterar a estrutura da propriedade, - limitar o papel da propriedade privada, alterar o regime dos direitos subjectivos; - rentabilizar o bem nacionalizado.

3.7. Expropriao A expropriao pode ser por utilidade pblica ou por abandono. A expropriao por utilidade pblica a transferncia de bens ou de meios de produo de um privado para uma entidade pblica para dotar esta entidade de meios de funcionamento. Ela incide normalmente sobre bens imobilirios designadamente prdios rsticos e urbanos. A expropriao por abandono a transferncia da propriedade de bens de um particular para o Estado, em consequncia do abandono destes pelo seu proprietrio. Tambm incide sobre bens imobilirios, designadamente prdios rsticos (terrenos) e urbanos (casas).. 3.8. Interveno do Estado na gesto A interveno do Estado na Gesto a transferncia da gesto de uma entidade privada para o Estado, mantendo-se a titularidade da propriedade nesse privado.
61

Ela recai sobre unidades produtivas que a lei determinar. sempre transitria e tm carcter de urgncia, podendo ser uma medida poltica ou deciso judicial. A socializao a transferncia da propriedade e/ ou da gesto dos bens de uma pessoa privada para um ente pblico, podendo ser o Estado, a Empresa Estatal, a Empresa pblica ou Cooperativa. Do ponto de vista do seu mbito ela pode incidir sobre a universalidade de bens mveis ou imveis. 3.9. Requisio A requisio um acto administrativo sujeito ao princpio da legalidade, cuja motivao a indispensabilidade de determinados bens particulares para a realizao de tarefas da Administrao. Trata-se, portanto, de um acto de limitao do direito de propriedade por exigncia do interesse pblico, cuja finalidade dotar a administrao de meios de funcionamento num determinado momento e programa, sem retirar a propriedade nem alterar o regime jurdico dos direitos.

3.10. Quadro resumo da interveno do Estado na economia

Etapas

Interveno emprica Dirigismo/coordenao Planificao Interveno pontual interveno sectorial Interveno global - imediata ou directa - mediata ou indirecta - unilateral ou bilateral - fomento econmico Interveno directa Sujeitos econmicos Interveno indirecta 62

Critrio intencional

Interveno do Estado

Modalidadas

Processo escolhido/usado

Formas

Nacionalizao/estatizao Socializao Interveno na gesto Requio Expropriao

4. Planos Econmicos Sociais Falar do Plano implica falar de planificao, de planeamento e de programao. No h unanimidade dos autores no tratamento destes conceitos, pois, para uns a planificao s existe nas economias centralizadas, enquanto que o Planeamento existe nas do mercado Diferentemente, para outros, planeamento e programao so a mesma coisa e cabem tanto na economia de mercado como na centralizada, nesta ltima como complemento da planificao Se bem que planeamento e programao se equivalem, o mesmo j no sucede com planificao e estes dos ltimos conceitos. A planificao um conceito de referncia poltico econmica, um conceito macro-econmico por excelncia, que fixa objectivos integrados numa poltica global e envolve uma pluralidade de agentes econmicos e a definio de estratgias autnomas, bem como a compatibilizao de vrios planos sectoriais.

63

Diferentemente, a programao ou planeamento um conceito de referncia tcnico-tecnolgica, um conceito micro- econmico, que trata de organizao tcnica e da reunio de instrumentos e meios necessrios realizao dos objectivos definidos. 4.1. Plano 4.1-Noo O plano um documento adoptado pelo poder pblico, que analisa a evoluo nacional, identifica os problemas e define a orientao que seja pertinente.

4.2-Caractersticas O plano um diagnstico e formulao de previses quantitativas e qualitativas. O plano fixao de objectivos e metas sectoriais e globais, mnimas, mximas. O plano escolha e ordenao de meios financeiras para a prossecuo de objectivos. Nos pases de economia de mercado, o plano um instrumento poltico, meramente indicativo, pois, no determina a conduta dos agentes, j que seja qual fr o grau de interveno, a economia assenta sempre na liberdade de deciso desses agentes econmicos. Nos pases da economia centralizada, o plano um instrumento fundamental da actividade econmica, pois, determina a conduta dos agentes, em razo do seu cacrcter vinculativo.

64

Em

termos

de

composio,

plano

compreende

dois

documentos,

designadamente: a) A Lei do Plano - atravs da qual o legislador aprova as grandes opes nacionais. b) O Plano propriamente dito - da autoria do Governo, constitudo pelo contedo abaixo indicado. 4.3 Contedo O contedo do plano compreende: O diagnstico; Os objectivos; As metas a alcansar nos diferentes sectores de actividade; As tarefasa realizar; Os meios com que realizar tais tarefas; As normas, umas de natureza programtica e outras directamente aplicveis Os prazos a respeitar 4.4. Natureza O plano apresenta uma natureza poltica, jurdica e econmica. Tem natureza poltica porque uma deciso poltica. Tem natureza jurdica porque apresenta-se sob a forma de lei, j que est juridicamente expresso. Tem natureza econmica porque um instrumento de desenvolvimento. 4.5. Elaborao A elaborao do plano da competncia do Governo, que dispe de um Departamento junto do Ministrio que responde pela rea, - hoje Ministrio da Planificao e do Desenvolvimento -, onde funciona uma Comisso
65

Interministerial, com funo consultiva e coordenadora. Este Departamento que prepara e entrega ao Governo, a lei e o plano. Os rgos que participam na elaborao do plano so os rgos de Estado, os sindicatos e os servios pblicos. 4.6. Implentao A implementao do plano alcana-se de modo seguinte: 4.6.1- No sector privado so tomadas medidas de poltica econmica coercivas, visando influenciar o cumprimento do plano pelos agentes econmicos. So adoptados tambm estmulos psicolgicos, para alm da explicao do contedo, do sentido, da necessidade do plano, bem como a mobilizao dos agentes econmicos para o seu cumprimento. Paralelamente, so adoptados tambm estmulos materiais, que consistem na incitao, na concesso de medidas de fomento, para influenciar o cumprimento do plano.

4.7 - No sector pblico No sector pblico o cumprimento plano alcansado atravs de medidas administrativas como sejam a execuo do plano atravs de Empresas Pblicas, cumprimento do plano com base no oramento

4.8. Classificao dos Planos Os planos podemos ser classificados segundo trs critrios: - O critrio do seu mbito, que distingue plano sectorial e plano global;

66

- O critrio de durao, que distingue plano de curto prazo - um ano ou anual, o plano de mdio prazo, que uma legislatura ou mandato, e o plano de longo prazo, que o plano de longa durao - O critrio da vinculao, que distingue o plano vinculativo ou obrigatrio e o plano indicativo ou progressivo.

4.9. Formas do Plano O plano pode se apresentar sob a forma macro- econmica, indicando grandes opes nacionais em matria de produo/planificao, aprovisionamento e investimentos ou na forma micro-econmica, indicando grande opes nacionais quanto fixao de meios, prazos e tarefas.

5. Tipologia de empresas. Sector empresarial do Estado 5.1. Da etimologia da palavra empresa Sobre a ideia geral de empresa, comeamos por analisar a etimologia da palavra e conclumos que o termo provm do vocbulo latino imprehensa, cujo significado original era o que se deu incio ou seja, o que comeou. O termo sofreu depois uma evoluo semntica e passou a significar actividade, empreendimento ou ainda, mera deciso de fazer alguma coisa, chegando ento a qualificar-se de empreendedor aquele que se empenhasse em realizar alguma actividade. Modernamente, o termo est associado ideia de negcio, de fbrica, de estabelecimento ou de qualquer unidade econmica;

67

5.2. Da noo de empresa Passando da etimologia da palavra delimitao do conceito, chegamos ao entendimento de que este conceito pode ser construdo sob trs pontos de vista, nomeadamente o econmico, o jurdico e o sociolgico. Na vertente econmica, a ideia de empresa est associada a uma unidade de produo, uma unidade de explorao econmica ou seja, a qualquer associao de factores humanos, materiais e financeiros, para a produo de bens e/ ou servios. Na vertente jurdica, entende-se por empresa qualquer pessoa jurdica ou organizao dotada de vida prpria, que explora determinado ramo de actividade, com fim lucrativo. Na vertente sociolgica, entende-se por empresa qualquer comunidade humana e de trabalho que influi sobre o meio social e influenciado tambm por esse mesmo meio34. NB - Tratando-se de uma cadeira jurdica, naturalmente, que tem interesse o conceito jurdico, pelo que esse que deve ser priorizado.

5.3. Da classificao de empresas35 A tipologia de empresas pode ser encontrada a partir de determinados critrios, isto nas vertentes econmica e jurdica. 5.3.1. Sob o ponto de vista econmico, existe a seguinte tipologia de empresas: Pelo critrio dos sectores de actividade Empresas do sector primrio ou produtivo:
34

Sobre o conceito de empresa, vide Maria Manuel Busto e outros, Manual Jurdico da Empresa , 3 Edio, p. 17 e ss, Almedina, 1998, 35 O presente texto de apoio apresenta apenas as linhas gerais, devendo os conceitos serem aprofundados com outros elemento de estudo.

68

empresas agrcolas; empresas silvcolas; empresas pesqueira; empresas extractivas Empresas do sector secundrio ou transformador: empresas transformadoras; empresas de electricidade, de gs e de gua; empresas de construo e de obras pblicas; Empresas do sector tercirio ou de servios: - empresas de comrcio; - empresas de transportes; - empresas que so armazns; - empresas de comunicaes; - empresas bancrias; - empresas de seguros; - empresas imobilirias; - empresas de outros Servios Pelo critrio da origem e natureza dos produtos e servios: - empresas agrcolas ; - empresas industriais; - empresas comerciais; - Outros servios. Pelo critrio da natureza da actividade desenvolvida: - empresas de produo; - empresas de comrcio;
69

- empresas de prestao de servios Pelo critrio da dimenso das empresas: - Micro empresas; - Pequenas empresas; - Mdias empresas; - Grandes empresas Pelo critrio do nmero de empresrios envolvidos: - Empresas singulares; - Empresas colectivas. 5.3.2. Sob o ponto de vista jurdico, existe a seguinte tipologia de empresas: a) Pelo critrio da propriedade dos meios de produo utilizados: empresas pblicas; empresas privadas; empresas mistas; empresas cooperativas b) Sob o ponto de vista da natureza das obrigaes legais 36 e contratuais das empresas: - empresas singulares; - sociedades comerciais, - pessoas colectivas de tipo especial; - Empresas Pblicas; - Empresas Estatais

36

Sobre estas classificaes, maiores desenvolvimentos em Maria Manuel Busto e outros, op. cit. P. 21 e ss.

70

Em Moambique, a classificao de empresas varia em razo da situao concreta e dos objectivos em vista. Assim, comum falar-se tanto de empresas primrias, secundrias e tercirias, ou de agrcolas, industriais, comerciais e de servios, como de empresas de produo ou de prestao de servios, ou de pequenas, mdias e grandes empresas. ainda usual falar-se tanto de empresas singulares e colectivas, ou como de empresas pblicas, e estatais, ou privadas, mistas e cooperativas. Por exemplo, para efeitos laborais a classificao adoptada legalmente,(vide artigo 34 da Lei n. 23/2007) a de pequenas, mdias e grandes empresas.

5.4. Da disciplina das empresas No processo da sua constituio, e no exerccio das suas actividades, as empresas sujeitam-se a uma certa disciplina jurdica, no nosso pas. Assim: as empresas singulares regem-se pelas normas do Cdigo Comercial 37, mais concretamente, pelas disposies do Livro I deste Cdigo. as sociedades comerciais regem-se pelas normas do C. Com, mais concretamente, pelas disposies do Livro I deste Cdigo e pelas normas correspondentes a cada tipo de sociedade, para alm dos respectivos estatutos e regulamentos e, bem assim, da legislao da rea de actividade.

37

Abreviadamente designado C.Com,

71

as empresas pblicas regem-se pela Lei das Empresas Pblicas (Lei n. 17/91, de 3 de Agosto), para alm dos seus estatutos e regulamentos e, bem assim, da legislao da rea de actividade. as empresas estatais, regem-se pela Lei das Empresas Estatais, (Lei n. 2/81, de 10 de Setembro), para alm dos seus estatutos e regulamentos e, bem assim, da legislao da rea de actividade.
as empresas cooperativas regem-se pelas disposies pertinentes do

C. Com de 1888 e pela Lei das Cooperativas (Lei n. 9/79, de 9 de Julho)38 e, bem assim, da legislao da rea de actividade.

5.5. Da tramitao da constituio de uma empresa A constituio de uma empresa obedece a uma certa tramitao, consoante tratarse de uma empresa privada ou pblica. 5.5.1. No caso das empresas privadas, a constituio comea e termina com: O estudo de viabilidade de que resultar um projecto de investimento que inclui: O plano de investimento; O plano de financiamento; A fora de trabalho; Os meios de trabalho; O estudo de mercado; A concorrncia.
38

Sobre esta matria, vide Cdigo Comercial de Moambique, aprovado pelo Decreto-Lei n. 2/2005, de 27 de Dezembro. Sobre as empresas pblicas e estatais vide a legislao pertinente em Srgio Vasquez, Legislao Econmica de Moambique, p. 17 e ss e 35 e ss, Almedina, 2004. Sobre as Cooperativas, vide a Lei das Cooperativas, na obra anterior, e o Cdigo Comercial de 1888, Captulo V do Ttulo II, do Livro II.

72

5.5.2. Depois do estudo de viabilidade seguem-se as seguintes fases39: Escolha da firma, tendo em conta a natureza da sociedade pretendida e a certido negativa obtida da Conservatria do Registo Comercial. Abertura da conta bancria; Elaborao dos estatutos; Celebrao do pacto social ou contrato de sociedade; Registo provisrio na Conservatria de Registo Comercial; Envio dos Estatutos e do pacto social para a publicao no BR; Registo definitivo na Conservatria de Registo Comercial; Outros procedimentos Obteno do NUIT; Obteno do NIB; Pedido de Alvar, Vistoria, Obteno do Alvar, Comunicao Direco de Trabalho, Registo da empresa na segurana social; Contratao de trabalhadores, Celebrao dos seguros colectivos.

6. Privatizaes em Moambique O ponto de partida para a anlise da problemtica de privatizaes em Moambique a da situao deixada pelo Estado Colonial data da independncia.
39

Algumas destas fases podem sobrepor-se, pelo que no h uma sequncia rgida.

73

Moambique herdou um sistema econmico assente na propriedade privada e um capitalismo rudimentar, embrionrio. O Estado moambicano rcem-nascido trazendo consigo o projecto de uma economia socialista, nacionalizou e estatizou a maior parte das empresas, tornando-se ele prprio produtor de bens e de servios. Em consequncia dessa nacionalizao e dessa estatizao, a estrutura empresarial do pas passou a compreender: Empresas estatais, sector tendencialmente dominante na altura; Empresas cooperativas; Empresas privadas, que tendencialmente susbsistiam de forma residual Corria ento a dcada de setenta. Nos meados da dcada oitenta, as empresas estatais e cooperativas davam indcios muito fortes de que no podiam sobreviver, pois, enfrentavam problemas gravssimos de gesto, de mercado e de guerra, para alm dos decorrentes do sistema socialista no seu todo, no contexto de Moambique, influenciado pela regio. As razes que levaram introduo do PRES em 1987, reintroduzindo o capitalismo, justificavam tambm a reprivatizao da economia. Foi da que em 1991 foi aprovada e posta em vigor a Lei n. 15/91, de 3 de Agosto, Lei das Privatizaes. Esta lei fixou as regras a seguir na reestruturao, transformao e redimensionamento das empresas do Estado, bem como a privatizao de parte delas.
74

O que privatizar? Partamos do termo privatizao Privatizao um termo de contedo varivel, isto , um termo polissmico, comportando diferentes sentidos, nomeadamente: a) Privatizao como transferncia total ou parcial da propriedade da empresa ou de bens pblicos, para uma entidade privada. A natureza pblica dos bens pode ser originria ou derivada. Neste ltimo caso, fala-se ento de reprivatizao. b) Privatizao como concesso a um privado, mediante contrato, da gesto de uma empresa pblica ou de um servio pblico como gua, electricidade ou explorao petrolfera c) Privatizao como contratao de servios privados por entidade pblica, como por exemplo, servios de limpeza ou servios de proteco. d) Privatizao como abertura iniciativa de servios que anteriormente estavam s a ser explorados pelo sector pblico. o caso da chamada privatizao da Banca, dos Seguros, da Televiso, do Ensino e dos Transportes. e) Privatizao como desregulao ou seja, o facto de o Estado deixar de regular o modo de produo ou de distribuio de bens e servios, permitindo assim o livre funcionamento do mercado. Por exemplo, quando

75

o Estado deixa de fixar preos, de fixar condies de acesso a certas actividades ou a concorrncia. f) Privatizao como submisso de servios pblicos ou empresas pblicas a regras de gesto do sector privado, o que significa sujeitar o Estado a formas organizacionais do Direito Privado. o que sucede com as empresas pblicas, que so regidas pelas normas do Direito Privado quanto ao pessoal e s actividades. g) Privatizao como processo pelo qual o Estado deixa de prestar determinados servios, incentivando directamente os sectores privados a prest-los. h) Privatizao como reduo do financiamento de determinados servios estatais, como forma de estimular a esta procura do financiamento nos privados. A Privatizao no te apenas a natureza material de transferncia para sector privado da propriedade ou gesto de um bem pblico, admite tambm a administrao econmica, atingindo organismos pblicos. Nem toda a privatizao implica transferncia ou da gesto, pode por vezes tratarse apenas de ampliar o papel do sector privado ao lado do pblico, aliviando este. Justificao da privatizao Em cada Estado h razrs especficas que fundamentam e justificam a privatizao das empresas, mas para alm dessas existem as gerais que so:
76

Ineficincia das empresas estatais, porque a sua gesto privilegia objectivos sociais e polticos em prejuzo dos objectivos econicos, financeiros e comerciais; Necessidade de diminuir o desiquilbrio dos oramentos pblicos, aliviandoos dfices das empresas estatais e pblicas.

8. Investimentos em Moambique

Continua

77

Вам также может понравиться