Вы находитесь на странице: 1из 4

EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 ANO Actividade Experimental ACTIVIDADE LABORATORIAL TRANSPORTES NAS PLANTAS Ctia Pereira 10A 01/03/2011

OBSERVAES/ CONCLUSES: Preparaes definitivas:

Raiz:
Ao observar a preparao certifiquei-me que se tratava de uma raiz, pois estas tem uma forma arredondada e, alm disso, possuem plos radiculares (fig. 1) eos feixes condutores so simples e alternos, localizando-se dentro do periciclo (fig. 2). Sendo uma raiz, esta pode ser monocotilednea e dicotilednea. A referida raiz que nos competiu analisar e distinguir tratava-se de uma raiz monocotilednea, isto porque, possua espessamentos em U (fig. 3) e o os feixes condutores, ou seja, o xilema e o floema localizam-se distribudos de forma circular, no interior do periciclo(fig. 2) e no uniformemente espalhados dentro deste, o que acontece quando se trata de uma raiz dicotilednea.

Plos radiculares

Ampilao: 40x Fig. 1 Plos Radiculares

Ampilao: 10x

3 Legenda: 1 Xilema 1 2 Periciclo 2 3


Fig. 2 Raiz

3 Floema 4 Parnquima Cortical

4
Ampilao: 40x

Legenda: 1 Epiderme 2 Exoderme

3 3 Espessamentos em U 4 4 Parnquima Cortical

Fig. 2 Espessamentos em U

Caule:

1
Ampliao: 10x

Ampilao: 40x

1 Legenda: 1 Xilema 2 Floema 2


Fig. 3 Caule de Monocotilednea

Ao observar a preparao certifiquei-me que se tratava de um caule, pois nestes os feixes so duplos e colaterais e o xilema est orientado para o interior e o floema para o exterior. Sendo um caule, tal como na raiz, pode tratar-se de uma monocotilednea ou de uma dicotilednea. O referido caule que me competiu analisar e distinguir correspondia a uma raiz monocotilednea, isto porque, os vasos se encontram distribudos ao longo do caule, e no de forma circular no seu redor.

Folha:
Ao observar a preparao certifiquei-me que se tratava de uma folha, pois nestas tambm os feixes so duplos e colaterais, ou seja, o xilema e o floema esto colocados lado a lado e o xilema est orientado para a pgina superior e o floema para a pgina inferior (fig. 4).Alm disso, possua estomas (fig.5). Tambm a folha pode ser monocotilednea e dicotilednea. No caso da que nos competiu analisar, tratava-se de uma folha de uma dicotilednea. Isto porque possua parnquima em paliada e parnquima lacunoso.

2
Ampliao: 10x Fig. 4 Folha

Legenda: 1 Epiderme Superior 2 Epiderme Inferior

Fig. 5 Estoma

Ampliao: 100x

1 2 3 4 5

6
Fig. 6 Folha de Dicotilednea

Legenda: 1 Colnquima 2 Epiderme Inferior 3 Floema 4 Parnquima Lacunosa 5 - Xilema 6 Parnquima em Paliada

CONCLUSO:
Nesta actividade observei com o auxlio do microscpio ptico composto vrias estruturas constituintes das plantas, nomeadamente raiz, caule e folha. Concluo, portanto, com a actividade que o transporte nas plantas se realiza atravs de vasos condutores, os quais, o xilema e o floema. Estes localizam-se nas diferentes estruturas referidas e observadas, de forma diferente entre elas. Alm de variar de estrutura para estrutura, varia tambm de acordo com o tipo de planta, podendo, desse modo, serem consideradas monocotiledneas e dicotiledneas, consoante o tipo de constituio. Com a actividade proposta, concluo que:

Aspectos gerais
Feixes condutores simples e alternos.

Monocotilednea
Espessamentos em U Vasos condutores (feixes)

Dicotilednea
Bandas ou pontuaes de Caspari Vasos condutores (feixes) dispostos em cruz. Feixes condutores dispersos no interior do rgo.

Raiz

Feixes localizados no cilindro central (periciclo) Existncia de plos radiculares.

dispostos em coroa circular no interior do periciclo.

Feixes condutores duplos e colaterais.

Feixes condutores dispostos em coroa.

Caule

Xilema para o interior e floema para o exterior. Feixes condutores dispostos em coroa circular ou dispersos no interior. Feixes condutores simples e alternos.

Sem parnquima em paliada e parnquima lacunosa.

Parnquima em paliada e parnquima lacunosa.

Folha

Epiderme impermeabilizada. Existncia de estomas.

Вам также может понравиться