Вы находитесь на странице: 1из 9

CHO DE FBRICA

ANLISE ORIENTADA
A

OBJETOS

DICAS

DE

DOCUMENTAO

SINCERO ZEFERINO FILHO

Santa Luzia, 18 de maio de 2013.

SINCERO ZEFERINO FILHO

DICAS

DE

DOCUMENTAO

Dicas de documentos importantes e sua sequncia de elaborao em: Anlise Orientada a Objetos Trabalho elaborado com o objetivo de aprimorar os conhecimentos pessoais.

Santa Luzia, 2013

Sumrio
1 Introduo...................................................................................2 2 Os Documentos............................................................................3
2.1 Oramento....................................................................................... 3 2.2 Contrato.......................................................................................... 3 2.3 Documento Viso.............................................................................. 3 2.4 Documento de Requisitos................................................................... 4 2.5 Projeto UML..................................................................................... 4

3 Concluso.................................................................................... 5 4 Licenciamento............................................................................. 6 Referncias.....................................................................................7

1 Introduo
Qualquer atividade profissional necessita de documentao e a Anlise de Sistemas no diferente, aqui est uma dica de documentos e sua sequncia de elaborao. A lgica mostra que: a) O cliente no contratar um trabalho sem saber o preo Oramento; b) Registrar o que foi acertado entre as partes evita desentendimentos futuros Contrato; c) Detalhes tcnicos do respaldo ao contrato e so uma tima orientao inicial para os profissionais envolvidos Documento viso; d) Garantir que no falte nenhuma funcionalidade primordial Documento de Requisitos; e) Qualquer construo tecnolgica necessita de um projeto Projeto UML;

2 Os Documentos
Uma documentao eficiente no necessita ser extensa mas deve conter todas as informaes que se fizerem necessrias. Vale lembrar que para cada um destes documentos aqui sugeridos existem inmeros modelos, disponveis, tanto na literatura especializada quanto na internet, o que pode facilitar em muito a sua elaborao. Outro ponto importantssimo a linguagem, que dever ser dirigida a leigos, cliente no tem obrigao de entender termos tcnicos.

2.1 Oramento
Embora seja corriqueiro este documento carece de ateno especial, existem alguns detalhes prprios do negcio em questo que no podem deixar de ser registrados. Se est registrado ento no h duvidas de que foi dito mas, por outro lado, s aquilo que est registrado que deve ser cumprido e nada mais.

2.2 Contrato
Profissionais das reas, tcnico/cientficas, no apreciam alguns detalhes da legislao mas um bom contrato garante proteo s partes envolvidas, em muitas das situaes comerciais mais comuns e que do sempre muita dor de cabea. Esse documento o indispensvel como respaldo ao oramento, pois detalha todos pontos.

2.3 Documento Viso


Uma descrio detalhada do trabalho a ser realizado, com: a sua abrangncia, o pessoal envolvido, as fontes de informaes disponveis na empresa contratante e as que forem efetivamente consulta-

das, a tecnologia utilizada na sua realizao, cronograma e outras mais que lhe sejam especficas.

2.4 Documento de Requisitos


Lista e descreve todos os requisitos funcionais e no funcionais do sistema, bem como suas restries. Lembrando que no final quando o cliente diz: No foi nada disto que eu pedi no h mais o que fazer, porm se estiver escrito no documento de requisitos em linguagem clara e assinado por ele, no h como negar. Mas o mais importante no obrigar o cliente a pagar algo e sim registrar o que o ele deseja para que fique satisfeito e futuramente retorne e ainda, traga outros bons clientes.

2.5 Projeto UML


Detalhamento na medida certa, sem excesso ou falta, descrio textual dos elementos dos diagramas sempre que se fizer necessrio. Um projeto bem elaborado garante aos desenvolvedores a certeza do que devem fazer e evita perdas de tempo.

3 Concluso
Aqui se v uma simples sequncia lgica que cobre o percurso desde o primeiro contato at a definio do produto. O Oramento inicia o registro e o faz de modo generalizado, em seguida o Contrato detalha o oramento e acrescenta os 'valores' legais, no prximo passo o Documento Viso inicia o processo tecnolgico de construo do produto e por fim o Projeto UML fornece todo o detalhamento tcnico para os executores.

4 Licenciamento
Este trabalho est licenciado nos termos da licena GNU_FDL sendo permitidos: Cpia, Criao de obras derivadas, redistribuio e uso comercial, desde que seja sob a mesma licena. Esta licena pode ser encontrada na internet, em sua forma original, no seguinte endereo: < http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html > ou na sua verso para a lngua portuguesa < http://www.gnu.org/licenses/licenses.pt-br.html>.

Contato: Sincero Zeferino Filho (OhEremita): e-mail: <oheremita@gmail.com> Facebook: <http://www.facebook.com/zeferinofilho > Pgina: <http://zeferinno.blogspot.com.br/ >

Referncias
CORREIA, Carlos Henrique. Anlise Orientada a Objetos. 2 edio. So Paulo: Editora Visual Books, 2006. SALOMO, Jorge Lages. Contrato de Prestao de Servios. 3 edio. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2005. Prestao de servio: <http://www.sebrae.com.br/>.

Вам также может понравиться