Вы находитесь на странице: 1из 13

Simulado 130

Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

9 semanas! Elaborao das Questes: Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo ANP (novamente)! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS

A respeito das regras gramaticais, avalie o prximo item. 1 Os vocbulos pases e reas so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. A tecnologia passou a dominar no apenas o comrcio, as cidades, a vida cotidiana e 4 a intimidade do homem, mas foi alm: transformou-se na linguagem do mundo contemporneo, nossa mediao universal. Como sistema universal, a Histria da mesma 7 maneira que as cincias, as artes e a poltica vista da mesma perspectiva, isto , por meio de um conjunto de regras de conhecimentos, geralmente quantificados, que valem de 10 forma diferenciada para todas as dimenses do real. impossvel despojar o mundo das suas ambiguidades, paradoxos e enigmas, e domin-lo plenamente por meio da racionalidade 13 tcnica e de forma sistemtica. Em vez de habitar o mundo, acolh-lo, viver no meio dos acontecimentos, o homem moderno tem a pretenso de domin-lo pela tcnica. Mas ele no se 16 d conta de que essa pretenso o que o transforma no escravo moderno: dominado por causas exteriores, o homem perde a prudncia e age como qualquer ser passional, isto , tudo 19 o que ele faz s faz porque levado pelos acontecimentos.
Russell A. Mittermeyer. Um planeta febril. In: Isto, 23/12/2009, p. 117 (com adaptaes).
1

Considerando o uso das estruturas lingusticas no texto, julgue os prximos itens. 2 A expresso da mesma maneira (l.5) estabelece uma comparao entre o sistema universal (l.4-5) e o conjunto de regras de conhecimentos (l.7). 3 A expresso por meio de (l.6-7) e o vocbulo pela (l.15) atribuem a ideia de instrumento, respectivamente, a um conjunto de regras (l.7) e a tcnica (l.15). 4 Os pronomes em domin-lo (l.11) e em o transforma (l.16) referem-se a mundo, respectivamente, nas linhas 10 e 13. 5 Na linha 12, a repetio da preposio de, que precede racionalidade tcnica e forma sistemtica, indica que se trata de dois complementos para a expresso por meio. 6 A preposio de, em dos acontecimentos (l.13 -14), corresponde preposio a e por ela pode ser substituda, sem prejudicar a correo e a coerncia do texto.

A respeito de aspectos lingusticos do texto, julgue os itens abaixo. 7 No pedido de desculpa pelos erros (v.3), o autor da carta comete o seguinte erro: emprego da forma verbal desculpes, em vez de desculpe. 8 Os termos Porque (v.2) e Porm (v.7) estabelecem, nos respectivos trechos, semelhantes relaes de sentido.

9 No verso 5, os vocbulos Talvez e at expressam circunstncias de tempo. 10 Trata-se de texto potico, no qual o autor se dirige a uma pessoa determinada, do sexo feminino, como se pode determinar pelo texto. Julgue os itens seguintes, acerca de correspondncias oficiais 11 O email, devido ao seu baixo custo e sua rapidez, , hoje, a principal forma de comunicao para a transmisso de documentos. Entretanto, a mensagem de correio eletrnico s adquire valor documental, ou seja, s aceita como documento original, aps seu remetente encaminh-la ao destinatrio, no formato convencional, por meio de mensageiro ou dos Correios. 12 Se um servidor pblico tiver de encaminhar um documento para um superior hierrquico da mesma instituio em que trabalhe, ele dever fazer uso de um memorando, no qual dever identificar o destinatrio pelo cargo e empregar o fecho Respeitosamente. 13 Uma servidora pblica que queira justificar ao setor de compras do rgo em que trabalhe a necessidade de adquirir equipamentos de informtica dever fazer uso de uma exposio de motivos. 14 Quanto a sua forma, aviso e ofcio seguem o modelo do padro ofcio, com acrscimo do vocativo, que invoca o destinatrio, seguido de vrgula. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 No stio web google.com.br, se for realizada busca por "memrias pstumas" - com aspas delimitando a expresso memrias pstumas -, o Google ir realizar busca por pginas da Web que contenham a palavra memrias ou a palavra pstumas, mas no necessariamente a expresso exata memrias pstumas. Mas se a expresso memrias pstumas no foi delimitada por aspas, ento o Google ir buscar apenas as pginas que contenham exatamente a expresso memrias pstumas. 16 Em uma clula do Excel, no possvel inserir link a um arquivo na Internet. 17 Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. 18 O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at relgios de pulso, passando por vrias arquiteturas e dispositivos. 19 A ferramenta denominada Telnet foi desenvolvida com as caractersticas de uma aplicao cliente/servidor. 20 prefervel encaminhar e-mails com arquivos PDF anexos a faz-lo com arquivos .DOC, para garantir a segurana dos dados. A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 A atual poltica externa brasileira muito marcada por um anacrnico terceiromundismo, dizem seus crticos, estribados no fato de que o pas se omite sistematicamente das discusses em foros multilaterais, como a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). 22 Israel um dos protagonistas das tenses no Oriente Mdio. A deposio do presidente Benjamin Netanyahu, realizada por seus opositores, deu incio a uma guerra civil no pas.

23 O presidente do Egito, Muammar Kadafi, um dos ditadores que ainda resiste onda de revolues da Primavera rabe. 24 A Primavera rabe provocou mudanas histricas surpreendentes, como a depoiso do presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad. 25 A energia termonuclear produzida em regies com poucos recursos hidrogrficos, mas com elevadas reservas de leo, carvo ou gs natural, cuja queima resulta na produo de vapor de gua a ser utilizado na movimentao das ps das turbinas das usinas termonucleares. Para isso, o governo brasileiro, em cooperao com o governo alemo, tem investido na instalao de usinas termonucleares na regio Nordeste, como forma de suplantar a dependncia energtica do pas ao petrleo. Nas ltimas semanas, muito se tem falado sobre a reduo nas taxas de juros anunciada por bancos pblicos brasileiros. Entretanto, conforme destaca uma associao de consumidores, no to simples assim se beneficiar das novas taxas. A associao foi conferir se, de fato, o consumidor consegue ter acesso a taxas mais baixas. A concluso foi que, em vrias linhas anunciadas, a diferena ainda no pode ser verificada pelo consumidor e ainda difcil encontrar informaes a respeito de como se beneficiar da reduo.
Reduo dos juros anunciada pelos bancos pblicos para poucos. Internet: <wwwjj.telecheque.com.br> (com adaptaes).

Ciente da situao apresentada no texto acima, um jornalista apresentou o seguinte argumento, em uma reportagem sobre esse assunto: P1 : O consumidor somente ter acesso a taxas mais baixas para financiar a compra de veculo se possuir histrico de pagamentos em dia, possuir conta no banco e dispuser de alto valor para a entrada, e se o prazo do financiamento for curto. P2 : Se o consumidor possuir histrico de pagamentos em dia e conta no banco, ento ele ter disciplina para poupar. P3 : Se o consumidor tiver disciplina para poupar, ento ele no precisar financiar o veculo. P4 : Se o prazo do financiamento for curto e o consumidor dispuser de alto valor para a entrada, ento este no precisar financiar o veculo. Concluso: Se o consumidor no precisa financiar o veculo, ento ele tem acesso a taxas mais baixas para financiamento. Considerando as informaes apresentadas, julgue os itens que se seguem. 26 A premissa P1 pode ser simbolicamente representada por A<->[BvC], em que A, B e C sejam proposies adequadamente escolhidas e os smbolos <-> e v representem, respectivamente, a bicondicional e a conjuno. 27 O argumento do jornalista um argumento vlido, no sentido da lgica proposicional. 28 A concluso do argumento do jornalista tambm pode ser expressa da seguinte forma: Quem no precisa financiar o automvel tem acesso a taxas mais baixas para financiamento. 29 O departamento de vendas de uma empresa possui 10 funcionrios, sendo 4 homens e 6 mulheres. Existem mais de 100 maneiras para se formar uma equipe de vendas de 3 funcionrios, havendo na equipe pelo menos um homem e pelo menos uma mulher. 30 Seja uma matriz quadrada 4 por 4. Se multiplicarmos os elementos da segunda linha da matriz por 2 e dividirmos os elementos da terceira linha da matriz por 3, o determinante da matriz fica multiplicado por 3/2.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A descentralizao poltica ocorre quando os entes descentralizados exercem atribuies prprias que no decorrem do ente central. Sendo os estados-membros da Federao tais entes e, no Brasil, tambm os municpios, a descentralizao poltica possui os mesmos entes da descentralizao administrativa. 32 Para o exerccio do controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio, foi criado o Conselho Nacional de Justia, que substituiu o Tribunal de Contas da Unio nesse papel. 33 Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. 34 A exonerao no se caracteriza como uma penalidade administrativa disciplinar aplicvel aos servidores pblicos. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais no tm aplicao imediata e carecem de lei regulamentadora. 36 O indivduo cuja naturalizao for cancelada por sentena transitada em julgado volta condio de estrangeiro, no podendo mais alistar-se como eleitor nem eleger-se em razo da perda da nacionalidade brasileira. 37 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia. 38 O pluralismo poltico que fundamenta a Repblica Federativa do Brasil conceito relacionado exclusivamente ao pluralismo partidrio. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 A conduta culposa poder ser punida ainda que sem previso expressa na lei. 40 O funcionrio que patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se de sua qualidade, comete o crime de trfico de influncia. 41 O emprego de arma de brinquedo qualifica o roubo, de acordo com Smula do Superior Tribunal de Justia. 42 A lei penal que beneficia o agente no apenas retroage para alcanar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como tambm, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigncia.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Determinada organizao criminosa voltada para a prtica do trfico de armas de fogo esperava um grande carregamento de armas para dia e local previamente determinados. Durante a investigao policial dessa organizao criminosa, a autoridade policial recebeu informaes seguras de que parte do bando estava reunida em um bar e receberia o dinheiro com o qual pagaria o carregamento das armas, repassando, ainda no local, grande quantidade de droga em troca do dinheiro. Mantido o local sob observao, decidiu a autoridade policial retardar a priso dos integrantes que estavam no bar de posse da droga, para que os policiais pudessem segui-los, identificar o fornecedor das armas e, enfim, prend-los em flagrante. Nessa situao, no obstante as regras previstas no Cdigo de Processo Penal, so vlidas as diligncias policiais e as eventuais prises, em face da denominada ao controlada, prevista na lei do crime organizado. 44 Em face de crime de ao penal privada, cabvel a decretao de priso preventiva. 45 O vcio de legalidade falta de atribuio da vtima para a lavratura do flagrante , no inqurito policial, contaminaria o processo posteriormente instaurado, no servindo o inqurito sequer como pea de informao. 46 Preclusa a deciso de desentranhamento da prova declarada inadmissvel, esta ser inutilizada por deciso judicial, facultado s partes acompanhar o incidente. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 O transporte de numerrio em montante superior a vinte mil Ufir, para suprimento ou recolhimento do movimento dirio dos estabelecimentos financeiros, ser obrigatoriamente efetuado em veculo especial de empresa especializada. 48 O oferecimento da substncia entorpecente Cannabis sativa L. (popularmente conhecida como maconha) a outrem sem objetivo de lucro e para consumo conjunto constitui conduta equiparada ao crime de trfico de drogas (art. 33, 3, da Lei 11.343/2006) punido com pena de deteno seis meses a um ano, pagamento de 700 (setecentos) a 1.500(mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuzo das penas de advertncia, prestao de servios comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. 49 A responsabilidade das pessoas jurdicas exclui a das pessoas fsicas, autoras, coautoras ou partcipes do mesmo fato. 50 No se aplica a lei de tortura se do fato definido como crime de tortura resultar a morte da vtima.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

O grfico acima mostra a variao de concentrao do reagente A, que se decompe conforme A -> P, pelo valor de kt, onde k a constante da lei da velocidade e t o tempo. A respeito dele, julgue os prximos itens. 51 O comportamento tpico de reao de segunda ordem. 52 A curva acima apresenta um valor de k maior. 53 Com base neste grfico apenas pode-se determinar visualmente o valor de k para a reao. 54 Uma forma de descrever o consumo de A seria 55 A meia-vida para esta reao dada por [A]0/2k. .

Com base no grfico acima, que mostra a energia potencial pelo progresso de reao, avalie os prximos itens. 56 A reao endotrmica. 57 Pode-se afirmar que a reao irreversvel. 58 A barreira de potencial no grfico um dos parmetros de Arrhenius.

59 No pico de energia potencial do grfico temos o estado de transio. 60 A energia de ativao a energia cintica mxima que os reagentes devem ter para formar os produtos. Quanto qumica dos elementos, avalie os itens. 61 A entalpia de ligao H-H alta (436 kJ/mol). Logo, as reaes com hidrognio so geralmente rpidas. 62 Em grandes quantidades, o hidrognio pode ser preparado pela reduo do metano na presena de vapor a 1100C. 63 Os gases nobres mais pesados reagem mais facilmente que os mais leves. 64 Os compostos mais comuns de gases nobres so os fluoretos de xennio. 65 Os halognios so bons agentes de reduo. 66 Cada halognio o elemento mais eletronegativo em seu perodo. 67 A gua oxidada mais facilmente do que o flor, logo o F 2 no pode ser preparado por eletrlise de uma soluo de sal. 68 O HF tem um baixo ponto de ebulio em virtude das fortes ligaes de H no lquido. 69 Quanto maior o halognio, mais compostos inter-halognios ele pode formar (por exemplo, ClF5 e BrF7 no so conhecidos). 70 A fora do cido aumenta medida que o estado de oxidao do halognio diminui. A respeito dos conceitos de isomeria tica em qumica orgnica, julgue os itens. 71 Qualquer molcula que gira o plano da luz polarizada dito ser opticamente ativa. 72 Se a molcula superponvel na sua imagem especular a substncia no gira o plano da luz polarizada, e ela ento opticamente inativa. 73 Quando a luz plano polarizada passada atravs de uma soluo contendo uma substncia quiral h uma interao diastereoisomrica. 74 Se as molculas quirais so todas de mesma configurao, ou um enantimero est em excesso, o plano da luz polarizada no ser girado em relao ao plano original. 75 Um enantimero com uma rotao positiva algumas vezes descrito como D. A respeito das reaes de substituio eletroflica aromtica, julgue os itens. 76 O bromo ativador e orienta em meta. 77 Sempre os orientadores orto e para e ativantes so os que governam na reao de substituio eletroflica quando o anel possuir dois ou mais substituintes diferentes. 78 O benzeno reage lentamente com HNO3 concentrado a quente. A reao mais rpida se realizada pelo aquecimento do benzeno com uma mistura de HNO 3 concentrado e H2SO4 concentrado. 79 O trinitrobenzeno formado rapidamente caso no se pare a reao de nitrao.

80 O eletrfilo na alquilao de um anel benznico um carboction formado pela reao de um haleto de alquilo com o cloreto de alumnio, que atua como catalisador. Observe as reaes abaixo e com bases nestas, julgue os itens subsequentes.

81 O composto A um ter. 82 O produto da reao 1 um -cetoster. 83 O uso de uma base mais forte que o etxido de sdio, como NaOH, na reao levaria a um melhor rendimento. 84 O composto A o acetato de propila. 85 A reao uma reao de condensao de Dieckmann. 86 No composto C, se R e R so grupos metil, o composto uma cetona. 87 No composto D, se R diferente de R o composto quiral. 88 A reao 2 conduzida em condies cidas. 89 A reao 2 ocorre na superfcie do metal, que usado como substrato. 90 A reao 2 uma reduo de Clemmensen. A respeito dos mtodos gravimtricos de anlise, julgue os itens. 91 A dimetilglioxima precipita Fe(II) em NH3 ou tampo acetato. 92 A formao dos precipitados pode se dar por nucleao ou crescimento de cristais. 93 Precipitados cristalinos so os menos favorveis para fins de anlise gravimtrica. 94 Precipitados pulvurelentos so densos e sedimentam rapidamente. s vezes, eles apresentam dificuldades filtrao, pois a presena de pequenos cristais obriga o uso de filtros com poros pequenos e de filtrao lenta. 95 Precipitados glumosos, como o AgClO, resultam da floculao de coloides hidrfobos. Eles so bastante densos, pois arrastam pouca gua.

Com respeito aos conceitos da cromatografia gasosa, julgue os itens. 96 uma qualidade desejvel para um injetor a injeo de amostra para dentro da fase mvel sem disperso da amostra ou tailing e evitar difuso de componentes da amostra na fase mvel. 97 A injeo on-column (OCI) ideal para injees em altas temperaturas. 98 A temperatura do injetor deve ser suficientemente elevada para que a amostra vaporize imediatamente, mas sem decomposio. Via de regra, usa-se uma temperatura 50 , abaixo da temperatura de ebulio do composto menos voltil. 99 uma vantagem do injetor split/splitless a preveno de introduo de compostos no volteis da amostra. 100 A injeo splitless usada para amostras com concentraes mais altas. A respeito dos conceitos relacionados validao dos mtodos analticos, julgue os itens. 101 A preciso, definida como a concordncia entre o valor real do analito na amostra e o estimado pelo processo analtico, constitui a chave para o propsito da validao. 102 O processo de avaliao por meio de MRC consiste em analisar nmero suficiente de replicatas desse material e comparar os resultados obtidos com o valor certificado. Entretanto, o alto custo do MRC e a abrangncia limitada de matrizes e analitos restringem seu uso. 103 No processo de validao em estudos colaborativos usa-se a anlise de varincia (ANOVA), que determina a existncia de diferenas significativas entre os valores obtidos pelos laboratrios envolvidos. 104 O ensaio de recuperao constitui o mtodo mais utilizado para validao de processos analticos. A recuperao est relacionada com a exatido, pois reflete a quantidade de determinado analito, recuperado no processo, em relao quantidade real presente na amostra. 105 O parmetro que avalia a proximidade entre vrias medidas efetuadas na mesma amostra a exatido do processo analtico.

10

Nos itens a seguir, julgue como correto quando o espectro de IV mostrado for coerente com a classe de composto sugerida.

106 Cloreto de cido.

107 Aromtico.

108 Amida

109 Alcano.

11

110 Amina No que se refere s definies trazidas pela Lei 6360/76, avalie os itens. 111 Desinfetantes e corantes so saneantes domissanitrios. 112 Desinfetantes so destinados a destruir, indiscriminada ou seletivamente, microorganismos, quando aplicados em pessoas, objetos inanimados ou ambientes. 113 Rtulo a identificao impressa ou litografada, bem como os dizeres pintados ou gravados a fogo, presso ou decalco, aplicados diretamente sobre recipientes, vasilhames, invlucros, envoltrios, cartuchos ou qualquer outro protetor de embalagem. 114 Embalagem o invlucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, removvel ou no, destinada a cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou no, os produtos. 115 O registro a inscrio, em livro prprio aps o despacho concessivo do dirigente do rgo do Ministrio da Sade, sob nmero de ordem, dos produtos de que trata esta Lei, com a indicao do nome, fabricante, da procedncia, finalidade e dos outros elementos que os caracterizem. A respeito do Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, avalie os itens. 116 O transporte do bem ou produto dar-se- por empresas regularizadas no Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, quanto a Autorizao de Funcionamento, Autorizao Especial de Funcionamento e licena sanitria, para a respectiva atividade e classe de produto. 117 A armazenagem do bem ou produto dar-se- por empresas regularizadas no Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, quanto a Autorizao de Funcionamento, Autorizao Especial de Funcionamento e licena sanitria, para a respectiva atividade e classe de produto. 118 A apreenso de amostras para efeito de anlise, fiscal ou de controle, ser acompanhada de Termo de Apreenso. 119 Os bens ou produtos sujeitar-se-o anlise de controle ou fiscal mediante colheita de amostras sempre que a autoridade sanitria entender necessrio, quando for obrigatria ou por suspeita de contrariedade legislao sanitria. 120 Pode-se excetuar a determinao do item anterior quando a quantidade for muito pequena e o produto seja de pessoa fsica.

12

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/
Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

13

Вам также может понравиться