Вы находитесь на странице: 1из 9

Tecido Nervoso

1 2

O tecido nervoso distribudo pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicaes, que constitui o Sistema Nervoso.

O Sistema Nervoso dividido em 2 partes (observar esquema ao lado):


1 Sistema Nervoso Central (SNC):

constitudo pelo encfalo e medula espinhal.


2 Sistema Nervoso Perifrico (SNP):

constitudo pelos nervos e gnglios nervosos.

Dessa forma, as principais funes do Sistema Nervoso so: 1. Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informaes geradas pelos estmulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecnica e modificaes qumicas do ambiente externo e interno; 2. Organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funes do organismo, entre as quais as funes motoras, viscerais, endcrinas e psquicas. Para realizar estas funes, h necessidade de clulas especializadas em receber e transmitir informaes dos estmulos do meio (interno e externo) no tecido nervoso.

Estas clulas so os NEURNIOS !

Os NEURNIOS constituem a unidade estrutural e funcional do Sistema Nervoso, possibilitando ao organismo a execuo de respostas adequadas ao estmulo recebido.

O esquema acima representa um NEURNIO, que uma clula composta de um CORPO CELULAR ou PERICRIO e de prolongamentos celulares que podem ser subdivididos em DENDRITOS e AXNIOS.

O axnio de cada neurnio possui uma bainha envoltria (sintetizada por clulas que o envolvem) e este conjunto recebe o nome de fibra nervosa.

Axnio + bainha envoltria = FIBRA NERVOSA

Grupos de fibras nervosas formam os feixes do Sistema Nervoso Central (SNC) e os nervos do Sistema Nervoso Perifrico (SNP)

H 2 tipos de fibras nervosas: AMIELNICAS: so axnios de pequeno dimetro envolvidos por uma nica dobra concntrica da membrana da clula envoltria.

Clula envoltria

Axnio em corte transversal

MIELNICAS: so axnios de pequeno dimetro envolvidos por mltiplas dobras concntricas da membrana da clula envoltria.

A bainha lipoprotica que envolve as Fibras Mielnicas denominada: BAINHA DE MIELINA.


ncleo

Bainha de Mielina (Interndulo)

Ndulo de Ranvier

clula envoltria

Axnio

A bainha de mielina descontnua, ou seja, interrompida em intervalos regulares, formando os Ndulos de Ranvier. O intervalo entre dois ndulos denominado Interndulo e corresponde a um cilindro de bainha de mielina.

Os neurnios se associam como uma rede e formam circuitos complexos que podem gerar, receber, processar e transmitir informaes. Em geral, as informaes so recebidas ao nvel dos dendritos e do corpo celular e so, imediatamente, transmitidas pelo axnio.

Estmulos nos Dendritos dos axnios

Geram um IMPULSO NERVOSO

Essa transmisso ocorre em e segue pelo Axnio do neurnio. grande velocidade e em um curto espao de tempo.

IMPULSO NERVOSO transmitido para o Corpo Celular

Os dendritos dos neurnios so ramificados porque funcionam como uma antena parablica, que capta as informaes. J o axnio, por ser um prolongamento longo e nico, funciona como ofio condutor, que transmite toda a informao captada. A transmisso dessa informao no axnio dos neurnios assemelha-se a uma corrente eltrica passando ao longo de um fio condutor.

O fenmeno da transmisso do IMPULSO NERVOSO deve-se propriedade de condutibilidade dos neurnios, explicada abaixo.
membrana polarizada

+ +_ +_ +_ +_+_+ __ _+ _+ _+

despolarizao

++----+++++ ---+++-----Impulso nervoso

Quando o axnio est em repouso, h uma diferena de potencial entre a superfcie externa e a superfcie interna de sua membrana plasmtica, ou seja, carga positiva no exterior e carga negativa no interior. Desta forma, a membrana est polarizada. Na passagem do Impulso Nervoso pelo axnio, ocorre a migrao de Sdio (Na) para o interior e uma migrao de potssio (K) para o exterior do axnio. Neste local, a membrana muda sua polaridade, isto , ela despolariza (carga negativa no exterior e positiva no interior).

O fenmeno da transmisso do IMPULSO NERVOSO deve-se propriedade de condutibilidade dos neurnios, explicada abaixo.

+_ +_ +_ +_ +_+_+ _ _+ _+ _+

repolarizao

++++++---++ ---------+++Impulso nervoso

Quando o axnio est em repouso, h uma diferena de potencial entre a superfcie externa e a superfcie interna de sua membrana plasmtica, ou seja, carga positiva no exterior e carga negativa no interior. Desta forma, a membrana est polarizada. Na passagem do Impulso Nervoso pelo axnio, ocorre a migrao de Sdio (Na) para o interior e uma migrao de potssio (K) para o exterior do axnio. Neste local, a membrana muda sua polaridade, isto , ela despolariza (carga negativa no exterior e positiva no interior).

A comunicao entre os neurnios feita por meio das SINAPSES, que o contato funcional entre duas clulas nervosas. O impulso passa pela sinapse por meio de substncias neurotransmissoras e continua sendo propagado para o neurnio seguinte por meio da despolarizao da membrana.

Nas fibras mielnicas, devido presena da bainha de mielina, a propagao do impulso no contnua como nas fibras amielnicas. Ao invs disso, a conduo do impulso nervoso ocorre somente na regio dos Ndulos de Ranvier porque a mielina funciona como um isolante. Desta forma, o impulso nervoso salta de um ndulo para outro com grande rapidez. Resumindo: FIBRAS MIELNICAS - conduo saltatria do impulso nervoso. FIBRAS AMIELINCAS conduo contnua do impulso nervoso.

Axnio de um neurnio estimulado

Bainha de mielina Ndulo de Ranvier

Microtbulos do citoesqueleto

O tecido nervoso no formado apenas por neurnios. Ele tambm constitudo por outras clulas denominadas NEURGLIA ou CLULAS DA GLIA. Na neurglia, presente no SNC, distinguem-se os seguintes tipos celulares: Macrglia Micrglia Clulas ependimrias Estudaremos agora as principais caractersticas e funes de cada uma dessas clulas gliais. Astrcitos Oligodendrcitos

Astrcitos Estas dilataes so denominadas Ps Vasculares


e so responsveis pelo transporte de substncias do sangue (tais como nutrientes) para os neurnios. realizam a nutrio e proteo

Oligodendrcitos
Nas fibras mielnicas do Sistema Nervoso Central (SNC), os oligodendrcitos produzem a BAINHA DE MIELINA..

Micrglia
Ela faz fagocitose de substncias estranhas e de microrganismos patognicos que invadem o sistema nervoso.

Estas clulas esto dispostas em arranjo epitelial, revestindo as cavidades do encfalo e da medula espinhal. Elas esto em contato direto com o lquido cefalorraquidiano encontrado nessas cavidades.

Como j sabemos que o TECIDO NERVOSO constitudo por dois componentes principais neurnios e neurglia (clulas da glia) vamos aprender agora como os componentes deste tecido esto dispostos nos rgos do SISTEMA NERVOSO.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) No encfalo e na medula espinhal h uma certa segregao entre os corpos celulares dos neurnios e os seus prolongamentos, fazendo com que haja duas pores distintas: a substncia branca e a substncia cinzenta.
SUBSTNCIA CINZENTA: assim chamada porque mostra esta colorao quando observada a olho nu. Formada principalmente por corpos celulares dos neurnios e clulas da glia. SUBSTNCIA BRANCA: Seu nome origina-se da presena de grande quantidade de mielina, que tem cor esbranquiada. formada pelo axnio dos neurnios (fibras nervosas) e clulas da glia.
Hyperlink: Segregao = separao

Esquema e fotomicrografias da medula espinhal (corte transversal)


Na medula espinhal, a substncia branca localiza-se externamente e a cinzenta internamente, como pode ser observado no esquema ao lado.

Substncia Branca: -fibras mielnicas -oligodendrcitos -astrcitos fibrosos -micrglia

clulas ependimrias canal central da medula

Colorao: HE = Hematoxilina-Eosina

Substncia Cinzenta: -corpos celulares -fibras amielnicas -astrcitos protoplasm. -oligodendrcitos -micrglia

Detalhes da substncia cinzenta da medula espinhal (corte transversal)

B
Nas figuras A, B e C observe os corpos celulares dos neurnios (seta preta) e as pequenas clulas da glia (seta amarela). Observe o ncleo do neurnio na figura B (seta vervelha). Nas fig. A e B, a regio de cor rsea entre as clulas representa os dendritos dos neurnios e os prolongamentos das clulas da glia , visualizados na fig. C (seta verde).

Fig. A e B: Colorao HE = Hematoxilina-Eosina Fig. C: Colorao

Detalhes da substncia branca da medula espinhal (corte transversal)

A
Fig. A: Colorao HE = Hematoxilina-Eosina

B
Fig. B: Colorao

Nas figuras A e B, observe o axnio dos neurnios (fibra nervosa) em corte transversal (seta azul), o qual representado por um crculo rosa no centro de um crculo claro, sem colorao, que a bainha de mielina (seta amarela) envolvendo o axnio.

A disposio da substncia branca e cinzenta varia conforme a parte do sistema nervoso central considerada. No cerebelo, por exemplo, a substncia cinzenta forma uma camada superficial externa (crtex) e envolve um eixo central de substncia branca.

Substncia Cinzenta

Colorao HE = Hematoxilina-Eosina

Substncia Branca

Cerebelo
O crtex do cerebelo (substncia cinzenta) possui 3 camadas: 1- camada granulosa: contm os menores neurnios do corpo humano. 2- camada de clulas de Purkinje: 1 fileira de neurnios muito grandes. 3- camada molecular: contm muitas fibras nervosas amielnicas.

1 2 3
Substncia Branca

Colorao HE = Hematoxilina-Eosina

Como no cerebelo, o crebro contm uma camada mais externa (crtex) de substncia cinzenta e uma parte central de substncia branca, na qual esto presentes alguns aglomerados de substncia cinzenta. Devido sua importncia vital para o organismo, o Sistema Nervoso Central deve estar alojado e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas MENINGES. 1 2

MENINGES
Elas so formadas por trs camadas: 1. Dura-mter 2. Aracnide 3. Pia-mter
3

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO (SNP)

Os neurnios no esto localizados somente no encfalo e medula espinhal, eles tambm podem estar acumulados fora do Sistema Nervoso Central, formando os gnglios nervosos. Alm disso, no Sistema Nervoso Perifrico as fibras nervosas (axnios dos neurnios) agrupam-se em feixes, formando os nervos.

Nervos Sensoriais e Motores


A estrutura histolgica do nervo est representada no esquema ao lado.

H uma cpsula de tecido conjuntivo denso, que envolve externamente os feixes de fibras nervosas, denominada Epineuro. Cada um dos feixes envolto Por uma bainha de vrias camadas de clulas justapostas e achatadas, denominada Perineuro. Entre as fibras nervosas h uma rede de fibras (matriz extracelular) denominada Endoneuro.

A funo do perineuro formar uma barreira passagem de substncias nocivas e microrganismos patognicos para as fibras nervosas devido sua constituio histolgica.
epineuro

Perineuro
representado pelo contorno bem corado ao redor do feixe de fibras nervosas

feixes de fibras nervosas

Colorao: HE

Вам также может понравиться