Вы находитесь на странице: 1из 4

Nome:no Nr: 14 Turma: 01 12.

classe

Disciplina: Educao Fsica

Tema: Ginstica

Discente: Alexandre Flix

Escola Secundria Emlia Dasse

Inhambane, Maro de 2013

Introduo
Na esfera da disciplina de Educao Fsica, dado exposto que realizasse este trabalho acerca do historial da ginstica. O resultado deste trabalho fruto de um cruzamento de manuais encontrados na biblioteca online e presencial. O objectivo deste trabalho apresentar a Historia da Ginstica no superficialmente, mas sim como poucos a viro, a fundo, relatando a sua histria como tal de forma bsica relatando sua evoluo desde a antiguidade at a era contempornea.

Evoluo Histrica da Ginstica


Definio Ginstica uma actividade integrada por um sistema de exerccios fsicos, especialmente escolhidos, que requerem fora, flexibilidade e agilidade. (portalsaofrancisco.com.br: 26/03/2013) Ginstica a disciplina que visa desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo atraves de rotinas de exerccios fsicos. (en.wikipedia.org: 26/03/2013) A Ginstica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no incio do sculo XIX e desenvolvendo-se rapidamente at ao nvel que conhecemos hoje. No entanto, ela j existia na antiguidade, onde a exercitao do corpo foi desenvolvida devido s constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exerccios eram praticados com objectivos militares. (neefeb23vizela.no.sapo.pt: 26/03/2013)

A palavra ginstica vem do grego "Gymnastike" e significa a arte ou o acto de exercitar o corpo de forma a fortific-lo e dar-lhe agilidade. O seu incio data de tempos muito antigos, desde 2300 a.C., no Egipto. Nos mais antigos monumentos Egpcios foram gravadas em baixo relevo gravuras da vida da poca e, algumas delas retratam exerccios indiscutivelmente acrobticos. Pinturas em jarras, nforas e cermicas na antiga Grcia mostram exerccios acrobticos dos mais antigos movimentos h

milhares de anos, onde ginstica, em Grego, significa "execuo despida", mas tal
2

tradio no foi mantida, tal como em Roma antiga, onde todos os actores tinham o seu reportrio de exerccios acrobticos. Segundo Ferreira (2010: 06) alguns historiadores referem-se tambm China, onde se supe que a modalidade tenha aparecido h mais de dois mil anos, relacionada com todo o tipo de trabalho produtivo, mas era impedida de ser apresentada em actuaes, pois a classe feudal menosprezava esse tipo de entretenimento, e ao Mxico como bero do desenvolvimento da Ginstica.

Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginstica como actividade desportiva e no apenas como forma de treino militar. No Imprio Romano e durante toda a Idade Mdia, os exerccios fsicos ficaram restritos funo militar, a includos caa e os torneios. S com o Renascimento os exerccios fsicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior. De acordo com Herholz (2001: 43) desde tempos remotos tambm se iniciaram as competies em todo mundo civilizado, dentre elas as olimpadas gregas realizadas durante quase 12 sculos (776 a.c.-393 d.C.). Mas a ginstica moderna surgiu no sculo XVIII com Johann-Cristoph Guts Muths (1759-1839), autor alemo de Gymnastik fur Jugend, publicado em 1793 e Francisco Amros Y Ondeano (1769-1849), espanhol naturalizado francs que fundou uma escola de ginstica em Grenelle.

O nome que mais se destaca na histria da formao da ginstica moderna como mencionada anteriormente foi a do alemo Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph-Jahn

(1778-1852), grande nacionalista alemo considerado o pai da ginstica, responsvel pela propagao da ginstica em aparelhos pelo mundo inteiro que inventou o termo turnen, para designar a prtica da ginstica na Alemanha. Segundo o site da Confederao Brasileira de Ginstica (CBG), citado por Ferreira (2010: 08), as primeiras competies mundiais datam de 1973, aquando da fundao da Federao Internacional de Desportos Acrobticos (IFSA), passando a fazer parte do Programa dos Jogos Mundiais. Em 1978 havia 54 pases filiados, e foi necessria a dissoluo da IFSA para que a Ginstica Acrobtica passasse a fazer parte da Federao de Ginstica Internacional (FIG).

Por seu turno Saur (1956: 103) foi na Sua, em 1832, que se formou a primeira Federao de Ginstica. Nesse mesmo ano foi organizada a primeira grande Festa Gmnica Federal (Turnfest) em Aarau, que desde ento se repete todos os anos. A partir deste evento, o desenvolvimento e crescimento da ginstica foi enorme.

Concluso
Ao trmino deste trabalho conclui que a parte terica deste trabalho permitiu desenvolver as minhas competncias individuais sobre a ginstica para a componente prtica. Na pr-historia o ideal de ginstica sobreposto a sobrevivncia. Foi na Grcia que nasceu o ideal para a ginstica do belo, porem o sentido de ginstica nesta altura revela a origem epistemolgica do termo cujo objectivo central passara por uma preparao fsica para as lutas por parte dos guerreiros como forma de aquecimento. Foi na Sua, em no sculo XIX que se cria a instituio que gere actualmente esta modalidade empregue em diversos sectores como no caso do crculo apresentando ento diversas tipologias.

Bibliografia
DIEM, Liselott (autor); SCHOLTZMETHNER, R (coaut.). Ginstica escolar especial. Rio de Janeiro: Entrelivros, 1978. FERREIRA, Cristina M., Ginstica Acrobtica, Escola Secundaria de Avelar Brotero, So Paulo, 2010/2011, 28 pp. SAUR, Erica. Ginstica educacional moderna. [SoPaulo]: [s.n.], 1956. 103p HERHOLZ, Eckhard e Linder, Reinhard. A Long Day for the Women as Well. Washington. GymMedia. 2009

Internet http://en.wikipedia.org/wiki/Acrobatic_gymnastics#History http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-acrobatica.php


4

Вам также может понравиться