Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS HISTRIA DAS AMRICAS E DO BRASIL II

Maria Edna Nogueira

FORTALEZA 2006

No embate de posio sobre a nomenclatura da Terra Braslica mostre as concepes dos cronistas dos sculos XVI e XVII sobre a nova terra. (...)Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos
nas mos, e suas setas.(...) Somente arremessou-lhe um barrete vermelho e uma carapua de linho que levava na cabea, e um sombreiro preto. E um deles lhe arremessou um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como de papagaio. E outro lhe deu um ramal grande de continhas brancas, midas que querem parecer de aljfar, as quais peas creio que o Capito manda a Vossa Alteza. ( A Carta de Pero Vaz de caminha 14 parag.)

Os primeiros relatos sobre as novas terras foram feitos por Pero Vaz de Caminha em sua carta ao Rei de Portugal, Dom Manuel I. Descreviam de forma superficial, caractersticas do clima, da geografia, fauna, flora e dos gentis (relatando a aparecia fsica, alguns dos hbitos visveis a primeiras observaes e sua amabilidade extica) que ali se encontravam e os primeiro contato que tiveram com eles.
(...) Assim, Senhor, a inocncia desta gente tal que a de Ado no seria maior -com respeito ao pudor. ( A Carta de Pero Vaz de caminha 94 parag.)

Pero Vaz descreve a terra denominada inicialmente de Terra de Vera Cruz como um paraso terrestre de clima agradvel e de belezas exuberantes, onde eram povoados por seres que necessitava da salvao crista e que eles (os portugueses) tinha essa misso divina. Esses relatos tinham como objetivo informar a Coroa Portuguesa de um panorama do novo mundo, principalmente o potencial mercantil da nova terra e, sobretudo a possibilidade de expanso do cristianismo. Os conceitos observados da nomenclatura da nova terra refletiam contexto social e econmico do sculo, o sentido de propagao da f (Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz) e o sentido mercantil da expanso martima portuguesa. (O pau-brasil era o nico produto encontrado no litoral com possibilidade de comercializao em larga escala, utilizado para tingir tecidos.). A concepo de alguns cronistas (por exemplo, Joo de Barros) quando o nome Brasil comeou a prevalecer sobre os outros era de heresia, pois mudana inspirada pelo demnio, pois a vil madeira que tinge o pano de vermelho no vale o sangue vertido para a nossa salvao". As disputas relacionadas ao nome da nova terra demonstravam o quanto sociedade portuguesa estava dividida em humanistas e mercantilistas, onde se ficou resignado aos interesses

comerciais. Como podemos ver desde o incio, a inteno de dominao marcou o novo territrio: dar nomes conquistar; nomear tomar; batizar dominar.

O que significou a representao do Brasil Colonial enquanto terra para banidos portugueses criminosos e malfeitores?
A resposta a esta pergunta no est explicita nos textos que ora estamos analisando, porm, atravs de fontes dispensas que encontramos, podemos deduzir que a construo dessa imagem de terra para os banidos portugueses criminosos e malfeitores foi realizada por alguns historiadores baseados mais em suposies pessoais do que em pesquisas sistemticas. Autores como Afonso Ruy, Ruy Nash, Alberto Silva e Paulo Prado dentre outros, retratam essas pessoas como escria, resduos da sociedade, que no eram de origem superior, gente baixa, de linhagem obscura, etc. Esses historiadores atribuem s mazelas atuais essa herana colonial, ou seja, se somos um pais mal visto pelos estrangeiros, se temos pobres, analfabetos, corrupo e outros problemas sociais e culturais a culpa da origem social da qual somo originrios. Na realidade, o que observamos desses autores um certo preconceito para com os menos favorecidos pelo sistema portugus deportados para o Brasil e refletem em geral, a viso que os mesmos tem do nosso povo e de nossa cultura. Pois o pouco que se sabe desses deportados indicam que entre eles se encontram presos polticos, religiosos dissidentes da religio oficial, adeptos de prticas culturais diversas, homens e mulheres pobres, possivelmente endividados com a coroa portuguesa ou, com prticas sexuais no aceitam naqueles pais. Em outras palavras, gente oprimida nos aspectos sociais, sexuais e culturais pelo domnio portugus.

Porque o acar foi produto fundamental para o desenvolvimento da Amrica Portuguesa, a partir do sculo XVI?
Com o inicio da cultura da cana de acar tornou-se fundamental o estabelecimento definitivo dos colonos. Visando o lucro que a cana de acar e seus derivados proporcionaram, os donatrios de terras iniciaram o povoamento definitivo do litoral brasileiro. Seguiram as plantaes, os engenhos e a moendas de cana e at alambiques para o fabrico de aguardentes. Aos poucos se instalou aqui uma sociedade colonial baseada no latifndio, na exportao e na escravido de negros e ndios para o trato da cana. O colono enriqueceu e enraizou-se na terra. Abriram-se as portas para a colonizao definitiva das terras brasileiras.

Explique porque no perodo colonial, a cachaa propiciou a quebra do principio comercial entre a metrpole e a colnia?
A cachaa passou a ser importante na alimentao colonial e fundamental para abastecer a escravaria. A bebida produzida aqui passou a concorrer com os vinhos importados por Portugal frica com vantagens econmicas e culturais, quebrando o principio comercial que estabelecia a proibio da concorrncia entre os produtos da metrpole e dos monoplios de grupos mercantis do reino. Mesmo com a proibio do fabrico da bebida no Brasil, a longa quebra-de-brao mercantil acabou favorecendo a cachaa. J que sem o seu uso por parte dos escravos, a produo na colnia cairia, trazendo graves conseqncias para a arrecadao do reino. Assim destacou-se ainda mais a concorrncia comercial entre a metrpole.

Вам также может понравиться