Вы находитесь на странице: 1из 2

Redao Tcnica II

Prof: Paulo Pires E-mail: paulopires67@gmail.com

01-04: No teve aula por no haver sala. 08-04: O curso foi apresentado em linhas gerais, com explicao do contedo parte a parte.

O Caminho do Livro

Conversa entre Textos Autor - Editor - Leitor

O editor o mediador entre leitor e autor. Edio: conduzir o livro No h um livro igual ao outro, no processo, ou seja, cada livro produzido de forma diferente. Cada livro ter solues diferentes, caminhos diferentes em editoras diferentes. Editoras atuantes, que palpitam na edio do livro tradio nos EUA, o Brasil comea a trilhar esse caminho. Em alguns pases como Portugal e Inglaterra no h a menor possibilidade de uma editora mexer em textos originais, como se fosse uma ofensa ao autor, algo inadmissvel.

Etapas da Produo
PRIMEIRA IMPRESSO: percebe que o livro deve ser publicado. Parecer e avaliaes: textos internos na editora Por que publicar? Qualidade e lucro que ir gerar Em qual gnero literrio se encaixa? Primeiro texto que fala sobre o livro. So textos internos que circulam dentro da editora.

Nos processos e avaliaes, cada original carece de avaliaes, ento, uma pessoa l o original e d uma primeira impresso a respeito do texto. Essa pessoa pode ser um funcionrio da editora ou ser um freelancer. O texto que avalia o original apresenta a questo do por que publicar, a qualidade do livro e se poder gerar lucros. Cada livro tem performances diferentes em relao a outro livro. Nenhum livro igual a outro. Isso no tem a ver com o tamanho da editora e sim com o modo de trabalho desta. importante saber diferenciar os gneros literrios nos moldes comerciais. Ao se deparar com o original, o editor deve saber localizar onde aquele livro pode se encaixar, mesmo que no esteja dentro de um gnero literrio, pode estar inserido dentro de um modelo comercial, (um exemplo para um modelo comercial fantasia, em que muitos livros so assim classificados.). Processo editorial: quem faz o que no processo de criao do livro. Vale ressaltar que a primeira impresso no tem nada a ver se o livro bom ou no.

EDIO: preparar o texto, revisar, produzir aparatos (orelha, quarta capa e coisas do tipo) Esta a parte do processo que mais prtica (no sentido de ser menos terica), mais importante e maior. Que tipo de texto a produo editorial produz? Comunicar melhor uma ideia: O processo de edio consiste em pegar o livro e fazer com que ele tenha clareza para o leitor. O editor trabalha o texto da forma que achar mais adequada para que o leitor possa entend-lo com maior clareza possvel, ou seja, comunicar melhor uma ideia, ter a sensibilidade de como conduzir uma ideia, de como conduzir o livro. Esse trabalho de interferncia no texto comum no Brasil e nos EUA, porm em pases como Portugal e Inglaterra o editor no autorizado a modificar o original. Aparato crtico, aparato comercial Quarta capa, orelhas e outros resumos: aparato o que conduz o texto. A ideia do aparato, do texto produzido a partir do original conduzir melhor o livro. Diferentes culturas editorias pediro solues diferentes. H pases que todos os livros so de capa dura (pelo menos o mais comum; diferente do Brasil, que o mais comum no ter capa dura), h pases que os livros no possuem orelhas.

DIVULGAO: promoes do livro na livraria, marketing do livro e divulgao na imprensa (que difcil). Processo mais de divulgao do que de trabalho A relao com a imprensa; a relao com o livreiro; on-line: linha direta com o editor (ou seria leitor?? No sei... ).

Вам также может понравиться