Вы находитесь на странице: 1из 7

Pintura industrial Mtodo de Aplicao

Trincha (Pincel de formato chato)

o mtodo de aplicao mais antigo e at hoje de grande utilidade, sendo considerada uma ferramenta insubstituvel na pintura industrial. o mais elementar dos mtodos de pintura, por ser uma ferramenta simples e, consequentemente de baixo custo, alm de no requerer grande capacitao do aplicador. o mtodo mais indicado para aplicao da primeira de mo de tinta em cordes de solda, reentrncias, cantos vivos e demais acidentes, onde outros mtodos de aplicao poderiam deixar falhas, devido dificuldade de penetrao ou cavidade e s demais regies de difcil acesso. um mtodo de baixa produtividade. Por maior que seja a habilidade do aplicador, tende a dar origem a pelculas no-uniformes, particularmente em termos de espessura. A perda de tinta durante a aplicao mnima, normalmente no alcanando a 5%. Aplicao deve ser feita mergulhando de 2/3 at a metade do comprimento das cerdas na tinta (evitam-se desperdcios de tinta e perda da prpria trincha), depositando-se a tinta em uma regio ainda no coberta e depois a espalhando em passes cruzados. O nivelamento e alisamento da camada se fazem com longas pinceladas sobre as iniciais, sem apertar muito para evitar marcas das cerdas no filme.

Terminada a aplicao, as trinchas devem ser de imediato limpas com solvente adequado, de forma a remover qualquer depsito de tinta, e a seguir secas e adequadamente armazenadas (apoiados pelo cabo e nunca pelas cerdas). As trinchas normalmente utilizadas tm em torno de 125 mm de largura e suas cerdas so de pelos de animais, fibras sintticas ou vegetais.

Rolo

Este mtodo tem a vantagem de proporcionar maior rendimento produtivo em relao a trincha. As perdas de tinta durante a aplicao so em principio superiores da trincha, devido principalmente a respingos, porm, o fato de se conseguir espessuras mais uniformes do que aquele mtodo tende a igualar suas perdas. Exigem diluies ligeiramente superiores s exigidas pela trincha. O mtodo de aplicao a rolo particularmente aplicvel pintura de grandes reas planas ou com grande raio de curvatura, na presena de ventos, onde a aplicao pistola a elevadas perdas de tinta. O mesmo se aplica as tubulaes de variados dimetros. Os rolos fabricados a partir de pelo de carneiro so de melhor qualidade para aplicao da maioria das tintas utilizadas em pintura industrial. O rolo mais utilizado tem largura de 150 mm, sendo eventualmente utilizado o de 50 mm para superfcies de menor dimenso, como cantoneiras e tubulaes de pequeno dimetro. Aplicao a rolo no deve ser mergulhado todo na tinta. Deve ser mergulhada na tinta depositada em uma bandeja ou recipiente, que possui uma regio que permite a retirada de excessos, que pode gerar escorrimentos ou desperdcios, espalhando-se a tinta na superfcie dada uma sobreposio de 50 mm. A presso do rolo sobre a superfcie deve ser controlada para obter um filme de espessura uniforme. Para superfcies muito rugosas o rolo deve ser passado em vrias direes indo e voltando para fazer a tinta penetrar nas irregularidades. A cada novo incio de espalhamento da tinta, o rolo acumula muita tinta e no final do percurso j esta

com pouca, devido a isto importante fazer o repasse em sentido contrrio ao primeiro movimento uniformizando a camada. Ao final da aplicao, o rolo deve ser imediatamente limpo com solvente, para que possa ser reaproveitado.

Pistola Convencional

Na pistola convencional, ou pistola a ar, a tinta depositada no recipiente expulsa em direo ao bico da pistola pela ao da presso do ar. um mtodo de aplicao de tinta muito utilizado em pintura industrial, no s na pintura de campo como na de oficina, apresenta grande produtividade, tem como caracterstica a obteno de espessura de pelcula quase que constante ao longo de toda a superfcie pintada. A aplicao da tinta pelo mtodo da pistola convencional requer que a mesma seja diluda mais que qualquer outro mtodo, para adequar sua viscosidade, de forma que ela possa fluir do recipiente at a pistola pela ao da presso do ar. Como consequncia dessa excessiva diluio, o mtodo tem duas desvantagens significativas. A primeira que, com a evaporao do solvente, h uma sensvel reduo da espessura da pelcula mida para seca. O mtodo de aplicao por pistola convencional apresenta ainda como limitao o fato de levar excessivas perdas de tinta durante a aplicao, da ordem de 30 %, e os riscos de segurana, observados quando a aplicao feita em ambientes fechados, so significativos, devido ao excessivo acmulo de solventes.

Existem dois tipos de equipamentos tidos como pistola convencional:


1- Nos mais simples, o recipiente acoplado diretamente pistola (pistola de caneco). 2- No outro, a tinta depositada em um grande recipiente e, atravs de mangueiras, pela ao da presso do ar injetado dentro do recipiente, chega at a pistola. O pequeno recipiente do primeiro equipamento acarreta frequentes interrupes da aplicao para enchimento do mesmo com tinta. A vantagem do segundo equipamento que a pistola fica mais leve, uma vez que o recipiente onde a tinta depositada no fica acoplado mesma, como acontece com o primeiro equipamento.

A instalao para aplicao das tintas pelo mtodo de pistola convencional, consiste: manmetro, regulador de presso e vlvulas de entrada de ar e sada da mistura ar e tinta, mangueiras de ar e da mistura ar e tinta, pistola (com bico que selecionado em funo da tinta que se quer aplicar, a partir de instrues fornecidas pelo fabricante da mesma) e fonte supridora de ar, que deve ser seco. Pistola de caneco: usado em oficinas de repinturas ou na indstria para operao de peas pequenas. A caneca quando cheia pesa em torno de 1 Kg dependo da tinta, cansando o pintor. Tanque de presso: muito usado na indstria onde h necessidade de produtividade. O tanque permite a colocao de um volume maior de tinta preparada, evitando paradas para reabastecimento. Alguns tanques trazem acoplado um agitador pneumtico para homogeneizar a tinta constantemente. Na aplicao da tinta pelo mtodo da pistola convencional, uma srie de cuidados devem ser observadas. O primeiro a correta diluio da tinta, procurando-se ajustar sua viscosidade a uma aplicao adequada. Outro a seleo do bico da pistola, que feita em funo das propriedades tixotrpicas da tinta. A presso e a vazo do ar que injetado no tanque de presso tambm devem ser selecionadas em funo das propriedades da tinta que se quer aplicar. Este elenco de parmetros definir o leque do fluido constitudo da mistura tinta e ar que sai do bico da pistola. Aplicao pistola deve ser posicionada com o leque do fludo constitudo de tinta e ar, incidindo perpendicularmente em relao superfcie a pintar e deslocada em movimentos de ida e volta paralela aquela superfcie. Neste movimento de ida e volta, deve haver uma sobreposio da passada subseqente para que haja continuidade da pelcula aplicada. A sobreposio deve ser da ordem de 50%. A distncia do bico da pistola superfcie deve oscilar entre 15 e 20 cm. A aplicao com a pistola muito prxima da superfcie causa o defeito de escorrimento da pelcula e, com a pistola muito distante, o efeito de sobreposio ou overspray (depsitos sobre a superfcie em forma de p ou grnulos). A velocidade de passagem do leque de fluido em um sentido e outro tambm pode causar tais defeitos.

O defeito do overspray ainda muito comumente observado em aplicao de tintas pelo mtodo de pistola convencional quando o pintor no tem a necessria qualificao e influenciado pela diluio, seleo do bico, presso do ar, distncia inadequada da pistola superfcie e movimentos irregulares.

Pistola Sem Ar (Airless)

A pintura com pistola airless spray ou pistola sem ar, tambm conhecida como pistola hidrulica, um mtodo de aplicao por pulverizao indicado para pintura de grandes reas, como casco de navios, tanques de armazenamento, etc. Ao contrrio da pistola convencional, que utiliza o ar para atomizao da tinta, a pintura sem ar utiliza uma bomba, acionada pneumaticamente, para pressurizar tinta, e a energia com que a mesma chega ao bico da pistola provoca sua pulverizao. A alimentao da pistola feita com bombas hidrulicas e a atomizao das tintas produzida pela passagem da tinta sob alta presso atravs de um orifcio de dimetro muito pequeno. Presses da ordem at 7.500 Libras/pol2, dependendo do tipo de equipamento usado, enquanto nas pistolas convencionais a presso no tanque fica por volta de 20 a 60 Libras/pol2. Isto permite que sejam aplicadas com este mtodo tintas com elevadas quantidades de slidos por volume (tintas sem solventes), sem a necessidade de diluio e em espessuras elevadas.

Alm de ser um mtodo que permite a aplicao de pelculas de tintas com propriedades uniformes em termos de espessura e baixa incidncia de falhas, de elevada produtividade e tem perdas de tinta na aplicao bastante reduzidas, da ordem de 15%. Na aplicao da tinta pelo mtodo da pistola sem ar devem ser observados os mesmos cuidados j descritos para a aplicao da pistola convencional em termos de diluio, seleo do bico e movimentos de aplicao. A aplicao de tintas pelo mtodo da pistola sem ar requer cuidados de segurana por parte do pintor, dadas s elevadas presses envolvidas. A distncia entre o bico da pistola airless e a superfcie a ser pintada de 25 a 50 cm. Adotam-se as mesmas tcnicas de aplicao para a pistola convencional.

Pistola Airless Assistida


Mtodo de aplicao misto entre o sistema airless e o convencional, utilizando a tcnica de pressurizao com presses de 3.000 a 4.000 Libras/pol2, e possui capa com chifres e com orifcios para a sada do ar comprimido para auxiliar na pulverizao. Utilizado para melhorar as propriedades de aplicao e pulverizao em tintas sem diluentes, quanto distribuio das partculas de tinta permitindo um acabamento mais uniforme.

Pintura Eletrosttica

A pintura eletrosttica um mtodo de aplicao de tintas muito utilizado na aplicao de pintura de fbrica e somente h poucos anos passou a ser usada na aplicao de esquemas de pintura no campo. Vem sendo largamente utilizada na pintura de tubos que so usados na construo de dutos enterrados ou submarinos. Nestes casos, a aplicao da pintura dos tubos feita na oficina, e as juntas so aplicadas eletrostaticamente no campo.

A tinta eletrizada na pistola durante a pulverizao e projetada contra a pea que deve ser aterrada com carga de sinal contrrio. O aproveitamento da tinta neste mtodo maior devido as partculas que seriam perdidas durante a pulverizao, serem atradas para a pea. As tintas utilizadas na pintura eletrosttica baseiam-se na seleo dos aditivos e solventes, responsveis por fornecer maior ou menor polaridade, podendo ser tintas lquidas ou em p. Estes produtos devem ser fornecidos dentro das faixas de condutividade (faixa de 10 a 30 micro amperes A) ou resistividade (faixa de 0,4 a 0,8 megaohms M) de acordo com o equipamento de aplicao.

Imerso
A pintura por imerso pode ser dividida em imerso eletrofortica e imerso simples. Na imerso eletrofortica, a pea a ser pintada mergulhada em um banho de tinta contida em um tanque, sendo que entre o tanque e a pea estabelecida uma diferena de potencial em torno de 300 volts, com pelcula uniforme, da ordem de 15 a 30m. O banho dever ser mantido com agitao constante. J na imerso simples, no estabelecida a diferena de potencial entre a pea e o tanque, havendo simplesmente o banho de tinta com agitao constante. A tinta no deve ter pot life curto. O mtodo de aplicao conhecido como Flooding pode substituir a pintura por imerso. Faz-se um esguicho com mangueira, dando um banho de tinta na pea. Este mtodo utilizado para pintura de transformadores eltricos. Como principal vantagem da pintura por imerso pode-se citar a minimizao de perdas. Entretanto, esta tcnica possui a desvantagem de gerar muitos problemas de escorrimentos.

Вам также может понравиться