Вы находитесь на странице: 1из 9

FICHAMENTO DIGITALIZADO

Ilhus, BA nov/2012

GARCIA, Clio. Criminologia e direito penal. In: ______. Psicologia jurdica: operadores do simblico. Belo Horizonte: Del-Rey, 2004. Cap. 3, p.59-104. ___________________________________________________________________ Objetiva tratar sobre a criminologia e o direito em consonncia com a psicologia. Para tanto, analisa outras obras que venham a corroborar para o assunto em questo e relata depoimento de jovem infrator. Discorre a respeito do crime, suas origens e a sua relao com a psicologia. As anlises psicolgicas, colaboram de forma pertinente com as questes que so suscitadas pelo Direito Penal. Ademais, observa a postura do Estado em face dos problemas sociais que contribuem para o aumento da criminalidade e que tem como principal alvo o jovem. Portanto, o estudo e anlise da criminologia e do direito penal com a psicologia propicia uma maior compreenso a respeito dos problemas de cunho criminal na sociedade.

CRIMINOLOGIA E DIREITO PENAL GARCIA, Clio. Criminologia e direito penal. In: ______. Psicologia jurdica: operadores do simblico. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. Cap. 3, p.59-104.

*O autor Clio Garcia inicia o texto tratando acerca de quais so os motivos que do origem ao crime e indaga a respeito de como conseguir entend-lo e poder explic-lo. Logo em seguida, trata que na idade moderna o trao de castigo cedeu lugar a uma espcie correcional. O psiclogo passou a ser um grande aliado da prtica ou da rea criminalista, uma vez que esse concede um laudo, atravs de um parecer. No entanto, o psiclogo encontra no exerccio de sua funo algumas dificuldades, uma dessas quando ao deter as informaes da confisso de um delito, o profissional da rea se depara com aspectos desconhecidos da prpria pessoa que foi submetida ao interrogatrio.

/Percebemos como a importncia do psiclogo na rea criminal de extrema relevncia, uma vez que esse realizar uma anlise psicolgica acerca do sujeito, colaborando para um melhor esclarecimento e entendimento dos eventuais motivos ou causas que influenciaram na execuo do delito./. * Aborda a respeito dos modelos das penas nos perodos do Antigo Regime ao Estado Liberal, no Estado Social e no Estado Atual. No primeiro perodo, enfatiza a separao das penas antes veiculadas as ideias teocrticas e que na modernidade concede espao para o direito natural, que foi de grande relevncia para a criao de um sistema legal consolidado na garantia de previsibilidade e de estabilidade nas relaes interpessoais; no Estado Social deixa-se de lado a ideia de um legislador supremo, criador de um sistema geral e abstrato, passa-se, portanto, da lei norma, da pena ao tratamento; e no Estado Atual percebe-se a preferncia em trabalhar a favor da reabilitao do indivduo que praticou o delito, ao invs de preocupar-se na criao de presdios ou detenes.*. *Destaca que no campo penal, verificam-se trs tendncias distintas: a primeira trata do carter reacionrio e de um impasse do ideal humanista de preveno; a segunda enfatiza a falta de legitimidade que o Estado de Direito se encontra, quando esse se vale da norma ao invs da lei; e a terceira ressalta a defesa por uma gesto humanitria. Devido s transformaes, surge uma nova forma de Estado, logo a tica da comunicao nos dias atuais tida em um grau de importncia maior do que o discurso positivo. Surge a chamada justia negociada, que se refere a uma justia mais branda, que visa uma

reabilitao do indivduo. Portanto, o formalismo no possui mais lugar na rea sociopenal, e a finalidade galga para uma gesto eficiente, eficaz. *. /Constatamos que ao longo do tempo, as penas esto sendo voltadas para a reabilitao e restaurao do sujeito. O campo penal descobriu a importncia de voltar o seu olhar ao indivduo, ao invs, de s se preocupar com o formalismo judicirio. Esse outro olhar, no voltado somente para o cumprimento das penas contidas na lei, sobre o sujeito que praticou o delito, revela o interesse do Estado para que o individuo volte a conviver no seio da sociedade, alm de tentar diminuir os custos do mesmo, uma vez que melhor realizar investimentos a longo prazo, como os centros de reabilitao, ao invs de presdios ou detenes/.
Habitualmente, duas teses fornecem argumentos quando se trata de justificar a pena ou o castigo. Por um lado, os utilitaristas apelam para as consequncias vantajosas da pena, ou seja, apelam para sua utilidade e oportunidade. Alegam que aquele que se colocou fora da lei poder ser dissuadido, ou, no melhor dos casos, recuperado. Nesse sentido, haveria lugar para consideraes em torno da estimao da pena, bem como em torno da sua natureza. (p.66).

*Contudo, o retribucionismo admite a sano pelo interesse pelo interesse bvio de se fazer justia. Assim, tendo acometido algum ato prejudicial a outrem o causador da ao precisa ser punido.*. Na realidade, parece-nos que, atualmente, h razes estratgicas para o uso ora do discurso utilitarista, ora do discurso retribucionista [...] A teoria pura concebida como pura forma legal. (p.66). /Mediante o discorrer das informaes j abrangidas nota-se uma eminente preocupao para com os mais diferentes aspectos da pena e sua aplicao/. A psicose subverte o tempo. [...] A inverso temporal ser ento ndice de excluso do nvel do Outro simblico: o sujeito se encontra diante do vazio temporal. Chamaramos esses fenmenos de fora do tempo, fora do discurso, fora de si. (p.67).
No hospital psiquitrico tradicional, a cronicidade era a soluo encontrada por psicticos e psiquiatras para enfrentar o problema da subverso do tempo. O tempo havia sido abolido, quanto a isso, ambos estavam de acordo. Mas, ao satisfazer to somente a lgica institucional e responder necessidade de fornecer estatsticas previstas por planejador ou burocrata, a prtica em unidades da rede assistencial substitui frequentemente essa soluo impensada por outra temporalidade no menos estranha. (p.67).

A inscrio no simblico e o real do grupo, noes [...] consideradas como uma operao de incluso para qual a temporalidade no marca um antes e um depois. (p.67).

/Levanta-se o pertinente questionamento quanto a sano do menor infrator enquanto sujeito praticante de algum crime ou delito. Em seguida, apurado um olhar social sobre o fato no se baseando somente ao texto frio da lei. As tentativas versam no sentido de abolir ou reduzir as estatsticas que caracterizam o comportamento violador da ordem social/.
O mdico psiquiatra Lombroso marcou a psicologia no inicio do sculo, reservando para essa disciplina uma preocupao com as causas do comportamento criminoso. O mtodo adotado fazia com que ele comparasse criminosos e elementos no-criminosos de uma mesma sociedade; que tomasse medidas e qualidades como parmetros que permitissem descrever corpo, alma e sociabilidade. (p.68).

/H que se dizer que em dado momento histrico houve a preocupao de se criar mecanismos que tipificassem gneros humanos com auxlio da cincia na inteno de encontrar a raiz dos comportamentos criminosos, quer por fatores genticos, hereditrios ou outros. nesse contexto que se ergue tambm as primeiras paredes do preconceito, da ideia de moldurar esteretipos humanos/. O problema da reparao pode e deve ser colocado tanto no campo jurdico quanto no campo clinico [...] A Psicanalise esteve [...] voltada para essa ideia de reparao, nica alternativa diante da repetio marcada pela culpabilidade. (p.69). /Outro enfoque a ser examinado: o que Justia, o que pode ser considerado justo e qual a sua amplitude. Certamente questes de carter subjetivo que envolvem por si s tantos outros fatores/. As tendncias reparatrias por parte do educador podem dificultar as coisas quando elas retiram do jovem infrator a possibilidade de reparar o prejuzo causado a algum. (p.70).
Ato e subjetividade tero, por um lado, que ser articulado sem o abandono da noo de sujeito. A dvida simblica inconsciente a ser encontrada na histria da sucesso de geraes produz ao final da linha um sujeito alienado. Esse, por sua vez, paga um preo com sacrifcio da sua subjetividade. (p.70).

A sociedade busca reinserir o infrator no mbito social a fim de recuper-lo, uma preocupao que seja a ser superior dispensada a vtima. Nos EUA usada a chamada justia expressiva em que o judicirio confronta a vtima com o infrator afim de que esse se recupere ao ver os prejuzos que causou no outro. No entanto, essa pratica no possui, pelo que visto, resultados eficientes, pois segundo o autor:
... Algum pode tirar prazer em poder contemplar mais uma vez a sua vtima...

/A princpio Freud considerou a perverso como um comportamento sexual. Posteriormente ele mesmo afirmou que a ordem sexual de uma criana varivel. Lacan contribuiu dizendo que a perverso no um comportamento, mas uma estrutura clinica. Essa estrutura seria o fato de a perverso poder ser encontrada em indivduos no perversos e isso estaria relacionado com as etapas do Complexo de dipo em cada indivduo. A estrutura perversa pode ser vista como a ideia do falo que algo intrnseco a sexualidade de todo homem e a mulher o substitui por fetiches. Freud falou a respeito da pulso que relativa a perverso e o sujeito se situa para ser objeto para o gozo do outro/. /O toxicmaco o indivduo que sai em busca do dealer a fim de obter prazer na droga que este oferecer e a pesquisa aponta para s novas formas de sintomas e entre eles que se apresenta a texomania/. *Todos os sintomas j analisados, sobretudo o de gozar a qualquer preo e a fantasia perversa constituem a prpria ordem social*. *Destaca-se ainda o autor (2004, p. 78):
A distribuio do gozo, por sua vez se faz por determinao de uma instncia que chamamos sepereu e graves deformaes da realidade decorrem desta operao. Nessas situaes de violncia e represso social, foi identificado um mecanismo conhecido pelo nome como-se.

/Ambos os casos mencionados puderam ser presenciados na Alemanha, no regime nazista e at mesmo no Brasil, com o como-se, com o chamado "Milagre econmico" no Regime Militar/. *Acrescenta ainda (2004, p. 79):
Na moral comum frequentemente se encontra escondido o objeto do qual pretendemos gozar; se o objeto viesse tona, a moral no se sustentaria e alguns problemas seriam levantados, como por exemplo, este do sintoma social [felicidade do mal]. A moral universal, com pretenses a valer para toda a humanidade, no considera as relaes com os objetos de prazer, de gozo.

*Um dos objetivos traados pelo autor no tratamento dado ao adolescente a modalizao da pena atrelada ao acompanhamento, que ser a "[...] ocasio para testarmos as reais possibilidades de cada um _ sua posio perante o outro [...]" (p.79) *. *Assim discorre sobre o acompanhamento (2004 p. 79-80):
O acompanhamento atesta a orientao assumida pelo programa, ele uma marca de distino, j que em programas similares nem sempre encontramos investimento de tempo e recursos humanos no empreendimento de tal atividade. Concretamente, o acompanhamento se

faz atravs de entrevistas individuais, lugar privilegiado para uma postura reflexiva, o que assegura ao acompanhamento seu mais claro objetivo.

*Desta forma, pretende desenvolver uma proposta de trabalho considerando o fato de que a pratica em juizado "[...] prev desenvolver trabalhos de aconselhamento, orientao, encaminhamento, preveno e outros." (p. 80) *. *Trata-se ento, de uma tpica interveno da chamada, Clnica do social, no campo conhecido como situao infracional, sendo o seu objeto definido como modalizao da lei*. *Ento, o plano de trabalho inclui "[...] uma atividade de acompanhamento como o adolescente infrator no sentido de que a lei chegue at ele j modalizada, isto , dita em termos que lhe digam respeito." (p. 80). Enquanto, que a Lgica Formal a lei para todos e os seus enunciados so verdadeiros ou falsos, sem meio-termo. J a Lgica Modal se ocupa com termos tais possvel, impossvel, necessrio, contingente. "Ao lado do enunciado da lei, h lugar para a enunciao que diz a lei formulada em termos modalizados. (p. 80) *. *Se referindo ao jovem infrator, em que o desastre na vida pessoal, principalmente, marcado pela revolta e violncia em seu grupo familiar, em situaes de ausncia do genitor, desemprego, condies de vida precrias, tudo isso faz com que ele chegue ao atendimento totalmente perdido, "[...] desprovido da autonomia obtida pela reflexividade do ego." (p. 81), com falha no nvel da sociabilidade*. * a partir da, que surge o pro-jeto, que o lugar pra trabalhar as questes trazidas pelo jovem infrator, e que se deve ser cumprido por eles*. *Assim (2004, p.82):
Acompanhar, ou conduzir um pro-jeto seria fazer alguma passagem na tentativa de insero no registro simblico, tais como instituies jurdicas, justia trabalhista, exerccio do voto, discusso em grupos de comunidades de base, viabilidade de um discurso poltico que no seja necessariamente o discurso do bando e da violncia.

*Ocasies onde existem possibilidades de fazer lao social, fazer parte da sociedade organizada. A insero na sociedade no o nico e principal objetivo do acompanhamento, esta apenas resultado a que se chega por acrscimo*. /O autor instiga seus leitores a compreender o real significado do termo interesse da criana, que com o decorrer do tempo, tornou-se expresso corriqueira do vocbulo jurdico. vlido discorrer que a expresso menor, significa indivduo desprovido de discernimento, ou pessoa que passa por um processo de desenvolvimento da personalidade, que no possui ainda capacidade para deter todos os seus direitos/.

*Analisa que os indivduos menores de 18 anos no so submetidos s sanes que esto previstas no Direito Penal, os mesmos so assistidos por uma legislao especial, que venha a respeitar a integridade fsica e moral desses menores, imprimindo aes de ressocializao. Entre essas legislaes especficas pode-se mencionar o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), que versa sobre essas questes*. *Observa tambm ao que se denomina posse de estado. Segundo Garcia (p. 87) o instrumento de que lana mo o juiz na preparao do processo justamente em se tratando de guarda de filhos e adoo. Ademais faz uma anlise do termo parricdio que foi suprimido pelo novo Cdigo Penal e que significa homicdio praticado pelo prprio filho contra o pai*. /O autor enfatiza que o termo interesse possui uma pluralidade de significados, e que na maioria das situaes os interesses da coletividade se sobrepem sobre os interesses individuais. Outrossim, perceptvel que quando o sistema judicirio intervm na vida da criana e do adolescente, na maioria dos casos o que est em jogo o interesse dos pais. Alm disso, nas decises judiciais que envolvam menores, imprescindvel que o magistrado solicite a presena de especialistas, como psiclogos, educadores, que venham a corroborar de alguma maneira para que o indivduo relativamente incapaz no venha a desenvolver qualquer problema/. * Analisa a situao do jovem infrator e do povo, que esto margem da sociedade. O relato do menor infrator evidencia a total ausncia da figura Estatal no mbito social do mesmo. O modelo econmico vigente capitalismo visa ludibriar os indivduos ao ter como uma de suas metas a eliminao da pobreza.* / Essa situao nunca foi revertida pelo capitalismo, muito pelo contrrio, a excluso aumenta a cada dia, o que gera um alto ndice de criminalidade/. *Garcia traz o jovem infrator como algum possuidor de uma vida nua e crua, como algum que se no tiver a ateno devida permanecer nos morros da periferia e favelas com armas nas mos. A condio de vida do jovem infrator e a do chamado povo consequncia da ausncia do Estado no cumprimento de seu papel e do desaparecimento do trabalho como meio de sobrevivncia tradicional. *. *Questiona quais seriam as necessidades e/ou interesses do povo em conflito com a lei, pois no a reconhece nem a ela aderem. Expe que, ao sair dos equipamentos conhecidos (esportes, oficinas, etc.) no atendimento ao jovem infrator, para um inovador com uma instituio numa antiga fazenda com instalaes destinadas criao de gado bovino e suno foi [...] notvel o progresso em alguns casos, em se tratando de maior

tranquilidade, adaptao s tarefas executadas, apresentao geral e contatos com o pessoal tcnico, assim como companheiros. (p. 101).*. *Destaca que o contato com os animais, de incio, diferente de outros contatos a que o jovem socioeducando est acostumado, levou timos resultados. Dessa forma, o curral pacificava nele ningum era suspeito, tornava necessria a adoo de uma postura confiante, tranqila, sem muito alvoroo e havia uma grande solidariedade.*. * Enfatiza atravs de uma transcrio de notas do psiclogo Paulo Csar Vilana Rodrigues alguns aspectos dessa inovao: os funcionrios do curral no so monitores, nem educadores, so vaqueiros que possuem o saber rural e esto submetidos s leis da natureza; esse equipamento no atendimento ao jovem infrator desencadeia um processo de incluso; no curral o ponto central o animal e no o adolescente autor de ato infracional.*.

Вам также может понравиться