Вы находитесь на странице: 1из 10

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Mdulo1:: CAPTULO 1: A presena das bebidas alcolicas e outras substncias psicoativas na cultura brasileira
Tarcisio Matos de Andrade e Carlos Geraldo D'Andrea (Gey) Espinheira

Dentre as substncias psicoativas referidas neste captulo ser dada maior nfase ao lcool, utiliza forma de bebidas alcolicas, porque esta droga , de longe: a droga mais consumida no Brasil; a droga mais relacionada a danos diretos e indiretos sade da populao; a droga mais negligenciada, do ponto de vista das prticas preventivas, diagnsticas e de tratamento profissionais de sade.

1. A histria do lcool Em primeiro lugar, voc vai ficar sabendo como comeou o uso das substncias psicoativas em nosso pas: Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no incio da colonizao, descobriram o costume indgena de produzir e beber uma bebida forte, fermentada a partir da mandioca, denominada cauim. Ela era utilizada em rituais, em festas, portanto, dentro de uma pauta cultural bem definida. Os ndios usavam tambm o tabaco, que era desconhecido dos portugueses e de outros europeus. No entanto, os portugueses conheciam o vinho e a cerveja e, logo mais, aprenderiam a fazer a cachaa, coisa que no foi difcil, pois para fazer o acar a partir da cana-de-acar, no processo de fabricao do mosto (caldo em processo de fermentao), acabaram descobrindo um melao que colocavam no cocho para animais e escravos, denominado de "Cagaa", que depois veio a ser cachaa, destilada em alambique de barro e, muito mais tarde, de cobre. A cachaa conhecida de muito tempo, desde os primeiros momentos em que se comeava a fazer do Brasil, o Brasil. O acar, para adoar a boca dos europeus, como disse o antroplogo Darcy Ribeiro, da amargura da escravido; a cachaa para alterar a conscincia, para calar as dores do corpo e da alma, para aoitar espritos em festas, para atiar coragem em covardes e para aplacar traies e iluses. Para tudo, na alegria e na tristeza, o brasileiro justifica o uso do lcool, da branquinha amarelinha, do escuro ao claro do vinho, sempre com diminutivos. Qual o lugar do lcool e das outras drogas em nossa cultura? Veja no quadro abaixo o que dizem a respeito desse assunto dois importantes pensadores da cultura ocidental:
"Parece improvvel que a humanidade em geral seja algum dia capaz de dispensar os "parasos artificiais", isto , .... a busca de auto transcendncia atravs das drogas ou... umas frias qumicas de si mesmo... A maioria dos homens e mulheres levam vidas to dolorosas - ou to montonas, pobres e limitadas, que a tentao de transcender a si mesmo, ainda que por alguns momentos, e sempre foi um dos principais apetites da alma." (Aldous Huxley, escritor ingls) "Porque os homens so mortais e no podem se habituar a essa idia, o nctar e a ambrosia so fantasmas encontrados em todas as civilizaes. Plantas mgicas, bebidas divinas, alimentos celestiais que conferem imortalidade, as invenes so mltiplas e todas, na falta de sucessos prticos, expressam e traem o terror diante da inevitvel necessidade." (Michel Onfray, filsofo francs)

No depende sempre da vontade o desejo de beber, pelo menos em muitos casos. Antes, uma imposio; um estranho e imperioso chamado como a suavidade do canto de sereia que

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento. encanta, enfeitia e enlouquece. Mas, nada to simples assim, a bebida est bem entranhada na cultura brasileira. O hbito de beber faz parte da nossa maneira de ser social. Sendo assim:

Cada povo, cada grupo social, cada pessoa tem a sua condio de responder a determinados estmulos produzidos em seu meio, ou externos a ele. Em outros termos, podemos dizer que temos uma pauta cultural em que as coisas so normalmente dispostas. Por exemplo, o licor na festa de So Joo, o vinho no Natal, a cerveja no carnaval e assim por diante, no que sejam exclusivas, mas as mais representativas de cada uma dessas festas.

A cachaa a bebida mais ntima da populao, porque de baixo custo, na maioria dos casos, e com pouco dinheiro pode-se beber o suficiente para perturbar-se e perturbar a todos os que estiverem volta.

a forma social e individual de beber que est em jogo, quando se fala em consumo de lcool, j que h uma larga disposio social para consum-lo na formas das mais diversas bebidas - destiladas ou fermentadas, fortes ou fracas.

preciso ver o lcool no conjunto da vida social e no s na das pessoas, e sobretudo, no s em si mesmo, como muita gente o faz, ou seja, considera o lcool um agente autnomo e o culpa por suas conseqncias, como se fosse um ser animado que agisse por conta prpria. No sentido oposto, preciso ver a disposio social para o consumo de drogas e se perguntar: por que as pessoas procuram as drogas? Por que as pessoas bebem? E, tambm perguntar: se usam drogas, e dentre elas o lcool, por que as consomem desta ou daquela maneira? Moderada ou abusivamente? Por que ser que sob o efeito da mesma quantidade de lcool, algumas pessoas ficam alegres, outras ficam agressivas ou mesmo violentas? Por que ser que um derivado opiide como a meperidina, por exemplo, para algumas pessoas apenas um analgsico potente e para outras, alm desse efeito, uma fonte de prazer a ser buscada de forma repetida? E ainda: por que uma mesma pessoa sente de maneira diferente os efeitos de uma mesma droga, em diferentes circunstncias e contextos? Por que uma droga alucingena, quando utilizada no contexto de um ritual religioso, tem muito menos efeito perturbador da conscincia do que quando usada com outros propsitos?

O que se pode concluir da, e que tem sido apontado por estudiosos do assunto, que os efeitos de uma droga dependem de trs elementos: 1. suas propriedades farmacolgicas (excitantes, depressoras ou perturbadoras); 2. a personalidade da pessoa que a usa, suas condies fsicas e psquicas, inclusive suas expectativas; 3. o conjunto de fatores ligados ao contexto de uso dessa droga, tais como as companhias, o lugar de uso e o que representa esse uso socialmente.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento. 2. Embriaguez e alcoolismo Vamos agora falar um pouco sobre a embriaguez e o alcoolismo: Vamos ver como o filsofo Onfray, nos fala desse assunto. Nos diz ele que "o alcoolismo uma noo que apareceu pouco tempo aps as circunstncias que ele caracterizou, contemporneo dos anos seguintes industrializao, um desejo desesperado de responder a condies de vida deplorveis". Ele fala da bebida com respeito e simpatia, como acontece com muita gente, mas acrescenta: "a embriaguez do alcoolista supe um homem tornado objeto, incapaz, a partir de ento, de se abster de bebidas perturbadoras. Muitas vezes sua dependncia est relacionada a uma incapacidade de encontrar em si prprio o que permitiria um domnio, uma resistncia s dores do mundo". Quando uma pessoa perde o controle sobre a ao de beber ela se torna objeto da bebida, que perturba a conscincia para alm do domnio que a pessoa tem de si mesma. Eis a embriaguez em sua forma mais simples, uma leitura sem preconceitos, mas ao mesmo tempo carregada com tintas muito fortes, porque nem todos os que bebem so dominados pela bebida, embora no se deva esquecer o quanto as bebidas acendem as paixes. Entretanto, quando o lcool no utilizado para aumentar a espirituosidade, mas para incentivar, encorajar ou consolar amargura, ele se torna um poderoso fator de desorganizao do sujeito como ser social, isto , para alm de si como indivduo e de suas relaes com os outros, com os ntimos e com os de cerimnia. Quando advm a embriaguez e, com a freqncia do uso, o alcoolismo, toda a magia da bebida substituda pela perversidade da forma como ela consumida.

VOC SABIA? Uma das formas eficazes empregadas para a desorganizao de determinados povos indgenas foi a introduo da aguardente. s vezes, duas palavras parecem significar a mesma coisa, entretanto, vistas de perto so bem diferentes. Esse o caso das palavras "alcolatra" e "alcoolista": muito importante recordar que normalmente as pessoas se tornam conhecidas pelo que fazem, ou seja, pela profisso que exercem. Se voc trabalha, um trabalhador ou uma trabalhadora; se voc s estuda, um estudante ou uma estudante e assim por diante. Uma pessoa que bebe com alguma freqncia um bebedor ou uma bebedora, mas sabemos que estes termos no so muito freqentes, e em seu lugar vem a denominao de bbado ou bbada.

Alcolatra O termo alcolatra confere uma identidade e impe um estigma, que anula todas as outras identidades do sujeito, tornando-o to somente aquilo que ele faz e que socialmente condenado, no pelo que faz, mas pelo modo como o faz. Em outros termos, no a bebida em si, mas aquela pessoa que bebe mal, isto , de modo abusivo, desregrado, que a leva condio de ser socialmente identificada popularmente como "alcolatra", ou seja, quem "idolatra", "adora" e se tornou dependente do lcool. Alcoolista Este termo foi proposto por alguns pesquisadores como uma alternativa menos carregada de valorao, isto , de estigma. Segundo eles, isto no reduziria a pessoa a uma condio, como a de alcolatra, mas o identificaria como uma pessoa que tem como caracterstica uma afinidade com alguma coisa, com alguma idia. Por exemplo, uma pessoa que torce no futebol pelo

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Flamengo flamenguista; se estiver inscrito no partido PFL , pefelista, e assim por diante. uma caracterstica, mas no reduz o indivduo a ela, como uma identidade nica e dominante. Eis porque seria prefervel designar uma pessoa como alcoolista e saber que ele , ao mesmo tempo, muitas outras coisas, inclusive algum que pode deixar de ser dependente de lcool. Isto ajudaria esta pessoa a no ser estigmatizada, reduzida a uma nica condio. Apesar desta argumentao, em portugus, os termos "alcolatra" e "alcoolista" continuam a serem usados, quase que indistintamente, por diferentes autores, mas sempre equivalendo a "dependente de lcool". Esta seria a expresso mais adequada cientificamente. O termo "alcolico" no muito adequado, pois na lngua portuguesa significa "o que contm lcool", mas muitas vezes empregado devido semelhana com a palavra inglesa "alcoholic", que alm deste mesmo significado tambm usada para referir-se a quem dependente de lcool. muito importante, portanto, o cuidado com as palavras, com os termos que usamos para classificar coisas e pessoas, porque estas palavras e termos tm poder de conferir identidade e, assim, estigmatizar, reduzir uma pessoa a uma nica condio, apagando, negando, todas as demais. aceitvel que um profissional de sade no tenha respostas para determinadas demandas que se apresentam. Entretanto, contribuir para piorar ainda mais a situao dos que os procuram, tudo o que no deve acontecer. Um "bbado" ou uma "bbada" deixa de ser tantas outras coisas, por exemplo: ser pai ou me, ser trabalhador ou trabalhadora, para ser to somente bbado ou bbada. Como as pessoas vivem em sociedade, o reconhecimento fundamental para a identidade e esta fundamental para o reconhecimento social.

Como voc bem percebe, vivemos imersos em notcias e propagandas, algumas delas bonitas e at engraadas, entretanto preciso estar atento para avali-las criticamente. Em relao s substncias psicoativas, qual ser mesmo o papel da mdia? Como j dissemos, cachaa, fumo e maconha esto na origem da civilizao brasileira. Hoje, as bebidas so produzidas por grandes empresas e anunciadas vivamente pelos meios de comunicao, em sofisticadas propagandas comerciais, em todos os lugares e em quase todos os horrios. As cervejarias, por exemplo, gostam de explorar a imagem da mulher, quase sempre como uma figura sedutora disposio, valendo mais o apelo sexual do que qualquer outra dimenso humana. As propagandas de cigarro, por seu lado, exploram tanto a sexualidade como o esprito esportivo, atletas e jovens em aventuras, ou caubis e seus cavalos, e os jovens e "fanqueiros" fumando, como se quisessem negar os efeitos nocivos do tabaco, sobretudo para quem pratica esportes. A todo o momento, pela via das propagandas comerciais, somos convidados a beber e as propagandas nos dizem que seremos melhores, teremos mais sorte e ficaremos mais fortes e alegres se bebermos esta ou aquela marca, este ou aquele tipo de

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

bebida, que pode ser a cerveja, o vinho, o usque ou a cachaa, dentre outras tantas disposio dos gostos e da capacidade aquisitiva dos consumidores. A mdia, ao mesmo tempo em que nos informa, muitas vezes ultrapassa a sua responsabilidade social, tornando-se fonte de muitos equvocos e desinformaes, devido ao seu comprometimento com o mercado de anunciantes. No livro Rodas de Fumo (referncias no final do captulo), os autores chamam a ateno para o papel exercido pela imprensa a partir dos meados dos anos 50, enfatizando o lugar de "desordeiro" e de "desvio de carter" atribudo s pessoas que usavam maconha. Nesse particular, o papel exercido pela mdia foi mais intenso do que as revelaes das pesquisas cientficas da poca. Isso foi em grande parte responsvel pela maneira como as novas geraes foram instrudas sobre esse assunto. Um outro aspecto que voc deve ter notado foi a introduo de motivos infantis, tais como lebre, tartaruga e siris nas propagandas de bebidas alcolicas, num claro apelo dirigido s pessoas nessa faixa de idade. 3. Outras drogas como maconha, inalantes e crack/cocana Maconha O uso de maconha, com propsitos medicinais, data de 2.700 a.C. Largamente utilizada na Europa com este propsito, durante os sculos XVIII e XIX, ela foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos e foi difundida tambm entre os indgenas, sendo no incio usada com propsitos medicinais e nas atividades recreativas como a pesca e nas rodas de conversa, nos finais de tarde. Nos Estados Unidos, ela j era conhecida pelos ndios quando os mexicanos a trouxeram para aquele pas. No Brasil, no final do primeiro quarto do sculo XX, segundo descrio de Pernambuco-Filho & Botelho, distinguiam-se duas classes de "vcios": os "vcios elegantes" que eram o da morfina, da herona e da cocana, consumidos pelas elites (branca, em sua maioria) e os "deselegantes", destacando-se o alcoolismo e o maconhismo, prprios das camadas pobres, em geral, formadas por negros e seus descendentes. Segundo esses mesmos autores, no tardou para que o produto (a maconha) trazido da frica viesse a "escravizar a raa opressora". Estas afirmaes mostram, alm da origem da maconha no pas que, j naquela poca, ocorria a difuso do seu consumo por todas as classes sociais. Este um fato incontestvel diante da realidade nacional, entretanto permanece no imaginrio social a associao "pobre - preto - maconheiro marginal - bandido" traduzida nas aes policiais dirigidas s pessoas autuadas pelo porte de maconha, que na periferia das grandes cidades so muito mais severas do que nas reas mais ricas e socioeconomicamente mais favorecidas. Inalantes Vrios estudos apontam para um maior uso de inalantes entre crianas e adolescentes de minorias tnicas e socialmente menos favorecidas. Mais adiante neste mesmo mdulo voc ver

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

que o uso dessas substncias entre meninos de rua mais prevalente do que entre estudantes e entre a populao em geral. Veja agora o quadro de efeitos dos inalantes e as condies de vida dos meninos de rua, e conclua por voc mesmo o "lugar" dessas drogas em suas vidas: Efeitos dos inalantes: Reduo da sensao de fome e de frio Reduo da sensao de dor Produo de sensaes agradveis, inclusive alucinaes. Condies de vida dos meninos de rua: fome, frio, desamparo decorrente da vida nas ruas; dor fsica e sofrimento psquico decorrente dos maus-tratos e de vrias formas de violncia; privao social, inclusive de parte da prpria famlia. Dados brasileiros sobre o consumo dessas substncias em crianas de rua da cidade de So Paulo indicam que quase a metade delas (47,5%) referiu como motivo para o uso razes como: " gostoso e faz sonhar com coisas boas". Cocana Levantamentos epidemiolgicos (dados diretos) e indicadores epidemiolgicos (dados indiretos), conforme voc ver em detalhes mais adiante, tm evidenciado um aumento considervel das apreenses de cocana, a partir dos anos oitenta, no Brasil. Em paralelo, houve um aumento do consumo e com isso a cocana tomou o lugar dos medicamentos como o dextropropoxifeno (Algafan) e derivados anfetamnicos ("bolinhas"; "arrebites") na preferncia dos usurios desse tipo de substncias estimulantes. Veja a seguir outros aspectos culturais relacionados ao uso da cocana, alm do lugar que ocupa, como um produto proibido: A cocana j foi comercializada livremente pelo laboratrio Bayer, no passado, e enaltecida por suas qualidades medicinais. O Manual MERK, um livro muito utilizado na rea de sade, em sua primeira edio no ltimo quarto do sculo XIX, trazia a indicao de cocana com a dosagem a ser utilizada para situaes de cansao e desnimo.

A folha de coca tem sido usada milenarmente pelos povos andinos para reduzir a fadiga e o cansao das longas jornadas de trabalho. Em nossa cultura, algumas pessoas fazem uso de cocana para se manterem acordadas e atentas por mais tempo que o habitualmente suportvel. Um estudo entre adolescentes que procuraram tratamento, na cidade de So Paulo, encontrou como principal (64,7%) motivo de uso de cocana o "alivio do desnimo".

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

O crack, uma forma de cocana de uso relativamente recente em nosso pas, teve os primeiros registros cientficos de seu consumo no incio dos anos noventa, portanto h menos de 20 anos. O crack no uma droga diferente de cocana, mas a prpria cocana preparada para consumo por via inalatria (fumada). A rapidez e intensidade de seus efeitos, que se devem intensa absoro da cocana ao nvel dos pulmes, so fatores que favorecem a dependncia dessa droga. Isso voc ver com mais detalhes nos mdulo 2 e 3. Voc sabe por que o consumo de crack tem se expandido tanto em nosso meio, sobretudo nas grandes cidades, inclusive substituindo o consumo de cocana injetvel? Veja no quadro abaixo as razes para isso:

efeito rpido e intenso, menor custo, em relao ao p de cocana, adequando-se ao perfil de baixa renda da maioria dos seus consumidores; de fcil utilizao, dispensando a necessidade do uso de seringas; tem maior aceitao social pela maneira como consumido (fumado), algumas vezes misturado ao tabaco e maconha (pistilo, mesclado), do que o uso de drogas injetveis; constitui uma alternativa ao uso de drogas injetveis, em virtude dos riscos associados infeco por HIV e hepatites.

Esterides anabolizantes A crescente valorizao do corpo nas sociedades de consumo ps-industriais - refletida nos meios de comunicao de massa que expem como modelo de corpo ideal e de masculinidade um corpo inflado de msculos - tem possivelmente contribudo para que um nmero crescente de jovens envolva-se com o uso de esterides anabolizantes, na inteno de rapidamente desenvolver massa muscular.

Quais so as principais motivaes evidenciadas pelas pesquisas para o consumo de anabolizantes em nosso pas? Confira no quadro a seguir:

Para muitos jovens a fisicultura, isto , o culto ao corpo, se constitui numa alternativa de construo de identidade, diante da realidade das periferias urbanas, marcadas pelo desemprego, pelo trfico de drogas e pela violncia; No trabalho sobre o corpo, estes jovens buscam uma forma de se destacar na comunidade e de compensar uma baixa auto-estima. A dimenso da identidade positiva construda pelos fisicultores a que enfatiza sua condio de atleta corroborada na prtica da musculao e em outros cuidados com o corpo; O "crescimento" rpido, mediado pelo uso de anabolizantes, se constitui num elemento de identidade capaz de opor-se condio de desempregados/desocupados em que muitos se encontram. O corpo torna-se ento um instrumento privilegiado, por meio do qual a pessoa busca reconstruir o Eu (Self), fortalecendo uma identidade fragilizada.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

4. O uso de drogas na forma de automedicao Essa outra marca da nossa cultura. bastante comum que o uso de drogas, sejam elas lcitas ou ilcitas, se deva em parte automedicao ou prescrio informal, o que to bem exemplificado pela existncia das farmcias domsticas e pelo freqente uso de medicaes por indicao de familiares, vizinhos e amigos. Essa situao favorecida, entre outras razes, pela dificuldade de acesso aos servios de sade, de uma parcela expressiva de nossa populao. Outro fator importante que contribui para a automedicao a falta de suportes identificatrios, ou seja, pessoas que no tm como modelo a famlia, a escola e as instituies. Essa falta de modelo de identificao propicia uma alquimia prpria guiada pela busca do autocontrole das sensaes, na tentativa de resolver sozinho os prprios problemas, inclusive as angstias existenciais. Desse modo, alguns bebem para relaxar e, se ficam "de porre", "cheiram" (cocana) para "levantar o moral" e, ao final da jornada, por no conseguirem conciliar o sono, fazem uso de um tranqilizante. Trata-se de uma busca de autocontrole das sensaes s custas de um conhecimento farmacolgico, absolutamente informal e por isso mais exposto a riscos, inclusive de morte, como no raro ocorre na situao de uso de mltiplas drogas, como no caso acima, no qual as trs drogas mencionadas tm efeito sobre o funcionamento cardaco. Esse controle de si, e por si mesmo, associado ao controle social existente no pequeno grupo, na comunidade, na sociedade como um todo, tem sido desconsiderado pelas polticas pblicas, sobretudo por aquelas pautadas na represso, centralizadas na droga e que reduzem o usurio ao produto que consome. Essas informaes podem ajudar voc, profissional de sade, a refletir de modo mais realista sobre o uso de drogas, tornando menos rduas e mais eficazes suas intervenes dirigidas aos usurios dessas substncias.

Bibliografia consultada: 1. Andrade, T.M. Condies psicossociais e exposio ao risco de infeces pelo HIV entre usurios de drogas injetveis, em uma comunidade marginalizada de Salvador, Bahia. Tese de doutorado em Medicina Interna. Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, 1996. 2. 3. Carlini EA, Galdurz JCF, Noto AR, Nappo SA, Lima EL, Adiala JC. Reviso: Perfil de uso de cocana no Brasil, J bras Psiq, 44: 287-303, 1995. Carlini EA, Noto AR, Galdurz JCF, Nappo SA. Viso histrica sobre o uso de drogas: passado e presente; Rio de Janeiro e So Paulo. J bras Psiq 45: 227-236, 1996.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

4.

Carlini-Cotrim B, Carlini EA. O consumo de solventes e outras drogas em crianas e adolescentes de baixa renda na grande So Paulo. Parte II: Meninos de rua e menores internados. Revista da ABP-APAL, 9: 67-77, 1987.

5. 6.

Galdurz JCF, Figlie NB, Carlini EA. Represso s drogas no Brasil: a ponta do "Iceberg?" J Bras Psiq 43: 367-371, 1994. Iriarte, J.B.; Andrade, T.M. Musculao, uso de esterides anabolizantes e percepo de riscos entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Sade Pblica, 18(5):1379-1387, Rio de Janeiro, 2002.

7. 8. 9.

MacRae, E.; Simes, J.A. Rodas de fumo - uso de maconha entre as camadas mdias urbanas. Editora da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2000. Nappo SA, Galdurz JCF, noto AR. Uso de "crack" em So Paulo: fenmeno emergente? Re.v ABP-APAL, 16: 75-83, 1994. Onfray, Michel. A razo gulosa: filosofia do gosto. Traduo Ana Maria Sherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 66.

10. Padilha ER, Padilha AM, Morales A, Olmedo EL. Inhalant, marihuana and alcohol abuse among barrio children and adolescents, Int. J. Addict, 14: 945-964, 1979. 11. Reinarman, C.; Levine, H.G - Crack in Amrica - demon drugs and social justice. Universidade of California Press, Berkeley, 1997.. 12. Scivoletto S, Henriques Jr. SG, Andrade AG. A progresso do consumo de drogas entre adolescentes que procuram tratamento, J bras Psiq 45(4): 201-207, 1996. 13. Silveira, D.X.; Moreira, F.G. Panorama atual de drogas e dependncias. Editora Atheneu, So Paulo 2006. Atividades Reflexo Para uma melhor compreenso da relao entre cultura e uso de drogas, faa os seguintes exerccios: 1. Procure conversar com pessoas que vivem em diferentes locais de sua cidade e que pertenam a diferentes grupos sociais sobre o uso de drogas, os usurios e como vivida essa situao em cada uma dessas realidades. 2. Quando em contato com pessoas de outras cidades e outros estados procure repetir essa mesma observao. 3. Inclua como fonte de informao pessoas com diferentes posies em relao a essa prtica, tais como no usurios que toleram os que usam, no usurios que no toleram os que usam e os prprios usurios. 4. Procure conhecer a histria de vida de pessoas em situao de abuso e ou dependncia de lcool e/ou de outras drogas. Obs: A sua posio como profissional de sade certamente lhe favorecer nessa tarefa, mas fundamental mesmo ser o seu propsito de procurar conhecer sem julgar.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Teste seu conhecimento 1. Considerando que o uso de inalantes maior entre os meninos de rua, correto afirmar que: a) uma forma dos meninos de rua conhecerem melhor a realidade em que vivem b) Os efeitos do uso de solventes no se relacionam com a realidade da vida nas ruas c) A proibio do uso de solventes vai aliviar o sofrimento da vida nas ruas d) As polticas dirigidas a essa situao devem em primeiro lugar levar em considerao a maneira como vive essa populao 2. Sobre o uso de drogas, correto afirmar que: a) No se trata de uma necessidade de todos os povos, em todas as pocas, mas apenas de uma pequena minoria b) Os tipos de drogas e as formas de consumo no se correlacionam com povos e nem com ocasies, pois as drogas se definem por suas propriedades farmacolgicas c) Mais importante que o tipo de droga a maneira como ela consumida d) O uso de drogas pode se constituir numa forma de automedicao 3. Sobre o uso de lcool e maconha, no Brasil, correto afirmar que: a) A maconha j era usada pelos ndios quando os Portugueses aqui chegaram b) A maconha sempre foi uma droga proibida no Brasil c) A produo de cachaa foi iniciada no Brasil a partir da produo do acar e com a mo de obra escrava d) A cachaa era uma das principais fontes de renda do Brasil colnia 4. Considerando que o uso de anabolizantes traduz a crescente valorizao do corpo na sociedade atual, correto afirmar que: a) Trata-se de uma questo esttica e por isso no diz respeito aos profissionais de Sade b) a realidade de uma pequena minoria de pessoas mais favorecidas que podem pagar academias c) um meio de constituir uma identidade, e por isso tambm deve estar presente entre as populaes mais desfavorecidas, que vivem nas periferias das grandes cidades d) Pode ter como motivao a auto-estima baixa

5.

Assinale a alternativa correta: a) "Alcolatra" e "alcoolista" so termos de igual significado e por isso devem ser usados indistintamente b) Beber um ato voluntrio e por isso deixar de beber uma deciso pessoal c) O uso de uma droga envolve trs elementos: a droga, a personalidade de quem usa e o meio no qual ela usada d) As propriedades farmacolgicas de uma droga so o nico determinante dos seus efeitos

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

Вам также может понравиться