Вы находитесь на странице: 1из 10

Sistema Brasileiro de Televiso Digital SBTVD Conceitos e novas implementaes

Regyclcia Magdally Ferreira


1

Faculdade de Cincias e Tecnologia Mater Christi, Bacharelado em Sistema de Informao, Rua Ferreira Itajub, 59611-030, Mossor-Brasil.
magdallyferreira@yahoo.com.br

Resumo. Este trabalho tem como objetivo trazer conceitos sobre a TV Digital
que comea a se expandir em nosso pas, bem como mostrar os avanos mais recentes e perspectivas para um futuro no to distante de nossa realidade. Tambm comparamos aqui os padres para justificar a escolha do padro japons para o Brasil. Abstract. This paper aims to bring concepts about digital TV that starts expanding in our country, as well as showing the latest advances and perspectives for a future not so far from our reality. We also compared the patterns here to justify the choice of the Japanese standard for Brazil.

1.Introduo
A televiso brasileira reconhecidamente uma das melhores do mundo. Oferece populao, gratuitamente, a mxima qualidade em contedo audiovisual permitida pela tecnologia analgica. Presente em 91,4% dos domiclios, chegando a praticamente todos os municpios (99,4%), a televiso representa um forte instrumento de integrao e fortalecimento de valores, conectando o cidado com o pas e o mundo. No dia 2 de dezembro de 2007, a televiso brasileira deu o primeiro passo para uma nova era: a das Transmisses Terrestres Digitais. A nova tecnologia surge como a evoluo da TV analgica, permitindo inmeras novidades na forma de se fazer e assistir TV. Interatividade, imagem de alta definio e som lmpido so apenas algumas das muitas vantagens que a TV Digital pode oferecer.

Figura 1. Transmisso Analgica e Digital

2.Padro Brasileiro:
O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) foi desenvolvido com base no sistema japons Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T) e tecnicamente conhecido como ISDB-TB, oferece uma srie de diferenciais em relao aos sistemas de TV digital atualmente em funcionamento no mundo. Esses diferenciais esto justamente no casamento entre a base tcnica de transmisso do sistema japons com os padres de compresso digital de udio e vdeo introduzidos pelo Brasil, que so mais modernos e eficientes do que os adotados por outros padres. Assim, o sistema adotado no Brasil o ISDB-TB, tambm denominado SBTVD. Na verso brasileira foram acrescentadas tecnologias desenvolvidas pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraba (UFPB). Essa especificidade do sistema brasileiro possibilita a transmisso de contedo de altssima qualidade, tanto em termos de imagem como de som, permitindo ao mesmo tempo a recepo mvel e porttil dos sinais de TV digital. Para oferecer esses diferenciais, o SBTVD adotou o padro MPEG-4, tambm conhecido como H.264, para codificao de vdeo, e o HE-AAC v2 para o udio. Outros importantes diferenciais do SBTVD so a mobilidade e a interatividade. No caso da mobilidade possvel perceb-la na prtica, uma vez que j esto disposio do consumidor brasileiro diversos dispositivos mveis por meio dos quais se pode assistir TV digital, como celulares, minitelevisores e receptores USB para micros. So muitas as possibilidades de interatividade e vrias empresas esto trabalhando no desenvolvimento de aplicaes que vo possibilit-las. Em breve os usurios, utilizando o controle remoto, podero responder a testes, obter informaes sobre programas, comprar produtos anunciados, participar de enquetes e realizar operaes bancrias etc. Alm disso, a adoo de uma plataforma nacional de middleware de cdigo aberto, como o Ginga, possibilita a gerao de empregos com mo de obra qualificada,

incentivo pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo e expandindo o mercado de software e contedo interativo no Brasil, mercado esse de alto contedo tecnolgico e de alto valor agregado.

3.Vantagens da TV Digital
Tabela 1.Analgica x Digital

TV Analgica Qualidade da Imagem Definio padro (entre 480 e 525 linhas,com baixa nitidez) Estreo (apenas 2 canais) 4:3 1 Recepo fixa Poucas possibilidades

TV Digital Alta definio (at 1080 linhas,com elevado nvel de nitidez) 6 canais (surround) 16:9 (tela de cinema, ou widescreen) At 6 em definio padro Recepo em deslocamento Muitas possibilidades (ex: com a tv digital possvel buscar um resumo do captulo da novela) Livre de interferncias

Qualidade do som Formato de exibio Canais por emissora Mobilidade Interatividade

Qualidade do sinal

Chuviscos, rudos e fantasmas

4.Sistema de codificao
Em Junho de 2006, o governo anunciou que o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial" (Servio Integrado de Transmisso Digital Terrestre)) seria a base para modulao. No entanto, a codificao de vdeo seria H.264 que o novo padro para vdeo digital de alta definio (HD. Um codec baseado no padro H.264 compacta um arquivo de vdeo digital para que seja usada somente a metade do espao do MPEG-2 (o padro DVD) e com a mesma qualidade de vdeo, tambm chamado MPEG-4 parte 10 e udio HE-AAC v2 tambm conhecido como AAC+. Os padres de codificao de vdeo e udio utilizados nas transmisses mveis no so iguais aos utilizados no sistema japons que utiliza o padro 1SEG (ou 1-seg,

ou One Seg) uma tecnologia de transmisso digital de TV para aparelhos portteis com udio e vdeo. O nome uma referncia ao fato de o sistema de TV digital japons dividir o sinal em 13 segmentos: 12 de alta definio e o 13 de baixa definio, prprio para dispositivos portteis - um sinal similar ao thumbnail de fotografia. Difere do sistema fullseg. Uma caracterstica fundamental do 1-seg o tamanho da imagem, que pode ser de 240x180 pixels, 320x240 ou 320x180 pixels, compatvel com telas de celulares, enquanto o full-seg transmite imagens em SD com resoluo 720x480 ou HD com resoluo de 1920x1080. O 1SEG permite a recepo mvel, tanto em celulares como em veculos em movimento gratuitamente, uma vez que o sinal para os receptores mveis trafega no mesmo canal que a transmisso em alta definio. A tecnologia de transmisso para TV digital no Brasil a mesma usada no Japo, porm com algumas poucas variantes. Um exemplo delas o codec utilizado (MPEG-2 no Japo e MPEG-4 H.264 no Brasil). O hardware para a recepo dos sinais pode ser intercambiado entre os dois pases, sendo necessria apenas a troca do software, porem existem as seguintes diferenas na recepo mvel em relao s transmisses feitas. Japo: Vdeo H264 a 15fps; udio HE-AAC v.1 low complexity. Brasil: Vdeo H264 a 30fps; udio HE-AAC v.2 low complexity.

5.Ginga
O Ginga a juno de middleware do SBTVD, dos middleware FlexTV e MAESTRO, desenvolvidos pela UFPB e PUC-Rio no projeto SBTVD (SBTVD, 2009). a camada de software intermedirio (middleware) ela consiste em um desenvolvimento de aplicaes interativas para a TV Digital livre de plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes). Ele une diversas tecnologias e inovaes e especificao avanada e de acordo com a realidade do pas.

A tecnologia oferecida a populao permite que eles obtenham acesso informao, como: educao distncia e servios sociais na TV. A importncia da TV no Brasil, tem como um meio complementar para incluso social/digital. Tem o objetivo de oferecer uma implementao completa de no dispor de cdigo aberto de um middleware compatvel com o padro SBTVD adaptvel a qualquer ambiente de PC. As especificaes Ginga-J e GingaNCL atravs da unio da Implementao de Referncia Ginga-J sob responsabilidade do Laboratrio de Aplicaes de Vdeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraba (UFPB) e a Implementao de Referncia Ginga-NCL sob responsabilidade do Laboratrio Telemdia da PUC-Rio. O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permite o incremento de aplicaes de acordo com dois paradigmas de programao diferentes. O projeto de cada aplicao, dependendo das funcionalidades requeridas em um paradigma possuir uma melhor adequao que o outro. Adaptou-se a necessidade de incluso social/digital e a obrigao do compartilhamento de conhecimento de forma livre. O Ginga BR. Labs faz parte do programa Ginga Brasil, que visa incentivar a produo e a difuso dos aplicativos interativos para a TV digital, tendo em vista que, desde o incio do ano, 75% dos televisores digitais devem sair de fbrica com o Ginga. Em 2014, o percentual sobe para 90%.

5.1 Ginga-NCL
O Ginga-NCL o subsistema criado pelo grupo de pesquisa da PUC-Rio tendo a viso de promover uma infraestrutura para expor aplicaes para determinar escritas na linguagem NCL (Nested Context Language). uma linguagem de aplicao XML para especificar a interatividade, sincronismo espao-temporal entre objetos de mdia, adaptabilidade, oferecendo o suporte a mltiplos dispositivos e produo ao vivo de programas interativos no-lineares.

5.2 Ginga CDN


O GingaCDN uma rede de desenvolvedores de componentes e aplicao para o middleware brasileiro de TV Digital Ginga. Esta iniciativa faz parte do programa Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informao e Comunicao (CTIC), atualmente incubadas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criado pelo governo federal com o objetivo de desenvolver a competncia nacional para inovao em comunicaes digitais. A GingaCDN tem uma idia de desenvolvimento distribudo e colaborativo de software e da oferta de um ambiente de transmisso e recepo de Televiso Digital de baixo custo com o intuito de testar e aprimorar os componentes desenvolvidos nesta rede, como tambm de difundir a tecnologia de TV Digital Brasileira.

6.Estado da Arte em TV Digital


O avano da tv digital e suas tecnologias est sendo visvel em nosso pas. A cada nova tecnologia empregada, um novo perfil de profissional surge, gerando novas oportunidades para o mercado de trabalho. Segundo dados do Blog do global code as novidades para 2013 na rea so: o O Java foi finalmente aprovado no Padro Brasileiro de TV Digital o Rede Globo, SBT, Record, Rede TV, TV Brasil e Rede Vida esto transmitindo aplicaes interativas em sua programao! o Existe ambiente para desenvolvimento gratuito disponibilizado pela TOVTS o Milhes de aparelhos de televiso j esto no mercado com Ginga!

Notcias como estas foram publicadas no site do planalto,vejamos alguns trechos da seguinte manchete Emissoras pblicas vo funcionar como laboratrio de testes de contedos interativos para TV digital do pas. O Ministrio das Comunicaes vai selecionar dez emissoras de TV pblicas para funcionarem como laboratrio de testes de contedos e aplicaes para omiddleware Ginga, plataforma que permite a interatividade na TV digital brasileira. A ideia com o Giga BR.Labs incentivar a produo de contedos interativos para a TV digital. Como exemplos de contedos que podem ser desenvolvidos esto aplicativos de governo eletrnico, que do acesso a servios pblicos pela televiso, ou produtos audiovisuais como sries e documentrios que utilizem a interatividade.

Diante disso, podemos dizer que toda essa interatividade e qualidade que a tv digital proporciona, veio facilitar ainda mais a vida dos brasileiros.

7.rea de cobertura e seus desafios


No dia 2 de dezembro de 2012, o padro ISDB-T de TV digital completou 5 anos de operao no Brasil. O aniversrio no contou com dados atualizados no pas quanto a cobertura e quantidade de canais que j operam o sinal digital. Enquanto media a disputa entre teles e radiodifusores pelo dividendo digital, o Ministrio das Comunicaes avalia que o fim das transmisses analgicas de televiso enfrenta uma dificuldade muito maior: os aparelhos receptores ainda esto longe de alcanar a maioria dos lares brasileiros. 46,80% da populao est coberta pela TV Digital, diz Anatel

De acordo com a Anatel, em maio 2012, 89.2 milhes de pessoas (o equivalente a 46,80% da populao brasileira) esto cobertas pela TV Digital. Ao todo so 31.3 mil domiclios, em 508 municpios. Segundo comunicado divulgado pela Agncia em out/11, a expectativa do governo de que "a cobertura da Televiso Digital Terrestre no Brasil seja igual ou superior governo subsidiar a compra para facilitar. At para ilustrar o tamanho do problema, o ministro prometeu para este ano o incio de testes em algumas cidades do pas ou seja, experincias de desligamento dos sinais analgicos. Vamos ter testes-piloto este ano. Precisamos garantir que todo mundo tenha equipamento de recepo, disse. A dificuldade um dos motivos para a troca de uma data nica de desligamento dos sinais analgicos por um perodo mais longo. Estamos com uma proposta j tramitando na Casa Civil e pretendemos despachar com a presidenta Dilma para antecipar para 2015 o incio do desligamento do analgico, mas em compensao vamos aumentar o prazo para o final at 2018, explicou.

Estes dados ainda conferem para 2013, segundo comunicou o ministro Paulo Bernardo, no dia 04 de abril no programa de rdio Bom dia ministro. Precisamos estimular que as pessoas comprem televiso digital ou comprem conversor digital, porque evidentemente no podemos desligar o analgico com as pessoas recebendo com televiso antiga. No vai dar certo. A televiso muito importante e teramos um problema social srio, argumentou.

Por isso, Bernardo voltou a um tema que j defendera, mas que aparentemente no avanou no governo: como alavancar as vendas de televisores ou conversores.

8.Comparao com outros padres


O padro de transmisso adotado no Brasil o mesmo utilizado no Japo (ISDB-T), que diferentemente do padro americano (ATSC) e o europeu (DVB-T), permite a recepo do sinal em aparelhos portteis e mveis, sem tarifao. Um das poucas diferenas do padro brasileiro em relao ao japons a compresso. No Brasil ser adotado o H. 264/MPEG-4 para todos os sinais, que mais eficiente que o MPEG-2, ou seja, possvel trafegar a mesma quantidade de vdeo em uma taxa de dados menor. No DVB-T (Digital Video Broadcast Terrestrial), o padro europeu, por exemplo, a transmisso para dispositivos mveis tarifada pelas operadoras de telefonia. Alm do Brasil, outros pases como Peru, Argentina, Chile e Venezuela j anunciaram a adoo do padro brasileiro de televiso digital. 8.1 Principais caractersticas dos padres de TVD em operao no mundo 8.1.1 Advanced Television Systems Commitee (ATSC) - Focado na qualidade de imagens e sons em alta definio, produzindo imagens no formato 16:9 e som digital dolby 5.1.- Disponibiliza contedos pay-per-view6 e servios interativos.- Apesar de toda robustez, no tem boa qualidade na recepo em ambientes que utilizam antenas internas, alm de no atender ao quesito mobilidade, em conseqncia da modulao adotada. 8.1.2 Digital Video Broadcasting (DVB) - Consiste em um conjunto de padres que se intercambiam, cada um ajustado especificao tcnica a qual est vinculado: para transmisso de sinais digitais via terrestre ou radiodifuso (DVB-T); transmisso por satlite (DVB-S); e transmisso por cabo (DVB-C).- Apresenta-se nas configuraes de imagem: HDTV (16:9); o EDTV (16:9); e o SDTV (4:3). Porm, em razo do espectro congestionado nos diversos pases da Europa, os europeus passaram a investir no EDTV e SDTV. Passaram a fazer uso do recurso de multi-programao, para aumentar a quantidade de programas simultneos.

8.1.3 Integrated Services Digital Broadcasting (ISDB) - Alm de oferecer os servios dispostos nos outros padres, os japoneses definiram dois objetivos: produzir potencialmente uma TV de alta definio e; desenvolver uma

tecnologia que permitisse a recepo em aparelhos portteis e mveis, permitindo acesso nos lugares mais remotos, visando a atender demanda do pblico consumidor.

9.Concluso
Diante dos acontecimentos percebe-se que a nao como um todo comea a evoluir para era digital seja ela pela transmisso de TV ou at mesmo pela incluso digital que de certa forma anda em paralelo a tal tecnologia, sendo o nosso pas uma potncia emergente que tende a gerar lucro de diversas formas, e tendo em vista essa maior interatividade entre programas e telespectadores, resta a ns esperar a concluso final dessa implantao que segue em propores gigantescas e pretende ser disponvel a todos.

Referncias
<http://www.tvglobodigital.com/tecnicos/padrao_sbtvd> Acessado em: 09 Maio 2013 <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009> Acessado em: 09 Maio 2013 <www.teleco.com.br/tvdigital.asp> Acessado em: 09 Maio 2013 <http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33410&si d=8#.UYyB1aKG2v0> Acessado em: 09 Maio 2013 <ginga.org.br.> Acessado em: 09 Maio 2013 <http://www.inf.ufes.br/~scotta/files/dtv/relatorioEditoresColaborativos.pdf> Acessado em: 10 Maio 2013 <http://www2.planalto.gov.br/imprensa/noticias-de-governo/emissoras-publicas-vaofuncionar-como-laboratorio-de-testes-de-conteudos-interativos-para-tv-digital-do-pais >

Acessado em: 10 Maio 2013 <http://blog.globalcode.com.br/2013/02/ginga-java-e-interatividade-na-tv.html> Acessado em: 10 Maio 2013

Вам также может понравиться