Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS UFSCAR PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO

Educao popular no-formal contempornea na transformao da situao histrica-social na sociedade brasileira atravs da coletividade cultural.

DANIEL BARBOSA SANTOS

SOROCABA-SP 2013

Educao popular no-formal contempornea na transformao da situao histricasocial na sociedade brasileira atravs da coletividade cultural.

Pr-projeto de pesquisa ao Programa de PsGraduao em Educao, em nvel de mestrado da Universidade Federal de So Carlos Campus Sorocaba, como requisito do processo seletivo. rea de concentrao: Educao, Comunidade e Movimentos Sociais.

1.

Resumo A Educao popular no-formal procura compreender o que ocorre em volta do

mundo da vida, dentre os meios usados para chegar essa compreenso, usa-se a cultura, como percepo e distino da realidade. Para a produo cultural se faz necessrio a integrao dos indivduos, identificando interesses comuns entre eles. Durante esse processo de construo da ao cultural, a organicidade procura as ideias dos indivduos e surgem orientaes comuns. Desse modo ainda tnue emerge a coletividade, como forma de organizar as etapas. A coletividade s possvel quando cumpre seu papel de utilidade social, organizar a comunidade uma tarefa social, com prtica educadora da personalidade solidria. No tarefa de um nico dirigente, mas uma influncia de indivduos que se mantm na coletividade de forma voluntria. Desconstroem-se as classes sociais para montar indivduos coletivos. Dentro deste contexto de ao cultural, que prope educar a organicidade coletiva, para construo de uma realidade brasileira mais socialmente responsvel perante a sua histria, com apoio mutuo natureza e a vida que nos cerca. Nesta proposta de pesquisa, intenta gerar uma metodologia que envolva a cultura como centro da gesto comunitria, participativa de crtica formao educacional popular. Palavras Chaves: coletividade, cultura, educao popular Abstract The popular education non-formal research understand what happens around of the world of life, among the means used to reach to this comprehension, we use the culture, as perception and distintion of the reality. For the production culture is necessary to integrate the individual, identifying common interest between them. During the construction process of cultural action, the organicity search individuals' ideas and common guidelines emerge. Thus yet tenuous emerges collectivity as a way to organize the steps. The collectivity is possible only when it complies with your role as social utillity, organize the community is a social task, with practice educator solidarity personality. It is not the task for single conductor, but an influence of individuals who

remain in the collectivity voluntarily. To deconstruct social classes to build collective individuals. Within this context of cultural action, which proposes to educate the organicity collective, for construction of a Brazilian reality more socially responsible to its history, with mutual support to nature and life around us. In this research proposal, attempts to generate a methodology that involves the culture as the center of collective management, participatory with criticism educational popular. Keywords: collectivity, culture, popular education 2. Objetivos: 2.1 Geral: Avaliar a importncia da cultura como fora motriz da populao brasileira na gesto coletiva de suas comunidades, bem como as condies de formao prxis da realidade. 2.2 Especficos: Identificar a cultura contempornea pela populao brasileira, atravs de pesquisa de campo e entrevistas; Analisar o papel da cultura na formao prxis; Contribuir positivamente para o aproveitamento da cultura no papel de gesto da coletividade; Identificar comunidades e movimentos sociais que usam a cultura de forma crtica; Acrescentar formao e capacitao as analises da pesquisa Formular propostas para nortear a cultura como gestora da coletividade.

3. Problema da Pesquisa A Educao Popular no-formal contempornea oferece subsdios prxis para o desafio da transformao na situao Histrica-Social da sociedade brasileira atravs de Cultura

se organizando nas formas de coletividade? 4. Justificativa Este projeto de pesquisa pretende abordar e analisar a cultura como forma de aprendizado na Educao Popular. A cultura, principalmente a popular, tem forte influncia no quotidiano, e pode ser usado como instrumento alavancador de gesto comunitria. O projeto visa investigar as formas polticas de educao no-formal, para desenvolvimento de consolidao do fenmeno histrico atravs de processos e aes culturais, trazendo a organizao participativa como meio de continuao. O estudo intenta refletir sobre a produo de trabalhos voltados a Educao Popular, no-formal, tomando exemplos de comunidades e movimentos sociais que em seu desenvolvimento tem a organizao participativa com prticas culturais, alm de ter como base os estudos de pesquisadores da educao popular dentro da rea desta prpesquisa. O professor Paulo Freire delineia a cultura como parte da transformao humana da realidade, FREIRE (2003, p.51): A partir das relaes do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criao, recriao e deciso, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele mesmo o fazedor. Vai temporalizando os espaos geogrficos. [Faz cultura]. E ainda o jogo destas relaes do homem com o mundo e do homem com os homens, desafiado e respondendo ao desafio, alterando, criando, que no permite a imobilidade, a no ser em ternos de relativa preponderncia, nem das sociedades nem das culturas. Assim que o ser humano se relaciona com a realidade, vai transformando seu mundo, adicionando ao mundo o que ele fez com ela. Quando o homem se reconhece como fazedor de cultura, e estimula-se sua produo no h como negar que ele se comunica com a natureza, tanto como com a humanidade. Para a pesquisadora Conceio Paludo em CALDART (2012, p.283) no Dicionrio de Educao do Campo, apresenta uma explicao e abordagem histricasocial sobre Educao Popular:

A origem da concepo de educao popular, ... decorre do modo de produo da vida em sociedade no capitalismo, na Amrica Latina e tambm no Brasil, e emerge a partir da luta das classes populares ou dos trabalhadores mais empobrecidos na defesa de seus direitos; dependendo da organizao na qual se congregam, os trabalhadores chegam inclusive a defender e a lutar pela construo de uma nova ordem social. As razes da educao popular so as experincias histricas de enfrentamento do capital pelos trabalhadores na Europa, as experincias socialistas do Leste Europeu, o pensamento pedaggico socialista, as lutas pela independncia na Amrica Latina, a teoria de Paulo Freire, a teologia da libertao e as elaboraes do novo sindicalismo e dos Centros de Educao e Promoo Popular. Enfim, so as mltiplas experincias concretas ocorridas no continente latino-americano e o avano obtido pelas cincias humanas e sociais na formulao terica para o entendimento da sociedade latino-americana. Assim a Educao Popular vem na defesa de seus direitos que foram ofendidos ou retirado. E ainda em sua organizao prope o desenvolvimento de uma nova sociedade mais solidria e completamente justa. histrico a batalha de um projeto popular para nossa sociedade em que vivemos. Ainda que seja uma alternativa ao modo tradicional deve ser o pilar central para a conscincia e prtica da transformao social. E quais so as relaes com a natureza, com a cultura que hoje a maioria velada vive neste planeta? A prpria definio de trabalho vem se modificando com o passar das eras, vemos hoje uma tendncia da transformao do trabalhador como prestador de servios, mas antes disso, seu significado para quem trabalhava era algum assalariado, ou seja por sua fora de trabalho recebe uma quantia em moeda de troca. Em outros tempos o trabalhador era um servo que pertencia ao seu senhor-proprietrio. O que dizer da cultura ento, sua transformao ao longo dos tempos passou por uma radicalizao desde o perodo do tratado de Tordesilhas. Mas qual a cultura que tem se expandido, seno a prpria cultura do modismofetichismo, to insistentemente plantada no modelo neoliberal. Em uma sociedade tecno-burocrata como a nossa, a moral vigente se estabelece nas relaes de produes e na forma de apropriao das mercadorias, gerando uma acumulao de produtos que distancia as pessoas dos humanos.

Vemos hoje as modificaes genticas, o uso indiscriminado de herbicidas, o uso ostensivo da violncia contra os miserveis, um atentado ao nosso planeta! J tem algum tempo que os conhecimentos acumulados da sociedade, vem sendo sobrepostas por tcnicas de obteno do lucro e do dinheiro, e mais, as tecnologias que respeitam o meio ambiente so continuamente desvalorizadas. Nossa sociedade urge de uma nova conscincia, novas relaes morais baseado na tica de realidade com a Natureza, que nos possibilite alavancar a transmutao do comportamento das pessoas onde a solidariedade seja o valor mximo universal. Nossa realidade subjetiva deve ser a mesma de todos os seres: alimentar a vida integrando-se Natureza, e esse objetivo central nas relaes humanas a cultura. Ou possvel seguirmos a histria do desenvolvimento da humanidade, na forma na qual nos apresentada hoje? A cultura como agente central da transformao vida comum, propem uma reflexo poltica na prtica da formao e capacitao, abrindo uma perspectiva de compartilhamento e companheirismo na convivncia cultural. A pedagogia pela coletividade proposta por Makarenko aborda a complexidade dos indivduos sob um olhar de organizao e organismos coletivos, para conscientemente dialogar o projeto da coletividade e se responsabilizar por ele. Ele mesmo discute sobre isso, LUEDEMANN (2002, p.151):

Em sua experincia em Poltava, que as novas relaes sociais na sociedade socialista deveriam se basear nessa nova rede de relaes recprocas provocadas pela 'subordinao entre os iguais'. Ao perceber que essa nova lgica social funcionava muito bem na Colnia Gorki, explicava essa nova pedagogia dos comandantes: - Eu somente saberei ordenar um camarada, pedir-lhe algo, despertar sua atividade, obter sua resposta, quando sinto minha responsabilidade ante a coletividade, quando sei que, ordenando-lhe, cumpro a vontade coletiva. Se no sinto isso em mim, somente haver espao para o predomnio pessoal, para a nsia do poder, para ambio e para todos os demais sentimentos e tendncias alheias nosso modo de vida. Esse sistema de trabalho atravs das relaes sociais, a coletividade, em Makarenko era feito por educadores e educandos em conjunto, onde a mobilizao da

vivncia quotidiana era organizada por grupos menores, os destacamentos, sob o comando de um coordenador eleito pelo coletivo. Com enfase no rodizio da direo, dando oportunidade de que todos um dia tornam-se comandante, assim 'o colono', um membro efetivo da comunidade onde fora realizado o processo educativo popular de Makarenko, um dia comandava o coletivo, e no outro se subordinava a ele. Assim todos conheceriam os assuntos dirios e problemas gerais da coletividade. A experincia realizada nas colnias de Makarenko, mostra diversas atividades realizadas e idealizadas pelos educadores, educandos e colonos. Dentro dos exemplos esto: limpeza do local, organizao das moblias, confeco de roupas, preparo das aulas, tribunais populares, normas disciplinares, plantao e preparo dos alimentos, cuidado com as crianas menores, enfermagem e primeiros socorros, alfabetizao, literatura, reformas, aes culturais, instruo e educao poltica, entre outras. Usar a cultura como elemento central da educao popular, faz emergir nossa necessidade de que todos sejam os prprios produtores de culturas locais, e assim gerar na comunidade onde se aprende a organicidade para se basear a autogesto coletiva. Assim prope o estudo desta pesquisa capacitar cidados para estarem no mundo e com o mundo, circundando suas relaes sociais, socializando cultura ao gerar igualdade e construindo o processo educativo para uma coletividade solidaria. Como desafio maior deste proposta criar uma sistematizao dos objetivos e metodologias para usar a cultura como agente central na gesto coletiva.

5.

Referencial Terico-Metodolgico Ao deparar com as teorias e mtodos, j realizados, nos surpreendemos com a

quantidade de bons materiais disponveis, tanto pelos livros e artigos publicados quanto pelas dissertaes j defendidas, claro que um ou outro estudos apontam para o mesmo objetivo desta pesquisa, mas poucos, so os que em especficos com o perodo proposto, e na abordagem organizao da coletividade com enfase na ao cultural. Assim foi possvel encontrar grande parte do ideal proposto pela pesquisa, nos materiais escritos em MAKARENKO (1977, 1980) e LUEDEMANN (2002, 1994). Estes estudos so referentes Educao durante a construo da sociedade socialista

russa, do perodo de 1911 1939. Tambm BOLEIZ (2008), criou um extenso estudo sobre Makarenko e Pistrak referente a esse mesmo perodo. A Metodologia de Paulo Freire, fonte inspiradora no processo de libertao crtica da classe oprimida FREIRE (2003,1978) desenvolveu parte da saga produzida nos efervescentes anos 1961-1964, tambm retirado de SCOCUGLIA (2001), PAIVA (2003), SOARES (2009) os relatos e aonde esto documentos do Mtodo Paulo Freire. No que se refere ao termo organizao MAKARENKO (1977), na obra La colectividad y la educacin de la personalidad, trata parte dos problemas e realizao da coletividade. PELOSO (2012) molda uma sntese organizacional muito contributiva para os movimentos sociais. PIZETTA (2010) traz uma importante contribuio terica organizao popular e dos movimentos sociais. Sobre a autogesto verifica-se em MANDEL (1988) alguns apontamentos. Referente a Educao Popular, alm das citadas obras acima, tambm GOHN (2003,2008), PALUDO (2001) nos estudos sobre movimentos sociais e educao popular no-formal. Provavelmente havero outros tericos-prticos que sero contemplados ao analisar sobre a relao deles e o projeto de pesquisa proposto. Dentro dos movimentos sociais a principal referencia vem do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na ltima dcada o movimento tem passado por uma reestruturao, CALDART (2004) nos traz os processos educativos trazido a tona pelo MST. E tambm o Movimento dos Atingidos por Barragens, na dissertao de Emanuel SANTANA (2008), Conexes: movimento social, educao popular e cinema, por onde nos conta o processo organizado e cultural dos atingidos por barragens. Obras fundamentais para compreenso do estudo desta pesquisa, so o Dicionrio da Educao do Campo. CALDART (2012), uma obra coletiva onde cada termo definido por um ou mais estudiosos, e contou com a colaborao de vrios pesquisadores. Alm dos estudos de GOHN (2003,2008) e outros autores referenciado na bibliografia. No que se refere a cultura, prope-se os materiais que mais se aproximam do tema pesquisado. FIRMIANO (2009) nos conta sobre a formao cultural dos jovens do MST em Ribeiro Preto. BERLINCK (1984) fala sobre o projeto do Centro Popular de Cultura da UNE, destroado pela ignorncia capitalista em abril de 1964. COELHO (2008) e COUTINHO (2011) tece sobre a cultura crtica em contraposio da cultura

modista de fetiches. GARCIA (1990) trata do teatro militante, importante material educativo tanto para as massas como para a formao dos quadros nos movimentos sociais. A cultura livre do Movimento Software Livre pode nos ser a base da parte digital e de informtica. Nos plantios, LONDRES (2009) tem uma cartilha muito interessante sobre a cultura de troca de sementes crioulas e tambm o projeto Ciclovida que tem como objetivo usar a bicicleta para conversar e trocar sementes crioulas. 6. Metodologia da pesquisa. Esta pesquisa ser realizada dentro do territrio brasileiro, primeiro sero levantadas informaes sobre comunidades e projetos sociais que tenham os seguintes requisitos: organizao coletiva, atividades culturais, formas de capacitao dos seus participantes. Alm dos levantamento de dados ter como forma de ao visita esses projetos sociais, afim de entrevista-los e colher depoimentos, apontar os fatores positivos e negativos dos projetos e nos movimentos sociais. Como fonte de visita a campo esto os acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e tambm os assentamentos tanto os mais consolidados como os que esto em fase recente de incio. No MST h uma organizao sociopoltica e cultural j muito fortalecida na maioria dos casos. Dentre outros movimentos sociais nacionais esto o Movimento dos Atingidos por Barragens, que tem se mostrado um grande defensor de um projeto popular para o Brasil de desenvolvimento autossustentvel, alm de uma metodologia organizacional muito rica culturalmente. Tambm pretende avaliar o coletivo Levante Popular da Juventude, que tem pautado entre seus temas centrais a organizao poltica de jovens do meio estudantil, do campo e da cidade, alm de diversos temas ligado a educao, como seu projeto popular para educao. Certamente surgiro outros movimentos sociais, e seus projetos cuja as entrevistas sero relevantes no decorrer do estudo. Sero apreciados vdeos dos registros de diversas localidades, entrevistas j realizadas, alm das j citadas visitais locais. O material principal tem como fonte livros de acervos de bibliotecas, bancos de dados e informaes secundrias. Esto previstas: Levantamento de dados do campo, para obteno de dados,

Qualificar os projetos atravs da capacitao de cursos, palestras, participao em eventos, entre outras aes.

7. Cronograma

1 Semestre Levantamento de campo Orientaes pedaggicas Reviso Bibliogrfica Entrevistas e visitas Sistematizao e anlise dos dados Elaborao da dissertao X X X

2 Semestre X X X X X

3 Semestre

X X X

8. Bibliografia Referencial BERLINCK , Manoel Tosta; O Centro Popular de Cultura da Une. Campinas: Papirus, 1984. BOLEIZ JNIOR, Flvio; Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educao do trabalho. So Paulo: Feusp, 2008. CALDART, Roseli Salete; Pedagogia do Movimento Sem Terra; 4.Ed. So Paulo: Expresso Popular, 2004. CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO Paulo; FRIGOTTO Gaudncio; (Orgs); Dicionrio da Educao do Campo. So Paulo: EPSJV/FIOCRUZ /EXPRESSO POPULAR, 2012. COELHO, Jos Teixeira; O que ao cultural. 4.Reimpresso. So Paulo: Brasiliense, 2008. COUTINHO, Carlos Nelson; Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. So Paulo: Expresso Popular, 2011. FIRMIANO, Frederico Daia; A formao cultural dos jovens do MST - A experincia do assentamento Mrio Lago em Ribeiro Preto-SP. So Paulo: UNESP, 2009. FREIRE, Paulo; Educao Como Prtica da Liberdade. 27.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2003. __________. Pedagogia do Oprimido, 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. GARCIA, Silvana. Teatro da militncia. So Paulo: Perspectiva/Edusp, 1990. GHIRALDELLI, Paulo Junior; O que pedagogia. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. GODOI , Emilia Pietrafesa; MENEZES, Marilda Aparecida; MARIN, Rosa Acevedo ; Diversidade do campesinato: expresses e categorias - Construes identitrias e sociabilidades. Volume 1. So Paulo: UNESP, 2009. GOHN, Maria da Glria; Educao no-formal e cultura poltica. 4.ed. So Paulo: Cortez, 2008. __________. Movimentos Sociais no incio do sculo XXI. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 2003. IANNI, Octavio; Florestan Fernandes sociologia crtica e militante. So Paulo: Expresso Popular, 2005. LONDRES , Flavia; Semente Crioula: cuidar, multiplicar e partilhar . Passo Fundo: BATTISTEL/AS-PTA, 2009. LUEDEMANN, Ceclia da Silveira; Anton Makarenko Vida e obra a pedagogia na

revoluo. So Paulo: Expresso Popular, 2002. __________. Makarenko - A escola como coletividade. So Paulo: PUC, 1994. MAKARENKO, Anton Semeionovich; La colectividad y la educacin de la personalidad . Moscou: Editorial Progresso, 1977. __________. Poema Pedaggico. 2.ed. 3 volumes. Lisboa: Horizonte Pedaggico, 1980. MANDEL, Ernest; Controle operrio, conselhos operrios, autogesto. So Paulo: CPV, 1988. PALUDO, Conceio; Educao Popular em busca de alternativas Uma leitura desde o Campo Democrtico e Popular. Editorial Tomo, 2001. PAIVA, Vanilda P.; Histria da educao popular no Brasil: educao popular e educao de adultos - contribuio a historia da educao brasileira. 6.ed. So Paulo: Loyola, 2003. PEREIRA, Dulcinia de Ftima F.; PEREIRA, Eduardo T. . Revisitando a Histria da Educao Popular no Brasil: Em busca de um outro mundo possvel. Revista HISTEDBR On-line, v. n.40, p. p.72-p. 89, 2010. PELOSO, Ranulfo; Trabalho de base. So Paulo: Expresso Popular, 2012. PIZETTA, Adelar Joo; Mtodo de Trabajo y Organizacin Popular, Caracas: Minci, 2010. SANTANA, Emanuel ; Conexes: movimento social, educao popular e cinema - A experincia do Movimento dos Atingidos por Barragens de Chapada dos Guimares MT com o Cinema Circulante. Cuiab: UFMT/IE, 2008. SANTOS, B. S. (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. SCOCUGLIA, Afonso Celso; Educao Popular Do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2001. SOARES , Lencio; FVERO, Osmar ; (Orgs) Primeiro Encontro Nacional de Alfabetizao e Cultura Popular . Braslia: MEC/UNESCO, 2009. II Encontro Comunitrio de Educao Popular e Filosofia Software Livre no fisl12. Disponvel em <http://wp.me/p1IAAB-b>. Acesso em 25 de novembro de 2012 Projeto Ciclo Vida. Disponvel em <http://projetociclovida.blogspot.com.br/>. Acesso em 1 de novembro de 2012.

Вам также может понравиться