Вы находитесь на странице: 1из 3

ferramenta: ANLISE SWOT (CLSSICO)

estratgia e gesto INDICADO PARA organizaes de todos os portes. SERVE PARAanalisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaas de um negcio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ao para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa. TIL PORQUE incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversasperspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. SOBRE A FERRAMENTA: A Anlise SWOT considerada uma ferramenta clssica da administrao. No h executivo de grande empresa que no a conhea. Mas a ferramenta ainda pouco conhecida - e consequentemente pouco usada - por quem tem empresas de menor porte. A Anlise SWOT no tem um pai ou me definidos, mas muitos acreditam que ela tenha sido desenvolvida na dcada de 1960 por professores da Universidade Stanford, a partir da anlise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Portanto, como qualquer outra ferramenta considerada clssica na administrao, a Anlise SWOT tambm foi pensada considerando o contexto da grande empresa e, posteriormente,passou a ser adotada tambm em outras situaes, como em empresas de menor porte. A Anlise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode empreg-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do seu negcio), anlise contextual e guia para a definio de um plano de ao. SWOT uma sigla em ingls dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negcio) e Threats (ameaas para o seu negcio). Os pontos fortes e fracos, em geral, esto dentro da prpria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaas, na maioria dos casos, tm origem externa. Como usar: O uso da ferramenta Anlise SWOT razoavelmente simples. O mais difcil identificar os reais pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades mais vantajosas e as ameaas mais importantes do ambiente competitivo em que o negcio est enquadrado. Tendo esta preocupao em mente, use o quadro da pgina seguinte e responda: S: Quais so os reais pontos fortes do seu negcio? Empreendedores tendem a ser otimistas por natureza. Por isso, reflita bem se o que voc est escrevendo neste tpico um ponto forte real ou se apenas a sua opinio. Valide sua lista com pessoas que conhecem bem voc e o seu negcio. Diversos itens
1

podem ser considerados pontos fortes. Alguns exemplos: um bom local com muito trnsito de pessoas que formam o pblico-alvo pode ser um ponto forte para uma loja varejista; ter a patente de um produto ou acesso a um excelente canal de distribuio. Ter uma marca conhecida e querida ou uma equipe realmente comprometida com a estratgia da empresa tambm so pontos fortes. No fcil levantar todos eles, mas tente pensar nas vantagens competitivas de sua empresa. W: Quais os reais pontos fracos do seu negcio? O otimismo excessivo do empreendedor pode impedi-lo de refletir sobre os pontos fracos do negcio. Outros se sentem mais confortveis se listarem as oportunidades de melhoria (e no os pontos fracos) do seu negcio. Aqui no importa o termo, desde que voc reconhea que sua empresa no faz bem tudo aquilo que poderia fazer e/ou poderia fazer muito melhor. Mesmo as melhores empresas conseguem elaborar uma grande lista de pontos fracos (ou oportunidades de melhoria). Quanto mais esforo em identificar esses pontos, mais sua empresa tende a se tornar melhor, desde que elabore um plano de ao para tratar cada ponto fraco. Neste tpico, liste tudo que est fazendo seu negcio perder vendas ou aumentaros custos (despesas, gastos, perdas). O: Quais so as oportunidades para o seu negcio? Muito cuidado ao elaborar a lista deste tpico porque empreendedores veem oportunidades em todos os lugares. Para elaborar a lista, preciso que a empresa tenha uma estratgica clara, com objetivos, indicadores e metas bem definidos. Isso permitir fazer com que as oportunidades vislumbradas para o negcio sejam priorizadas de acordo com a estratgia da empresa. T: Quais so as ameaas para o seu negcio? Comece sua lista pelos problemas que o seu negcio pode enfrentar (ou est enfrentando) com a concorrncia. Que atitudes de seus concorrentes podem contribuir para reduzir as vendas ou aumentar os custos da sua empresa? Alm disso, use outra ferramenta clssica, a Anlise PEST, para listar outras ameaas para o seu negcio que podem ter origens polticas, econmicas, sociais e tecnolgicas. A Anlise PEST tambm pode ser usada para identificar oportunidades para o seu negcio.

ferramenta: ANLISE SWOT (CLSSICO)


estratgia e gesto

Contribui para estratgia da sua empresa S: Quais so os pontos fortes do seu negcio?

Dificulta a estratgia da sua empresa W: Quais so os pontos fracos do seu negcio?

O: Quais so as oportunidades para o seu negcio?

SW O T
T: Quais so as ameaas para o seu negcio?

Aspectos externos

Aspectos internos

ferramenta: ANLISE SWOT (CLSSICO)


estratgia e gesto .:DICAS DE USO DA FERRAMENTA Prepare-se para a guerra! A Anlise SWOT tem forte influncia da escola militarista de formulao estratgica. Isso significa analisar detalhadamente o adversrio e o ambiente em que se realizar o combate, para identificar as oportunidades e ameaas e os pontos fortes e fracos da tropa. Com base nessa anlise, buscase o melhor posicionamento e a definio do melhor plano de ao para o ataque e a defesa. Empreendedores no podem ser ingnuos e deixar de imaginar que sua empresa est em uma guerra com seus concorrentes para conquistarseu espao no mercado consumidor. Por mais que se fale de temas como competio cooperativa (coopetio) ou organizao dos competidores em arranjos produtivos locais, sempre sua empresa ter um (ou muitos) competidor(es)que pensa(m) que concorrente bom concorrente morto. Se voc no concorda com isso, melhor pensar que si vis pacem, para bellum . Ou em bom portugus, se quer a paz, prepare-se para a guerra. A arte da guerra: Depois de tanto tempo publicada (sculo IV a.C.), a obra A Arte da Guerra, de Sun Tzu, virou at livro de autoajuda, mas seus ensinamentos podem ser teis para qualquer empreendedor. A mxima do livro : Se voc conhece o inimigo e conhece a si mesmo, no precisa temer o resultado de cem batalhas. Se voc se conhece, mas no conhece o inimigo, para cada vitria ganha sofrer uma derrota. Se voc no conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perder todas as batalhas . Em tempos de internet e globalizao, est cada vez mais difcil conhecer o inimigo e at o autoconhecimento uma prtica pouco exercitada entre os empreendedores. Por isso to complicado ganhar todas as batalhas. Otimismo e imbecilidade: Empreendedores so otimistas por princpio. Nenhum pessimista abre um negcio prprio. Num primeiro momento, esse otimismo pode levar o empreendedor a identificar vrios pontos fortes e oportunidades, mas poucos pontos fracos e ameaas durante a criao da empresa. Depois de algum tempo, j como empresrio experiente, a lista de pontos fracos e ameaas aumenta consideravelmente. Nesse momento, o sentimento de imbecilidade pode prevalecer com a pergunta: Por que no pensei nisso antes?
Quem tem conhecimento vai pra frente | 0800 570 0800 | sebrae.com.br

Otimismo e ingenuidade: Apesar de til em diversas situaes, a Anlise SWOT pode ser uma ferramenta venenosa para muitos negcios nascentes, em especial, os mais inovadores. Se alguns grandes empreendedores tivessem feito a Anlise SWOT no incio de seus empreendimentos, provavelmente no tomariam a deciso de continuar. Walt Disney, por exemplo, no teria vislumbrado quase nenhum ponto forte (ele nem desenhava to bem) e nenhuma grande oportunidade (desenhos animados eram um nicho de mercado se comparados aos grandes filmes picos de Hollywood). O negcio tinha vrios pontos fracos (no tinha dinheiro ou acesso aos grandes distribuidores) e um monte de ameaas no previstas (como o roubo do personagem Coelho Oswald). Da mesma forma, Henry Ford no teria criado uma empresa para fabricar a carruagem sem cavalos . Depois que os negciosfazem sucesso, esses empreendedores so chamados de visionrios, mas no incio, eram considerados ingnuos. No encare esse argumento para deixar de fazer a Anlise SWOT para o seu negcio. Ela se torna mais imprescindvel na medida em que a empresa evolui. Pea a reviso de terceiros: Quando o empreendedor elabora a Anlise SWOT para o negcio, bem possvel que a anlise no seja totalmente imparcial. Nenhum pai ou me consegue fazer uma avaliao de seu filho ou sua filha sem destacar os pontos fortes e deixar os fracos com um destaque menor. Assim, pea a pessoas que o(a) conhecem e tambm esto familiarizados com o negcio para avaliar sua anlise. Preenchi os quadrantes SWOT e agora?: A principal falha no uso da Anlise SWOT imaginar que basta preencher os quadrantes. Esse s o comeo da Anlise SWOT. Depois do preenchimento, preciso analisar o que a empresa poder (ou dever) fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades, melhorar seus pontos fracos e tentar extinguir ou minimizar o efeito das ameaas potenciais. Em outras palavras, necessrio um plano de ao.

Material adicional recomendado:


CLAVELL, James. Sun Tzu: A Arte da Guerra. So Paulo: Best Bolso, 2011.

Quem tem conhecimento vai pra frente | 0800 570 0800 | sebrae.com.br

Elaborado por Marcelo Nakagawa (Professor e Coordenador do Centro de Empreendedorismo Quem tem conhecimento vai pra frente do Insper)

Realizao

Patrocnio

Parceiro Educacional

| 0800 570 0800 | sebrae.com.br

Вам также может понравиться