Вы находитесь на странице: 1из 6

revista da

abem

nmero 18 outubro de 2007

Cultura e diversidade na Amrica Latina: o lugar da educao musical


Jusamara Souza
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) jusa.ez@terra.com.br

Resumo. O artigo analisa os debates atuais sobre cultura e diversidade na Amrica Latina e suas relaes com a msica. Os fenmenos musicais na contemporaneidade demandam a busca de novas perspectivas analticas capazes de explicar as mudanas nas formas de fazer msica que por sua vez trazem novas formas de educar musicalmente. As especificidades da Amrica Latina podem contribuir para a crtica e renovao das teorias e metodologias da educao musical. Palavras-chave: Educao musical, diversidade cultural, Amrica Latina

Abstract. The paper analyses the contemporary debates on culture and diversity in Latin America and their relations with music. The musical phenomena in contemporary times demand the search to new analytic perspectives capable of explaining the changes in the ways of making music, which, on their turn, bring new ways to musically educate. Particularities of Latin America may contribute to critics and renovation of theories and methodologies of musical education. Keywords: Musical education, cultural diversity, Latin America

Introduo No momento em que o mundo vive uma intensa globalizao e os conflitos tornam-se mais agudos, o tema da diversidade cultural vem suscitando inmeros debates. As divises territoriais, antes traadas por critrios geogrficos e geopolticos, do lugar a espaos culturais que so permanentemente modificados pela migrao internacional e pela velocidade dos processos de informao e comunicao. A Amrica Latina uma regio que tem uma especificidade significativa nesse contexto atual. Ela marcada no somente pelas diferenas geogrficas, mas tambm pelas suas mltiplas manifestaes culturais. A regio vivencia diversos problemas e dificuldades econmicas, como a excluso social crescente e o enfraquecimento de seus Estados. No entanto, a especificidade sociocultural atual do continente latino-americano tem uma combinao contraditria, que, segundo o socilogo mexicano, Lucio Oliver Costilla, localiza-se entre uma intelectualidade que tem um elevado nvel e a existncia de movimentos sociais e polticos que atuam numa situao social explosiva. Isso tem gerado amplas possibilidades para o desenvolvimento da sociologia latino-americana. (Oliver Costilla, 2005, p. 244). Para a educao musical, como uma rea que se comunica com as chamadas cincias sociais (Kraemer, 2000), a vinculao entre cultura e diversidade entra na pauta de debates, principalmente daqueles relacionados criao de polticas pblicas para o ensino de msica. Definir em que medida

15
SOUZA, Jusamara. Cultura e diversidade na Amrica Latina: o lugar da educao musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 18, 15-20, out. 2007.

nmero 18 outubro de 2007

abem

revista da

esses conceitos permeiam nossa rea e refletir sobre este tema to atual da perspectiva da educao musical a proposta desse artigo. Para tal, o texto apresenta algumas questes em torno dos processos culturais envolvidos na msica da Amrica Latina, destacando a msica brasileira. Diversidade e cultura na Amrica Latina Durante o Seminrio Internacional sobre Diversidade Cultural, realizado pelo Ministrio da Cultura nos dias 27 a 29 de junho de 2007, em Braslia, o professor argentino Miguel Bartolom questionou se era possvel definir diversidade cultural ou se realmente seria possvel trabalhar a categoria diversidade cultural pensando na diversidade dos pases americanos.Uma das dificuldades estaria na pluralidade de tratamentos que o conceito pode adquirir, isto , a diversidade pode ser vista atravs de diversos prismas. Isso permite, por exemplo, que as polticas pblicas possam tratar de temas como a questo indgena ou do afro-descendente de modos extremos, podendo variar de uma abordagem intercultural at a manifestao de um neocolonialismo. Para evitar essa ltima posio, segundo Bartolom:
importante perceber como a apropriao e a troca entre culturas se desenvolvem, fazendo com que no seja possvel, por vezes, afirmar um lugar social esttico e permanente para o tratamento de certo grupo. As experincias culturais so necessariamente intercambiantes e fenmenos culturais desse tipo so comuns nos pases americanos, podendo-se citar, por exemplo, as culturas nativas do Mxico e as tradies religiosas dos povos andinos, que conjugam a sua raiz axiolgica com a tradio crist. (In: Debatendo o conceito de diversidade cultural. Disponvel em: <http:/ /culturalivre.org.br> Acesso em: 8 set. 2007).

dos pelas imigraes em massa e a ocupao de povos distintos em certo territrio, como o caso dos brasiguaios ou dos peruanos na Argentina. Nessa direo, categorias como indgenas ou afrodescendentes seriam, segundo Bartolom, arbitrrias, e externas com relao sociedade que designa e geralmente contemplam dentro de sua classificao uma pluralidade de prticas culturais. No caso dos guaranis, essa denominao abrangeria diversos grupos tnicos, atravessando vrios estados constitudos, o que mostraria a elasticidade desse conceito. De outro lado, para compreender os mltiplos sentidos que a palavra cultura pode adquirir, vale a pena retomar uma breve genealogia do conceito (Souza, 2001a). A palavra, advinda do latim cultura, significava o cuidado dispensado ao campo ou gado, e no sculo XIII, na Frana, uma parcela da terra cultivada passando mais tarde, no sculo XVI, a significar no um estado mas uma ao, ou seja, o fato de cultivar a terra. A partir do Iluminismo, o termo cultura passa a ser empregado para designar formao ou a educao do esprito. A cultura tornase, assim, uma espcie de dado preexistente a qualquer forma de relao social. O indivduo no poderia escapar sua cultura (de origem) da mesma forma que ela no pode escapar de seus caracteres genticos (Cuche, 1999, p.228). Nessa concepo estigmatiza-se um esprito natural e sem cultura, fortalecendo a oposio entre natureza e cultura. Contra o universalismo uniformizador do Iluminismo, Herder, na Alemanha do sculo XIX, acreditava na diversidade de culturas. Nessa concepo, cada cultura dotada de particularidades que se expressam atravs da lngua, das crenas, dos costumes e da arte. Conforme mencionado em Souza (2001a), Herder acreditava que cada povo, atravs de sua cultura prpria, tem um destino especfico a realizar, pois cada cultura expressa sua maneira um aspecto da humanidade.Sua concepo de cultura, caracterizada pela descontinuidade, no exclua, no entanto, uma possvel comunicao entre os povos. Com essa viso, Herder pode ser considerado um precursor do relativismo cultural, ou seja, a crena das singularidades das culturas. (Souza, 2001a, p. 23). Ainda sob a influncia do nacionalismo, o conceito de cultura vai se ligando cada vez mais ao conceito de nao, como escreve Cuche (1999), a cultura aparece como um conjunto de conquistas artsticas, intelectuais e morais que constituem o patrimnio de uma nao, considerado como adquirido definitivamente e fundador de sua unidade (p. 73).

Assim, quando o apropriante e o apropriado terminam por coexistir, no caberia apelar para uma certa pureza dos povos originrios e das tradies, uma vez que essas manifestaes culturais so transformadas ao longo da histria. Um exemplo:
A cultura africana produziu relevantes exemplos dessa diversidade alcanada atravs da apropriao e transformao. A chegada de navios negreiros criou um tipo especial de comunidades etnolingusticas na Amrica. Esse o caso dos Caribes Negros da Guatemala, resultado da mescla de nativos com descendentes africanos. E essas transformaes no criam apenas novas prticas culturais, mas fazem surgir at mesmo novas aldeias e territrios, como ocorreu com os Quilombos brasileiros, definindo uma clara demarcao geogrfica e poltica. (In: Debatendo o conceito de diversidade cultural. Disponvel em: <http:// www.culturalivre. org.br> Acesso em: 8 set. 2007).

Um outro exemplo trazido pelo autor a diversidade indgena que se multiplica hoje na Amrica Latina, surgindo novos contextos sociais provoca-

16

revista da

abem

nmero 18 outubro de 2007

Dessa forma, o conceito foi oscilando entre uma acepo universalista e particularista. H que se considerar, portanto, que cultura, como um conceito mvel e multidimensional, est continuamente sendo revisado. Diversidade musical na Amrica Latina: o caso Brasil1 Para explicar as dinmicas culturais contemporneas na Amrica Latina, Garcia Canclini (2000) prope o termo culturas hbridas entendidas como procesos socioculturales en los que estructuras o prcticas discretas, que existin en forma separada, se combinam para generar nuevas estructuras, objetos y prcticas (p. 62). O autor explica:
La latinidad siempre fue una construccin hbrida, en la que concluyeron las contribuciones de los pases mediterrneos de Europa, lo indgena americano y las migraciones africanas. Actualmente, esas fusiones constitutivas de lo latino-americano se amplan en interaccin con lo anglo por la voluminosa presencia de migrantes y productos culturales latinos en Estados Unidos. Ms all, lo latino interacta y se remodela tambin en dilogo con culturas de Europa y aun de Asia. (Garcia Canclini, 2000, p. 60).

tculo de uma identidade brasileira perante outras culturas. E, em segundo, um discurso que reatualiza o tema da diviso intelectual do trabalho entre o primeiro e terceiro mundo, entre os que pensam e os que sensorializam o real, o que, alis, corresponde concepo emotiva da msica na cultura ocidental (Lucas, 2000, p. 2). A representao de msica brasileira fundamentada no s na idia da mistura tnica, mas tambm se assenta na hierarquia e assimetria da cultura musical do colonizador europeu sobre a do africano e indgena, uma herana dos estudos evolucionistas provenientes das teorias raciais do sculo XIX. Assim, por exemplo, o suposto primitivismo dos povos africanos ou de origem afro serviria para o entendimento das msicas africanas calcado s na sua dimenso rtmico-percussiva e do seu apelo corporal imediato (Lucas, 2000, p.2). Atualmente falar sobre a msica brasileira significa incluir vrias formas de pensar e fazer msica influenciadas por vrias culturas. Por isso, seria mais adequado falar sobre msicas brasileiras que vo alm do samba e bossa nova, internacionalmente divulgados pela indstria fonogrfica. Com os efeitos da economia, migraes e globalizao dos meios de comunicao, as atividades interculturais tm sido intensificadas entre as diferentes regies do pas. Assistimos a um processo de fuso entre as diferentes culturas musicais como, por exemplo, entre o samba e o rap. No entanto, apesar da internacionalizao do repertrio musical, algumas manifestaes musicais insistem em manter suas diferenas locais, como a capoeira. Pensar sobre a msica brasileira hoje significa analisar as trocas culturais que hoje atravessam o pas e que fazem com que os limites entre litoral/ serto ou morro/asfalto se dissolvam. Dessa forma, a msica brasileira produzida nos ltimos anos parece distanciar-se definitivamente das oposies entre msica culta e msica popular. Os criadores e intrpretes da atual msica popular brasileira tornam-se intrpretes privilegiados do nosso cotidiano. Como cronistas, cantam as questes de seu tempo e espao. A msica do Brasil tambm lida com o hbrido e com o desfazimento de fronteiras que marca a cultura produzida na contemporaneidade. Trs ques-

Embora o Brasil tambm tenha a diversidade como um elemento fundante em suas culturas, o nacionalismo das dcadas de 1930 e 1940 procurou construir uma identidade unificadora na qual pouco se percebia as diferenas dos elementos constituintes da nao. Isso pode explicar a cristalizao de duas vises que hoje fazem parte do imaginrio sobre o Brasil e por conseqncia da msica brasileira. Por um lado o mito da convivncia racial pacfica entre brancos, negros e amerndios, uma suposta democracia racial, baseada na percepo da miscigenao como processo harmnico que hoje tem sido questionada por vrios tericos2. Por outro, a viso de uma intensa musicalidade de seu povo e do Brasil como um pas do som, um lugar onde mais se faz msica no mundo. Esses esteretipos permeiam os discursos sobre a msica brasileira, tanto no Brasil como no exterior. Lucas (2000), analisando a representao da msica brasileira na mdia norte-americana, v na mistura tnica considerada como responsvel pela intuio musical do povo, pela autenticidade folclrica da criao musical brasileira, um discurso que reproduz em primeiro lugar a razo do nacionalismo de Estado, principal articulador e susten-

1 Parte das idias discutidas nesse item foi publicada no captulo Outras escutas da msica brasileira, In: Pannizzi, Wrana; MIX, Jorge. (Org.). Brasil desde Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. 2

Ver Soares 2002; Quintero-Rivera, 2000, entre outros.

17

nmero 18 outubro de 2007

abem

revista da

tes parecem estar presentes. A primeira delas seria um estilo musical que partindo do local busca o global e vice-versa. Um exemplo seria a produo musical de Carlinhos Brown. A origem de seu trabalho est no Grupo Olodum, um grupo de percusso que hoje tem uma importante projeo internacional. Na gravao da msica No woman no cry com Jimmy Cliff, o cantor mostra a relao que a cultura local pode ter com a produo global. Utilizando uma tecnologia de ponta, Carlinhos Brown cria um ritmo, a timbalada. So as peculiaridades locais que fazem dessa msica o indito e por conseqncia o sucesso. Ele afirma em uma entrevista:
Eu no fao a msica intelectual ou didtica ou literalmente construda. O que fao msica dos excludos. S que dentro de toda burrice, de toda ignorncia, existe bom gosto. Ns tambm nos interessamos por Voltaire, Schumann, Beethoven, Jean-Michel Basquiat. (apud Resende, 2002, p. 147148).

serto do Brasil, com seus cantos de feiras, cegos, sanfonas, rabequeiros, circos mambembes e bumbameu-boi. Considerados como novos porta-vozes de um pas muito musical, eles conseguem a magia de rimar serto e globalizao. Assim, funcionam como antenas, captando sem preconceitos os sons novos que vm do pas e do mundo. So capazes de defender a prosmicuidade da msica onde se permite misturar o samba, funk e rap. Um outro exemplo dessa gerao o pernambucano Chico Sciense, que lana o movimento mangue beat. O mangue visto como uma terra frtil pela troca incessante de matria orgnica entre o doce, da gua dos rios e o sal da gua do mar. Uma metfora, portanto, da necessidade de intensificar as trocas culturais. Esses grupos adotam um hibridismo muito grande de instrumentos eletrnicos e autctones e at mesmo latino-americanos. Reinterpretam fragmentos de ritmos tradicionais e de outros que adquirem por outras regies do Brasil e do mundo, distorcendo-os pelos sons da guitarra. Para Moacyr dos Anjos, so os primeiros sinais da runa da inveno do nordeste: um discurso de mais de um sculo que formula uma percepo provincial oposta ao seu outro, o sul. Este movimento configura uma identidade cultural nordestina que legitima e representa aquele espao no mais ligado ao regionalista ou tradicionalismo. Uma resposta, portanto, folclorizao acrtica de ritmos e melodias nordestinas. Para outros essa novidade musical traz talvez a idia mais madura do que seria a identidade cultural nordestina na contemporaneidade. Vrios outros grupos tm trabalhado nessa direo, misturando ritmos trazidos por escravos com rodas como, por exemplo, o congado mineiro, de tradio portuguesa religiosa com percusses no convencionais como o grupo mineiro Uakti; ou a fuso de ritmos jamaicanos com maranhenses como o faz Lenine. A terceira e ltima questo para a atual msica brasileira o entendimento das msicas da periferia dos grandes centros urbanos, ou seja, prticas musicais que integram o cotidiano de crianas e jovens excludos do mundo institucionalizado. Como a msica est presente? Que sentido tem a msica para essas pessoas que vivem na periferia? Que elementos musicais integram seu cotidiano, que processos utilizam informalmente para aprender msica e quais os aspectos relevantes destas prticas? Entre as pesquisas desenvolvidas em Porto Alegre, aparecem como tema os msicos de ruas

O conceito de culturas hbridas, proposto por Garcia Canclini, ajuda a compreender essa heterogeneidade multitemporal de cada nao que aparece na msica da Carlinhos Brown. As novas tecnologias permitem a mistura dos saberes cultos e populares, quebrando a aura em torno da grande msica. Carvalho (1999) descreve:
hoje em dia os meios massivos permitem um aumento considervel do consumo musical e a distino de classe, ainda que no inteiramente eliminada, comea a dar lugar a um clima mais cosmopolita, estimulando o convvio de estilos musicais formalmente muito distintos entre si, mas comensurveis enquanto partes de um mesmo universo miditico que homogeneiza o impacto sensorial da msica. (Carvalho, 1999, p. 56).

A segunda questo para a atual msica brasileira o desmanche das fronteiras. Analisando a cultura latino-americana, Garcia Canclini (2000, p.76) v a manuteno das especificidades tnicas como recursos para resistir o modificar la globalizacin y replantear las condiciones de hibridacin. Dessa forma seria possvel, por exemplo, reconhecer a cultura local por todo o pas atravs de sua produo discogrfica. Essas novas configuraes, como resultado da produo musical global, traz uma importante perspectiva para discutir as tradicionais dicotomias. Ou seja, as culturas musicais escapariam de esquemas binrios de classificao como popular/erudito, centro/periferia ou escrito/oral (Garcia Canclini, 2000, p. 79). Como exemplo podem ser mencionados os novos movimentos da msica nordestina, destacando-se Lenine, Chico Csar, Carlos Malta, Zeca Baleiro entre outros. Na viso de Rodrigues (2000), os sons que eles produzem so enraizados na vastido do

18

revista da

abem

nmero 18 outubro de 2007

(Gomes, 1998), os rappers e hip hoppers (Fialho, 2003), os DJs (Araldi, 2004), meninos e meninas em situao de rua (Muller, 2000), as oficinas de msica (Stein, 1998), a aprendizagem musical em escolas de samba (Prass, 1998 e 1998;1999) jovens que em seu tempo de lazer estudam a msica sozinhos (Corra, 2000) ou em bandas (Souza et. al, 2003). Entre as prticas musicais de adolescentes, tem sido crescente o surgimento de bandas com objetivo de tocar um repertrio que est disponvel nos meios de comunicao. Pelos relatos de professores em escolas e divulgao em programas de televiso estima-se que o nmero de bandas existentes somente em Porto Alegre seja superior a quinhentos. A cultura hip hop3, por sua vez, um fenmeno que se expande nas periferias dos grandes centros urbanos. Marginalizados e excludos estes grupos constroem uma identidade marcada pelas experincias vividas, tais como o desemprego, o preconceito social e racial, as precrias condies de moradia, sade e educao, o narcotrfico e o crime. Em suas letras est explicitada uma temtica social que reflete a condio em que vivem. Estes fenmenos mostram que as chamadas prticas educativas no-formais e no-convencionais so consideradas como um aspecto importante nos pases latino-americanos. O lugar do educador musical Hoje assistimos a uma proliferao de debates sobre cultura e diversidade. Seja nos espaos da mdia, das polticas pblicas ou das discusses cientficas de outras reas. Refinar esses conceitos, participar das discusses contemporneas e entender os sentidos que diversidade e cultura adquirem no campo da msica pode ajudar-nos a identificar nossos desafios. Como educadores musicais precisamos adequar nossas representaes e prticas pedaggico-musicais coerentes com o nosso papel social nesse continente. O continente latino-americano constitudo por diversas realidades musicais e o dilogo entre

elas precisa ser estimulado, promovido e sustentado. Aqui, a diversidade a norma e no um simples fenmeno de conjuntura. Portanto, preciso tratar o diferente com compreenso e no apenas com tolerncia. A msica, por estar conectada a etnicidade, ideologia, religio, sexualidade, pode aumentar nossa compreenso do mundo. Ela pode ajudar a compreender quem somos e, assim, nos comunicar com os outros. A educao musical, como as outras cincias, tem sido afetada pelas novas situaes e fenmenos sociais j mencionados como a revoluo tcnico-cientfica, os processos de globalizao, a revalorizao das comunidades locais e dos grupos tnicos e o papel determinante do indivduo e suas necessidades. A rea acompanha essas mudanas, na busca de novas perspectivas analticas capazes de explicar o ritmo de mudanas contemporneas. Dois congressos da Associao Brasileira de Educao Musical (Abem), realizados em Belm (PA), em 20004, e em Uberlndia (MG), em 20015, mostram essa preocupao. Vimos acumulando conhecimento nesse mbito, visto as contribuies de pesquisadores nos referidos encontros. Outras contribuies podem ser encontradas nas produes individuais (Souza, 1997, 2001b; Travassos, 2001) Mais recentemente, outras temticas ficaram na ordem do dia como os projetos sociais relacionados com a excluso social e busca de uma melhor qualidade de vida, onde a msica adquire um papel central (Kleber, 2006), a co-educao musical entre adultos e jovens (Ribas, 2006) e sociabilidades em educao musical (Gonalves, 2007). Pelas particularidades da Amrica Latina a educao musical pode ir mais longe. Pode-se aprofundar a reflexo sobre as diferentes questes que se apresentam como objeto de estudo como o papel das etnias e dos movimentos regionais, entre outros. Estabelecer a relao dos estudos particulares com a dinmica da totalidade social poder contribuir para o avano na elaborao de uma teoria social da educao musical.

Essa cultura engloba a expresso plstica do grafitti, os movimentos corporais do break, as rimas do Mcing - poeta cronista da periferia, e as composies sonoras dos DJs. Trata-se do IX Encontro Anual da Abem, que teve como o tema Currculos de msica e cultura brasileira. O tema do X Encontro Anual da Abem foi Educao musical hoje: mltiplos espaos, novas demandas profissionais.

4 5

19

nmero 18 outubro de 2007

abem

revista da

Referncias
ARALDI, Juciane. Formao e prtica musical de DJs: um estudo multicaso em Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. CARVALHO, Jos Jorge de. Transformaes da sensibilidade musical contempornea. Horizontes Antropolgicos: msica e sociedade, Porto Alegre, ano 1, n.1, p. 53-91, 1999. CORRA, Marcos. K. Violo sem professor: um estudo sobre processos de auto-aprendizagem musical com adolescentes. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. CUCHE, Denys. A noo de cultura nas Cincias Sociais. Traduzido por Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 1999. DEBATENDO O CONCEITO DE DIVERSIDADE CULTURAL. Disponvel em: <http://www.culturalivre.org.br> Acesso em: 8 set. 2007. FIALHO, Vnia. Hip Hop Sul: um espao de formao e atuao musical. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003. GARCIA CANCLINI,. Nestor. Notcias recientes sobre la hibridacin. In: BUARQUE DE HOLANDA, H.; RESENDE, B. (Org.): Artelatina: cultura, globalizao e identidades. Rio de Janeiro: Aeroplano/Mam-RJ, 2000. p. 60-82. GOMES, Celson Henrique Sousa. Formao e atuao de msicos das ruas de Porto Alegre: um estudo a partir dos relatos de vida. Porto Alegre: UFRGS, 1998. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998. GONALVES, Lilia Neves. Educao musical e sociabilidade: um estudo em espaos de ensinar/aprender msica em UberlndiaMG nas dcadas de 1940 a 1960. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Tese (Doutorado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. KLEBER, Magali. A prtica de educao musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Tese (Doutorado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006. KRAEMER, Rudolf Dieter. Dimenses e funes do conhecimento pedaggico-musical. Traduzido por Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, n. 16/17, p. 50-73, 2000. LUCAS, Maria Elizabeth. Wonderland musical: notas sobre as representaes da msica brasileira na mdia americana, 2000. Disponvel em: <http://www2.uji.es/trans/trans2/Lucas.html> Acesso em: 01 jun. 2001. MLLER, Vnia. A msica , bem diz, a vida da gente: um estudo com crianas e adolescentes em situao de rua na Escola Municipal de Porto Alegre - EPA. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. OLIVER COSTILLA, Lucio. O novo na sociologia latino-americana. Sociologias, Porto Alegre, ano 7, n.14, p. 244-273, jul.-dez. 2005. QUINTERO-RIVERA, Mareia Q. A cor e o som da nao: a idia de mestiagem na crtica musical do Caribe Hispnico e do Brasil (1928-1948). So Paulo:Annablume/Fapesp, 2000. PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia. Porto Alegre: UFRGS, 1998. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma escola de samba (ou por que ningum aprende samba no colgio). Em Pauta, Porto Alegre, n. 14-15, p. 5-18, 1998;1999. RESENDE, Beatriz. Rudos da msica popular. Apontamentos de Crtica Cultural, p. 121-169, 2002. RIBAS, Maria Guiomar. Msica na educao de jovens e adultos: um estudo sobre prticas musicais entre geraes. Tese (Doutorado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006. RODRIGUES, Lia Imanishi. A nova msica popular brasileira. Reportagem. ano II, n.14, p.27-50, nov. 2000. SOARES, Astria. Outras conversas sobre os jeitos do Brasil: o nacionalismo na msica popular. So Paulo: Annablume/Fumec, 2002. STEIN, Marlia A. Oficinas de msica: uma etnografia dos processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 1998. Dissertao (Mestrado em Msica), Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. SOUZA, Jusamara. Transformaes globais e respostas de Educao Musical. In: SIMPSIO PARANAENSE DE EDUCAO MUSICAL, 6., 1997, Londrina, Anais... 1997, p. 68-84. SOUZA, Jusamara. Currculos de msica e cultura brasileira: mas, que concepes de cultura brasileira? Revista da Fundarte, Montenegro, v. 1, n.1., p. 22-25, jan. 2001a. SOUZA, Jusamara. Mltiplos espaos e novas demandas profissionais: re-configuramdo o campo da educao Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 10., 2001b, Uberlndia, Anais..., Uberlndia: Abem, 2001b, p. 85-92. SOUZA, Jusamara et al. Prticas de aprendizagem musical em trs bandas de rock. Per Musi, Belo Horizonte, v. 7, p. 68-75, 2003. SOUZA, Jusamara (Org.). Msica, cotidiano e educao. Porto Alegre: Programa de Ps- Graduao em Msica, 2000. TRAVASSOS, Elizabeth. Etnomusicologia, educao musical e o desafio do relativismo esttico. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 10., Uberlndia, Anais..., Uberlndia: Abem, 2001.

Recebido em 08/09/2007 Aprovado em 28/09/2007

20

Вам также может понравиться