Вы находитесь на странице: 1из 3

C. E.

Maria Mximo - Sesso Pblica Sede Perfeitos


(Cap. XVII de O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Caracteres da Perfeio 1. Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso? No fazem assim tambm os publicanos? Se unicamente saudardes os vossos irmos, que fazeis com isso mais do que outros? No fazem o mesmo os pagos? -Sede, pois, vs outros, perfeitos, como perfeito o vosso Pai celestial. (S. MATEUS, cap. V, vv. 44, 46 a 48.) 2. Jesus, com essas palavras, ofereceu-nos um modelo a ser seguido; embora a criatura no possa atingir o mesmo grau de perfeio do criador, deve esforar-se ao mximo na prtica das virtudes, tendo como principal, a Caridade. O Homem de Bem 3. O verdadeiro homem de bem o que cumpre a lei de justia, de amor e de caridade, na sua maior pureza; Deposita f em Deus, na Sua bondade, na Sua justia e na Sua sabedoria; Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepes so provas ou expiaes e as aceita sem murmurar; Possudo do sentimento de caridade e de amor ao prximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses justia; Seu primeiro impulso para pensar nos outros, antes de pensar em si, para cuidar dos interesses dos outros antes do seu prprio interesse; O homem de bem bom, humano e benevolente para com todos, sem distino de raas, nem de crenas, porque em todos os homens v irmos seus; Respeita nos outros todas as convices sinceras e no lana antema aos que como ele no pensam;
Lus Carlos Demetrio Laranjeira

No alimenta dio, nem rancor, nem desejo de vingana; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e s dos benefcios se lembra, por saber que perdoado lhe ser conforme houver perdoado; indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que tambm necessita de indulgncia e tem presente esta sentena do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado." Estuda suas prprias imperfeies e trabalha incessantemente em combatlas; No se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado; Usa, mas no abusa dos bens que lhe so concedidos, porque sabe que um depsito de que ter de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar o de aplic-lo satisfao de suas paixes; Finalmente, o homem de bem respeita nos seus semelhantes, todos os direitos que lhes so assegurados pelas leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus. Os Bons Espritas 4. O bom esprita o bom cristo; o Espiritismo no cria uma nova moral, apenas facilita a compreenso e a prtica da moral de Cristo. No possui segredos e a clareza a sua prpria essncia. Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral e pelos esforos que faz para dominar as suas ms inclinaes. Parbola do Semeador 5. Aquele que semeia saiu a semear; - e, semeando, uma parte da semente caiu ao longo do caminho e os pssaros do cu vieram e a comeram. Outra parte caiu em lugares pedregosos onde no havia muita terra; as sementes logo brotaram, porque carecia de profundidade a terra onde haviam cado. - Mas, levantando-se, o sol as queimou e, como no tinham razes, secaram. - Outra parte caiu entre espinheiros e estes, crescendo, as abafaram. Outra, finalmente, caiu em terra boa e produziu frutos, dando algumas sementes cem por um, outras sessenta e outras trinta. - Oua quem tem ouvidos de ouvir. (MATEUS, cap. XIII, vv. 1 a 9) 6. Que tipo de tratamento estaremos dando s nossas sementes?

Lus Carlos Demetrio Laranjeira

O Dever 7. O dever principia, para cada um de vs, exatamente no ponto em que ameaais a felicidade ou a tranqilidade do vosso prximo; acaba no limite que no desejais que ningum transponha com relao a vs mesmos. A Virtude 8. A virtude, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. No virtuoso aquele que faz ostentao da sua virtude, pois lhe falta a qualidade principal: a modstia, e tem o vcio que mais se lhe ope: o orgulho. Superiores e Inferiores 9. A autoridade, tanto quanto a riqueza, uma delegao de que ter de prestar contas aquele que se ache dela investido. No julgueis que lhe seja ela conferida para lhe proporcionar o vo prazer de mandar; nem, conforme o supe a maioria dos potentados da Terra, como um direito, uma propriedade. O Homem no Mundo 10. Um sentimento de piedade deve sempre animar o corao dos que se renem sob as vistas do Senhor e imploram a assistncia dos bons Espritos. Purificai, pois, os vossos coraes; no consintais que neles demore qualquer pensamento mundano ou ftil. No consiste a virtude em assumirdes severo e lgubre aspecto, em repelirdes os prazeres que as vossas condies humanas vos permitem. Cuidar do Corpo e do Esprito 11. Sendo a alma, prisioneira da carne, o corpo deve estar so, disposto e vigoroso. Devemos, portanto, com equilbrio, cuidar tanto do corpo quanto de esprito.

Lus Carlos Demetrio Laranjeira

Вам также может понравиться