Вы находитесь на странице: 1из 5

Dieta para diminuir Colesterol e/ou Triglicerdeos aumentados

ALIMENTOS PROIBIDOS Carnes gordas e enlatadas, carne de porco, fgado () , rins () ,"pele" da galinha, etc.; Leite gordo, queijo gordo (amarelo), manteiga e derivados, leite integral, etc.; Frios embutidos (presunto, salame, etc.); Gema de ovo, maionese, creme de leite e sorvete de leite; Achocolatados, creme de leite e leite condensado ou evaporado, iogurte integral; Tortas e pastelaria; Frituras, leo de algodo, leo de amendoim; Oleoginosas como nozes, amndoas, etc.; Baicom, toucinho defumado e banha; Crustceos e frutos do mar (camaro, lagosta, etc.); Macarro com ovos ou molho com queijo; Biscoitos amanteigados, cremosos ou que contenham gema de ovo; Coco, abacate, caqui; Azeite, azeitona.

ALIMENTOS PERMITIDOS Carnes sem gordura, aves sem pele, peixes; Leite desnatado, margarinas "light", iogurte desnatado, ricota; Clara de ovo; Frutas e suco de frutas, verduras, legumes e cereais; Sorvete de frutas ou base de leite desnatado; leo de milho, girassol, soja e oliva; Arroz, feijo, lentilha, gro de bico; Po integral, sem miolo (baguete), farinha integral e de aveia e bolo de aveia; Com moderao nas bolachas, biscoitos e macarro.

O colesterol elevado no sangue - a hipercolesterolemia - muito mais do que uma das causas da ateroesclerose, que leva ao estreitamento e ao entupimento das artrias coronrias. O colesterol em excesso o alicerce de todo este processo. Qualquer um pode vir a ter nveis elevados de colesterol no sangue, independente de idade, sexo, ou raa. Mas como esta alterao no determina sinais ou sintomas, as pessoas se surpreendem com este diagnstico. No se alarme, mas encare esta situao seriamente. Se voc tem nveis elevados de colesterol no sangue, existem alguns fatos importantes que voc precisa saber para proteger a sua sade. Primeiro, voc precisa informar-se sobre o que significa colesterol elevado, de quanto est elevado e o que voc deve fazer para reduzi-lo. Prepare-se para algumas mudanas,Modificar a sua dieta certamente a maneira mais correta para reduzir os nveis de colesterol.

A prescrio diettica fundamental no tratamento da hipercolesterolemia, e lembre-se, no existe "dieta mgica". Pense que voc ir modificar seus hbitos alimentares e que essas modificaes devem durar por toda a vida. importante criar um novo hbito alimentar. para fornecer os nutrientes que voc precisa, necessrio uma dieta variada de alimentos.A melhor maneira escolher alimentos de diferentes tipos e, utilize-os sempre com moderao. No elimine as carnes do cardpio, experimente transform-las em complemento, escolha sempre cortes magros como: peito de Peru e de frango, patinho e coxo duro. Diminua todos os tipos de gorduras (para cozinhar, temperar saladas). Rompa definitivamente com frituras. Evite o consumo de ovos e lembre-se que muitos alimentos os contm (massas, bolos, doces, etc.).

Lembre-se que a atividade fsica coadjuvante dieta sempre, e importante tanto para elevar os nveis de colesterol-HDL ("colesterol bom" = detergente) quanto para baixar os nveis de colesterol-LDL ("colesterol vilo"). Ainda mais, melhora a performance crdio-pulmonar e lhe ajuda a "descarregar" o stress.

Os nveis elevados de colesterol e triglicerdeos so factores de risco para doenas do corao, por isto o seu tratamento muito importante. Fique com algumas dicas e aprenda a comer!

Colesterol elevado Evite alimentos gordurosos como: maionese, natas e manteiga. Prefira margarina light com moderao. Prefira pes integrais e ricos em fibras, que no contenham acar e gorduras. Acrescente uma fonte de fibras na alimentao (aveia em flocos, farelo de trigo ou de arroz...). Modere o consumo de bolos, biscoitos e bolachas recheadas. Evite consumir massas com molhos e recheios muito calricos e gordurosos, como os molhos brancos, que vo leite integral e queijo. Prefira um molho base de tomates in natura e reduza a gordura do preparo. Evite doces preparados com chocolate, leite condensado e creme de leite, pois alm do seu alto teor de acar, tambm so ricos em gordura. Evite consumir alimentos fritos. Prefira preparaes assadas, cozidas ou grelhadas. Abuse de vegetais folhosos, legumes e frutas. Prefira leite e iogurtes desnatados. Evite consumir queijos amarelos. Eles so os mais gordurosos. Prefira o queijo branco, a ricota, minas, frescal e o queijo cottage. Evite as carnes gordurosas, pele de aves e os embutidos (bacon, salsicha, lingia, embutidos, mortadela, salame, presunto...). Prefira carnes magras como frango e peixes. Limite o consumo de 2 ovos/semana, pois a gema contm muita gordura, podendo contribuir para o aumento do colesterol.

Triglicerdeos altos Alimentos probidos: Acar, mel e doces em geral Massas: lasanha, canelone, ravioli; pizzas Farinhas (mandioca, milho, trigo) Refrigerantes Bebidas alcolicas

Alimentos usados com moderao: Bolachas de gua e sal, e torradas Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarro, milho verde Leguminosas - feijes, ervilha, soja, lentilha, vagem

Alimentos permitidos: Leite desnatado Suco de frutas Queijos magros Carnes magras leo vegetal em pouca quantidade (de preferncia ao leo de canola ou de milho) Frutas e hortalias

O que so triglicerdeos e como afetam as artrias? Os triglicerdeos so a principal gordura originria da alimentao, mas podem ser sintetizados pelo organismo. Altos nveis de triglicerdeos (acima de 200) associam-se maior ocorrncia de doena coronariana, muito embora altos nveis de triglicerdeos costumem acompanhar-se de baixos nveis de HDL, sendo, portanto difcil apontar o verdadeiro vilo: se o triglicerdeo alto ou se o HDL baixo. A ingesto de gordura, doces e lcool pode elevar os triglicerdeos, razo pela qual deve-se medir sua concentrao no sangue aps 12 horas de jejum. Triglicerdeos muito altos, acima de 400-500, podem causar inflamao do pncreas (pancreatite) e devem, pois, ser tratados agressivamente com dieta Qual o tratamento para nveis elevados de colesterol e triglicerdeos? Para comear, dieta, exerccios fsicos e perda de peso constituem o trip insubstituvel mesmo para quem precisa de remdios para baixar o colesterol. A reduo da ingesto de colesterol e gorduras saturadas e o aumento no consumo de fibras podem reduzir em 10 a 15% os nveis sangneos de colesterol e em 15 a 20% os de triglicerdeos. Caso os nveis elevados persistam com a dieta, indica-se medicamento.

Fonte: Sociedade de Cardiologia do RJ Alimentos permitidos: - Leite desnatado, ricota, queijo fresco; - Iogurte ou coalhada desnatados; - Carnes magras (coxo duro, patinho); - Peito de frango; - Fil de peixe; - leo de girassol ou canola; - Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada), macarro sem ovos de preferncia integrais; - Feijo, lentilha, gro-de-bico, ervilha seca; - Frutas, gelatina diettica; - Verduras e legumes; - Margarina Becel, Milla ou light; - Requeijo light; - Pes: quantidade moderada. Alimentos proibidos: - Leite integral, tipo A ou B, queijos gordurosos (amarelos e requeijo); - Manteiga, margarina, creme de leite; - Carnes gordas, enlatados; - Crustceos (camaro, lagosta), frutos do mar; - Frios (presuntos, mortadela, etc.); - Midos (fgado, corao, rim); - Enlatados (salsicha, lingia); - Acar, chocolate, coco; - leo de amendoim; - Bacon, toucinho, banha; - Biscoitos amanteigados, cremosos e recheados; - Bebidas alcolicas; - Frituras, gratinados e preparaes saut; - Torta, pastis, pizzas, doces; - Maionese, chantilly; - Gema de ovo; - Molhos prontos, caldo de carne. Recomendaes: - Utilizar adoante artificial em substituio ao acar; - Aumentar a ingesto de verduras cruas, legumes e frutas com bagao, gro integrais, farelos, aveia; - Ingerir de 2 a 3 litros de gua por dia.

Вам также может понравиться