Вы находитесь на странице: 1из 5

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAO, RECURSOS HUMANOS E PREVIDNCIA

AUXILIAR DE RADIOLOGIA E AUXILIAR DE RADIOLOGIA MDICA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 40 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: PROVAS Lngua Portuguesa II QUESTES 1 6 11 21 31 a 5 a 10 a 20 a 30 a 40 PONTOS 2,0 3,0 2,0 2,5 3,0

Conhecimentos Especficos

b) um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas.

02 03 04 -

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A B C D E

05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA , para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma opo anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares, pagers ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. O candidato s poder ausentar-se do recinto das provas aps uma hora contada a partir do incio das mesmas. Para poder levar o Caderno de Questes, dever permanecer at 30 (trinta) minutos antes do horrio estabelecido para o encerramento.

06 -

07 -

08 09 10 11 -

ABRIL / 2005

SEAD

LNGUA PORTUGUESA II
Devo avisar que detesto saudosismos, do tipo No meu tempo era tudo melhor. Primeiro, porque quase sempre engano: antigamente as coisas eram, em vrios aspectos, bem piores. No havia ar-condicionado, nem 5 penicilina, nem avio, nem computador, nem a possibilidade de discutir abertamente assuntos graves, nem terapia para endireitar a cabea quando ela entorta demais. A verdade era escondida debaixo do tapete, as relaes humanas debaixo dos panos, e a sem-gracice 1 0 devia ser bastante grande... No havia um milho de coisas que facilitam, ampliam, iluminam nossa vida. Tambm no havia tanta violncia, concordo: ou, antes, havia outro tipo e outra dose de violncia. Guerra? Sim, ela ocorria mais ou menos constantemente, e 1 5 bastante cruel. Nas cruzadas a carnificina era, como a Inquisio, em nome de Deus. Relatos histricos so arrepiantes. E na guerra no se apertava um boto lanando bomba: o inimigo era decapitado ou estripado, cara a cara. A mdia de 2 0 idade das pessoas (falo das que viviam acima da misria absoluta, mais absoluta que a nossa) era de 20 e poucos anos: morriam cedo, desdentadas, podres, malcheirosas. Tinha-se quinze filhos para que sobrevivessem cinco no meio da imundcie e da ignorncia. 25 Seja como for, no sou saudosista. Tambm acho esquisito falar no meu tempo, porque nosso tempo deve ser sempre hoje. Somos to despossudos, to fixados no mito da eterna juventude que depois dos 30 nem o tempo mais nosso, somos exilados da prpria vida? 30 Mas algumas coisas atuais eu confesso contemplar com grande susto, e no s corrupo, confuso, violncia e drogas, ou falta de vergonha. Se, conforme alguns filsofos, a capacidade de espanto essencial, estou bem, alis. Porque, por mais que se 3 5 viva, cada dia descubro novidades: deliciosas ou assustadoras.
LUFT, Lya, Revista Veja, 9 fev.2005 (adaptado)

2
Porque, por mais que se viva, cada dia descubro novidades: deliciosas ou assustadoras. (l. 34 - 36) A idia expressa pela orao sublinhada de: (A) tempo. (B) causa. (C) concesso. (D) condio. (E) comparao.

3
Devo avisar que detesto saudosismos, do tipo No meu tempo era tudo melhor. (l. 1 - 2) Mas algumas coisas atuais eu confesso contemplar com grande susto, (l. 30 - 31) Existe entre as duas passagens acima uma interligao. A segunda expressa, em relao primeira, uma: (A) conseqncia. (B) comparao. (C) concluso. (D) ressalva. (E) explicao.

4
No havia um milho de coisas que facilitam, ampliam, iluminam nossa vida. (l. 10 - 11) As coisas que facilitam e ampliam nossa vida resultaram do(a): (A) acelerado crescimento urbano. (B) progresso cientfico e tecnolgico. (C) valorizao da sociedade de consumo. (D) possibilidade de aquisio de bens perecveis. (E) ao solidria do povo.

5
___________ tu mesmo um modo de enriquecer a tua vida. Assinale a opo cuja forma verbal apresentada no imperativo completa corretamente a frase. (A) Descobre. (B) Descobres. (C) Descubras. (D) Descubra. (E) Descobri.

1
No 1 pargrafo, a autora destaca como um trao da sociedade de antigamente o(a): (A) respeito. (B) usura. (C) hipocrisia. (D) vaidade. (E) solidariedade.

6
Marque a opo em que o termo em destaque exerce a funo de sujeito. (A) No meu tempo era tudo melhor. (l. 1 - 2) (B) Tambm no havia tanta violncia, (l. 12 ) (C) Relatos histricos so arrepiantes. (l. 17) (D) ...para que sobrevivessem cinco... (l. 23) (E) Somos to despossudos, (l. 27)

2
AUX. DE RADIOLOGIA E AUX. DE RADIOLOGIA MDICA

7
Observe: O tempo _____ vivemos pode ser o melhor de nossas vidas. Os recursos _____ a medicina hoje dispe so imensos. A opo que completa corretamente as frases, de acordo com a norma culta da lngua, : (A) que que (B) em que de que (C) em que com que (D) de que de que (E) com que de que

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11
So estruturas do disco intervertebral: (A) epfise e metfise. (B) tecido epitelial e nuclolo. (C) anel fibroso e ncleo pulposo. (D) pedculo e processo transverso. (E) cartilagem hialina e lquido sinovial.

12
Para se realizar um procedimento radiogrfico geral, NO importante: (A) identificar o paciente. (B) fechar as entradas de ar. (C) explicar o procedimento. (D) introduzir o paciente no local do exame. (E) preparar a sala de exame.

8
Considere as frases: I - Apesar de declarar-se avessa a saudosismos, a autora constata que era mais fcil viver no passado. II - Houve tempo em que no existia tratamento para distrbios mentais ou psicolgicos. III - Antigamente, a expectativa de vida das pessoas era muito pequena. De acordo com o texto, (so) verdadeira(s) a(s) frase(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) II e III, apenas.

13
NO representa fator de qualidade da imagem o(a): (A) detalhe. (B) artefato. (C) contraste. (D) distoro. (E) densidade.

14
Na realizao da radiografia de trax, na incidncia em PA, o raio central deve ficar: (A) na articulao esterno-clavicular. (B) na primeira costela. (C) ao nvel de T7. (D) ao nvel da escpula. (E) no manbrio esternal.

9
somos exilados da prpria vida? (l. 29) De acordo com o texto, ser exilado da prpria vida : (A) aceitar o hoje da mesma forma que o ontem. (B) viver as surpresas de cada dia. (C) procurar integrar passado e presente. (D) desistir do passado em funo do presente. (E) abdicar do presente, atravs de uma atitude saudosista.

15
O desvio de um membro em direo linha mdia denominado: (A) varo. (B) valgo. (C) everso. (D) rotao. (E) dorsiflexo.

10
Coloque C ou I nos parnteses, conforme estejam corretas ou incorretas as frases quanto concordncia nominal, de acordo com a norma culta (ou com a lngua padro). ( ) Tenho um aparelho de ar-condicionado e uma geladeira antigos. ( ) s vezes nos sentimos ss diante das dificuldades. ( ) Descubro novidades meias assustadoras. A seqncia correta : (A) C C I (B) C I I (C) C I C (D) I C C (E) I I C

16
Quantas vrtebras cervicais o homem possui? (A) 3 (B) 5 (C) 7 (D) 9 (E) 14

17
Convertendo-se 1 rem para Seivert, tem-se: (A) 100 Sv (B) 10 Sv (C) 1 Sv (D) 0,1 Sv (E) 0,01 Sv

3
AUX. DE RADIOLOGIA E AUX. DE RADIOLOGIA MDICA

18
A curvatura anormal lateral da coluna chamada: (A) cifose. (B) lordose. (C) primria. (D) corcunda. (E) escoliose.

24
A colangiografia ps-operatria realizada para avaliar a(o): (A) partida. (B) funo do bao. (C) estado dos clons. (D) estado das vias biliares. (E) estmago, o duodeno e o clon.

19
O paciente em decbito ventral est: (A) em posio vertical. (B) deitado de lado. (C) deitado sobre o dorso. (D) deitado com a face para baixo. (E) deitado com o ventre para cima.

25
NO pode ser considerada uma preocupao no preparo do paciente para um exame de ressonncia magntica da coluna lombar a(o): (A) limpeza intestinal. (B) explicao de como o exame. (C) remoo dos objetos metlicos. (D) informao sobre contra-indicaes. (E) conforto do paciente.

20
A estrutura do tubo digestivo, localizada entre o duodeno e o leo o(a): (A) clon. (B) jejuno. (C) estmago. (D) sigmide. (E) faringe.

26
O acessrio de um aparelho de raios X o(a): (A) transdutor. (B) gonimetro. (C) sensitmetro. (D) tanque de revelao. (E) estativa vertical.

21
Para o procedimento de tomografia computadorizada de crnio, com uso de meio de contraste venoso iodado, o paciente dever estar: (A) entubado. (B) em jejum. (C) em apnia. (D) de bexiga cheia. (E) com restrio do sono.

27
O armazenamento (empilhamento) das caixas de filmes radiogrficos deve ser sempre: (A) vertical. (B) horizontal. (C) na sala de exames de raios X. (D) em local iluminado, mas mido. (E) com as caixas deitadas, at o mximo de dez.

22
O posicionamento bsico para a realizao de tomografia computadorizada de trax em: (A) Trendelenburg. (B) decbito ventral com os braos ao longo do corpo. (C) decbito dorsal com os braos elevados. (D) decbito lateral com braos acima da cabea. (E) decbito lateral direito.

28
essencial para o bom funcionamento da cmara escura a(o): (A) exausto. (B) luz branca. (C) umidade relativa do ar de 95%. (D) piso poroso. (E) piso no condutor eltrico.

23
NO podem realizar exames de ressonncia magntica os pacientes que possuem: (A) alergia ao iodo. (B) idade avanada. (C) surdez de conduo. (D) prteses ortopdicas. (E) marca-passo cardaco.

29
A seqncia correta do processamento radiogrfico : (A) (B) (C) (D) (E) revelao revelao revelao fixao fixao lavagem fixao lavagem revelao lavagem fixao lavagem secagem lavagem secagem secagem secagem fixao secagem revelao

4
AUX. DE RADIOLOGIA E AUX. DE RADIOLOGIA MDICA

30
No estudo radiolgico do intestino grosso (clister opaco) o meio de contraste geralmente utilizado deve ser: (A) iodado. (B) baritado. (C) no-inico. (D) hidrossolvel. (E) com gadolnio.

36
Os crans de terras raras tm como vantagem sobre os convencionais o(a): (A) peso. (B) preo. (C) distncia. (D)velocidade. (E) radiotoxicidade.

37
O uso de sapatos de borracha e roupas de nylon predispe ao(): (A) aparecimento de carga esttica no filme. (B) aparecimento de artefatos de raios duros. (C) maior incidncia de exposio radiao. (D) melhor limpeza na parte seca da cmara escura. (E) melhor proteo na parte mida da cmara escura.

31
So ossos dos membros superiores: (A) tbia e rdio. (B) mero e ulna. (C) fbula e ilaco. (D) patela e escpula. (E) fmur e clavcula.

38
O fator radiolgico que, associado ao miliampre, determina a quantidade de raios X a(o): (A) imagem latente. (B) GAMA. (C) vu de base. (D) FOG. (E) tempo de exposio.

32
dever do auxiliar de radiologia: (A) despreocupar-se com o pudor do paciente. (B) fornecer informaes diagnsticas ao paciente. (C) relegar a segundo plano seus princpios morais. (D) deixar que o mdico se preocupe com o conforto do paciente. (E) respeitar integralmente e sem distino a dignidade do paciente.

39
A snfise pbica um ponto de reparo sseo usado para posicionamento de radiografia do(a): (A) trax. (B) crnio. (C) quadril. (D) esterno. (E) clavcula.

33
Utiliza-se para limpeza dos crans radiogrficos: (A) gua sanitria. (B) detergente e solvente. (C) palha de ao com gua e sabo. (D) algodo umedecido com espuma de sabo neutro. (E) escova, sabo em p, cloro e gua corrente aquecida.

40
Na incidncia AP do abdome de um paciente do sexo masculino de 56 anos com 96 kg, o tamanho do filme utilizado deve ser: (A) 09 x 18 cm (B) 18 x 24 cm (C) 24 x 30 cm (D) 30 x 40 cm (E) 35 x 43 cm

34
A soluo qumica que torna a imagem estvel quando exposta luz branca chamada: (A) fixadora. (B) infusora. (C) liberadora. (D) reveladora. (E) interruptora.

35
Na parte mida da cmara escura encontram-se os(as): (A) crans. (B) filmes. (C) chassis. (D) tanques. (E) colgaduras.

5
AUX. DE RADIOLOGIA E AUX. DE RADIOLOGIA MDICA

Вам также может понравиться