Вы находитесь на странице: 1из 1

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

LABMDIA DA UFSC CAMPUS ARARANGU: UMA EXPERINCIA DE APOIO EDUCAO EM REDE Celso Luiz Ogliari1, Mrcio Vieira de Souza2, Ra do Nascimento de Matos3, Rangel Machado Simon4, Gisele Fortunato Martins5
2,3,4,5 1 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Campus Ararangu/beatesonorus@gmail.com Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Campus Ararangu/marciovieiradesouza@gmail.com, raidematos@hotmail.com, rangel.simon@gmail.com, giselefmartins@hotmail.com

Palavras-Chave: Novas tecnologias, Educao a distncia, Web rdio.

INTRODUO
O Laboratrio de Multimdia do Campus Ararangu da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, respondendo aos requisitos da Era do Conhecimento em Curso, atua fomentando meios e suportes acadmicos buscando encurtar a distncia entre o aluno e o principal elemento desta era, o conhecimento, ao tempo em que qualifica a ferramenta web rdio avaliando sua utilizao na educao a distncia EaD, qualificando-a como pea importante no processo ensino-aprendizagem.

sociais, culturais e cientfico-acadmicas desenvolvidas pela Universidade e pela comunidade do Vale do Ararangu. A web rdio Arapontoufsc, com seus programas, vdeos e tutoriais movimenta o principal eixo do Laboratrio de Mdia e Conhecimento do Campus, fomentando aes na direo da democratizao da Comunicao, pautada numa programao fundamentada em projetos que possibilitem a integrao da comunidade local com a universidade.

CONCLUSO
A atuao do Laboratrio reflete-se em aes cujo foco o ensino semipresencial, tendo sempre presente o necessrio agregar tecnolgico, fator que atua no campo da inovao - importante ferramenta para os novos tempos -, gerando os necessrios desafios que o aluno do Campus absorve por meio das novas tecnologias de ensino e aprendizagem disponibilizadas nas disciplinas contempladas, pertencentes ao grupo de semipresenciais da Instituio. Os recursos e ferramentas, quando disponibilizados e utilizados corretamente, permitem que os participantes promovam a interao, a colaborao e o suporte do processo ensino-aprendizagem, (PEREIRA, 2007), realidade que o Laboratrio tem presente em suas aes promovendo os ajustes necessrios para sua eficaz integrao aos moldes pertinentes Sociedade do Conhecimento.

METODOLOGIA
As Tecnologias da Informao e Comunicao so presentes na vida do cidado, fato que no mais pode ser ignorado. A partir da premissa de que cada vez mais a sociedade se constitui em rede (CASTELLS, 1999), avaliando o processo da revoluo tecnolgica possvel observar que estamos entrando na era da informao, onde o conhecimento ser um bem mais importante que os meios de produo (S0UZA, 2008). Com um crescimento exponencial, cada vez mais a EaD incorpora o conceito de educao em rede (GOMES, 2004) que, com o surgimento das comunidades virtuais (TEXEIRA FILHO, 2002), ampliam a dimenso das redes sociais e organizacionais (CASTELLS, 1999). O Laboratrio de Mdia e Conhecimento (LabMdia) foi estruturado com o intuito de promover aes relacionadas produo de mdias digitais necessrias para o aprimoramento das atividades acadmicas. Entre outras atividades apoia a melhoria dos recursos pedaggicos das disciplinas semipresenciais e de EaD presentes no currculo dos cursos de graduao do Campus, bem como atividades extracurriculares e interdisciplinares. O LabMdia tambm assessora sete projetos de extenso e cultura da UFSC, com 14 bolsistas, relacionados temtica cultura e tecnologia. Sua viabilidade conta com o apoio da equipe multidisciplinar com foco em EaD, mdia e conhecimento e novas tecnologias da informao e comunicao composta de professores-pesquisadores do Laboratrio que participam tambm do Grupo de pesquisa em Mdia e Conhecimento da UFSC, certificado pelo CNPq.

REFERNCIAS
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informao: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. I. So Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 412. GOMES, Margarida Victoria. Educao em Rede: uma viso emancipadora. So Paulo: Editora Cortez, 2004. PEREIRA, Alice T. Cybis. (org.). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna, 2007. p. 4. SOUZA, Marcio Vieira de. Redes informatizadas de comunicao: a teia da rede internacional DPH. So Paulo: Bluscher Acadmico, 2008. TEIXEIRA FILHO, Jayme. T. Comunidades Virtuais: como as comunidades de prticas na internet esto mudando os negcios. So Paulo: SENAC, 2002.

RESULTADOS E DISCUSSO
Consciente da nova realidade incorporada pela sociedade, advinda das mudanas por que passa, fruto da rpida mudana de paradigmas, o LabMdia avalia o uso da web rdio como um meio de difuso de informao e cultura, trazendo lazer e integrao entre os acadmicos alm de um novo canal de divulgao das atividades

Вам также может понравиться