Вы находитесь на странице: 1из 4

ISSN 2175-5361 Tavora RCO, Monteiro ARM, Tavares SFV et al. Atendimento de crianas...

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP

ATENDIMENTO DE CRIANAS E ADOLESCENTES EM CAPSi: VISO DOS FAMILIARES


Rafaela Carolini de Oliveira Tvora1, Ana Ruth Macedo Monteiro2, Suzane de Ftima do Vale Tavares3, Smya Aguiar Lobo4, Fernanda Arajo Rios5

RESUMO Objetivo: Avaliar o atendimento que prestado a crianas e adolescentes atendidos em um Capsi, na cidade de Fortaleza, Cear.Mtodo: Pesquisa descritiva exploratria. Resultados: A procura pelo servio de ateno em Sade Mental, especificamente pelo Capsi, ocorreu devido a trs principais fatores descritos pelos acompanhantes. Concluso: Ainda so poucos os estudos que analisam a qualidade no atendimento em Sade Mental e, caso objetive-se a melhoria dos servios, a avaliao deve acontecer constantemente, para que o processo de avano seja contnuo. Descritores: Servios de Sade Mental, Satisfao do usurio, Criana.
1

Enfermeira. Mestranda Em Cuidados Clnicos Em Sade Em Enfermagem(UECE). Bolsista FUNCAP. E-mail: rafatavoraccf@hotmail.com. 2 Enfermeira. Doutora em Enfermagem, docente do Curso de Graduao em Enfermagem e do Curso de Mestrado Acadmico em Cuidados Clnicos em Sade da Universidade Estadual do Cear UECE, docente da Faculdade Metropolitana de Fortaleza, enfermeira do HM/SUS. Membro do Grupo de Pesquisa Educao, Sade e Sociedade- GRUPESS. E=mail: anaruthmacedo@yahoo.com.br. 3,4,5 Enfermeira/UECE. E-mails: suzane_tavares@hotmail.com, samya_lobo@yahoo.com.br, nanda_rios86@hotmail.com.

R. pesq.: cuid. fundam. online 2010. out/dez. 2(Ed. Supl.):697-700

697

ISSN 2175-5361 Tavora RCO, Monteiro ARM, Tavares SFV et al. Atendimento de crianas...

INTRODUO

desenvolvidas estratgias para avaliar a evoluo do tratamento. O objetivo: Avaliar o atendimento que

A qualidade na assistncia prestada aos pacientes nos diversos servios de sade de fundamental importncia para a sua satisfao. Para a manuteno de um atendimento de qualidade, com foco no bem estar do paciente pode ser importante uma avaliao continuada do servio de sade. Da mesma forma ocorre com os servios de apoio em Sade Mental, como o Centro de Assistncia Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi). A organizao de um plano de assistncia comum para toda a equipe, quela sistematizada o e que est corresponda que paciente

prestado a crianas e adolescentes atendidos em um Capsi, na cidade de Fortaleza, Cear.

METODOLOGIA
Para essa pesquisa descritiva exploratria, o local escolhido para a coleta de dados foi Capsi da Secretaria Executiva da Regional IV (SER IV), da cidade de Fortaleza-Ce, que realiza atendimento dirio a crianas e adolescentes de 2 a 19 anos, diariamente, de segunda a sexta-feira, de 8 at 18 horas, conforme preconizado pelo Ministrio da Sade. Foram includos na pesquisa os familiares das crianas e adolescentes que participavam de grupos formados por intensivos e que recebiam atendimento no CAPSi pelo menos uma vez por semana, sendo este atendimento individual realizado com psiclogo, terapeuta ocupacional ou enfermeiro. Dessa forma, foram selecionados 99 familiares de crianas e adolescentes. Com esse critrio, buscou-se averiguar as opinies acerca do servio daqueles usurios que mais participam das atividades desenvolvidas no Capsi. Excluram-se da pesquisa os familiares de pacientes faltosos por mais de trs vezes seguidas, sem justificativa aos encontros no Capsi, resultando assim em uma amostra de 42 familiares. Realizaram-se 20 visitas ao Capsi abordando-se 33 acompanhantes das crianas e adolescentes atendidos, para aplicao entrevista semi-estruturada , entre o ms de setembro de 2008 e fevereiro do ano seguinte. Construram-se aps leitura exaustiva dos relatos, categorias empricas que, segundo

interessado em receber aumenta a probabilidade de que ele d continuidade ao tratamento. A continuidade da assistncia um dos objetivos quando se trata do trabalho em sade. Kleber, Kirchhof & Vaz (2008) referem-se continuidade como fator de fortalecimento de vnculo e confiana para com profissional e paciente. Dessa forma, deve haver uniformidade na forma que desenvolvido o plano de cuidados, para continuidade no mesmo. Os profissionais devem estar e sempre atentos para a adeso perceber ao as tratamento sensveis

dificuldades enfrentadas no mesmo. Assim, cada paciente necessita de um plano de cuidados individual a ser seguido por toda a equipe de sade, de forma homognea, cada profissional com sua especificidade, para que sejam obtidos os avanos desejados com o tratamento. Essa formulao deve ocorrer em consonncia feedback com sobre a o equipe multiprofissional. que sejam Contudo essencial para que se tenha um cuidado,

R. pesq.: cuid. fundam. online 2010. out/dez. 2(Ed. Supl.):697-700

698

ISSN 2175-5361 Tavora RCO, Monteiro ARM, Tavares SFV et al. Minayo (2008), constituem-se de categorias que emanam da realidade vivenciada pelo depoente e so elaboradas em acordo com a sensibilidade e acuidade do pesquisador. A pesquisa seguiu as orientaes da RESOLUO N 196 de outubro de 1996, segundo processo 07157886-2, FR: 132704. Atendimento de crianas...

pesado, ai quando foi um dia que eu precisava ir na regional, resolver um problema ai me indicaram aqui, ai depois que eu vim pra c. (Rodocrosita)

Em meio a esse fato, trs entrevistados demonstraram um pouco ansiedade em relao ao tratamento, devido a demora na obteno dos resultados esperados por eles.
Eu vim em busca assim de... como que se diz, assim pra mim ela ia tomar os medicamentos e logo ficaria boa, mas a Dra. W ( citado o nome de uma profissional) disse que o problema dela melhora, tem poca n?! (Esmeralda)

RESULTADOS
A procura pelo servio de ateno em Sade Mental, especificamente pelo Capsi, ocorreu devido a trs principais fatores descritos pelos acompanhantes. Foram eles: a indicao dos profissionais da rea de educao, o encaminhamento em consultas a pediatras ou sugesto de familiares que notaram o que descreveram como comportamentos estranhos realizados pelas crianas/adolescentes.
Atravs da professora falar que o meu filho precisava, porque ela achava que ele no era normal, s que eu vim pra psicloga , e ela achou que ele s precisava ser acompanhado em grupo pra ver o modo que ele agia com os outros (Quartzo) Na verdade eu no procurei o Caps, me indicaram o Caps. Eu procurei uma psicloga e ela disse assim: eu acho melhor voc procurar o Caps, porque ela precisa de um atendimento com mais freqncia, l o atendimento mais freqente, por causa desse medo exagerado. (Ametista) Porque eu acho que um menino desse no normal. Porque um menino desse que demais, voc fala com ele mesmo que nada, mexe em tudo! (Diamante)

O pedido de ajuda relatado pelos familiares em diversos dos depoimentos. O Capsi tem ajudado na convivncia, na compreenso e na melhoria dessa sensao de impotncia demonstrada pelos entrevistados.
(...) eu precisava de ajuda para poder com ele. (Turqueza) O Caps foi o nico canto que me deram apoio na poca que eu precisava, meu marido mesmo sempre fez atendimento no IPC sabe. (Aventurina) Era o nico lugar que poderia me dar ajuda, proteo, orientao no caso dela porque eu nunca me vi numa situao dessa, eu fui aprendendo aos poucos como lidar, o que fazer na hora que ela precisasse, em crise, ento era a nica alternativa, e graas a Deus eu encontrei. (Topzio)

Em certas entrevistas h a demonstrao da esperana oferecida pelo Capsi ao divino, tamanha foi a importncia da incluso desse tratamento na vida das crianas, adolescentes e familiares.
Graas a Deus e aqui ao Caps, porque antes do Caps, eu no tinha mais nem esperana, antes ele era uma criana muito agressiva. (Rubi)

Diante das dificuldades encontradas frente aos problemas vivenciados no cuidado em Sade Mental os pais sentem-se incapazes. Fato que agrava-se quando se trata da dificuldade em conseguir atendimento.
Eu j tinha tentando, fiquei numa fila de espera e no conseguimos, comeamos particular, mas tava ficando muito

Assim, como um servio de assistncia o Capsi estudado obteve muitos elogios, devidos a melhora apresentada pelos pacientes.

R. pesq.: cuid. fundam. online 2010. out/dez. 2(Ed. Supl.):697-700

699

ISSN 2175-5361 Tavora RCO, Monteiro ARM, Tavares SFV et al. Atendimento de crianas... na estrutura do local. Contudo, para que isso ocorra necessrio que seja destinado para a Sade Mental maior ateno e recursos para que as expectativas citadas possam ser alcanadas. Ainda so poucos os estudos que analisam a qualidade no atendimento em Sade Mental e, caso objetive-se a melhoria dos servios, a avaliao deve acontecer constantemente, para que o processo de avano seja contnuo. Contudo no h razo para desenvolvimento para que a dessas maior pesquisas se no se tomar uma atitude diante dos resultados alcanados, beneficiada seja a populao.

Excelente, excelente tratamento e at porque ela melhorou muito, depois que ela veio freqentar, depois que eu passei a freqentar com ela. (gata)

Diante dos fatos evidenciados, aps uma anlise Dessa do contedo o Caps global das entrevistas, que est notamos certa homogeneidade nos discursos. forma, demonstra comprometido com o tratamento de seus usurios, mas que ainda so possveis modificaes para que cada vez mais tenhamos uma clientela satisfeita com o tratamento. Com essa credibilidade, so diminudas as faltas e aumentada a adeso ao tratamento, e os benefcios sero notados em tempo menor nos usurios.

REFERNCIAS CONCLUSES
O trabalho em Sade Mental, diante da nova viso desinstitucionalizadora, recente e est em constante aprimoramento. O Caps uma importante ferramenta de trabalho junto aos portadores de transtornos mentais. Nele so desenvolvidos, em conjunto com toda a equipe, planos teraputicos com o objetivo comum de obter avanos no tratamento de seus usurios. Perante apresentadas as pelos diversas dificuldades muitos Recebido em: 27/08/2010 Aprovado em: 13/12/2010 acompanhantes, Kleber NPC, ateno 2008. Minayo MCS. O desafio do conhecimento - pesquisa qualitativa em sade. So Paulo: Hucitec; 2008. 393 p. Kirchhof ALC, Texto Cezar-Vaz MR. e Contexto

Vnculo e satisfao de usurios idosos com a domiciliria. Enfermagem, Florianpolis, v. 2, n. 17, p.304-312,

referem que no sabiam como lidar com o problema, pois j haviam feito tudo que estava ao seu alcance, buscando controlar as situaes vivenciadas frente ao transtorno mental. Essa angstia diante das intempries vivenciadas demonstrada pelo forte apego a religiosidade demonstrada por alguns entrevistados diante das lembranas que permeavam o pensamento durante as entrevistas. Com a anlise desses dados, podem ser realizadas melhorias tanto no atendimento quanto

R. pesq.: cuid. fundam. online 2010. out/dez. 2(Ed. Supl.):697-700

700

Вам также может понравиться