Вы находитесь на странице: 1из 8

AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

MATEMTICA, CINCIAS, HISTRIA E GEOGRAFIA

AVALIAO 02
Escola: Nome: Srie ou Ano: Turma: Nmero:

7 ANO | 3 BIMESTRE

Data:

INSTRUES:
INICIALMENTE, CONFIRA SEUS DADOS NO CARTO DE RESPOSTAS. ESTA AVALIAO CONTM QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA. APENAS UMA ALTERNATIVA CORRETA. ANOTE A LETRA CORRESPONDENTE SUA ESCOLHA DE RESPOSTA PARA CADA QUESTO NO CAMPO INDICADO. USE LETRA DE FRMA MAISCULA: A, B, C OU D. ATENO: CAMPOS COM RASURA SERO ANULADOS. RESERVE OS MINUTOS FINAIS PARA CONFERIR SE PREENCHEU TODAS AS QUESTES DO SEU CARTO DE RESPOSTAS. APS A PROVA, VOC PODE FICAR COM O CADERNO DE QUESTES.

Boa prova!

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

01

MATEMTICA
1) Dois ngulos so suplementares. Qual a soma desses ngulos? a) 45 b) 90 c) 180 d) 360 2) Na figura abaixo a semirreta
a) 40 b) 30 c) 20 d) 10
Objetivos operacionais: resolver situao-problema, envolvendo a soma de ngulos.

a bissetriz do ngulo AB. Qual a medida do ngulo AB?


Objetivos operacionais: resolver situao-problema envolvendo ngulos.

3) Calcule o valor de x e y sabendo que


a) x = 12 e y = 15 b) x = 35 e y = 12 c) x = 12 e y = 30 d) x = 30 e y = 12

Objetivos operacionais: aplicar conceitos de proporcionalidade para resolver situao-problema.

4) Para conseguir 1 kg de alumnio Pedro precisa juntar 70 latas de refrigerante. Quantas latas Pedro dever recolher para conseguir 3,5 kg?
a) 245 b) 250 c) 255 d) 260
Objetivos operacionais: aplicar uma das propriedades da proporo e resolver.

5) Um carro percorreu 300 km em 2,5 horas. Qual a velocidade mdia desse carro?
a) 90 km/h b) 100 km/h c) 120 km/h d) 150 km/h

Objetivos operacionais: calcular velocidade mdia.

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

02

CINCIAS
6) Os peixes so vertebrados adaptados vida aqutica e por isso respiram por meio de estruturas, chamadas brnquias, que so especialistas em retirar o gs O2 dissolvido na gua. O funcionamento das brnquias acontece quando:
a) A gua que entrou pelas brnquias sai pela boca. b) A gua que entrou pelas brnquias, vai sair pelas prprias brnquias. c) A gua que entrou pela boca, sai pelas fendas branquiais passando pelas brnquias. d) A gua que entrou pelas fendas branquiais, passa pelas brnquias e sai pela boca.

Objetivos operacionais: Reconhecer a fisiologia da respirao dos peixes.

7) Nos anfbios, animais dioicos (sexos separados), a reproduo acontece por fecundao externa e geralmente, dentro
da gua. Da clula-ovo desenvolver-se- uma larva aqutica chamada girino, que depois de vrias metamorfoses produzir um anfbio adulto, que apresentar pulmes, que iro auxiliar a respirao cutnea. Podemos concluir que esses formidveis animais recebem o nome de anfbios, justamente por: a) Respirarem na gua quando em fase larval. b) Respirarem no ar quando em fase adulta. c) Apresentarem metamorfoses em seu desenvolvimento. d) Apresentarem duas formas de vida: uma aqutica e outra terrestre.
Objetivos operacionais: interpretar o termo anfbio e associ-lo ao processo de desenvolvimento desse grupo de vertebrados.

8) Uma das maiores adaptaes vida terrestre certamente o desenvolvimento de ovos com casca dura (rica em sais
de clcio) que os rpteis produzem. Se, de repente, algum perguntar: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?, voc j consegue responder, no ? Voc responder acertadamente se disser: a) A galinha, pois ela bota ovo de casca dura, para se reproduzir. b) O ovo, pois quando as aves surgiram, os rpteis j existiam e punham ovos de casca dura. c) A galinha, pois sem elas no tem ovos de casca dura. d) O ovo, pois sem eles no tem galinha.
Objetivos operacionais: identificar adaptaes dos rpteis ao meio terrestre.

9) Considerando-se a dieta alimentar das aves, podemos concluir que os bicos desses animais so:
a) Sempre iguais quanto forma e tamanho. b) De diferentes tamanhos, mas de mesma forma. c) Do mesmo tamanho, mas de diferentes formas. d) De tamanho e forma adaptados ao tipo de alimento.

Objetivos operacionais: Reconhecer as adaptaes das aves de acordo com sua preferncia alimentar.

10) Duas semelhanas importantes entre as aves e os mamferos so:


a) Ambos so homeotrmicos e tm glndulas mamrias. b) Ambos tm pelos e corao com quatro cavidades. c) Ambos so homeotrmicos e tm corao com quatro cavidades. d) Ambos tm glndulas mamrias e tm penas.

Objetivos operacionais: Caracterizar e comparar as classes das aves e dos mamferos.

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

03

HISTRIA
11) Leia o texto e responda o que se pede:
Quando os espanhis chegaram Amrica logo ouviram falar da existncia de uma grande civilizao. Falava-se de uma grandiosa cidade com templos enormes, para onde riquezas de vrias regies eram enviadas na forma de tributo ao imperador. Falava-se de ouro e de prata, de muita comida, do deus Sol e de um exrcito invencvel Como os espanhis reagiram ao saberem da existncia dos Astecas?
Objetivos operacionais: analisar as implicaes culturais, para os nativos, da conquista da Amrica pelos europeus.

a) Os espanhis organizaram uma comitiva real e trouxeram o Rei da Espanha para conhecer o Imperador Asteca. b) Os espanhis organizaram um ataque militar, depois de anos de guerras, escravizaram os Astecas, destruram sua capital e roubaram seu ouro e prata. c) Os espanhis procuraram fazer uma aliana com os Astecas para que eles lhes ensinassem a procurar ouro na Amrica. d) Os espanhis atacaram os Astecas, mas foram derrotados e logo desistiram do ataque militar procurando fazer comrcio pacifico com os indgenas.

12) A colonizao portuguesa na Amrica ocupou a regio do que viria a ser o litoral brasileiro, justamente a regio em
que viviam os povos de origem Tupi-Guarani. A colonizao portuguesa nesta regio praticamente exterminou a populao Tupi-Guarani. Qual alternativa no apresenta um dos motivos do extermnio dos povos indgenas? a) b) c) d) A escravido indgena. As guerras constantes. A invaso do espao fsico das aldeias. Os indgenas venderam suas terras aos europeus.
Objetivos operacionais: reconhecer as consequncias da dominao europia para os indgenas que habitavam o Brasil em 1500.

13) Entre os anos de 1500 e 1530, os portugueses estavam preocupados com o comrcio de especiarias com o Oriente e no estavam dispostos a fazer grandes investimentos na colonizao da Amrica. Ao longo desse perodo, os portugueses se limitaram a explorar o pau-brasil na Amrica e, para isso, fundaram dez feitorias ao longo do litoral. O que eram feitorias?
a) b) c) d) Povoados fortificados que serviam para a defesa do litoral e entreposto comercial. Grandes embarcaes capazes de realizar a navegao atlntica. Universidades dedicadas tecnologia de navegao. Vilas e cidades construdas no interior do continente.
Objetivos operacionais: Reconhecer a importncia da explorao do pau-brasil para os colonizadores portugueses.

14) Responda com ateno:

Objetivos operacionais: identificar as formas de organizao econmica e social adotada por Portugal em sua colnia americana.

O rei de Portugal dividiu o territrio da Amrica portuguesa em quinze grandes faixas de terra e ofereceu-as a doze membros da nobreza e militares portugueses. Seus donos se chamavam donatrios. A posse da terra era hereditria. Cabia aos donatrios ocupar e defender a terra, procurar por riquezas e produzir acar.

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

04

Por que Portugal decidiu adotar o sistema de capitanias hereditrias? a) b) c) d) O Rei de Portugal queria dividir os custos da colonizao para particulares. Porque estava previsto no Tratado de Tordesilhas. Para pagar dividas com os nobres. Para garantir que a Amrica portuguesa se desenvolvesse com plena liberdade econmica.

15) Leia o trecho a seguir e responda o que se pede:


Portugal tratou de ocupar as terras do continente americano e organizar a produo. Assim, valendo-se do Pacto Colonial conseguiu obter lucros enormes explorando a Amrica. Objetivos operacionais: reconhecer e Como funcionava o Pacto Colonial?
analisar as relaes comerciais existentes entre a colnia e a metrpole portuguesa.

a) A metrpole fazia um acordo com os indgenas que viviam na colnia e revendiam os artesanatos indgenas repassando parte dos lucros para as aldeias. b) As colnias produziam matria-prima que eram vendidas pelos portugueses na Europa, ao mesmo tempo as colnias eram obrigadas a adquirir as manufaturas produzidas pelos portugueses. c) Os portugueses produziam e vendiam acar na colnia. Como os indgenas no conheciam o mtodo de produo de acar e apreciavam seu sabor, aceitavam pagar altos preos pelo produto portugus, alm de oferecerem terras para que novos engenhos fossem construdos. d) O Pacto Colonial foi um acordo entre portugueses e indgenas em que ficava acordado que os indgenas doariam terras para os portugueses desde que apenas escravos africanos fossem utilizados na produo de acar, deixando o indgena livre de qualquer obrigao.

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

05

GEOGRAFIA
16) O fato do territrio brasileiro no ter sido atingido pelos dobramentos que ocorreram no perodo Tercirio na Amrica do Sul e de nossos terrenos j terem sido bastante desgastados pela eroso faz com que o relevo do nosso pas seja caracterizado:
a) Pelo predomnio de grandes altitudes. b) Pelo predomnio de plancies e depresses e inexistncia de planaltos e montanhas. c) Pelo predomnio de baixas altitudes, com presena de planaltos, depresses e plancies. d) Pela ocorrncia de cordilheiras em nosso territrio.
Objetivos operacionais: reconhecer a estrutura geolgica do relevo brasileiro e sua relao com as formas do relevo existentes no pas.

17) As massas de ar identificadas no mapa pelas letras a, b, c so respectivamente:

Fonte: www.geostudos.com

a) Equatorial Continental, Tropical Atlntica, Polar Atlntica. b) Equatorial Continental, Equatorial Atlntica, Tropical Atlntica. c) Polar Atlntica, Equatorial Continental, Tropical Atlntica. d) Tropical Atlntica, Equatorial Continental, Polar Atlntica.

Objetivos operacionais: identificar as massas de ar que atuam no Brasil.

18) Sobre a hidrografia brasileira correto afirmar:


a) b) c) d) O Brasil no possui reservatrios de gua subterrnea de grande importncia. A maioria dos rios brasileiros intermitente. Os rios da bacia Amaznica so aproveitados somente para a navegao. A bacia do So Francisco totalmente brasileira.
Objetivos operacionais: caracterizar a hidrografia brasileira.

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

06

19) Assinale a opo que indica alguns dos biomas existentes no Brasil:
a) b) c) d) Bioma da Amaznia, Pantanal, Caatinga e do Planalto Bioma do Pantanal, Cerrado, Mata Atlntica e Amaznia Bioma dos Pampas, Planalto, Amaznia e Cerrado Bioma da Mata Atlntica, Amaznia, Planalto e Cerrado
Objetivos operacionais: reconhecer os principais Biomas Brasileiros.

20) Assinale a alternativa falsa:

Objetivos operacionais: identificar os principais problemas ambientais.

a) O processo chamado compostagem o nome que se d a transformao do lixo orgnico em adubo. b) O buraco de oznio situado no Plo Norte causado pelo uso do gs CFC (clorofluorcarbureto), muito utilizado na refrigerao de geladeiras e sprays. c) So resultados do desflorestamento da floresta amaznica: o empobrecimento do solo devido exposio direta a eroso pluvial (chuvas) e tambm o aumento do gs carbnico devido s queimadas. d) O derretimento de parte do gelo nas regies polares consequncia do chamado efeito estufa

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

07

GABARITO
1. C 2. A 3. C 4. A 5. C 6. C 7. D 8. B 9. D 10. C 11. B 12. D 13. A 14. D 15. B 16. C 17. A 18. D 19. B 20. B

Sistema de Ensino SER | AVALIAO INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

3 BIMESTRE | CLASSE: 7 ANO

08

Вам также может понравиться