Вы находитесь на странице: 1из 9

1

DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE Prof. MARIA APARECIDA DE BASTOS


Aula do dia 12.11.92

DA PRTICA DE ATO INFRACIONAL Art. 103. Considera-se Ato Infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal.
Conceito de Crime: O Crime um fato tpico e antijurdico. Agente Ao ou Omisso (Dolosa ou Culposa) Fato Tpico = estar previsto na norma penal como crime = descrio de fato criminoso, feita pela Lei. Relao de causalidade = relao entre a causa e efeito = Tipicidade = antijurdico. FATO TPICO: Conduta = ao ou omisso Resultado = inerente maioria dos crimes Relao de causa e efeito entre a conduta e o resultado = relao de causalidade Tipicidade = descrio do fato criminoso pela Lei = tipo ou fato tpico

ANTIJURIDICIDADE = Significa que o fato, para ser crime, alm de tpico, deve tambm ser ilcito, contrrio ao Direito . Pode ser que exista uma causa que justifique o fato, embora tpico, deixa de ser crime, por no ser antij urdico, como por exemplo, quando algum pratica um fato tpico, mas em estado de necessidade ou em legtima defesa (ver excludente de ilicitude). No caso do art. 103, embora a prtica do ato seja descrita como criminosa, o fato de no existir a culpa, em razo da imputabilidade penal, a qual somente se inicia aos 18 anos, no ser aplicada a pena s crianas e adolescentes, mas

apenas medidas socioeducativas. Dessa forma, a conduta delituosa da criana ou adolescente ser denominada tecnicamente de ato infracional, abrangendo tanto o crime como as contravenes penais, as quais constituem um elenco de infraes penais de menor porte, a critrio do legislador e se encontram elencadas na Lei das Contravenes Penais. A Contraveno Penal o ato ilcito de menos importncia que o crime, e que s acarreta a seu autor a pena de multa ou priso simples.

Art. 104. So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s medidas previstas nesta Lei. Pargrafo nico Para os efeitos dessa Lei, deve ser considerada a idade do adolescente data do fato. (sem grifo no original).
Ver art. 228, da CF/88: So penalmente inimputveis os menores de 18 anos, sujeitos s normas da legislao especial. Assim, a criana (pessoa at 12 anos incompletos), se praticar algum ato infracional, ser encaminhada ao Conselho Tutelar e estar sujeita s medidas de proteo previstas no art. 101; o adolescente (entre 12 de 18 anos), ao praticar ato infracional, estar sujeito a processo contraditrio, com ampla defesa. Aps o devido processo legal, receber ou no uma sano, denominada medida socioeducativa, prevista no art. 112, do ECA. Cabe aplicao de medidas socioeducativas o adolescente que complete 18 anos se data do fato era menor de 18 anos.

Art. 105. Ao ato infracional praticado correspondero as medidas previstas no art. 101

por

criana

O ato infracional praticado por criana somente lhe acarreta a aplicao das medidas de proteo previstas no art. 101, do Estatuto. Nesse caso, o tratamento comea com a apreenso pela Polcia, que a conduz ao Conselho Tutelar ou Autoridade Judiciria, que avaliar sobre o ato praticado e aplicar uma ou algumas das medidas previstas no art. 101.

A autoridade policial no tem competncia para investigar ou apurar as provas do ato praticado pela criana. A competncia originria do Conselho Tutelar; a subsidiria da autoridade judiciria, por fora do art. 262, do ECA. Armas ou produtos do crime sero apreendidos e remetidos Justia da Infncia e da Juventude.

DOS DIREITOS INDIVIDUAIS ART. 106. Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade seno em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria.

ART. 107. A apreenso de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido sero incontinenti comunicados autoridade judiciria competente e famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada. Pargrafo nico. Examinar-se-, desde logo e sob pena de responsabilidade, a possibilidade de liberao imediata.
A norma prevista no artigo 106 tem seu fundamento na Constituio art. 5, LXI que determina: que ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente.. As hipteses de Flagrante esto dispostas no artigo 302, do CPP: Considera-se em flagrante delito quem: I est cometendo a infrao penal; II acaba de comet-la; III perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele o autor da infrao.

No caso de crianas e adolescentes a autoridade competente o Juiz da Infncia e da Juventude (art. 146, do ECA).

O pargrafo nico do art. 106 determina que o adolescente tem direito identificao dos responsveis pela sua apreenso, devendo ser informado acerca de seus direitos. Por essa garantia individual, escorada no preceito constitucional disposto no art. 5, LXIII e LXIV, o adolescente ser informado de seus direitos e ser-lhe- assegurado o direito de ser assistido por sua famlia e pelo seu advogado, bem como o de permanecer calado. No que pertine ao Art. 107, acima citado, o entendimento de que a norma estabelece que toda apreenso de adolescente, quer em flagrante delito, quer por ordem escrita do juiz competente, deve ser comunicada, imediatamente, ao juiz da infncia ou ao magistrado indicado pela lei de organizao judiciria local. Caber tanto autoridade policial, ao Ministrio Pblico ou ao Magistrado competente analisar se possvel e conveniente a liberao do menor, comparecendo seus pais ou responsveis. Poder, dependendo do caso, ser firmado compromisso sob termo de responsabilidade para que se apresente perante o MP (art. 174). ART. 108. A internao, antes da sentena, pode ser determinada pelo prazo mximo de 45 dias. Pargrafo nico. A deciso dever ser fundamentada e basear-se em indcios suficientes de autoria e materialidade, demonstrada a necessidade imperiosa da medida.
Trata o artigo da internao provisria. A delimitao de 45 dias imposta pela lei servir para determinar a concluso do procedimento, com o julgamento da representao feita pelo Ministrio Pblico. O Juiz ao receber a representao, onde conste requerimento de medida segregativa, dever, incontinente, decidir sobre a internao, em deciso fundamentada, havendo fortes indcios de autoria e materialidade.

ART. 109. O adolescente civilment e identificado no ser submetido a identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais, salvo para efeito de confrontao, havendo dvida fundada.

Ver CF/88 art. 5, LVIII: o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; A identificao datiloscpica poder ser exigida quando houver a necessidade de confrontao com outra, quando houver dvida ou rasura na identidade apresentada ou existirem fundados motivos da autoridade competente na identificao do infrator.

DAS GARANTIAS PROCESSUAIS ART. 110. Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade sem o devido processo legal.
O devido processo legal est amparado por regra constitucional:

Art. 5, da CF/88 LIV ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;

LXV a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria...


Portanto, o Estatuto nada mais fez que adaptar para os adolescentes o princpio constitucional o qual se traduz na garantia da tutela jurisdicional do Estado, atravs de procedimentos definidos pela lei.

ART. 111. So asseguradas ao adolescente, entre outras, as seguintes garantias: Ipleno e formal conhecimento da atribuio de ato infracional, mediante citao ou meio equivalente; II- igualdade na relao processual, podendo confrontar-se com vtimas e testemunhas e produzir todas as provas necessrias sua defesa; III- defesa tcnica por advogado; IV- assistncia judiciria gratuita e integral aos necessitados, na forma da lei; V- direito de ser ouvido pessoalmente pela autoridade competente; VI- direito de solicitar a presena de seus pais ou responsvel em qualquer fase do procedimento.
So garantias asseguradas ao adolescente o pleno e formal conhecimento da atribuio do ato infracional que a ele lhe atribudo, mediante citao ou outro meio equivalente. Assim haver o devido processo legal, a igualdade das partes, do contraditrio e da ampla defesa. Ser apresentado ao adolescente a copia da representao ofertada pelo MP, devendo o oficial de Justia proceder aos esclarecimentos necessrios, por ocasio da citao. A defesa dever ser feita por advogado, sendo que lhe ser dado a assistncia judiciria gratuita, se necessrio for. Pode se confrontar com vtimas e testemunhas e deve ser ouvido pela autoridade competente. O autor ser o Estado e o ru o adolescente que resiste possiblidade de ser reeducado.

Se for nomeado defensor pblico no haver necessidade de procurao. Se o adolescente for maior de 16 anos poder ser assistido pelos pais ou representantes e outorgar, nessa condio, procurao a um advogado. Se se tratar de menores de 16 anos ser representado e seus pais assinaro a procurao em seu nome.

AULA DO DIA 19.11.02 DA PRTICA DO ATO INFRACIONAL APLICAO DAS MEDIDAS SCIO-EDUCATIVAS PREVISTAS NO ART. 112, DO ECA. Verificada a prtica do ato infracional, a autoridade competente poder aplicar as seguintes medidas: I ADVERTNCIA - Trata-se de mera admoestao verbal feita ao adolescente, a qual reduzida a termo (art. 115). Os pais devem estar presentes, se possvel. Essa medida poder ser aplicada sempre que houver prova da materialidade da infrao e indcios suficientes de autoria. II OBRIGAO DE REPARAR O DANO encontra-se prevista no art. 116. aplicvel aos atos infracionais de reflexos patrimoniais. Espcies: restituio, reparao e compensao. Aplica-se a disciplina do Cdigo Civil em relao ao patrimnio dos pais, sendo que se possvel deve-se buscar a reparao pelo prprio infrator (pagando, por exemplo, com sua mesada, para que perceba o efeito da medida sofrida). Existe responsabilidade solidria dos pais se o menor for relativamente incapaz. III PRESTAO DE SERVIOS COMUNIDADE prevista no art. 117, do ECA. Consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo no excedente a 6 meses, por no mximo 8 horas semanais, de forma a no prejudicar seus estudos, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas ou outros estabelecimentos congneres. IV LIBERDADE ASSISTIDA art. 118, do ECA. Destina-se a acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. O caso ser acompanhado por pessoa capacitada, designada pela autoridade. Dever ser nomeado um orientador, a quem incumbir promover socialmente o adolescente e sua

famlia, supervisionar a freqncia escolar, diligenciar a profissionalizao. Ter prazo mnimo de 6 meses e dever ser apresentado relatrio de acompanhamento. A medida poder ser prorrogada, revogada ou substituda por outra medida, ouvido o orientador, o Ministrio Pblico e o Defensor. V SEMILIBERDADE est prevista no art. 120, do ECA. admissvel como incio ou como forma de progresso para o meio aberto. Comporta o exerccio de atividades externas, independentemente de autorizao judicial. obrigatria a escolarizao e a profissionalizao. No comporta prazo determinado, devendo ser aplicadas as disposies a respeito da internao, no que couber. Dever ser revista a cada 6 meses (art. 121, 2, subsidiariamente). VI INTERNAO medida prevista no art.121, do ECA. medida privativa de liberdade,sujeita aos princpios da brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoas em desenvolvimento. Ter prazo mximo de 3 anos, com avaliao a cada 6 meses. Atingido o limite de 3 anos o adolescente ser colocado em liberdade, e, dependendo do caso, sujeitar-se medida de semiliberdade ou liberdade assistida. Ocorrer nas seguintes hipteses: ato infracional cometido mediante violncia ou grave ameaa; reincidncia em infraes graves (punidas com recluso) e descumprimento reiterado e injustificvel de outra medida imposta (mximo de 3 meses). Nesse caso obrigatrio a observncia do princpio do contraditrio. Aos 21 anos a liberdade compulsria. DA REMISSO - A remisso uma espcie de perdo concedido pelo Promotor de Justia ou pelo Juiz de Direito. Trata-se de ato bilateral, onde o adolescentem, juntamente com seus pais troca o processo por uma medida antecipada. Espcies: - Remisso Ministerial: concedida pelo promotor de justia como forma de excluso do processo (antes de se iniciar o processo scioeducativo). - Remisso Judicial: concedida pelo Juiz, aps o incio do processo. Ela suspende ou extingue o processo. Em qualquer caso ela pode ser pura (perdo) ou cumulada com uma medida scio-educativa. Existe um entendimento, com base na Smula 108 do STJ segundo o qual o representante do Ministrio Pblico somente

pode conceder a remisso pura, sendo-lhe vedada a aplicao cumulada de qualquer medida scio-educativa. A remisso no implica em o reconhecimento de culpa. Nem prevalece para efeitos de antecedentes. A remisso depende homologao do Juiz.

Вам также может понравиться