Вы находитесь на странице: 1из 4

CARTA A SPINOZA DE NISE DA SILVEIRA

Meu caro Spinoza, Estou lendo agora um livro sobre sua filosofia - Spinoza et l'imaginaire, que me tem agradado muito. H inumerveis livros eruditos sobre sua filosofia, tantas leituras diferentes, interpretaes contraditrias de seu pensamento, as vezes at irritantes, que prefiro ir fonte de seus prprios escritos, procurando entend-los segundo minhas intuies. Permito-me essa liberdade, como permito-me a liberdade de escrever-lhe (...) Voltando a Spinoza et l'imaginaire. A instncia racional sempre foi glorificada, enquanto o imaginrio atraa pouco os filsofos. Assim, fiquei feliz aprendendo com Michle Bertrand, sempre baseada em seus textos, a estudar mais de perto seus pontos de vista sobre o imaginrio. Esse tema me apaixona, pois est no prprio centro do trabalho que vem me ocupando quase a vida inteira. Voc distingue na dinmica da psique, entre tantas outras coisas que seu olho de longo alcance percebeu, diferentes tipos de configurao de imagens. Vou enumer-las para t-las bem presentes diante de mim: a) Imagens configuradas em decorrncia de perturbaes do corpo, isto , febre e outras alteraes orgnicas; essas so imagens rudimentares e desconexas; b) Imagens das coisas exteriores, percebidas graas s modificaes que essas coisas exercem sobre o prprio corpo daquele que as observa. Portanto a percepo no uma reproduo, um clich da coisa percebida (...). J aqui voc faz um grande avano, pois concede ao observador importncia de relevo face aos objetos percebidos, coisa que ainda hoje muitos psiclogos no conseguem assimilar; c) Idias imaginativas ou imaginaes do esprito, criadas por faculdade prpria da psique: o poder de imaginar em toda liberdade, independente de imposies exteriores (...). A elaborao do imaginrio seria comparvel elaborao do pensamento racional, sem lhe ser, entretanto, idntica; imaginrio e pensamento racional possuindo cada um sua ordem e sua produtividade peculiares. Surge ento a pergunta: a linguagem do imaginrio seria traduzvel em termos racionais? Ou seria radicalmente heterognea ao discurso racional?

Colocar esse problema parece-me muito atual para a psicologia e para a psiquiatria. O imaginrio seria perfeitamente legtimo, gozando da liberdade de encadear, segundo sua ordem prpria, as imagens que configura. Apenas uma restrio voc lhe faz: o esprito no erra pelo fato de imaginar, mas se assume nas imaginaes como algo realmente existente no mundo exterior. aqui que vem se inserir muito daquilo que acontece nos estados do ser chamados loucura. Imagens visualizadas no mundo interno apresentam-se com fora to convincente, que dominam o indivduo seja pelo terror ou pelo deslumbramento (...). Carssimo, triste ver o que acontece em nossos dias quanto posio face ao imaginrio. Na rea das letras houve movimentos de revolta. Inconformados contra as maquinaes racionais usadas pelo poder econmico durante a Primeira Guerra Mundial, poetas e escritores buscaram o imaginrio. Lemos no Manifesto Surrealista de 1924: "Foraras portas daquilo que era at ento convencionado chamar hermetismo, fazendo tabula rasa da viso racional das coisas para substitu-las por conhecimento irracional e de certo modo primrio dos objetos". Os surrealistas exageraram. Esse movimento foi vlido na sua tentatva compensatria, mas no poderia suster-se. As claridades do pensamento racional so muito belas. No seriam abandonadas. Evidentemente voc jamais cogitou em substituir o real pelo imaginrio. Creio que no fiz qualquer confuso! Compreendo que a ordem do imaginrio e a alta ordem do pensamento racional so diferentes. E tambm que o imaginrio no seria redutvel a termos racionais. A est o nervo da questo. Um grande mestre da psicologia do sculo xx, Sigmund Freud, influncia comparvel a Descartes, fez a cabea das ltimas geraes. Paradoxalmente, ele, que abriu as portas da psique inconsciente, onde se configuram as imagens primordiais, os rnitologemas, enfim o imaginrio sob suas mltiplas formas, inclusive aquelas que nutrem as razes das teorias cientficas, mesmo as mais racionais, rebaixa os produtos da imaginao e dirige sua tcnica no sentido de traduz-lo em linguagem verbal. que ele permaneceu fiel s concepes filosficas do fim do sculo XX, racionalistas inveteradamente. Da decorre que, para os muitos seguidores de Freud, as imagens pintadas livremente nos hospitais psiquitricos serviriam apenas de "mdium" para

associaes verbais, unicamente essas capazes de trazer o material que acreditam esteja disfarado, oculto nessas imagens at o nvel consciente. No constituram em si mesmas e em sua ordenao peculiar uma linguagem independente. Deveriam sempre ser traduzidas e termos verbais. Sem dvida o imaginrio estar mais prximo do inconsciente que a ordem racional. Mas coisa diferente ser negar-lhe valor prprio, no vendo outra maneira de entend-lo seno esfrangalhando as imagens at esvazi-las de sua presente substncia prpria. Trabalhando em hospital psiquitrico, sempre procurei abrir aos doentes, que freqentavam nossos atelis de pintura e modelagem, oportunidade para livre expresso de seus processos imaginativos. Esses indivduos habitam um mundo de imagens to vivas, que se lhes afiguram absolutamente reais (...). Muitas vezes me perguntaram se as imagens pintadas ou modeladas em nossos atelis serviam como ponto de partida para insistirmos junto a seus autores, a fim de que as traduzissem em palavras. Nunca recorri a esse mtodo. Ao contrrio, esforcei-me para estudar a linguagem do imaginrio, seus arcasmos, seus smbolos condensadores de intensos afetos no raro contraditrios. Isso me parecia menos difcil que transpor tais formas de expresso para nosso falar cotidiano. Cada vez fui mais me convencendo que as imagens poderiam permitir vislumbrar-nos ocultas vivncias sofridas para aqueles seres que se haviam afastado da nossa realidade, que tornaram "o invisvel visvel', ou quase. Comearamos possivelmente a comunicarmo-nos. Mas a cincia entrincheirada na ordem racional no aceita esses caminhos. Mdicos e psiclogos passavam diante das imagens livres, nascidas do imaginrio de homens e mulheres hospitalizados, sem lanar-lhes um golpe de vista, sequer por curiosidade. Entretanto, aquelas imagens eram retratos autnticos da atividade psquica, que se havia configurado e haviam sido cuidadosamente dispostos sobre as paredes da sala do grupo de estudos do Museu de Imagens do Inconsciente com a inteno de ajudar possveis estudiosos a enxergar o desdobramento, a peculiar ordenao de enigmas, do mundo interno. Mas nunca lhes despertava interesse pesquisar, nas longas sries de imagens, um fio subjacente, indo e vindo atravs de percursos labirnticos.

O ensino universitrio, o clima geral de opinio de nossa poca, impermeabilizara-os, coitados, para esse tipo de leitura. s vezes ficava triste, confesso a voc. (...) Felizmente tive a sorte de encontrar um grande mestre: C. G. Jung. Embora nem sempre ele estivesse de acordo com suas posies, caro Spinoza, Jung era um homem que, como voc, navegava na contracorrente de seu tempo. Assim, divergindo dos seus contemporneos, Jung atribui grande importncia imaginao, polarizando-a como atividade psquica legtima. Atividade caracterizada pelo poder de configurar imagens. Imagens interiores que apreendem contedos profundos da vida psquica, inacessvel ao pensamento racional. Jung frisa ainda que a atividade imaginativa no tem em si carter patolgico, segundo lhe de ordinrio atribudo na rea mdica, pois se origina de dados objetivos inerentes aos bsicos fundamentos da psique de todos os homens. Agora, aqui em segredo, ouso supor que voc tenha descoberto os poderes do imaginrio e de suas possibilidades de organizao, admirando, contemplando longamente as pinturas de seu contemporneo Rembrandt. Decerto no lhe escapou que Rembrandt no se prendia realidade objetiva segundo preferiam grandes mestres da pintura holandesa de sua poca. No estaria ele buscando no claro-escuro do imaginrio segredos muito antigos, aspiraes inefveis? Se numa tela clebre Rafael representou Plato com o indicador voltado para o alto e Aristteles, o indicador voltado para a terra, Rembrandt exprimiu talvez coisas mais distantes, pintando Aristteles com a mo respeitosamente pousada sobre a cabea de um busto de Homero cego. Ainda ontem noite pensei muito em voc, mergulhando na contemplao do Doutor Faustus, ou imvel, diante do Filsofo com o livro aberto, olhos perdidos, muito alm das letras impressas, tranqilo, sentado ao lado de uma escada que se alonga em movimento espiralado no se sabe para onde. Perdoe tanta ousadia. A sua menor discpula, Nise.

Вам также может понравиться