Вы находитесь на странице: 1из 9

Universidade Federal de Gois Faculdade de Letras

Diego Guimares Gontijo

A Paragoge nos emprstimos lingusticos


Trabalho realizado sob a orientao da Professora Dra. Maria Sueli de Aguiar

Goinia/2009

Introduo
O objetivo do presente trabalho apresentar o processo do metaplasmo por aumento, denominado paragoge (ou eptese), na adoo de termos estrangeiros na lngua portuguesa, os chamados emprstimos lingusticos . Inicialmente, sero apresentadas trs das principais dicotomias presentes na teoria da Lingstica (sincronia/diacronia, langue/parole e fontica/fonologia) e o estabelecimento da cincia denominada fontica histrica com base nessas dicotomias. Depois disso, sero apresentados os processos fonolgicos (ou metaplasmos), que constituem o objeto de estudo da fontica histrica. Sero apresentadas as subdivises dos metaplasmos (por permuta, por aumento, por subtrao e por transposio), com nfase nos metaplasmos por aumento. Dentro dessa classe, selecionar-se- a paragoge, processo de aumento de fonemas no final de palavras. Em seguida, ser apresentada a definio de emprstimos lingusticos. Depois disso, ser explicado o processo da paragoge nos emprstimos lingusticos com base na definio de Cmara Jnior sobre a slaba no portugus. Ainda nessa parte, sero expostas as definies de paragoge encontradas em dois dicionrios de lingstica, definies estas que atentam para o processo da paragoge nos emprstimos lingusticos. Por ltimo, ser apresentada a paragoge no processo de adoo, no portugus, de emprstimos lingusticos provenientes do ingls (os anglicismos), do francs (os galicismos) e do rabe (os arabismos). Em seguida, proceder-se- s consideraes finais.

A paragoge nos emprstimos lingusticos


1. Fontica Histrica A Lingstica, desde que foi consolidada como uma cincia adotou, como todas as cincias o fazem, um objeto e um mtodo de estudo especficos. Atribuiu-se a Ferdinand de Saussure, professor suo, docente da Universidade de Genebra, a especificao do objeto e do mtodo de estudo da Lingstica. Por objeto, essa cincia tem a lngua, estudada em todos os seus aspectos. Por mtodo, a Lingstica tem dois meios pelos quais pode estudar uma lngua: a diacronia, entendida como o estudo de uma lngua no qual se prioriza a evoluo histrica, as transformaes e mudanas que uma lngua sofre no decorrer do tempo; e a sincronia, o estudo de uma lngua em um determinado perodo de sua histria, estudo no qual se observa o conjunto de regras vigentes em tal perodo. Saussure foi, ainda, responsvel por outra dicotomizao. Com o objetivo de tornar claro o objeto de estudo da Lingstica, o mestre suo estabeleceu langue (lngua) como uma estrutura, um sistema de signos utilizados por uma comunidade para a sua comunicao a lngua um fato social, portanto e parole (fala) como a manifestao fsico-fisiolgica da lngua a partir da apropriao particular da mesma por um indivduo a fala um fato individual, portanto. H, alm das j referidas, outra dicotomia igualmente importante nos estudos lingusticos. a distino entre fontica e fonologia. A fontica uma cincia criada em meados do sculo XIX com o intuito de surpreender diretamente a fala, perceber bem suas variaes e classificar as qualidades snicas encontradas (CMARA JNIOR, 1986: 14). A fontica pode ser estudada de trs maneiras: o estudo da grande variedade de sons que o aparelho fonador humano pode articular. Esse estudo chamado de fontica articulatria; o estudo da transmisso dos sons produzidos pelo aparelho fonador. Nesse caso, tem-se a fontica acstica; e o estudo do reconhecimento dos sons da mensagem pelo ouvido do ouvinte (e do prprio falante) (WEISS, 1988: 3). A esse estudo denomina-se fontica auditiva.

A fonologia o estudo dos sons produzidos pelo aparelho fonador dentro de uma lngua, de um sistema de signos. Foi consolidada no Crculo Lingustico de Praga, escola que promoveu uma distino entre o som como fato fsico, o som como representao acstica e o som como elemento do sistema funcional1. Nessa perspectiva, o som passa a ter valor distintivo, ou seja, o som passa a distinguir significados.

Disponvel em: http://dornier.sc.estacio.br/portal/component/option,com_docman/task,doc_view/gid,1273/%20-. Acesso em 28/05/2009.

No presente trabalho, recorre-se ao carter histrico e dinmico da diacronia e ao estudo articulatrio da fontica, que um estudo da fala (parole). Destarte, tem-se, como prope Coutinho (1976) a fontica histrica, cincia que consiste no estudo das transformaes que os sons do aparelho fonador sofrem com o passar do tempo, segundo a sua evoluo. 2. Processos Fonolgicos Apesar de atentar, essencialmente, para aspectos fonticos da fala, a fontica histrica tambm prev o estudo da evoluo dos sons de uma lngua especfica. Os fatores que promovem essa evoluo so chamados de processos fonolgicos (ou metaplasmos). Segundo Coutinho (1976: 143), pode-se dividir os metaplasmos em: a) metaplasmos por permuta; b) metaplasmos por aumento; c) metaplasmos por subtrao; d) metaplasmos por transposio. Este trabalho limita-se a trabalhar com os metaplasmos por aumento, nos quais h um acrscimo de fonemas a uma palavra. Os metaplasmos por aumento dividem-se em: prtese: processo de acrscimo de fonemas no comeo de uma palavra. Ex.: scutu > escudo; epntese: processo de acrscimo de fonemas no interior de uma palavra. Ex.: rea > areia; paragoge: processo de acrscimo de fonemas no final de uma palavra. Ex.: ante > antes.

Prescindiu-se da descrio da anaptixe por ela se tratar de um caso especial de epntese. A seguir, ser dada uma nfase maior no processo da paragoge. 3. Emprstimos Lingusticos Definida a paragoge, faz-se necessrio, neste ponto do trabalho, definir o que emprstimo lingustico. De acordo com Bloomfield (apud CARVALHO, 1989: 35), emprstimo lingustico a adoo de traos lingusticos diversos daqueles pertencentes ao sistema tradicional. Para Haugen (idem), o emprstimo uma tentativa de reproduzir numa lngua os padres lingusticos j existentes nas outras. J Herman Paul (ibidem) considera o emprstimo uma consequncia do contato entre as lnguas. O emprstimo lingustico se justifica, como preconiza Carvalho, por necessidades estticas, sociais ou funcionais que uma comunidade pode ter. Dentre as principais causas do emprstimo lingustico, Carvalho aponta: a proximidade territorial entre duas comunidades, o processo de colonizao e a interferncia cultural e poltica que um povo pode exercer sobre outro. A influncia cultural se percebe, por exemplo, quando um povo se destaca em determinado segmento e importa tal segmento juntamente com os termos tcnicos pertinentes a ele, tal como ocorreu na adoo portuguesa de termos italianos nos campos da arte e da culinria.

4. A paragoge nos emprstimos lingusticos Considerando-se que os padres fonolgicos e morfolgicos das lnguas do mundo diferem entre si, uma condio imprescindvel para a adoo de um termo estrangeiro a adaptao de tal termo a esses padres. E exatamente neste ponto que os emprstimos lingusticos e a paragoge se encontram. A paragoge constitui-se num processo de adaptao silbica dos emprstimos lingusticos que obedece aos padres fonolgicos e morfolgicos da lngua portuguesa. Para explicar esse processo, este trabalho recorre ao conceito de Cmara Jnior sobre a slaba no portugus. De acordo com o linguista brasileiro, slaba uma unidade superior ao fonema, composta de fonemas combinados. Para ele, a slaba, quando pronunciada completamente, composta de um aclive, de um pice e de um declive. Sendo V qualquer vogal e C qualquer consoante, a lngua portuguesa tem trs padres silbicos fundamentais: V (slaba simples), CV (slaba complexa, mas aberta ou livre, porque termina no silbico), e, como slabas fechadas ou travadas, VC (em que falta o aclive) e CVC (slaba completa, com aclive e declive) (CMARA JNIOR, 1986: 26). Para a paragoge, interessa a slaba VC (fechada) em final de palavra. As consoantes que podem figurar no declive das slabas fechadas finais do portugus so r, s, z, l e m (optou-se por representar os grafemas para que no fosse necessrio descrever os alofones dos morfemas / r/ e /s/, a vocalizao de /l/ para /w/ na variante brasileira e a questo do elemento nasal /N/, discutida por Cmara Jnior). Quando o termo estrangeiro, adotado pelo portugus como emprstimo lingustico, apresenta uma consoante em final de palavra, que no seja as que podem figurar no declive das slabas finais do portugus, acrescenta-se uma vogal, para que a slaba final do vocbulo estrangeiro possa se adaptar ao padro silbico da lngua portuguesa. Dessa maneira, a slaba VC, que era fechada, fragmenta-se e, com a consoante dessa slaba mais a vogal acrescentada, forma uma slaba aberta CV, padro silbico predominante no portugus. Este processo mais frequente quando o vocbulo estrangeiro termina em consoante fricativa, labiodental e palatal ou oclusiva, dental, bilabial e velar. Esse processo particular da paragoge observado em dois dicionrios de lingstica, que assim definem a paragoge:
...chama-se paragoge, ou eptese, o fenmeno que consiste em acrescentar um fonema no-etimolgico ao final de uma palavra (do prefixo grego para-, que implica uma ideia de adio). A paragoge frequente no italiano, na assimilao de palavras estrangeiras que terminam por uma consoante (Davidde, Semiramisse). Ela caracterizou a evoluo das finais consonnticas latinas nas formas verbais sono sun, cantano *cantan cantant. Este fenmeno ainda funciona regularmente na pronncia popular: filobus pronunciado com filobusse, lpis pronunciado como lapisse. DUBOIS, 1999: 455. Eptese, ou paragoge, o acrscimo de um fonema no final de um vocbulo. Na lngua portuguesa, verifica-se a eptese de um e [e] neutro, em Portugal; [i] tono na pronncia padro do Brasil (ou francamente [ e] dialetalmente) como vogal de apoio em vocbulo terminados em consoante que no forma slaba com a vogal precedente, oclusiva ou constritiva labial. Vocbulos desse tipo so apenas alguns eruditos ou estrangeirismos (alm de onomatopeias), pois os populares sofrem apcope das consoantes finais em

tal caso. A princpio, comumente, a ortografia no representava o / e/ paraggico; mas a ortografia o registra (ex.: Judite, clube, chique), desde que o vocbulo no seja mais considerado estrangeiro. CMARA JNIOR, 1986: 107.

A seguir, sero apresentados exemplos do processo da paragoge em emprstimos lingusticos do portugus. 4.1 Exemplos da paragoge nos emprstimos lingusticos do portugus A lngua portuguesa, ao longo de sua histria, foi influenciada por vrias outras lnguas, por razes das mais diversas. Essa influncia constante propiciou a adoo, por parte do portugus, de vocbulos da vrias lnguas do mundo, tais como o ingls, o francs, o rabe, o espanhol, o grego, o hebraico, o alemo, dentre outras. Este trabalho limita-se a apresentar exemplos da paragoge nos emprstimos lingusticos oriundos do ingls (os anglicismos), do francs (os galicismos) e do rabe (os arabismos). Optou-se pelos anglicismos por causa, a princpio, da tutela poltica que a Inglaterra exerceu sobre Portugal a partir do ano de 1373 e, hoje em dia, por causa da influncia cultural que os Estados Unidos exercem sobre o Brasil. A opo pelos galicismos justifica-se pela influncia que os trovadores provenais exerceram sobre a literatura e sobre a lngua portuguesa nos sculos XII e XIII e pelo fato de a Frana ter sido o modelo cultural da Europa depois da Idade Mdia. Optou-se, ainda, pelos arabismos graas enorme influncia rabe na Pennsula Ibrica entre os sculos VIII e XIII. Anglicismos beef > bife clip > clipe sport > esporte* film > filme snob > esnobe* box > boxe surf > surfe golf > golfe crack > craque stock > estoque* lunch > lanche picnic > piquenique club > clube jeep > jipe

Galicismos
*

chic > chique cognac > conhaque

Neste caso tambm houve uma prtese.

escroc > escroque

Arabismos shiik > xeque assafat > aafate assaut > aoite assuk > aougue assud > aude alarif > alarife alkaid > alcaide alhurj > alforje almanakh > almanaque bafaf > bafaf zumrrud > esmeralda* hashish > haxixe naranj > laranja masdjid > mesquita sharab > xarope xabbak > xaveco

Neste caso tambm houve uma prtese.

Consideraes Finais
A paragoge nos emprstimos lingusticos um importante processo de adaptao silbica no processo de adoo de termos estrangeiros no portugus. Apesar de, nesse caso, estar inserida num sistema lingustico especfico, a paragoge um processo essencialmente fontico, pois as transformaes que promove no alteram em nada o significado das palavras nas quais ela se aplica. Nesse sentido, alm de um processo de adaptao silbica, a paragoge pode ser vista, em outros contextos cientficos, como uma escolha discursiva que determinados falantes do portugus podem fazer, inserindo fonemas no final de palavras, nos termos de uma variao livre. Logo, percebe-se que a paragoge um processo amplo e abrangente na lngua portuguesa. Como foi dito, uma das vrias facetas da evoluo lingstica do portugus ao longo de sua histria. Assim, pode-se concluir que enquanto houver diacronia e enquanto as lnguas do mundo estiverem em contato, a paragoge cumprir sua funo lingstica em relao aos emprstimos lingusticos.

Referncias
BORGES, Ana Paula Rodrigues Rezende; AGUIAR, Maria Suel de. A paragoge e as escolhas lexicais na variao caiaponiense . Goinia: [s.n.], 2005. ISBN (Enc.) CMARA JNIOR, Joaquim Mattoso. Dicionrio de Lingustica e gramtica: referente lngua portuguesa. 13 Ed. Petrpolis: Vozes, 1986. _______________. Problemas de Lingustica Descritiva. 12 Ed. Petrpolis: Vozes, 1986. CARVALHO, Nelly. Emprstimos Lingusticos. So Paulo: tica, 1989. (Srie Princpios) DUBOIS, Jean; GIACOMO, Mathe et al. Dicionrio de Lingustica. So Paulo: Culrix, 1999. WEISS, Helga Elisabeth. Fontica Articulatria. Guia e exerccios. 3 edio (revista). Braslia: Summer Institute of Linguistics, 1988. http://pt.wikipedia.org

Вам также может понравиться