Вы находитесь на странице: 1из 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

PROPRIEDADES MECNICAS DOS MATERIAIS


TRATAMENTO TRMICO
Alexandro Tikkanen 100555 Marcus Fellipe F.P. de Queiroz- 090205 Curso: Engenharia Mecnica - Turma: 421 e 422

RESUMO: A experincia realizada teve como principal objetivo a anlise da resposta de um ao ABNT 1045 depois de ser submetido a diversos tratamentos trmicos: recozimento, normalizao, tmpera em leo e tmpera em gua. Essa resposta foi medida na forma da dureza superficial obtida para cada tratamento, sendo realizadas vrias medies para cada corpo de prova, como ser devidamente explorado no decorrer do relatrio. Os corpos de prova, devidamente padronizados, foram aquecidos at a temperatura de 850 C, mantidos na mesma por um determinado tempo e ento foram resfriados segundo diferentes taxas de resfriamento, o que caracteriza a obteno de diferentes propriedades mecnicas no material. Com a realizao dos tratamentos, os corpos de prova foram submetidos a um ensaio de dureza Rockwell A e B, atravs do qual foi obtida a dureza mdia obtida no corpo de prova aps o tratamento trmico. Os respectivos procedimentos adotados para cada tratamento realizado sero devidamente abordados posteriormente. Palavras-chave: Recozimento, Normalizao, Tempera.

2 OBJETIVO A realizao da experincia tem como fundamental objetivo a fundamentao dos conceitos pertinentes utilizao de tratamentos trmicos em determinados materiais. Alm disso, ser realizada a anlise do comportamento destes materiais em funo da dureza obtida depois da aplicao de diversos tratamentos, como recozimento, normalizao e tmpera. 3 INTRODUO TERICA Tratamentos trmicos so uma srie de operaes de aquecimento e resfriamento a que os aos so submetidos. Essas condies de aquecimento e resfriamento, como temperatura, tempo na temperatura, velocidade do resfriamento, so essenciais para dar as futuras caractersticas a esses materiais. Os tratamentos trmicos modificam, em partes, a estrutura dos aos, e consequentemente suas propriedades. O quanto maior for modificao da estrutura, maior ser a alterao das propriedades. Aos alto carbono ou com elementos de liga so obrigatoriamente submetidos a tratamentos trmicos antes de entrar em servio.
0

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

Os principais objetivos desses tratamentos so: alvio de tenses, modificao da dureza, aumento da resistncia mecnica, melhora de ductilidade, melhora da usinabilidade, aumento da resistncia ao desgaste, melhoria das propriedades de corte, melhora da resistncia corroso e ao calor. Normalmente, ao melhorar uma propriedade, acaba-se prejudicando outra propriedade do material (exemplo: melhora na ductilidade provoca queda da dureza e resistncia trao), e por isso devemos sempre encontrar um equilbrio entre essa melhora de uma propriedade e queda de outras propriedades. Antes de falar sobre como o procedimento dos tratamentos trmicos abordados nesse experimento, ser feita uma explicao sobre as 3 condies necessrias para o tratamento trmico, aquecimento, tempo na temperatura e resfriamento. O aquecimento geralmente realizado acima da temperatura crtica, para que possa ocorrer a completa austenitizao do ao. A austenitizao o ponto chave para as transformaes posteriores. Essa temperatura de aquecimento mais ou menos um fator fixo, dependendo das estruturas finais desejadas e da composio qumica do ao (principalmente o teor de carbono). Tempos de permanncia a essa temperatura muito longos, causam o crescimento excessivo dos gros e devem ser evitados. O tempo na temperatura deve ser um tempo mnimo no qual toda a seo do corpo de prova tenha temperatura uniforme. O resfriamento o fator mais importante dos tratamentos trmicos, ele o responsvel por determinar a estrutura e propriedade finais do ao tratado. Dependendo da velocidade do resfriamento podemos obter desde perlita grosseira (baixa dureza e resistncia mecnica) at martensita (alta dureza), dependendo tambm da composio qumica do ao. Os tipos de resfriamento mais utilizados so: resfriamento no forno, ao ar, e em meio lquidos (leo, gua, solues aquosas). O meio de resfriamento deve ser escolhido de acordo com a estrutura final desejada a uma determinada profundidade. Um diagrama TTT (tempo, temperatura, transformao) est mostrado na figura 1, e com ele podemos ter uma noo de que dependendo da taxa de resfriamento vamos obter diferentes produtos no final.

Figura 1 Diagrama TTT.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

Agora ser dada uma explicao mais detalhada sobre os tratamentos feitos nesse experimento. Recozimento: No nosso experimento foi realizado um recozimento pleno. Primeiramente aquece-se o ao acima da zona critica, o deixa na temperatura at completa austenitizao, e o resfriamento feito lentamente, dentro do prprio forno. O processo de recozimento aplicvel a aos que possuem baixo ou mdio teor de carbono, isto , para aos que possuam at 0,5% de carbono ou para teores mais elevados desde que no possuam elementos de liga. O objetivo deste tratamento o de conferir uma dureza baixa, resistncia mecnica baixa e uma ductilidade alta. aplicvel a peas em que se deseja fazer usinagem ou conformao mecnica. Abaixo est o diagrama TTT mostrando a linha de resfriamento no recozimento. A estrutura final ferrita + perlita grosseira (baixa dureza e resistncia mecnica).

Figura 2 Diagrama TTT para o recozimento. Normalizao: A normalizao um procedimento similar ao recozimento, mas com resfriamento ao ar. Isso significa uma maior velocidade de resfriamento. Usada para obter uma boa ductilidade sem reduo significativa da dureza e da resistncia trao. Tambm para facilitar a usinagem e refinar a estrutura dos gros. um tratamento comum para aos-liga, antes da usinagem e de posteriores tratametos (tempera e revenimento). Devido maior velocidade de resfriamento, aos normalizados tendem a ser menos dcteis e mais duros que os plenamente recozidos. As diferenas so significativas para teores acima de 0,5% de carbono. O diagrama TTT mostrando esse processo na figura 3. A estrutura final ferrita + perlita fina.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

Figura 3 Diagrama TTT para a normalizao. Tmpera: A tmpera consiste no resfriamento rpido de um ao aquecido at a sua temperatura crtica, em um meio como leo, gua, soluo aquosa ou at mesmo ar, dependendo da composio qumica do ao. O constituinte final desejado a martensita, portanto as propriedades mecnicas desejveis nesse caso so alta dureza e resistncia mecnica at uma profundidade. Como resultado, tambm h diminuio da ductilidade, da tenacidade e aparecimento de elevadas tenses internas (que poder ser removidas com posterior revenimento). O diagrama representando esse processo est a seguir.

Figura 4 Diagrama TTT para a tmpera. Com a temperatura critica inicial, e velocidade desse resfriamento, todo o material (superfcie, linha cheia e centro da pea, linha pontilhada) se transformou em martensita (entre as linhas Mi e Mf).

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS No experimento foram feitos os trs tratamentos trmicos citados anteriormente, utilizando para isso corpos de prova circular, de aproximadamente 30mm de dimetro, e 15mm de espessura, e seu material foi o Ao SAE 1045.

Figura 5 Forma do corpo de prova. Os corpos de prova foram aquecidos 850C, marca superior temperatura de austenitizao para o material estudado. Os corpos de prova foram mantidos nesta temperatura por um determinado tempo, dependente do tipo de tratamento a ser aplicado. Foram feitos quatro maneiras de resfriamento diferentes, uma com cada corpo de prova: Resfriamento no forno caracterizando o recozimento; Resfriamento ao ar caracterizando a normalizao; Resfriamento em gua caracterizando a tmpera; Resfriamento em leo caracterizando a tmpera.

No caso do recozimento, o corpo de prova foi resfriado dentro do forno, o que acarretou em 18 a 20 horas at que o mesmo chegasse na temperatura ambiente. Para a normalizao, o corpo de prova foi retirado do forno e resfriado ao ar, processo que demorou cerca de 15 minutos. Para os tratamentos de tmpera, tanto em gua quanto em leo, os corpos de prova foram retirados rapidamente dos fornos e colocados no meio de resfriamento, sendo ento severamente agitados para que o tratamento fosse aplicado de maneira uniforme em toda a sua superfcie. No caso da tmpera, foi necessria a retirada rpida dos corpos de prova dos fornos para minimizar a perda de calor para o ambiente, o que ocasionaria a obteno de diferentes propriedades do que era esperado. Aps o resfriamento dos corpos de prova os mesmos foram lixados com uma lixa 100, a fim de que fosse removida uma camada indesejada para o ensaio, formada pelo processo de carbonetao (ou descarbonetao) devido operao em altas temperaturas. Tendo sido retirada a camada indesejada formada pela descarbonetao, os corpos de prova foram submetidos a sucessivos ensaios de dureza para a determinao dos efeitos de cada tratamento trmico realizado. Para isso, cada corpo de prova obteve trs medies da dureza Rockwell A e B para cada corpo de prova. Com tais dados foram retiradas as mdias para cada corpo de prova.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

4 RESULTADOS E DISCUSSES Depois de realizado o tratamento trmico foi feito as medidas de durezas Rockwell A, Rockwell B e Rockwell C obtendo os seguintes resultados.
Tabela 1 Tabela das durezas nos cdps

Aps a realizao das medidas, foi feito um grfico de coluna para ser feito a comparao do Rockwell A de cada tipo de Tratamento Trmico.

Figura 6 Grfico representativo das durezas medidas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


CAMPUS DE GUARATINGUET DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

5 - CONCLUSO O experimento possibilitou uma adequada anlise dos objetivos deste relatrio, apresentando dados adequados para os ensaios. Maiores precises nos dados poderiam ser obtidos ensaiando uma quantidade maior de corpos de prova. Podemos concluir a respeito do ensaiado que quanto mais rpido for o resfriamento do corpo de prova, mais duro se torna o material, pois quando o AO esta acima de 724C tem uma fase chamada austenita, a qual permite uma maior difuso do carbono na rede cristalina, e essa alta concentrao de carbono eleva sua dureza, quando resfriamos o material rapidamente, o carbono fica aprisionado, aumentando assim sua dureza. Analisando o grfico, verificamos a veracidade da teoria, sendo que o corpo de prova que foi submetido ao recozimento, teve sua dureza mais baixa, seguindo da normalizao, temperado em leo e por ultimo, o material que teve sua dureza mais alta foi o corpo de prova que foi submetido tmpera em gua, como era de se esperar. A concluso que chegamos que o resultado obtido com esse ensaio foi coerente teoria.

6 - BIBLIOGRAFIA Alves C. Claudemir Projetos e ensaios mecnicos. 2011. http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6445-o-teste-jominy#.UDut9aPUtF http://pt.scribd.com/doc/38176193/Ensaio-de-temperabilidade

Вам также может понравиться