Вы находитесь на странице: 1из 82

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

1. INTRODUO 1.1. Historial A Historia regista que 400 anos antes da era crist os egipcios j recuperavam ouro a partir de depsitos aluvionares, usando processos gravticos. O primeiro texto que se constituiu em instrumento de registo de referncia sobre os bens minerais, ( De Re Metalic ) foi publicado em 1556 por Agricola. Neste, j h registo de utilizao do moinho tipo pilo movido a gua, concentraco gravtica atravs de calha e concentraco em leito pulsante obtido com o auxilio de peneira em forma de cesta (um jigue primitivo). A partir do sculo XVIII, com o inicio da revoluo industrial, ocorreram inovaes mais significantes na rea de tratamento de minrios. Pela metade do sculo XIX, em 1864, o emprego do tratamento de minrios se limitava praticamente queles de ouro, cobre nativo e chumbo. Os grandes desenvolvimentos na rea de beneficiamento de minrios ocorreram no final do sculo XIX e inicio do sculo passado, sendo a utilizao industrial da flotao, na Austrlia, em 1905, a inovao mais importante. Os avanos que se seguiram se orientaram, do ponto de vista tecnolgico, mais produtivos ou eficientes (anos 40-70, optimizao de processos atravez de automao de pesquisa direccionada a e computao (anos 70-90), e compreenso dos fenmenos racionalizao do uso de energia nos anos 70. Apesar do grande esforo melhor actuantes nas operaes de beneficiamento, houve relativamente pouco desenvolvimento tecnolgico como consequncia deste esforo.

1
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

1.2. Fases da Minerao


1. PESQUISA MINERAL


2.

Explorao ou Reconhecimento geolgico Prospeco Superficial Avaliao

DESENVOLVIMENTO MINEIRO (preparao da jazida para a lavra) Abertura de acessos Remoo de capeamento Captao de gua Energia Preparao de Bota-fora de material etc.

3. LAVRA (aproveitamento econmico da jazida) 1. DESMONTE: esta operao pode ocorrer de forma:

i) ii) iii) iv)

Manual Hidrulico Mecnico Explosivos a. Perfurao b. Carregamento dos furos c. Detonao

2. CARREGAMENTO 2
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 3. TRANSPORTE

4. BENEFICIAMENTO 5. MERCADO

1.3. Definies ou Conceitos Gerais

Mineral -

substncia natural inorgncia de composio quimica e

estrutura atmica defenida. toda substncia homognea, slida ou lquida, de origem inorgnica quesurge naturalmente na crosta terrestre. Normalmente com composio qumica definida e,se formado em condies favorveis, ter estrutura atmica ordenada condicionando sua forma cristalina e suas propriedades fsicas.

ROCHA - So agregados naturais de uma ou mais espcies de minerais e constituem unidades mais ou menos definidas da crosta terrestre.

Mineral Metlico quando o mineral utilizado com a finalidade de se obter o metal nele contido.

Mineral No Metlico quando o mineral utilizado para uma finalidade diferente em relao aos minerais metlicos. Ex: bauxita aluminio mineral metlico. Baixita refratrios e abrasivos mineral industrial. 3
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Minrio qualquer material de onde se possa extrair econmicamente elementos ou substncias minerais de valor. Qualquer material: Recursos naturais Rejeitos das plantas de tratamento de minrios Resduos das industrias metalrgicas e siderrgicas.

Tratamento/Beneficiamento de Minrios Os minrios ocorrem na natureza de diferentes formas, com composies qumicas variadas e, muito raramente, podem ser utilizados directamente nas industrias de transformao. necessrio benefici-los, melhor-los, submet-los a operaes mecnicas com a finalidade de torn-los em condies de serem consumidos, usados. Tratamento de minrios um conjunto de operaes mecnicas utilizadas para obter produtos a partir de um minrio, sem modificar as suas propriedades qumicas, ou seja, consiste em separar atravs de mtodos fsicos as substncias minerais de modo a torn-las aceitveis demanda do mercado.

Depsito de Minrio a importncia de aproviosionameteo de minrio, vem do facto que as operaes de xplorao de mina e de triturao dos minrios so performadas de teores diferentes. Algumas so contnuas e outras intermintentes. A quantidade a ser depositada depende da capacidade geral da planta de processamento. O minrio pode ser depositado em: - Stock pile (pilhas de estocagem so montes de rochas ou de minrios sem paredes de reteno. 4
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 1: Ilustra a pilhas ou Entulheiras Fonte: Gesto de Entulhos e seu Impacto Ambiental, 2009

- Silos so recipientes largos e cilindricos de aprovisionamento do minrio.

5
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012


Fig 2: Ilustra Silo Fonte: Apostila de deposio de Estril

- Bins so contentores tabulares ou quadrados para aprovisionemento de materiais capazes, de fluir ou correr o minrio. - Bunkers so escavaes na superfce da terra servem de aproviosionamento do minrio.

2. COMINUIO/CIRCUITOS DE BRITADORES 2.1. Introduo A fragmentao consiste na reduo das dimenses dos blocos ou partculas componentes do minrio. A fragmentao compreende diversos estgios, desde a mina at sua adequao ao processo industrial subsequente. A operao de reduo de tamanho tem trs finalidades principais: Adequar o tamanho dos materiais para sua utilizao imediata ou ao processamento posterior. Adequar o produto s especificaes do mercado. Individualizar minrio de diferentes espcies minerais para

possibilitar a sua separao.Isto vai: Possibilitar que as espcies mineralgicas possam ser

separadas umas das outras, sem empregar meios qumicos. Para isso necessrio que as partculas estejam fisicamente separadas. Permitir que uma partcula possa representar s uma espcie mineralgica, ou seja, ser uma partcula livre ou monomineralgica.

6
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Promover a liberao das partculas de minrios, isto , a condio de estarem livre as espcies minerais presentes numa associao.

2.2. Mecanismos de Fragmentao Os principais mecanismos de fragmentao que aparecem nos

equipamentos ora emuso so: 2.2.1. Compresso Impacto Cisalhamento Traco Atrito Compresso blocos de particulas so comprimidas entre duas superficies, o mais comum. empregado para blocos da ordem de metros at particulas da ordem de micrometros. As foras de compresso so aplicadas por placas de metal duro e resistente, geralmente uma fixa e outra mvel.

2.2.2.

Impacto - quando se aplica a energia cintica de uma certa massa em movimento girante ou cadente, fazendo-a chocar-se com o material a ser fragmentado. o mais eficiente em termos de utilizao de energia; ocorre grande desgaste das peas das mquinas de fragmentao. Aplica-se a materiais popuco abrasivos.

7
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 2.2.3. Cisalhamento ou por abraso quando uma partcula submetida ao esforo entre duas superfcies dotadas de movimentos contrrios, uma fixa e a outra giratria, de maneira que ela fique sujeita ao cisalhamento. Blocos ou particulas se acham colocados entre superficies com movimentos em sentido oposto.

2.2.4.

Traco

as

rochas

no

so

muito

resistentes

traco

comparando com a estcompresso. Trata-se do desmonte por explosivos. Tem rendimento energtico grande comparando aos processos de fragmentao em mquinas, mas o custo operacional muito alto.

2.2.5.

Atrito quando a fragmentao ocorre devido ao contacto de partculas contra partculas. O Britador Gyradisc utiliza esse mecanismo.

2.3. Estgios de Fragmentao No possvel fragmentar, em uma nica etapa, blocos que vem do ROM at o tamanho no qual tem-se a liberao desejada, devido principalmente a dificuldade de construir tais equipamentos. O nmero de estgio depende: Da capacidade da instalao capacidades maiores exigem maior nmero de estgios. Das caractersticas granulomtricas da alimentao e do produto relao de reduo total. Das caracteristicas dos equipamentos a relao de reduo para cada estgio vai depender de tipo de equipamentos.

8
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 2.4. Britagem Pode ser definida como o conjunto de operaes que tem como objectivo a fragmentao dos blocos de minrios vindos das minas (run-of-mine), levandoos a uma granulometria compactvel com a etapa subsequente. No existe um circuito de britagem recomendvel para todo tipo de minrio. Geralmente, a operao de britagem feita em estgios convenientes para cada caso. A disposio dos circuitos de britagem no que se refere ao nmero de estgios, varia de uma unidade para a outra. A Classificao dos Estgios de Britagem : Estgio de Britagem Britagem Primria Britagem Secundria Britagem Terciria Britagem Quaternria Tamanho Mximo de Alimentao (mm) 1000 100 10 50 Tamanho Mximo Produo (mm) 100,0 10,0 1,0 8 de

2.4.1.

Britagem Primria

usualmente o primeiro estgio de fragmentao do minrio que vem da mina. Actualmente h quatro tipos de britadores utilizados para a britagem primria: Britador de mandbulas Britador giratrio Britador de impacto Britador de rolo dentado a) Britadores de Mandbulas ou a Maxilas ( Jaw Crush) So usados na primeira operao de triturao, aps da fragmentao explosivos. Os Britadores de Mandbulas so classificados em dois tipos, baseando-se no mecanismo de accionamento da mandbula mvel. Assim, tem-se britadores de um eixo tipo Dodge e de dois tipo Blake. Nos Britadores de 9
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 dois eixos, a mandbula mvel tem movimento pendular, enquanto que os britadores de um eixo tm movimento elptico. O material fragmentado atravs do movimento de vai-e-vem, ou seja, aproximao e fastamento da placa mvel. Desta maneira, o bloco alimentado na boca do Britador vai descendo por gavidader, entre as mandbulas, enquanto recebe o impacto responsvel pela fragmentao.

.
Fig 3: Ilustra os Britadores de Mandbulas Fonte: Apostila de Cominuio - britadores, SENAI

Os britadores a maxila so aplicados:

10
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Bons para capacidades baixas e mdias (1000t/h); Recomendados para quando indesejvel grande quantidade de finos no produto o top size do produto alto para materiais lamelares; Sem restries quanto s caractersticas mecnicas da rochas; So ppuco adequados do que giratrio e menos adequados do que os de impacto e de rolo dentado para materiais hmidos com alto teores de argilas; Comparvel com os britadores giratrios, so adequados para materiais abrasivos; Valores mdios de grau de reduo em torno de 5:1; Exigem alimentadores( altura de alimentao); So mais usados para britagem dentro da mina (in pit crushing).

b) Britadores Giratrios (Gyrator Crushers) o equipamento de britagem primria, utilizado quando existe uma grande quantidadede material a ser fragmentado. mais operacional que o britador de mandbulas e tem a vantagem de poder ser alimentado por qualquer lado e apresentar uma maior eficincia devido aco contnua de britagem. A cmara de fragmentao constituido pelo espao entre duas superficies aproximadamente cnicas, sendo que a externa um tronco de cone com vrtice voltado para baixo e a externa, um tronco de cone com vrtice voltado.A superficie interna est ligada a um eixo atravs de um corpo slido. O eixo articulado na parte superior e encaixado em uma bucha excntrica na parte inferior. O princpio de funcionamento do britador giratrio conta de um movimento de aproximao e de distanciamento do cone 11
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 central em relao carcaa interna. Este movimento circular (85 a 150 rpm) faz com que toda rea da carcaa seja utilizada na britagem o que fornece ao britador uma grande capacidade de operao.

Fig 4: Ilustra o Britador Giratrio Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

Britadores Giratrios tem seguintes caracteristicas: So bons para capacidade mdias e altas at 1000t/h; Tem o mesmo comportamento dos britadores de mandbulas quanto a finos, mas apresentam top-size menor, para uma mesma saida, britando materias lamelares; Sem resties quanto as caracteristicas mecnicas das rochas; So mais adequados que os de mandibulas para materiais com tendncia a produzir materiais lamelares; So pouco adequados para materiais hmidos com altos teores de argilas;

12
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Adequados para minrios com alto teor de minerais abrasivos,

comparvel com os de mandibulas; O Britador giratrio tem baixo custo operacional e grande seo de alimentao. A razo de reduo do Britador Giratrio da ordem de 8:1. Dispensam alimentadores.

c) Britadores de Impacto o tipo de britador onde a fragmentao feita por impacto ao invs de compresso. Atravs do movimento das barras (500 a 3000 rpm), parte da energia cintica transferida para o material, projectando-o sobre as placas fixas de impacto onde ocorre a fragmentao. Normalmente existem britadores com dois, trs e quatro conjuntos de martelos. Os desenhos da cmara e do rotor variam de acordo com o fabricante. O espao entre a trajectria dos martelos e a superficie da cmara prxima da descarga estabelece o tamanho de saida.

Fig 5: Representa movimento do moinho em regime de cascata Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

13
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Os britadores de Impacto so aplicados: Adequados para capacidades de baixa, de dificil dimensionamento; Uso limitado rochas de dureza mdia ou de fcil fragmentao; Caracterizam-se por uma alta produo de finos; Altamente efectivo para materiais com tendncia a produzir particulas lamelares; Como britadores de rolo, so altamente efectivos para materiais hmidos com altos teores de argilas; Geralmente so restritos a materiais com valor de silica ou seja, adequado para minrios com baixo teor de minerais abrasivos; O grau de reduo grande, o suficiente para muitas vezes se reduzir a britagem primria e secundria em uma s mquina; Exigem alimentadores. d) Britador de Rolo Dentado Consiste basicamente de um rolo dentado mvel e uma carcaa fixa. O movimento giratrio do rolo provoca a compresso e cisalhamento do material entre os dentes e a placa fixada cmara. A rotao do rolo baixa. Dois rolos dentados girando um contra o outro, fazendo a fragmentao dos blocos entre eles.

14
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 6: Ilustra o Britador de Rolo Dentado Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

Os britadores de rolo dentado so aplicados: Adequados para capacidade baixa, de dificil dimensionamento; So britadores primrios que produzem menos finos, apresentam tamanho (top-size) do produto alto; Uso limitado rochas mdias ou de fcil fragmentao; So efectivos para materiais com tendncias a produzir partculas lamelares, mas top-size do produto alto; So altamente efectivos para materiais hmidos com altos teores de argilas; Grau de reduo alto, brita qualquer bloco que caia na boca do britador, no entanto a presena de blocos capacidade; Egixem alimentadores. Britagem Secundria Britagem secundria engloba genericamente as operaes de britagem subsequentes a britagem primria. Eventualmente, a britagem secundria desmembrada em dois estgios, chamados ento de britagem secundria e terciria. Os britadores actualmente utilizados para britagem secundria so: Britador de Mandbulas Britador Giratrio 15
Eng. Neves Semente Jemuce

grandes limita severamente a

2.4.2.

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Britador de Cone Britador de Impacto Britador de Rolos Lisos empregados na britagem primria, apenas tendo

Os britadores giratrios, mandbulas e impacto so semelhantes queles dimenses menores. Nos britadores de impacto, as barras, de alguns britadores so substitudas por martelos articulados, chamando-se os equipamentos, ento, de britadores de martelo, que so usados geralmente para uma britagem mais fina.

a) Britador de Cone o tipo mais usado para britagem secundria e terciria. Nota-se que, contrariamente ao que ocorre no giratrio, o cone apresenta o vrtice para cima. A superfcie do cone praticamente paralela superfcie da cmara e apresenta uma extenso relativamente grande, para garantir um tempo longo de reteno das partculas nessa regio. No britador giratrio, as superfcies de fragmentao so bastante inclinadas, fazendo se o escoamento do material pela gravidade. No britador de cone, as superfcies de fragmentao fazem um ngulo menor com a horizontal, sendo o escoamento do material feito em parte pela gravidade e em parte pelo movimento do cone, permanecendo dentro da cmara um tempo mnimo, independente do tamanho, suficiente para que durante esse tempo o cone execute, vrias vezes, o movimento de abrir e fechar. Como as superfcies fragmentantes so paralelas, ou quase paralelas, na regio da descarga, pequena a chance de uma partcula, que esteja dentro da cmara, conseguir sair sem ser apanhada pela superfcie de fragmentao em sua posio mais fechada. A abertura de sada controlada atravs de um abaixamento ou elevao do cone que, em alguns britadores feito atravs de dispositivos hidralicos.

16
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 7: Ilustra o Britador de Cone Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

comum na Britagem Secundria o descarte prvio da fraco fina na alimentao com a finalidade de aumentar a capacidade de produo. Esta operao chamada de escalpe. b) Britador de Rolos Lisos consiste de dois rolos lisos girando um contra o outro. As partculas que so apanhadas entre os rolos so fragmentadas. Como a abertura de sada a distncia entre os rolos, permanecendo constante durante o funcionamento do equipamento, a granulometria do produto bastante uniforme, com uma produo baixa de superfinos. O maior tamanho de partculas que fragmentada funo do dimetro dos rolos, do coeficiente de atrito entre a partcula e o rolo e da distncia entre as superfcies no ponto mais fechado. Para obteno de graus de reduo relativamente modestos, so necessrios rolos de grande dimetro. Isto, aliado ao facto de que tm capacidades muito baixas, faz com que os britadores de rolos lisos sejam pouco aplicados.

17
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 8: Ilustra o Britador de Rolos lisos Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

c) HIDROCONE o principal tipo de britador cnico, caracterizado por ter o eixo suspenso por um dispositivo hidrulico pelo qual se pode regular o afastamento do cone em relao bacia. Para isto, a ponta inferior do eixo funciona como o mbolo de um pisto hidrulico dentro da camisa ou mancal inferior, em comunicao com um reservatrio de leo, no qual a presso do leo pode ser regulada por meio de uma bomba mecnica. Por outro lado, a cmara de leo comunica-se com uma vlvula de segurana que permite a descida do cone em caso de passar pela cmara de britagem algum tipo de material estranho ao processo (sucata). Constituio do Sistema Hidrulico: Bomba de engrenagens de alta presso; Pisto hidrulico que suporta o conjunto do eixo principal; Reservatrio de leo; Acumuladores de leo.

18
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 9: Ilustra os Componentes do Sistema Hidrulico do Hidrocone Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

Funes Bsicas do Sistema Hidrulico Regulagem da abertura de sada

Para regulagem da abertura de sada, aciona-se a bomba de engrenagem de alta presso (1) que fora o leo para o pisto (3) ou reservatrio, levantando ou abaixando o cone, mesmo com a mquina em movimento. Sistema de Alvio

Esta funo realizada pelos acumuladores de leo (4). So accionados quando entram materiais no britveis na cmara de britagem, abaixando o pisto que suporta o eixo principal, a fim de evitar danos no britados. Esvaziamento rpido da cmara Em casos de parada da mquina com a cmara de britagem cheia, o seu esvaziamento pode ser feito em poucos segundos, sem necessidade de operao manual, abaixando-se o eixo principal.

19
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 10: Ilustra o Esvaziamento Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

2.4.3.

Britagem Terciria Em geral o ltimo estgio de Britagem, no entanto, existem usinas com mais de trs estgios, sendo que este facto est ligado s caractersticas de fragmentao do material ou a granulometria do produto final. Os equipamentos geralmente utilizados so os Britadores Cnicos, cuja granulometria mxima do produto obtido est compreendida na faixa de 25 a 3mm, com uma razo de reduo de 4:1 ou 6:1. Estes equipamentos exigem um maior controle de operao, geralmente trabalhando em circuito fechado. O emprego dos Britadores Cnicos como secundrios, tercirios ou quaternrios dependente do tipo de revestimento dos Britadores, conforme mostrado nas figuras abaixo:

20
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 11: Ilustra Tipos de Revestimentos de Britadores Cnicos Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

A escolha correcta da cmara, proporcionar uma mxima eficincia no Britador e maior vida til para a mesma. Problemas causados por uma cmara inadequada num Britador com alimentao fina: Concentrao de material na parte inferior da cmara; Parte superior da cmara no trabalha; Desgaste excessivo da cmara devido concentrao de esforos na parte inferior da mesma; Reduo da capacidade do Britador; Problemas causados por uma cmara inadequada num Britador com alimentao grossa: Aumenta muito o risco de entupimento na entrada da cmara; Parte superior da cmara trabalhar mais que a inferior; Sobrecarga no Britador; Desgaste desuniforme da cmara, reduzindo

consideravelmente sua vida til; 21


Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Reduo da capacidade do Britador e de sua eficincia de Britagem. a) BRITADORES GYRADISC O Gyradisc um britador tipo cnico que trabalha em estgio final de britagem (geralmenteQuaternria), recebendo uma alimentao preferencialmente menor que1. O Britador Gyradisc, quase que invariavelmente, opera em circuito fechado com uma peneira limitando o tamanho mximo do produto. Dessa forma, a carga circulante de material relativamente alta para esse tipo de equipamento (em torno de 50%). Nos britadores Gyradisc o minrio fragmentado por esmagamento ou compresso entre os revestimentos. A abertura de sada do britador controla a granulometria do produto. A fragmentao das partculas feita em uma cmara relativamente ampla, atravs do atrito de partcula contra partcula, onde so britadas vrias camadas de material de uma s vez. As partculas maiores, ao se fragmentarem, preenchem os espaos vazios das camadas. Esse tipo de britagem conhecido como cominuio interpartculas. CLCULO DA VAZO DO BRITADOR V = VL X peso / 1 metro X 3,6 V = Vazo, dada em T/h. VL = Velocidade da correia transportadora, dada em m/s. Peso = a quantidade de material retirado em 1 metro de correia (se recolher amostra da correia em 2 metros, dividir o peso por 2). 3,6 = ndice de correco de Kg/s para T/h. CLCULO DA EFICINCIA DO BRITADOR Eficincia do Britador expressa a avaliao do desempenho da operao do britador em relao a Britagem ou fragmentao ideal 22
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 desejada, ou seja, o produto do Britador em funo do percentual da massa recirculada. E = P/V X 100 E = Eficincia do Britador P = Passante na malha da peneira (t/h) V = Vazo do Britador (t/h) Obs: Para a Britagem Terciria a meta de eficincia maior que 60%; para Britagem Quartenria a meta de eficincia maior que 45%. 2.4.4. Circuitos de Britagem Como se viu anteriormente, a operao de reduo de tamanho, geralmente se realiza em mais de um estgio. Entre um estgio e outro de reduo deve ser utilizado uma classificao. No existe um circuito padro para qualquer tipo de minrio. Geralmente a operao de Britagem feita dentro dos estgios convenientes. Conforme a disposio dos equipamentos de reduo e classificao dirse- que circuito aberto ou fechado segundo a figura.

23
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 12: Ilustra Circuitos Fechados e Abertosde Britadores Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

2.5. Moagem ( Grinding Mill) A moagem o ltimo estgio do processo de fragmentao. Neste estgio as partculas so reduzidas, pela combinao de impacto, compresso, abraso e atrito, a um tamanho adequado liberao do mineral, geralmente, a ser concentrado nos processos subsequentes. Cada minrio tem uma malha ptima para ser modo, dependendo de muitos factores incluindo a distribuio do mineral til na ganga e o processo de separao que vai ser usado em seguida. A moagem a rea da fragmentao que requer maiores investimentos, maior gasto de energia e considerada uma operao importante para o bom desempenho de uma instalao de tratamento. Conclui-se que a moagem deve ser muito bem estudada na etapa de dimensionamento e escolha de equipamento e muito bem controlada de operao de usina, pois o bom desempenho da instalao industrial 24
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 depende em muito da operao da moagem. As maquinas mais empregadas na moagem: Moinho Cilndrico (barras e bolas), moinhos de martelos, moinho de discos e moinho vibratrio. Pode-se definir "moagem" como um processo de cominuio, no qual o material fragmentado, ou reduzido de tamanho, entre duas superfcies mveis que no possuem entre si qualquer sujeio mecnica. Moagem: praticamente um processo de pulverizao, e ela se divide em: Moagem grossa: granulometria do produto se situa entre 6 a 20 mesh (3,36 mm e 0,841 mm) Moagem intermediria: granulometria com 75% entre 28 mesh (0,595mm) e 200 mesh (0,074 mm). Moagem fina: quando os gros mais grossos dos produtos so de 100 mesh (0,149 mm) ou menos. Caractersticas de um processo de moagem: exige investimentos elevados; necessita-se de um mecanismo capaz de obter partculas de pequenas dimenses; necessita-se de uma grande superfcie especfica de contato com as partculas; foras utilizadas para a fragmentao das partculas so pequenas; os moinhos devem ser capazes de distribuir uma grande quantidade de energia sobre um grande volume de partculas. Os Moinhos se classificam em: 1) Moinhos revolventes ou tubulares; moinhos de barras; moinho de bolas; moinhos autgenos; moinhos semi-autgenos; moinhos de seixos.

2) Moinhos de trajectria fixa Moinhos de rolos; Moinhos de rolos e mesa giratria; 25


Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 2.5.1. Moinhos tipo torre; Moinhos vibratrios. Moinhos de martelo; Moinhos de discos;

Moinhos revolventes ou tubulares a soluo para aplicar pequenas fraces de fora em um grande nmero de partculas: o efeito alcanado pelo uso de meios moedores para produzir a cominuio. Existem trs tipos bsicos de moinhos tubulares: barras, bolas e autgenos. Componentes de um moinho tubular: Carcaa feita de chapa de ao carbono furada para colocao dos parafusos de fixao do revestimento; Tampas so feitas de ao fundido ou de ferro fundido, ligadas a carcaa atravs de flanges e parafusos; Munho fabricado em ferro fundido ou ao, faz parte da cabeceira do moinho e tem superfcie altamente polida para reduzir o atrito com os mancais; Accionamento feito por transmisso de coroa e pinho. A coroa presa a um flange na carcaa do moinho.

Fig 13 Representa os componentes do moinho tubular Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

26
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

2.5.1.1. Movimentao do Moinho Estes moinhos so constitudos de uma carcaa cilndrica de ferro, revestida internamente com placas de ao ou borracha, que gira sobre mancais e contem no interior uma carga solta de barras e bolas de ferro ou ao.

Fig 14: Representa a Comonentes do Moinho Tubular Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

Os corpos moedores so elevados pelo movimento da carcaa ate um certo ponto de onde caem, seguindo trajetria parablica, sobre os outros corpos que esto na parte inferior do cilindro e sobre o minrio que ocupa os espaos entre os corpos. Os corpos acompanham o movimento da carcaa e o impelidas pela forca centrfuga percorrem uma trajetria circular. Enquanto a forca centrifuga for maior que a forca da gravidade os corpos permanecem nesta trajetria. No momento em que o componente de forca da gravidade que se opem a forca centrifuga for maior que esta, as bolas abandonam a trajetria circular e passam a seguir a trajetria parablica, conforme mostra a figura abaixo.

27
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig15: Representao esquemtica da movimentao do moinho Fonte: Apostila de Beneficiamento SENAE VALE 2011

2.5.1.2. Velocidade de operao do Moinho Aumentando-se a velocidade do moinho, chega um momento em que a bola fica presa carcaa pela aco da forca centrifuga, durante sua volta completa do cilindro. Nestas condies a bola no realiza qualquer trabalho, no havendo portanto moagem. A velocidade do moinho em que isto ocorre chama-se VELOCIDADE CRITICA e pode ser calculada para qualquer moinho usando-se a seguinte expresso. Vc = 30 / raiz de R, onde R o raio do moinho, dado em metros (rpm). A velocidade de operao de um moinho sempre referida percentagem de sua velocidade critica. Assim, por exemplo, um moinho que tenha uma Vc = 65 rpm e esteja trabalhando com 50 rpm, diz-se que sua velocidade de 77% da velocidade critica. 50 / 65 x 100 = 77% A velocidade adequada para operao de moinho cilndrico so apresentados na literatura e nos catlogos dos produtores com valores bem variveis e algumas vezes at conflitantes. Na dcada de 20 usava-se velocidade acima de 80% de velocidade critica nos maiores moinhos operados na poca (2,4 m de dimetro). Entretanto, Taggart mostrou que operando-se a 28
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 57% da Velocidade Critica reduzia-se o gasto de energia, assim como de revestimento e de bolas, se baixar muito a capacidade do moinho. Actualmente, todos os fabricantes recomendam uma sensvel diminuio da velocidade de operao com o aumento do dimetro do cilindro. Usualmente os moinhos trabalham entre 60 e 85% da velocidade crtica. A velocidade do moinho em que isto ocorre chama-se velocidade crtica do moinho e pode ser calculada para qualquer moinho usando-se a seguinte expresso:

Na tabela abaixo podemos ver a relao entre dimetro x velocidade de operao dos moinhos.

Fonte: Apostila de Beneficiamento SENAE VALE 2011

2.5.1.3. Movimentao das bolas dentro da carcaa Um moinho em operao apresentam quatro movimentos que so: a) Rotao - as bolas giram em torno delas mesmas e produzem uma fragmentao por compresso tal como no moinho de rolos. Este efeito pequeno dentro do moinho. b) Translao - o movimento circular de acompanhamento da carcaa do moinho at uma certa altura. Este movimento no promove nenhuma fragmentao e, responsvel pelo gasto excessivo de energia na moagem.

29
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 c) Deslizamento - o movimento contrrio ao movimento do moinho. As vrias camadas de bolas deslizam umas sobre as outras e a superfcie interna do moinho dando origem fragmentao por atrito. Este efeito acentuado quando a velocidade de rotao do moinho baixa. d) Queda - o movimento resultante das bolas pela fora de gravidade e que vai dar origem fragmentao por impacto. Este efeito aumenta com a velocidade de rotao do moinho. 2.5.1.4. Regime de operao do moinho A velocidade, o factor de enchimento (isto , o volume ocupado pelas bolas em relao ao volume do moinho) e mais outros factores determinam o regime de operao do moinho. Tm se dois regimes no moinho: a) Regime Catarata: a velocidade do moinho carrega as bolas at uma posio bem elevada e elas caem sobre as outras bolas e sobre a polpa causando fragmentao por impacto. Deve-se usar bolas maiores para aumentar ainda mais a energia do meio moedor e baixo factor de enchimento (menos bolas). Este regime adequado para a fragmentao de material mais grosso e para evitar a produo de finos.

Fig 16: Representa movimento do moinho em regime de cascata Fonte: Apostila de Cominuio, SENAI

b) Regime Cascata: a velocidade baixa do moinho e o alto factor de enchimento faz com que as bolas ao alcanarem uma certa altura rolem sobre as outras no 30
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 havendo quase impacto e a moagem se d por abraso e atrito. Deve-se usar bolas de dimetros menores. Este regime adequado para a obteno de um produto final com granulometria fina.

Fig17: Representa movimento do moinho em regime de cascata Fonte: Apostila de Cominuio SENA

2.5.2.

Tipos de Moinho Cilndricos ou Tubulares

2.5.2.1. Moinho de Barras ( Ball Mill): So carcaas cilndricas, com barras como meio moedor e podem ser considerados mquinas de britagem fina ou de moagem grosseira. Eles so capazes de suportar uma alimentao to grosseira 50mm e fornecer um produto to fino quanto 0,5mm, so muitas vezes escolhidos para britagens finas quanto o material argiloso. As principais caractersticas do moinho de barras que o comprimento da carcaa tem 1,25 a 2,5 vezes o dimetro. Essa razo importante porque as barras, que so somente poucos centmetros menores que o comprimento da carcaa, devem ser impedidas de se atravessarem dentro da mesma; entretanto a razo no deve ser muito grande pois isso acarretaria o uso de barras muito longas com tendncia de se deformarem. As barras devem ter dureza suficiente de forma a se manterem rectas ao longo de toda sua vida. Quando se tornam muito finas, devem quebrar e no dobrar. So usadas barras de ao de alto carbono. Do ponto de vista fsico, as barras devem apresentar as seguintes especificaes: Comprimento 152 mm (6 pol) menor que o do moinho (comprimento efectivo da cmara de moagem medido entre as fases internas dos

31
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 revestimentos das tampas); Corte a quente ou com serras a frio em ambas as extremidades, sem rebarbas. Devem ser endireitadas. Utilizam barras cilndricas como corpos moedores. Podem ser alimentados com materiais de at 50 mm e fornece um produto to fino quanto 500 m, a relao de reduo na faixa de 15 a 20:1. A moagem geralmente feita a hmido.

Fig18: Ilustra o Moinho de Barras Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

Descarga do Moinho Os moinhos de barras so classificados de acordo com a natureza de sua descarga: De forma geral pode-se afirmar que, quanto mais prximo da periferia da carcaa e da boca de alimentao estiver situada a sada da polpa, mais rpido o material descarregado, e menos sobremoagem tem lugar.

32
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig19: Moinho de barras com descarga no extremo oposto a alimentao Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

Moinho com descarga perifrica central alimentao pelos dois lados e descarga pelo centro. Oferece um produto grosseiro com baixa percentagem de finos e baixa relao de reduo. Este moinho pode ser utilizado para moagem a seco ou a hmido. Aplicao: beneficiamento de areias;

Fig 20:Moinho de barras com descarga central Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

Moinhos com descarga por transbordo so os mais usados na indstria mineral, e s podem realizar moagem a hmido. Sua principal funo adequar o material para alimentao do moinho de bolas. A fim de criar um gradiente de fluxo dentro do moinho, o mancal pertencente ao lado da descarga do moinho deve ter de 10 a 20 cm a mais de dimetro do que o da entrada da alimentao.

33
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 21: Moinho de barras com descarga por overflow Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

2.5.2.2. Moinho de Bolas Os estgios finais de fragmentao so realizados em moinhos cilndricos, usando bolas como meio moedor. Como as bolas tem maior rea superficial por unidade de peso do que as barras, so mais adequadas moagem fina. O termo moinho de bolas restrito queles que tm a relao comprimento/dimetro de 1,5 a 1 e at menor. Principais caractersticas do moinho de bolas: Tm o seu tamanho expresso pelas dimenses do dimetro e do comprimento da carcaa. Os cilindros tem comprimento de at 5,4 metros para o de bolas e 4,5 metros para o de barras Os moinhos industriais possuem diversos furos na carcaa para parafusar o revestimento do cilindro. As bolas so fabricadas de ao forjado ou fundido, ou de ferro fundido ligado. A qualidade depende muito do tratamento trmico e varia muito entre os vrios fornecedores. A dureza varia muito, de 350-450 a 700 brinnel. H uma regra geral segundo a qual a vida da bola tanto mais longa quanto maior a dureza, desde que ela no seja muito frgil. muito importante o tratamento trmico adequado para se conseguir uma distribuio de dureza conveniente em uma seco transversal da bola. As bolas devem ter uma dureza que no diminua muito na parte interna 34
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 em relao dureza superficial; por outro lado, para que ela tenha tenacidade suficiente necessrio que seu ncleo seja mais brando. Os moinhos de bolas tambm so classificados pela natureza da descarga Os moinhos com descarga por grade possuem uma grelha entre o corpo cilndrico da carcaa e o cone de descarga. A polpa passa livremente pelas aberturas da grelha e, elevada por um dispositivo at o nvel do cone de descarga. Ocorre muito pouca sobremoagem e o produto contm uma grande fraco de material grosseiro, que retorna para o moinho. Portanto, estes moinhos produzem menor quantidade de finos e consomem de 10 a 15 % a mais de energia do que um moinho de descarga por transbordo do mesmo tamanho. Os moinhos com descarga por transbordo so mais simples de operar e usados principalmente para moagens finas e remoagens. Moinho com descarga perifrica final a alimentao feita por uma das extremidades e a descarga do produto modo pelo outra, atravs de vrias aberturas perifricas. Este moinho pode ser utilizado para moagem a seco e a hmido, envolvendo produtos moderadamente grossos;

Fig 22: Representao esquemtica do moinho com descarga perifrica final Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

2.5.2.2.1. Aplicaes do moinho de Barras e de Bolas O moinho de Barras utilizado na moagem primria recebendo o minrio que vem da britagem com um tamanho mximo que varia 6,25 a 3,125 mm. O meio moedor sendo barras de peso considervel torna este 35
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 moinho apto a moer material mais grosseiro pois a queda de uma barra produz um impacto significativo, no sendo este de o mecanismo Este de fragmentao predominante moinho barras. moinho

geralmente trabalha em circuito aberto. O Moinho de Bolas em regime de catarata tambm pode ser alimentado com material grosseiro (3 a 4 mm) mas geralmente trabalho em circuito fechado com classificador, pois apesar de predominar o impacto, a abraso e o atrito tambm tm aco destacada. O Moinho de Bolas em regime de cascata utilizado em moagem secundria com a finalidade de fragmentar o minrio na malha necessria ao processo subsequente. A alimentao deve ser mais fina e, constituda do produto da moagem primria feita num moinho de barras ou de bolas em regime de catarata. A tendncia actual o uso de um nico estgio de moagem num moinho de bolas com bolas grandes e alta razo de reduo. Neste caso o material deve vir da britagem em tamanho menor possvel. 2.5.2.2.2. Revestimento de Moinhos A utilizao do revestimento tem como finalidade proteger o cilindro contra o desgaste e reduzir o deslizamento da carga moedora dentro da carcaa. Os revestimentos podem ser de ligas metlicas ou de borrachas. O tipo e a forma dos revestimentos dependendo do tipo de moinho (bolas ou barras), do tamanho, do tipo de material a processar (dureza, tamanho) e velocidade de operao. a) Objetivos dos Revestimentos Proteger a carcaa contra desgaste; Reduzir o escorregamento entre a carga de corpos moedores e a parede do moinho; Adequar levantamento e trajectria da carga moedora (transferir energia para a carga moedora) b) Materiais mais utilizados em revestimentos de moinhos: Cermica Metlicos 36
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Borracha

c) Fatores que influenciam a escolha do revestimento: Tipo de moinho (ex: de bolas ou de barras etc.); Tamanho do moinho; Velocidade do moinho; Tipo de descarga; Material a processar minrio; Dureza do minrio; Granulometria da alimentao; Granulometria do produto; Dimetro dos corpos moedores; Operao a hmido ou a seco; Densidade dos corpos moedores; Presena de pedaos de corpos moedores; Pratica de recarga de corpos moedores.

As formas de revestimento utilizadas dependem das condies de operao do moinho. Para revestimento mais liso h uma predominncia de moagem por atrito, sendo, portanto, mais aplicado em moagem fina; para moagem mais grossa recomendvel revestimento de maior rugosidade. 2.5.2.3. Moinhos Autgenos Nos ltimos 40 anos tem sido dada grande ateno operao de fragmentao, j que esta operao constitui uma parcela relevante dos custos das usinas de beneficiamento de minrios. Muitos estudos surgiram e continuam surgindo, visando, tanto optimizar a operao clssica de fragmentao, como explorar novos caminhos. A Moagem Autgena um dos mtodos encarados como capazes de trazer algumas vantagens operacionais e econmicas fragmentao. A definio de autgeno diz que o que faz por si prprio. A fragmentao que estudada neste trabalho assim chamada por tratar-se da fragmentao 37
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 de um material ou de um minrio, por pedaos deste mesmo material e se classifica em: a) Moagem Autgena Completa: o minrio, que vem directo da mina, sem nenhuma, ou pouca britagem, alimentado todo no moinho autgeno; no classificador que trabalha acoplado ao moinho, o material retirado na granulometria desejada. b) Moagem Semi-autgena: Neste mtodo pode-se incluir a moagens autgenas em que so empregados mtodos auxiliares, tais como o uso de algumas bolas de ao para facilitar a fragmentao de uma fraco mais resistente moagem e com tendncia a manter-se muito tempo no moinho, ou retornar vrias vezes do classificador como carga circulante. c) Moagem Autgena Parcial: Neste tipo de moagem, s o moinho de bolas substitudo por um moinho autgeno. O minrio primeiramente britado a um tamanho prprio para alimentar um moinho de barras. Durante ou antes da britagem, um peneiramento separa parte do minrio com tamanho adequado para servir de meio moedor. O minrio modo no moinho de barras alimentado, juntamente com os pedaos maiores (tambm chamados de seixos) no moinho autgeno onde se d a moagem final. Utiliza um minrio de granulometria mais grosseira, geralmente retirado do circuito de britagem ou directo da mina como meio moedor. A vantagem em relao ao convencional inclui: baixo custo de capital, facilidade de moer material hmido, circuitos de moagem simples, grandes tamanhos de equipamentos disponveis, baixa potncia requerida e mnimo gasto com meio moedor. Iniciou sua fabricao em 1950 e atingiu maior utilizao em 1980. A moagem pode ser realizada a seco ou a hmido. A moagem a seco tem mais problemas ambientais, no pode ser realizada para materiais que contm argila e, mais difcil de controlar que moagem a hmido. Em comparao com moinhos de grande dimetro, os quais so usualmente operados com 70 a 80 % da velocidade crtica, os moinhos autgenos das minas de ouro da frica do Sul tm se limitado ao dimetro de 4,88 m e acima de 12,2 m de 38
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 comprimento, e so normalmente operados em altas velocidades, acima de 90% da velocidade crtica. A diferena na prtica atribuda a alta dureza do minrio de ouro.

Fig 23; Ilustra Moinhos utilizados nas minas de ouro na frica do Sul Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

2.5.2.4. Moinhos Semiautgenos Neste mtodo utiliza-se como meio moedor a combinao do minrio com uma reduzida carga de bolas de ao. O volume de bolas na faixa de 6 a 10% do volume do moinho. Este tipo de moinho utilizado actualmente na moagem a seco de asbesto, talco e mica. Para controlar o tamanho crtico, alguns pesquisadores sugeriram a introduo no circuito de um britador de mandbulas pequeno que pode ser includo ou excludo do fluxograma de acordo com a exigncia de carga do moinho.

Fig 24; Ilustra Moinhos Semiautogenos Fonte: Apostila de Cominuio SENAI

39
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

2.5.2.5. Moinhos Multi-cmaras So praticamente dois ou mais moinhos montados sobre o mesmo cilindro com cmaras separadas por diafragma. A primeira cmara pode utilizar barras ou bolas grossas e as demais bolas finas.

Figura 25:Moinhos multi-cmaras Fonte: Apostila de Beneficiamento: Moagem. Cap. 3.

2.5.2.6. Moinho de Martelos O moinho de Martelos consiste de um eixo girando em alta rotao e no qual ficam presos, de forma articulada, vrios blocos ou martelos. O material alimentado pela parte superior e as partculas sofrem o impacto dos martelos e so projetadas contra a superfcie interna da cmara, fragmentando-se, para depois serem foradas a passar por tela ou grade inferior que vai bitolar o tamanho da descarga. Este tipo de moinho tem pouca aplicao na concentrao de minrio pois, sendo as gangas geralmente silicosas, desaconselha-se o seu uso devido ao grande desgaste da superfcie interna, da tela e dos martelos. Entretanto, largamente empregado na industria qumica, onde as substncias so ordinariamente calcreos. 2.5.3. Circuitos de Moagem Arranjos de Alimentao dos Moinhos: Ciclones ou outros dispositivos de classificao, bombas, transportadoras, e os alimentadores so os equipamentos que fazem parte da alimentao dos moinhos. A alimentao depende de trs tipos bsicos que so: 40
Eng. Neves Semente Jemuce

menos

abrasivas

tambm

na

fragmentao

de

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Circuito aberto Circuito fechado Circuito fechado Reverso

1) Circuito aberto: Um circuito dito aberto quando o moinho recebe somente Nova Alimentao e normalmente usado quando no se tem rigoroso controle da faixa granulomtrica do produto. Ex.: Moinho de Barras alimentando um Moinho de Bolas. 2) Circuito Fechado: Neste circuito, o moinho tem como alimentao total, a nova alimentao e a Carga Circulante, sendo este normalmente usado quando se tem um rigoroso controle da faixa granulomtrica do produto. Neste circuito a NA controlada por Balana e a CC por mtodos de diluio e anlise granulomtrica dos produtos.

Figura 26 Tipos de circuito

Em moinhos de AG/SAG os minrios grossos na alimentao compem parte da carga moagem. Estes equipamentos aceitam uma alimentao mais grossa que os moinhos convencionais. Partculas grandes de minrios dentro dos moinhos AG/SAG fraturam outras partculas de minrios e em que tem o mesmo 41
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 propsito das bolas em moinhos convencionais. Os moinhos AG/SAG tpicos so alimentados segundo a classificao por tamanho at 30 cm (12 polegadas) que corresponde com o tamanho de produto de britagem primria. Por isso, circuitos de moinhos AG/SAG no requerem fases de britagem secundrias e tercirias. Eles requerem britagem primria de forma que o minrio produzido na mina deva ser classificado segundo o tamanho e, reduzido para um tamanho de alimentao uniformemente aceitvel para o moinho AG/SAG.

Figura 27 Arranjos de alimentao do moinho

42
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Fig 28:Moinho de barras alimentando um moinho de bolas

Fig 29:Equipamentos envolvidos no processo de moagem

2.5.4.

Operao do Moinho 43
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 2.5.4.1. Factor de enchimento: o percentual do volume do moinho ocupado com os corpos moedores. Incluindo os vazios entre os mesmos. Pode ser determinado, de forma aproximada, pela expresso: F = 113 126 Hc/ D x 100 Onde: F = Fator de enchimento; Hc = Distncia do topo do moinho ao topo da carga, em metros; D = Dimetro do moinho, em metros. A maior capacidade do moinho com um factor de enchimento (carga do meio moedor)de 50%. Entretanto, na prtica este nem sempre o valor mais adequado, segundo o tipo de moinho e o tipo de descarga. Na tabela abaixo, apresenta-se os valores mais comumente usados: Moinho de transbordo: 30% a 45% Moinho de Grade: 35% a 55% Moinho de Barras: 22% a 40%

2.5.4.2. Percentagem de slidos da polpa: Os moinhos cilndricos trabalham a seco ou a hmido, mas em tratamento de minrios o mais comum a hmido. A quantidade de gua usada no moinho para formar a polpa depende de granulometria da alimentao e do tipo de moinho. A utilizao de polpa muito diluda leva a uma moagem pouco eficiente, pois as partculas slidas se encontram muito dispersas na polpa sendo poucos os choques efetivos entre elas e as bolas. Elevando-se a percentagem de slidos h um aumento na eficincia de moagem com uma reduo considervel no consumo bolas. Esta melhora vai at um certo ponto, quando ento a eficincia comea a decrescer. Portanto, a capacidade de moagem passa por um ponto mximo que corresponde a uma determinada concentrao de slidos na polpa do moinho. Na tabela abaixo temos dados fornecidos pela literatura especifica, relacionando o tamanho da alimentao, tipo do moinho e percentagem de slidos: 44
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Tipos de Moinhos

Barras Bolas (Descarga Transbordo) Bolas (Descarga de grade)

Tamanho da Alimentao ( Quantidade de Slidos) 3 a 14 14 a 28 28 a 48 48 a 55 > 65 # # # # # 50 a 60 75 a 70 70 a 85 75 a 60 80 a 65 85 a 65 85 a 65 80 a 60 80 a 75 75 a 85 80 a 70 85 a 70 80 a 65

A diferena para o TOTAL DA CARGA = GUA POLPA = CARGA TOTAL = SLIDOS + GUA A percentagem de slidos ptima funo da distribuio granulomtrica da carga circulante. Deve-se, portanto, considerar em conjunto a operao de moagem e a classificao (circuito fechado), de forma a optimizar-se a eficincia de moagem. A deficincia de finos diminui a viscosidade da polpa e piora o desempenho da moagem. Isso demonstra que no tem sentido elevar-se a eficincia da classificao alm de um certo ponto. Estudos tcnicos mostraram que existe para o moinho de barras um teor ptimo de finos para o qual mxima a capacidade de produo do mesmo. O excesso de finos, entretanto, compromete o desempenho do moinho. Cientistas realizaram uma serie de estudos sobre o efeito de aditivos qumicos moagem a hmido e verificou que o controle da fluidez da polpa uma forma econmica de melhorar a velocidade de moagem sem aumentar os gastos de energia e consumo de meio moedor. 2.5.4.3. Mtodo de clculo das cargas circulantes em circuitos fechados O clculo da Carga Circulante (CC) de um circuito fechado de moagem e classificao feito pelos mtodos das diluies e da anlise granulomtrica do produto: Mtodo de clculo da CC atravs das diluies

45
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 So dadas as percentagens de slidos nos Produtos Intermedirios, isto , % Sof, % Sal, % Suf, atravs das amostras retiradas do processo (nos pontos cinzas) e levadas ao laboratrio, onde se executam as seguintes operaes: Peso inicial (Pi), secagem e peso final (Pf):

ou
(% Sol)

Pi _______________ 100% (Pf Pi) __________ x%

Onde, ento:

Mtodo

de

clculo

da

CC

atravs

da

Anlise

Granulomtrica: Nos pontos indicados em cinza so colhidas amostras e estas levadas ao laboratrio fsico, onde se executam as seguintes operaes: Pesagem, Filtragem, Secagem, Analise Granulomtrica: Onde, ento a

Onde: %A = Massa Acumulada da Alimentao em uma determinada faixa granulomtrica; 46


Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 %O = Massa Acumulada do Overflow na mesma faixa granulomtrica; %U = Massa Acumulada da underflow na mesma faixa granulomtrica.

Exemplo de clculo utilizando os dois mtodos: Em um circuito fechado de Moagem e Classificao foram realizadas amostras dos produtos da alimentao e produtos da classificao e obtermos os resultados abaixo: % Slidos Peneiras 35 # 48 # 65 # 100 # 150 # -150 # Underflow 84% % Simples 55,6 18,3 9,6 4,2 4,1 8,2 % Acumul. 55,6 73,9 83,5 87,7 91,8 100 Overflow 25% % Simples 1,2 6,6 9,4 10,2 12,4 60,2 % Acumul. 1,2 7,8 17,2 27,4 39,8 100 Alimentao 50% % Simples 39,6 15,3 9,5 5,7 6,1 23,8 % Acumul. 39,6 54,9 64,4 70,1 76,2 100

Com base nestes resultados, pede-se calcular o peso e a taxa da CC, pelos dois mtodos, sabendo que a Na do moinho de 250 t/h e que este opera em circuito fechado com um ciclone.

Ento:

47
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Atravs da Analise Granulomtrica:

Para um melhor acerto, usa-se a mdia aritmtrica entre as duas %CC:

A massa total da Alimentao da Moagem: 250t ___________ 100% X ____________ 247%

A massa total de alimentao da Moagem Mt = 617,5 t

3. PENEIRAMENTO INDUSTRIAL 3.1. Definies Crivo: uma superfcie com muitas aberturas de dimenses que se encontram nessa superfcie, vai atravessar ( passantes ou seja serem retidos) nas superfcies. Os crivos finos so muito frgeis, caos tem a tendncia de serem bloqueados nas suas aberturas pela partculas passantes. A crivao geralmente limitada ao material de dimenso maior que 250 m, as particulas mais finas sendo recuperadas pela classificao. Peneiramento: consiste passar uma amostra de material com peso conhecido sucessivamente atravez de peneiras cada vez mais finas, na passagem da quantidade retida em cada e na determinao da percentagem em peso de cada fraco retida.

48
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 As peneiras so agitadas, para expr todas partculas s aberturas.

Entende-se por peneiramento, a separao de um material em duas ou mais classes, estando estas limitadas uma superior e outra inferiormente. As que passam so denominadas como undersize e o material retido denominado oversize. Os peneiramentos industriais a seco so realizados, normalmente, em fraces granulomtricas de at 6 mm. Entretanto, possvel peneirar a seco com eficincia razovel em fraces de at 1,7 mm. A hmido, o peneiramento industrial normalmente aplicado para at 0,4 mm, mas recentemente tem sido possvel peneirar partculas mais finas, da ordem de 50 m. 3.2. Aplicaes Separao por tamanho (granulometria); Escalpe remoo de partculas a peneira que visa a primeira classificao antes do britador primrio (somente o OS alimenta o Britador de mandbula); Proteco Visa que as partculas maiores, sucatas (parafusos, metais), borracha, no passem para o equipamento a frente, protegendo-o desses corpos estranhos; Humedecimento (carvo); Desguamento retira a gua do minrio; Recuperao de meio denso; Concentrao (tamanho ou forma ou moagem diferencial); Deslamagem; Lavagem ( lava os finos de aderncia aos granulados ).

3.3. Objectivos de Peneiramento Prevenir a entrada dos passantes no triturador maxila, ento conduz ao aumento das suas capacidades e eficincia. 49
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Prevenir os materiais grossos de passar ao prximo estgio (fase) num circuito fechado da triturao fina ou moagem; Preparar uma dimenso perto da exigida, que deve ser alimentada a uma dada concentrao gravimtrica; Produzir o material graduado ou de uma dimenso prpria do produto finito; Alimentar a eficincia das operaes de fragmentao.

3.4. Escalas Granulomtricas A determinao das faixas de tamanho das partculas feita por meio de uma srie de aberturas de peneiras que mantm entre si uma relao constante. A primeira escala granulomtrica foi proposta por Rittinger, Alemanha, e obedeceu seguinte equao:

Posteriormente, a U.S. Tyler Company alterou a escala de Rittinger, tomando como abertura de referncia (ao) 74 m. Esta escala tornou-se de uso geral em todo o mundo. Uma segunda escala foi sugerida por Richards, Estados Unidos, que seguiu a mesma equao de Rittinger, sendo que adoptou como razo de escala . Esta escala foi tomada como padro pelo Governo Americano. As aberturas das peneiras para as duas escalas (Tyler e Richards) foram relacionadas ao nmero de malhas (mesh) que representa o nmero de aberturas de uma mesma dimenso contido num comprimento de 25,4 mm. A escala ISO (International Standard Opening) adoptou como abertura de 50
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 referncia (ao) 1 mm, que corresponde a 18 malhas ( mesh), e como razo de escala Na tabela abaixo so apresentadas as escalas Tyler, Richards e ISO e suas associaes com o nmero de malhas (mesh).

Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

3.5. Tipos de Peneiras 3.5.1. Grelhas ou Grades (Glyzzly)

51
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Constitudas por barras metlicas dispostas paralelamente, mantendo um espaamento regular entre si. Estas consistem de um conjunto de barras paralelas espaadas por um valor pr-determinado, e inclinadas na direco do fluxo da ordem de 35 a 45, segundo a figura abaixo. So empregadas basicamente em circuitos de britagem para separao de blocos de 7,5 a 0,2 cm, em geral, sendo utilizados invariavelmente a seco. Sua eficincia normalmente baixa (60%), porque no havendo movimento da superfcie no ocorre a estratificao, que facilita a separao. Um valor aproximado para a capacidade das grades de 100 a 150t de material por p quadrado de rea em 24 h, quando as barras esto distantes entre si de 2,54 cm.

Fig 30: Ilustra esquema de uma grelha fixa Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

3.5.2.

Grelhas Vibratrias

So semelhantes s grelhas fixas, mas sua superfcie est sujeita vibrao. So utilizadas antes da britagem primria.

Fig 31: Ilustra esquema de uma grelha fixa Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

52
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 3.5.3. Estas Peneiras Rotativas ou Revolventes (trommel) peneiras possuem a superfcie de peneiramento cilndrica ou

ligeiramente cnica, que gira em torno do eixo longitudinal. O eixo possui uma inclinao que varia entre 4 e 10, dependendo da aplicao e do material nele utilizado. Podem ser operadas a hmido ou a seco. A velocidade de rotao fica entre 35-40% da sua velocidade crtica (velocidade mnima na qual as partculas ficam presas a superfcie cilndrica). Nessas condies, a superfcie efectiva utilizada no peneiramento est em torno de 30% da rea total. As principais vantagens dos trommels so sua simplicidade de construo e de operao, seu baixo custo de aquisio e durabilidade. Actualmente, so substitudos, parcialmente, por peneiras vibratrias que tm maior capacidade e eficincia, mas ainda so muito utilizados em lavagem e classificao de cascalhos e areias

Fig 32: Ilustra esquema de uma grelha fixa Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

3.5.4.

Peneiras Fixas (SIEVE BENDS DSM)

As peneiras fixas DSM (Fig 33) introduzidas pela Dutch State Mines, so utilizadas para desaguamento de suspenses e para uma separao precisa de suspenses de partculas finas. Esta compreende uma base curva formada por fios paralelos entre si, formando um ngulo de 90 com a alimentao. A alimentao feita por bombeamento na parte superior da peneira sendo distribuda ao longo de toda a extenso da peneira. Possuem uma elevada capacidade de produo, podendo-se utilizar como um valor mdio para pr53
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 dimensionamento, 100 m3/h por metro de largura de leito para abertura de 1,0 a 1,5 mm.

Fig 33: Ilustra o esquema de uma peneira DSM Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

3.5.5.

Peneiras Reciprocativas

Estas realizam um movimento alternado praticamente no mesmo plano da tela, tendo como resultante uma fora positiva que faz com que as partculas movam-se para frente. Devido a esse movimento natural, as peneiras reciprocativas trabalham com uma pequena inclinao, entre 10 e 15. A amplitude de seu movimento varia entre 2 e 25 cm com uma freqncia de 800 a 60 movimentos por minuto, respectivamente. So empregadas na classificao de carves e de outros materiais friveis, porque reduzem a fragmentao eventual das partculas. De um modo geral, as peneiras reciprocativas (Fig 34) tm um campo de aplicao restrito, diante das maiores vantagens apresentadas pelas peneiras vibratrias.

54
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012


Representao esquemtica de uma peneira reciprocativa Ferrari Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

3.5.6.

Peneiras Vibratrias

O movimento vibratrio caracterizado por impulsos rpidos, normais superfcie, de pequena amplitude (1,5 a 25 mm) e de alta freqncia (600 a 3.600 movimentos por minuto), sendo produzidos por mecanismos mecnicos ou eltricos. As peneiras vibratrias podem ser divididas em duas categorias: aquelas em que o movimento vibratrio praticamente rectilneo, num plano normal superfcie de peneiramento ( peneiras vibratrias horizontais); e aquelas em que o movimento circular ou elptico neste mesmo plano (peneiras vibratrias inclinadas). Estas peneiras so as de uso mais freqente em minerao, sendo muito empregadas nos circuitos de britagem e de preparao de minrio para os processos de concentrao. A sua capacidade varia entre 50 a 200 t/m2/mm de abertura/24 h (Fig 35).

Representao esquemtica de uma peneira vibratria Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

Peneiras inclinadas: As peneiras inclinadas de movimento circular tm ainda grande predominncia, especialmente no segmento de agregados, por ter uma boa capacidade e eficincia de classificao, associada ao baixo custo de fabricao, por requerer somente um eixo para gerar o movimento. A inclinao usual varia de 18 a 20, sendo o mnimo prtico de 15. Para reduzir a velocidade do material e aumentar a eficincia de classificao, 55
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 possvel inverter o movimento e trabalhar na rotao no sentido de contrafluxo. Este recurso recomendvel somente quando a peneira estiver trabalhando com folga na altura de camada. Caso contrrio, pode resultar em altura de camada excessiva, piorando mais a classificao.

Peneiras horizontais: Usadas principalmente para peneiramento em via mida e/ou malhas finas. Por ser horizontal, no h carreamento de gua com o material retido e a menor velocidade permite maior tempo de residncia, melhorando a eficincia de classificao, condio apropriada para malhas mais finas. Usam movimentos lineares, o que requer duas linhas de vibradores para gerar este movimento, tornando-as mais caras que as peneiras inclinadas. Possuem maior tendncia ao entupimento, quando comparadas com as peneiras de movimento circular. So usadas tambm para peneiramento convencional quando h limitao de altura, caso tpico de conjuntos mveis. Nestes casos, preciso levar em considerao a limitao na abertura mxima da tela, usualmente ao redor de 65mm (2 ). Para aumentar a capacidade, pode-se trabalhar inclinada, sendo comum inclinao de 5 a 10 graus.

56
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

3.5.7.

Outros Tipos de Peneiras Peneira Desaguadora Peneira Tipo Banana Peneiras Modulares Peneiras Tri plate Operaes Escalpagem Separao Grosseira (>5mm) Separao Intermdia (<5mm >500 m Separao Fina (<500 m Desaguamento Deslamagem e Concentrao Tipos de Peneiras Vibratrias Horizontais e Grelhas Vibratrias Inclinadas ou Horizontais Vibratrias e SLEVE BENDS SLEVE BENDS Vibratrias Inclinadas ou Horizontais eSLEVE BENDS Vibratrias Inclinadas ou Horizontais eSLEVE BENDS 57
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 3.6. BALANO DE MASSA NA CRIVAGEM/PENEIRAMENTO O princpio de peneiramento: slido alimentado ( A ) movimentado sobre a peneira, as partculas que passam pelas aberturas constituem os passantes ( P ), os finos e as que ficam retidas so os retidos ( R ), os grossos.

A eficincia dum crivo ou peneira pode ser calculada a partir de balano de massa no crivo de seguinte maneira: A=P+R (1) Onde: A : alimentao ; P: passantes; R: retidos Balano de massa nos Oversize(retidos) Aa = Pp + Rr (2)

Balano de massa nos Undersize(passantes) A(1 a) = P(1-p) + R(1-r) Ora: R=AP (2) Aa = Pp + (A P)r Aa Ar = Pp Pr 58
Eng. Neves Semente Jemuce

(3)

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

ou

Da mesma maneira:

E a recuperao dos oversize no overflow :

Afinal a recuperao dos undersize nos passantes UF:

ou

A: peso de alimentao na peneira ou crivo t/h 59


Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 P: peso de passantes (undersize) na peneira ou crivo (t/h) R: peso de retidos (oversize) na peneira ou crivo t/h a: % da fraco de material em dimenso maior abertura na alimentao. p; % de fraco de material em dimenso maior abertura de crivo no underflow. (passantes). r: % de fraco de material de dimenso maior abertura de crivo no overflow. (retidos). A eficincia do crivo E ser:

Se no existirem aberturas deformadas ou estragadas, p pequeno e (p0).

Eficincia do Crivo

Esta formula usada e implica que a recuperao dos materiais grosseiros no oversize (retidos de 100%. A curva de partio granulomtrica : Exerccio: Um crivo alimentado por 100t/h de material. O material oversize (retidos) recolhidos e pesados forneceram uma tonelagem de 60t/h, com 40% de undersize. Enquanto o material passante d 20% de fraces de dimenso maior a abertura. 60
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 a) Qual a fraco do oversize na alimentao? b) Determine a recuperao dos undesize (passantes). c) Calcule a eficincia (E). Soluo: Dados: A = 100t/h R = 60t/h P = 20% (1-r)= 30% a) A = P + R 100t/h = P + 60t/h P = 100t/h 60t/h P = 40t/h b) A = 100t/h R = 60t/h P = 40t/h (1 r) = 30% (1 r) = 0.3 r = 1- 0.3 r = 0.7 r = 70% p = 20%

61
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Aa = Pp + Rr

Ento a recuperao ser:

C) Eficiencia do crivo

62
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

4. CLASSIFICAO 4.1. Introduo o processo de separao de uma mistura de minerais em dois ou mais produtos na base da velocidade de queda das partculas num meio fluido. Muitas vezes usa se gua e a classificao hmida geralmente pelas partculas de mineral muito finos a serem bem separadas pela crivao. A velocidade das partculas num meio fluido depende de: A sua dimenso; A sua gravidade especfica ( peso especfico) A sua forma (shape) 4.2. FUNDAMENTOS DA CLASSIFICAO Quando uma partcula cai livremente no vcuo, ela est sujeita a uma acelerao
constante e sua velocidade aumenta indefinidamente, qualquer que seja seu tamanho ou densidade. Se, contudo, a partcula cai em um outro meio que no o vcuo, este

oferece uma resistncia ao seu movimento, a qual aumenta em razo directa com a velocidade, at atingir um valor constante. Quando as duas foras que actuam na partcula (gravitacional e de resistncia do fluido) se tornam iguais, a partcula atinge uma velocidade denominada terminal e passa a ter uma queda com velocidade constant A natureza da resistncia do fluido depende da velocidade de queda. Para baixas velocidades o movimento suave, pois a camada de fluido em contacto com a partcula move-se com ela, enquanto o fluido como um todo permanece esttico. Para altas velocidades a principal resistncia atribuda perturbao do fluido, como um todo, pela partcula, caracterizando um regime denominado de turbulento. Independentemente do regime que predomine, a acelerao da 63
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 partcula tende a decrescer rapidamente com o tempo, sob a aco das foras actuantes, e a velocidade terminal sempre atingida. 4.3. Sedimentao em Queda Livre A sedimentao em queda livre refere-se ao movimento da partcula imersa em um fluido e que tende, sob a aco da gravidade, a percorrer uma distncia teoricamente infinita. Ela verificada quando a percentagem de slidos for menor que 15% em peso. No clculo da velocidade terminal, ou seja, a velocidade constante que uma partcula adquire ao sedimentar em um meio fluido obtm-se uma equao na qual a soma de todas as foras que actuam sobre ela seja zero. De acordo com a segunda lei de Newton, tem-se:

Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

onde: F = fora resultante que actua sobre a partcula (N), m = massa da partcula (kg), a = acelerao da partcula (m/s). Neste caso, as foras que actuam sobre a partcula so: a da gravidade (mg), a de empuxo (m'g) e a da resistncia (R), sendo a fora resultante (F) expressa por:

Fonte: Tratamento de Minrio: Classificao e Peneiramento

Onde: m = massa da partcula (kg); m = massa do fludo deslocado (kg); v = velocidade da particula (m/s); 64
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 g = acelerao de gravidade (m/s); R = fora de resistncia (N). O clculo de massa das partculas, consideradas esfricas, e do fludo deslocado, podem ser obtidos segundo as equaes seguintes:

sendo: ds= densidade do slido; df = densidade do fluido; r = raio da partcula (m).

Quando a velocidade terminal atingida, a:

e a equao [2] reduz-se

onde: g = acelerao da gravidade (m/s). A fora de resistncia na sedimentao em queda livre calculada com base nas leis de Stokes e Newton, respectivamente para os regimes laminar e turbulento. Quando as partculas (esfricas) so pequenas (r < 50 m) o regime considerado laminar e a fora de resistncia calculada por:

onde: = viscosidade do fluido (kg/ms); r = raio da esfera em (m); vt = velocidade terminal da partcula (m/s). 65
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

Substituindo-se as frmulas [3] e [4] e a expresso [6] na equao [5] tem-se a seguinte equao para a velocidade terminal (VT)

Para o caso de partculas grossas (> 5 mm), o regime passa a ser turbulento, e a lei de Newton substitui a de Stokes. Deste modo a fora de resistncia dada pela expresso:

onde: Q = coeficiente de resistncia. Substituindo-se [8] em [2] tem-se a seguinte expresso para velocidade terminal.

As leis de Stokes e de Newton, para um fluido em particular, podem ser simplificadas, respectivamente, para:

onde: k1 e k2 = constantes, ds - df = densidade efetiva de uma partcula de densidade ds em um fluido de densidade df.

66
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Essas leis mostram que a velocidade terminal da partcula, em um dado fluido, funo apenas do tamanho e da densidade da partcula, concluindo-se, portanto que: Se duas partculas tm a mesma densidade, a partcula com maior tamanho ter maior velocidade terminal; Se duas partculas tm o mesmo tamanho, a partcula mais densa ter maior velocidade terminal. Considere duas partculas minerais de densidades (da) e (do) e dimetros (Da) e (Do) respectivamente, caindo em um meio fluido de densidade df, a uma mesma taxa de sedimentao. Suas velocidades terminais devem ser as mesmas e tem-se pela aplicao direta das leis de Newton e Stokes que:

Da e Do = dimetros das partculas a e b respectivamente; da e do = densidades das partculas a e b respectivamente; df = densidade do fluido; n = 1 para lei de Newton; 0,5 para lei de Stokes. Esta expresso conhecida como razo de sedimentao livre que a razo de tamanho de partculas necessria para que dois minerais tenham a mesma velocidade terminal de sedimentao. Substituindo-se as frmulas [3] e [4] e a expresso [6] na equao [5] tem-se a seguinte equao para a velocidade terminal (VT).

67
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Na faixa granulomtrica intermediria (0,05 < r < 5 mm), onde a classificao a mido normalmente realizada, no h nenhuma lei definida. Uma das expresses sugeridas para traduzir a resistncia oferecida pelo fluido nesta faixa dada pela combinao das foras de resistncia regidas pelas leis de Stokes e de Newton, obtida por Oseen, e expressa pela seguinte equao:

4.4. Sedimentao em Queda Impedida A sedimentao em queda impedida (ou queda retardada) caracterizada pelo movimento de uma partcula em uma polpa. Com o aumento da densidade da polpa, o movimento de sedimentao de cada partcula influenciado pelo movimento das demais e pelo deslocamento da gua atravs dos espaos entre as partculas, resultando para esta partcula, uma velocidade terminal de sedimentao menor do que a de queda livre. A velocidade de sedimentao em queda impedida pode ser calculada pela equao [14], sendo esta uma forma modificada da lei de Newton aplicada para queda livre.

onde: k = constante; D = dimetro da partcula (m); ds = densidade de partcula; dp = densidade de polpa. Similarmente sedimentao em queda livre, pode-se definir uma razo de sedimentao em queda impedida que ser dada por:

onde: Da e Do = dimetros das partculas a e b respectivamente; 68


Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 da e do = densidades das partculas a e b respectivamente; condio : (do > da) Essa razo de sedimentao sempre maior do que a em queda livre, e quanto mais densa a polpa, maior ser a razo do dimetro de partculas com velocidades terminais de sedimentao idnticas. 4.5. Aplicaes de Sedimentao em Queda Livre e Queda Impedida na Classificao A comparao entre as quedas livre e impedida pode ser feita de maneira mais clara. Supondo-se que se tenha cinco pares de partculas esfricas de quartzo(dQ=2,65) e galena (dG=7,5) de 10, 20, 30, 40 e 50 mm de dimetro e outros cinco pares das mesmas espcies de 0,1; 0,2; 0,3; 0,4 e 0,5 mm de dimetro em queda livre na gua e depois em queda impedida em uma suspenso de partculas muito finas de quartzo em gua com 40% de slidos e 60% de gua (em volume) ou seja, com a seguinte densidade: dp = (2,65 x 0,40) + (1,0 x 0,60) = 1,66 Para que as esferas grossas de quartzo e galena tenham a mesma velocidade terminal em quedas livre e retardada, a razo de sedimentao (z) ser igual a 3,94 e 5,90, enquanto que para partculas finas esta razo ser de 1,98 e 2,43, respectivamente. Observando a Figura 3, verifica-se que as condies ideais para classificao por tamanho em um fluido so estabelecidas no caso de queda livre de partculas pequenas (3 coluna). Por outro lado, as melhores condies para a classificao ou separao por diferena de densidade so estabelecidas na queda retardada de partculas grossas (2 coluna). Neste ltimo caso, por exemplo, se a queda das referidas partculas ocorre num tubo onde se admita uma suspenso com densidade de 1,66 e com velocidade ascendente igual quela assinalada na 2 coluna, ocorrer uma separao completa entre as partculas aparelho. Conclui-se com isso que a sedimentao em queda livre utilizada quando se d nfase, na classificao, ao efeito do tamanho das partculas, enquanto que a em queda impedida ser utilizada para aumentar o efeito de densidade sobre a separao. 69
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

4.6. Tipos de Classificadores Os classificadores podem ser divididos em vrios grupos dependendo do mecanismo, do fluido utilizado, etc. 4.6.1. MECNICOS( Mechanic Classifiers)

Tem como princpio, produzir a deposio das partculas mais grossas da polpa quando esta ingressa no classificador; as partculas mais finas saem pelo conduto do transbordado ( Overflow ). necessrio uma diluio da polpa conveniente, que permita a separao das partculas, bem como uma agitao produzida por um dispositivo mecnico de extraco do material depositado ou areias ( Underflow ). Os classificadores mecnicos podem ser: Classificador de Ancinhos Dorr Classificador de Taa Bowl Classifier Classificador de Akins 70
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Operaes dos Classificadores Mecnicos Em relao a operao no classificador de ancinhos a alimentao chega continuamente em forma de polpa atravs de um canal que est quase a um tero do comprimento do dispositivo contado da extremidade inferior. Durante a operao, o sistema de ancinhos move-se em comprimento de altura, avanando para depois cair at quase o solo da calha, quando recua arrastando as partculas depositadas at chegar porta superior para serem descarregadas moinho. Os ancinhos durante seu movimento agitam a polpa, sendo as partculas mais grossas que se depositam, enquanto as mais finas mantm-se em suspenso, sendo impulsadas at o lado de descarga, constituindo o produto overflow no pequeno canal que as conduz ao

No classificador de Taa a polpa entra pela parte central da taa e, distribuida uniformemente mediante um Vortex. O recipiente em forma de taa, tem por finalidade espessar, por sedimentao, a alimentao que recebe, utilizando o mesmo princpio que o tanque espessador, mediante as ps. O material que deposita no fundo descarregado por um conduto ao tanque de calha do classificador de onde mediante um mecanismo de ancinhos conduzido at a parte superior e descarregado, constituindo o produto underflow. As partculas finas que constituem o overflow transbordam pelas ondas produzidas pelo mecanismo central e saem pelo canal perifrico.

71
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

No classificador Akins a polpa ingressa por um canal que est quase a 1/3 de seu comprimento, a partir do extremo inferior e praticamente ao nvel da gua de calha. O eixo durante o seu movimento permite que o espiral gire lentamente sem tocar o fundo nem as paredes laterais, ao mesmo tempo que produz uma agitao lenta, permitindo que a extremidade inferior seja um depsito tranquilo com excelentes condies de deposio. As partculas finas saem com gua pelo vertedor, constituindo o overflow, enquanto o material depositado transportado at a parte superior, mediante o sistema de espiral, para serem descarregados pelo canal correspondente, constituindo o underflow.

Num classificador, operando em regime de classificao podem ser distinguidas 4 zonas diferenciadas de sedimentao

72
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 A) Zona morta-camada depositada no inicio da operao que serve de isolamento entre a espiral e a parede inferior do tanque, evitando desgaste excessivo. B) Zona de material grosseiro sedimentado durante a classificao que arrastado pelo espiral C) Zona em o material slido que entra no classificador mantido em suspenso devido agitao provocada pela espiral D) Zona em que predomina a corrente horizontal no sentido do Over Flow A principio todas as partculas alimentadas no classificador penetram na zona D e a permanecem por um intervalo de tempo. As partculas mais grossas ou mais pesadas afundam para a zona B, onde so 1arrastadas pelo espiral. As partculas mais finas ou mais leve no tm massa suficiente para atravessar a zona C e acabam sendo devolvidas para a zona D onde so arrastadas pela corrente horizontal para o Over Flow. 4.6.2. PNEUMTICOS

O meio usado 50 a 100 vezes menos viscoso que a gua. Generalizando, pode-se dizer que a velocidade de deposio nestes classificadores 100 vezes maior que nos classificadores que usam gua. Consequentemente, fluidos de mais altas velocidades so a regra, e as suspenses so voluntariamente mais diluidas. Em operao, o slido em p introduzido como uma corrente constante atravs de um condutor no eixo, sobre o alimentador rotativo. A aco centrfuga lana o material radialmente atravs da corrente de ar por um ventilador rotativo ou ventilador centrfugo. O efeito real das diversas foras actuando na suspenso, permitir a sedimentao das particulas grossas na armao interna, enquanto as partculas finas depositam-se na armao. So usados para classificar quartzo e feldspato, talco fibroso ou produzir talco final. 4.6.3. CLASSIFICADORES HIDRULICOS (HIDROCICLONES)

Eficincia dos Classificadores 73


Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 A eficincia dos classificadores de dificil dimensionar, a frmula : E= 100(c-a)(a-t)/a(100-a)(c-t) E Expressa em percentagem a contedo de menos x mesh do material na alimentao c contedo de menos x mesh no overflow t contedo de menos x mesh no underflow

Eficincia do CICLONE O mtodo mais comum de representar a eficinci do ciclone pela performance ou curva de partio, que exprime a fraco pesada ou a percentagem de cada dimenso de partcula da alimentao no underflow. O cut-point ou a dimenso de separao do ciclone muitas vezes definido com o ponto de curva de partio pelo qual 50% de particulas desta dimenso na alimentao vo se encontrar no underflow. As partculas desta dimenso tem a mesma probabilidade de se encontrar seja no underflow como no overflow. Diz-se que a dimenso de d50 y percentagem das partculas de alimentao que vo se encontrar no underflow. A preciso do cut-point depende da rampa da seco central da curva de partio 74
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Quanto maior for a rampa, maior ser a eficincia A rampa da curva pode ser exprimida considerando os pontos pelos quais 75% e 25% das partculas alimentadas se encontram no underflow. Estas so respectivamente as domenses d75 e d25. A eficincia exprime em funo da imperfeio I= d75 d25/2d50 Por exemplo, se a alimentao contn 16t/h de material e uma certa dimenso e de 12t/h encontra-se no underflow, ento a percentagem de dimenso encontrada no undrflow e colocada na curva de paertio de 75%. Existem muitos nmeros empricos de determinao de performance do ciclone, um deles de Dahtrom. As principais aplicaes da separao em meios densos so as seguintes: Para fornecer pr-concentrados, aps triturao grosseira, com eliminao de volumosas quantidades de gangas (operao de desengrossamento), destinado a tratamento posterior; Obteno de um produto final para o mercado, como o caso dos carves. Retratamento de antigas escombreiras de jigagem ou de mina; Permitir a adopo de mtodos de explorao menos selectivos, podendo os minrios serem tratados sob boas condies de recuperao e baixo custo. As principais vantagens atribudas aos meios densos so: Adaptao ao tratamento de grandes capacidades; Baixo custo de triturao exigida para que possam eliminar-se grandes quantidades de gangas; Grande flexibilidade operatria; Baixo custo de tratamento e elevadas recuperaes obtidas. 5. CONCENTRAO 5.1. Introduo e Princpios A concentrao de minrios ocorre quando preciso separar os minerais de interesse dos que no o so. Para que essa separao ocorra, preciso que o ou os minerais de interesse no estejam fisicamente agregado aos que no so 75
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 de interesse, da a importncia das etapas de fragmentao e classificao, que realizam e monitoram essa separao, respectivamente. A razo de se dar ao processo de separao de minerais contidos em um minrio o nome de CONCENTRAO pode ser bem entendido se tomar um exemplo prtico, por exemplo a concentrao de ouro aluvionar. Ao se tomar os sedimentos de um rio numa bateia, diz-se 1kg, ele pode conter apenas uma partcula de ouro de 0,5 grama. Neste caso diz-se que a concentrao de ouro de 0,5g/kg. Quando numa primeira operao da bateia essa massa inicial reduzida para, por exemplo, 100 gramas, mantendo no produto a mesma partcula de ouro de 0,5g, a relao ouro/quartzo contida na bateia passa a ser de 0,5g/100g, ou seja: houve uma concentrao do ouro na bateia. As operaes de concentrao, separao seletiva de minerais, baseiam-se nas diferenas de propriedades entre o mineral-minrio e os minerais de ganga. Entre estas propriedades se destacam: peso especfico (ou densidade), susceptibilidade magntica, conductividade eltrica, propriedades fsicoqumicas de superfcies, cor, radioatividade, forma etc. Para um minrio ser concentrado, e necessrio que os minerais estejam fisicamente liberados. Isto implica que uma partcula deve apresentar, idealmente, uma nica espcie mineralgica. 5.2. Mtodos Densitrios e Gravticos (Jigues, Mesa Concentradora e Espirais Humpheys) A concentrao gravtica pode ser definida como um processo no qual partculas de diferentes densidades, tamanhos e formas so separadas uma das outras por ao da fora de gravidade ou por foras centrfugas. uma das mais antigas formas de processamento mineral e, apesar de tantos sculos de utilizao, seus mecanismos ainda no so perfeitamente compreendidos. Os principais mecanismos atuantes no processo de concentrao gravtica(1-6) so os seguintes: a) acelerao diferencial; b) sedimentao retardada; c) velocidade diferencial em escoamento laminar; d) consolidao intersticial; 76
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 e) ao de foras cisalhantes. Acelerao Diferencial Na maioria dos concentradores gravticos, uma partcula sofre a interferncia das paredes do concentrador ou de outras partculas e, portanto, pode mover se apenas por tempo e distncia curtos antes que pare, ou seja, desviada por uma superfcie ou por outra partcula. Assim, as partculas esto sujeitas a seguidas aceleraes (e desaceleraes) e, em algumas condies, esses perodos de acelerao podem ocupar uma proporo significante do perodo de movimento das partculas. A equao de movimento de uma partcula sedimentada em um fluido viscoso de densidade :

onde: m = massa do mineral; a = a acelerao; R = a resistncia do fluido ao movimento da partcula; g = acelerao gravidade; m' = a massa do fluido deslocado; A acelerao inicial ocorre quando v = 0; assim, a resistncia R, que tambm depende de v, pode ser desconsiderada. Desde que a partcula e o fluido deslocado tenham o mesmo volume, tem-se:

77
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012

onde _ a densidade da partcula. Portanto, a acelerao inicial dos minerais independente do tamanho e depende apenas das densidades do slido e do fluido (ou polpa). Teoricamente, se a durao da queda bastante curta e freqente, a distncia total percorrida pelas partculas ser mais afetada pela acelerao diferencial inicial (e pela densidade) do que pela velocidade terminal (e pelo tamanho). 5.2.1. Sedimentao Retardada

Uma partcula em queda livre em um fluido (gua, por exemplo) acelerada por um certo tempo pela ao da fora de gravidade, aumentando sua velocidade at alcanar um valor mximo, a velocidade terminal, que ento permanece constante.

78
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 A razo de sedimentao livre em gua (_= 1) de duas partculas esfricas de dimetros d1, d2 e densidades 1 e 2, expressa pela relao:

O expoente m varia de 0,5 para partculas pequenas (< 0,1 mm) obedecendo lei de Stokes, a 1, para partculas grossas (> 2 mm) obedecendo lei de Newton. A relao d a razo de tamanho requerida para duas partculas apresentarem a mesma velocidade terminal. Verifica-se que, para um dado par de minerais, a relao ser maior nas condies de Newton (m = 1). Em outras palavras, a diferena de densidade entre partculas minerais tem um efeito mais pronunciado nas faixas grossas, ou ainda, do outro lado, nas faixas granulomtricas mais finas, a separao por este mecanismo menos efetiva. Por exemplo, uma pepita esfrica de ouro de 2 mm de dimetro apresenta a mesma velocidade terminal, em queda livre, que uma partcula de quartzo de 20 mm. J a velocidade terminal de uma partcula de ouro de 20 m se iguala de uma partcula de quartzo apenas trs vezes maior, de 60 m de dimetro. Na prtica, equivale a dizer que, para um determinado par de minerais, a separao destes, em granulometria grossa (regime de Newton), pode ser alcanada em intervalos de tamanhos relativamente mais largos. J em granulometria fina (regime de Stokes), necessrio um maior estreitamento do intervalo de tamanho para uma separao mais eficiente por este mecanismo. Se ao invs de gua houver a sedimentao em uma polpa (gua e minerais) o sistema se comporta como um lquido pesado, e a densidade da polpa mais importante que a da gua. A condio de sedimentao retardada, ou com interferncia, agora prevalece. Considerando as partculas esfricas, a relao de sedimentao retardada semelhante relao anterior, substituindo-se a densidade da gua pela densidade da polpa. fcil verificar que esta relao sempre maior que na situao de sedimentao livre. Se a densidade da polpa fosse 2, por exemplo, os dimetros do quartzo e ouro seriam 48/2 mm e 100/20 m, respectivamente, para comparao como o exemplo acima, ou seja, os 79
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 dimetros em que as partculas de quartzo e ouro apresentariam a mesma velocidade terminal nos dois regimes. 5.2.2. grossas Consolidao Intersticial de um ou mais minerais, proporcionando liberdade de

Este mecanismo ocorre devido formao de interstcios entre partculas movimentao das partculas finas nos vazios formados. Por exemplo, no final do impulso em um jigue, o leito comea a se compactar e as partculas pequenas podem ento descer atravs dos interstcios sob a influncia da gravidade e do fluxo de gua descendente, este provocado pela suco que se inicia. 5.2.3. Velocidade Diferencial em Escoamento Laminar O princpio em que se baseia a concentrao em escoamento laminar o facto que quando uma pelcula de gua flui sobre uma superfcie inclinada e lisa, em condies de fluxo laminar (Re < 500), a distribuio de velocidade parablica, nula na superfcie e alcana seu mximo na interface do fluido com o ar. Este princpio se aplica concentrao em lmina de gua de pequena espessura, at aproximadamente dez vezes o dimetro da partcula. Quando partculas so transportadas em uma lmina de gua, elas se arranjam na seguinte seqncia, de cima para baixo em um plano inclinado: finas pesadas, grossas pesadas e finas leves, e grossas leves. A forma influencia este arranjo, com as partculas achatadas se posicionando acima das esfricas. Note-se que este arranjo o inverso do que ocorre na sedimentao retardada, sugerindo que uma classificao hidrulica (que se vale do mecanismo de sedimentao) do minrio a ser concentrado por velocidade diferencial mais adequada que um peneiramento. 5.2.4. Ao de Foras de Cisalhamento Se uma suspenso de partculas submetida a um cisalhamento contnuo, h uma tendncia ao desenvolvimento de presses atravs do plano de cisalhamento e perpendicular a este plano, podendo resultar na segregao das partculas. Este fenmeno foi primeiramente determinado por Bagnold em 1954. O esforo de cisalhamento pode surgir de uma polpa fluindo sobre 80
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 uma superfcie inclinada, ou ser produzido por um movimento da superfcie sob a polpa, ou ainda da combinao dos dois. O efeito resultante desses esforos de cisalhamento sobre uma partcula diretamente proporcional ao quadrado do dimetro da partcula e decresce com o aumento da densidade. Deste modo, as foras de Bagnold provocam uma estratificao vertical: partculas grossas e leves em cima, seguindo-se finas leves e grossas pesadas, com as finas pesadas prximas superfcie do plano. Note-se que este mecanismo de separao produz uma estratificao oposta resultante da sedimentao retardada ou classificao hidrulica. Quando o cisalhamento promovido apenas pelo fluxo de polpa, a vazo tem que ser substancial para criar esforos de cisalhamento suficientes para uma separao, requerendo-se normalmente maiores inclinaes da superfcie. Onde o cisalhamento , principalmente, devido ao movimento da superfcie, podem ser usadas baixas vazes e menores ngulos de inclinao da superfcie. 5.2.5. Critrio e Eficincia de Concentrao Gravtica

O critrio de concentrao (CC) usado em uma primeira aproximao e fornece uma idia da facilidade de se obter uma separao entre minerais por meio de processos gravticos, desconsiderando o fator de forma das partculas minerais. O critrio de concentrao originalmente sugerido por Taggart, com base na experincia ndustrial aplicado separao de dois minerais em gua definido como segue:

onde: e = so as densidades dos minerais pesado e leve,

respectivamente, considerando a densidade da gua igual a 1,0.

81
Eng. Neves Semente Jemuce

Notas de Aulas de METALURGIA, 2012 Para o par wolframita/quartzo, por exemplo, a relao acima assume os valores: CC = (7,5 - 1)/(2,65 - 1) = 3,94 A tabela abaixo mostra a relao entre o critrio de concentrao e a facilidade de se fazer uma separao gravtica.

82
Eng. Neves Semente Jemuce

Вам также может понравиться